You are on page 1of 33

MANUAL DO PROPRIETRIO

Prezado Cliente, A partir de agora voc ter o privilgio de usufruir de um empreendimento com a marca ENZAFER, podendo efetivamente desfrutar das inmeras vantagens e diferenciais oferecidos por este empreendimento. Com o intuito de que voc possa desfrutar ao mximo deste empreendimento, ns elaboramos este Manual para ajud-lo na correta operao, utilizao e manuteno de seu imvel, na certeza de assegurar sua qualidade. Nele sero encontradas informaes tais como caractersticas construtivas, cuidados necessrios durante as operaes de limpeza e conservao, sendo estabelecidas desde j as condies de garantia, por meio do Termo de Garantia Aquisio e orientando-o, de forma genrica, sobre o uso, a conservao e a manuteno preventiva alm de fornecer algumas dicas sobre segurana e economia. A leitura atenta e integral deste Manual imprescindvel, tanto pelos proprietrios como por todos os usurios do imvel. Lembramos que importante no caso de venda ou locao, que uma cpia seja entregue ao novo condmino, para que o imvel seja sempre utilizado da forma mais correta. Finalmente, a ENZAFER coloca-se disposio de vocs clientes, para eventuais esclarecimentos que se fizerem necessrios no apenas sobre os assuntos elencados neste manual como tambm sobre questes aqui no abordadas. Atenciosamente,

ENZAFER EMPREENDIMENTOS IMOBILIRIOS LTDA.

RESPONSABILIDADES DO PROPRIETRIO
no momento da vistoria realizada para o recebimento das chaves que se iniciam as responsabilidades do proprietrio, relacionadas manuteno das condies de estabilidade, segurana e salubridade do apartamento. Para manter tais condies em um nvel normal, este Manual traz uma srie de recomendaes importantes para o uso adequado do imvel. imprescindvel que o proprietrio repasse as informaes contidas neste Manual aos demais usurios do imvel. A conservao das partes comuns do edifcio tambm faz parte das responsabilidades dos moradores. O regulamento interno do condomnio discrimina atividades necessrias para essa manuteno, assim como as orientaes para rateio de seus custos. Alm disso, muito importante a participao individual de cada morador na conservao e uso adequado, no danificando qualquer parte das reas comuns ou equipamentos coletivos. As normas estabelecidas na conservao do condomnio e no regulamento interno devem ser cumpridas por todos os moradores do edifcio, independentemente de ser o proprietrio ou apenas um usurio do apartamento. Faz parte, ainda, das obrigaes de cada um dos usurios do edifcio a aplicao e o fomento das regras de boa vizinhana.

GARANTIA DA CONSTRUO
A CONSTRUTORA garantir, como est previsto em lei (artigo 618 do Cdigo Civil), todos os servios prestados por ela durante a construo do empreendimento. Para que a garantia seja cumprida necessrio que o comprador cumpra sua parte sempre respeitando os servios realizados pela CONSTRUTORA e as recomendaes por ela passadas. Vale ressaltar que quaisquer problemas relativos falta de manuteno ou uso indevido ocasionar perda total da garantia, devendo toda e qualquer reclamao ser encaminhada diretamente CONSTRUTORA por escrito, para que esta tome as medidas necessrias a sua soluo. NOTA: TODO EDIFClO, MESMO RECM CONSTRUDO, NECESSITA DE MANUTENO PERIDICA PARA O SEU MELHOR DESEMPENHO E GARANTIA, SENDO QUE A NO EXECUO DA CORRETA MANUTENO PREVENTIVA PREVISTA NESTE MANUAL OCASIONAR A PERDA DA GARANTIA.

TERMO DE GARANTIA
O Termo de Garantia, no qual so considerados os materiais e sistemas construtivos efetivamente empregados e onde constam os prazos de garantia a partir da concluso do imvel e entrega das primeiras chaves aos compradores, entregue no ato do recebimento de sua unidade.

TERMO DE VISTORIA DO IMVEL


Quando da entrega das chaves, efetuada a vistoria da unidade, utilizando-se o Termo de Vistoria do Imvel, verificando se as especificaes constantes no Memorial Descritivo foram atendidas, e se h vcios aparentes de construo. Caso se verifiquem vcios durante a vistoria, podero ser recebidas as chaves do imvel, ressalvando-se que os vcios sero objeto de reparo pela construtora e/ou incorporadora.

VISTORIA TCNICA
Constitui condio da garantia do imvel, a correta manuteno preventiva da unidade e das reas comuns do Edifcio. Nos termos da NBR 5674, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas, e do Manual do Proprietrio, o proprietrio responsvel pela manuteno preventiva da sua unidade, e co-responsvel pela realizao e custeio da manuteno preventiva e inspees prediais das reas comuns. Aps a entrega, a empresa construtora e/ou incorporadora poder efetuar vistorias nas unidades selecionadas por amostragem, e nas reas comuns, a fim de verificar a efetiva realizao destas manutenes e o uso correto do imvel, bem como avaliar os sistemas quanto ao desempenho dos materiais e funcionamento, de acordo com o estabelecido no Manual do Proprietrio, obrigando-se o proprietrio, em conseqncia, a permitir o acesso do profissional em suas dependncias, para proceder Vistoria Tcnica, sob pena de perda de garantia.

SOLICITAO DE ASSISTNCIA TCNICA


A construtora e/ou incorporadora se obriga a prestar, dentro dos prazos de garantia estabelecidos, o servio de assistncia tcnica, reparando, sem nus os defeitos verificados, na forma prevista no Manual do Proprietrio. Caber ao proprietrio solicitar formalmente a visita de representante da construtora e/ou incorporadora, sempre que os defeitos se enquadrarem dentre aqueles integrantes da garantia. Constatando-se na visita de avaliao dos servios solicitados, que os mesmos no esto enquadrados nas condies da

garantia, ser cobrada uma taxa de visita e no caber construtora e/ou incorporadora a execuo dos servios.

DEFINIES
Com a finalidade de facilitar o entendimento deste Manual, esclarecemos o significado das nomenclaturas utilizadas: 1. Prazo de Garantia - Perodo em que o construtor e/ou incorporador responde pela adequao do produto quanto ao seu desempenho, dentro do uso que normalmente dele se espera. 2. Vida til - Perodo de tempo que decorre desde a data do trmino da construo at a data em que se verifica uma situao de depreciao e decadncia de suas caractersticas funcionais, de segurana, de higiene ou de conforto, tornando economicamente inviveis os encargos de manuteno. 3. Vcios Aparentes - So aqueles de fcil constatao, detectados quando da vistoria para recebimento do imvel. 4. Vcios Ocultos - So aqueles no detectveis no momento da entrega do imvel, e que podem surgir durante a sua utilizao regular. 5. Solidez da Construo, Segurana e Utilizao de Materiais e Solo - So itens relacionados solidez da edificao, e que possam comprometer a sua segurana, nele includos peas e componentes da estrutura do edifcio, tais como lajes, pilares, vigas, estruturas de fundao, contenes e arrimos. 6. Cdigo Civil Brasileiro - a Lei 10.406/02 que regulamenta a legislao aplicvel s relaes civis. 7. ABNT NBR 5674 - a Norma Brasileira nmero 5674, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas, que regulamenta, define e obriga a manuteno das edificaes.

USO E MANUTENO DO IMVEL


INFRA-ESTRUTURA (FUNDAES) As fundaes podem ser definidas como o conjunto de elementos responsveis pela transmisso dos esforos ao solo (apoio). Prazos de Garantia Fundaes Defeitos que comprometam a solidez ou segurana da edificao - 5 anos. Cuidados de Uso e Manuteno Preventiva No necessrio manuteno para as fundaes, entretanto cabe observar que nunca devero ser abertos quaisquer tipos de buracos ou perfuraes prximos aos pilares do sub-solo. Ningum est autorizado a executar reformas ou alteraes no sub-solo e drenagem sem o prvio conhecimento da CONSTRUTORA ou de seu ENG. RESPONSVEL. Realizar inspees mensais em todas as caixas de passagem (ralos) situadas no piso do sub-solo para verificar a existncia de material arenoso em seu interior. Essa areia proveniente de infiltraes no previstas atravs das mantas de filtragem do sistema, que podem se deteriorar com o tempo. importante que se retire esse material a fim de evitar entupimentos na tubulao. O reservatrio das guas de drenagem tambm dever ser inspecionado periodicamente e limpo, se necessrio, para no ocorrer qualquer danificao das bombas. Perda da Garantia Se forem alterados ou retirados quaisquer elementos estruturais com relao ao projeto original. Se forem identificadas sobrecargas nas estruturas e paredes alm dos limites normais de utilizao previstos. Se no forem tomados os cuidados de uso indicados. SUPERESTRUTURA As estruturas, em que pese a sua aparente rigidez (imobilidade), caracterizam sempre sistemas com certo grau de movimentao (deformabilidade). Nesse sentido, os "imveis" so, na realidade e internamente, "parcialmente mveis", deformando-se dentro de um nvel natural, devido s foras induzidas pela gravidade ou por outros elementos da natureza. As foras induzidas pela gravidade so verticais (ocorrem no sentido de cima para baixo), compreendendo o peso prprio das estruturas, das alvenarias, dos revestimentos e as cargas decorrentes do uso do imvel, como os pesos dos imveis, dos objetos, das pessoas, etc.

