You are on page 1of 27

A Nova Geografia Econmica na Perspectiva de Krugman: Uma Aplicao s Regies Europeias

Helena Marques*

* Agradeo ao Prof. Jos da Silva Costa pela orientao dada durante a elaborao da primeira verso deste artigo. Agradeo tambm aos Profs. Alfredo Marques e Elias Soukiazis pela reviso exaustiva do mesmo e pelos relevantes comentrios da resultantes. Quaisquer falhas que permaneam so evidentemente da exclusiva responsabilidade da autora.

1. INTRODUO As ltimas dcadas assistiram ao aparecimento das chamadas "novas teorias": novas teorias do comrcio internacional, novas teorias do crescimento e, mais recentemente, nova geografia econmica. Estes corpos tericos aparentemente distintos apresentam, contudo, uma motivao comum, resultados e percursos semelhantes. O ponto de partida o explicitar do papel dos rendimentos crescentes e a consequente utilizao de estruturas de mercado mais realistas, com especial destaque para a concorrncia imperfeita, atravs de modelos excessivamente dependentes da forma funcional especfica proposta por Dixit e Stiglitz (1977).1 Os resultados obtidos caracterizam-se em geral pela existncia de equilbrios mltiplos que justificam a interveno governamental sob a forma de polticas promotoras do crescimento e desenvolvimento, polticas comerciais ou polticas regionais. Finalmente, as novas teorias surgiram aps um perodo de estagnao nos respectivos campos de estudo devido a impasses tericos que os relegaram para segundo plano. De entre as teorias consideradas, a nova geografia econmica (NGE) a mais recente e simultaneamente a mais controversa. Martin (1999)2 argumenta que a NGE enferma de dois principais problemas: no nova e muito menos geografia. Simplesmente veste roupagens formais em ideias ampla e largamente debatidas. Segundo os gegrafos, as preocupaes com clusters de actividade e disparidades regionais no so exclusivas dos economistas, e at o termo "geografia econmica" seria uma apropriao por parte da cincia econmica. Martin e Sunley (1996) apontam as diferenas entre aquilo a que chamam "economia geogrfica" (NGE, diriam os economistas) e "geografia econmica". Em primeiro lugar, a ltima conduzida por gegrafos e a primeira exclusiva dos economistas. Segundo, os economistas da NGE utilizam modelos formais, enquanto que os gegrafos h muito os abandonaram, preferindo abordagens descritivas que tenham em conta factores polticos, institucionais e sociais. Finalmente, a NGE utiliza os mesmos modelos independentemente da escala geogrfica de observao e por isso apenas diz se h possibilidade de aglomerao, mas incapaz de prever onde ocorrer a aglomerao, ou por que ocorre nuns locais e no noutros.

1 2

Ver pgina 5, expresses (1) e (2). Ron Martin, do departamento de geografia da Universidade de Cambridge, tem sido bastante crtico, por um lado, da apropriao por parte dos economistas dos conceitos geogrficos em geral e, por outro lado, da NGE em particular. Ver The Economist, 13/19 de Maro de 1999, pp. 104.

No obstante criticarem a abordagem excessivamente matemtica de problemas j tratados pelos gegrafos de uma forma mais descritiva, Martin e Sunley (1996) enaltecem a divulgao dada "geografia econmica" e a forma como tm sido recuperadas teorias cadas em desgraa custa da aplicao dos modelos de rendimentos crescentes e concorrncia imperfeita surgidos na organizao industrial. Consideramos que o esforo de modelizao levado a cabo pelos tericos da NGE no pode e no deve ser ignorado, tanto mais quanto inegvel que tal esforo est no mago da prpria cincia econmica h mais de um sculo.3 Assim, na Seco 2 especial ateno dedicada ao modelo de mobilidade do trabalho de Krugman (1991). A escolha deste modelo justifica-se pelo facto de, escala regional, fazer todo o sentido postular a mobilidade dos factores de produo. Consideramos ainda que os debates tericos a nvel regional so sobretudo questes empricas. Isserman (1996) chama a ateno para a ausncia de estudos empricos na NGE. Esta lacuna deve-se provavelmente complexidade geralmente apresentada pelos modelos tericos, que faz os seus autores optarem pela resoluo numrica e simulao. Ora a estimao economtrica parece-nos bem mais isenta do que a simulao. Neste sentido, tentaremos promover o debate emprico nas Seces 3 e 4. Na Seco 3 proporemos uma aplicao s regies europeias baseada em Krugman (1991), discutindo a construo das amostras utilizadas. Pensamos que este estudo tem as vantagens adicionais de descer ao nvel das NUTS II e de seguir uma metodologia baseada em dados em painel, e no crosssection, como habitual. Os painis permitem incluir efeitos fixos regionais, manter a componente temporal e ainda aumentar significativamente o nmero de observaes. Na Seco 4 apresentaremos os resultados empricos, com especial destaque para o caso portugus. A Seco 5 conclui.

2. MODELO TERICO Diversos autores tm tentado estabelecer tipologias da NGE, de entre eles Fujita e Thisse (1996), Ottaviano e Puga (1998) e o prprio Krugman (1998). Os dois primeiros propem uma classificao baseada nos factores de aglomerao, enquanto o ltimo interessa-se sobretudo pela relao entre a NGE e as teorias da localizao ou do comrcio.

3 Pense-se

no contributo dos neoclssicos do sculo passado relativamente s abordagens menos formalizadas dos primeiros economistas - os "clssicos".

Assim, Fujita e Thisse (1996) consideram trs tipos de modelos de NGE de acordo com o mecanismo de aglomerao em causa: externalidades, rendimentos crescentes ou concorrncia espacial. Como exemplo do primeiro tipo de modelos podemos apontar Henderson (1974), baseado na definio de externalidades tecnolgicas (Scitovsky 1954). Contudo, esta abordagem nada diz sobre a forma como as foras de aglomerao se relacionam com as condies da procura. O segundo grupo forma aquilo que poderia chamar-se modelos de NGE em sentido estrito e divide-se em modelos urbanos (Fujita 1988) e modelos que demonstram a possibilidade de divergncia regional (Krugman 1991, Krugman e Venables 1990, 1995, 1996, Krugman 1993, Fujita e Krugman 1995, Venables 1996). Finalmente, os modelos de concorrncia espacial tentam ultrapassar a ausncia de interaco estratgica na abordagem de Dixit-Stiglitz-Spence4 e decorrem da literatura sobre polticas comerciais estratgicas.5 Krugman (1998) preocupa-se exclusivamente com os modelos de rendimentos crescentes. Considera um grupo de modelos que relaciona a NGE com a teoria tradicional da localizao, na linha de Fujita e Krugman (1995), e outro que tenta usar a NGE para contextualizar espacialmente o comrcio internacional (Venables 1996). Uma terceira sistematizao apresentada por Ottaviano e Puga (1998), que distinguem quatro mecanismos de aglomerao: mobilidade do trabalho, ligaes inputoutput atravs de bens intermdios, acumulao dos factores e ligaes inter-temporais, histria e expectativas. No fundo, estes mecanismos conduzem apenas a modelos de divergncia regional e, sob esta perspectiva, a classificao de Fujita e Thisse (1996) a mais completa. Krugman e Venables (1990) tentaram estudar o impacto do processo de integrao europeia com base num argumento de centro-periferia: nem sempre os menores salrios so suficientes para compensar os custos de transporte, pois o centro tem maiores mercados, economias externas e infra-estruturas e melhor acessibilidade. Dito de outra forma, as condies da oferta no so suficientes para compensar as deficientes condies da procura. A mobilidade do trabalho, associada a questes de procura, central nos modelos de divergncia regional. No entanto, dadas as diferenas culturais e lingusticas existentes na

