You are on page 1of 4

1126

Trabalho 723 - 1/4

PERFIL

SCIO-DEMOGRFICO E NO

GINECOLGICO DE

DE

PORTADORAS

PORTADORAS

DOENAS

SEXUALMENTE TRANSMISSVEIS Coelho, Cssia FernandesI; Costa, Lllian de QueirozII; Oliveira, Roberta GrangeiroII; Vasconcelos, Camila Teixeira MoreiraIII; Pinheiro, Ana Karina BezerraIV; Alves, Maria Dalva SantosV. Introduo: As Doenas Sexualmente Transmissveis (DST) representam um problema de grande importncia na sade pblica, principalmente, nos pases em desenvolvimento, onde as condies de vida de grande parcela da populao tornam-se fatores predisponentes para a morbi-mortalidade relacionada s DST. A Organizao Mundial de Sade estimou em 1990, que ocorressem anualmente, no Brasil, cerca de 12 milhes de casos novos de DST curveis (sfilis, gonorria, tricomonase e clamdia). No Brasil, so escassos os dados epidemiolgicos relativos s DST, pois apenas a Sndrome da Imunodeficincia Adquirida (Aids), a sfilis congnita e a sfilis na gestao so de notificao compulsria 2. Com relao ocorrncia de DST no sexo feminino, autores sugerem que as mulheres esto especialmente vulnerveis infeco Aids/DST seja porque, alm da maior vulnerabilidade biolgica, elas tambm so historicamente oprimidas, subjugadas e tem poder limitado nas relaes afetivo-sexuais ou porque escolhem, em algum momento do relacionamento, submeterem-se conscientemente s escolhas, decises ou desejos do parceiro3. Alm disso, quando existe suspeita de DST, elas so mais difceis de serem diagnosticadas no sexo feminino 4. Dessa maneira, podemos inferir que estudos de prevalncia so importantes para detectar a magnitude do problema, haja vista a dificuldade de mensurao dessas patologias. Alm disso, quando associados a estudos de caracterizao, permitem o conhecimento do perfil dessa clientela, facilitando o desenvolvimento
Acadmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Cear UFC. E-mail: cassia_fernandes@hotmail.com II Acadmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Cear UFC. II I Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Cear UFC. Bolsista PROPAG. IV Enfermeira, Doutora em Enfermagem e Professora Adjunto III do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Cear UFC. V Enfermeira. Doutora em Enfermagem e Professora Adjunto I do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Cear UFC.
I

1127

Trabalho 723 - 2/4

de estratgias direcionadas e adequadas s necessidades dessa populao. Objetivo: Descrever os aspectos scio-demogrficos, sexuais e reprodutivos de mulheres portadoras e no portadoras de DST. Metodologia: O presente estudo do tipo descritivo, documental e retrospectivo, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada em um Instituto de Preveno do Cncer (IPC), situado na cidade de Fortaleza-CE. Para compor a amostra, inicialmente, foram selecionados todos os pronturios disponibilizados e escolhidos pelo Servio de Arquivo Mdico e Estatstico (SAME) no perodo da coleta de dados, o que correspondeu a uma amostra de 269 pronturios que aps apreciao inicial, foram sendo excludos de acordo com critrios pr-estabelecidos, resultando em um total de 200 pronturios. Para obteno dos dados foi utilizado um instrumento estruturado e a coleta aconteceu em novembro e dezembro de 2008. Foi utilizado o Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) verso 13.0 para o armazenamento e codificao das variveis. Na anlise estatstica foi aplicado o clculo da freqncia das variveis definidas e o teste do X, adotando um nvel de significncia menor que 0.05. Os aspectos ticos e legais foram respeitados segundo a Resoluo n 196/96. Resultados: Foi verificado que a maioria (70,5%) das participantes do estudo no apresentou DST, enquanto que 29,5% das mulheres foram diagnosticadas com alguma doena. A faixa etria do grupo com DST variou de 15 a 60 anos, com uma mdia de idade de 30,9 anos, enquanto que nas participantes sem tais doenas os extremos de idade foram maiores, 17 e 80 anos, com uma mdia de idade superior, 38,6 anos. A maioria das mulheres com DST no moravam com o companheiro (56,0%), foi classificada com cor da pele no branca (89,8%), ganhava entre 1 e 3 salrios mnimos (79,7%) e tem entre 1 e 8 anos de estudo (72,9%). No grupo no portador o maior percentual de mulheres morava com seus companheiros (53,2%), eram no brancas (87,2%), recebiam entre 1 e 3 salrios (69,4%) e tinham entre 1 e 8 anos de estudo (73,1%). Na anlise estatstica apenas a faixa etria (p=0,000) demonstrou relao estatisticamente significativa com a presena de DST, sendo comprovado que as mulheres mais jovens, com menos de 30 anos, apresentaram mais DST do que as com maior idade. Tal situao pode est diretamente associada a comportamentos de risco freqentes entre os jovens, como: incio precoce das relaes sexuais, multiplicidade de parceiros,

