You are on page 1of 6

A colecistite uma inflamao da vescula biliar, um pequeno rgo em forma de saco, localizado no quadrante superior direito do abdmen, sob

b o lobo direito do fgado. Em condies normais, a vescula funciona como um reservatrio de blis, um lquido produzido pelo fgado, que contem enzimas que digerem as gorduras. Durante uma refeio, a blis passa da vescula para um canal de excreo, sendo ento conduzida at ao intestino, mais concretamente ao duodeno, onde vai ento participar na digesto. A colecistite desenvolve-se, geralmente, quando uma pessoa tem litase vesicular, isto , clculos biliares (pedras na vescula), que so depsitos que se formam no interior da vescula a partir do colesterol ou dos pigmentos biliares existentes na blis. Se um dos clculos sai da vescula e provoca a obstruo do seu canal excretor, a blis fica aprisionada no interior da vescula, o que vai levar inflamao da parede, seja por ao direta dos qumicos existentes na blis, seja porque a estase favorece a infeco bacteriana, constituindo-se assim a colecistite. Um bloqueio sbito da excreo da blis com infeco d origem a uma colecistite aguda, contudo, se ocorrerem ataques ligeiros, repetidos, de colecistite aguda, pode-se desenvolver uma colecistite crnica, que se caracteriza por uma vescula com parede espessada e retrada em virtude dos mltiplos episdios de inflamao e irritao da parede. Eventualmente, numa fase mais avanada, a vescula pode estar to retrada que perde a capacidade de armazenar e libertar a blis. Os clculos biliares podem, por si s, sem que haja inflamao, causar dor recorrente devido a uma obstruo intermitente, o que denominado clica biliar.

Quem atingido?
Estima-se que pelo menos 20% das mulheres e 8% dos homens com idade superior a 40 anos tm litase e, logo, o risco de desenvolver uma colecistite. O risco para a formao de clculos biliares maior em: Homens e mulheres com idade superior a 60 anos; Mulheres grvidas ou que tiveram vrias gravidezes; Mulheres que tomam plulas anticoncepcionais ou que fazem teraputica hormonal de substituio; Pessoas obesas; Pessoas que sofrem sbitas perdas de peso; Pessoas que tm dietas ricas em gordura.

Quais os sintomas?
A colecistite aguda pode apresentar: Clica biliar: trata-se de uma dor ou uma sensao de presso no abdmen superior, que pode ocorrer no centro ou do lado direito, na regio da vescula e do fgado. Nalguns pacientes, a dor irradia para trs e para cima, para a zona interescapular ou para o ombro direito.Tipicamente, surge logo aps as refeies, principalmente quando estas so copiosas; Febre e arrepios Nuseas e vmitos Perda de apetite Ictercia: colorao amarelada da pele e mucosas, muito visvel a nvel do olho Urina escura Diminuio dos movimentos intestinais. Os sintomas da colecistite crnica podem incluir qualquer um dos anteriores, mas, geralmente, esta condio traduz-se por desconforto abdominal ligeiro que vai e vem, dificuldades de digesto com sensao de enfartamento aps as refeies e flatulncia. Frequentemente, a clnica to fruste que necessrio um episdio agudo para se detectar esta condio.

Como evolui?
Na colecistite aguda a clica biliar pode ceder, aps 1 a 5 horas, caso o clculo que estava a provocar a obstruo se desloque por si s, mas, geralmente, o doente continua a referir um desconforto abdominal ligeiro, por cerca 24 horas. Se o clculo continuar alojado, a inflamao e a infeco persistem, os sintomas agravam-se e podem-se desenvolver complicaes, que incluem a perfurao da vescula e peritonite. Por esta razo, os pacientes com colecistite aguda so tratados e mantidos num hospital at que haja uma melhoria significativa. No que respeita colecistite crnica, os sintomas podem persistir por vrios anos at que seja feito o diagnstico da condio.