4 5

Ver pgina 5, expresses (1) e (2). Sobre as polticas comerciais estratgicas ver Dixit (1987) e Helpman e Krugman (1989).

Europa, provavelmente a mobilidade do trabalho nunca atingir os nveis dos EUA. Por outro lado, o modelo de Krugman e Venables (1990) prev que, com fraca mobilidade do trabalho, a flexibilidade salarial reduza a divergncia entre taxas de crescimento. Mas os salrios na Europa no so flexveis e, mesmo que fossem, discutvel que tal argumento se verificasse, pois a queda dos salrios iria reduzir a procura. O modelo centro/periferia de Krugman (1991) baseia-se na interaco da procura, rendimentos crescentes e custos de transporte, originando processos cumulativos que conduzem concentrao geogrfica da indstria e da existncia de um centro industrializado e de uma periferia agrcola. As empresas industriais tendem a localizar-se na regio com maior procura para usufruir de economias de escala e minimizar os custos de transporte. No entanto, a prpria localizao da procura depende dos custos de transporte (), das economias de escala () e da percentagem de emprego industrial (), dando origem a um processo de causalidade circular e cumulativa. Se a combinao dos valores destes trs parmetros ultrapassar um dado limiar, cujo valor numrico depende dos valores atribudos aos parmetros, as regies divergem e o processo de divergncia tornar-se- auto-sustentado. O modelo de Krugman (1991) estruturado em duas regies (rica e pobre), dois sectores (agrcola e industrial) e um factor de produo (trabalho), presente nos dois sectores. O sector agrcola est isento de custos de transporte, sendo o preo dos bens agrcolas o mesmo nas duas regies e utilizado como numerrio (igual a 1). Os custos de transporte dos bens industriais incluem barreiras ao comrcio entre regies, isto , so do tipo iceberg, com a parte do bem que efectivamente chega ao destino.6 A mobilidade do trabalho parcial, uma vez que apenas os trabalhadores industriais podem deslocar-se livremente entre regies. A produo agrcola exibe rendimentos constantes escala e est sujeita disponibilidade do factor fixo terra. Pelo contrrio, o sector industrial exibe rendimentos crescentes escala, tendo interesse em localizar-se perto do maior mercado para minimizar os custos de transporte. Esta anlise distingue-se das de Christaller (1933) e

Ver Samuelson (1954). Com a parte do bem que efectivamente chega ao destino, o custo de transporte dado por 1-, sendo 0 < < 1. Desta forma no necessrio modelizar o sector dos transportes. Alm disso, os custos de transporte so aqui vistos em sentido lato, incluindo no s custos de transporte fsico, ligados s infra-estruturas, meios de transporte e distncia, mas tambm barreiras ao comrcio. Por isso, a integrao faz diminuir os custos de transporte ao esbater as barreiras ao comrcio.

Lsch (1940) pelo facto de os produtos industriais serem alvo de procura por parte dos sectores agrcola e industrial. Considera-se que as externalidades presentes no sector industrial so do tipo pecunirio. O modelo baseia-se na funo de utilidade dos consumidores proposta por Dixit e Stiglitz (1977): com a parcela do rendimento gasta em bens industriais,CA o consumo do bem agrcola e CM o consumo de um agregado de manufacturas dado por:

1

U = CM CA

(1)

N 1 1 (2) C M = ci i =1 com N o nmero de produtos, que se supe grande, e a elasticidade de substituio entre
bens manufacturados ( > 1). A condio de pleno emprego, em termos percentuais, dada por: F1 + F2 + L1 + L2 = 1 (3)

com Fi e Li a percentagem de trabalhadores agrcolas e industriais, respectivamente, na regio i. A percentagem de trabalhadores industriais iguala a percentagem de despesa em bens industriais: L1 + L2 = apenas pelos salrios (w): (4)

Os preos (p) formam-se por mark-up sobre os custos, neste caso constitudos

(5) wi i 1 Na hiptese de ausncia de barreiras entrada, os lucros sero zero no limite,

fazendo com que o output (x) seja:

x = ( 1)
i

(6)

com os custos fixos e os custos variveis. Consequentemente, a proporo de bens produzidos em dada regio depende da proporo de trabalhadores industriais, isto ,

n n

1 2

L L

1 2

(7)

Dadas as condies do modelo, se L1 = L2 teremos W1 = W2. No entanto, Krugman mostra que possvel obter um resultado final em que uma regio concentra todos os

trabalhadores industriais, isto , L1 = e L2 = 0. Esta situao s poder alterar-se se as empresas localizadas na regio 1 tiverem incentivos para se instalarem na regio 2, isto , se:

V V

2 1

> W 2 =

(8)

com Vi os rendimentos obtidos pela empresa representativa ao vender na regio i e Wi o salrio na regio i. W2 o custo de transferir os trabalhadores de 1 para 2, uma vez que a regio 2 no possui trabalho industrial e, por hiptese, os trabalhadores agrcolas no podem ser transferidos para a indstria. Logo, para haver deslocalizao, necessrio que o ganho relativo no rendimento seja superior ao custo relativo de transferncia dos trabalhadores. Logaritmizando: ln V2 > ln V1 - ln (9) Os rendimentos das empresas dependem dos parmetros , e , que influenciam diferenciadamente os efeitos de dimenso do mercado, concorrncia e ndice de preos mencionados por Krugman. A Figura 1 mostra como aqueles trs parmetros interagem para determinar o processo de aglomerao atravs destes trs efeitos. Suponhamos que a indstria est concentrada na regio 1 e a regio 2 no detm indstria.

