You are on page 1of 23

Faculdade de Tecnologia de Mogi-Mirim

Disciplina: Lista 1 Turma: 1o perodo do CST de Mecnica de Preciso Nome: Questo 1 O que kWh? Questo 2 Qual a unidade sistema internacional para potncia? Questo 3 Quantos centmetros cbicos existem em 1 metro cbico? Questo 4 Se convertermos 2 dL para cm, quantos cm teremos? Questo 5 Se convertermos 1 Km em m, quantos m teremos? Questo 6 Se convertermos 100 cm em m, quantos m teremos? Questo 7 Qual a converso entre r.p.m. e Hz? Questo 8 Um metro cbico corresponde a quantos litros? Questo 9 A gua contida em 1 litro possui massa igual a 1 kg. Qual a massa de gua contida em um metro cbico? Questo 10 Qual a unidade do sistema internacional para fora? Questo 11 Qual a unidade sistema internacional para trabalho? Questo 20 Designando as dimenses fundamentais de comprimento, massa e tempo por L, M e T, respectivamente, como fica a dimenso para velocidade? Questo 21 Designando as dimenses fundamentais de comprimento, massa e tempo por L, M e T, respectivamente, como fica a dimenso para acelerao? Questo 19 O que Hz? Questo 18 O que cal? Questo 17 O que 1 kgf? Questo 12 O que Pa? Questo 13 O que atm? Questo 14 O que um ampere? Questo 15 O que um ohm? Questo 16 Qual a unidade para constante elstica, no sistema internacional? Data: 01/09/2009 Srie: 1 N.:
Nota

Questo 22 Designando as dimenses fundamentais de comprimento, massa e tempo por L, M e T, respectivamente, como fica a dimenso para fora? Questo 23 Designando as dimenses fundamentais de comprimento, massa e tempo por L, M e T, respectivamente, como fica a dimenso para trabalho? Questo 24 Designando as dimenses fundamentais de comprimento, massa e tempo por L, M e T, respectivamente, como fica a dimenso para energia? Questo 25 Designando as dimenses fundamentais de comprimento, massa e tempo por L, M e T, respectivamente, como fica a dimenso para potncia? Questo 26 A unidade km/dia, apesar de estranha, dimensionalmente vlida. Qual a grandeza fsica que pode ser medida por esta unidade? Questo 27 Por que a unidade para metro se representa por um smbolo minsculo e o smbolo para newton se representa por um smbolo maisculo? Questo 28 O que o sistema CGS? Questo 29 O que o sistema MKS? Questo 30 Como transformamos 1 km em metros? Questo 31 Como transformamos 1 km em m?

Questo 32 Como transformamos 1 m em cm? Questo 33 Qual a relao entre o metro cbico e o litro? Questo 34 Um aluno, muito distrado, desejava escrever quilograma e grafou Kg. O que um fsico l neste caso? Questo 35 O sistema solar tem 4,5 x 10 anos de idade. Os primeiros homindeos surgiram na Terra h cerca de 4,5 milhes de anos. Imagine uma escala em que o tempo transcorrido entre o surgimento do sistema solar e a poca atual corresponda a um ano de 365 dias. De acordo com tal escala, h quantas horas os homindeos surgiram na Terra? Aproxime sua resposta para um nmero inteiro apropriado. Questo 36 Considere duas vasilhas, ambas na forma de cilindro reto: A e B. A altura e o raio de B so maiores que as correspondentes dimenses de A por um fator 2. Responda as questes abaixo sem apelar para as frmulas de permetro, reas e volumes de quaisquer objetos particulares. a) Quantas vezes a circunferncia da base da vasilha B, C maior que C, a circunferncia da base da vasilha A? b) Quantas vezes a rea da base da vasilha B, S, maior que S, a rea da vasilha A? c) Se A contm 25 litros de gua quando est cheia at a borda, quantos litros de gua conter a vasilha B, quando igualmente cheia? Questo 37 No filme "Armageddon", mostrado um asteride, em rota de coliso com a Terra. O dimetro desse asteride mede cerca de 1000km, mas, de acordo com vrios astrnomos, os maiores asterides com alguma probabilidade de colidir com a Terra tm um dimetro de 10 km. So os chamados "exterminadores". Faa uma estimativa da razo entre as massas desses dois tipos de asterides.

Questo 38 O efeito da resistncia do ar sobre o movimento da queda de uma gota de chuva de, aps um tempo muito curto, tornar a velocidade de uma gota de 10 mg constante e igual a 8,0 m/s. Suponha que o campo magntico da Terra horizontal e de mdulo 5 10 T, e que a frico com o ar carrega a gota com uma carga eltrica igual a 10 C. Qual o expoente da ordem de grandeza do raio do arco de crculo descrito pela gota, em m, devido ao do campo magntico terrestre? Questo 39 Suponha que em um slido os tomos esto distribudos nos vrtices de uma estrutura cbica, conforme a figura a seguir. A massa de cada tomo 1,055 10 g e a densidade do slido 8,96 g/cm. Qual o mdulo do expoente da ordem de grandeza da menor separao entre os tomos?

2.7

Calcule os valores dos expoentes x e y para que Q tenha dimenso de vazo. Questo 41 Uma partcula de massa m oscila no eixo OX sob a ao de uma fora F = - kx, na qual k uma constante positiva e x a coordenada da partcula (figura 1). Suponha que a amplitude de oscilao seja A e que o perodo seja dado por (figura 2).

2.7 2.7

Questo 40 Um vertedouro de uma represa tem uma forma triangular, conforme mostra a figura a seguir. Um tcnico quer determinar empiricamente o volume de gua por unidade de tempo que sai pelo vertedouro, isto , a vazo. Como a represa muito grande, a vazo no depende do tempo. Os parmetros relevantes so: h, a altura do nvel de gua medida a partir do vrtice do tringulo, e g, a acelerao da gravidade local. A partir dessas informaes, o tcnico escreve a seguinte frmula para a vazo Q: Q = Ch g onde C uma grandeza adimensional.

onde c uma constante adimensional e , e so expoentes a serem determinados. Utilize seus conhecimentos de anlise dimensional para calcular os valores de , e . Questo 42 Segundo a teoria cosmolgica da grande exploso, nas fases iniciais de formao do universo, as condies fsicas foram tais que seu tratamento terico precisa ser de gravitao quntica. Mas tal tratamento s necessrio durante um certo intervalo de tempo, t(p), chamado tempo de Planck, ou era de Planck. De fato, conforme o universo se expande, os domnios das foras fundamentais vo se desacoplando um do outro, e chega um momento, quando o tempo de existncia do universo for da ordem de t(p) ou maior que t(p) , em que efeitos qunticos e gravitacionais podem ser tratados separadamente. possvel estimar-se a ordem de grandeza de t(p) a partir de consideraes bsicas envolvendo constantes fundamentais e anlise dimensional. A grandeza t(p) uma
3

escala de tempo tpica de uma situao fsica em que no se pode desprezar a gravidade nem fenmenos qunticos. Portanto, a expresso que define t(p) deve envolver explicitamente a constante gravitacional, G, e a constante de Planck, h. Alm dessas duas constantes, espera-se ainda que a velocidade da luz, c, seja importante para estimar tal escala de tempo, pois essa velocidade a constante associada aos fenmenos relativsticos presentes na descrio da evoluo do universo. Existe uma nica maneira de combinar algebricamente essas trs constantes de modo que a grandeza resultante tenha dimenso de tempo. Informaes e sugestes de procedimentos para a soluo desta questo: - Para obter a expresso literal para t(p) e depois calcular seu valor, comece fazendo uma anlise dimensional envolvendo apenas as trs constantes. Em outras palavras, combine as dimenses fsicas das trs constantes, de modo que o resultado seja uma expresso literal que representa uma grandeza com dimenso de tempo, isto , t(p) . Depois de obter essa expresso, substitua os valores das constantes fundamentais que nela aparecem para obter uma estimativa da ordem de grandeza de t(p) . Pode ser que, para obter tal expresso, voc precise manipular com potncias inteiras e/ou fracionrias das constantes. - Note que a dimenso de G dada por LMT, a dimenso de h dada por LMT e a dimenso de c dada por LT, em que L representa a dimenso de comprimento, M a de massa e T a de tempo. - So dados os valores das constantes no SI: G ~ 710 N.m/kg; h ~ 710 J.s; e c 310 m/s. Estime a ordem de grandeza do tempo de Planck. Questo 43 A rea interna do pavilho central da UFRRJ de 1 hectare, definido como 10m. Sendo a altura do prdio equivalente a 10m, determine, em km o volume necessrio para cobrir esta rea de terra at o teto. Questo 44 Leia atentamente o quadrinho a seguir.

