You are on page 1of 42

Cartilha de Educao Ambiental

Semeando um mundo melhor

Caro Multiplicador, com satisfao que recebemos voc para conhecer o Espao Verde da Obra do Bero e Viveiro Te Amo So Paulo! Nosso intuito despert-lo para os desafios que envolvem o Meio Ambiente do nosso bairro e da nossa cidade, visando a busca de solues prticas e conjuntas para super-los. Esperamos que a sua participao e envolvimento nesta visita leve-o a atuar como um cidado responsvel na sua comunidade, multiplicando novas atitudes e prticas sustentveis. O ttulo desta cartilha Semeando um mundo melhor refora esta idia da responsabilidade de cada um de ns em fazer deste planeta um lugar onde as pessoas possam viver com dignidade, o que somente conquistaremos com aes dirias e com adoo de hbitos ecologicamente corretos. Contamos com voc! Boa leitura.

O mundo est nas mos de quem?

Quem o responsvel por seu equilbrio?


Vivemos em um planeta em que os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente. Logo, quando falamos em meio ambiente, no falamos somente de rvores, bichos e natureza. Meio ambiente o lugar em que vivemos! Nossa casa, nossa rua, nosso bairro, nossa escola, nossa cidade, estado, pas... NOSSO PLANETA! De que forma nos relacionamos com nosso meio, com as pessoas que esto ao nosso lado, com a nossa cidade? Nossas prticas ajudam a dar continuidade vida de nosso planeta e de todos os seres que o habitam, ou seja, nossas prticas so sustentveis? Ser que somos exemplos para os outros e para ns mesmos?
3

gua limpa

Oxignio

Lazer

Conforto trmico

Matria-prima que o homem transforma em produtos

Comida

A natureza j equilibrada!
4

E agora? O que o homem devolve para natureza em troca do que ela oferece?
5

Atualmente ele tem oferecido...

Gas metano CO2

Efeito estufa

Aquecimento Global

Enchentes

Lixo industrial

Lixo domstico

Doenas

...situaes que geram problemas para o prprio homem


6

O homem desmata para abrir pastos...

O gado nos pastos gera gases formadores do EFEITO ESTUFA.

O homem deixa o campo e vai para a cidade.

O homem desbrava a cidade... O homem desmata a natureza...


7

xodo desordenado!

Quando muitas pessoas saem do campo em direo cidade grande, ela vai crescendo sem planejamento e normalmente em reas de Preservao Permanente.

Matas ciliares e qualidade da gua

No podemos construir prximo s nascentes e rios para no acabarmos com as matas ciliares. Mas o que so matas ciliares? O que a mata tem a ver com a qualidade da gua que bebemos? As matas ciliares so aquelas que ficam no entorno de todos os corpos d gua como rios, crregos e nascentes. Elas so como nossos clios, que protegem nossos olhos da poeira. Por isso o nome mata CILIAR. Quando desmatamos nossas matas ciliares, a poeira do ambiente vai para dentro dos rios e crregos, o que diminui a velocidade da gua e torna os rios mais rasos (assoreamento).

Clios: proteo dos olhos Mata ciliar: proteo dos rios


9

reas de Preservao Permanente

As APPs so as reas de Preservao Permanente, criadas por rgos ambientais. So todas as reas prximas a rios, lagos, nascentes, crregos, brejos, etc. expressamente proibido por lei desmatar em reas de preservao permanente.

Ser que esta LEI respeitada?


10

Por que no podemos construir perto dos rios, crregos e nascentes?


O desmatamento das matas ciliares permite que partculas slidas sejam arrastadas para o leito dos rios e crregos. As guas passam a ser depsitos de lixo, esgotos e animais indesejveis.

Ser que a gua que beberei ter a mesma QUALIDADE?


11

Outro grande problema so as ENCHENTES!

Nas Cidades... Chuva = Enchente

Na Floresta... Chuva = Reserva de gua

12

E o LIXO gerado contribui para o aumento das enchentes como tambm para a disseminao de DOENAS!

GUA + LIXO = DOENAS!

Dengue

Toxoplasmose

Leptospirose
13

COMO PODEMOS CONTRIBUIR? DICAS PARA ACABAR COM A DENGUE:

Mantenha a caixa dgua sempre fechada com tampa adequada.

Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a gua de correr pelas calhas.

No deixe a gua da chuva acumulada sobre a laje.

Guarde garrafas sempre de cabea para baixo.

Encha de areia at a borda todos os pratinhos dos vasos de planta.

Lave semanalmente por dentro com escovas e sabo os tanques utilizados para armazenar gua.

Mantenha bem tampados tonis e barris dgua.

Entregue seus pneus velhos ao servio de limpeza urbana ou guarde os sem gua em local coberto e abrigados da chuva.

Coloque o lixo em sacos plsticos e mantenha a lixeira bem fechada. No jogue lixo em terrenos baldios.

Se voc tiver vasos de plantas aquticas, troque a gua e lave o vaso principalmente por dentro com escova, gua e sabo pelo menos uma vez por semana.

14

Como prevenir a toxoplasmose?

No consumir carne crua ou mal cozida. Os alimentos devem ser sempre bem cozidos. Lavar bem as mos e os utenslios de cozinha com gua morna aps a manipulao de carne crua. Evitar atividades de jardinagem em contato direto com a terra. Usar luvas durante essas atividades e lavar bem as mos quando terminar. Lavar cuidadosamente frutas e verduras e colocar gotas de cloro. O cloro pode ser adquirido em postos de sade. Trocar as caixas de areia dos gatos diariamente, lavando as mos logo em seguida. Evitar caixas de areia de locais pblicos.

No alimentar gatos com carne crua ou mal cozida. Combater baratas e outros insetos. Sempre lavar bem as mos depois de entrar em contato com qualquer animal, principalmente ces e gatos. Congelar a carne antes de cozinhar, pois a maioria dos agentes destruda em baixas temperaturas. Tomar leite somente pasteurizado ou fervido. Evitar a presena de gatos em parquinhos e cobrir a caixa de areia onde as crianas brincam. Evitar que gatos saiam para caar, pois podem se contaminar ao comer carne crua.
15

Como prevenir a leptospirose?

Manter os alimentos guardados em recipientes bem fechados e em locais acima do cho. Manter a cozinha limpa sem restos de alimentos para evitar a presena de roedores. Retirar as sobras de alimento ou rao de animais domsticos antes do anoitecer e manter as vasilhas de alimentao limpas, evitando que restos de alimentos atraiam os roedores. Manter os terrenos baldios e margens de crregos limpos e capinados. No jogar lixo nestes locais. Evitar entulhos e acmulo de objetos nos quintais, como telhas, madeiras e materiais de construo, pois podem servir de abrigo para roedores.

16

Como resolver estes problemas?


Com planejamento e educao!
Exemplo: cinturo verde ao redor da cidade. E no deixar que ela cresa alm do seu limite!

Visando preservao de reas verdes, a Camargo Corra Desenvolvimento Imobilirio criou o viveiro Te Amo So Paulo e em parceria com a Associao Obra do Bero promove um trabalho de educao ambiental e incluso social. O objetivo do viveiro desenvolver diversas atividades relacionadas ao aspecto ambiental e social, alm da produo de mudas diversas.
17

Associao Obra do Bero e suas prticas educativas de conscientizao Ambiental.

Programas e servios socioeducativos da Associao Obra do Bero: educao ambiental e promoo de sade para crianas, adolescentes, jovens e suas famlias. Desenvolvimento de prticas educativas no Espao Verde, com horta, compostagem e reciclagem.

Cidados protagonistas na comunidade: Formao de seres humanos participativos e conscientes.

18

O Viveiro Te Amo So Paulo e suas prticas sustentveis: HOMEM x NATUREZA


Escola de Jardinagem e Viveirismo

Estufa para Produo de Flores

Compostagem e Minhocrio

Roda dagua Painel Solar Produo de rvores Nativas Telado para Produo de Arbustos Produo de rvores Frutferas Reso da gua e seu tratamento com plantas aquticas

19

PRODUO DE FLORES

Estufa de produo de flores

Flor

Um vaso em casa INDICA a qualidade de viver BEM!