FIGURA 1: FACTORES DE AGLOMERAO7


Efeito concorrncia Efeito ndice de preos Efeito dimenso do mercado + ? + ? ? ? -

O primeiro efeito a considerar o efeito de concorrncia, determinado por e , no sendo influenciado por . Quanto mais elevado o parmetro mais perto estamos da concorrncia perfeita, isto , menores so as economias de escala, logo mais provvel que empresas da regio 1 se instalem na regio 2. Por outro lado, quanto maior menores os custos de transporte (1-), logo menores os incentivos instalao na regio 2. O segundo efeito a ter em conta o efeito ndice de preos. Se considerarmos a hiptese pouco realista de os trabalhadores se deslocarem para a regio 2, os bens que
7

O sinal + (-) significa aumento (diminuio) do valor dos parmetros e ? traduz ausncia de variao ou variao de sentido desconhecido.

consomem tm que ser exportados para essa regio, de forma a assegurar a manuteno dos padres de consumo. Quanto maior a despesa com produtos manufacturados maiores so os custos de deslocao dos trabalhadores, logo o incentivo deslocao para a regio 2 menor. Um elevado significa baixos custos de transporte (1-), logo o preo dos produtos exportados para a regio mais pobre menor. Finalmente, de acordo com o efeito de dimenso do mercado vantajoso estar prximo dos consumidores. Maior significa maior procura e portanto as empresas no tm incentivo para abandonar o mercado de maior dimenso, pois esta necessria para ser possvel beneficiar de economias de escala. Assim, duas possibilidades surgem. Se o rcio de salrios reais variar inversamente com a percentagem de trabalhadores industriais, sempre que uma regio acumular maior fora de trabalho h migraes com destino outra, originando convergncia. Se o rcio de salrios reais variar no mesmo sentido da percentagem de trabalhadores industriais, as migraes para a regio mais rica tornam-se auto-sustentadas e gera-se divergncia, pois a migrao provoca a concentrao da procura. O resultado final ser determinado pelas vantagens iniciais, tais como a maior densidade populacional inicial ou as melhores infraestruturas de transportes. Neste contexto, a mobilidade dos factores tende a aumentar as disparidades e a integrao, ao promover essa mobilidade, uma fora de divergncia. Contudo, o modelo apresenta algumas falhas importantes: no considera o capital como factor de produo, apenas o trabalho;8 no tem em conta a existncia de desemprego nem o facto de a produtividade do trabalho no ser a mesma em diferentes regies. Alm disso, embora o processo de aglomerao, uma vez iniciado, se torne auto-sustentado, o impulso inicial que lhe d origem permanece inexplicado.

3. MODELO EMPRICO E DADOS Nesta seco apresentado um estudo emprico sobre um conjunto de regies europeias (NUTS II) com base no modelo de Krugman (1991). Privilegiamos este modelo relativamente queles que supem a imobilidade do trabalho, uma vez que a nvel regional propriamente dito faz mais sentido admitir uma maior mobilidade do factor trabalho. Neste

Baldwin e Forslid (1998) incluram o capital no modelo de Krugman (1991), obtendo resultados idnticos.

modelo, o salrio relativo pode aumentar ou diminuir, de acordo com a importncia relativa de trs efeitos contraditrios. Por um lado, o efeito de dimenso do mercado: os salrios tendero a ser mais elevados nas regies com mercado de maiores dimenses (fora de divergncia). Por outro lado, o grau de concorrncia: nas regies com menos indstria h menor concorrncia entre os trabalhadores e por isso os salrios podem manter-se a um nvel mais elevado (fora de convergncia). Finalmente, o efeito ndice de preos: as economias de escala e os menores custos de transporte faro baixar o ndice de preos da regio mais populosa e mais industrializada, pelo que os salrios reais nesta regio tendem a aumentar relativamente outra (fora de divergncia).9 Da interaco destes trs efeitos resultam duas possibilidades. Se o rcio de salrios reais variar inversamente com a percentagem de trabalhadores industriais, sempre que uma regio acumular maior fora de trabalho h migraes com destino outra e o diferencial salarial esbate-se, originando convergncia. Se o rcio de salrios reais variar no mesmo sentido da percentagem de trabalhadores industriais, as migraes para a regio mais rica tornam-se auto-sustentadas e gera-se divergncia.10 Contudo o modelo apresenta algumas hipteses pouco realistas: o trabalho o nico factor de produo, a produtividade idntica para todos os trabalhadores, existe pleno emprego. Se o desemprego fosse considerado, a reduo do nmero de trabalhadores numa regio no significaria necessariamente o seu aumento simtrico na outra. Neste estudo emprico pretendemos testar directamente as remuneraes do factor trabalho, menos mvel do que o capital, e para o qual a adaptao a novas realidades mais custosa. Utilizamos dados em painel11 e no puramente cross-section, como tem sido feito nos estudos empricos da convergncia regional. Digamos que no medimos apenas a diferena entre o ponto de partida e o ponto de chegada, mas tambm o percurso efectuado entre cada um. Adicionalmente descemos ao nvel das NUTS II, enquanto a maior parte dos
Este ltimo efeito terico completamente contrafactual. Se verdade que os salrios reais tendem a ser superiores nas regies mais desenvolvidas, isto acontece porque nelas os salrios nominais so muito mais elevados e no porque o ndice de preos seja mais baixo. Pelo contrrio, o custo de vida superior nas regies mais desenvolvidas. Provavelmente nos fenmenos de concentrao as condies da procura (maior dimenso do mercado) so mais determinantes do que as condies da oferta (economias de escala ou custos de transporte). Da que nas regies que concentram a actividade econmica o saldo final seja a subida do ndice de preos. 10 de notar que esta uma abordagem simplificada do problema da migrao, pois h que ter em conta a dinmica da procura, as oportunidades de trabalho e nveis de produtividade. 11 Ver Hsiao (1991).
9

estudos empricos sobre regies europeias utiliza dados ao nvel das NUTS I. Este comentrio particularmente relevante no caso de Portugal, pois apenas escala das NUTS II possvel diferenciar as regies portuguesas, j que o pas como um todo uma NUT I. As equaes estimadas12 so as seguintes: Wit/W1t = + 1 (EI)t + 2 (TI)t + 3 (CICLOS)t + t Wit/W1t = + 1 (EI)t + 2 (TI)t + 3 (DE)t + 4 (PR)t + t

(1) (2)

com W o salrio nominal na regio i (ou na regio lder 1), EI a percentagem de populao empregue na indstria, TI a taxa de inflao (nacional), CICLOS uma varivel dummy que representa os ciclos econmicos, DE a taxa regional de desemprego e PR a produtividade regional do trabalho industrial (PIB regional sobre nmero de trabalhadores industriais). A equao (1) foi utilizada para perodos anteriores a 1986, enquanto a equao (2) corresponde aos perodos posteriores a 1986.13 Justificaremos mais pormenorizadamente a incluso de cada uma destas variveis nas nossas equaes. Antes de mais, Krugman no seu modelo terico considera apenas duas regies, logo o rcio de salrios em causa definir-se- como o rcio "salrio da regio 1/salrio da regio 2". No entanto, na UE trabalhamos com n regies. Dewhurst e MutisGaitan (1995) e Armstrong (1995b) medem o PIB per capita regional em relao ao valor da regio lder, supostamente o mais prximo do steady-state, que desconhecido. Seguimos este procedimento, definindo o rcio salarial para a regio i como "salrio da regio i/salrio da regio lder", sendo a regio lder aquela que apresenta o ndice salarial mais elevado.14 Assim, este rcio no superior a um e qualquer factor que contribua para o seu aumento uma fora de convergncia, enquanto qualquer factor que faa diminuir tal rcio uma fora de divergncia.