J as foras produzidas pelos elementos da natureza, tais como os ventos, a terra e a gua, so difusas (ocorrem em vrias direes). A atuao conjunta de todas as foras acima citadas introduz sempre, em maior ou menor extenso, deformaes nos sistemas estruturais. Prazos de Garantia Estrutura Defeitos que comprometam a solidez ou segurana da edificao - 5 anos Cuidados de Uso e Manuteno Preventiva Nenhum elemento estrutural (pilares, vigas ou lajes) poder ser alterado, danificado ou sobrecarregado, vale lembrar que a carga mxima a ser colocada sobre as lajes ou vigas das unidades de 200Kg/m2. Nunca perfure, mesmo que para fixao de elementos decorativos, quaisquer destes elementos. Em caso de reforma posterior ocupao do edifcio, consulte sempre a CONSTRUTORA ou seu ENG.RESPONSVEL, para evitar sobrecargas e riscos estruturais desnecessrios. Se por ventura houver dano no concreto e alguma armao ficar exposta, imediatamente esta dever ser limpa com escova de ao e pintada com duas demos de tinta anticorrosiva (tipo Zarco), lavar o vo de concreto com gua limpa, no deixando qualquer poeira ou partcula, pincelar tanto o concreto como o ao com nata de cimento (gua e cimento portland) e preencher o vo com argamassa de cimento e areia. Perda da Garantia Se forem alterados ou retirados quaisquer elementos estruturais com relao ao projeto original. Se forem identificadas sobrecargas nas estruturas e paredes alm dos limites normais de utilizao previstos. Se no forem tomados os cuidados de uso indicados. PAREDES (ALVENARIA E REVESTIMENTO) Descrio do Sistema As paredes tm como finalidade a vedao da edificao. Em seus elementos de vedao, podem estar embutidas as tubulaes hidrulicas, eltricas e de gs. O revestimento de argamassa aplicado sobre a alvenaria composto, normalmente, por cimento, cal, areia, aditivos e gua, e sendo tambm uma das partes integrantes da vedao, apresenta importantes funes, tais como: Proteger os elementos de vedao (tijolos e blocos) da ao direta dos agentes

agressivos; Auxiliar as vedaes quanto ao isolamento termoacstico e a estanqueidade gua e aos gases; Regularizar a superfcie dos elementos de vedao, servindo de base regular e adequada ao recebimento de outros revestimentos ou constituir-se no acabamento final; Contribuir para a esttica das fachadas. Em edifcios altos, em particular, comum o aparecimento de fissuras e trincas nas paredes dos andares mais altos devido ao do vento sobre a estrutura. comum, tambm, em qualquer edificao, o aparecimento de fissuras e trincas. Fissura uma abertura em forma de linha que aparece na superfcie de qualquer material slido, proveniente de ruptura sutil de parte de sua massa, com espessura de at 0,5 milmetro. Trinca uma abertura em forma de linha que aparece na superfcie de qualquer material slido, proveniente de evidente ruptura de parte de sua massa, com espessura de 0,5 milmetro at 1,0 milmetro. Quando h maior flexibilidade no sistema reticulado, podem surgir as rachaduras e as fendas, ambas de maior extenso, se comparadas s fissuras e trincas, recomendando-se uma consulta junto construtora, engenheiro ou arquiteto. Rachadura uma abertura expressiva que aparece na superfcie de qualquer material slido, proveniente de acentuada ruptura de sua massa, podendo-se "ver" atravs dela e cuja espessura varia de 1,0 milmetro at 1,5 milmetro. Fenda uma abertura expressiva que aparece na superfcie de qualquer material slido, proveniente de acentuada ruptura de sua massa, causando sua diviso em partes separadas com espessura superior a 1,5 milmetro. Obs.: Os materiais utilizados na estrutura, alvenaria e revestimento das paredes so de naturezas diversas, possuindo diferentes coeficientes de elasticidade, de resistncia e dilatao trmica. Assim sendo, diante de variaes bruscas da temperatura ambiente, da acomodao natural da estrutura causada pela ocupao gradativa do edifcio, bem como, quando submetidos s cargas especficas, podem se comportar de forma diferente, o que poder eventualmente acarretar o aparecimento de fissuras (pequenas rupturas) localizadas no revestimento das paredes, fato este que NO compromete de forma alguma a segurana da edificao. No caso de paredes internas, so consideradas aceitveis e normais, as fissuras no perceptveis distncia de pelo menos 1 metro. Com relao s paredes externas, as eventuais fissuras que surgirem e no provocarem infiltrao para o interior da edificao so consideradas aceitveis e normais. Prazos de Garantia Paredes Internas Fissuras perceptveis a uma distncia superior a 1 metro - 1 ano Paredes Externas Fissuras que possam vir a gerar infiltrao - 3 anos

Nota: as fissuras que no geram infiltrao so consideradas normais, aceitveis e devero ser tratadas pelo condomnio quando do processo de manuteno preventiva da edificao. Cuidados de Uso e Manuteno Preventiva Nunca utilize pregos para a fixao de quadros, painis ou quaisquer elementos, pois causam danos na argamassa de revestimento e na prpria lajota. Sempre que for necessrio algum tipo de fixao, utilize buchas e parafusos, com furao feita com furadeira eltrica e broca para concreto na bitola da bucha. Antes da furao verifique se no h possibilidade da passagem de tubulao hidrulica ou eltrica pelo local. Em caso de dvida, consulte o zelador e, se a mesma persistir, consulte a construtora. Nunca perfure prximo a tomadas, interruptores, quadros de luz e caixas de passagem. Nunca perfure em reas prximas a torneiras, registros ou louas sanitrias. Tambm no aconselhvel a fixao em paredes de elementos com peso elevado, pois podem causar trincas. Mveis e equipamentos com quina viva devero ser protegidos com feltro a fim de no danificarem o revestimento. Proteja sempre os cantos e quinas de alvenaria quando de mudanas ou movimentao de mveis. Algumas trincas ou fissuras podero aparecer com o tempo em decorrncia da acomodao do edifcio. Trincas pequenas so solucionadas com aplicao de massa corrida. Trincas maiores devero ter o revestimento em seu redor escarificado at a lajota, escovado, umedecido e aplicar tela plstica ou gaze de algodo antes de executar o revestimento novamente, podendo ser utilizado gesso ou argamassa industrializada. Segue procedimento normal de aplicao de massa corrida e pintura. Procure manter os ambientes bem ventilados. Nos perodos de inverno ou de chuva, pode ocorrer o surgimento de mofo nas paredes decorrente de condensao de gua por deficiente ventilao, principalmente em ambientes fechados (armrios, atrs de cortinas e forros de banheiro); Combata o mofo com o uso de detergente, formol ou gua sanitria dissolvidos em gua; Tanto as reas internas (unidades privativas e reas comuns) como a fachada da edificao, devem ser pintadas a cada 3 anos, evitando assim o envelhecimento, a perda de brilho, o descascamento, e que eventuais fissuras, possam causar infiltraes. Nota: Toda vez que for realizada uma repintura aps a entrega da edificao, dever ser feito um tratamento das fissuras evitando assim infiltraes futuras de gua. Perda da Garantia Se forem alterados quaisquer elementos de vedao com relao ao projeto original. Se forem identificadas sobrecargas nas estruturas e paredes alm dos limites normais de utilizao previstos.

No caso de no ser realizada a lavagem e restaurao dos rejuntes da fachada a cada 02 anos. Se no forem tomados os cuidados de uso ou no for feita a manuteno preventiva necessria. INSTALAOES HIDRULICAS Descrio do Sistema As Instalaes Hidrulicas so constitudas pelas seguintes partes:

gua:
Pontos de gua (fria e quente): pontos que alimentam os lavatrios, os vasos sanitrios, os chuveiros, as pias, os tanques e as mquinas de lavar; Prumadas de gua (fria): so constitudas por tubulaes principais que trazem a gua do reservatrio superior; Ramais de distribuio de gua (fria e quente): alimentadores dos diversos pontos, nos cmodos apropriados.

Esgoto:
Pontos de esgoto de guas servidas: pontos por onde so liberados os esgotos dos pontos que alimentam os lavatrios, os vasos sanitrios, os chuveiros, as pias, os tanques e as mquinas de lavar, alm dos ralos secos e sifonados; Prumadas coletoras principais de esgoto: por onde escoam as guas servidas para as sadas do edifcio.

guas Pluviais:
guas de chuva ou de lavagem so normalmente coletadas pelas redes pluviais; Prumadas de guas pluviais so constitudas por tubulaes principais que trazem a gua de chuvas coletada nas coberturas, ralos das sacadas etc., para as sadas do edifcio.

