You are on page 1of 19

Agricultura Urbana e Meio Ambiente Contribuies para o desenvolvimento urbano a partir das recomendaes da Agenda 21.

Apresentao A melhoria da qualidade de vida e o estmulo ao desenvolvimento scioambiental das comunidades onde atua so os principais objetivos do Projeto Centro de Vivncia Agroecolgica - CEVAE, coordenado pela Secretaria Municipal de Abastecimento da Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a ONG Rede de Intercmbio de Tecnologias Alternativas e organizaes locais de moradores de vilas e favelas. Nos marcos da Agenda 21, os CEVAEs foram implantados em 1995, a partir de um amplo processo de discusso sobre a problemtica do meio ambiente urbano e da segurana alimentar. Para tanto, procurou-se envolver setores governamentais, da sociedade civil organizada, do empresrio e de agncias internacionais de cooperao (PNUD, UNICEF, Misereor), consubstanciandose assim, as bases para o desenvolvimento conceitual, estratgico, metodolgico e tecnolgico para o enfrentamento dos problemas apresentados pela realidade local adversa. At recentemente, era comum atribuir nica e exclusivamente aos governos a soluo para muitas das necessidades sociais, econmicas e ambientais da populao. As mudanas exigidas hoje so de tal ordem que as antigas relaes - sociedade x Estado - reivindicaes, paternalismo, clientelismo, etc., no tem mais cabimento. O avano da democracia, do nvel de conscincia dos problemas ambientais e das solues de curto e mdio prazos por parte da sociedade civil aponta para a construo de outros caminhos e que sem eles no havero mudanas. dentro deste enfoque que os CEVAEs vem desenvolvendo suas aes: o fortalecimento da participao comunitria; a experimentao e difuso da agricultura urbana; e as aes que conduzem a uma gesto ambiental local. As aes at aqui so suficientes para demonstrar para outras instncias do governo, para os setores empresariais e finalmente para toda a sociedade que investe na cidade, que muitos problemas podem ser resolvidos, desde que haja interesse poltico e inverso de propriedades na gesto das cidades, que polticas pblicas voltadas para o interesse da maioria da populao podem e devem ser gestadas de forma participativa. Comprometida com esses princpios, a administrao Clio de Castro vem dando continuidade ao Projeto, conforme compromisso assumido na campanha. Desta forma, este balano tem por objetivo apresentar a populao de Belo Horizonte e a opinio pblica em geral, os resultados alcanados at aqui. Os esforos realizados apontam para o fortalecimento da cidadania e da construo de uma cidade democrtica, justa e sustentvel.

OS DESAFIOS DA CIDADE O processo de urbanizao no Brasil ocorrido neste quarto de sculo revelou novos problemas para a populao que vive nas cidades. A concentrao urbana acelerada, com pouco ou sem planejamento acabou gerando graves problemas, entre eles se destaca a questo scio-ambiental. O relatrio brasileiro sobre Assentamentos Humanos, elaborado para a Conferncia habitat II, revela que a dinmica de urbanizao predatria configura um quadro recorrente nas cidades de mdio e grande porte, especialmente grave nas metrpoles brasileiras, afetando de forma mais intensa os setores mais pobres da populao. Afirma ainda que a realidade de nossas cidades est marcada pelas dimenses da excluso, do agravo, do risco, da falta de informao e de educao sanitria e ambiental. No aspecto da segurana alimentar, as cidades hoje concentram a maior parte da populao que se encontra no mapa da fome, elaborado pela Campanha Contra a Fome e a Misria, inspirada pelo socilogo Herbert de Souza, o Betinho. Desta forma, dentre as grandes questes urbanas do final do sculo, configuram-se a degradao ambiental e a insegurana alimentar, dos quais uma srie de outros problemas derivam e complexificam as solues para uma ao governamental eficaz. Belo Horizonte no foge regra. Com o processo de crescimento urbano acelerado nas ltimas dcadas, as condies de vida na cidade foram se tornando caticas. Vilas e favelas com populao estimada em 20.000 famlias se em pouco tempo. As condies de ocupao do espao urbano com as limitaes econmicas na produo de habitaes populares e proviso de servios de infra-estrutura geram, como conseqncia bvia, um habitat de baixa ou nenhuma qualidade de vida. Ciente deste diagnstico, a Prefeitura de Belo Horizonte em consonncia com as principais diretrizes da Agenda 21 Local, discutida e aprovada na Conferncia Rio-92, vem implementando aes no sentido de melhorar a qualidade de vida social, econmica e ambiental dos assentamentos humanos e as condies de vida e de trabalho particularmente dos setores mais pobres. Dentre vrias iniciativas, vem se destacando o Projeto Centro de Vivncia Agroecolgica - CEVAE, espao de formulao e implementao de aes comunitrias voltadas para a melhoria scio-ambiental de vilas e bairros situados em regies onde os problemas so mais agudos. Taquaril, Alto Vera Cruz, Granja de Freitas, aglomerado Morro das Pedras, Nova York, Comercirios, Serra Verde, Capito Eduardo , Beija Flor so comunidades participantes do Projeto. Nestes trs ltimos anos, muitas aes foram implementadas, buscando sempre a participao local no enfrentamento e na busca de solues. Muitos outros desafios foram surgindo, dentre eles o desemprego massivo, refletindo mais ainda nas j pssimas condies de vida da populao, mas, com democracia e participao popular, os rumos do desenvolvimento sustentvel comeam a ser traados.

