You are on page 1of 4

COLGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR SO CRISTVO III Lista de Exerccios (TRABALHO) SRIE: 2 COORDENADOR: Eduardo Gama PROFESSOR (A):

Sandro Fernandes 1) (Unicamp) Sob a ao de uma fora constante, um corpo de massa m=4,0kg adquire, a partir do repouso, a velocidade de 10m/s. a) Qual trabalho realizado por essa fora? b) Se o corpo se deslocou 25m, qual o valor da fora aplicada? 2) (Fuvest) Uma formiga caminha com velocidade mdia de 0,20cm/s. Determine: a) a distncia que ela percorre em 10 minutos. b) o trabalho que ela realiza sobre uma folha de 0,2g quando ela transporta essa folha de um ponto A para outro B, situado 8,0m acima de A. 3) Um bloco de massa M desliza uma distncia L ao longo de uma prancha inclinada por um ngulo em relao horizontal. Se a acelerao da gravidade vale g, podemos afirmar que durante a descida do bloco o trabalho realizado por sua fora peso vale:

4) Um corpo de massa 2,0kg arrastado sobre uma superfcie horizontal com velocidade constante de 5,0m/s, durante 10s. Sobre esse movimento so feitas as afirmaes: I. o trabalho realizado pela fora peso do corpo nulo. II. o trabalho realizado pela fora de atrito nulo. III. o trabalho realizado pela fora resultante nulo. Dessas afirmaes, SOMENTE a) I e III so corretas. d) II correta. b) I e II so corretas. e) I correta. c) III correta.

5) Um projtil de massa 0,1kg lanado do solo, segundo um ngulo de 30 com a horizontal e com velocidade de mdulo 40m/s. Despreze a resistncia do ar. Qual o mdulo, em Joules, do trabalho realizado pela fora peso durante o movimento ascendente deste projtil? dado: g = 10m/s2 6) Um corpo deslocado horizontalmente para a direita. O trabalho da fora peso motor, resistente ou nulo? 7) Um corpo move-se sobre uma superfcie horizontal e lisa. Se uma fora, tambm horizontal, agir sobre o corpo, no sentido oposto do movimento, haver aumento ou diminuio da energia cintica deste? 8) Um corpo de massa 10kg puxado por uma mola de constante elstica K=100 N/m. O comprimento natural de 2m. Qual o trabalho realizado pela fora elstica para deslocar o corpo da posio x=10m para a posio x=4m?

a) 6000 J

b) 250 J

c) 3000 J

d) 500 J

e) 125 J

9) Um carregador em um depsito empurra uma caixa de 20kg, que inicialmente estava em repouso. Para colocar a caixa em movimento, necessria uma fora horizontal de 30N. Uma vez iniciado o deslizamento, so necessrios 20N para manter a caixa movendo-se com velocidade constante. a) Determine os coeficientes de atrito esttico e cintico entre a caixa e o solo. b) Determine o trabalho realizado pelo carregador ao arrastar a caixa por 5m. c) Qual seria o trabalho realizado pelo carregador se a fora horizontal aplicada inicialmente fosse de 20N? Justifique sua resposta. 10) Na brincadeira conhecida como cabo-de-guerra, dois grupos de palhaos utilizam uma corda ideal que apresenta um n no seu ponto mediano. O grfico abaixo mostra a variao da intensidade da resultante F das foras aplicadas sobre o n, em funo da sua posio x.

Considere que a fora resultante e o deslocamento sejam paralelos. Determine o trabalho realizado por F no deslocamento entre 2,0 e 9,0m. 11) Um pndulo constitudo de uma esfera de massa 2,0 kg, presa a um fio de massa desprezvel e comprimento 2,0m, que pende do teto conforme figura a seguir. O pndulo oscila formando um ngulo mximo de 60 com a vertical.

Nessas condies, o trabalho realizado pela fora de trao, que o fio exerce sobre a esfera, entre a posio mais baixa e mais alta, em joules, vale a) 20 b) 10 c) zero d) -10 e) -20

12) Observe as situaes a seguir, nas quais um homem desloca uma caixa ao longo de um trajeto AB de 2,5 m.

As foras F1 e F2 exercidas pelo homem nas duas situaes, tm o mesmo mdulo igual a 0,4 N e os ngulos entre suas direes e os respectivos deslocamentos medem e 2. Se k o trabalho realizado, em joules, por F1, o trabalho realizado por F2 corresponde a: a) 2 k b) k/2 c) (k2 + 1)/2 d) 2 k2 1

13) Uma pessoa em repouso sobre um piso horizontal observa um cubo, de massa 0,20 kg, que desliza sobre o piso, em movimento retilneo de translao. Inicialmente, o cubo desliza sem atrito, com velocidade constante de 2 m/s. Em seguida, o cubo encontra pela frente, e atravessa em linha reta, um trecho do piso, de 0,3 m, onde existe atrito. Logo aps a travessia deste trecho, a velocidade de deslizamento do cubo de 1 m/s. Para aquele observador, qual foi o trabalho realizado pela fora de atrito sobre o cubo? a) - 0,1 J. b) - 0,2 J. c) - 0,3 J. d) - 0,4 J. e) - 0,5 J. 14) Um bloco de massa m=1,0g arremessado horizontalmente ao longo de uma mesa, escorrega sobre a mesma e cai livremente, como indica a figura. A mesa tem comprimento d=2,0m e altura h=1,0m. Qual o trabalho realizado pelo peso do bloco, desde o instante em que foi arremessado at o instante em que toca o cho?

You might also like