Ralos:
Todos os ralos possuem grelhas de proteo para evitar que detritos maiores caiam em seu interior ocasionando entupimento; Ralos sifonados e sifes tm "fecho hidrulico", que consiste numa pequena cortina de gua, que evita o retorno do mau cheiro.

Registros:
Registros de presso (gua fria e quente): vlvulas de pequeno porte, instaladas em sub-ramais ou em pontos de utilizao, destinadas regulagem da vazo de gua, ou fechamento; Registros de gaveta (gua fria e quente): vlvulas de fecho para a instalao hidrulica predial, destinadas interrupo eventual de passagem de gua para reparos na rede ou ramal.

Prazos de Garantia

Materiais:

Tubos / Conexes/ Louas / Caixa de Descarga /Torneiras / Registro / Sifes / Flexveis / Vlvulas

O Prazo de Garantia definido segundo os padres estabelecidos pelos fabricantes.

Servios:
Colunas de gua Quente e Fria / Tubos de Queda de Esgoto Danos causados devido movimentao ou acomodao da estrutura - 5 anos Coletores Problemas com a instalao - 1 ano Ramais Problemas com as instalaes embutidas e vedao - 1 ano Louas/ Caixa de Descarga Instalao e funcionamento - 1 ano Torneiras / Registro / Sifes / Flexveis / Vlvulas Funcionamento e vedao - 1 ano Situaes no cobertas pela garantia: Danos sofridos pelo produto em conseqncia de quedas acidentais, maus tratos, manuseio inadequado, instalao incorreta e erros de especificao; Danos causados aos acabamentos por limpeza inadequada (produtos qumicos, solventes, abrasivos do tipo saponceo, palha de ao, esponja dupla face); Peas que apresentem desgaste natural, pelo uso regular, tais como: vedantes, gaxetas, anis de vedao, guarnies, cunhas, mecanismos de vedao; Danos nos acabamentos dos metais sanitrios causados devido utilizao dos mesmos em gua no potvel, ou utilizao de produtos tais como solventes, abrasivos do tipo saponceo, produtos qumico, palha de ao ou esponjas dupla face. Cuidados de Uso e Manuteno Preventiva Nunca jogue quaisquer materiais slidos dentro de vasos sanitrios, tais como absorventes ntimos, papel que no seja higinico, tecidos, fraldas descartveis, algodo, que com certeza causaro entupimento da rede de esgoto. Metais e materiais mais pesados podero romper a tubulao. Nunca jogue restos de alimento nos ralos das cozinhas. Caso seu apartamento permanecer fechado por longo perodo e constatar a presena de odores de esgoto, s colocar gua nos ralos dos pisos ou pias sifonadas, que estes cessaro prontamente. Problemas de vazamento nas caixas de descarga podero ser facilmente resolvidos pelos proprietrios, abrindo a tampa da caixa anexa ao vaso e verificando o problema.

Procure sempre ter cuidado ao manusear os registros e torneiras, pois estes funcionam base de presso e no de fora, implicando na sua vida til. Verifique sempre as torneiras e troque, quando necessrio, o anel de vedao, comumente conhecido como courinho, para evitar vazamentos, e limpe os aeradores de resduos. Se ao limpar caixas de ralos houver rachaduras, chame imediatamente um profissional de hidrulica para troc-la, evitando vazamentos no apartamento inferior. Pancadas fortes em prumadas podero causar fissuras na tubulao. Procure evitar reas prximas tubulao principal e secundria. Sempre que viajar feche todos os registros do seu apartamento. No tico podero ocorrer odores de esgoto devido ao funcionamento dos ventiladores das prumadas. Sempre que for instalar algum equipamento na rede hidrulica, utilize sempre as peas recomendadas pelo fabricante e vede as junes com fita veda-rosca. NO deixe de usar a grelha de proteo que acompanha a cuba de inox das pias de cozinha; Mantenha vedado o ponto de esgotamento de gua da mquina de lavar junto parede, usando acessrios prprios; recomendado o uso de sabo biodegradvel para evitar o retorno da espuma da mquina de lavar; Limpe periodicamente os ralos e sifes das louas, tanques e pias do seu imvel, retirando todo e qualquer material causador de entupimento (piaava, panos, fsforos, cabelos, etc) e jogando gua a fim de se manter o fecho hdrico nos ralos sifonados evitando assim o mau cheiro proveniente da rede de esgoto; Limpe periodicamente os aeradores (bicos removveis) das torneiras, pois comum o acmulo de resduos provenientes da prpria tubulao; Limpe e verifique regulagem do mecanismo de descarga periodicamente; Verifique gaxeta, anis o'ring e estanqueidade dos registros de gaveta, evitando vazamento; Em caso de necessidade, troque os acabamentos dos registros pelo mesmo modelo ou por outro do mesmo fabricante, evitando assim a troca da base; Caso os tubos flexveis (rabichos), que conectam as instalaes hidrulicas s louas forem danificadas, causando vazamento, substitua-as tomando o cuidado de fechar o registro geral de gua antes da troca. Perda da Garantia Se for evidenciado entupimento por quaisquer objetos jogados nos vasos sanitrios e ralos, tais como: absorventes higinicos, folhas de papel, cotonetes, cabelos, etc; Se for evidenciada a falta de troca dos vedantes (courinho) das torneiras; Se for evidenciada a falta de limpeza nos aeradores, provocando assim acmulo de resduos nos mesmos; Se for evidenciada a retirada dos elementos de apoio (mo francesa, coluna do tanque, etc.) provocando a queda da pea ou bancada; Se for evidenciado o uso de produtos abrasivos e/ou limpeza inadequada nos metais sanitrios; Se for evidenciado nos sistemas hidrulicos, presses (desregulagem da vlvula

redutora de presso) e temperaturas (geradores de calor, aquecedores, etc.) discordantes das estabelecidas em projeto; Equipamentos que foram reparados por pessoas no autorizadas pelo servio de Assistncia Tcnica; Aplicao de peas no originais ou inadequadas, ou ainda adaptao de peas adicionais sem autorizao prvia do fabricante; Equipamentos instalados em locais onde a gua considerada no potvel contenha impurezas e substncias estranhas mesma que ocasione o mau funcionamento do produto; Objetos estranhos no interior do equipamento ou nas tubulaes que prejudiquem ou impossibilitem o seu funcionamento; Se no forem tomados os cuidados de uso ou no for feita a manuteno preventiva necessria. Solues de alguns dos problemas mais comuns A seguir, procedimentos a serem adotados para corrigir alguns problemas: Como desentupir a pia: -Com o auxlio de luvas de borracha, um desentupidor e uma chave inglesa, siga os seguintes passos: -Encha a pia de gua; -Coloque o desentupidor a vcuo sobre o ralo, pressionando-o para baixo e para cima. Observe se ele est totalmente submerso; -Quando a gua comear a descer, continue a movimentar o desentupidor, deixando a torneira aberta; -Se a gua no descer, tente com a mo ou com auxlio de uma chave inglesa, desatarraxar o copo do sifo. Neste copo ficam depositados os resduos, geralmente responsveis pelo entupimento. Mas no esquea de colocar um balde em baixo do sifo, pois a gua pode cair no cho; -Com um arame, tente desobstruir o raio da pia, de baixo para cima, algumas vezes, os resduos se localizam neste trecho do encanamento, da a necessidade de usar o arame; -Coloque o copo que retirou do sifo. No convm colocar produtos a base de soda custica dentro da tubulao de esgoto; -Depois do servio pronto, abra a torneira e deixe correr gua em abundncia, para limpar bem. Como consertar a torneira que est vazando: -Retire a tampa/boto (quando houver) da cruzeta com a mo; -Utilizando uma chave de fenda, desrosqueie o parafuso que prende a cruzeta; -Com o auxlio de um alicate de bico, desrosqueie a porca que prende a canopla para poder ter acesso ao mecanismo de vedao; -Com o auxlio de um alicate de bico, desrosqueie o mecanismo de vedao do corpo e o substitua por um novo.

Como desentupir o chuveiro: -Desrosqueie a capa protetora do crivo; -Retire a proteo metlica (quando houver); -Retire o plstico ou borracha preta; -Com o auxlio de uma escova de dente, limpe o crivo desobstruindo os orifcios que podem ter acumulado detritos. Como regular a caixa de descarga acoplada da bacia sanitria:

1. Regulagem
-Com cuidado, abra e retire a tampa da caixa acoplada; -Com ajuda de um alicate, rosqueie a bia, deixando-a mais firme para que, quando a caixa estiver cheia, no permita que a gua transborde pelo ladro.

