You are on page 1of 23

FAUUSP / AUT.

0186 CONSTRUO DO EDIFCIO III / 2011


Prof. Khaled Ghoubar

PR DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO CONVENCIONAL PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS PARA O PR-DIMENSIONAMENTO DE UMA ESTRUTURA RETICULAR (pilares + vigas + lajes) DE CONCRETO ARMADO CONVENCIONAL:
A.1. Para se garantir a estabilidade e resistncia dos elementos estruturais, de pilares, vigas e lajes planas, devese saber ao menos:
1.1. As cargas atuantes, que so predominantemente verticais, nos pilares resultam em compresso, enquanto nas lajes e vigas resultam em compresso (que tende a encurtar as peas), trao (que tende a esticar as peas), toro (que tende a espiralar as peas), e flexo (presena concomitante de compresso e trao, que tendem a embarrigar as peas). Por essas razes os critrios de clculo so diferenciados;

1.2. Observar que nos pilares elementos estruturais verticais temos de considerar a compresso axial, agindo no eixo vertical e que tende a encurtas e consequentemente esmagar a pea, e as flexes resultantes de esforos horizontais chamados de empuxos, por conta da ao dos ventos e de contenes laterais (arrimos, represas, etc.). Tambm deve-se levar em conta a deformao que pode vir a ocorrer durante a compresso, pela excessiva esbelteza da pea, e que chamamos de flambagem. O concreto um material excelente para a resistncia compresso, como alis so todos os materiais da natureza (madeira, pedra, terra, ar e gua).

1.3. Observar que as vigas, bem como as lajes, elas tm comportamentos semelhantes entre e si e tambm so complementares na definio dos elementos estruturais horizontais. Os principais esforos que eles tm a resistir so os resultantes de cargas verticais que provocam uma deformao (flexo) das peas pela conjugao da fora de compresso (zona negativa), que tende a encurtar a dimenso horizontal das peas e da fora de trao (zona positiva) que tende a esticar a dimenso horizontal das peas. 1.4. A carga incidente total, uniformemente distribuda sobre as lajes, por conta do peso esttico prprio da estrutura mais o peso dinmico e acidental de pessoas e mobilirio, ser considerada genericamente da ordem de 1000 kg/m2 para um prdio residencial;

1.5. Embora nesta modelao, de pr-dimensionamento, ainda no seja necessrio empregar nos clculos o peso do concreto armado, ele de aproximadamente 2400 kg/m3; 1.6. A resistncia do concreto compresso (fck), a ser adotada nestas simulaes, de 20 Mpa (200 kgf/cm2), a mnima permitida, conforme exige a NBR.6118, rigorosa norma tcnica especfica; 1.7. A resistncia do ao CA.50, tanto compresso, como trao (essa uma notvel caracterstica do ao) de 5000 kg/cm2. Portanto um cm2 de barra de ao CA.50 25 X mais resistente que o concreto de 200 kg/cm2 de resistncia compresso.

1.8. As dimenses mnimas de qualquer elemento estrutural, tratadas nos prximos itens a seguir, devero obedecer ao disposto na referida norma NBR.6118;
4

A.2. Apresentamos algumas configuraes espaciais da estrutura reticular em concreto armado convencional para o pr-dimensionamento dos seus elementos estruturais:
O sistema estrutural reticular composto de pilares, vigas e lajes pode ser mais simplificado pelo sistema cogumelo que por sua vez composto somente de pilares e lajes. Esta observao aponta pra uma concluso importante: a estrutura de concreto pode ser concebida corretamente s composta de pilares e lajes. Essa a esttica estrutural proposta ao prdio sede da FAU por Vilanova Artigas. Tambm a esttica predominante nas obras de Niemeyer, como se pode notar nas obras dos palcios de Braslia e no Parque do Ibirapuera.

vista externa do Palcio do Planalto, durante o velrio do Vice Presidente Jos Alencar - Folha de S. Paulo

vista interna do Palcio do Planalto, durante o velrio do Vice Presidente Jos Alencar - Folha de S. Paulo

vista interna atual do edifcio da Bienal


constelar.com.br

vista interna atual da marquise


vitruvius.es

vista interna da inaugurao da marquise


mariolopomo.zip.net

B. PR-DIMENSIONAMENTO DE PILARES DE CONCRETO ARMADO CONVENCIONAL: Vejamos agora as recomendaes, de forma simplificada e rpida, sobre o pr-dimensionamento estrutural em concreto armado convencional (no protendido). Neste ambiente o projetista trabalha para mostrar ao calculista estrutural as propores e o posicionamento dos elementos estruturais que interessam ao projeto arquitetnico.