20

PRODUO DE RVORES

Telado para produo de rvores.

uma grande responsabilidade plantar rvores, pois devemos conhecer bem as espcies.
21

Como GERMINAR uma rvore:


Existem sementes que ficam em dormncia no solo por muito tempo sem germinar. Cada semente precisa ter a sua dormncia quebrada, para de alguma forma se transformar em uma rvore. Algumas precisam de sol, outras de gua, outras precisam at mesmo serem esfregadas no cho ou lixadas.

Alguns Exemplos:
Para o Pau Ferro germinar, deve-se deixar suas sementes imersas em cido sulfrico por 45 minutos. No caso da Sangra dgua, a semente deve receber um choque trmico. J a semente do Guapuruvu deve ficar imersa em gua por 48 horas.

22

Como CUIDAR de sua plantinha.


gua, comida, luz e carinho!
As plantas so como os seres humanos em suas necessidades bsicas: precisam de gua, comida, luz solar e carinho. Algumas, dependendo da espcie, precisam de mais gua do que outras, existem aquelas de sol pleno e outras de meia sombra. Se tiver vontade de aprender mais sobre as plantas, faa o Mdulo de Jardinagem e Viveirismo oferecido pelo Programa de Educao Empreendedora para Jovens da Associao Obra do Bero, pois no existem regras fixas quando falamos de plantas. Cada caso um caso!
23

RESO DA GUA

gua da chuva coletada nos telhados usada para irrigao!


24

O reso da gua no Viveiro Te Amo So Paulo


2. A gua coletada encaminhada para um lago cheio de plantas aquticas e peixes. Este processo responsvel pelo POLIMENTO da gua.

1. A gua da chuva coletada nos telhados das estufas e da Escola de Jardinagem e Viveirismo.

3. A gua passa por uma roda dgua, a qual alm de oxigen-la, gera energia.

4. A gua , ento, encaminhada para uma cisterna, onde fica armazenada para ser utilizada na irrigao das plantas do Viveiro. 25

O tratamento de gua com plantas aquticas


A gua de reso do viveiro coletada nos telhados no vai diretamente para a irrigao das plantas. Ela passa, primeiramente, por um tanque com plantas aquticas. Nas razes destas plantas existem bactrias que purificam a gua. Este processo chamado de SISTEMA DE POLIMENTO DA GUA.

Vai uma larvinha a?


Como no possvel jogar produtos qumicos para controlar as larvas do mosquito da dengue, este controle feito com peixes carnvoros que utilizam as larvas como alimento. A este processo damos o nome de CONTROLE BIOLGICO!
26

Como reaproveitar a gua na sua casa


Voc pode reutilizar a gua da chuva que cai no seu telhado. muito simples:
Basta conectar as calhas do telhado a uma caixa dgua ou a um poo. Esta gua pode ser usada para descarga de vasos sanitrios, para lavar carros, quintal, etc.

Vamos evitar o DESPERDCIO!


Hoje a gua deixou de ser somente um RECURSO NATURAL e tornou-se uma RIQUEZA NATURAL! Tome banhos curtos Feche a torneira para escovar os dentes Verifique os vazamentos

27

Energias Limpas ou Energias Alternativas


Utilizamos aquilo que a NATUREZA nos oferece: EQUILBRIO!
Energia do SOL Energia do VENTO Energia da GUA Energia das PLANTAS

28

Como reaproveitar a ENERGIA DO SOL e esquentar a gua do chuveiro?

Pegue uma mangueira PRETA e coloque em cima de seu telhado formando uma serpentina. A gua que passar pela mangueira ser esquentada pela energia do SOL. Ento, ligue esta gua no chuveiro junto a uma sada de gua fria, para que voc possa regular a temperatura do banho.

29

COMPOSTAGEM

Alimento Restos de alimento

Composto orgnico
30

Como preparar um COMPOSTO em casa?

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Escolha um lugar sombreado, de fcil acesso e preferencialmente sobre a terra, de modo a manter contato mais ntimo com a vida do solo; Reduza o tamanho do material picando ou rasgando; Coloque primeiro o material grado (o mais adequado o de poda de rvores e cercas vivas, devidamente picado) at uma altura de 20 cm. Acrescente outros resduos de jardim e de cozinha, evitando porm a formao de camadas nitidamente diferenciadas de um nico tipo de material; Mantenha o material solto e fofo; Depois de colocar o material, cubra-o novamente com uma camada de grama, palha, folhas de bananeira, de palmeira ou folhagem para proteg-lo tanto do ressecamento quanto de chuvas fortes, conservando-lhe a umidade e o calor; Molhe sempre que necessrio para manter a umidade, mas lembre-se de que no deve ficar muito mido;

7.