2. Substituio
-Com cuidado, abra e retire a tampa da caixa acoplada; -Desrosqueie a bia; -Leve-a a um depsito de materiais de construo para que sirva de modelo para a compra de uma nova; -Com a nova bia em mos, encaixe-a e rosqueie-a exatamente no local de onde a antiga foi retirada. INSTALAES ELTRICAS Descrio do Sistema Cada unidade de seu edifcio possui uma instalao eltrica independente que constituda por diversos elementos: Tomadas de energia, para ligao de eletrodomsticos de uso corrente; Tomadas especiais de energia, para ligao de mquinas domsticas, tais como lavadora e secadora de roupas, lavadora de louas, forno de micro-ondas, torneira e chuveiro eltrico; Pontos de iluminao, para ligao de lmpadas e luminrias; Interruptores para acionamento dos pontos de iluminao; Quadro eltrico de proteo, para controlar as sobrecargas dos circuitos; As potncias mximas permitidas para os demais pontos de utilizao esto indicadas no projeto eltrico. Circuito: um conjunto de tomadas de energia, tomadas especiais, pontos de energia, pontos de interruptores, cuja fiao encontra-se interligada. No caso de sua unidade, est

interligada de modo a dividi-lo em setores: sala, cozinha, dormitrios, mquina de lavar loua, mquina de secar e lavar roupas, etc, portanto, os circuitos so correspondentes a estes setores. Prazos de Garantia Tomadas e Interruptores

Material: Conforme fabricante. Servio: Funcionamento e instalao - 1 ano


Fios, Cabos e Tubulao

Material: Conforme fabricante. Servio: Funcionamento e instalao - 1 ano


Cuidados de Uso e Manuteno Preventiva Todas as unidades foram projetadas e dimensionadas a partir do uso de eletrodomsticos normais e comuns no mercado. Quando da instalao de aparelhos eltricos, verifique se a tomada no local desejado est adequada a receber tal equipamento, segundo as informaes do fabricante. Todos os equipamentos devero ser instalados por profissional, sempre observando a quantidade e bitola dos fios, potncia, aterramento e voltagem. Sempre verifique a carga dos aparelhos e a capacidade de proteo do disjuntor do circuito. Evite sobrecargas, lembrando que a potncia mxima prevista em projeto para a instalao de chuveiros nos banheiros de at 5.400W, devendo o equipamento possuir resistncia blindada, e no caso da utilizao de equipamentos de maior potncia as instalaes devero ser redimensionadas. Nunca utilize benjamins em geladeiras, freezer, forno de micro-ondas e aparelhos de grande potncia. Nunca ligue, tambm, abajures, rdios, televiso em uma mesma tomada. Certifique-se sempre da carga a ser ligada. Em caso de incndio desligue a chave geral do quadro de luz. Faa-o, tambm, em caso de queda de tenso na rede pblica. Nunca passe outra fiao com finalidade diferente da projetada nas tubulaes. Toda e quaisquer modificaes devero ser executadas por profissional tecnicamente habilitado. No deixe curiosos frente disso. Quando no utilizar algum circuito, mantenha desligado o respectivo disjuntor. Nunca instale ou conserte tomadas ou troque lmpadas com o disjuntor ligado. Mantenha a porta do quadro de luz sempre fechada ou trancada, com as chaves prximas em caso de emergncia. No deixe crianas se aproximarem ou tocarem no quadro. Nunca deixe nenhum aparelho sem aterramento. Sua falta pode acarretar em srios acidentes. Leia sempre o manual tcnico dos equipamentos e aparelhos antes de lig-los. Acione, com cuidado, as minuterias instaladas nas reas comuns e nunca trave a tecla com fita adesiva, palitos e outros materiais, pois poder danificar o sistema. O compartimento dos medidores dever ser mantido trancado e as chaves em poder

do zelador. Os quadros de luz devero ser protegidos dos efeitos de corroso, sempre vistoriados e pintados com anticorrosivos quando necessrio. Procure sempre um profissional caso queira instalar equipamentos no previstos em projeto. A fiao de entrada do seu apartamento poder exigir um redimencionamento. A ligao de fora dever ser requisitada pelo proprietrio da unidade junto concessionria. Os disjuntores so acionados pela simples movimentao de suas alavancas; Utilizar proteo individual (ex: estabilizadores e outros) para equipamentos mais sensveis (como computadores, home-theater, central de telefone); Em caso de sobrecarga em um circuito, o disjuntor deve ser ligado somente aps o desligamento do equipamento que a provocou. Caso o mesmo venha a desligar-se, chame um tcnico especializado para verificar o problema; Em caso de necessidade de corte de energia, sobretudo havendo dvida sobre o disjuntor especfico, desligar o disjuntor geral ou disjuntor referencial; Quando o imvel estiver desabitado, recomendamos desligar a chave geral (disjuntor geral) no quadro de distribuio; Ao adquirir um aparelho eltrico, verificar se o local definido para a sua instalao est provido de condies adequadas conforme a especificao do fabricante e do projeto; A manuteno deve ser executada com os circuitos desenergizados (disjuntores desligados); Permitir somente que profissionais habilitados tenham acesso s instalaes e equipamentos. Isso evitar curto circuito, choque, etc; Quando verificado qualquer problema eltrico, utilizar sapatos com sola de borracha e nunca segurar dois fios ao mesmo tempo; Sempre que for executada manuteno nas instalaes, como troca de lmpadas, limpeza e reaperto dos componentes, desligar os disjuntores correspondentes; Efetuar limpeza nas partes externas das instalaes eltricas (espelho, tampas de quadros, etc) somente com pano ligeiramente mido; Rever estado de isolamento das emendas de fios; Reapertar a cada 6 meses todas as conexes do Quadro de Distribuio; Reapertar anualmente todas as conexes (tomadas, interruptores, pontos de luz); Verificar o estado dos contatos eltricos substituindo peas que apresentem desgaste, quando necessrio (tomadas, interruptores, ponto de luz). Perda da Garantia Se for evidenciada a substituio de disjuntores por outros de capacidade diferente, especialmente de maior amperagem; Se for evidenciado o uso de eletrodomsticos velhos, chuveiros ou aquecedores eltricos sem blindagem, desarmando os disjuntores; Se for evidenciada sobrecarga nos circuitos devido ligao de vrios equipamentos no mesmo circuito; Se for verificada a no utilizao de proteo individual para equipamentos sensveis;

Se no forem tomados os cuidados de uso ou no for feita a manuteno preventiva necessria. Solues de alguns dos problemas mais comuns A seguir, procedimentos a serem adotados para corrigir alguns problemas: Parte da instalao no funciona: -Verificar no quadro de distribuio, se o disjuntor daquele circuito no est desligado. Em caso afirmativo, relig-lo, se ao relig-lo ele voltar a desarmar, solicitar a assistncia de um tcnico habilitado, pois duas possibilidades ocorrem: -o disjuntor est com defeito e dever ser substitudo por outro; - existe algum curto circuito na instalao, e ser necessrio reparo. Disjuntores do quadro de distribuio desarmando com freqncia: -Verificar se existe algum mau contato eltrico (conexes frouxas) que so sempre fonte de calor, o que afeta a capacidade dos disjuntores. Neste caso, um simples reaperto nas conexes resolver o problema; -Outra possibilidade que o circuito esteja sobrecarregado com instalao de novas cargas, cujas caractersticas de potncia so superiores s previstas no projeto. Tal fato deve ser rigorosamente evitado; -Verificar se no existe aparelho conectado ao circuito em questo, com problema de isolamento ou mau contato que possa causar fuga de corrente. Superaquecimento do quadro de distribuio: -Verificar se existem conexes frouxas e reapert-las; -Verificar se existe algum disjuntor com aquecimento acima do normal. Isso pode ser provocado por mau contato interno do disjuntor devendo ao mesmo ser imediatamente desligado e substitudo. Chuveiro eltrico no esquenta a gua: -Verificar se a chave de proteo no quadro de distribuio est desarmada. Caso esteja, religa-la, caso persista o problema, verificar se no ocorreu a queima da resistncia do chuveiro eltrico. Se for o caso, substitu-la.