12 As equaes (1) e (2) foram estimadas atravs de OLS com efeitos fixos. Estes efeitos foram introduzidos atravs de variveis dummy regionais, pretendendo capturar o facto de as regies no serem homogneas. Neste aspecto seguimos Abraham e Van Rompuy (1995). 13 A excepo a estimao feita para as regies portuguesas. O Quadro 2 mostra os resultados para ambas as equaes (1) e (2) no perodo 1986/95. 14 As regies lderes utilizadas foram Hamburgo (Alemanha) para as regies europeias e Lisboa e Vale do Tejo para as regies portuguesas.

No presente trabalho, a relao entre a percentagem de mo-de-obra empregue na indstria e o rcio salarial decorre do modelo de Krugman (1991). Um coeficiente 1 negativo significa que uma maior percentagem de trabalho industrial conduz a um menor rcio salarial, logo divergncia das remuneraes. Neste caso, o efeito de concorrncia superioriza-se aos efeitos de dimenso do mercado e de ndice de preos, levando o rcio de salrios a variar negativamente com a percentagem de mo-de-obra industrial. Se, pelo contrrio, o coeficiente 1 for positivo, obteremos convergncia das remuneraes. Abraham e Van Rompuy (1995) estudaram a resposta dos salrios (rendimentos do trabalho) reais a choques nacionais e regionais na taxa de desemprego e produtividade do trabalho. Uma vez que o modelo de Krugman incompleto ao no considerar a existncia de desemprego ou as diferenas regionais de produtividade, e seguindo Abraham e Van Rompuy (1995), inclumos estas duas variveis na equao (2). Armstrong (1995a) utiliza a equao de Barro e Sala-i-Martin (1992), incluindo variveis estruturais (percentagem da agricultura e da indstria no PIB ou emprego iniciais). Os seus resultados sugerem uma considervel variabilidade na velocidade de convergncia em diferentes perodos. A convergncia tende a flutuar com os ciclos econmicos, sendo mais rpida durante as fases de expanso e mais lenta durante as recesses, pois acredita-se que durante os perodos de recesso os mecanismos automticos de convergncia, tal como as migraes interregionais, e os mecanismos polticos, tal como apoios financeiros, falham, originando divergncia. Por esta razo, importante ter em conta os ciclos econmicos e isolar os seus efeitos sobre os rcios salariais. Na equao (1), a varivel CICLOS uma dummy que toma o valor um para 1977/79, 1986/90 e 1994/95 e zero para 1980/85 e 1991/93. Na equao (2) a incluso da taxa de desemprego apresenta a vantagem adicional de esta servir como proxy para a medio dos ciclos econmicos, no que se refere influncia destes sobre o mercado do trabalho. A incluso da taxa de inflao decorre tambm de Krugman (1991), uma vez que os trabalhadores reagem aos diferenciais de salrios reais e no nominais. Alis, pelo mesmo motivo, esta varivel foi considerada por Abraham e Van Rompuy (1995). No perodo analisado, posterior a 1977,15 o comportamento da inflao provou ser algo independente

15

Os dados disponveis apenas abrangiam o perodo posterior a 1977.

10

dos ciclos econmicos, como pode ser constatado pelo desaparecimento da relao de Phillips. Da o isolamento da inflao no causar problemas relevantes de multicolinearidade. Devido fragmentao da base de dados regional disponvel para as regies europeias16 foi necessrio subdividir a anlise em vrias amostras, cada uma delas abrangendo um perodo de tempo to alargado quanto permitido pelos dados existentes. Assim, utilizmos cinco amostras, que integram regies ao nvel das NUTS II pertencentes a diferentes pases europeus, a saber: AM 1 (1977/85) - Alemanha, Espanha, Itlia, Reino Unido AM 2 (1986/95) - Alemanha, Espanha, Itlia, Frana, Portugal, Sucia, Reino Unido AM 3 (1986/93) - Alemanha, Espanha, Sucia AM 4 (1986/91) - Alemanha, Espanha, Sucia, Reino Unido AM 5 (1977/89) - Alemanha, Espanha, Itlia, Reino Unido

Para analisar a convergncia destas regies seria vantajoso utilizar sries temporalmente longas. No entanto, devido ao fraccionamento e falta de harmonizao j referidos, apenas foram distinguidos dois perodos base, 1977/85 (AM 1) e desde 1986 (AM 2 a AM 4). Esta demarcao decorre dos resultados de Molle (1994) e Emerson et al (1992) e foi possibilitada pelas estatsticas existentes. Aps 1986 foi possvel incluir dados para mais trs pases: Frana, Portugal e Sucia. Contudo, as sries relativas mo-de-obra industrial assalariada nas regies de Itlia, Frana, Portugal e Sucia no estavam disponveis at 1995, da ter sido usada a mo-de-obra industrial total como proxy a fim de prolongar a anlise at 1995 (AM 2). Nas amostras AM 3 e AM 4 evitmos o uso desta proxy restringindo a amostra AM 3 e AM 4 aos pases com dados at 1993 e 1991, respectivamente. A amostra AM 5 simplesmente uma extenso temporal de AM 1, ignorando a diviso inicial dos perodos e aproveitando a existncia de dados at 1989. Alm disso, a produtividade e o desemprego regionais foram includas apenas em AM2, AM3 e AM4, uma vez que no foi possvel encontrar dados anteriores a 1986. Em AM1 e AM5 inclumos a dummy CICLOS.

16

Base de dados REGIO, Comunidades Europeias, 1998.

11

Alm da questo temporal, a escassez de dados conduziu excluso de vrios pases membros da UE, relativizando a representatividade da amostra. Assim, no esto presentes regies da ustria, Blgica, Dinamarca, Finlndia, Grcia, Irlanda e Pases Baixos. Esta excluso poderia provocar um enviesamento dos resultados empricos a dois nveis. Primeiro, seria desejvel que entre as regies excludas no houvesse uma proporo elevada de regies pobres, o que admitiremos no ser o caso. Pelo contrrio, de entre os pases excludos, aqueles cujo rendimento est acima da mdia europeia (ustria, Blgica, Dinamarca, Finlndia e Pases Baixos) encontram-se sobrerepresentados relativamente queles cujo rendimento se situa abaixo dessa mdia (Grcia e Irlanda). Em segundo lugar, seria desejvel que as amostras inclussem tanto regies ricas como pobres, o que se verifica, j que o rendimento de Espanha, Portugal e das regies do sul da Itlia claramente baixo relativamente mdia europeia.