B.1. Modulao da grade dos pilares, definida em planta:


1.1. A modulao dos pilares objetiva adequar a sua grade de localizaes s exigncias funcionais de compartimentao dos espaos; bem como s vagas de garagem dos prdios; e altura das vigas e espessura das lajes que tm suas dimenses em parte condicionadas pelo espaamento entre os pilares. Mas a modulao estrutural tambm reflete sobre os materiais, os sistemas construtivos, os recursos humanos, e os recursos financeiros disponibilizados no local e regio. No h limites tericos para o tamanho das vigas, consequentemente no h restrio ao espaamento entre os pilares, evidente nos projetos de pontes.

1.2. A modulao e posicionamento dos elementos da estrutura definem e qualificam fortemente a espacialidade da edificao, cuja volumetria se completa com as paredes, caixilhos e cobertura, onde as suas texturas, paginaes e cores so importantes auxiliares.

Placas de solrio, de obra em Madrid, dcada de 1960, foto de S.V. Kaskel in Razn y ser de los Tipos Estructurales, de E. Torroja, IET/CyC, Madrid, 1960, P.230

10

1.3. Portanto, a modulao da grade dos pilares busca a funcionalidade do programa de usos da arquitetura, tambm a racionalidade e contextualidade do canteiro, bem como a economia da construo.

Sistema Dom-ino em concreto armado (1915) de Le Corbusier in Le Corbusier, de Kenneth Frampton, T&H, Londres, 2001, P.20

B.2. Procedimentos para o pr-dimensionamento dos pilares:


2.1. Primeiramente define-se a resistncia compresso (fck) que se quer da massa do concreto empregado na estrutura. Quanto maior o fck, maior ser a quantidade de cimento na composio do concreto, dando-lhe maior resistncia e plasticidade, possibilitando um acabamento mais liso e homogneo das superfcies. Adotaremos fck = 20 Mpa = 200 kgf/cm2.
11

2.2. Em seguida estima-se a carga total por m2 de laje que a edificao descarregar sobre os pilares. Essa carga corresponde ao peso prprio da estrutura de concreto armado, mais todos os demais elementos construtivos (alvenarias, revestimentos, caixilharia e instalaes prediais de gua e eletricidade), e a carga acidental esttica e dinmica dos mveis, equipamentos e pessoas. Adotaremos a carga total para as lajes de piso (excetuando o piso que estiver em contato com o solo, que no considerado) em 1000 kg/m2.

2.3. Calcula-se o total das cargas da edificao por m2, incidente nos pilares, atravs da soma das suas reas de influncia. Prestar ateno no nmero de lajes de piso e da cobertura, pois as reas de influncia so lidas em planta e a carga incidente nos pilares a soma das cargas de todos os pavimentos da edificao que se descarregam sobre os pilares que estamos estudando.
12

2.4. Dada a carga total, em kgf, incidente no pilar, divide-se ela pela resistncia do concreto compresso (fck), e o resultado ser a seo do pilar em cm2.

CLCULO DAS SEES DOS PILARES

Primeiramente desenha-se a rea de influncia do pilar em questo, que corresponde a rea definida pelas medianas da distncia entre os pilares adjacentes a esse pilar. Calcula-se a carga incidente essa rea multiplicando-a por 1000 kgf/m2, para o caso de um edifcio residencial. Multiplica-se essa carga pelo nmero de lajes que esse pilar est sustentando. Tem-se agora a carga total incidente nesse pilar em kgf. Divide-se essa carga total pela resistncia do concreto compresso (fck, em kgf/cm2) que estamos adotando igual a 200 kgf/cm2. Finalmente o resultado a seo estimada do pilar em cm2.