IMPERMEABILIZAO Descrio do Sistema o tratamento dado em partes e/ou componentes da construo para garantir a estanqueidade da mesma impedindo a infiltrao de gua. Prazos de Garantia Sistema de impermeabilizao - 5 anos

Cuidados de Uso e Manuteno Preventiva No perfure pisos, no altere o posicionamento de ralos e no modifique nada em reas impermeabilizadas. Qualquer dano pelcula impermeabilizante causado por servios de terceiros contratados pelo condomnio e ou pelos proprietrios acarretar na perda total da garantia pelo fornecedor e pela CONSTRUTORA. Quando surgirem manchas de infiltrao sob reas impermeabilizadas, contatar imediatamente a CONSTRUTORA. Nunca procure solucionar o problema ou encontrar a causa. No modifique os jardins e terraos. No demore em lavagens ou use produtos qumicos abrasivos sobre reas impermeabilizadas. Utilizar "lavagem a seco" para o piso dos sub-solos. As lavagens com mangueira devem evitadas. Caso seja utilizada, sempre puxar a gua para o ralo; No caso de lavagem da caixa d'gua, no utilizar mquinas de alta presso, pois podem danificar a proteo mecnica. recomendvel que essa lavagem, seja feita por empresa especializada; Nos jardins e floreiras, no utilizar plantas de grande porte ou com razes que possam, no decorrer do tempo, prejudicar o sistema de impermeabilizao; O nvel de terra dos jardins no dever ultrapassar a altura determinada em projeto, que deve ser de 10 a 20 cm abaixo do nvel do encerramento da impermeabilizao; Utilizar somente solos permeveis e adequados boa drenagem; Inspecionar periodicamente os rejuntamentos dos pisos, paredes, soleiras, ralos e peas sanitrias, pois atravs das falhas nos mesmos, poder ocorrer infiltrao de gua; Caso haja danos impermeabilizao, no executar os reparos com os materiais e sistemas diferentes do aplicado originalmente, pois a incompatibilidade pode comprometer o bom desempenho dos sistemas; Inspecionar periodicamente a camada drenante do jardim, verificando se no h obstruo na tubulao e entupimento dos ralos;

Perda da Garantia Se forem danificados, alterados ou reparados pisos e paredes nas reas impermeabilizadas; Se no forem tomados os cuidados de uso ou no for feita a manuteno preventiva necessria. ATENO: No recomendvel a utilizao de qualquer mquina de alta presso para limpeza na edificao. Ela pode danificar rejuntamentos e outros materiais de proteo, e acabar prejudicando a impermeabilizao. Jamais utilize os hidrantes para qualquer finalidade que no seja o combate a incndio.

ESQUADRIAS DE ALUMNIO Descrio do Sistema Compreendem o conjunto de portas e janelas de alumnio com a seguinte finalidade: Permitir a iluminao do ambiente pelo melhor aproveitamento da luz natural; Possibilitar o contato visual com o exterior; Acessar reas externas; Possibilitar a troca de ar e a ventilao natural; Proteger o interior da residncia e seus ocupantes das intempries exteriores. As esquadrias tambm abrangem: corrimo, guarda-corpo de terraos, painis de fachada e outros elementos arquitetnicos. Caractersticas de algumas das esquadrias:

Janelas e Portas de Correr


No interferem nas reas externas ou internas, permitindo, no caso de janelas, o uso de grades ou telas, persianas ou cortinas; Oferecem a possibilidade de regulagem da abertura das folhas propiciando maior conforto na aerao do ambiente; No caso de portas ou janelas com veneziana aerada, facilita ao usurio dosar a ventilao ou claridade ao seu gosto, mantendo tal posio inalterada sob ao dos ventos. Janelas Maxim-air A folha desta janela abre deslizando sua parte inferior para fora, ao mesmo tempo em que sua parte superior desliza para baixo. Prazos de Garantia Borrachas, escovas, articulaes, fechos e roldanas - 2 anos Acabamento dos perfis de alumnio, fixadores e revestimentos em painel de alumnio - 5 anos Vedao e funcionamento das partes mveis (inclusive recolhedores de palhetas, motores e conjuntos eltricos de acionamento) - 1 ano Cuidados de Uso e Manuteno Preventiva As janelas Maxim-air podem ser mantidas abertas, com pequena angulao, em caso de chuvas moderadas. Entretanto, em caso de rajadas de vendo, os caixilhos podem ser danificados, portanto fique atento para travar as janelas nessas situaes; As janelas devem correr suavemente no devendo ser foradas; Os trincos no devem ser forados. Se necessrio, aplicar suave presso ao manuse-los; Antes de executar qualquer tipo de pintura, seja tinta a leo, ltex ou cal, proteger

as esquadrias com fitas adesivas de PVC, sejam elas pintadas ou anodizadas. No utilize fitas tipo "crepe" pois elas costumam manchar a esquadria quando em contato prolongado; Remover a fita adesiva imediatamente aps o uso, uma vez que sua cola contm cidos ou produtos agressivos, que em contato prolongado com as esquadrias podero danific-las; Caso haja contato da tinta com as esquadrias, limpar imediatamente com pano seco e em seguida, com pano umedecido em soluo de gua e detergente neutro; Na limpeza das fachadas com revestimento cermico ou de granito, em que se utilize solues que contenham produtos agressivos de quaisquer tipos, proteger as esquadrias com fita de PVC, aplicando-a cuidadosamente, sem que fique nenhuma rea desprotegida ou com mau contato. Caso isso no seja possvel, recomenda-se que a limpeza da fachada seja feita com o uso de gua com detergente neutro a 5%; A limpeza das esquadrias como um todo, inclusive guarnies de borrachas e escovas, dever ser feita com soluo de gua e detergente neutro a 5%, com auxlio de esponja macia, nos perodos abaixo indicados: -No mnimo, a cada 12 meses em zona urbana ou rural; -No mnimo, a cada 3 meses em zona martima ou industrial. -As janelas e portas de correr exigem que seus trilhos inferiores sejam freqentemente limpos, evitando-se o acmulo de poeira, que com o passar do tempo vo se compactando pela ao de abrir e fechar, se transformando em crostas de difcil remoo, comprometendo o desempenho das roldanas e exigindo a sua troca precoce; -Deve-se manter os drenos (orifcios) dos trilhos inferiores sempre bem limpos e desobstrudos, principalmente na poca de chuvas mais intensas, pois esta a causa principal do borbulhamento e vazamento de gua para o interior do ambiente; -NO utilize objetos cortantes ou perfurantes para auxiliar na limpeza dos "cantinhos" de difcil aceso. Essa operao poder ser feita com o uso de pincel de cerdas macias embebido na soluo de gua e detergente neutro a 5%; -NO utilizar jato de gua de alta presso para lavagem das fachadas. A fora do jato pode arrancar as partes calafetadas com silicone ou qualquer outro material protetor contra infiltrao; -NO remover as borrachas ou massa de vedao; -Caso ocorram respingos de cimento, gesso, cido ou tinta, remova-os imediatamente com um pano umedecido na mesma de gua e detergente neutro a 5% e, logo aps, passe uma flanela seca. -NO utilize cido, raspagem ou palha de ao nas esquadrias para a limpeza. Isso ir ferir a anodizao aplicada. -Utilize leo de mquina para lubrificar as dobradias e o trilho somente quando as esquadrias forem de ferro ou ao (nunca nas esquadrias de alumnio). -NO utilize vaselina, removedor, thinner ou qualquer outro produto derivado do petrleo, pois alm de ressecar plsticos ou borrachas fazendo com que percam sua funo de vedao, possuem componentes que vo atrair particulas de poeira que agiro como abrasivo, reduzindo em muito a vida do acabamento do alumnio. -As esquadrias modernas so fabricadas com utilizao de acessrios articulveis (braos, fechos e dobradias) e deslizantes (roldanas e rolamentos) de nylon, que no exigem qualquer tipo de lubrificao, uma vez que suas partes mveis (eixos e

pinos) so envolvidos por uma camada desse material especial, auto-librificante, de grande resistncia ao atrito e as intempries. -Use sempre esponja ou tecido macio para a limpeza das esquadrias com gua e sabo. -Alguns componentes, com o uso, precisaro ter seus parafusos apertados para uma melhor conservao e funcionamento. No force nenhuma esquadria. -Reapertar delicadamente com chave de fenda todos os parafusos aparentes dos fechos, fechaduras ou puxadores e roldanas responsveis pela folga do caixilho de correr junto ao trilho, sempre que necessrio. -Verificar nas janelas maxim-air a necessidade de regular o freio. Para isso, abrir a janela at um ponto intermedirio (+/- 30 ), no qual ela deve permanecer parada e oferecer resistncia a qualquer movimento espontneo. -Verifique sempre a vedao de suas esquadrias. A calafetao aplicada desgasta-se com o tempo e pode ocasionar infiltraes. A reviso deve ser feita utilizando mastique acrlico com silicone indicado para tratamento de juntas frias (interface de materiais distintos como alvenaria, metais, vidros, etc.). Perda da Garantia Se forem feitos instalaes de cortinas ou qualquer aparelho, tais como: persianas, ar condicionado, etc., diretamente na estrutura das esquadrias, ou que com elas possa interferir; Se for feita qualquer mudana na esquadria, na sua forma de instalao, na modificao de seu acabamento (especialmente pintura), que altere suas caractersticas originais; Se houver dano por pane no sistema eletro-eletrnico, motores e fiao da esquadria, causados por sobrecarga de tenso; Se no forem tomados os cuidados de uso ou no for feita manuteno preventiva necessria.

ESQUADRIAS E BATENTES DE MADEIRA Muitas vezes, em lugares midos, h a possibilidade de aparecimento de brocas, que comumente so confundidas com cupim pela poeira muito parecida. Basta injetar veneno prprio que elas desaparecero sem criar dano algum s portas e batentes. -No caso de aparecimento de cupim, contate empresa especializada em descupinizao antes que se alastre. -Nunca molhe ou exponha umidade as folhas das portas. Com o tempo apodrecero. -Sempre mantenha encerada portas e batentes como proteo. -Nunca utilize pregos ou fitas adesivas nas portas. Eles danificam o acabamento. -As maanetas e dobradias devero ser limpas com pano macio umedecido. -Use leo de mquina para lubrificar as fechaduras e dobradias. -No use nenhum objeto prfuro-cortante nas ferragens nem na madeira.

