You are on page 1of 6

Laboratrio de Fsica II Experimento 9: Efeito Fotoeltrico

Autores:

Jean Marcelo Barroncas Lays Hellen Marques

Objetivos: Observar e estudar o comportamento do eletroscpio quando carregado


de diferentes formas e tambm sob a ao de luz ultravioleta.

Parte Terica
A emisso de eltrons por uma substncia, quando iluminada por radiao eletromagntica conhecida como efeito fotoeltrico. O efeito fotoeltrico foi observado pela primeira vez em 1887 pelo fsico alemo Heinrich Rudolph Hertz (1857 1894) o qual notou, enquanto estudava as caractersticas de radiao das descargas oscilatrias, que uma descarga de centelha ocorria com mais facilidade, entre duas esferas carregadas, quando as mesmas eram iluminadas por outra descarga de centelha. Ao mesmo tempo, outros investigadores descobriram que placas de zinco carregadas negativamente perdiam sua carga ao serem iluminadas pela radiao ultravioleta de uma lmpada de arco, o que no acontecia com as placas de carga positiva. O fenmeno fotoeltrico persiste mesmo quando o tubo evacuado a uma presso baixssima, indicando que os portadores de carga no so os ons gasosos, alm disso experincias empregando campos magnticos na regio entre o fotocatodo, nome dado ao eletrodo que emite eltrons, e o outro eletrodo mostraram que a corrente consistia em um fluxo partculas carregadas negativamente, as quais se sugeriram que fossem eltrons, visto que tal partcula j havia sido estudada por Thomson, que eram liberados do fotocatodo como resultado do ser bombardeio por luz ultravioleta. Tal fato foi confirmado mais tarde por Lenard, em 1900, que mediu a razo (e/m) das partculas fotoeltricas mostrando que esta era a mesma que para os eltrons. O efeito fotoeltrico consiste na emisso de eltrons pela matria sob a ao da luz. Para se observar o efeito fotoeltrico , conveniente utilizar um eletroscpio de folhas (fig.1). No eletroscpio monta-se uma lmina de zinco. Se a lmina estiver carregada positivamente, a sua iluminao, por exemplo com a ajuda de um arco voltaico, no influi na velocidade de descarga do eletroscpio. No entanto, se a lmina estiver carregada negativamente, o feixe de luz do arco descarrega o eletroscpio com grande rapidez. Este fato s pode ser explicado de uma maneira. A luz provoca a emisso de eltrons pela superfcie da lmina. Quando a lmina est carregada negativamente, repele os eltrons e o eletroscpio descarrega-se. Quanto est carregado positivamente, os eltrons emitidos sob a ao da luz so atrados e voltam ao eletroscpio. por esta razo que a carga do eletroscpio no varia.

Fig. 1 No entanto, quando o feixe de luz interceptado por um vidro normal, a lmina carregada deixa de perder eltrons, independentemente da intensidade do feixe de luz. Como conhecido que o vidro absorve os raios ultravioletas, pode concluir-se que precisamente a parte ultravioleta do espectro que provoca o efeito fotoeltrico. Este fato, apesar de simples, no pode ser explicado com base na teoria ondulatria da luz. No se compreende porque que as ondas de luz de pequena freqncia no provocam a emisso de eltrons mesmo nos casos em que a amplitude da onda, e, portanto, a fora com que ela atua nos eltrons, grande. Leis do efeito fotoeltrico Para se obter uma idia mais completa sobre o efeito fotoeltrico necessrio determinar de que que depende o nmero de eltrons (foto eltrons) emitidos, sob a ao da luz, por uma superfcie e a velocidade ou energia cintica desses eltrons. Com este objetivo foram levadas a cabo investigaes experimentais, que passamos a descrever. Colocam-se dois eltrodos num balo de vidro do qual se retirou previamente o ar (fig. 2). Num dos eltrodos, atravs de uma "janela" de quartzo, transparente no s para a luz visvel como tambm para a radiao ultravioleta, incidem os raios de luz. Com a ajuda de um potencimetro faz-se variar a diferena de potencial entre os eltrodos, medindo-a por meio de um voltmetro. O plo negativo da pilha liga-se ao eltrodo iluminado. Sob a ao da luz, este eltrodo emite eltrons que, ao movimentarem-se no campo eltrico, criam corrente eltricas. Quando o potencial pequeno, nem todos os eltrons atingem o outro eltrodo. Se aumentar a diferena de potencial entre os eltrodos e no se alterar o feixe de luz, a intensidade da corrente aumenta, atinge o valor mximo, depois do que deixa de crescer (fig. 3). O valor mximo da intensidade da corrente Is chama-se corrente de saturao. A corrente de saturao determinada pelo nmero de eltrons emitidos num segundo pelo eletrodo iluminado. Mudando, nesta experincia, o feixe luminoso, determinou-se que o nmero de eltrons emitidos pela superfcie do metal num segundo diretamente proporcional energia da onda de luz, absorvida durante o mesmo intervalo de tempo. Neste fato no h nada de inesperado, j que quanto maior a energia do feixe de luz, mais eficaz se torna a sua ao. Passemos agora medio da energia cintico (ou velocidade) dos eltrons. No grfico da fig. 3, v-se que a intensidade da corrente fotoeltrica diferente de zero mesmo quando a diferena de potencial nula. Isto significa que, mesmo na ausncia de diferena de potencial, uma parte dos eltrons atinge o eltrodo direto (fig. 2). Se alterar a polaridade da bateria, a intensidade da corrente diminui at se anular, quando o potencial de polaridade inversa atinge o valor Up . Isto significa que os eltrons emitidos so detidos e forados a valor para trs, sob a ao do campo eltrico.