4. DISCUSSO DOS RESULTADOS

Na seco anterior explicmos as relaes empricas em causa e a construo das amostras. Apresentaremos agora os resultados obtidos, primeiro para as regies europeias contidas nas amostras AM1 a AM5 (Quadro 1) e depois para as regies portuguesas (Quadro 2). Dado o especial interesse do estudo do caso portugus, a representao grfica dos dados mostrada no Apndice (Grficos 1 a 10). Notamos, contudo, que os resultados do Quadro 2 so menos fiveis do que os do Quadro 1, pois o nmero de observaes de 50 e superior a 250, respectivamente.

4.1. REGIES EUROPEIAS

Os resultados obtidos so apresentados no Quadro 1. Notemos que os salrios nominais tendem a aumentar com a inflao, pois 2 positivo, como seria de esperar. Relativamente ao papel dos ciclos econmicos, de acordo com Armstrong (1995a), 3 na equao (1) deveria ser positivo, isto , as fases de expanso contribuiriam para a convergncia. Se certo que os ciclos influenciam a evoluo dos salrios, como a significncia desta varivel d a entender, j o sinal do coeficiente tanto positivo (em

12

AM1) como negativo (em AM2), no permitindo tirar qualquer concluso. Pelo contrrio, verifica-se uma relao inversa significativa entre o desemprego e a convergncia dos salrios. Este resultado tem duas possveis explicaes. A primeira relaciona-se com o funcionamento do mercado de trabalho: o aumento do desemprego reduz o crescimento dos salrios, agravando as disparidades. A segunda prende-se com questes conjunturais: o aumento do desemprego consequncia de uma situao de recesso, isto , abrandamento da procura, logo os aumentos salariais so refreados. A influncia da produtividade sem dvida positiva, embora de uma magnitude bastante inferior. O aumento da produtividade deve repercutir-se no aumento dos salrios. No entanto, verifica-se uma repercusso extremamente reduzida.

QUADRO 1: RESULTADOS PARA AS REGIES EUROPEIAS


AMOSTRAS PERODOS EI TI CICLOS PR DE AM 1 1977/85 (1) -0.12 (0.05)** 0.01 (0.03) 0.02 (0.01)** AM 2 1986/95 (2) 0.03 (0.07) 0.68 (0.19)** 0.001 (0.0002)** -0.10 (0.06)* AM 3 1986/93 (2) 0.02 (0.10) 0.28 (0.10)** 0.003 (0.0001)** -0.04 (0.02)* AM 4 1986/91 (2) 0.02 (0.09) 0.31 (0.08)** 0.003 (0.0001)** -0.04 (0.02)* AM 5 1977/89 (1) -0.30 (0.05)** -0.02 (0.03) -0.04 (0.004)** -

_ 0.93 0.97 0.96 0.85 0.94 R 1.78 2.45 1.74 2.51 1.93 DW 252 728 272 890 504 N OBS NOTA: Desvio padro entre parnteses. ** traduz significncia a 5%. * traduz significncia a 10%.

Os estudos empricos sobre as disparidades regionais na UE, entre os quais Molle et al (1980), Molle e van Haselen (1980), CEC (1991), Barro e Sala-i-Martin (1991), concluram que existem ainda grandes disparidades entre as regies dos pases ricos do norte e as regies dos pases pobres do sul da UE, embora se tenham vindo a esbater. Por outro lado, no contexto de Krugman (1991), verifica-se um processo cumulativo de divergncia dos salrios reais quando a concentrao de mo-de-obra industrial em certas regies d origem a economias de escala e externalidades que induzem aglomerao autosustentada. Curiosamente, no Quadro 1 observa-se uma relao significativamente negativa

13

entre percentagem de emprego industrial e rcio salarial quando a dummy CICLOS utilizada, logo a estimao da equao (1) permite concluir a favor da divergncia salarial, indiciando a presena de efeitos de aglomerao. No entanto, tal relao passa a ser positiva e no significativa quando isolamos os efeitos da produtividade e desemprego regionais (equao (2)). Mais ainda, alm da inflao, a varivel com maior coeficiente passa a ser o desemprego e substitui o emprego industrial como fora de divergncia, o que nos leva a concluir que a significncia da relao de Krugman deve-se sobretudo omisso do efeito desemprego, que na Europa bastante importante. Dito de outra forma, na realidade a relao implicada pelo modelo de Krugman deixa de ter validade uma vez tendo em conta estas duas variveis. No entanto, a comparao efectuada entre os resultados da equao (1) e da equao (2) deve ser feita com precauo, j que as amostras utilizadas se referem a perodos de tempo distintos e envolvem regies distintas. 17 Alm disso, Molle (1994) e Emerson et al (1992) concluram que na Europa as disparidades regionais diminuram substancialmente de 1960 at meados dos anos 70 e aumentaram depois at meados dos anos 80, estabilizando desde ento. No perodo de 1977 at aos anos 80 (AM 1 e AM 5), o resultado obtido e patente no Quadro 1, semelhana dos autores citados, conclui a favor do agravamento das disparidades regionais. Nas restantes amostras, a aparente inexistncia de relao entre concentrao de mo-de-obra industrial, bem como os sinais opostos da produtividade e do desemprego regionais, podem ser interpretados luz destes autores como sinais da estabilizao das disparidades desde meados dos anos 80. Finalmente, embora a evoluo das disparidades salariais permita medir a mobilidade do factor trabalho, os valores absolutos dos coeficientes so muito baixos, indicando uma fraca mobilidade. A possibilidade de alguma deslocalizao das actividades intensivas em mo-deobra barata e pouco qualificada e com baixos custos de transporte para as regies mais perifricas revela-se plausvel, embora qualitativamente exista concentrao das actividades que exigem mo-de-obra muito especializada e fcil acesso a instalaes governamentais e mercados (NEI 1992). Tal possibilidade prende-se com o facto de o capital humano estar de sobremaneira sujeito a externalidades (Lucas 1988) e por isso as indstrias mais intensivas em capital humano terem maior incentivo aglomerao do que aquelas mais intensivas em
17 A Itlia

substituda pela Sucia e o Reino Unido no faz parte de AM 3.

14

capital fsico e/ou trabalho menos qualificado. Seria necessria uma desagregao mais fina a nvel de ramos industriais para estudar este tipo de fenmeno.

