You are on page 1of 3

tica

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Esta pgina precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde fevereiro de 2011). Sinta-se livre para edit-la para que esta possa atingir um nvel de qualidade superior.
Nota: Para outros significados, veja tica (desambiguao). tica o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "tica" derivada do grego , e significa aquilo que pertence ao , ao carter.[1] Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obedincia a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierrquicos ou religiosos recebidos, a tica, ao contrrio, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. [2][3]. Na filosofia clssica, a tica no se resumia moral (entendida como "costume", ou "hbito", do latim mos, mores), mas buscava a fundamentao terica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto , a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privadaquanto em pblico. A tica incluia a maioria dos campos de conhecimento que no eram abrangidos na fsica, metafsica, esttica, nalgica, na dialtica e nem na retrica. Assim, a tica abrangia os campos que atualmente so denominados antropologia, psicologia,sociologia, economia, pedagogia, s vezes poltica, e at mesmo educao fsica e diettica, em suma, campos direta ou indiretamente ligados ao que influi na maneira de viver ou estilo de vida. Um exemplo desta viso clssica da tica pode ser encontrado na obra tica, deEspinoza. Porm, com a crescente profissionalizao e especializao do conhecimento que se seguiu revoluo industrial, a maioria dos campos que eram objeto de estudo da filosofia, particularmente da tica, foram estabelecidos como disciplinas cientficas independentes. Assim, comum que atualmente a tica seja definida como "a rea da filosofia que se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas"
[4]

e busca explicar e justificar os

costumes de um determinado agrupamento humano, bem como fornecer subsdios para a soluo de seus dilemas mais comuns. Neste sentido, tica pode ser definida como a cincia que estuda a conduta humana e a moral a qualidade desta conduta, quando julga-se do ponto de vista do Bem e do Mal. A tica tambm no deve ser confundida com a lei, embora com certa frequncia a lei tenha como base princpios ticos. Ao contrrio do que ocorre com a lei, nenhum indivduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivduos, a cumprir as normas ticas, nem sofrer qualquer sano pela desobedincia a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questes abrangidas no escopo da tica.

Cdigo de tica Internacional dos Profissionais de Relaes Pblicas

O Cdigo de tica Internacional dos Profissionais de Relaes Pblicas, conhecido como Cdigo de Atenas, foi adotado pela International Public Relations Association IPRA, que se realizou em Atenas, a 12 de Maio de 1965, tendo sido alterado em Teer a 17 de Abril de 1968. CONSIDERANDO que todos os pases membros da Organizao das Naes Unidas acordaram em respeitar a Carta em que se proclama "a f nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor da pessoa humana (...)", e que, s por esse fato, e pela prpria natureza da profisso que exercem, os tcnicos de Relaes Pblicas desses pases devem empenhar-se em conhecer e respeitar os princpios contidos nessa Carta; CONSIDERANDO que o homem tem em paralelo com os seus "direitos", necessidades que no so simplesmente de ordem fsica ou material, mas tambm de ordem intelectual, moral e social, e que s na medida em que essas necessidades - no que tm de essencial - so satisfeitas, que o homem pode gozar realmente dos seus direitos; CONSIDERANDO que os tcnicos de Relaes Pblicas no exerccio da sua profisso podem, conforme a maneira como a exeram, contribuir largamente para satisfazer essas necessidades intelectuais, morais e sociais dos homens; CONSIDERANDO, por ltimo, que a utilizao das tcnicas que permitem entrar simultaneamente em contacto com milhes de pessoas, d aos profissionais de Relaes Pblicas um poder que importa limitar pelo respeito da tica e dos valores da profisso. Por todas estas razes, todos os membros da International Public Relations Association declaram assumir como estatuto de ordem moral os princpios do Cdigo de tica que seguem, e que qualquer violao deste Cdigo, feita por um dos seus membros no exerccio da profisso, que possa ser provada perante o Conselho, ser considerada como falta grave, qual corresponder uma sano adequada. Em conseqncia, cada membro:
DEVE EMPENHAR TODOS OS ESFOROS:

1. Para contribuir para a realizao das condies morais e culturais, que permitam ao homem realizar-se plenamente no

gozo dos direitos imprescritveis que lhe so reconhecidos pela "Declarao Universal dos Direitos do Homem"; 2. Para criar as estruturas e os canais de comunicao que, favorecendo a livre circulao das informaes essenciais, permitam que cada um dos membros do grupo se sinta informado, integrado, responsvel e solidrio; 3. Para se comportar, em qualquer ocasio e em todas as circunstncias, de modo a merecer e obter a confiana daqueles com quem se encontra em contacto; 4. Para ter em conta que, devido ao carter pblico da sua profisso, o seu comportamento, mesmo privado, ir repercutir-se nos juzos que recaiam sobre o conjunto da profisso.
DEVE TOMAR O COMPROMISSO:

5. De respeitar, no exerccio da profisso, os princpios e regras morais da "Declarao Universal dos Direitos do Homem"; 6. De respeitar e salvaguardar a dignidade da pessoa humana, e de reconhecer a qualquer homem o direito de formar juzos por si prprio; 7. De criar as condies morais, psicolgicas e intelectuais do autntico dilogo, e de reconhecer s partes em presena o direito de expor o seu problema e exprimir o seu ponto de vista prprio; 8. De agir em todas as circunstncias, de modo a considerar os interesses das partes em presena: os da organizao que utilize os seus servios e tambm os dos pblicos em causa; 9. De respeitar as promessas e compromissos, os quais devem ser formulados em termos que no se prestem a nenhuma confuso, e de agir honesta e lealmente em todas as ocasies, a fim de merecer a constante confiana dos clientes ou empregadores, presentes ou passados, e do conjunto dos pblicos implicados nos seus atos.
DEVE PROIBIR A SI PRPRIO:

10. Subordinar a verdade a quaisquer outros imperativos; 11. Difundir informaes que no assentem em fatos verificados e verificveis; 12. Dar o seu concurso a qualquer empresa ou a qualquer ao que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade e integridade da pessoa humana; 13. Utilizar qualquer mtodo, meio ou tcnica de manipulao para criar motivaes inconscientes que, privando o indivduo do livre arbtrio, lhe tirem a responsabilidade dos seus atos.

You might also like