You are on page 1of 2

RP 07 100/12.

96
Substitui: 08.96

Montagem, colocao em operao e manuteno de cilindros hidrulicos


1. Generalidades
1.1 Antes da colocao em operao de cilindros hidrulicos, devem-se observar as seguintes instrues: Catlogo correspondente Norma DIN 24346 Norma ISO 4413 3.2 Filtragem Uma filtragem confivel aumenta a durabilidade dos cilindros hidrulicos. Observar as recomendaes para o grau mximo de contaminao permitido para o fludo conforme NAS 1638, nos nossos catlogos. A presso diferencial permitida no elemento filtrante no poder ser ultrapassada. Recomendamos filtro com indicador de contaminao. Durante a troca do filtro deve-se observar alta limpeza Sujeira no lado da sada do filtro so conduzidas para o sistema e causam avarias. Contaminao no lado da entrada do filtro reduzem a durabilidade do elemento filtrante. 3.3 Desaerao Na operao sem presso, soltar o parafuso de desaerao ou ainda as conexes do fundo e do cabeote. Permitir a sada do ar. Encostar o parafuso de desaerao ou as conexes somente quando o ar estiver saindo sem bolhas. Apertar novamente os parafusos de desaeerao ou as conexes.

2. Montagem
2.1 Regras de montagem Antes da montagem do cilindro hidrulico na instalao, comparar o tipo do cilindro com os dados do pedido. Limpeza Na montagem do cilindro e periferia do mesmo Tubulaes e reservatrio devem ser limpos de: sujeira, carepa, areia, cavacos, etc. antes da montagem. Tubos curvados quente ou soldados precisam ser decapados, lavados e oleados. Na limpeza utilizar somente panos que no soltam fiapos ou papel especial. Elementos de vedao, como canhamo, massa ou fita vedante no so permitidos. 2.2 Posio de montagem Qualquer 2.3. Conexo eltrica Sensor de curso Chaves indutivas de aproximao A conexo eltrica dever ser consultada no catlogo correspondente.

4. Manuteno
4.1 Cilindros hidrulicos geralmente so isentos de manuteno; observar no entanto numa boa lubrificao dos mancais, como nas orelhas com bucha simples, orelhas de articulao, bem como na fixao basculante. 4.2 Em perodos curtos controlar a estanqueidade. 4.3 Troca de vedaes Vedaes em locais mveis so peas de desgaste. Quando o vazamento interno ou externo alcanar um valor no desejado, recomendamos enviar o cilindro hidrulico para a nossa fbrica, aqui na troca das vedaes tambm so controladas as guias, etc.

3. Colocao em operao
3.1 Fludo de Presso Observar recomendaes do catlogo. Observar faixas de presso e temperatura Controlar, se o fludo da instalao confere com o fludo permitido para o cilindro hidrulico. (Vide dados para encomenda no catlogo). Em geral podem ser utilizados: leo mineral (HL; HLP) conforme DIN 51524 Ester-fosfato (HFD-R) Outros fludos sob consulta! As temperaturas mximas permitidas pelo fabricante do fludo no devem ser ultrapassadas. Para garantir um comportamento de resposta constante, recomendado manter a temperatura do fludo constante (5C) .

5. Armazenagem
5.1 Requisito ao galpo de armazenagem: local seco, isento de poeira, isento de agentes corrosivos e vapores 5.2 Na armazenagem acima de 6 meses Preencher o cilindro hidrulico com leo conservante adequado e fechar as conexes. Observar as instrues na AB 01.02.11

1/2

RP 07 100/12.96

Anotaes

Bosch Rexroth Ltda. Av. Tgula, 888 - Unidade 13/14 - Ponte Alta 12952-440 - Atibaia - So Paulo Tel.: (11) 4414-5600 Telefax: (11) 4414-5649 e-mail: boschrexroth@boschrexroth.com.br internet: www.boschrexroth.com.br RP 07 100/12.96 2/2

Os dados indicados servem somente como descrio do produto. Uma declarao sobre determinadas caractersticas ou a sua aptido para determinado uso, no podem ser concluidos atravs dos dados. Os dados no eximem o usurio de suas prprias anlises e testes. Deve ser observado, que os nossos produtos esto sujeitos a um processo natural de desgaste e envelhecimento.

You might also like