2.7

Com base no relatrio do gari, calcule a ordem de grandeza do somatrio do nmero de folhas de rvores e de pontas de cigarros que ele recolheu. Questo 45 Um tenista, numa brilhante jogada durante um treino, atirou a bola de tnis para o outro lado da quadra. Instantes depois, foi anunciado que a bola atingiu uma velocidade escalar mdia de 151,2 km/h. Expresse essa velocidade no sistema internacional de unidades. Questo 46 No ensino mdio, as grandezas fsicas costumam ser classificadas em duas categorias. Na primeira categoria, esto as grandezas definidas apenas por um nmero e uma unidade de medida; as grandezas da segunda categoria requerem, alm disso, o conhecimento de sua direo e de seu sentido. a) Como so denominadas as duas categorias, na seqncia apresentada? b) Copie a tabela seguinte em seu caderno de respostas e preencha corretamente as lacunas, indicando uma grandeza fsica da rea de mecnica e outra da rea de eletricidade, para cada uma dessas categorias.

2.7

Questo 47 Considere os trs comprimentos seguintes: d=0,521km, d=5,21.10m e d=5,21.10mm. a) Escreva esses comprimentos em ordem crescente. b) Determine a razo d/d. Questo 48 Num determinado processo fsico, a quantidade de calor Q transferida por conveco dada por Q = h . A . T . t onde h uma constante, Q expresso em joules (J), A em metros quadrados (m), T em kelvins (K) e t em segundos (s), que so unidades do Sistema Internacional (SI). a) Expresse a unidade da grandeza h em termos de unidades do SI que aparecem no enunciado. b) Expresse a unidade de h usando apenas as unidades kg, s e K, que pertencem ao conjunto das unidades de base do SI. Questo 49 A velocidade das ondas numa praia pode depender de alguns dos seguintes parmetros: a acelerao da gravidade g, a altura da gua H, e a densidade da gua d. a) Na crista da onda a velocidade maior ou menor que na base? Por qu? b) Fazendo anlise dimensional, observa-se que a velocidade da onda no depende de um dos 3 parmetros citados. Que parmetro esse? Qual a expresso da velocidade em termos dos 2 parmetros restantes. Questo 50 "Erro da NASA pode ter destrudo sonda" (Folha de S. Paulo, 1/10/1999) Para muita gente, as unidades em problemas de Fsica representam um mero detalhe sem importncia. No entanto, o descuido ou a confuso com unidades pode ter conseqncias catastrficas, como aconteceu recentemente com a NASA. A agncia espacial americana admitiu que a

provvel causa da perda de uma sonda enviada a Marte estaria relacionada com um problema de converso de unidades. Foi fornecido ao sistema de navegao da sonda o raio de sua rbita em METROS, quando, na verdade, este valor deveria estar em PS. O raio de uma rbita circular segura para a sonda seria r=2,110m, mas o sistema de navegao interpretou esse dado como sendo em ps. Como o raio da rbita ficou menor, a sonda desintegrou-se devido ao calor gerado pelo atrito com a atmosfera marciana. a) Calcule, para essa rbita fatdica, o raio em metros. Considere 1p=0,30m. b) Considerando que a velocidade linear da sonda inversamente proporcional ao raio da rbita, determine a razo entre as velocidades lineares na rbita fatdica e na rbita segura. Questo 51 Alm de suas contribuies fundamentais Fsica, Galileu considerado tambm o pai da Resistncia dos Materiais, cincia muito usada em engenharia, que estuda o comportamento de materiais sob esforo. Galileu props empiricamente que uma viga cilndrica de dimetro d e comprimento (vo livre) L, apoiada nas extremidades, como na figura a seguir, rompe-se ao ser submetida a uma fora vertical F, aplicada em seu centro, dada por F = d/L onde a tenso de ruptura caracterstica do material do qual a viga feita. Seja o peso especfico (peso por unidade de volume) do material da viga.

2.7

a) Quais so as unidades de no Sistema Internacional de Unidades?

Trs fatores so relevantes para o estudo desse tipo de fibra ptica: o ngulo de recepo, r, igual metade do ngulo do cone de captao, o ndice de refrao do ncleo, n, e o b) Encontre a expresso para o peso total da viga em termos ndice de refrao da casca, nc. Neste caso, so dados: de , d e L. r = 48,6, n = 1,50 e nc = 1,30. a) Faa a figura de um raio de luz que incida na fibra dentro c) Suponha que uma viga de dimetro d se rompa sob a do cone de captao e que se reflita pelo menos duas vezes ao do prprio peso para um comprimento maior que L. na superfcie interior da casca. Qual deve ser o dimetro mnimo de uma viga feita do Determine o ngulo mximo de refrao na face de entrada mesmo material com comprimento 2L para que ela no se da fibra, para o qual no haja emergncia da luz para a rompa pela ao de seu prprio peso? casca (a fibra est imersa no ar; n(ar) = 1,00). Dado: sen 48,6 = 0,750; a resposta pode ser dada pelo Questo 52 arco-seno do ngulo pedido. Quando um recipiente aberto contendo um lquido sujeito a vibraes, observa-se um movimento ondulatrio na superfcie do lquido. Para pequenos comprimentos de onda , a velocidade de propagao v de uma onda na superfcie livre do lquido est relacionada tenso superficial conforme a equao v = (2)/() onde a densidade do lquido. Esta equao pode ser utilizada para determinar a tenso superficial induzindo-se na superfcie do lquido um movimento ondulatrio com uma freqncia f conhecida e medindo-se o comprimento de onda . a) Quais so as unidades da tenso superficial no Sistema Internacional de Unidades? b) Determine a tenso superficial da gua, sabendo que para uma freqncia de 250Hz observou-se a formao de ondas superficiais com comprimento de onda =2,0mm. Aproxime =3. Questo 53 A fibra ptica possibilita transporte da luz ou de outra radiao eletromagntica por meio do seu confinamento, decorrente da reflexo total dessas radiaes entre o ncleo e a casca da fibra. H vrios tipos de fibras pticas, a figura representa um deles. Sabendo que 1 joule = 1 W.s, o consumo da energia eltrica na residncia desde a instalao do relgio, em joules, foi da ordem de a) 10 b) 10 c) 10 d) 10 e) 10 Questo 55 2.7 A GUA NA ATMOSFERA O calor proveniente do Sol por irradiao atinge o nosso Planeta e evapora a gua que sobe, por ser ela, ao nvel do mar, menos densa que o ar. Ao encontrar regies mais frias na atmosfera, o vapor se condensa, formando pequenas gotculas de gua que compem, ento, as nuvens, podendo, em parte, solidificar-se em diferentes
6

Questo 54 O medidor de luz residencial composto de quatro relgios. O sentido de rotao dos ponteiros o da numerao crescente. lnicia-se a leitura pelo relgio da esquerda. O valor obtido expresso em kWh. Considere as leituras realizadas em dois meses consecutivos: o atual e o anterior.