2.5. Para se ter uma primeira ideia volumtrica da dimenso do pilar, calcula-se a raiz quadrada da sua seo (acima calculada em cm2), e se obtm a sua representao em seo quadrada. A NBR.6118 exige que os pilares no pode ter dimenso alguma menor do que 19 cm.
13

2.6. Para o pilar no flambar (dobrando-se sobre seu eixo vertical, resultando no desastre da sua quebra) sugerese uma proporo entre a sua seo horizontal quadrada e a altura, da ordem de 1:15. Por exemplo, para um pilar de seo horizontal quadrada de aresta igual a 19 cm, a altura do pilar deveria ser da ordem de = 19 cm x 15 = 2,85 m; ou para o mesmo pilar com aresta igual a 50 cm, a altura do pilar deveria ser de aproximadamente de 50 cm x 15 = 7,50 m; ou ainda para o mesmo pilar com aresta igual a 100 cm a sua altura ficaria por volta de 100 cm x 15 = 15,00 m. Estas consideraes so para aproximar os desenhos de uma dimenso que dialoga com o clculo estrutural, mas que vai exigir a satisfao de outras exigncias desse mesmo clculo.

2.7. Tambm nada nos probe de desenhar os pilares com sees superiores s necessrias se isso fizer parte de uma estratgia da esttica e da modulao pela regularidade (todos os pilares desenhados com a mesma seo). A compensao se dar atravs de uma menor quantidade de armaduras.
14

C. PR-DIMENSIONAMENTO DE VIGAS RETAS DE CONCRETO ARMADO CONVENCIONAL:

C.1. Modulao de vigas retas:

1.1. Podemos pensar as vigas como coadjuvantes das lajes, semelhana do que a natureza faz espetacularmente com os vegetais, pois tudo ali est concebido para reduzir o volume das seces estruturais e consequentemente o seu peso. A substituio do sistema estrutural convencional que tem pilares, vigas e lajes, pelo sistema cogumelo que s tem pilares e lajes, leva em conta a reduo do prazo das obras, e o aumento no custo das fundaes, pois o primeiro uma vantagem enquanto o segundo se encarece.

15

1.2. As vigas ou se apoiam diretamente sobre os pilares, ou se apoiam umas nas outras. Por essa razo chamamos de vigas principais aquelas que se apoiam diretamente sobre os pilares; e vigas secundrias aquelas que se apoiam nas vigas principais; e tercirias aquelas que por sua vez se apoiam nas vigas secundrias. 1.3. A altura das vigas leva em conta a economia estrutural e as exigncias funcionais. E uma dessas exigncias, como aquela que pede uma altura do vo livre debaixo que permita a colocao das portas com uma altura livre da ordem de 2,10 m a 2,15 m.

16

1.4. Embora as espessuras das vigas no criem problemas funcionais, elas precisam ser concebidas pensando-se na espessura das paredes que ficariam expostas debaixo delas. A NBR.6118 s estabelece que as vigas convencionais devem ter a sua largura mnima igual a 12 cm, ou igual a 15 cm para as vigas parede. 1.5. O espaamento entre as vigas obedece uma relao com os pilares, considerando tambm a posio das paredes sobre elas e a espessura que se quer das lajes que elas apoiam.

C.2. Procedimentos para o pr-dimensionamento das vigas retas:


2.1. Primeiramente verifica-se qual o vo estrutural da viga, que a distncia entre os eixos estruturais das peas de apoio, sejam elas pilares ou vigas. Nesses casos a altura da viga ser entre L/10 e L/20, onde L a dimenso do vo estrutural da viga; 2.2. Em segundo lugar define-se o vo que se quer, ou se precisa, debaixo das vigas (para montagem das portas, instalao de armrios e passagem de equipamentos) e se compatvel com a altura calculada segundo o critrio acima de L/10 a L/20. Por exemplo: para um vo estrutural de 6,00 m, a altura da viga variaria entre 60 cm e 30 cm, j incorporando a espessura das lajes. Mas, se o p-direito for de 2,50 m e a altura das portas igual a 2,15 m, a altura exposta da viga no poder ser maior do que 35 cm, que somada uma espessura de laje igual a 10 cm, a altura total estrutural dela ser de 45 cm, portanto satisfatoriamente entre 60 cm e 30 cm.