TAXAS MDIAS DE DESEMPREGO EM 1997 (REGIES METROPOLITANAS) A metodologia adotada pelo IBGE apresenta nmeros menores para o desemprego por ser excessivamente restrita: s considera desempregadas as pessoas que estejam procurando trabalho ativamente na semana da pesquisa e no tenham nenhuma fonte de renda. A metodologia do Dieese e da Fundao Seade apresenta nmeros maiores que os oficiais, por ser mais realista: tenta captar o desemprego oculto pelo desalento (situao em que a pessoa continua querendo um p emprego, mas interrompeu a procura at um ms antes da pesquisa por perceber que as condies do mercado de trabalho so adversas) e o desemprego oculto pelo trabalho precrio (situao em que a pessoa realiza alguma atividade que no apresenta os atributos de continuidade e assiduidade, ou seja, os chamados bicos). Fonte: Dieese e Fundao Seade. CENTRO DE VIVNCIA AGROECOLGICA Diretrizes Gerais Em consonncia com o Plano Diretor de Belo Horizonte e as aes programticas do governo municipal, e levando-se em conta o processo de construo participativa de um desenvolvimento sustentvel, o Projeto Centro de Vivncia Agroecolgica - CEVAE, tem no estabelecimento da parceria entre o governo local, a iniciativa privada , as associaes comunitrias e organizaes no governamentais, sua principal diretriz na busca de um habitat mais justo, democrtico e sustentvel. Desta forma, animando processos de mobilizao comunitria, sobretudo em vilas e favelas, o CEVAE estimula a participao dos moradores para o diagnstico e a busca de solues para os problemas relacionados com o meio ambiente urbano e a segurana alimentar. Linhas de Ao As aes desenvolvidas pelos CEVAEs foram estruturadas a Partir de um amplo processo de discusso, adotando-se metodologias participativas de diagnsticos, planejamento estratgico, experimentaes e difuso de tecnologias apropriadas. a) Fortalecimento dos grupos comunitrios - Atravs da promoo da capacitao de lideranas locais, para o exerccio da cidadania e da gesto participativa de equipamentos urbanos, sobretudo para se executar a avaliao dos servios pblicos essenciais, os CEVAEs so espaos abertos para a articulao de redes locais, de associaes, grupos de cultura, igrejas, grupos de jovens, idosos, etc., propiciando o fortalecimento do chamado terceiro setor.

b) Agricultura Urbana - Atravs da experimentao e difuso de tecnologias de agricultura urbana, como as hortas intensivas familiares; os quintais agroflorestais; a arborizao urbana; a revegetao de reas degradadas; e a composio de jardins, busca-se potencializar a utilizao de espaos domsticos disponveis para a produo de alimentos e plantas medicinais. Com isto, procura-se facilitar o acesso aos alimentos, melhorando a nutrio, a sade, a auto-estima e a renda indireta da populao participante do Projeto. c) Meio Ambiente Urbano - Em harmonia com as orientaes da Agenda 21, essa linha de ao dos CEVAEs atua junto s comunidades, procurando desenvolver mtodos e processos que: possam reduzir o lixo e a necessidade de modificao dos padres de produo e consumo; possam favorecer, atravs da educao ambiental, implicando na mobilizao da sociedade em torno de questes de meio ambiente e justia social.