4.2. REGIES PORTUGUESAS O estudo emprico apresentado no ponto anterior permite retirar algumas concluses relativamente s regies europeias, ou pelo menos s regies de certos pases membros da UE. No entanto, refere-se a uma mdia e por isso no elimina a possibilidade da existncia de casos atpicos. Nesta perspectiva, pensamos ser interessante analisar o caso portugus. Cinco foram as regies portuguesas, ao nvel das NUTS II, para as quais obtivemos dados estatsticos, alis os mesmos que serviram de base ao ponto anterior: Norte (pt11), Centro (pt12), Lisboa e Vale do Tejo (pt13), Alentejo (pt14) e Algarve (pt15). O perodo considerado 1986/95. Os resultados da estimao das equaes (1) e (2) so dados no Quadro 2. Ao contrrio do caso europeu, nas regies portuguesas o efeito Krugman bastante pronunciado, obtendo-se evidncia de forte divergncia, provavelmente porque se trata de regies do mesmo pas, onde a mobilidade do trabalho maior. A incluso da produtividade e do desemprego no altera a influncia do emprego industrial, pois estas variveis so pouco significativas. Naturalmente a nvel portugus as disparidades em termos de desemprego e produtividade so menores do que a nvel europeu. A inflao tem um efeito significativamente positivo sobre os salrios nominais, como seria de esperar. QUADRO 2: RESULTADOS PARA AS REGIES PORTUGUESAS
PERODO EI TI CICLOS PR DE 1986/95 (1) -3.80 (0.40)** 0.66 (0.38)* 0.89 (0.23)** 1986/95 (2) -2.97 (0.70)** 2.23 (0.34)** 0.25 (0.17) 0.14 (0.49)*

_ 0.89 0.90 R 1.45 1.48 DW 50 50 N OBS NOTA: Desvio padro entre parnteses. ** traduz significncia a 5%. * traduz significncia a 10%.

15

Face escassez de observaes, apenas de 1986 a 1995 e muito agregadas em cinco regies/ano, optmos por complementar os dados do Quadro 2 com a apresentao grfica do comportamento das duas sries base estudadas no ponto anterior, isto , da percentagem de mo-de-obra industrial e dos rcios salariais. No apndice, os Grficos 1 a 5 representam o comportamento temporal das duas sries, enquanto os Grficos 6 a 10 mostram as combinaes atingidas em cada ano. Evidentemente, a mesma anlise aplicar-se-ia a qualquer regio das amostras anteriores. Conclui-se que o comportamento das cinco regies , de facto, diversificado. As regies Norte e Centro registam um ligeiro decrscimo da percentagem de mo-de-obra industrial at 1987, da uma inflexo at 1989 e desde ento uma tendncia ligeira de decrscimo. Em Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo a inflexo ocorre em 1988, com este ltimo a registar flutuaes bem mais vincadas. Finalmente, o Algarve a nica regio com uma tendncia pronunciadamente crescente. Pelo contrrio, talvez devido influncia de factores de dimenso nacional, os rcios salariais parecem mostrar uma flutuao semelhante em todas as regies: reduo at 1989, aumento em 1990/92 e nova reduo desde ento. Da perspectiva empregue ao longo do trabalho, detectamos trs perodos distintos: convergncia em 1986/89, divergncia em 1990/92 e convergncia em 1993/95. Tendo em conta uma relao estreita entre a ocorrncia de recesso na UE e o momento em que Portugal atingido, estes trs perodos identificam-se grosso modo com uma sequncia expanso/recesso/expanso, ideia que j foi expressa no trabalho. De qualquer forma, a anlise grfica utilizada no permite, como seria o caso de um estudo economtrico, diferenciar o impacto dos ciclos, por um lado, e do peso relativo da mo-de-obra, por outro, sobre os rcios salariais. Embora no controlando os efeitos de outras variveis, relevante encontrar o coeficiente de correlao entre as duas sries representadas nos Grficos 1 a 5: Norte (0.16), Centro (-0.48), Lisboa e Vale do Tejo (-0.29), Alentejo (-0.59) e Algarve (-0.91). Este coeficiente , em geral, negativo, corroborando o sinal encontrado no Quadro 1. Cremos, contudo, que uma correlao de natureza linear mascara uma relao bem visvel nos Grficos 6 a 10 e que se caracteriza pelo facto de cenrios de convergncia e de divergncia se sucederem no tempo. Para que fosse detectvel uma tendncia num ou noutro sentido impor-se-ia a anlise de sries longas, as quais no existem escala regional.

16

Esta , pois, a anlise possvel, que esperamos venha a ser complementada no futuro, com estatsticas regionais mais completas e rigorosas.

5. COMENTRIOS FINAIS

Neste artigo procurmos frisar o facto de no se dever tomar a convergncia regional como um dado adquirido, colocando a hiptese de poder ocorrer temporariamente divergncia, mesmo num cenrio global de convergncia. Dito de outra forma, possvel que, como defende Krugman, ocorra divergncia regional, mesmo que posteriormente seguida de convergncia. De acordo com este autor, o processo de integrao actua sobre a convergncia regional essencialmente atravs da variao dos custos de transporte, vistos de uma forma lata como todo o conjunto de custos que onera as mercadorias consumidas num local geograficamente distinto do local de produo, ou seja, entendidos em sentido lato como qualquer barreira ao comrcio entre diferentes regies. A interaco entre custos de produo e custos de transporte far naturalmente surgir uma relao em U entre a percentagem de mo-de-obra industrial e o rcio de salrios reais, de forma que alguma integrao acarretar divergncia, mas o aprofundar da integrao dar origem a convergncia entre as regies participantes no processo. Existir um nvel crtico para o qual passamos de uma situao de divergncia a uma situao de convergncia. Estudmos, utilizando dados em painel, a situao das regies europeias e das regies portuguesas relativamente existncia, ou no, de efeitos de aglomerao, concluindo por uma relao negativa entre percentagem de mo-de-obra industrial e rcio salarial relativamente regio lder at 1985. Este primeiro resultado significa que, medida que as indstrias se concentram numa regio, usufruindo de economias de escala, e que os trabalhadores acorrem a essa regio, o seu rcio salarial tende a diminuir. Dito de outra forma, os rcios salariais so to menores quanto mais indstria uma regio j detm, isto , verifica-se uma tendncia divergncia regional. No entanto, desde ento, e isolando os efeitos da produtividade e desemprego regionais, duas situaes distintas ocorrem. Quando consideramos uma amostra de regies europeias, a relao negativa entre indstria e rcios salariais desaparece. Este segundo resultado pode ser interpretado de duas formas: ou a divergncia regional deixou de verificar-se a partir de 1986 ou o modelo de Krugman

17

s vlido na sua especificao mais simples. , portanto, incompleto no que respeita explicao dos mecanismos de convergncia. Por outro lado, quando apenas consideramos regies portuguesas, a relao de divergncia mantm-se, o que podemos explicar pela relativa homogeneidade das taxas de desemprego e produtividade no territrio nacional. No entanto, face escassez de dados estatsticos regionais (um problema com o qual nos debatemos no decurso da pesquisa) no seria legtimo conferir um carcter absoluto a estes resultados. A tendncia para a convergncia ou divergncia regional deveria ser estudada no muito longo prazo e utilizando uma amostra de regies europeias mais completa e equilibrada. Por isso somos da opinio que, analisando um perodo menos longo de tempo e amostras mais incompletas, perfeitamente possvel encontrar perodos de convergncia aos quais se sucedem perodos de divergncia e vice-versa. Estas flutuaes esto, em geral, intimamente associadas aos ciclos econmicos. De qualquer forma, ser sempre de incentivar qualquer iniciativa que impea uma aglomerao industrial catastrfica, ou, por outras palavras, de forma a induzir localizao de pelo menos determinados ramos industriais na periferia e, no limite, fazer com que estruturas sectoriais da populao semelhantes conduzam a remuneraes tambm semelhantes.