O potencial de paragem Up depende do valor mximo da energia cintica que os eltrons emitidos atingem sob a ao da luz. A medio do potencial de paragem e o teorema da energia cintica permitem calcular energia cintica mxima dos eltrons:

Verificou-se experimentalmente que o potencial de paragem no depende da intensidade da luz (energia transmitida ao eltrodo por unidade de tempo). No muda, portanto, tambm a energia cintica dos eltrons. Do ponto de vista da teoria ondulatria, este fato incompreensvel j que, quanto maior for a intensidade da luz, maiores so as foras que se exercem sobre os eltrons por parte do campo eletromagntico da onda luminosa e, portanto, mais energia deveria ser transmitida aos eltrons. Verificou-se experimentalmente que a energia cintica dos eltrons emitidos sob a ao da luz s depende da freqncia da luz. A energia cintica mxima dos fotoeltrons proporcional freqncia da luz e no depende da intensidade desta. O efeito fotoeltrico no se verifica quando a freqncia da luz menor do que um dado valor mnimo Vmin , dependente do material do eltrodo.

Fig. 2

Fig. 3 Teoria do Efeito Fotoeltrico No resultou nenhuma das tentativas, feitas no sentido de explicar o efeito fotoeltrico com base nas leis de Maxwell (segundo as quais a luz uma onda eletromagntica distribuda continuamente no espao). Era impossvel compreender porque que a energia dos eltrons fotoeltricos determinada apenas pela freqncia da luz, nem perceber a causa pela qual s quando o comprimento de onda pequeno a luz se torna capaz de arrancar eltrons. O esclarecimento do efeito fotoeltrico foi dado em 1905 por Alberto Einstein que desenvolveu a idia de Planck sobre a emisso intermitente de luz. Nas leis experimentais do efeito fotoeltrico, Einstein viu uma prova evidente de que a luz tem uma estrutura intermitente e absorvida em pores independentes. A energia E de cada uma das pores de emisso, de acordo com a hiptese de Planck, proporcional freqncia. E = hf , onde h a constante de Planck. (1) O fato de, como provou Planck, a luz ser emitida em pores, ainda no constitui uma confirmao definitiva do carter descontnuo da estrutura da prpria

luz. Repara-se que a chuva tambm cai na terra sob a forma de gotas, o que no quer dizer que a gua nos rios e lagos sejam constitudas por gotas, isto , quantidades pequenas independentes. Apenas o efeito fotoeltrico permite pr em evidncia a estrutura descontnua da luz: a poro de energia luminosa E = hv contnua a manter a sua integridade, de tal modo, que essa dada poro de luz, quando absorvida, tem de absorver-se toda de uma vez. A energia E de cada uma das pores de emisso dada pela frmula (1). A energia cintica do eltron fotoeltrico pode ser calculada aplicando a lei da conservao de energia. A energia de uma poro de luz , hf permite realizar o trabalho de arranque W, isto , o trabalho indispensvel para arrancar um eltron do seio do metal e comunicar-lhe certa energia cintica. Por conseguinte, (2) Esta equao permite esclarecer todos os fatos fundamentais relacionados com o efeito fotoeltrico. A intensidade da luz, segundo Einstein, proporcional ao nmero de quantos (pores) de energia contida no feixe luminoso e, por conseguinte, determina o nmero de eltrons arrancados da superfcie metlica. A velocidade dos eltrons, conforme (2) , dada apenas pela freqncia da luz e pelo trabalho de arranque, que depende da natureza do metal e da qualidade da sua superfcie. Atenda-se a que a velocidade dos eltrons no depende da intensidade da luz. Para uma dada substncia, o efeito fotoeltrico pode observar-se apenas no caso de a freqncia f da luz ser superior ao valor mnimo f min . Convm reparar que para se poder arrancar um eltron do metal, mesmo sem lhe comunicar energia cintica, h que realizar o trabalho de arranque W. Portanto, a energia de um quanto ( quantum) deve ser superior a este trabalho: hf > W A freqncia limite f min tem o nome de limite vermelho do efeito fotoeltrico e calcula-se pela seguinte frmula:

O trabalho de arranque W depende da natureza da substncia. Portanto, a freqncia limite f min do efeito fotoeltrico (dito limite vermelho) varia de substncia para substncia. Por exemplo, ao limite vermelho do zinco corresponde o comprimento de onda l Max = 3,7 . 10-7 m (radiao ultravioleta). precisamente por isso se explica o fato de efeito fotoeltrico cessar quando se interpe uma lmina de vidro, capaz de deter raios ultravioletas. Atravs da equao de Einstein (2) possvel calcular a constante de Planck h. Para tal h que determinar experimentalmente a freqncia v da luz, o trabalho de arranque W e avaliar a energia cintica dos eltrons fotoeltricos. Avaliaes e clculos apropriados mostram que h = 6,63 x 10-34 J.s.

Parte Experimental
Primeiramente, limpou-se muito bem a superfcie da placa de descarga (zinco) com a palha de ao e no se tocou mais na superfcie. Depois se encostou esta superfcie da placa de descarga no Gerador de Van der Graaff, e com muito cuidado para no descarreg-la posicionou-se o eletroscpio a 15cm da fonte luminosa com ultravioleta. Abriu-se a proteo pendular da janela lateral da fonte luminosa ainda com a fonte desligada e colocou-se a placa de filtro UV, ligou-se a fonte e depois se retirou a placa de filtro UV e observou-se o que aconteceu com o eletroscpio. Na segunda parte do experimento, deixou-se a placa de descarga a uma distncia no muito grande do gerador de Van der Graaff e colocou-se a esfera menor do Gerador na parte posterior da placa de descarga, e novamente com muito cuidado para no descarreg-la posicionou-se o eletroscpio a 15cm da fonte luminosa com ultravioleta. Abriu-se a proteo pendular da janela lateral da fonte luminosa e colocou-se a placa de filtro UV, ligou-se a fonte e depois se retirou a placa de filtro UV e observaram-se mais uma vez o que aconteceu com o eletroscpio.

Concluso
O efeito fotoeltrico consiste basicamente, na emisso de eltrons induzida pela ao da luz. Como realizado no experimento, bastou-se utilizar uma placa de zinco conectada a um eletroscpio sofrendo a ao de raios ultravioletas. Na primeira parte do experimento, notamos que no ocorreu nenhuma mudana no eletroscpio, isto se deve ao fato de que a placa de zinco estava carregada positivamente o que faz com que a velocidade de descarga do eletroscpio no se modifique. Na segunda parte, notamos que rapidamente o eletroscpio se desloca, fato este devido placa de zinco estar carregada negativamente, por isso o eletroscpio se modifica. Os dois resultados so consistentes com a interpretao de que a luz provoca emisso de eltrons quando interage com a placa de zinco. Se a placa est carregada negativamente, os eltrons so removidos e o eletroscpio se descarrega, por outro lado se a placa est carregada positivamente, os eltrons emitidos pela ao da luz ultravioleta so atrados e voltam placa, em conseqncia o tempo de descarga do eletroscpio no varia e continua carregado.

Referncias Bibliogrficas
1Sears,

R. & Zemansky, Wher., Modern University Physics Part 2, Captulo XXVII, Editora Addison Wesley, Philadelphia, 1960.
2 EISBERG,

R., RESNICK, R. O efeito fotoeltrico. In:__. Fsica Quntica: tomos, molculas, slidos, ncleos e partculas. 17a tiragem, Rio de Janeiro: Editora Campus, 1979, Cap. 4, p. 40, 51-54.
3

http://www.algosobre.com.br/fisica/efeito-fotoeletrico-e-seu-teorema.html. Acessado em 06 de dezembro de 2011.

You might also like