2.7

tamanhos. Os ventos fortes facilitam o transporte do ar prximo ao cho - a temperatura, em dias de vero, chega quase a 40 - para o topo das nuvens, quando a temperatura alcana 70C. H um consenso, entre pesquisadores, de que, devido coliso entre partculas de gelo, gua e granizo, ocorre a eletrizao da nuvem, sendo possvel observar a formao de dois centros: um de cargas positivas e outro de cargas negativas. Quando a concentrao de cargas nesses centros cresce muito, acontecem, ento, descargas entre regies com cargas eltricas opostas. Essas descargas eltricas - raios - podem durar at 2s, e sua voltagem encontra-se entre 100 milhes e 1 bilho de volts, sendo a corrente da ordem de 30 mil amperes, podendo chegar a 300 mil amperes e a 30.000C de temperatura. A luz produzida pelo raio chega quase instantaneamente, enquanto que o som, considerada sua velocidade de 300 m/s, chega num tempo 1 milho de vezes maior. Esse trovo, no entanto, dificilmente ser ouvido, se acontecer a uma distncia superior a 35 km, j que tende seguir em direo camada de ar com menor temperatura. "Fsica na Escola", vol. 2, n 1, 2001 [adapt.] No texto, muitas unidades da Fsica so abordadas, como unidades de Termologia, Mecnica, Eletricidade e Ondas. Assinale a alternativa que contm corretamente, apenas grandezas fsicas escalares referidas no texto. a) temperatura, tempo, ddp, fora eltrica e velocidade. b) temperatura, tempo, ddp, intensidade de corrente eltrica e distncia. c) fora eltrica, campo eltrico, velocidade, acelerao e deslocamento. d) fora eltrica, campo eltrico, potencial eltrico, acelerao e distncia. e) tempo, potencial eltrico, perodo, freqncia e deslocamento. Questo 56 Texto I O sangue um lquido constitudo por plasma e algumas clulas especializadas. O sangue circula pelo corao, artrias, vasos e capilares transportando gases, nutrientes etc. Um adulto de peso mdio tem cerca de 5 litros de sangue em circulao. Texto II De acordo com a Lei de Poiseville, a velocidade v do sangue, em centmetros por segundo, num ponto P distncia d do eixo central de um vaso sangneo de raio r dada aproximadamente pela expresso v = C (r - d), onde C uma constante que depende do vaso. A unidade da constante C no Sistema Internacional :

a) m . s b) m . s c) m . s d) m . s e) m . s Questo 57 Na(s) questo(es) a seguir julgue os itens e escreva nos parnteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso. Julgue as transformaes de unidades a seguir. ( ) 54 km/h = 15 m/s ( ) 195 min. = 3 h e 15 min. ( ) 15 m = 1500 cm ( ) 1 N = 10 dyn Questo 58 Um fio, que tem suas extremidades presas aos corpos A e B, passa por uma roldana sem atrito e de massa desprezvel. O corpo A, de massa 1,0 kg, est apoiado num plano inclinado de 37 com a horizontal, suposto sem atrito. Adote g = 10m/s, sen 37 = 0,60 e cos 37 = 0,80.

2.1.2.5

ara o corpo B descer com acelerao de 2,0 m/s, o seu peso deve ser, em newtons, a) 2,0 b) 6,0 c) 8,0 d) 10 e) 20 Questo 59 O fumo comprovadamente um vcio prejudicial sade. Segundo dados da Organizao Mundial da Sade, um fumante mdio, ou seja, aquele que consome cerca de 10 cigarros por dia, ao chegar meia-idade ter problemas cardiovasculares. A ordem de grandeza do nmero de cigarros consumidos por este fumante durante 30 anos de: a) 10 b) 10 c) 10
7

d) 10 e) 10 Questo 60 A Lei de Newton para a Gravitao Universal estabelece que duas partculas de massas m e m e separadas por uma distncia r se atraem com uma fora f dada por: f = G (m . m)/r onde G uma constante denominada constante universal de gravitao. A unidade de G no S.I. : a) N . kg/m b) kg/(N . m) c) kg . m/s d) kg . m/s e) m/(kg . s) Questo 61 A fora que atua sobre um mvel de massa m, quando o mesmo descreve, com velocidade v constante, uma trajetria circular de raio R, dada por F = mgv/aR, onde g representa a acelerao da gravidade. Para que haja homogeneidade, a unidade de a no Sistema Internacional de Unidades : a) m . s b) m . s c) m . s d) m . s e) m . s Questo 62 Alguns experimentos realizados por virologistas demonstram que um bacterifago (vrus que parasita e se multiplica no interior de uma bactria) capaz de formar 100 novos vrus em apenas 30 minutos. Se introduzirmos 1000 bacterifagos em uma colnia suficientemente grande de bactrias, qual a ordem de grandeza do nmero de vrus existentes aps 2 horas? a) 10 b) 10 c) 10 d) 10 e) 10

Questo 63 Centrifugador um aparelho utilizado para separar os componentes de uma mistura, a ela imprimindo um movimento de rotao. A sua eficincia (G) uma grandeza adimensional, que depende da freqncia do movimento de rotao (f) e do seu raio (r). Sendo esta eficincia definida por G = K.r.f, ento, a constante K, no Sistema Internacional, ser: a) adimensional. b) expressa em m. c) expressa em m.s. d) expressa em m.s. e) expressa em s. Questo 64 SEU OLHAR (Gilberto Gil, 1984) Na eternidade Eu quisera ter Tantos anos-luz Quantos fosse precisar Pra cruzar o tnel Do tempo do seu olhar Gilberto Gil usa na letra da msica a palavra composta ANOS-LUZ. O sentido prtico, em geral, no obrigatoriamente o mesmo que na cincia. Na Fsica, um ano luz uma medida que relaciona a velocidade da luz e o tempo de um ano e que, portanto, se refere a a) tempo. b) acelerao. c) distncia. d) velocidade. e) luminosidade. Questo 65 Os nmeros e cifras envolvidos, quando lidamos com dados sobre produo e consumo de energia em nosso pas, so sempre muito grandes. Apenas no setor residencial, em um nico dia, o consumo de energia eltrica da ordem de 200 mil MWh. Para avaliar esse consumo, imagine uma situao em que o Brasil no dispusesse de hidreltricas e tivesse de depender somente de termoeltricas, onde cada kg de carvo, ao ser queimado, permite obter uma quantidade de energia da ordem de 10kWh. Considerando que um caminho transporta, em mdia, 10 toneladas de carvo, a quantidade de caminhes de carvo necessria para abastecer as termoeltricas, a cada dia, seria da ordem
8

de a) 20. b) 200. c) 1.000. d) 2.000. e) 10.000 Questo 66 A Terra cercada pelo vcuo espacial e, assim, ela s perde energia ao irradi-la para o espao. O aquecimento global que se verifica hoje decorre de pequeno desequilbrio energtico, de cerca de 0,3%, entre a energia que a Terra recebe do Sol e a energia irradiada a cada segundo, algo em torno de 1 W/m. Isso significa que a Terra acumula, anualmente, cerca de 1,6 10 J. Considere que a energia necessria para transformar 1 kg de gelo a 0C em gua lquida seja igual a 3,2 10 J. Se toda a energia acumulada anualmente fosse usada para derreter o gelo nos plos (a 0C), a quantidade de gelo derretida anualmente, em trilhes de toneladas, estaria entre a) 20 e 40. b) 40 e 60. c) 60 e 80. d) 80 e 100. e) 100 e 120. Questo 67 Em um sistema de unidades em que as grandezas fundamentais so massa, comprimento e tempo; usando todas as grandezas em unidades do Sistema Internacional (S.I.), qual a afirmao a seguir que contm as unidades de Trabalho de uma fora, acelerao e energia cintica, respectivamente? a) kgm/s; km/h; kg/cm b) kgf.cm/s; m/s; kgf/h c) kg.s/m; m/s; kgfm/s d) kg.m/s; m/s; kg.m/s e) kgf.s; m/s; kgf.m Questo 68 No Sistema Internacional, as unidades de Fora, Trabalho, Energia Cintica e Velocidade Angular so, respectivamente: a) kgf, J, kg m/s, m/s b) N, J, J, rd/s c) kgf, kgf.m, J. m/s d) N, N.m, J, m/s e) N, J, kgf.m, rd/s