17

2.3. Em terceiro lugar define-se a largura da viga numa relao com relao altura, onde a largura seria entre 0,33 a 0,66 da altura. Por exemplo: para uma viga que atendeu a relao L/10 e teve a sua altura definida em 45 cm, a sua largura (que no pode ser menor do que 12 cm, segundo a NBR.6118) poder ter de 15 cm a 30 cm de largura, ou 22 cm em mdia.

18

2.4. Para as vigas em balano, que esto engastadas de um s lado, admite-se que esse balano seja da ordem de 1/2 do vo estrutural que ele teria se fosse uma viga contnua (apoiada em 3 ou mais pilares); ou de 1/3 do vo estrutural se tivesse analogia com uma viga no contnua (apoiada somente em 2 pilares). Por exemplo: uma viga contnua com L= 6,00 m e altura igual a 60 cm poder sair num balano de at 3,00 m (1/2 do vo referencial); por outro lado, se essa mesma viga no fosse contnua o balano dever se limitar a 2,00 m (1/3 do vo referencial). A seo da viga se mantm igual, mas na colocao das armaduras h uma inverso: nas vigas entre apoios a armadura principal (positiva) na parte de baixo, enquanto no trecho em balano essa armadura fica na parte de cima da viga.

19

C. PR-DIMENSIONAMENTO DE LAJES DE CONCRETO ARMADO CONVENIONAL, PLANAS E RETANGULARES C.1. Modulao de lajes planas e retangulares:
1.1. As lajes se comportam como uma prancha qualquer de madeira apoiada sobre um quadro de madeira nas suas bordas, configurando um verdadeiramente conjunto de laje e vigas. Embora haja uma recomendao para as lajes quadradas e outra para as lajes retangulares, ns no vamos chegar a esse detalhe e s vamos tratar das lajes retangulares, onde a forma quadra se insere. Semelhantemente as lajes no tm limitao de tamanho. A definio do seu tipo (macia ou nervurada) fica a cargo da economia de cargas para as fundaes ou para atender uma certa velocidade nas obras.

1.2. As lajes macias so as mais comuns e simples, porque esto adotadas economicamente para pequenas dimenses (menores que 6 m, na menor dimenso da laje), mas tm mais massa e consequentemente mais peso com relao s nervuradas, pois estas esto aliviadas do material estruturalmente excedente. A natureza faz isso e nervura tudo que for possvel para reduzir o peso. Embora as lajes nervuradas possam resultar num jogo de formas mais sofisticado e de rea muito maior daquele empregado nas lajes macias, elas tm a mesma capacidade de vo.
20

C.2. Procedimentos para o pr-dimensionamento de lajes planas e retangulares:


2.1. Vamos adotar genericamente que a espessura das lajes, tanto nas macias como nas nervuradas, seja da ordem de Lm/40, onde Lm o comprimento do lado menor da laje retangular, ou a dimenso lateral da laje quadrada. Por exemplo: uma laje retangular macia ou nervurada, de 5 m x 10 m, a sua espessura seria estimada em 500 cm/40 = 12,50 cm, e para uma laje de 10 m x 40 m, a sua espessura seria de 1000 cm/40 = 25 cm. 2.2. A NBR.6118 exige que a espessura das nervuras das lajes macias seja 5 cm para lajes leves de cobertura; e 7 cm para lajes de piso; e 12 cm para lajes para circulao de veculos. Para as lajes nervuradas a norma dita que as nervuras no podem ser inferiores a 5 cm e que essa espessura deve satisfazer tambm a exigncia de ser 1/15 da distncia entre o eixo delas. A mesa, que faz o papel de laje de vos muito pequenos, deve ser 3 cm. Entendese como nervurada a laje que tiver essa sequncia de nervuras espaadas entre si de at 1,0 m.

21

2.3. A modulao das lajes (de como elas sero subdivididas dentro da rea maior da laje que as contm) feita simultaneamente definio da existncia ou no de vigas expostas. O resultado uma modulao bastante livre e dependente opcionalmente da cooperao de vigas.

22

fragmentosvirtuais.blogspot.com
23

You might also like