Avalie a temperatura usando um termmetro de haste longa, uma barra de ferro ou colocando a mo no interior do monte. Se for possvel suportar o calor da barra ou do composto, a temperatura estar boa, mas se for praticamente impossvel segurar a barra ou manter a mo no monte, ser preciso resfri-la.

31

MINHOCRIO

Orgnico

Mineral

32

Como FAZER um MINHOCRIO?

1.

Pegue a garrafa e corte o gargalo. V dispondo em camadas, de 2 cm aproximadamente na seguinte ordem: terra (no fundo da garrafa, 2 cm), seguida de areia (2cm), esterco (2cm), novamente a terra e assim sucessivamente. A ltima camada dever ser de esterco. A esta combinao chamaremos de substrato.

2.

Coloque as minhocas sobre o substrato e observe que em poucos minutos elas iro se esconder em seu meio.

3.

Em seguida, coloque cuidadosamente o equivalente a meio copo de gua no centro da garrafa (no deixe escorrer no canto para no desmanchar as camadas).

4.

Por ltimo, cubra toda volta da garrafa com o plstico preto (no cobrir em cima).

Deixe o minhocrio num canto da sala de aula ou em casa. Ele no pode receber sol diretamente, porm deve haver luminosidade. Sempre que necessrio, molhe-o com meio copo de gua tendo cuidado para no encharcar. Para observar o que est acontecendo, basta baixar o plstico, porm importante coloc-lo novamente na posio original para permitir o desenvolvimento normal das minhocas.
33

HORTA

ERVANRIO

A horta um local onde se pode cultivar vrios tipos de verduras e legumes, os quais so ricos em sais minerais e vitaminas, indispensveis para o organismo humano. Alm de ser uma fonte alimentar, um importante local de relaxamento que proporciona contato com a terra, a natureza e o prazer de produzir algo. Sem falar da economia que podemos conseguir quando cultivamos nossos prprios alimentos, ao invs de compr-los.

As especiarias, batizadas como ervas, tem a funo de gerar os aromas, condimentos, pigmentos e medicamentos. Medicinais: Chapu de Couro, Bela Dona, Boldo, Pariparoba, dentre outras. Condimentos: Organo, Manjerico, Manjerona, dentre outras. Aromticas: Lavandas, Jasmim do Imperador, Cnfora, Incenso, dentre outras. Alimentcias: Mostarda, Hum, Raiz Forte, dentre outras.

34

O que Reciclagem...

Nada se perde, tudo se transforma.


35

O que vai para a Coleta Seletiva?


Papel: jornais, sacos de papel, embalagens longa vida, revistas, papis brancos, papelo, caderno, etc. A cada tonelada de papel reciclado, 10 a 20 rvores deixam de ser cortadas.

Vidro: embalagens de produtos alimentcios, garrafas, vidros coloridos, etc. Com um quilo de cacos fazemos um quilo de vidro novo.

Metal: latas de ao ou de alumnio, panelas sem cabo, fios eltricos, embalagens de marmitex. Reciclando todas as latas de ao, economizamos 900 mil toneladas de minrio de ferro por ano.
36

Plstico: embalagens de produtos alimentcios, de limpeza e de beleza, tubos e canos de PVC, sacos, sacolas e copos descartveis. A cada tonelada de plstico reciclado, economizamos 130 quilos de petrleo.

Baterias, lmpadas e pilhas: devem ser levadas aos pontos de coleta ou aos estabelecimentos que comercializam o produto.

Produtos que NO PODEM ser includos na COLETA SELETIVA:


Rejeitos: papel higinico, lenos de papel, curativos, fraldas descartveis, absorventes higinicos, esponja de ao, televiso, etc. Materiais Orgnicos: restos de alimentos, folhas de rvores, hortalias, cascas de frutas e legumes, papis molhados ou engordurados.
EVITE ACIDENTES: cacos de vidro e materiais cortantes devem ser enrolados em jornal, antes de serem jogados no lixo.
37

J aprendemos como Reciclar os Materiais.