Questo 69 A massa do sol cerca de 1,99.10kg. A massa do tomo de hidrognio, constituinte principal do sol 1,67.10kg. Quantos tomos de hidrognio h aproximadamente no sol? a) 1,5 . 10 tomos b) 1,2 . 10 tomos c) 1,5 . 10 tomos d) 1,2 . 10 tomos e) 1,2 . 10 tomos Questo 70 Um cubo regular de lado L apoia-se sobre uma mesa. Se um cubo de lado 2L e mesmo material estiver sobre a mesa, a presso exercida pelo cubo maior : a) a mesma b) metade c) duas vezes maior d) trs vezes maior e) quatro vezes maior Questo 71 Numa aula prtica de Fsica, trs estudantes realizam medidas de presso. Ao invs de expressar seus resultados em pascal, a unidade de presso no Sistema Internacional (SI), eles apresentam seus resultados nas seguintes unidades do SI. I) Nm II) Jm III) Wsm Podem ser considerados corretos, de ponto de vista dimensional, os seguintes resultados: a) Nenhum. b) Somente I. c) Somente I e II. d) Somente I e III. e) Todos. Questo 72 No Sistema Internacional de Unidades (SI), as sete unidades de base so o metro (m), o quilograma (kg), o segundo (s), o kelvin (K), o ampere (A), a candela (cd) e o mol (mol). A lei de Coulomb da eletrosttica pode ser representada pela expresso F = (1/4)(Q Q/r). onde uma constante fundamental da fsica e sua unidade, em funo das unidades de base do SI, a) m s A
9

b) m kg A c) m kg s A d) m kg s e) adimensional Questo 73 Um estudante est prestando vestibular e no se lembra da frmula correta que relaciona a velocidade v de propagao do som, com a presso P e a massa especfica (kg/m), num gs. No entanto, ele se recorda que a frmula do tipo v=C . P/, onde C uma constante adimensional. Analisando as dimenses (unidades) das diferentes grandezas fsicas, ele conclui que os valores corretos dos expoente a e b so: a) a = 1, b = 2 b) a = 1, b = 1 c) a = 2, b = 1 d) a = 2, b = 2 e) a = 3, b = 2 Questo 74 Um motorista pra em um posto e pede ao frentista para regular a presso dos pneus de seu carro em 25 "libras" (abreviao da unidade "libra fora por polegada quadrada" ou "psi"). Essa unidade corresponde presso exercida por uma fora igual ao peso da massa de 1 libra, distribuda sobre uma rea de 1 polegada quadrada. Uma libra corresponde a 0,5kg e 1 polegada a 2510m, aproximadamente. Como 1atm corresponde a cerca de 110Pa no SI (e 1Pa=1N/m), aqueIas 25 "libras" pedidas pelo motorista equivalem aproximadamente a: a) 2 atm b) 1 atm c) 0,5 atm d) 0,2 atm e) 0,01 atm Questo 75 Os valores das grandezas fsicas: - volume igual a 45 dm, - velocidade igual a 54 km/h, - densidade igual a 13,6 10 kg/m, transformando-se suas unidades, respectivamente, para cm, m/s e g/cm, ficaro: a) 4,5 10cm, 15m/s e 13,6g/cm b) 4,5 10cm, 15m/s e 13,6g/cm c) 4,5 10cm, 25m/s e 13,6g/cm d) 4,5 10cm, 15m/s e 136g/cm

e) 4,5 10cm, 1,5 10m/s e 1,36 10g/cm Questo 76 No painel de um carro, est indicado no velocmetro que ele j "rodou" 120000 km. A alternativa que melhor indica a ordem de grandeza do nmero de voltas efetuadas pela roda desse carro, sabendo que o dimetro da mesma vale 50 cm, : Adote = 3. Despreze possveis derrapagens e frenagens a) 10 b) 10 c) 10 d) 10 e) 10 Questo 77 O empuxo sobre um corpo mergulhado em um lquido a fora, vertical e para cima, que o lquido exerce sobre esse corpo e tem valor igual ao peso do volume de lquido deslocado. No sistema internacional de unidades, o empuxo medido em a) kg.m b) N / m c) N.m / s d) kg.m / s Questo 78 Neste momento milhares de pessoas esto passando fome no Brasil e no mundo. A fome conseqncia da pobreza e tambm sua causadora. Para romper esse crculo vicioso, fundamental unir toda a sociedade. S dessa forma ser possvel garantir a condio bsica de direito vida: viver sem fome. (ONU - "8 Objetivos do Milnio - 8 Jeitos de mudar o Mundo") A alimentao diria de um jovem deve conter 2400 quilocalorias (kcal) de nutrientes energticos para que os seus rgos possam desenvolver suas funes. A unidade caloria (cal) utilizada no campo da Fsica relacionada com o conceito de trabalho e energia. Outra unidade relacionada com a noo de trabalho e energia conhecida por a) ampere b) joule. c) newton. d) volt. e) watt.

10

Questo 79 Qual dos conjuntos a seguir contm somente grandezas cujas medidas esto corretamente expressas em "unidades SI" (Sistema Internacional de Unidades)? a) vinte graus Celsius, trs newtons, 3,0 seg. b) 3 Volts, trs metros, dez pascals. c) 10 kg, 5 km, 20 m/seg. d) 4,0 A, 3,2, 20 volts. e) 100 K, 30 kg, 4,5 mT. Questo 80 Embora a tendncia geral em Cincia e Tecnologia seja a de adotar exclusivamente o Sistema Internacional de Unidades (SI), em algumas reas existem pessoas que, por questo de costume, ainda utilizam outras unidades. Na rea da Tecnologia do Vcuo, por exemplo, alguns pesquisadores ainda costumam fornecer a presso em milmetros de mercrio. Se algum lhe disser que a presso no interior de um sistema de 1, 0 10 mmHg, essa grandeza deveria ser expressa em unidades SI como: a) 1, 32 10 Pa. b) 1, 32 10 atm. c) 1, 32 10 mbar. d) 132 kPa. e) outra resposta diferente das mencionadas. Questo 81 A fora da gravitao entre dois corpos dada pela expresso F = G (mm)/r. A dimenso da constante de gravitao G ento: a) [L] [M] [T] b) [L] [M] [T] c) [L] [M] [T] d) [L] [M] [T] e) nenhuma Questo 82 A velocidade de uma onda transversal em uma corda depende da tenso F a que est sujeita a corda, da massa m e do comprimento d da corda. Fazendo uma anlise dimensional, conclumos que a velocidade poderia ser dada por: a) F/md. b) (Fm/d). c) (Fm/d). d) (Fd/m). e) (md/F).

Questo 83 A distncia de Marte ao Sol aproximadamente 50% maior do que aquela entre a Terra e o Sol. Superfcies planas de Marte e da Terra, de mesma rea e perpendiculares aos raios solares, recebem por segundo as energias de irradiao solar Um e Ut, respectivamente. A razo entre as energias, Um/Ut, aproximadamente: a) 4/9. b) 2/3. c) 1. d) 3/2. e) 9/4. Questo 84 Os valores de x, y e n para que a equao: (fora) (massa) = (volume) (energia) seja dimensionalmente correta, so, respectivamente: a) (-3, 0, 3). b) (-3, 0, -3). c) (3, -1, -3). d) (1, 2, -1). e) (1, 0, 1). Questo 85 Uma certa grandeza fsica A definida como o produto da variao de energia de uma partcula pelo intervalo de tempo em que esta variao ocorre. Outra grandeza, B, o produto da quantidade de movimento da partcula pela distncia percorrida. A combinao que resulta em uma grandeza adimensional a) AB b) A/B c) A/B d) A/B e) AB Questo 86 Em um experimento verificou-se a proporcionalidade existente entre energia e a freqncia de emisso de uma radiao caracterstica. Neste caso, a constante de proporcionalidade, em termos dimensionais, equivalente a a) Fora. b) Quantidade de Movimento. c) Momento Angular. d) Presso. e) Potncia.
11

Questo 87 Durante a apresentao do projeto de um sistema acstico, um jovem aluno do ITA esqueceu-se da expresso da intensidade de uma onda sonora. Porm, usando da intuio, concluiu ele que a intensidade mdia (I) uma funo da amplitude do movimento do ar (A), da freqncia (f), da densidade do ar () e da velocidade do som (c), chegando expresso I=Afc. Considerando as grandezas fundamentais: massa, comprimento e tempo, assinale a opo correta que representa os respectivos valores dos expoentes x, y e a. a) -1, 2, 2 b) 2, -1, 2 c) 2, 2, -1 d) 2, 2, 1 e) 2, 2, 2 Questo 88 Quando camadas adjacentes de um fluido viscoso deslizam regularmente umas sobre as outras, o escoamento resultante dito laminar. Sob certas condies, o aumento da velocidade provoca o regime de escoamento turbulento, que caracterizado pelos movimentos irregulares (aleatrios) das partculas do fluido. Observa-se, experimentalmente, que o regime de escoamento (laminar ou turbulento) depende de um parmetro adimensional (Nmero de Reynolds) dado por

m que a densidade do fluido, v, sua velocidade, n, seu coeficiente de viscosidade, e d, uma distncia caracterstica associada geometria do meio que circunda o fluido. Por outro lado, num outro tipo de experimento, sabe-se que uma esfera, de dimetro D, que se movimenta num meio fluido, sofre a ao de uma fora de arrasto viscoso dada por F = 3Dnv. Assim sendo, com relao aos respectivos valores de , , e , uma das solues a) = 1, = 1, = 1, = - 1 b) = 1, = - 1, = 1, = 1 c) = 1, = 1, = - 1, = 1 d) = - 1, = 1, = 1, =1 e) = 1, = 1, = 0, = 1 Questo 89 Uma gota do cido CH(CH)COOH se espalha sobre a superfcie da gua at formar uma camada de molculas cuja espessura se reduz disposio ilustrada na figura. Uma das terminaes deste cido polar, visto que se trata de uma ligao O-H, da mesma natureza que as ligaes (polares) O-H da gua. Essa circunstncia explica a atrao entre as molculas de cido e da gua. Considerando o volume 1,56 x 10 m da gota do cido, e seu filme com rea de 6,25 x 10m, assinale a alternativa que estima o comprimento da molcula do cido.

