You are on page 1of 3

Tcnicas para estimular a memria

Votar

Resumo
Nos seres humanos, no h "uma" memria, e sim um conjunto de "vrios tipos" de memria localizados em regies diferentes do nosso crebro. Voc usa um tipo de memria para guardar um nmero de telefone, outro para saber como andar em bicicleta e outro para lembrar que Colombo descobriu a Amrica. Com o passar do tempo normal que voc tenha certa dificuldade para se lembrar de determinadas situaes, que precise de mais tempo para encontrar a palavra adequada ou para memorizar uma instruo ou uma aula. Alm disso a situao se complica com o estresse da vida cotidiana, que provoca uma reduo na ateno; com o maior nmero de eventos ou obrigaes para lembrar; com a facilidade de acesso informao registrada, e a conseqente perda do exerccio da memria. De qualquer forma, nem sempre o envelhecimento, como processo natural, inclui a deteriorao significativa da memria. Leia atentamente estes conselhos para manter e melhorar a sua memria.

Passos 1
No se aflija se no se lembrar de alguma coisa. Relaxe, liberte o pensamento. Esta ao simples

ajudar a desbloquear a memria e a informao vir quando voc menos esperar.

2
Preste muita ateno naquilo de que voc quer se lembrar, reflita sobre que tipo de coisa voc esquece, em que situao e em que estava pensando quando fazia essa atividade. comum voc acabar lembrando de algo porque simplesmente "estava pensando em outra coisa".

3
Utilize a repetio consciente de um fato para guardar melhor os conceitos.

4
Ao ser apresentado a algum, preste ateno no nome, nas caractersticas da pessoa, na voz, e repita o nome vrias vezes ao longo da conversa.

5
Para lembrar onde voc deixou um determinado objeto, tente visualizar o que voc estava fazendo no momento em que o estava usando. Coloque-se na situao novamente e a lembrana ficar mais prxima.

6
Para memorizar um fato ou uma situao, relacione-o com outro que voc conhece e de que se lembra perfeitamente. Mesmo que esse vnculo parea absurdo, a sua mente gravar com mais facilidade os dados, pessoas, imagens e acontecimentos.

7
Use todos os sentidos para acumular dados que o ajudem a se lembrar de uma determinada cena ou situao (imagens, cheiros, gostos, sensaes tteis, sons).

8
Escolha um lugar determinado para deixar os objetos de uso cotidiano, como as chaves do carro, culos, agenda, bolsa, pasta, carteira. Assim voc reforar a memria associando o objeto ao lugar.

9
Exercite os diferentes aspectos da sua memria: Crie o hbito de resolver as palavras cruzadas de jornais ou revistas. Tambm interessante tentar resolv-las em outro idioma que conhea. Para exercitar os procedimentos de deduo, tente resolver os quebra-cabeas de nmeros (Sudoku ou similares). Aprenda algo novo: idiomas, jogos dedutivos como xadrez ou bridge, a tocar um instrumento musical, uma dana. Leia textos de diversos autores atentamente e tente escrever um texto imitando o estilo de cada um. Acrescente a esta atividade redaes com o seu prprio estilo. Procure se lembrar das chamadas de um noticirio de televiso, depois de 15 minutos e no final do programa. Observe uma publicidade em uma revista e depois de 15 segundos tente se lembrar do produto, da marca, das cores predominantes e da cena global. Comente detalhadamente a temtica de um filme que voc tenha visto no dia anterior. Procure se lembrar da lista de compras associando cada produto por grupo ou pelo lugar no supermercado. No final do dia, tente se lembrar do que voc fez de maneira cronolgica e o mais detalhadamente possvel. Compre livros, jogos e videogames especficos para ajudar a melhorar a memria.

Importante
fundamental manter um estilo de vida saudvel que inclua a prtica de atividades fsicas e uma alimentao balanceada, com poucas gorduras saturadas e sdio, para evitar o excesso de peso. Reserve um tempo para atividades prazerosas, para relaxar ou simplesmente "no fazer nada". importante diminuir os nveis de estresse e de ansiedade. Existem numerosas doenas fsicas e psquicas que alteram a memria em geral, ou alguns dos seus "tipos". Se voc notar falhas na sua memria, consulte um mdico clnico, que decidir se voc deve ir a um especialista. Os programas mais eficazes para melhorar a memria incluem a exercitao integral de todos os seus tipos. Pratique sempre ao longo da vida todas as recomendaes acima, no apenas quando comear a perceber alguma falha na memria.

You might also like