AGRICULTURA URBANA E MEIO AMBIENTE Por ocasio da Conferncia das Naes Unidas sobre Assentamentos Humanos - Habitat II, ocorrido em 1996, o PNUD publicou uma srie de documentos com o objetivo de subsidiar os pases na elaborao de seus Planos de Ao. Dentre essas publicaes se destaca Urban Agriculture: Food, Jobs and Sustainable Cities, hoje referncia fundamental para governos locais, associaes de base comunitria e organizaes no governamentais, que atuam na identificao e busca de solues para os problemas scioambientais nas cidades. Na maioria dos pases onde a agricultura urbana vem sido desenvolvida, esta realizada por moradores de vilas e bairros com o objetivo de garantir a segurana alimentar e a complementao da renda familiar. Alm disso, a pequena produo conseguida nos quintais e reas pblicas ociosas garante do ponto de vista nutricional uma melhor alimentao se comparada aos alimentos adquiridos no mercado. Sobretudo, devido a produo sem uso de insumos qumicos (adubos e agrotxicos). Por outro lado, os recursos economizados com a cesta bsica de alimentos possibilitam o investimento bsica de alimentos possibilitam o investimento na melhoria da educao, habitao e lazer, impactando na melhoria geral da qualidade de vida da populao. Se levarmos em conta que os espaos existem, devem ser cada vez mais controlados e a disponibilidade para ocupao da mo-de-obra tambm significativa no meio urbano. Uma poltica pblica voltada para o incentivo e a implementao da agricultura urbana, pode favorecer e promover o desenvolvimento local das periferias de grandes cidades, a um custo relativamente baixo.

Outro impacto relevante desta proposta est relacionada diretamente com o meio ambiente. Geralmente boa parte de quintais domsticos e terrenos baldios so destinados ao acmulo de lixo e entulho. A limpeza destas reas e sua utilizao para plantio e outras formas de produo proporcionam melhoria considervel ao ambiente local, diminuindo a proliferao de vetores (roedores, mosquitos e outros insetos). As tecnologias para a implementao da agricultura urbana vem sendo cada vez mais investigada e difundida, em particular por organismos internacionais de apoio e cooperao para o desenvolvimento sustentvel. Entre as diversas modalidades de se praticar a agricultura urbana, destacamse as hortas intensivas familiares; os quintais agroflorestais; a arborizao urbana com rvores frutferas; a criao intensiva de pequenos animais; o uso de plantas medicinais e ornamentais; entre outras. Experincias exitosas com agricultura urbana vem sendo desenvolvidas em vrias cidades do mundo. Na Amrica latina so significativas as experincias da Argentina e do Chile, ambas envolvem governos, comunidades e ONGs como principal estratgia para o sucesso dos programas. No Brasil, as experincias ainda so pequenas. A cidade de Belo Horizonte vem implementando h trs anos a difuso da agricultura urbana. O Projeto CEVAE por sua iniciativa inovadora, obteve o apoio do Programa Life / PNUD; do UNICEF; do Fundo Nacional do meio Ambiente; da Misereor (Instituio da Igreja catlica da Alemanha); e da Viso Mundial. Principais contribuies da agricultura urbana

BEM ESTAR Aumento da segurana alimentar Melhora da nutrio Melhora da sade Ambiente mais limpo

MEIO AMBIENTE Conservao dos recursos naturais Amenizao do impacto ambiental Comunidade sustentveis Incrementa a reutilizao e reciclagem de resduos

ECONOMIA Fonte de trabalho Fortalecer a base econmica Diminuio da pobreza Fomenta o empreendimento Trabalho para mulheres e outros grupos marginalizados