1128

Trabalho 723 - 3/4

curiosidade e estmulos hormonais. Quanto s caractersticas ginecolgicas, a idade mdia da menarca foi semelhante nos dois grupos (com DST = 12,4 e sem DST = 12,6 anos), no sendo encontrada relao estatstica significativa com a presena de DST (p=0,695). O estudo encontrou um pequeno percentual de mulheres na menopausa, apenas 15,0%. Dessas, somente 04 (6,8%) eram portadoras de DST. Houve comprovadamente um maior percentual de mulheres fora do perodo da menopausa no grupo com DST (p= 0,035), reforando o dado da literatura de ser mais freqente a ocorrncia de DST na menacme. Foi constatado nas participantes um incio precoce da vida sexual com uma mdia de idade da primeira relao sexual de 16,67 anos. Do total de mulheres, 178 (89,0%) iniciaram a atividade sexual com menos de 20 anos e apenas 22 (11,0%) mais tardiamente. Com relao aos grupos pesquisados, a mdia de idade da iniciao sexual foi parecida, 16,7 anos nas portadoras de DST e 16,6 anos nas no portadoras (p=0,844). Na anlise por grupos, no foram encontradas diferenas entre o nmero de parceiros (p=0,938). No entanto, quando calculada a mdia de parceiros por mulher, tem-se que as mulheres com DST apresentaram em mdia 4,9 parceiros, enquanto a mdia nas no portadoras foi de 2,3, demonstrando uma diferena superior ao dobro. No referente ao uso de contraceptivos, a maioria das portadoras (32,2%) utilizava o anticoncepcional oral, enquanto a maior porcentagem (31,2%) das no portadoras eram laqueadas. Do total de mulheres que relataram fazer uso de algum mtodo, a grande maioria (70,8%) no utilizava o preservativo, o que preocupante medida que sabemos que tal mtodo a nico que previne as doenas de transmisso sexual. Concluso: Pode-se inferir que a caracterizao do perfil scio-demogrfico e ginecolgico de mulheres atendidas nos servios de sade torna-se essencial medida que pode identificar inmeros aspectos associados ao maior risco para a aquisio das DST e, principalmente, por proporcionar o melhor direcionamento da assistncia e do desenvolvimento de estratgias de promoo da sade oportunas para esse pblico alvo. Dessa maneira, os profissionais de sade devem est cientes do seu importante papel como agentes responsveis por essa caracterizao e, especialmente, como facilitadores de todo o processo de disseminao de informaes relacionadas sade sexual e reprodutiva que podero proporcionar a adequabilidade de comportamentos saudveis e seguros.

1129

Trabalho 723 - 4/4

Descritores: enfermagem; sade da mulher; perfil de sade; doenas sexualmente transmissveis. Referncias Bibliogrficas 1. Ministrio da Sade (BR). Secretaria de Vigilncia em Sade. Programa Nacional de DST e Aids. Prevalncias e freqncias relativas de Doenas Sexualmente Transmissveis (DST) em populaes selecionadas de seis capitais brasileiras, 2005 / Ministrio da Sade, Secretaria de Vigilncia em Sade, Programa Nacional de DST e Aids. Braslia (DF): MS, 2008. 2. Ministrio da Sade (BR). Secretaria de Vigilncia em Sade. Programa Nacional de DST e Aids. Manual de Bolso das Doenas Sexualmente Transmissveis / Ministrio da Sade, Secretaria de Vigilncia em Sade, Programa Nacional de DST e Aids. Braslia (DF): MS, 2005. 3. LISBOA MES. Vulnerabilidade da mulher frente s DST/HIV/AIDS. In: 4 HIVAids Virtual Congress; 2003 out 12-13. Lisboa (POR). Lisboa (POR): Associao Lusfona, 2003. 4. Codes JS, Cohen DA, Melo NA, Teixeira GG, Leal AS, Silva TJ, Oliveira MPR. Deteco de Doenas Sexualmente Transmissveis em ambientes clnicos e no clnicos na Cidade de Salvador, Bahia. Cad. Sade Pblica. 2006 fev; 22 (2).

You might also like