You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE TIRADENTES

ARQUITETURA E URBANISMO

ANDR FILIPE EVANGELISTA DE ARAJO

MATERIAIS DE CONSTRUO

UTILIZAO DE METAIS NO FERROSOS NA ARQUITETURA DE INTERIORES

ARACAJU 2011

Metais no ferrosos so todos aqueles que no contenham ferro em suas composies como elemento principal, tais como: Chumbo, cobre, bronze, nquel, alumnio e zinco. Chumbo: Pea importante na confeco dos vitrais o chumbo h muito tempo vem sendo usado na arquitetura de interiores. Forma tradicional para confeco de Vitrais- empregada at aos nossos dias, emprega peas de chumbo em formato de "U" ou de "H" como suporte para os diversos vidros que constituem o painel. A cor nas peas de vidro era originalmente obtida pela adio de substncias como o bismuto, o cdmio, o cobalto, o ouro, o cobre e outros, massa de vidro em fuso. De peso elevado, os vitrais assim construdos apresentavam problemas de estrutura, estanqueidade, fragilidade, deformao, corroso eletroltica, manuteno difcil, alm de elevado custo.

Cobre Metal no ferroso e inquestionavelmente um dos metais mais nobres usados na construo, dado oferecer um vasto leque de solues tanto do ponto de vista tcnico como financeiro. Dado ser um material que no se deteriora por os componentes de poluio presentes na atmosfera, ao contrrio de outros metais, o Cobre com o passar do tempo auto protege-se, ou seja, com a exposio ao tempo, comea por formar uma fina camada de sais de cobre que do constantemente tonalidades diferentes, ficando menos brilhante at ficar com uma tonalidade verde, a qual no implica a perda da sua espessura inicial, o que garante o material por um perodo muito mais elevado de tempo. O que torna a construo em longo prazo muito mais econmica dado que no carece de manuteno peridica ao contrrio de outras solues. O cobre sendo um material extremamente malevel, d uma extrema liberdade a nvel de concepo arquitetnica, visto poder ser utilizado em qualquer forma ou inclinao. Cobre um dos metais mais versteis. A combinao de propriedades mecnicas, eltricas, trmicas e qumicas entre outras d ao metal uma extensa gama de aplicaes, seja na forma pura, seja em ligas como bronze, lato e outras. o metal no ferroso mais utilizado, aps o alumnio, por ser excelente condutor de eletricidade e calor. A indstria de cobre primrio se organiza em torno de quatro tipos de produtos, originados em etapas distintas dos processos de extrao, fundio e refino. A arquitetura de interiores tem utilizado o cobre para revestir paredes, portas, mveis, etc. H tambm o amplo uso em calhas e condutores de cobre para o escoamento de guas pluviais.

Bronze

Originalmente o termo bronze era empregado para ligas de cobre e estanho, este ltimo como principal elemento. Na atualidade, bronze o nome genrico para ligas de cobre cujos principais elementos no so nquel nem zinco. Na rea da arquitetura de interiores o bronze utilizado em torneiras, alm da confeco de metais sanitrios, ferragens (fechaduras, dobradias, fechos, puxadores) e ornatos para a construo civil.

Nquel O nquel tem seu ponto de fuso em aproximadamente 1453C, possuindo uma grande resistncia a corroso e oxidao. Deste modo o nquel utilizado, tanto puro como em ligas, em aproximadamente 300 mil produtos para consumo, indstria, material militar, moedas, transporte/aeronaves e em aplicaes voltadas para a construo civil. Nos pases industrializados o nquel tem aproximadamente 70% de utilizao na siderurgia, sendo os restantes, 30%, divididos em ligas no ferrosas, galvanoplastia etc. Suas principais aplicaes so feitas como revestimento protetor do ao, como elemento de liga nos produtos siderrgicos, onde seu emprego muito importante, sendo os principais exemplos os aos inoxidveis e aos refratrios.

Alumnio

Devido a suas caractersticas prprias, o alumnio dentre os materiais comercialmente encontrados o de maior taxa resistncia/peso. Portanto, o uso do alumnio em perfis estruturais pode proporcionar uma estrutura metlica econmica. Uma das principais vantagens do uso da estrutura em alumnio sua grande resistncia corroso ambiental. Alm da apresentao em chapas planas, o alumnio para estruturas fornecido em perfis, slidos (abertos) ou tubulares (fechados). Estes so fabricados pelo processo de extruso em matrizes, cuja facilidade na concepo das mais variadas formas das sees, faz do alumnio um excelente material tambm de acabamento e decorao. Sua leveza, condutividade eltrica, resistncia corroso e baixo ponto de fuso lhe conferem uma multiplicidade de aplicaes. Seja pela anodizao ou pela pintura, o alumnio assume a aparncia adequada para aplicaes em construo civil, por exemplo, com acabamentos que reforam ainda mais a resistncia natural do material corroso. Na construo, usado em transmisso de energia eltrica, coberturas, revestimentos, esquadrias, guarnies, elementos de ligao, etc Transmisso de energia eltrica, na forma de fios e cabos, que apresentam sobre os de cobre, maior leveza, permitindo maiores afastamentos entre os postes e suportes. muito eletroltico, por isso, em especial, no deve ficar em contato direto com ferro ou ao; ou com outros metais. Os elementos de conexo devem ser de alumnio tambm. Se isso no for possvel, que estes sejam de ao zincado ou cadmiado, para formar pelcula isolante. Em coberturas usado na forma de chapas onduladas para telhados e lminas para impermeabilizao (ligas finas ou corrugadas - para aumentar a aderncia ao impermeabilizante e compensar efeitos de dilatao).

Aplicaes do Alumnio em janelas, fios, cabos e em coberturas (forma de chapas).

Zinco

Metal no ferroso, o qual se prptege naturalmente, ganhando um patine com o tempo. No enferruja e tem uma boa resistncia ao tempo: - 90 a 100 anos em meio rural. - 40 a 60 anos em meio urbano. - 30 a 40 anos em meio industrial normal. - 40 a 70 anos em meio martimo. Graas sua excelente resistncia quanto deformao plstica permite-nos realizar coberturas em zonas sujeitas a grandes amplitudes trmicas, oferecendo varias possiblidades de formas e perfis. O uso de ligas de zinco a forma mais recente para reduo da velocidade de corroso do zinco sobre o ao. Aplicaes do zinco na construo civil O zinco empregado na fabricao de ligas metlicas como o lato (cobre mais 3 a 45% de zinco), alm de ser utilizado na produo de telhas e calhas residenciais. O zinco , ainda, utilizado como metal de sacrifcio para preservar o ferro da corroso em algumas estruturas, na produo de pilhas secas e como pigmento para tinta na cor branca. E as peas galvanizadas so utilizadas em vrios ramos da construo civil: tubulao industrial, estruturas metlicas, telecomunicaes, eletrificaes, urbanizao, material ferrovirio, ferragens, tubulao residencial.

Faixas receberam painis em zinco/titnio

As aberturas de vidro tm uma estrutura de ao acabado com zinco, e fornecem proteco solar e ventilao natural.

Emprega-se principalmente para o recobrimento de chapas de ao (galvanizadas), como elementos de liga nos lates, em chapas para telhados e em calhas, em ligas para fundio sobre presso - Zamac (componentes de ferragens para construo civil). O material zincado empregado em reservatrios, calhas, esquadrias de aos, tubos, ferragens de construo, arames e cabos, etc.

You might also like