Como se trata?

O procedimento perante um caso de colecistite aguda passa pelo internamento do paciente num hospital, sendo-lhe ento administrados antibiticos por via endovenosa e medicaes para controlar os sintomas, tais como as nuseas e a dor abdominal. Assim que a dor ceda, no hajam sinais de infeco e o doente seja capaz de comer e beber, poder ir para casa, onde continuar a sua recuperao. Mas, cerca de 25% dos pacientes com colecistite aguda desenvolve um novo episdio no primeiro ano, nmero este que aumenta para 60% se alargarmos o perodo para 6 anos. Por esta razo, muitos mdicos recomendam que uma pessoa que tenha uma colecistite deve ser submetida a uma colecistectomia (remoo da vescula). No entanto, para diminuir o risco de complicaes adicionais durante a cirurgia, prefervel no operar o doente na fase aguda, adiando-se a operao at que o doente tenha recuperado totalmente. O tratamento da colecistite crnica passa tambm pela colecistectomia, o que prevenir o regresso dos sintomas.

O que esperar?
A maioria das pessoas recupera totalmente dos episdios de colecistite aguda em poucos dias ou semanas. Mas, se ocorrer uma complicao, como a perfurao e a propagao da infeco, a pessoa pode ficar gravemente doente, sendo que, nalguns casos, felizmente raros, a infeco pode ser fatal. A colecistectomia curativa na maior parte dos casos, prevenindo a recorrncia dos sintomas. No entanto, pequenos clculos podem permanecer escondidos nos canais biliares e originarem um novo episdio, mesmo aps a remoo da vescula.

Como prevenir?
Uma vez que a colecistite uma consequncia da litase biliar (clculos biliares), ela pode ser prevenida atuando sobre os fatores de risco para a formao de clculos. Apesar de alguns desses fatores no serem passveis de atuao, uma vez que fatos normais da vida (gravidez, envelhecimento, etc.), outros, como a obesidade e a dieta rica em gorduras, podem ser modificados, bastando para tal uma alimentao saudvel e a prtica de exerccio fsico. Fonte: www.arsc.online.pt

Colecistite

A colecistite uma inflamao da parede da vescula biliar, em geral, resultado de um clculo no canal cstico, que causa um ataque de dor repentino e muito agudo. No mnimo 95 % dos indivduos com inflamao aguda da vescula tem clculos biliares. Em casos raros, a inflamao causada por uma infeco bacteriana.

A inflamao aguda da vescula biliar sem a presena de clculos uma doena grave. Tende a produzir-se depois de feridas, operaes, queimaduras, infeces espalhadas por todo o corpo (sepsis) e doenas crticas, particularmente em pacientes que recebem alimentao prolongada por via endovenosa. A pessoa no costuma mostrar sintomas prvios de uma doena da vescula biliar at que experimenta uma dor repentina e agudssima na parte superior do abdmen. Em geral, a doena de prognstico muito grave e pode evoluir para gangrena ou perfurao da vescula. necessria a cirurgia imediata para extrair a vescula.

Sintomas
A dor, habitualmente localizada na parte superior direita do abdmen, o primeiro sinal de inflamao da vescula. Pode intensificar-se quando a pessoa respira profundamente e muitas vezes estende-se parte inferior da omoplata direita. A dor pode tornar-se agudssima e as nuseas e os vmitos so habituais. sintomtico que o paciente sinta uma dor muito aguda quando o mdico pressiona a parte superior direita do abdmen. Em poucas horas, os msculos abdominais do lado direito podem pr-se rgidos. No princpio, pode apresentar uma febre ligeira, que, medida que passa o tempo, tende a aumentar.