Fonte: Urban Agriculture - Food, Jobs and Sustainable Cities - UNDO 1996

EXPERINCIA DE HORTA ORGNICA PARA ESPAOS DOMSTICOS URBANOS Destinamos especial destaque para explicitar, atravs de dados quantitativos, a relevncia das experincias de Agricultura Urbana que o CEVAE tem realizado. Para tanto iremos demonstrar uma delas, ocorrida no bairro Capito Eduardo e protagonizada por Tiago, um jovem morador, aluno do curso de Horticultura Orgnica do CEVAE. Ele anotou todo o processo de implantao e produo de sua pequena horta, durante 3 meses, a partir das tcnicas aprendidas no curso. Agora ns sistematizamos essas anotao e realizamos a sua anlise econmica, na inteno de dar visibilidade e consistncia a uma iniciativa inovadora do CEVAE, que pretende introduzir a temtica da Agricultura Urbana, nas discusses de Abastecimento e Meio Ambiente. Quadro 1 - Composio da Produo
rea Cultiva da 8.0m2 (02 canteiros de 4.0m2) Espcies cultivadas Produo Perodo Mo-deobr a Insumos

Rabanete Beterraba Brcolis Salsa Cebolinha Alface Feijo-vagem Couve-manteiga* Mostarda Cenoura

15 molhos 10 molhos 8 molhos 5 molhos 3 molhos 10 ps 2 kg 8 molhos 10 molhos 2 kg

12 semanas 24 horas (26 de junho (02 horas a 26 de semanais) setembro de 1998)

40.0Kg de hmus de minhoca 3205,0 litros de gua

Quadro 2 - Valor da Produo - Mdia*


Hortalia Unidade Quantidade Prod uzida Mdia (R$) Valor da pro du o (R$ ) 12,45 7,90 7,76 1,95 1,17 4,00 2,38 3,20 5,00

Rabanete Beterraba Brcolis Salsa Cebolinha Alface Feijo-vagem Couve-manteiga Mostarda

Molho Kg Molho Molho Molho P Kg Molho Molho

15 10 8 5 3 10 2 8 10

0,83 0,79 0,97 0,39 0,39 0,40 1,19 0,40 0,50

Cenoura

Kg

0,72

1,44

Total

47,25

Os valores mdios unitrios de produtos so oriundos de levantamento de preos de mercado, em Belo Horizonte, de 3 diferentes nveis de preo: de 2 sacoles de bairros de classe mdia e alta, do Mercado Central e de uma das unidades do Abastecer. Demonstrativo Valor Mdio da Produo ......R$ 47,25 Custo da Produo.................R$ 33,35 Diferena................................R$ 13,90 Quadro 3 - Anlise de Custos
Recursos Unidade Valor Unit rio R$ 0,74 R$ 0,30 R$ 1,12 Quantidade Valor Gas to R$ 17,76 R$ 12,00 R$ 3,59

Mo-de-obra

Hora

24,00 40,00 3,205

Insumos (hmus Kg de minhoca) gua M3

Total Gasto

R$ 33,35

A breve anlise demonstrada acima, comprova que vivel a produo de alimentos em reas urbanas, visando complementar a dieta alimentar das famlias de baixa renda, possibilitando inclusive a gerao de renda. Alm dessa questo, cabe ressaltar algumas outras vantagens, que a agricultura urbana proporciona: aumento da biodiversidade nas reas urbanas; aumento da rea de infiltrao de gua pluvial; possibilidade da limpeza dos quintais, contribuindo no combate dengue; aumento dos espaos de integrao entre vizinhos, possibilidade momentos de convivncia. RESULTADOS 1. Plantas Medicinais: recurso Local para a Sade O trabalho de sade desenvolvido no CEVAE Alto Vera Cruz, Granja de Freitas Taquaril, tem como um de seus objetivos principais, a educao para o uso das plantas medicinais como um dos recursos locais para a sade, atravs da integrao do conhecimento popular e cientfico.