2.7

2.7

a) 0,25 x 10m b) 0,40 x 10m c) 2,50 x 10m d) 4,00 x 10m e) 25,0 x 10m Questo 90 As grandezas fsicas A e B so medidas, respectivamente, em newtons (N) e em segundos (s). Uma terceira grandeza C, definida pelo produto de A por B, tem dimenso de: a) acelerao. b) fora. c) trabalho de uma fora. d) momento de fora. e) impulso de uma fora.
12

Questo 91 Considerando as dimenses L, M e T, respectivamente, de comprimento, massa e tempo, a dimenso de fora : a) [MLT] b) [MLT] c) [MLT] d) [MLT] e) [ML.T] Questo 92 Nas transformaes adiabticas, podemos relacionar a presso p de um gs com o seu volume V atravs da expresso p . V= K onde y e K so constantes. Para que K tenha dimenso de trabalho, y: a) deve ter dimenso de fora. b) deve ter dimenso de massa. c) deve ter dimenso de temperatura. d) deve ter dimenso de deslocamento. e) deve ser adimensional. Questo 93 Numa pesquisa cientfica fizeram-se algumas medidas e entre elas foram destacadas G = 2,0 . 10 kg . m/s e G = 10 A . s . As unidades que mostramos so: kg (quilograma), m (metro), s (segundo) e A (ampere). Para a interpretao do fenmeno, tivemos de efetuar a operao G1/G2. O quociente obtido corresponde a: a) uma intensidade de fora. b) uma intensidade de corrente. c) um fluxo eltrico. d) uma quantidade de carga eltrica. e) uma intensidade de vetor campo eltrico. Questo 94 Na equao dimensionalmente homognea = at - bt, em que x tem dimenso de comprimento (L) e t tem dimenso de tempo (T), as dimenses de a e b so, respectivamente: a) LT e LT b) L T e L T c) LT e LT d) L T e T e) L T e LT Questo 95 A equao A=(vLm)/t dimensionalmente homognea. Sendo v velocidade, L comprimento, m massa e t tempo, ento A tem dimenso de: a) fora

b) acelerao c) energia d) potncia e) velocidade Questo 96 Considerando as grandezas fsicas A e B de dimenses respectivamente iguais a MLT e L, onde [M] dimenso de massa, [L] dimenso de comprimento e [T] de tempo, a grandeza definida por A.B tem dimenso de: a) potncia. b) energia. c) fora. d) quantidade de movimento. e) presso. Questo 97 Duas grandezas vetoriais, estudadas em Dinmica, so a Quantidade de Movimento de um Corpo e o Impulso de uma Fora. O mdulo do vetor quantidade de movimento de um corpo, segundo um referencial, dado pelo produto entre a massa do corpo e o mdulo de sua velocidade, enquanto que o mdulo do impulso de uma fora constante aplicada a um corpo num certo intervalo de tempo dado pelo produto entre a intensidade da fora e o intervalo de tempo correspondente. Considerando [q], o smbolo dimensional do mdulo do vetor quantidade de movimento, [I] o smbolo dimensional do mdulo do vetor impulso de uma fora, M o smbolo dimensional de massa, L o smbolo dimensional de comprimento e T, o smbolo dimensional de tempo, podemos afirmar que: a) [ I ] = [ q ] = MLT b) [ I ] = 1/[ q ] = MLT c) [ I ] = [ q ] = MLT d) [ I ] = [ q ] = MLT e) [ I ] = 1/[ q ] = MLT Questo 98 Voc est viajando a uma velocidade de 1km/min. Sua velocidade em km/h : a) 3600. b) 1/60. c) 3,6. d) 60. e) 1/3600.

13

Questo 99 O volume do tanque de combustvel de um Boeing 767 de 90.000 L. Sabemos que a queima de 1 litro deste combustvel de aviao libera 35,0 MJ da energia (um Mega Joule equivale a um milho de Joules). Por outro lado, a exploso de um kiloton de dinamite (mil toneladas de TNT) libera 4,2 10 J de energia. Se o tanque de combustvel do Boeing, por um terrvel acidente, explodisse, equivaleria a quantos kilotons de TNT? a) 1,34 b) 0,75 c) 7,5 10 d) 1,34 10 e) 1,08 10 Questo 100 Uma caixa mede 1,5 cm 40,00 m 22 mm. O seu volume : a) 132,0 litros b) 23,10 10 litros c) 1320 10 litros d) 2310 10 litros e) 132,0 10 litros Questo 101 Um cientista verificou que, a cada acrscimo de trs unidades de uma certa grandeza X, correspondia o decrscimo de duas unidades de uma outra grandeza Y. Sobre tais grandezas X e Y so corretas as afirmaes a seguir, EXCETO: a) A multiplicao de cada valor de X pelo valor de Y que lhe corresponde sempre constante. b) A soma de cada valor de X pelo valor de Y que lhe corresponde no constante. c) Y varia linearmente com X. d) O grfico Y X uma reta. e) A expresso Y = aX + b, com a e b assumindo valores adequados, serve para representar a relao entre Y e X. Questo 102 Todas as grandezas a seguir so expressas na mesma unidade, EXCETO: a) trabalho b) energia potencial gravitacional c) energia mecnica d) calor e) temperatura

Questo 103 Na questo a seguir, marque a opo CORRETA. a) O quilowatt-hora uma unidade de potncia. b) A caloria uma unidade de energia. c) Atmosfera unidade de fora. d) Eltron-volt unidade de presso. Questo 104 Um estudante mandou o seguinte e-mail a um colega: "No ltimo fim de semana fui com minha famlia praia. Depois de 2hrs de viagem, tnhamos viajado 110Km e paramos durante 20 MIN para descansar e fazer compras em um shopping. Meu pai comprou 2KG de queijo colonial e minha me 5ltrs de suco concentrado. Depois de viajarmos mais 2h, com uma velocidade mdia de 80KM/H, chegamos ao destino." O nmero de erros referentes grafia de unidades, nesse e-mail, a) 2. b) 3. c) 4. d) 5. e) 6. Questo 105 As unidades das grandezas CAPACIDADE TRMICA e VAZO podem ser, respectivamente, a) cal/C e cm/s b) g/cal.C e cm/s c) C/s e cm/g d) J/kg e kg/l e) J/s e kg/cm Questo 106 Assinale a alternativa que expressa CORRETAMENTE as unidades do S.I. (Sistema Internacional de Unidades) para medir as grandezas comprimento, massa e tempo, respectivamente. a) Quilmetro (km), tonelada (t) e hora (h). b) Quilmetro (km), quilograma (kg) e hora (h). c) Metro (m), grama (g) e segundo (s). d) Metro (m), quilograma (kg) e segundo (s). e) Centmetro (cm), grama (g) e segundo (s). Questo 107 Das grandezas a seguir, so dimensionalmente homogneas, embora tenham significados fsicos diferentes:
14

a) torque e trabalho b) fora e presso c) potncia e trabalho d) torque e fora Questo 108 O nanograma um submltiplo do grama eqivalente a: a) 10 g b) 10 g c) 10 g d) 10 g Questo 109 Em fsica muito comum a utilizao da anlise grfica para se resolver um determinado problema. Associe os grficos A, B, C, D e E s respectivas grandezas fsicas.

c) 5,5 . 10 d) 5,5 . 10 e) 5,5 . 10 Questo 111 So unidades de medida de energia: a) cal e kWh b) N e kgf c) kW e cal/s d) Pa e atm e) N/m e dina/cm Questo 112 A ordem de grandeza do nmero de gros de arroz que preenchem um recipiente de 5 litros de a) 10 b) 10 c) 10 d) 10 e) 10 Questo 113 Considere um cilindro de dimetro d, altura h e volume V. Dobrando-se o dimetro e a altura tem-se um cilindro de volume a) 2 V b) 4 V c) 6 V d) 8 V e) 16 V Questo 114 So grandezas vetoriais a a) energia cintica e a corrente eltrica. b) corrente eltrica e o campo eltrico. c) fora e o calor. d) acelerao e o trabalho. e) acelerao e o campo eltrico. Questo 115 No Sistema Internacional, as unidades de indutncia, induo magntica e fluxo magntico so, respectivamente, a) henry, siemens e farad. b) siemens, tesla e farad. c) farad, henry e weber. d) henry, tesla e weber. e) weber, tesla e siemens.

