You are on page 1of 2

Boletim do Centro Acadmico Adolfo Lutz

O Patinho

Ano I - n 1/ Novembro 2011

Voc sabia que o Conselho Universitrio aprovou a autarquizao em dezembro de 2010 e que agora s falta a aprovao da Secretaria do Estado para a sua implantao em 2013?

Tema especial: autarquizao do HC, e eu com isso?

1) O que a autarquizao do HC? Com a autarquizao, o HC passa a ter personalidade jurdica prpria e tem sua receita vinculada Secretaria de Sade do Estado de So Paulo, sendo desvinculado financeiramente do oramento da UNICAMP. 2) Por que querem autarquizar o HC? Os recursos financeiros repassados para o complexo hospitalar da Unicamp provm da Secretaria de Ensino Superior do Estado de So Paulo, do Ministrio da Sade, da FAPESP e de convnios estabelecidos com o Poder Pblico. No entanto, os defensores da autarquizao argumentam que tais recursos no s u p r e m a s necessidades em infraestrutura e desenvolvimento. Alm disso, alegam que a contratao de funcionrios urgente e que o modelo de gesto v i g e n t e a t ra s a e s s e p ro c e s s o , sendo ineficiente. Os problemas de financiamento e de contratao da rea de sade da UNICAMP so evidentes. Entretanto, a nica alternativa proposta para esse problema que tem sido colocada pela UNICAMP a Autarquizao do complexo hospitalar. 3) Quer dizer ento que, com a Autarquizao, a Unicamp deixar de ter gastos com o HC, que passar a receber uma verba maior, proveniente da Secretaria da Sade do Estado? Na verdade, no h relao direta entre autarquizao do HC e aumento de financiamento. Objetivamente, a

transformao em uma autarquia no garante um valor fixo vindo da Secretaria de Sade maior que o atual da universidade. 4) Mas h outra sada para que o HC receba esses recursos? Sim, o hospital pode receber mais recursos atravs de um aumento de verba por parte do governo e pode-se investir em modelos de gesto pblica que tornem a contratao mais eficiente, sem que haja a necessidade de autarquizao. 5) E por que se fala tanto em privatizao? N a t e o r i a a u t a rq u i z a o n o significa privatizao, mas, na prtica, essas palavras se tornam sinnimos. Atualmente, a gesto do HC segue licitaes que impedem a abertura para contratos privados. Com a autarquia, pode haver flexibilizao nos modos de captao de verba atravs da entrega da gesto a entidades de direito privado (Organizaes Sociais e Fundaes de Apoio). Desse modo, a autarquia seria apenas o primeiro passo para a administrao privada. importante ressaltar que j est aprovada a criao de uma fundao para gerir a rea da sade desde 2004 na Congregao da FCM.
Voc sabia que ... ... nesse ano, foi aprovada, em reunio da Congregao da FCM da Unicamp, a composio do Conselho Deliberativo da Autarquia (gesto da autarquia), em que os estudantes no tero direito a voto? ... apesar de haver votao pela comunidade da FCM, ser o governador que escolher, dentre os votados, aqueles que comporo o Conselho? E que dessa maneira, a escolha desses cargos poder ser imposta, desrespeitando os interesses da comunidade do HC, inclusive dos estudantes?

O Patinho - Boletim do Centro Acadmico Adolfo Lutz


Voc sabia que... .. os trabalhadores do HC iniciaram, nesse ano, uma campanha contra a autarquizao do HC e que haver a paralisao de trabalhadores da rea da sade nessa tera-feira (22/11)?

Ano I - n 1/ Novembro

9)Tudo bem... A autarquizao pode prejudicar a populao e os funcionrios do HC... Mas e eu com isso??? A autarquizao faz com que o HC da Unicamp perca sua caracterstica de Hospital Escola, o que pode prejudicar o SEU ensino e a SUA formao mdica!!!
Com a verba voltada apenas para a assistncia,

6) Mas por que tem tanta gente contra a administrao privada, se o hospital poder receber mais recursos? O fato que nenhuma organizao privada funciona como gesto pblica j que a gesto no parte da necessidade de sade da populao e sim da necessidade de maior produtividade em detrimento da qualidade. Alm disso, uma fundao ligada universidade no precisa necessariamente prestar servios exclusivos a ela. Na USP, por exemplo, fundaes criadas para auxiliar a captao de recursos para a universidade transferem apenas 5% de sua arrecadao para ela. As fundaes que deveriam ser de apoio instituio pblica se utilizam dos bens pblicos em benefcio privado, ou seja, a universidade que acaba servindo de apoio para o crescimento da fundao. Um exemplo disso a criao da dupla-porta. . 7) Dupla-porta? O que isso ? A dupla porta consiste na coexistncia do pblico e do privado em nico hospital. Ou seja, a autarquia pode vender seus servios a planos privados e a particulares. Isso permite a obteno de lucro pelos planos privados a partir da utilizao da estrutura pblica do hospital e provoca a diminuio do nmero de leitos e de atendimentos pblicos. Entende-se que essa prtica fere a promoo de sade pblica universal e a dignidade dos usurios, que passam a ser atendidos segundo sua condio financeira. 8) Com a privatizao como fica a situao dos funcionrios do HC? H precarizao das condies de trabalho dos profissionais da sade e instabilidade no emprego, levando a uma piora no atendimento em sade. Tal precarizao se caracteriza pela reduo de salrios, aumento do tempo de trabalho e reduo de direitos trabalhistas. Isso torna mais difcil fixar profissionais de sade nos locais de trabalho; o que compromete a continuidade dos programas de sade.

no h como garantir que o HC da Unicamp privilegie o trip educao, pesquisa e extenso.


natural que o estudante tenha que realizar o

mesmo procedimento ou que descarte materiais por mais vezes que um profissional da sade. Entretanto, em uma administrao privada, h corte de gastos, podendo haver maior restrio de procedimentos, materiais e exames, o que pode prejudicar o ensino.
Se realmente houver implantao da dupla porta,

o nmero de leitos aos quais os alunos podero ter acesso ser menor. Na USP, por exemplo, apenas os docentes atendem aos convnios.
Os alunos tero ateno do docente dividida

com o setor privado, o que pode prejudicar a preceptoria dos estgios.


Com a superlotao dos leitos pblicos e a falta de

preceptores, podem ser estabelecidas metas de atendimento para o estudante e para o docente. Sendo assim, haveria menos tempo para o atendimento e discusso do caso, o que essencial para o aprendizado e uma assistncia de boa qualidade.
Ao se tornar um hospital vinculado Secretaria

Estadual de Sade e no mais UNICAMP, o HC pode tornar-se campo de estgio disponvel a qualquer estudante da rea de sade de instituies pblicas e particulares. No HU autarquizado da UFF (Niteri-RJ), estudantes de faculdades particulares tm prioridade para conseguir estgios perante os estudantes da prpria universidade. E vai me dizer que quando voc escolheu em qual faculdade queria fazer medicina voc no se baseou na qualidade do Hospital Escola que ela te oferecia???
Elaborao: Gesto Outras Frequncias (2011-2012)- Centro Acadmico Adolfo Lutz rgo representativo dos estudantes de medicina da UNICAMP

You might also like