O trabalho tem origem e se desenvolve atravs da Comisso de Alimentao e Sade, que foi formada em maio de 1996 no seminrio de devoluo do Diagnstico Participativo dos bairros de Planejamento Participativo das aes do CEVAE. O Diagnstico identificou como principais doenas da populao: desnutrio, problemas respiratrios e contaminao parasitria e apontou como aes: educao alimentar, implantao de hortas domiciliares, preveno parasitria, o uso de plantas medicinais e organizao comunitria para a sade. Inicialmente, a metodologia de trabalho priorizou conhecer como as comunidades se organizam para enfrentar os problemas de sade e fazer um resgate do conhecimento popular sobre o uso de plantas medicinais. Essa fase proporcionou conhecer grupos comunitrios, pastorais e centros de sade, identificando-se as principais dificuldades e potencialidades das atividades desenvolvidas pelos mesmos para possveis interfaces de trabalho. O resgate do conhecimento popular aconteceu atravs de diagnsticos de quintais, entrevistas semi-estruturadas, caminhadas ecolgicas de identificao de plantas e oficinas de remdios caseiros, envolvendo em torno de 35 pessoas e o resgate do uso de 110 espcies medicinais. Aps essa fase, ocorreu a introduo de contedos tcnico-cientficos ao conhecimento popular resgatado atravs de aporte bibliogrfico, visitas de intercmbio experincias j consolidadas com o uso de plantas medicinais e promoo de cursos e oficinas de manipulao de remdios fitoterpicos (remdio feito de plantas) com assessoria tcnica. Como resultados do trabalho, podemos destacar: 1. Implantao de hortas e melhoria de quintais com enfoque na biodiversidade teraputica, farmcias vivas, para obteno de plantas medicinais de boa qualidade, alm desses se tornarem espaos didticos e difusores de tecnologias agroecolgicas apropriadas. 2. Manipulao de remdios fitoterpicos para uso familiar, trabalho comunitrio com sade e gerao de renda para a Comisso de Alimentao e Sade. 3. Parceria com o Grupo da Parquia Nossa Senhora Aparecida na promoo semestral da feira de Produtos Naturais no bairro Alto vera Cruz. 4. Parceria com o Grupo da Parquia Nossa Senhora Aparecida na promoo semestral do Curso Bsico de Alimentao e Medicina Natural para a comunidade, 40 horas/aula, com participao mdia de 20 pessoas. 5. Parceria com a Viso Mundial, entidade que possibilita recursos parciais para os trabalhos da Comisso de Alimentao e Sade. 6. Promoo de cursos e palestras sobre plantas medicinais para grupos externos comunidade ministrados pela Comisso de Alimentao e Sade.

7. Promoo do I Encontro de Sade, envolvendo grupos comunitrios organizados, o qual participaram 20 grupos, sendo que 13 destes apresentam seus trabalhos com sade, iniciando-se a articulao de uma rede local de sade. 8. Apresentao do trabalho do CEVAE e consequentemente capacitao da Comisso de Alimentao e Sade em Encontros, Seminrios e Workshop de Plantas Medicinais a nvel nacional e internacional. 9. Apresentao da experincia e participao na Rede de Plantas Medicinais do Cone sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai), a qual visa desenvolver uma metodologia conjunta de trabalho para seguridade e eficcia do uso das plantas medicinais a nvel comunitrio. 2. Quintais Agroflorestais Os CEVAEs tem investido significativo esforo na adaptao e desenvolvimento de tecnologias de produo agrcola nos espaos urbanos, tendo por base os princpios da agroecologia, visando contribuir para a melhoria do ambiente e da qualidade de vida da populao de vilas e favelas. Uma das experincias que esto sendo desenvolvidas, se refere conjugao de tecnologias de conteno de encostas, atravs da revegetao, com a produo de alimentos e plantas medicinais, onde a prpria famlia responsvel pela implantao e manuteno do sistema. Tal experincia chamamos de quintais agroflorestais). Para tanto, utilizada a metodologia da experimentao participativa, na qual o morador implanta e monitora as experincias acompanhado pelos tcnicos, possibilitando uma relao de troca e complementaridade entre o conhecimento popular e o acadmico, que alm de ser educativo, potencializa a elaborao de propostas tcnicas prontamente apropriveis. Essa forma de trabalho tem a vantagem de Ter como unidade de experimentao o prprio quintal, de maneira que, os recursos utilizados (espao, solo, mo-de-obra, gua, ferramentas, recipientes, matria orgnica) so representativos da realidade scio-econmico-cultural da comunidade e das caractersticas do ecossistema local. Um exemplo de experincia em quintal agroflorestal a do casal Dona Nalzira e Sr. Joaquim, que moram na Vila Pantanal, Aglomerado Morro das Pedras. Em julho de 1997, foi iniciado o trabalho nesse quintal, que tem uma rea de 400m2, naquela poca esse espao tinha 7 espcies, onde se destacam: 52 bananeiras, 1 canteiro com couve, agrio do mato e taioba, 1 p de leucena e alguns ps de feijo andu. Boa parte do solo do quintal estava descoberta - terreno limpo - alm de Ter tido deslizamento de terra nas chuvas de 1996/1997, caracterizando um estado de degradao e risco.