2.7

( ) rea sob a curva numericamente igual ao trabalho realizado em uma expanso volumtrica. ( ) rea sob a curva numericamente igual ao trabalho realizado por uma fora varivel. ( ) rea sob a curva numericamente igual quantidade de carga eltrica que percorre um condutor. ( ) rea sob a curva numericamente igual ao impulso de uma fora. ( ) Energia potencial eltrica armazenada por um capacitor quando est carregado. Assinale a alternativa que representa CORRETAMENTE, em seqncia descendente, a associao acima: a) A - B - E - C - D b) E - D - B - A - C c) C - B - E - A - D d) B - D - C - A - E Questo 110 A densidade mdia da Terra de 5,5 g/cm. Em unidades do Sistema Internacional ela deve ser expressa por a) 5,5 b) 5,5 . 10

15

Questo 116 Um homem caminha com velocidade VH=3,6km/h, uma ave com velocidade VA=30m/min e um inseto com VI=60cm/s. Essas velocidades satisfazem a relao a) VI > VH > VA b) VA > VI > VH c) VH > VA > VI d) VA > VH > VI e) VH > VI > VA Questo 117 Considere um sistema de unidades em que as grandezas fundamentais sejam velocidade [V], tempo [T] e fora [F]. Nesse sistema, a dimenso da grandeza massa dada por a) [V] . [T] . [F] b) [V] . [T] . [F] c) [T] . [F] d) [V] . [T] . [F] e) [V] . [T] . [F] Questo 118 Assinale as alternativas em que a frmula dimensional da forma LMT da grandeza fsica indicada est de acordo com o Sistema Internacional de Unidades. 01) potncia LMT 02) presso LMT 04) vazo LMT 08) energia LMT 16) velocidade angular LMT Questo 119 Entre as grandezas fsicas que se aplicam exclusivamente a fluidos figuram: (01) vazo (02) tenso superficial (04) viscosidade (08) densidade (16) presso

Questo 120 Uma das frmulas mais famosas deste sculo : E = mc Se E tem dimenso de energia e m de massa, c representa a seguinte grandeza: a) fora b) torque c) acelerao d) velocidade Questo 121 O acelerador de ons pesados relativsticos de Brookhaven (Estados Unidos) foi inaugurado com a coliso entre dois ncleos de ouro, liberando uma energia de 10 trilhes de eltrons-volt. Os cientistas esperam, em breve, elevar a energia a 40 trilhes de eltrons-volt, para simular as condies do Universo durante os primeiros microssegundos aps o "Big Bang." ("Cincia Hoje", setembro de 2000) Sabendo que 1 eltron-volt igual a 1,6 10 joules, a ordem de grandeza da energia, em joules, que se espera atingir em breve, com o acelerador de Brookhaven, : a) 10 b) 10 c) 10 d) 10 Questo 122 Suponha que todas as dimenses lineares de uma pessoa dobrem de tamanho e sua massa especfica fique constante. Quando ela estiver em p, o fator de aumento da razo entre o peso e a fora de resistncia dos ossos das pernas corresponder a: a) 1 b) 2 c) 4 d) 8 Questo 123 "A prxima gerao de chips da Intel, os P7, dever estar saindo da fbrica dentro de dois anos, reunindo nada menos do que dez milhes de transistores num quadrinho com quatro ou cinco milmetros de lado." (Revista ISTO , n1945, pgina 61). Tendo como base a informao anteriores, podemos
16

afirmar que cada um desses transistores ocupa uma rea da ordem de: a) 10 m. b) 10 m. c) 10 m. d) 10 m. e) 10 m. Questo 124 "O maior telescpio do mundo, o VLT (sigla em ingls para telescpio muito grande), instalado em Cerro Paranal (Chile), comeou a funcionar parcialmente na madrugada de ontem... Segundo o astrnomo Joo Steiner, quanto maior o espelho do telescpio, mais luz vinda do espao ele coleta. O espelho do VLT tem um dimetro de 16m. O maior espelho em operao atualmente, instalado no telescpio Cekc, no Hava (EUA), tem dimetro de 10m." (FOLHA DE S. PAULO, 27/05/98) Supondo que a nica diferena entre o VLT e o Cekc seja o dimetro dos seus espelhos, podemos afirmar que a quantidade de luz coletada pelo VLT, no intervalo de 1h , aproximadamente: a) igual a 0,25 vezes a quantidade de luz coletada pelo Cekc, nesse mesmo intervalo. b) igual quantidade de luz coletada pelo Cekc, nesse mesmo intervalo. c) igual a 1,60 vezes a quantidade de luz coletada pelo Cekc nesse mesmo intervalo. d) igual a 2,56 vezes a quantidade de luz coletada pelo Cekc nesse mesmo intervalo. e) igual a 3,20 vezes a quantidade de luz coletada pelo Cekc nesse mesmo intervalo. Questo 125 Suponho que a velocidade de uma onda de gua que chega praia dependa s da profundidade h e da acelerao da gravidade g, e, sendo k uma constante adimensional, poderamos concluir que a velocidade da onda teria a forma: a) kgh b) kg/h c) k(gh) d) k(g/h) e) kgh Questo 126 O sistema internacional de unidades e medidas utiliza vrios prefixos associados unidade-base. Esses prefixos indicam os mltiplos decimais que so maiores ou menores

do que a unidade-base. Assinale a alternativa que contm a representao numrica dos prefixos: micro, nano, deci, centi e mili, nessa mesma ordem de apresentao. a) 10, 10, 10, 10, 10 b) 10, 10, 10, 10, 10 c) 10 , 10, 10, 10, 10 d) 10, 10, 10, 10, 10 e) 10, 10, 10, 10, 10 Questo 127 Marque a opo na qual indicada uma relao entre grandezas fsicas que no pode ser linear. a) presso e temperatura, na transformao isovolumtrica de um gs ideal. b) fora de atrao gravitacional entre dois corpos e produto de suas massas, mantida constante a distncia entre eles c) fora resultante e acelerao, para um corpo em movimento d) resistncia eltrica e corrente em um reostato sob tenso constante e) quadrado da velocidade escalar e espao percorrido, para o movimento de um corpo em queda livre a partir do repouso Questo 128 Os produtos qumicos que liberam clorofluorcarbonos para a atmosfera tm sido considerados pelos ambientalistas como um dos causadores da destruio do oznio na estratosfera. A cada primavera aparece no hemisfrio sul, particularmente na Antrtida, uma regio de baixa camada de oznio ("buraco"). No ano 2000, a rea dessa regio equivalia a, aproximadamente, 5% da superfcie de nosso planeta. A ordem de grandeza que estima, em km, a rea mencionada : Dado: raio da Terra = 6,4 x 10 km a) 10 b) 10 c) 10 d) 10 e) 10 Questo 129 A chamada anlise dimensional uma tcnica que permite detectar erros em equaes que representam grandezas fsicas. Usando esse instrumento, qual a equao dimensionalmente correta para o campo magntico ao
17

longo do eixo de um solenide? Dados: L = comprimento i = corrente eltrica D = diametro do fio N = numero de espiras n = N/L = 4 10 Tm/A a) B = Ni / (1 + D/L) b) B = ni / (1 + D/L) c) B = ni / (1 + D/L) d) B = Ni / (1 + D/L) e) B = Ni / (1 + D/L) Questo 130 Pois h menos peixinhos a nadar no mar Do que os beijinhos que eu darei na sua boca Vinicius de Moraes Supondo que o volume total de gua nos oceanos seja de cerca de um bilho de quilmetros cbicos e que haja em mdia um peixe em cada cubo de gua de 100 m de aresta, o nmero de beijos que o poeta beijoqueiro teria que dar em sua namorada, para no faltar com a verdade, seria da ordem de a) 10 b) 10 c) 10 d) 10 e) 10 Questo 131 A conta de luz de uma residncia indica o consumo em unidades de kWh (quilowatt-hora). kWh uma unidade de a) energia. b) corrente eltrica. c) potncia d) fora. Questo 132 A luz emitida por uma lmpada fluorescente produzida por tomos de mercrio excitados, que, ao perderem energia, emitem luz. Alguns dos comprimentos de onda de luz visvel emitida pelo mercrio, nesse processo, esto mostrados nesta tabela:

2.7

Considere que, nesse caso, a luz emitida se propaga no ar. Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que, em comparao com os de luz violeta, os ftons de luz amarela tm a) menor energia e menor velocidade. b) maior energia e maior velocidade. c) menor energia e mesma velocidade. d) maior energia e mesma velocidade. Questo 133 correto afirmar que representam unidades de medida da mesma grandeza a) volts e watts. b) m/s e newton/quilograma. c) joule/m e celsius. d) atmosfera e quilograma/m. e) joule e kelvin. Questo 134 Em um hotel com 200 apartamentos o consumo mdio de gua por apartamento de 100 litros por dia. Qual a ordem de grandeza do volume que deve ter o reservatrio do hotel, em metros cbicos, para abastecer todos os apartamentos durante um dia? a) 10 b) 10 c) 10 d) 10 e) 10 Questo 135 Qual a grandeza fsica correspondente quantidade (5RT/M), onde R dado em joule.mol.K, T em K e M em kg/mol? a) Volume b) Energia c) Presso d) Acelerao
18

e) Velocidade Questo 136 O fluxo total de sangue na grande circulao, tambm chamado de dbito cardaco, faz com que o corao de um homem adulto seja responsvel pelo bombeamento, em mdia, de 20 litros por minuto. Qual a ordem de grandeza do volume de sangue, em litros, bombeado pelo corao em um dia? a) 10 b) 10 c) 10 d) 10 e) 10 Questo 137 Qual a ordem de grandeza, em km/h, da velocidade orbital da Terra em torno do Sol? A distncia mdia da Terra ao Sol 1,510km. a) 10 b) 10 c) 10 d) 10 e) 10 Questo 138 Em um bairro com 2500 casas, o consumo mdio dirio de gua por casa de 1000 litros. Qual a ordem de grandeza do volume que a caixa d'gua do bairro deve ter, em m, para abastecer todas as casas por um dia, sem faltar gua? a) 10 b) 10 c) 10 d) 10 e) 10 Questo 139 A superfcie do Estado do Piau mede cerca de 252.000 quilmetros quadrados (km) . A precipitao pluviomtrica mdia, anual, no Estado, de cerca de 800mm. Isto significa que o valor mdio do volume de gua que o Piau recebe por ano, sob a forma de chuvas, de 200 quilmetros cbicos (km). Esse volume, expresso em bilhes de metros cbicos (m), vale: a) 2000 b) 200 c) 20 d) 2,0 e) 0,2

Questo 140 A unidade astronmica, UA, (1 UA 150 milhes de quilmetros) a distncia da Terra at o Sol. O raio da rbita do planeta Marte , aproximadamente, 1,5 UA. Considere a situao em que a linha que une a Terra ao Sol perpendicular linha que une Marte ao Sol. Nessa situao, podemos afirmar que a distncia entre a Terra e Marte, em UA, , aproximadamente: a) 0,9 b) 1,8 c) 2,7 d) 3,6 e) 4,5 Questo 141 A nossa galxia, a Via Lctea, contm cerca de 400 bilhes de estrelas. Suponha que 0,05% dessas estrelas possuam um sistema planetrio onde exista um planeta semelhante Terra. O nmero de planetas semelhantes Terra, na Via Lctea, : a) 2 10 b) 2 10 c) 2 10 d) 2 10 e) 2 10 Questo 142 Ao percorrer o rio Parnaba, de seu delta at suas nascentes, voc estar subindo, em mdia, 60 centmetros por cada quilmetro percorrido. Expresse a relao entre essas duas quantidades sob a forma de um nmero que no tenha unidades. a) 6 10 b) 6 10 c) 6 d) 6 10 e) 6 10 Questo 143 Oito gotas esfricas de mercrio, cada uma com raio igual a 1mm, se agregam, formando uma gota esfrica, nica. O raio da gota resultante , em mm: a) 16 b) 12 c) 8 d) 4 e) 2

19

Questo 144 O perodo de um pndulo fsico dado por T=(I/mgb), onde g a acelerao gravitacional, m a massa do pndulo, b a distncia entre o ponto de suspenso do pndulo e o seu centro de massa, e I o momento de inrcia do pndulo. correto afirmar que a unidade de I, no SI (Sistema Internacional de Unidades), : a) kgm b) kg/m c) kgm d) kg/m e) kgm Questo 145 O coeficiente de viscosidade (N) pode ser definido pela equao F/A = N (v/x), onde a F uma fora, A uma rea, v uma variao de velocidade e x uma distncia. Sobre este coeficiente, a partir desta equao, correto afirmar que: 01) Ele adimensional. 02) No Sistema Internacional de Unidades (SI), uma unidade possvel para ele kg/m . s. 04) No SI, uma unidade possvel para ele J/s . m. 08) No SI, uma unidade possvel para ele N . s/m. 16) Sua unidade pode ser expressa pela multiplicao de uma unidade de presso por uma unidade de tempo. soma = ( )

Soma (

Questo 147 O censo populacional realizado em 1970 constatou que a populao do Brasil era de 90 milhes de habitantes. Hoje, o censo estima uma populao de 150 milhes de habitantes. A ordem de grandeza que melhor expressa o aumento populacional a) 10. b) 10. c) 10. d) 10. e) 10. Questo 148 Uma determinada marca de automvel possui um tanque de gasolina com volume igual a 54 litros. O manual de apresentao do veculo informa que ele pode percorrer 12 km com 1 litro. Supondo-se que as informaes do fabricante sejam verdadeiras, a ordem de grandeza da distncia, medida em metros, que o automvel pode percorrer, aps ter o tanque completamente cheio, sem precisar reabastecer, de a) 10. b) 10. c) 10. d) 10. e) 10. Questo 149 O watt-hora uma unidade de a) trabalho. b) potncia. c) fora. d) potncia por unidade de tempo. e) fora por unidade de tempo. Questo 150 Ao resolver um problema de Fsica, um estudante encontra sua resposta expressa nas seguintes unidades: kg.m/s. Estas unidades representam a) fora. b) energia. c) potncia. d) presso. e) quantidade de movimento.

Questo 146 Sabendo-se que [M] representa a dimenso de massa, [L] a de comprimento e [T] a de tempo, e considerando os conceitos de algarismos significativos, medidas e dimenses fsicas, correto afirmar: (01) Os nmeros 3,55 x 10, 355,0 e 0,355 tm todos a mesma quantidade de algarismos significativos. (02) Utilizando uma rgua milimetrada, uma pessoa no tem como afirmar que obteve, como medida de um comprimento, o valor de 9,653 cm. (04) O trabalho realizado por uma fora de mdulo 2,00 x 10 N, aplicada a um corpo que se desloca paralelamente direo da fora por uma distncia de 3,55 m, 7,10 x 10 J e a dimenso fsica do trabalho [M] [L] [T]. (08) A quantidade de movimento tem a dimenso fsica: [M] [L] [T]. (16) O nmero de copos de gua (1 copo = 200 ml) contidos numa caixa d'gua de 1,0 m tem a mesma ordem de grandeza do nmero de minutos contidos em um ano.