Em geral, um ataque de vescula biliar acalma-se em 2 ou 3 dias e desaparece completamente numa semana. Se isso no acontecer, o paciente poder sofrer de complicaes graves. A febre alta, os calafrios, um marcado aumento dos glbulos brancos e uma interrupo do movimento normal propulsivo do intestino (leo) costumam indicar a formao de um abcesso, uma gangrena ou uma perfurao da vescula biliar. Nestas condies torna-se necessria a cirurgia de urgncia. Podem aparecer outras complicaes. Um ataque de vescula biliar acompanhado de ictercia ou de um retrocesso de blis para o fgado indica que o canal biliar comum poder estar parcialmente obstrudo por um clculo ou por uma inflamao. Se as anlises de sangue revelam um aumento da concentrao no sangue do enzima amilase, a pessoa poder ter uma inflamao do pncreas (pancreatite) provocada por uma obstruo do canal pancretico por clculos biliares.

Diagnstico
Os mdicos diagnosticam uma inflamao aguda da vescula biliar baseando-se nos sintomas do paciente e nos resultados de certos exames clnicos. Muitas vezes a ecografia ajuda a confirmar a presena de clculos na vescula biliar e pode mostrar um espessamento da parede da mesma. A gamagrafia hepatobiliar (uma tcnica de imagem que se realiza depois da administrao de uma substncia radioativa por via intravenosa) contribui para um diagnstico mais preciso. Este exame proporciona imagens do fgado, dos canais biliares, da vescula biliar e da parte superior do intestino delgado.

Tratamento
Em geral, uma pessoa com inflamao aguda da vescula biliar hospitalizada, administram-se-lhe lquidos e eletrlitos por via intravenosa e no se lhe permite comer nem beber. Em algumas ocasies, pode passar-se uma sonda atravs do nariz at ao interior do estmago, de modo a que, por meio de aspirao possa manter-se o estmago vazio, reduzindo assim a estimulao da vescula biliar. Habitualmente, administram-se antibiticos mal se suspeite da existncia de uma inflamao aguda da vescula biliar. Se o diagnstico for claro e o risco da cirurgia pequeno, a vescula biliar extrai-se dentro dos dois primeiros dias da doena. Contudo, se o doente apresenta alguma outra doena que aumente o risco da cirurgia, a operao pode ser adiada enquanto esta ltima tratada. Se o ataque agudo se resolver por si, a vescula biliar pode ser extrada posteriormente, preferencialmente depois de 6 semanas ou mais. Quando se suspeitar da existncia de possveis complicaes, tais como a formao de um abcesso, uma gangrena ou a perfurao da vescula, geralmente necessria a cirurgia imediata. Uma reduzida percentagem de pessoas tem novos ou repetidos episdios de dor, que sentem como ataques de vescula biliar, mesmo quando j no tm vescula. A causa destes episdios desconhecida, mas poderiam ser o resultado de um funcionamento anmalo do esfncter de Oddi, a abertura que controla a libertao de blis no intestino delgado.

Pensa-se que a dor pode ser o resultado de um aumento da presso nos canais, causado pela resistncia ao fluxo de blis ou s secrees pancreticas. Em alguns pacientes, os pequenos clculos que ficam depois da operao podem causar dor. O mdico pode usar um endoscpio (tubo flexvel ptico com acessrios cirrgicos) para dilatar o esfncter de Oddi. Este procedimento geralmente alivia os sintomas em pacientes com uma anomalia diagnosticada do esfncter, mas no eficaz para os que s sentem dor.

CAUSAS MENOS COMUNS DE OBSTRUO DO CANAL BILIAR


Algumas vezes, a obstruo do canal biliar pode ter uma causa diferente dos clculos ou dos tumores. Por exemplo, uma leso durante uma interveno cirrgica da vescula pode causar uma obstruo, ou o canal pode estreitar-se quando passa atravs de um pncreas cronicamente doente. Causas mais raras de obstruo incluem a infeco parasitria por Ascaris lumbricoides ou Clonorchis sinensis. Fonte: www.manualmerck.net acessado em 08/12/11

You might also like