Atualmente (11/98), 16 meses depois, esse quintal tem 82 espcies diferentes, destacando: 50 ps de caf; 30 ps de abacaxi; 16 ps de acerola; 06 ps de laranja; 03 ps de limo; 03 ps de mixirica. Aumentou a produo de hortalias: alface, cenoura, beterraba, couve chinesa, mostarda, coentro, salsa, tomate, brcolis. No auge da produo, num perodo de 30 dias, a horta gerou uma renda de R$ 60,00. Alm disso, esto sendo cultivadas espcies de leguminosas (plantas adubadeiras) e gramneas (que protegem o solo) e plantas medicinais. Outro ponto importante: as bananeiras foram aos poucos sendo substitudas por outras espcies, pois estavam em local inapropriado, colocando em risco a famlia. Hoje o quintal de Dona Nalzira e Sr. Joaquim est em processo de se tronar um quintal agroflorestal, alm de estar todo revegetado restabelecendo as suas condies fsicas e biolgicas. E mais: Aproveitam as cercas com o cultivo de trepadeiras; Produzem composto orgnico a partir de restos e podas das plantas; Aproveitam melhor os alimentos; Reciclam e reaproveitam materiais como papel, plstico, lata e os restos de cozinha; Melhoram as relaes familiares; Diminuram significativamente a possibilidade de deslizamento do solo; Produzem e utilizam ervas medicinais; Tronam mais bonito o quintal e a casa onde moram.

3. Educao Ambiental e Mobilizao Comunitria A educao ambiental e mobilizao comunitria so processos nos quais o indivduo e a coletividade tomam conscincia do lugar e da condio em que vivem, a partir da reflexo crtica e da participao ativa e responsvel no sentido da melhoria do seu habitat. No incio de 1997, a partir de interesses de instituies comunitrias e pblicas que atuam no Aglomerado Morro das Pedras, regio oeste de Belo Horizonte, foi elaborado um Programa de Educao Ambiental e Agroecolgica. Esse Programa consiste em: cursos de prticas agroecolgicas e educao ambiental; oficinas de educao ambiental e cidadania; oficinas de reciclagem de papel; visitas orientadas ao CEVAE. Ele foi construdo conjuntamente com as seguintes instituies: Creche Centro Infantil Dona Benta; Creche Nossa Senhora Natividade; Creche Tia Lucy; Creche Santa Sofia; Creche Pezinhos no Cho; Casa do Pequeno Cristo; Escola Municipal Hugo Werneck; Escola Municipal Oswaldo Cruz Os objetivos centrais do Programa so:

Promover uma relao afetiva e ldica que valorize o conhecimento de cada um, a cultura local e a auto-estima; Estimular a percepo das crianas, adolescentes e jovens sobre o ambiente onde vivem, seus problemas e suas riquezas, visando intervenes coletivas que venham a contribuir com a melhoria de vida; Promover, atravs das prticas agroecolgicas, o interesse das crianas, adolescentes e jovens sobre o cultivo e consumo de hortalias e frutferas; Produzir conhecimentos que levem reflexo sobre a qualidade alimentar; Estimular crianas, adolescentes e jovens a cultivarem alimentos nos quintais das suas casas, nas creches e escolas.