20

Questo 151 Alguma vez j lhe propuseram a questo sobre "um trem trafegando numa via frrea, com velocidade constante de 100km/h, que avistado por uma vaca que est no meio dos trilhos? Calcule." claro que esta pergunta tem por sua imediata reao: "Calcular o qu?" "E voc recebe como resposta: O susto que a vaca vai levar!" Mas ser que ela realmente se assustaria? Para responder a esta questo, desprezando-se os problemas pessoais e psicolgicos da vaca, dentre outras coisas, seria necessrio conhecer 01. a potncia do motor da locomotiva. 02. a distncia entre a vaca e a locomotiva quando esta avistada. 04. o peso da vaca. 08. o vetor velocidade mdia com que a vaca se desloca. 16. a largura do trem. 32. o comprimento da vaca. 64. o peso do maquinista. Questo 152 "Existe uma imensa variedade de coisas que podem ser medidas sob vrios aspectos. Imagine uma lata, dessas que so usadas para refrigerante. Voc pode medir a sua altura, pode medir quanto ela "pesa" e pode medir quanto de lquido ela pode comportar. Cada um desses aspectos (comprimento, massa, volume) implica uma grandeza fsica diferente. Medir comparar uma grandeza com uma outra, de mesma natureza, tomando-se uma como padro. Medio , portanto, o conjunto de operaes que tem por objetivo determinar o valor de uma grandeza." Disponvel em: http://www.ipem.sp.gov.br/5mt/medir.asp?vpro=abe. Acesso em: 25 jul. 2006. (adaptado) Cada grandeza fsica, a seguir relacionada, est identificada por uma letra. a) distncia b) velocidade linear c) acelerao tangencial d) fora e) energia f) impulso de uma fora g) temperatura h) resistncia eltrica i) intensidade de corrente eltrica Assinale a(s) proposio(es) na(s) qual (quais) est(o)

relacionada(s) CORRETAMENTE a identificao da grandeza fsica com a respectiva unidade de medida.

2.7

Questo 153 A intensidade fsica (I) do som a razo entre a quantidade de energia (E) que atravessa uma unidade de rea (S) perpendicular direo de propagao do som, na unidade de tempo (t), ou seja, I = E/(S t). No sistema internacional (S.I.) de unidades, a unidade de I a) W/s. b) dB. c) Hz. d) W/m. Questo 154 Considere o volume de uma gota como 5,010ml. A ordem de grandeza do nmero de gotas em um litro de gua : a) 10 b) 10 c) 10 d) 10 e) 10 Questo 155 A partir das pesquisas desenvolvidas por Galileu, o homem comeou a quantificar a natureza de uma forma mais sistemtica, surgindo da a necessidade de se estabelecerem padres e de se definirem unidades. Saber utilizar esses padres e convert-los em unidades teis para ajudar na soluo de problemas fundamental na compreenso dos fenmenos. Assim, com base na equivalncia das seguintes unidades: 1 nanmetro = 10m, 1 hectare = 0,01 km, 1 HP = 0,746 kw e 1 femto-segundo = 10s,
21

e) kg.m/s Julgue os itens a seguir. (1) Um motor eltrico, consumindo uma potncia de 1/2 HP durante 120 min, acarretar um consumo de energia igual a1 kWh (kilowatt x hora) . (2) Um motor com 1HP de potncia conseguir levantar um carro de 1 tonelada a uma altura de 10m em menos de 1 min. (3) Considere que, em 30 min, uma chuva intensa e ininterrupta encha um tambor cilndrico inicialmente vazio com base de 1 m e altura de 50 cm. Ento, o volume de gua dessa chuva, caindo durante uma hora em um terreno de 1 hectare, ser superior a cinco milhes de litros. (4) Considerando que os tomos tm dimetros maiores que 0,1 nanmetro e que os flashes (pulsos de luz) de menor durao que j foram produzidos em laboratrio tm a durao de 10 femto-segundos, correto concluir, ento, que, se um avio supersnico que viaje a 3.600 km/h for iluminado por um desses flashes, ele, durante o flash, percorrer uma distncia menor do que o dimetro de um de seus tomos. Questo 156 O intervalo de tempo de 2,4 minutos equivale, no Sistema Internacional de unidades (SI), a: a) 24 segundos. b) 124 segundos. c) 144 segundos. d) 160 segundos. e) 240 segundos. Questo 157 No SI (Sistema Internacional de Unidades), a medida da grandeza fsica trabalho pode ser expressa em joules ou pelo produto a) kg.m.s. b) kg.m.s. c) kg.m.s. d) kg.m.s. e) kg.m.s. Questo 158 A unidade da fora resultante F, experimentada por uma partcula de massa m quando tem uma acelerao a, dada em newtons. A forma explcita dessa unidade, em unidades de base do SI, a) kg.m/s b) m/(s.kg) c) kg.s/m d) m/(s.kg) Questo 159 Segundo a lei da gravitao de Newton, o mdulo F da fora gravitacional exercida por uma partcula de massa m sobre outra de massa m, distncia d da primeira, dada por F = G(mm)/d, onde G a constante da gravitao universal. Em termos exclusivos das unidades de base do Sistema Internacional de Unidades (SI), G expressa em a) kg. m. s. b) kg . m . s. c) kg . m . s. d) kg . m . s. e) kg . m . s. Questo 160 O coeficiente de atrito e o ndice de refrao so grandezas adimensionais, ou seja, so valores numricos sem unidade. Isso acontece porque a) so definidos pela razo entre grandezas de mesma dimenso. b) no se atribuem unidades a constantes fsicas. c) so definidos pela razo entre grandezas vetoriais. d) so definidos pelo produto de grandezas de mesma dimenso. e) so definidos pelo produto de grandezas vetoriais. Questo 161 Uma das especificaes mais importantes de uma bateria de automvel o 'ampere-hora' (Ah), uma unidade prtica que permite ao consumidor fazer uma avaliao prvia da durabilidade da bateria. Em condies ideais, uma bateria de 50 Ah funciona durante 1 h quando percorrida por uma corrente eltrica de intensidade 50 A, ou durante 25 h, se a intensidade da corrente for 2 A. Na prtica, o ampere-hora nominal de uma bateria s vlido para correntes de baixa intensidade - para correntes de alta intensidade, o valor efetivo do ampere-hora chega a ser um quarto do valor nominal. Tendo em vista essas consideraes, pode-se afirmar que o ampere-hora mede a a) potncia til fornecida pela bateria. b) potncia total consumida pela bateria. c) fora eletromotriz da bateria. d) energia potencial eltrica fornecida pela bateria. e) quantidade de carga eltrica fornecida pela bateria.

22

Questo 162 A respeito da unidade de fora do SI, o newton, afirma-se que a fora de 1,00N d massa de 1,00kg a: a) velocidade v = 9,81m/s. b) velocidade v = 1,00m/s. c) acelerao a = 9,81 m/s. d) variao de acelerao de 1,00m/s em cada segundo. e) variao de velocidade de 1,00m/s em cada segundo. Questo 163 Para o movimento de um corpo slido em contato com o ar foi verificado experimentalmente que a fora atrito, Fat, determinada pela expresso Fat=k.v, na qual v a velocidade do corpo em relao ao ar, e k, uma constante. Considerando a fora medida em newtons, N, e a velocidade em m/s, a unidade da constante k ser: a) N.s / m b) N.s c) N.s d) N / m e) N.m Questo 164 Os aparelhos de ar condicionado utilizam como unidade de energia o Btu (British thermal unit). Essa unidade no pertence ao Sistema Internacional de Unidades (S.I.), baseado no Sistema Mtrico Decimal, e pode ser definida como a quantidade de calor necessria para elevar a temperatura de 1,0 libra de gua de 63F para 64F. Portanto, podemos afirmar que, em Joules, 1,0 Btu corresponde a: Dados - o ponto de fuso e ebulio na escala Farenheit so, respectivamente, 32F e 212F - uma libra de gua corresponde a 454 gramas - calor especfico da gua = 1,0cal/gC - 1cal 4 J a) 1,0 10 J b) 1,8 10 J c) 4,54 10 J d) 3,2 10 J e) 7,0 10 J Questo 165 As unidades de comprimento, massa e tempo no Sistema Internacional de unidades so, respectivamente, o metro(m) o quilograma(kg) e o segundo(s). Podemos afirmar que, nesse sistema de unidades, a unidade de fora :

a) kg.m/s. b) kg.m/s. c) kg.m/s. d) kg.m/s. e) kg.s/m.

23

You might also like