18

REFERNCIAS

Abraham e Van Rompuy (1995), "Regional Convergence in the European Monetary Union", Papers in Regional Science: The Journal of the RSAI, 74 (2), pp. 125-142 Armstrong, H. (1995a), "Convergence Among Regions of the European Union, 19501990", Papers in Regional Science: The Journal of the RSAI, 74 (2), pp. 143-152 Armstrong, H. (1995b), "An Appraisal of the Evidence from Cross-sectional Analysis of the Regional Growth Process within the EMU", in Convergence and Divergence among European Regions, ed. Armstrong e Vickerman, Pion Baldwin, R. e R. Forslid (1998), "Trade and Growth: any Unfinished Business?", European Economic Review, 42, 695-703 Barro, R. e Sala-i-Martin, X. (1991), "Convergence Across States and Regions", Brookings Papers on Economic Activity, 2, pp. 107-158 Barro, R. e Sala-i-Martin, X. (1992), "Convergence", Journal of Political Economy, 100 (2), pp. 223-251 CEC (1991), The Regions in the 1990s - Fourth Periodic Report on the Social and Economic Situation and Development of the Regions of the EC, Brussels, OOPEC Christaller, W. (1993), Central Places in Southern Germany, Jena, Fischer Dewhurst e Mutis-Gaitan (1995), "Varying Speeds of Regional GDP per capita Convergence in the EU, 1981/91", in Convergence and Divergence among European Regions, ed. Armstrong e Vickerman, Pion Dixit, A. (1987), "Strategic Aspects of Trade Policy", in Truman Bewley (ed.), Advances in Economic Theory: Fifth World Congress, Cambridge (UK): Cambridge University Press, 329-62 Dixit, A. e Stiglitz, J. (1977), "Monopolistic Competition and Optimum Product Diversity", American Economic Review, 67, pp. 297-308 Emerson, Gros, Italianer, Pisani-Ferry e Reichenbach (1992), One Market, One Money, Oxford, Oxford University Press Fujita, M. (1988), "A Monopolistic Competition Model of Spatial Agglomeration: a Differentiated Product Approach", Regional Science and Urban Economics, 18, 87124

19

Fujita, M. e P. Krugman (1995), "When is the Economy Monocentric? Von Thnen and Chamberlin Unified", Regional Science and Urban Economics, 25, 505-28 Fujita, M. e J.-F. Thisse (1996), "Economics of Agglomeration", Journal of the Japanese and International Economies, 10, 339-78 Helpman, E. e P. Krugman (1989), Trade Policy and Market Structure, Cambridge (MA): MIT Press Henderson, V. (1974), The Sizes and Types of Cities, American Economic Review, 64, 640-56 Hsiao, C. (1991), Analysis of Panel Data, Cambridge University Press Isserman, A. (1996), "Its Obvious, Its Wrong and Anyway They Said It Years Ago? Paul Krugman on Large Cities", International Regional Science Review, 19, 37-48 Krugman, P. (1991), "Increasing Returns and Economic Geography", Journal of Political Economy, 99 (3), pp. 483-499 Krugman, P. (1993), "The Lessons of Massachussets for EMU", in Adjustment and Growth in the EMU, ed. Torres e Giavazzi, pp. 241-269 Krugman, P. (1998), Whats New about the New Economic Geography, Oxford Review of Economic Policy, 14, 7-17 Krugman, P. e Venables, A. (1990), "Integration and the Competitiveness of Peripheral Industry", in Unity with Diversity within the EC: The Community's Southern Frontier, eds. Braga de Macedo e Bliss, pp. 56-75, Cambridge University Press Krugman, P. e Venables, A. (1995), "Globalization and the Inequality of Nations", Quarterly Journal of Economics, 110 (4), pp. 857-880 Krugman, P. e Venables, A. (1996), "Integration, Specialization and Adjustment", European Economic Review, 40, pp. 959-967 Lsch, A. (1940), The Economics of Location, Jena, Fischer Lucas, R. (1988), "On the Mechanics of Economic Development", Journal of Monetary Economics, 22 (1), pp. 3-42 Martin, R. (1999), "The New "Geographical Turn" in Economics: Some Critical Reflections", Cambridge Journal of Economics, 23, 65-91

20

Martin, R. e Sunley, P. (1996), "Paul Krugman's Geographical Economics and its Implications for Regional Development Theory: a Critical Assessment", Economic Geography, 72(3), pp. 259Molle, van Holst e Smit (1980), Regional Disparity and Regional Development in the EC, Farnborough, Saxon House Molle e van Haselen (1980), Regional Disparity and Assisted Areas in a EC of Twelve, Netherlands Economic Institute, Foundation of Empirical Economic Research, 22, Rotterdam Molle (1994), The Economics of European Integration: Theory, Practice, Policy, Darthmouth, Aldershot NEI (1992), "New Location Factors for Mobile Investment in Europe", CEC Regional Development Studies, n 6, Luxembourg Ottaviano, G. e D. Puga (1998), "Agglomeration in the Global Economy: a Survey of the New Economic Geography", World Economy, 21, 707-31 Samuelson, P. (1954), "The Transfer Problem and Transport Costs", Economic Journal, 64, 264-89 Scitovsky, T. (1954), "Two Concepts of External Economies", Journal of Political Economy, 62, 143-51 Venables (1996), "Equilibrium Location With Vertically Linked Industries", Journal of International Economics

21

APNDICE GRFICO 1: EVOLUO DOS SALRIOS E % DE EMPREGO INDUSTRIAL NO NORTE


1986 0. 45 1987 0. 4 1988 0. 35 1989 0. 3 1990 0. 25 1991 0. 2 1992 1993 0. 15 1994 0. 1 1995 0. 05 0 % Trpt 11 0. 419272 0. 406163 0. 41408 0. 437444 0. 42304 0. 414153 0. 407967 0. 403374 0. 399829 0. 397023 Salpt 11 0. 140681 0. 141792 0. 14159 0. 123453 0. 128064 0. 139184 0. 148546 0. 127705 0. 120629 0. 110417

