You are on page 1of 4

Pregunta 1 (2.

0 puntos)
A combinao da reduo, a reciclagem, a reutilizao e a valorizao energtica a configurao tima de um conceito de gesto integrada de resduos. A partir dos contedos estudados na disciplina, comente esta afirmativa indicando processos que potencializem cada um desses elementos (reduo, reciclagem, reutilizao e valorizao energtica) na gesto dos resduos de sua cidade.

Ecuacin

Pregunta 2 (2.0 puntos)


Explique os objetivos, a importncia e os efeitos da valorizao dos Resduos Slidos Urbanos, comentando sinteticamente as formas e etapas desta valorizao em usinas de reciclagem.

Ecuacin

Pregunta 3 (1.2 puntos)


Explique as principais diferenas entre os depsitos de lixo a cu aberto (lixes), os aterros sanitrios controlados e os aterros sanitrios. Comente sobre o quadro da disposio final de resduos em sua cidade.

Pregunta 4 (0.4 puntos)


A destinao final dos resduos slidos urbanos pode realizar-se mediante vrios sistemas, um deles o aterro sanitrio. a. os aterros sanitrios controlados so atualmente a opo de tratamento que causa menor impacto ambiental. b. segundo a legislao, existem dois sistemas de aterro que so passveis de utilizao: o aterro sanitrio e o depsito a cu aberto (lixo ou vazadouro). c. convm situar os aterros a poucos metros dos centros urbanos, j que assim minimizam-se os custos de transporte. d. As zonas onde chove com frequncia apresentam mais inconvenientes para a instalao de aterros sanitrios que as zonas secas.

Pregunta 5 (0.4 puntos)


Os lixes (depsitos a cu aberto) so utilizados para a disposio final dos resduos slidos urbanos, na maioria dos municpios brasileiros.

a. Isto deve ser uma preocupao dos gestores municipais, que podem tratar este quadro implantando um aterro sanitrio controlado na rea atualmente utilizada como lixo. b. isto um problema grave, porm no possui atualmente alternativa tcnica para tratamento. c. isto no representa problema em municpios que possuem uma rea urbana pequena. d. isto deve ser uma preocupao dos gestores municipais, que podem tratar este quadro implantando um aterro sanitrio na rea atualmente utilizada como lixo.

Pregunta 6 (0.4 puntos)


Atualmente recomenda-se que a gesto dos resduos slidos urbanos (RSU) integre suas aes entre os diferentes tipos de resduos produzidos em uma cidade. a. Em uma cidade somente os resduos industriais so considerados especiais. b. A gesto integrada se otimiza a partir da combinao da reduo, da reciclagem, da reutilizao e da valorizao energtica dos resduos. c. Os resduos hospitalares so aqueles resduos biossanitrios suscetveis de originar um risco de contaminao biolgica. d. Para efetivao de um modelo de gesto integrada dos resduos slidos urbanos (RSU) a populao deve realizar a separao seletiva dos resduos nos domiclios.

Pregunta 7 (0.4 puntos)


O principal componente das cinzas resultantes nos processos de incinerao o: a. xido de enxofre. b. xido de ferro. c. xido de silcio. d. xido de clcio.

Pregunta 8 (0.4 puntos)


Dentre as principais desvantagens dos aterros sanitrios como mtodo de tratamento/disposio dos resduos slidos urbanos destacam-se: a. ineficincia no tratamento dos resduos, produo de efluentes lquidos e emisso de gases (Metano e CO2). b. alto investimento, maus odores e necessidade de grandes reas. c. possveis problemas de estabilidade no solo, baixa produo de efluentes e emisso de gases (CO2). d. maus odores, alto consumo de energia e necessidades de grandes reas.

Pregunta 9 (0.4 puntos)


Em uma incinerao com recuperao de calor: a. Os gases procedentes da combusto so sempre reaquecidos para que saiam pela chamin a uma temperatura superior do ambiente, evitando-se desta forma a ocorrncia de problemas na camada de inverso trmica. b. O mesmo calor recirculado para realizar a combusto. c. Os gases procedentes da combusto so esfriados antes de entrarem nos ciclones. d. os gases procedentes da combusto passam a um reaquecedor, sendo desta forma aproveitados no aquecimento da gua de uma caldeira e na produo de vapor a alta presso, que pode ser expandido em uma turbina e mover um alternador para produzir eletricidade.

Pregunta 10 (0.4 puntos)


A pirlise um sistema de incinerao utilizado com frequncia quando os resduos so de origem hospitalar. a. Consiste em uma combusto lenta e controlada dos resduos, gerando gases que, posteriormente, so totalmente oxidados em uma cmara de ps-combusto.

b. Mediante este sistema consegue-se minimizar a quantidade de elementos contaminantes. c. um procedimento trmico de valorizao energtica, com o que se pode aproveitar os gases quentes de sada para a produo de eletricidade. d. Todas as afirmaes anteriores so corretas.

Pregunta 11 (0.4 puntos)


A soluo para o problema dos resduos slidos urbanos passa pelo estabelecimento de uma srie de aes de gesto, que podem ser resumidas em: a. incinerao e reciclagem. b. aterro sanitrio e compostagem. c. maior conscientizao social. d. medidas de carter corretivo, preventivo e normativo.

Pregunta 12 (0.4 puntos)


Do ponto de vista esquemtico, a operao de um aterro sanitrio consiste em preencher com resduos as clulas utilizando-se os requisitos tcnicos especificados. Quando esta operao se encerra na totalidade da rea destinada para o aterramento de resduos, o aterro sanitrio deve ser fechado. a. A impermeabilizao da camada superior do aterro sanitrio visa a minimizao da produo de chorume. b. Depois do fechamento, o terreno situado sobre o aterro pode ser utilizado para construes diversas. c. O solo situado acima do aterro ser inutilizado para plantio, j que os gases de fermentao matariam as plantas. d. Quando se fecha um aterro sanitrio, automaticamente deixa de ser produzido biogs.

Pregunta 13 (0.4 puntos)


A tendncia atual de gesto dos resduos slidos urbanos persegue sua minimizao. a. A gesto integrada tima de um resduos slidos urbanos (RSU) implica combinar reduo, reciclagem, reutilizao e valorizao energtica, na medida do possvel. b. Os resduos slidos urbanos especiais so, de fato, resduos industriais. c. Os resduos hospitalares so aqueles resduos biossanitrios suscetveis de originar um risco de contaminao biolgica. d. O modelo misto na gesto integrada dos resduos slidos urbanos (RSU), implica que cada cidado tenha em seu domiclio cinco conteiners de lixos e realize uma separao seletiva dos resduos.

Pregunta 14 (0.4 puntos)


O custo econmico um fator importante que deve ser levado em conta na hora da coleta e classificao dos resduos slidos urbanos. a. Nas mesmas condies, sempre ser mais barato recolher papel ou papelo que um volume de pilhas ou de vidros. b. medida que aumenta o peso dos resduos por unidade de volume coletado, maior o custo de coleta. c. Na realidade, depende em maior parte do custo de incinerao, j que a fase de coleta a que incide em menos gasto. d. Nenhuma das anteriores est correta.

Pregunta 15 (0.4 puntos)


Antes da chegada de uma carga de resduos slidos urbanos a uma estao de transferncia, so delineadas vrias alternativas especficas para seu tratamento ou eliminao.

a. Lixiviao, tratamento de gases e reciclagem. b. Incinerao, inertizao e aterramento sanitrio. c. Aterro sanitrio, incinerao, recuperao e compostagem. d. Compostagem, incinerao e oxidao mida.

You might also like