Notas Importantes: Ao contratar marceneiros para execuo de armrios e afins, exija madeiras com pr-tratamento contra pragas. -Na compra de mveis ou utenslios de madeira, tambm verifique se os mesmos foram pr-tratados. -Aps a instalao de todos os mveis e armrios (mudana), contrate empresa especializada e faa uma dedetizao preventiva. Dedetize todos os utenslios de madeira, sejam novos ou usados e tenham ou no sido pr-tratados. Caso existam pisos ou forros de madeira ou gesso os mesmos tambm devem ser dedetizados. -No esquea das caixas de luz, rodaps, carpetes, portas, batentes, etc. Todo o apartamento deve ser protegido. OBS: -Mantenha seu apartamento sempre ventilado e utilize o mximo de iluminao natural durante o dia. Lembre-se: os cupins gostam de ambientes quentes, midos e escuros. conveniente tambm que periodicamente mantenha-se portas e gavetas de mveis e armrios abertos para ventilao e iluminao interna das mesmas. -Mantenha inspeo permanente. Verifique cantos, frestas, furos, etc. E ao menor sinal de pragas contate empresa especializada. -Nunca deixe curiosos ou "profissionais" no habilitados combater tais pragas. -Caso voc deseje mais informaes sobre pragas urbanas, a internet disponibiliza vrios sites sobre o tema. Dentre eles voc vai encontrar boas dicas e informaes no "Praga on line" (www.pragas.com.br). PINTURA Em paredes e tetos acabados com pintura a limpeza dever ser feita com pano macio umedecido e sabo neutro. No utilize objetos prfuro-cortantes nas paredes (canetas, alicates, etc.), pois a massa corrida e pintura podero ser danificadas. Manchas de mofo devero ser removidas com gua sanitria diluda em gua. Qualquer dano ao acabamento de paredes dever ser resolvido com aplicao de massa corrida, ligamento e nova pintura. Quando, por ventura, houver umidade, esta dever ser sanada antes de dar o acabamento parede. PISOS CERMICOS E AZULEJOS Os pisos cermicos devero ser limpos com gua e sabo. No utilize cido muritico ou materiais agressivos, pois o rejuntamento ser agredido e a cermica danificada. Sempre atente-se ao rejuntamento de reas molhadas. Infiltraes podem ocorrer no apartamento do seu vizinho devido ao desgaste do rejunte pela limpeza. Para reposio utilize mistura de cimento e caulim no trao 1:8. As placas de piso podem se soltar na ausncia de rejuntamento. Sempre vistorie e

faa a reposio necessria. Nunca deixar cair objetos pesados sobre o piso. Isso ir ferir o esmalte da cermica. Para evitar arranhes, calce os mveis com pedaos de feltro ou forrao. Nunca empurre ou arraste nada sobre a cermica. Para paredes acabadas com azulejos, valem as mesmas orientaes para o piso. O rejuntamento de azulejos dever ser constantemente observado, principalmente nas reas de box e pias, a fim de evitar infiltraes nas paredes. Reponha-o sempre que necessitar. Nunca utilize escovas de piaava ou ao e esponjas metlicas na limpeza. O rejunte ser retirado. FORROS Os forros so normalmente executados com placas de gesso ou madeira e utilizados freqentemente como teto de banheiros e terraos a fim de facilitar o acesso a tubulao de distribuio hidrulica. Tambm so muito utilizados em outros cmodos (salas, quartos, corredores, etc.) como efeito decorativo ou para distribuir ou deslocar pontos de iluminao. So muito empregados tambm nas partes comuns dos edifcios. Nos forros de gesso acabados com pintura a limpeza deve ser feita com pano macio umedecido e sabo neutro. Nos forros de madeira deve ser utilizado pano seco ou espanador. Os forros devem ser periodicamente pintados (no caso de gesso) ou envernizados (para os forros de madeira). No forro poder aparecer ocasionalmente alguma infiltrao causada por vazamento do ramal de gua ou esgoto ou por falta de rejunte no piso e nos azulejos da unidade superior. Verifique a causa antes de pint-lo novamente. Muito cuidado com escadas, vassouras, trilhos de cortina. Uma pancada forte pode quebrar o gesso. Nunca perfure o forro para pendurar varais, vasos e outros tipos de objetos. Manchas de mofo podero aparecer nos banheiros por falta de ventilao e banhos demorados. Sempre deixe as esquadrias abertas. Caso ocorra tais manchas, a remoo dever ser feita com gua sanitria diluda em gua. O reparo de molduras e pequenas fissuras no gesso poder ser feito com massa corrida ou nata de gesso diluda em gua. Lustres pesados ou grandes so desaconselhveis. Utilize plafons prprios para gesso ou madeira. VIDROS A limpeza dos vidros dever ser feita com detergente prprio ou com pano macio umedecido e lustrado com jornal. Oriente seus empregados a limpar todos os vidros com muito cuidado. Quedas podem ocorrer por pura distrao. Evite pancadas nos vidros. So resistentes, mas podem quebrar. Em caso de troca de vidro, isole a rea de passagem no trreo para evitar acidentes.

Troque o vidro em sua totalidade se houver quebra parcial ou trincas. Produtos no prprios para a limpeza de vidro, podem manch-lo. No utilize, tambm, palhas de ao, cido ou esptula para limp-lo. Verifique periodicamente o estado da massa de assentamento e vedao dos vidros. Qualquer falha poder causar infiltraes. LOUAS E METAIS No utilize qualquer aparelho sanitrio como ponto de apoio. Sua queda pode causar srio acidente. Nunca utilize na limpeza das louas escovas de ao ou materiais abrasivos. Limpe-as com desinfetante e pano macio. Em caso de vazamento nas junes da loua com piso ou bancadas, este poder ser sanado com aplicao de massa plstica. No utilize fora para abrir ou fechar registros e torneiras, nem force alm do necessrio. As vedaes inseridas sero danificadas. O acabamento de registros pode ser trocado, sem que haja a necessidade de troca da base. Os metais devero ser limpos com gua e sabo neutro, aplicados com pano macio ou esponja. Cuidado com as ligaes flexveis dos lavatrios e vasos sanitrios. Uma movimentao excessiva poder romper a mangueira e causar vazamentos. Em caso de vazamento em torneiras, retire-as e torne a instal-las com o vedarosca. GABINETES Evite molhar os gabinetes para uma maior durabilidade. Mantenha-o sempre seco. No force a abertura das portas. Todas as dobradias so frgeis. Caso ocorra uma dificuldade na abertura de portas, procure um marceneiro ou o fornecedor para consert-las. Procure sempre manter calafetadas as junes entre o tampo da bancada e o gabinete. Isso proteger contra umidade. Verifique sempre o rejuntamento da bancada com os azulejos. Se necessitar, reponha o rejuntamento. REVESTIMENTO EXTERNO O revestimento das fachadas externas so mais freqentemente executados atravs da aplicao de massas especiais com posterior recobrimento de pintura ou materiais cermicos (lajotas ou pastilhas). Existem tambm massas com texturizao e/ou pigmentao prpria que costumam dispensar a pintura. A fachada externa, incluindo a seus revestimentos, a parte do edifcio que est mais exposta ao ataque de vrios agentes, naturais ou no, notadamente no que se refere ao de chuvas, ventos, sol, variaes de temperatura, umidade, poluio, salitre (nas regies litorneas) e vrios outros agentes qumicos. Tais agentes vo agredindo e conseqentemente desgastando a vedao instalada. Por isso se faz necessria uma