% Tr pt 11 Salpt 11

GRFICO 2: EVOLUO DOS SALRIOS E % DE EMPREGO INDUSTRIAL NO CENTRO


1986 0. 35 1987 1988 0. 3 1989 0. 25 1990 1991 0. 2 1992 1993 0. 15 1994 0. 1 1995 0. 05 0 % Trpt 12 0. 284339 0. 280393 0. 290221 0. 325949 0. 317479 0. 313063 0. 310635 0. 309383 0. 308911 0. 308993 Salpt 12 0. 145028 0. 153579 0. 152619 0. 114538 0. 142654 0. 155839 0. 161923 0. 138855 0. 134097 0. 121844

% Tr pt 12 Salpt 12

22

GRFICO 3: EVOLUO DOS SALRIOS E % DE EMPREGO INDUSTRIAL EM LX/VALE DO TEJO


1986 0. 3 1987 0. 25 1988 1989 0. 2 1990 1991 0. 15 1992 1993 0. 1 1994 0. 05 1995 0 % Trpt 13 0. 284409 0. 28735 0. 274142 0. 29981 0. 285713 0. 274613 0. 26508 0. 256541 0. 248707 0. 24141 Salpt 13 0. 176609 0. 177858 0. 190379 0. 16006 0. 203058 0. 223198 0. 234234 0. 208956 0. 189513 0. 17805

% Tr pt 13 Salpt 13

GRFICO 4: EVOLUO DOS SALRIOS E % DE EMPREGO INDUSTRIAL NO ALENTEJO


1986 0. 3 1987 0. 25 1988 1989 0. 2 1990 1991 0. 15 1992 1993 0. 1 1994 0. 05 1995 0 % Trpt 14 0. 19056 0. 181601 0. 175428 0. 250332 0. 22741 0. 210289 0. 196214 0. 184079 0. 173325 0. 163626 Salpt 14 0. 16858 0. 18334 0. 171427 0. 093942 0. 145926 0. 155277 0. 190347 0. 165953 0. 147187 0. 141002

% Tr pt 14 Sal pt 14

GRFICO 5: EVOLUO DOS SALRIOS E % DE


1986 0. 3 1987 0. 25 1988 1989 0. 2 1990 1991 0. 15 1992 1993 0. 1 1994 0. 05 1995 0 % Trpt 15 0. 18083 0. 184662 0. 197588 0. 193713 0. 198475 0. 207014 0. 21788 0. 230574 0. 244901 0. 260801 Salpt 15 0. 130562 0. 137775 0. 145632 0. 122471 0. 12968 0. 123741 0. 131229 0. 095247 0. 072506 0. 06157

EMPREGO INDUSTRIAL NO ALGARVE

% Tr pt 15 Sal pt 15

23

GRFICO 6: RELAO SALRIOS - % DE EMPREGO INDUSTRIAL NO NORTE


0. 419272 0. 140681 0. 0. 0. 406163 16 141792 0. 0. 41408 0. 14159 14 0. 437444 0. 123453 0. 12 0. 42304 0. 128064 0. 0. 0. 4141531 139184 08 148546 0. 0. 0. 407967 0. 0. 0. 403374 06 127705 0. 0. 0. 399829 04 120629 0. 397023 0. 110417 0. 02 0 0. 395 0. 4

0. 405

0. 41

0. 415

0. 42

0. 425

0. 43

0. 435

0. 44

% Tr pt 11

GRFICO 7: RELAO SALRIOS - % DE EMPREGO INDUSTRIAL NO CENTRO


0. 284339 0. 145028 0. 280393 0. 0. 18 153579 0. 290221 0. 0. 16 152619 0. 325949 0. 0. 14 114538 0. 317479 0. 0. 12 142654 0. 313063 0. 155839 0. 1 0. 310635 0. 161923 0. 08 0. 309383 0. 138855 0. 06 0. 308911 0. 134097 0. 04 0. 308993 0. 121844 0. 02 0 0. 28

0. 29

0. 3 % T r pt 12

0. 31

0. 32

0. 33

24

GRFICO 8: RELAO SALRIOS - % DE EMPREGO INDUSTRIAL EM LISBOA E VALE DO TEJO


0, 284409 0, 0, 28735 25 0, 274142 2 0, 0, 29981 0, 285713 15 0, 0, 274613 0, 26508 0, 1 0, 256541 0, 0, 248707 05 0, 24141 0 Sal pt1 0, 176609 0, 177858 0, 190379 0, 16006 0, 203058 0, 223198 0, 234234 0, 208956 0, 189513 0, 17805 0 0, 05 0, 1 0, 15 %T
0. 19056 0. 1816012 0. 0. 175428 0. 18 0. 250332 0. 16 0. 0. 22741 14 0. 12 0. 210289 0. 0. 1962141 0. 08 0. 184079 0. 06 0. 173325 0. 04 0. 163626 0. 02 0 0. 16858 0. 18334 0. 171427 0. 093942 0. 145926 0. 155277 0. 190347 0. 165953 0. 147187 0. 141002

0, 2 t 13

0, 25

0, 3

GRFICO 9: RELAO SALRIOS - % DE EMPREGO INDUSTRIAL NO ALENTEJO

0. 05

0. 1

0. 15 % T r pt 14

0. 2

0. 25

0. 3

GRFICO 10: RELAO SALRIOS - % DE


0. 18083 0. 0. 184662 16 0. 0. 197588 14 0. 193713 0. 12 0. 198475 0. 0. 2070141 0. 08 0. 21788 0. 0. 230574 06 0. 0. 244901 04 0. 260801 0. 02 0 0. 130562 0. 137775 0. 145632 0. 122471 0. 12968 0. 123741 0. 131229 0. 095247 0. 072506 0. 06157

EMPREGO INDUSTRIAL NO ALGARVE

0. 05

0. 1

0. 15 % Tr pt 15

0. 2

0. 25

0. 3

25

Lista de documentos de trabalho publicados pelo Centro de Estudos da Unio Europeia(CEUNEUROP)

Ano 2000

Alfredo Marques-Elias Soukiazis(2000). Per capita income convergence across countries and across regions in the European Union. Some new evidence. Documento de trabalho N1. Elias Soukiazis(2000). What have we learnt about convergence in Europe? Some theoretical and empirical considerations. Documento de trabalho N2. Elias Soukiazis(2000). Are living standards converging in the EU? Empirical evidence from time series analysis. Documento de trabalho N3. Elias Soukiazis(2000). Productivity convergence in the EU. Evidence from cross-section and time-series analyses. Documento de trabalho N4. A. Rogrio Leito(2000). A jurisdicionalizao da poltica de defesa do sector txtil da economia portuguesa no seio da Comunidade Europeia: ambiguidades e contradies. Documento de trabalho N5. Pedro Cerqueira(2000). Assimetria de choques entre Portugal e a Unio Europeia. Documento de trabalho N6.

26

You might also like