You are on page 1of 4

Estudo Dirigido sobre Competncia

Recomendaes 1. Exerccio individual. 2. Exerccio deve ser feito mo. 3. Entregar o exerccio no prazo determinado. 4. Bom trabalho! Questes 1. Explique o que vem a ser Competncia Internacional.

Atravs dela o Estado tenta salvaguardar a sua soberania e, ainda, evitar a emisso de decises totalmente esvaziadas de autoridade, por que no so executveis em territrio externo. O processamento e julgamento das causas que tenham por objeto as situaes arroladas no artigo 88 competem aos rgos jurisdicionais brasileiros, mas a lei reconhece valor s decises estrangeiras que as envolvam - sem que se cogite, nesses casos, os efeitos impeditivos da litispendncia (art. 90) -, isto , as sentenas proferidas por juiz ou tribunal estrangeiros produziro, desde que previamente homologadas pelo Supremo Tribunal Federal (CF, art. 102, I, h), tambm efeitos no Brasil. J as causas indicadas no artigo 89 competem, com exclusividade, s autoridades judicirias brasileiras, no merecendo o exequatur da aludida Corte superior as decises estrangeiras a elas relativas, caso se pretenda fazer val-las em nosso pas.

2. Explique o que Concorrente.

vem

ser

Competncia

Internacional

O art. 88 do Cdigo de Processo Civil arrola os casos em que o juiz brasileiro internacionalmente competente sem que a ordem jurdica brasileira exclua a competncia dos juzes de outro Estado - com a conseqncia de que, se uma dessas causas for proposta em outro pas, a sentena ali proferida poder ser eficaz no Brasil.

3. Explique o Exclusiva.

que

vem

ser

Competncia

Internacional

A palavra "com excluso de qualquer outra ", empregada no art. 89 institui hipteses de competncia exclusiva. S cabe jurisdio brasileira zelar por tais hipteses.

4. Indique e explique quais so os critrios de fixao da competncia interna adotados pelo Brasil?

A competncia fixada no momento da propositura da ao, pelas regras vigentes nesta data (pouco importa as alteraes de fato e de direito supervenientes). Trata-se do princpio da perpetuatio jurisdictionis (CPC, art. 87). As nicas alteraes supervenientes que podem implicar mudana de competncia no curso de um processo j iniciado esto determinadas na parte final do art. 87:

Supresso do rgo judicirio originalmente competente. Alterao de competncia em razo da matria ou da hierarquia.

Para se fixar a competncia, adotamos a Teoria de Chiovenda, que emprega trs critrios:

CRITRIO OBJETIVO CRITRIO FUNCIONAL CRITRIO TERRITORIAL

CRITRIO OBJETIVO Este critrio fixa a competncia em razo do valor da causa ou da sua natureza (matria). A toda causa cvel deve ser atribudo um valor, ainda que a mesma no tenha valor econmico aprecivel (CPC, art. 258). As normas locais de organizao judiciria estabelecem a relao entre os rgos do Poder Judicirio e os valores das causas. Tais normas tambm criam juzos especializados, competentes para matrias determinadas (varas de famlia, de acidentes de trabalho, de rfos e sucesses, etc), e tambm juzos com competncia residual (que tm competncia para todas aquelas hipteses e que nenhum dos juzos especializados tenha competncia as chamadas varas cveis). CRITRIO FUNCIONAL Este critrio distribui a competncia entre diversos rgos quando as diversas funes necessrias num mesmo processo ou coordenadas atuao da mesma vontade de lei so atribudas a juizes diversos ou a

rgos jurisdicionais diversos (competncia por graus, cognio e execuo, medidas provisrias e definitivas, etc). O critrio funcional s se manifesta:

Em um mesmo processo. Em processos diferentes e ligados a uma mesma pretenso (a mesma vontade da lei).

Critrio funcional manifestado em um mesmo processo: utilizado quando a diversas funes que devem ser exercidas num mesmo processo so distribudas entre diversos juzos. Pode-se identificar duas situaes:
1. Quando, por exemplo, se atribui a juzo de comarca diversa daquele em que

tramita o processo a funo de interrogar uma testemunha l residente (o que se faz pela expedio de carta precatria). Trata-se da distribuio de competncia funcional no plano horizontal. 2. Quando, por exemplo, se atribui a rgos diversos a competncia originria e a recursal para um mesmo processo, cabendo a cada um deles o exerccio de um grau de jurisdio. Trata-se da distribuio da competncia funcional no plano vertical.

5. Explique o critrio de competncia em razo do valor da causa?

6. Explique o critrio de competncia em razo da matria. 7. Explique o critrio de competncia em razo do territrio. 8. Diferencie Competncia Absoluta e Relativa. 9. Explique o que significa perpetuatio jurisdictions. 10. Indique com fundamento no artigo do CPC, momento para a fixao da competncia interna? 11. Explique quando possvel a competncia (indique o artigo do CPC). qual da

prorrogao

12. Indique qual o momento processual para se alegar a incompetncia absoluta e incompetncia relativa.

13. Indique qual a forma processual para se argir a incompetncia absoluta e para a incompetncia relativa? 14.Explique as hipteses conexo e continncia. 15. de modificao da competncia

Explique o que vem a ser Preveno.

16. Explique como se d o conflito de competncia e qual o procedimento para tanto.

You might also like