cuidadosa manuteno preventiva do revestimento afim de que se prolongue sua vida til e se evite a ocorrncia de infiltraes que acabaro atingindo o interior dos imveis. O edifcio dever ter suas fachadas lavadas a cada 02 anos. Tais lavagens devem ser executadas por empresa especializada e se fazem necessrias no apenas por esttica, mas, principalmente, para retirada de agentes agressivos trazidos pela poluio e agregados a superfcie. Juntamente com a lavagem a empresa contratada dever fazer uma vistoria geral das fachadas procurando identificar o possvel surgimento de fissuras na massa e/ou pintura ou falhas no rejuntamento no caso de revestimento cermico. Para as fachadas com revestimento cermico dever ser verificado tambm se alguma pea est solta, providenciando seu imediato assentamento. Quanto ao rejunte, elemento que se desgasta com facilidade deve-se ter ateno especial s reas prximas a arestas e quinas, pois, nesses locais, o desgate costuma ser maior. Tambm merecem cuidado maior as reas prximas s janelas e vos de ar condicionado. Nunca utilize o exterior do edifcio para instalao de varais e afins. O chumbamento pode causar danos no revestimento e infiltraes na unidade. Nunca coloque vasos, objetos decorativos ou adornos em peitoris de esquadrias ou terraos. A queda de um destes elementos poder ser fatal. Nenhum componente da rea comum e externa do edifcio, quer seja algum elemento de fachada, jardins, etc., ou mesmo partes que pertenam rea privativa da unidade, mas componham a fachada (tais como terraos e varandas), poder ser modificado sem o prvio comunicado e aceite da construtora e dos arquitetos autores do projeto, conforme lei de direitos autorais. GARAGENS Apesar de em muitos casos constiturem rea privativa, as vagas de garagens devero ser mantidas e limpas pelo condomnio. Nunca utilize a vaga como depsito de engradados de bebida, peas mecnicas, pranchas de surf e afins. A vaga foi feita para estacionar veculos automotores. Estacione sempre no meio da vaga, a fim de no prejudicar o seu vizinho. As vagas foram dimensionadas para veculos automotores normais. Caminhonetes e utilitrios de maior porte podero dar dificuldade em manobrar. Motos devero ser estacionadas nas reas das vagas e de modo que no atrapalhem a manobra de automveis. No utilize cido muritico para limpeza do piso, use apenas gua e sabo. Mantenha a pintura das faixas sempre visveis. No utilize produtos que diminuam a aderncia no piso, como cera ou vernizes. Nunca estacione o automvel em reas de manobra e nem pare perto dos portes, pois eles possuem abertura e fechamento automtico. Os portes possuem temporizador. Por questes de segurana, certifique-se antes de sair do carro se os mesmos esto fechados e ao entrar observe sempre a presena de pessoas estranhas na rua. O porteiro dever ser alertado a prestar ateno aos portes at que estejam fechados completamente.

Nunca permita que crianas circulem ou brinquem em reas de manobra e estacionamento. No lave carros nem utilize produtos abrasivos nas garagens. Os portes possuem acionamento automtico pela guarita ou por chaves. Caso algum morador queira abertura por controle remoto, basta adquir-lo junto empresa responsvel pelo seu maquinrio. CHURRASQUEIRAS ATENO: As churrasqueiras instaladas nos terraos das unidades possuem um sistema de fechamento do duto na parte superior interna da churrasqueira (dumper) que dever sempre ser mantido fechado quando a churrasqueira no estiver em uso, para facilitar a exausto da fumaa no duto. Nunca, em qualquer hiptese, lave a churrasqueira ou jogue gua enquanto ela estiver quente. Tal procedimento provocar choque trmico e causar trincas irrecuperveis no revestimento refratrio interno das mesmas, causando a perda da garantia do equipamento. No modifique o projeto original e, no caso de qualquer reforma ou reparo, consulte um especialista no assunto. No utilize a churrasqueira para outros fins, tais como queima de papis, por exemplo. Verifique sempre possveis obstrues no duto de descarga (chamin) da churrasqueira. No utilize nem armazene produtos inflamveis prximos churrasqueira. Aps o uso, limpe todo o interior da churrasqueira, retirando todos os detritos tais como carvo, restos de alimentos, etc. Cuidado com instalaes e equipamentos eltricos muito prximos churrasqueira. No permita que crianas aproximem-se da churrasqueira enquanto estiver em uso.

INSTALAES DE GS Descrio do Sistema A Instalao de gs constituda de prumadas, ramais e pontos de alimentao. Sua unidade possui ponto de alimentao na cozinha (fogo) e as unidades com infraestrutura para a instalao de aquecedores de gua possui tambm um ponto de alimentao na rea de servio. O sistema de fornecimento o de gs liquefeito de petrleo - GLP, armazenado em cilindros localizados em rea comum do edifcio, no trreo, sendo seu fornecimento efetuado por concessionria contratada pelo condomnio. Nota Importante 1: A construtora entrega o edifcio j com o contrato de fornecimento de gs em andamento e recomenda que o mesmo seja mantido e sempre renovado pelo condomnio quando de seu trmino. Nota Importante 2: Os tanques de armazenamento bem como outros equipamentos

instalados na central de gs (medidores, vlvulas, etc.) so fornecidos pela concessionria atravs de comodato, devendo a manuteno preventiva ou corretiva desses equipamentos serem efetuados somente pela Assistncia Tcnica do fornecedor. Prazos de Garantia Material: De acordo com o fabricante. Servio: Vedao das junes - 1 ano Cuidados de Uso e Manuteno Preventiva No permita que crianas brinquem prximo bateria de botijes de gs, nem pessoas fumando ou manuseando material inflamvel. Mantenha sempre a porta do compartimento de gs fechada e trancada. As chaves devem permanecer com o zelador. Ningum, fora o zelador, dever ter acesso aos registros de troca ou recarga dos botijes. Quando da instalao de seu fogo, procure tcnico habilitado e utilize sempre as peas recomendadas pelo fabricante. Feche sempre o registro de gs no seu apartamento, quando o fogo no estiver em uso. Comunique, em caso de vazamento, imediatamente, o corpo de bombeiros e desligue todos os equipamentos eltricos e luzes, abra todas as janelas e portas e deixe ventilar. Procure, tambm, a empresa responsvel pela instalao do sistema. Quando da troca dos botijes poder haver entrada de ar na tubulao, e, por isso, uma pequena demora no retorno do gs poder ocorrer. Qualquer problema em relao tubulao e fornecimento de gs, procurar a empresa responsvel pela instalao do sistema. Nunca teste ou procure vazamentos num equipamento a gs utilizando fsforo ou qualquer outro material inflamvel. Recomenda-se, para isso, o uso de espuma de sabo ou sabonete. recomendvel, tambm, a instalao de um detector eletrnico de vazamento de gs junto aos aparelhos; Os ambientes onde se situam aparelhos a gs devem permanecer ventilados para que o gs e os pontos de combusto se dispersem. As exploses ocorrem pelo acmulo de gs em determinado local. NUNCA bloqueie a ventilao; Se algum morador sentir, em sua unidade, cheiro de gs, dever preliminarmente verificar se todos os registros dos aparelhos a gs esto fechados. Em seguida, verificar se o odor provm de fora. Persistindo o cheiro, notificar imediatamente ao zelador que se comunicar com a concessionria; Leia com ateno os manuais que acompanham os aparelhos que funcionam a gs; Para execuo de qualquer servio de manuteno ou de instalao de equipamentos, sirva-se de empresas especializadas ou profissionais habilitados, utilize materiais (flexveis, conexes, etc.) adequados; Verifique periodicamente os equipamentos (fogo, aquecedor), conforme orientao do fabricante.

Perda da Garantia Se for verificada a instalao inadequada de equipamentos (equipamentos diferentes dos especificados em projeto); Se for verificado que a presso utilizada est fora da especificada em projeto; Se no forem tomados os cuidados de uso ou no for feita a manuteno preventiva necessria. MINUTERIA, PARA-RAIO, TELEFONIA, PORTES e INTERFONE -No deixe que curiosos modifiquem o sistema. -Executar limpeza semestral do pra-raio, haste tipo FRANKLIN, para livr-la do zinabre. -Verificar aterramento com eletricista especializado, e certificar-se que a resistncia da tomada do terra seja inferior a 5 ohms. -Verificar tambm a cordoalha condutora, sua fixao e evitar contato com a superfcie do edifcio. -Nunca permita a instalao de antenas parablicas, antenas coletivas ou quaisquer outros equipamentos acima do nvel do pra-raio. -Problemas com telefonia procure verificar se no so provenientes do aparelho ou alguma ligao solta antes de procurar um tcnico ou a concessionria, pois, na maioria dos casos, so de fcil soluo. -Os pontos telefnicos esto aptos a receber os aparelhos, cabendo ao comprador pedir a ligao da linha concessionria local. -Os portes j foram automatizados, com motores, que devem ser constantemente verificados e mantidos. Quando houver quaisquer problemas com o equipamento, procurar preferencialmente a assistncia tcnica do fabricante. No permita que curiosos mexam nos motores. Lubrifique sempre os trilhos e cabos dos portes. -Os interfones j foram testados. Quaisquer problemas que venham a ocorrer procure preferencialmente a empresa responsvel pelo servio ou a assistncia tcnica do prprio fabricante do equipamento.

ANTENA COLETIVA E TV CABO O sistema de antena coletiva dever sempre estar em perfeitas condies, chamando um tcnico para realizar sua manuteno. O sistema de Tv a Cabo mantido e vistoriado pela prpria empresa que presta tal servio. As ligaes dos cabos nos aparelhos devem ser feitas com conectores prprios para tal fim, devendo-se evitar ligaes improvisadas que possam prejudicar a qualidade da transmisso. No caso de instalao de vrios aparelhos de TV deve-se consultar um tcnico para verificar a possvel necessidade de instalao de amplificadores de sinal.