Agora, ser que conseguimos nos Reciclar?


38

Como voc pode colaborar?

Busca de solues alternativas para problemas ambientais.

Unio de esforos

Reciclagem de lixo

Cidadania responsvel

Conscientizao ambiental

Rios sem lixo

Paisagismo e plantio de rvores

39

A Associao Obra do Bero foi fundada na dcada de 30 por Mre Amede com o objetivo de confeccionar e distribuir enxovais a recm-nascidos carentes. Na dcada de 80, passou a atuar tambm com os Programas Clube de Mes, Clube Infantil e Ambulatrio Odontolgico. Nos anos 90, continuou a expandir seus programas, ampliando a faixa etria dos atendidos, para contribuir, tambm, na qualificao de jovens e para sua insero no mundo do trabalho. A Obra do Bero tem como misso promover aes educativas, culturais, sociais e de sade criana, ao adolescentes e suas famlias, visando formao de um ser humano participativo e consciente de seu papel como cidado. Criado em dezembro de 2000, o responsvel pelo investimento social do Grupo Camargo Corra. Sua misso articular e fortalecer organizaes que contribuam para a formao integral de crianas, adolescentes e jovens, visando ao desenvolvimento comunitrio sustentvel. Para tanto, criou quatro programas: o Infncia Ideal, cujo objetivo contribuir para o desenvolvimento saudvel de crianas de zero a seis anos; o Escola Ideal, que trabalha pela melhoria da qualidade de gesto da escola pblica; o Futuro Ideal, voltado para o empreendedorismo juvenil e a gerao de trabalho e renda; o Ideal Voluntrio, que facilita a ao voluntria dos profissionais das empresas do grupo. O projeto Semeando Oportunidades uma ao do Programa Futuro Ideal.

Com sete mil metros quadrados de terreno, o viveiro faz parte de um projeto da Camargo Corra Desenvolvimento Imobilirio de reurbanizao do bairro Jardim Sul. um espao de utilizao e demonstrao de tecnologias sustentveis, como reutilizao da gua pluvial para irrigao das plantas do viveiro e aquecimento solar, alm de tecnologias agrcolas, como hidroponia, compostagem e minhocrio. O objetivo desenvolver atividades relacionadas ao aspecto ambiental, produzindo mudas de plantas ornamentais, flores, forraes, rvores nativas, frutferas e exticas para arborizao urbana e formao de jovens em projetos socioambientais. O viveiro est tambm de portas abertas para a convivncia e visitao da comunidade. Desde sua criao, em 1996, a empresa prima pela qualidade de seus imveis e pela garantia de entrega no prazo, mantendo a tradio consolidada nos mais de 70 anos de existncia do Grupo Camargo Corra. A CCDI hoje uma das maiores companhias em incorporao de empreendimentos residenciais e comerciais de alta qualidade. Para garantir seu padro de qualidade, os empreendimentos incorporados renem o que h de melhor em termos de projeto. Tudo cuidadosamente pensado para oferecer imveis amplos, confortveis, seguros, valorizados e distintos. Idealizada e criada no ano de 2004, a empresa voltada para o desenvolvimento de idias e projetos paisagsticos e ambientais, tendo como tema principal a gua e as prticas sustentveis de tecnologias agrcolas de vanguarda que abraam a causa. A Itubanai atua no apenas na elaborao de seus projetos ambientais, mas tambm na formao do ser humano, entendendo que o homem mais um componente da natureza, devendo interagir no ecossistema. 40

EXPEDIENTE: Projeto Semeando Oportunidades Realizao: Instituto Camargo Corra, Camargo Corra Desenvolvimento Imobilirio (CCDI), Associao Obra do Bero Parceria: Itubanai Cartilha Semeando um mundo melhor Contedo tcnico: Andr Lacava Bailone, Andr Martins Sano e Roberto Ferrari Projeto Grfico: In vista Comunicao Ilustraes: Tulipa Ruiz Colaborao: Associao Obra do Bero e Instituto Camargo Corra Contato Asssociao Obra do Bero Tels: (11) 5842-0066 e 5841-9162 Rua do Chico Nunes, 173 Jd. Rebouas So Paulo SP 05734-110

41

You might also like