TELHADO Nunca deixe nenhuma pessoa sem ser profissionais habilitados subir ao tico e acessar ao telhado. H riscos de acidentes graves. No pise ou transite em rea de telhado. Em caso de destelhamento por vento forte, substitua as telhas danificadas imediatamente. A limpeza das calhas deve ser mensal, desobstruindo a descida das guas pluviais. Sempre que houver tempestades fortes, vistorie logo aps toda a rea de telhado. Verifique se os parafusos de fixao esto calafetados com massa plstica.Caso tenha algum desprotegido, proceda a sua aplicao imediatamente. Em caso de lajes de cobertura impermeabilizadas (sem cobertura de telhas), evite andar nas mesmas e em hiptese alguma permita perfuraes que possam afetar a impermeabilizao.

FAZENDO OBRAS E SERVIOS DE ADAPTAO NO IMVEL


O proprietrio somente pode realizar obras complementares em seu imvel, como colocao ou fechamento de vos, aps a entrega das chaves, quando assume total responsabilidade sobre o seu imvel. Porm necessrio adotar os seguintes cuidados: -Comunicar formalmente ao administrador ou sndico e montar um esquema para retirada de entulho (que deve estar ensacado) do apartamento, para no incomodar os demais condminos; -No efetuar, em hiptese alguma, alteraes que impliquem em demolio total ou parcial de elementos estruturais da edificao (pilares ou vigas) ou das instalaes principais (hidrulica, eltrica ou gs). -Para a fixao de acessrios (quadros, armrios, cortinas e outros) que necessitem furao em paredes ou pisos de seu apartamento, importante tomar os seguintes cuidados: Na fixao de objetos nas paredes, verificar se o local escolhido no passagem de tubulaes, pilares ou vigas (mais difceis de serem perfurados); Para melhor fixao recomenda-se o uso de parafusos com buchas, por serem considerados ideais para paredes de alvenaria de blocos cermicos. Recomenda-se evitar o uso de pregos para que no danifiquem o acabamento; Ao executar armrios embutidos sob pias de banheiros e cozinhas, instruir os marceneiros contratados, para no baterem ou retirarem os sifes e ligaes flexveis, evitando vazamento; Evitar perfurao da parede prximo ao quadro de luz e nos alinhamentos de interruptores e tomadas, para evitar acidentes com os fios eltricos; Evitar furar os pisos dos banheiros para evitar danos na impermeabilizao;

PROGRAMANDO A MUDANA
A data e horrios da mudana devem ser comunicados ao Sndico ou administradora ou zelador. Para programar o transporte de seus mveis importante observar se as dimenses dos mveis e/ou equipamentos so compatveis com as dimenses dos ambientes, do elevador de servios e dos vos das portas de acesso ao apartamento.

USANDO OS ELEVADORES
O edifcio dotado de elevadores destinados utilizao social e servios. Assim, todo e qualquer transporte de mveis e/ou de grandes embalagens deve ser efetuado pelo respectivo elevador de servio. Os elevadores tm garantia de fbrica contada a partir da entrega dos mesmos efetivada no Contrato de Assistncia formalizado com o fabricante. Tal garantia prev a substituio de peas e equipamentos que apresentarem falhas de fabricao ou montagem, excludas as ocorrncias por abuso, uso inadequado e negligncia. Recomenda-se que a manuteno seja realizada pelo prprio fabricante, para manter a validade da garantia. Constantes problemas que impedem o funcionamento dos elevadores podem ser evitados a partir da adequada utilizao dos mesmos, atentando-se para algumas medidas prticas, conforme apresentadas no quadro a seguir.

UTILIZAO CORRETA DO SEU ELEVADOR Apertar o boto apenas 1 vez. Somente abrir a porta do pavimento quando a porta inteira do elevador estiver completamente aberta. Observar o degrau formado entre o piso do pavimento e o piso do elevador. No ultrapassar o nmero mximo de passageiros permitidos, que est indicada em uma placa no interior da cabina. No permitir que crianas brinquem ou trafeguem sozinhas nos elevadores. No reter o elevador em um andar. No fumar no interior da cabina. Em caso de falta de energia ou parada repentina do elevador, solicitar auxlio externo atravs do interfone ou do alarme, sem tentar sair sozinho do elevador. Jamais utilizar os elevadores em caso de incndio.

Jamais tentar retirar passageiros da cabina quando o elevador parar entre pavimentos, pois h grandes riscos de ocorrerem srios acidentes. Nunca entrar no elevador com a luz apagada.

USANDO O SISTEMA DE PREVENO E COMBATE INCNDIO


Neste edifcio os halls de servio possuem extintores, rede de hidrantes e so bloqueados por portas corta-fogo. Os extintores de incndio servem para um primeiro combate a pequenos incndios. Para tanto, importante ler atentamente as instrues contidas no corpo do prprio equipamento, especialmente no que diz respeito s classes de incndio para a qual indicado e como utiliz-lo.

Classe de Incndio A

Tipo de Incndio

Extintor Recomendado

Materiais slidos, fibras gua pressurizada txteis, madeira, papel, etc. Lquidos inflamveis derivados de petrleo e Gs Carbnico, P Qumico Seco, Espuma P

B C

Material eltrico, Gs Carbnico, motores, Qumico transformadores, etc. Gases inflamveis presso sob P Qumico

O extintor e o local de sua colocao no devem ser alterados, pois foram determinados pelo Corpo de Bombeiros. Incndios de maior intensidade podem ser combatidos pelo uso de hidrantes, desde que no localizados em lquidos inflamveis e/ou equipamentos eltricos. As caixas de hidrantes possuem mangueiras que permitem combater o fogo com segurana, em qualquer ponto do pavimento. As portas corta-fogo tm a finalidade de impedir a programao do fogo e proteger as escadas durante a fuga em caso de incndio, sendo importante que se mantenham sempre fechadas para que o sistema de molas no seja danificado e impea o perfeito funcionamento em caso de necessidade. O acesso a essas portas nunca pode estar obstrudo.

EM CASO DE INCNDIO: -Ao notar indcios de incndio (fumaa, cheiro de queimado, etc.), certifique-se do que est queimando e da extenso do fogo, sempre a uma distncia segura. -Ligue para o corpo de bombeiros pelo nmero 193. -Combata o fogo utilizando o extintor mais apropriado conforme descrito na tabela de classes de incndio. -Em caso de no saber manusear os extintores, saia do local imediatamente, fechando as portas e janelas atrs de si, sem tranc-las, desligando a eletricidade e alertando os demais moradores. -Jamais utilize os elevadores em caso de incndio. -No tente salvar objetos - a sua vida mais importante. INFORMAES TEIS Segurana No utilizar qualquer aparelho sanitrio (bacias, caixa acoplada, tanque, lavatrios) como ponto de apoio, que pode quebrar provocando um acidente. No se pendurar nas janelas para limpeza dos vidros; utilizar utenslios com cabos alongados especiais para esse fim. No caso de ausncias prolongadas, aconselhvel fechar o registro de gs. Nunca testar ou provocar vazamentos no equipamento gs utilizando fsforos ou qualquer outro material inflamvel. Recomenda-se para este fim o uso de espuma de sabo. Em caso de dvida fechar imediatamente o registro e solicitar auxlio de empresa especializada. Abrir as janelas e procurar no acender fsforos, no usar objetos que produzam fascas, nem acionar os interruptores. Apesar dos riscos de incndio em edifcios residenciais serem pequenos, eles podem ser provocados por descuidos como esquecer ferros de passar roupas ligados, panelas super aquecidas, curtos-circuitos ou mesmo cigarros mal apagados.

Empregados do Condomnio
As ordens aos empregados do condomnio devem ser dadas apenas pelo Sndico. Se algum condmino tiver alguma restrio ou reclamao a fazer, deve ir diretamente ao Sndico. Jamais reclamar de forma direta com o funcionrio. importante lembrar que o funcionrio do condomnio no empregado particular durante a jornada de trabalho.

O lixo
O lixo deve ser depositado em local e horrios estabelecidos pelo regulamento interno do edifcio, devidamente envolvidos em sacos plsticos de pequeno volume, fechados ou embrulhados em pequenos pacotes, para posterior remoo.

Instalao de protees em janelas


H duas alternativas para instalao de redes ou grades nas janelas do apartamento: aprovar em assemblia a colocao padronizada em todas as janelas existentes na parte externa do edifcio; o condmino interessado deve instalar pelo lado interno da janela de modo a no ferir esttica da fachada.

ATENDIMENTO AO CLIENTE E GARANTIAS

Em caso de necessidade de solicitao de servios de Assistncia Tcnica em seu imvel, necessrio formalizar o pedido por meio de carta, aos cuidados do Departamento de Assistncia Tcnica da Construtora. Durante o prazo de garantia, seu pedido ser avaliado por um tcnico responsvel da empresa que, comprovada a eventual responsabilidade da Construtora, determinar a execuo dos servios em datas a serem combinadas entre as partes. importante lembrar que o atendimento a reclamaes no significa o reconhecimento por parte da Construtora da existncia de defeitos ou danos de sua responsabilidade.

You might also like