Os temas abordados levaram em considerao o cotidiano do pblico envolvido e o espao geogrfico e scio-poltico em que esto inseridos. Assim os principais temas foram: meio ambiente urbano; os ciclo s da gua, solo, planta, energia; biodiversidade; agroecologia; o lixo; reciclagem de materiais e cidadania. Dentro da metodologia do Programa merecem destaque: desenhos de quintais, mapas de vilas, travessias pelas vilas, fotografias, histrias orais, brincadeiras integrativas, prticas de horticultura, plantio coletivo de frutferas e espcies adequadas a arborizao urbana, produo de objetos, bonecos e brinquedos com papel march. Durante o processo de avaliao percebemos que: As monitoras, monitores de Creches e as Professoras das escolas esto incorporando a metodologia construda junto com o CEVAE; 90% dos participantes demonstraram muito interesse sobre os temas abordados e querem contribuir com a conservao e melhoria do lugar onde vivem; 10% dos participantes desenvolveram o cultivo de hortalias e frutferas em seus quintais; 3 instituies implantaram o cultivo de hortalias, em bases orgnicas, dentro de suas respectivas reas; 40 mudas de rvore foram plantadas em locais pblicos do aglomerado Morro das Pedras.

De maro de 1997 a novembro de 1998, esse programa atendeu, na regio do Morro das pedras, a: 264 crianas (6 a 11 anos); 108 adolescentes (12 a 17 anos); 32 jovens (acima de 17 anos), totalizando 404 pessoas que participaram diretamente do Programa.

Acreditamos que atravs de uma Educao Popular Ambiental podemos promover uma ao/reflexo sobre o meio ambiente urbano de forma mais integrada - os problemas se relacionam uns com os outros, assim como as riquezas. Resgatar o papel de que todos somos sujeitos histricos e que se quisermos construir uma sociedade mais justa e um ambiente saudvel temos que agir coletivamente e participar das decises que dizem respeito s nossas vidas. 4. Campanha da Vilarinho - Arborizao Participativa O objetivo do trabalho reduzir os impactos scio-ambientais ocasionados durante o perodo chuvoso, tais como assoreamento dos crregos, inundaes, deslizamentos e desmoronamento, que culminam em situaes de calamidade pblica. Esse trabalho se ampliou a partir de junho de 1998, onde vem sendo construda uma parceria, envolvendo o CEVAE, SUDECAP, SLU, URBEL e comunidades do entorno da bacia hidrogrfica da Vilarinho. O projeto foi iniciado pela SUDECAP, e tinha como foco a atuao fsica que, compreendia obras dentro do canal da Vilarinho e revegetao das encostas. A partir de diversas reunies com a comunidade, construi-se um mapa de problemas sobre o tema melhoria de qualidade de vida, onde priorizaram-se reas onde o CEVAE j atua. Os bairros priorizados foram o Jardim Comercirios, o Nova York e Jardim Europa. Esse projeto teve como aes, iniciar uma proposta de desenvolvimento local, dando continuidade aos trabalhos que durante 2 anos j vinham sendo desenvolvidos pelo CEVAE. A partir dessas avaliaes iniciaram-se os trabalhos de: Mutires de revegetao participativa de reas pblicas, que envolveram as Rua 74 (Jardim Comercirios), Av. Baleares (Jardim Europa), Rua 47 (Nova York); Vistoria nas reas de risco geolgico, pontos de acmulo de lixo e crregos afluentes do Vilarinho; Campanha de conscientizao sobre limpeza urbana, compreendendo: atividades de percepo do lixo (travessias), avaliao e informao (distribuio de folhetos e visitas domiciliares aos moradores do entorno dos pontos de acmulo de lixo) e programas de Rdio; Apresentao das obras do projeto de Limpeza da Vilarinho para a comunidade; Reunies locais com moradores dos pontos definidos como crticos; Distribuio de mudas e sementes de leguminosas para moradores com quintais em reas de risco, da Av. Baleares e Rua 47; Exposio fotogrfica - Vilarinho

Foram feitos os plantios de 200 mudas de frutferas, 110 arbustos, 50 rvores ornamentais, 90 mudas de rvores ornamentais, 5kg de sementes de leguminosas para adubao verde, 500 mudas de medicinais e 50 de herbceas ornamentais (flores e folhagens) O envolvimento dos moradores tem sido crescente, as aes atuais j envolveram diretamente 500 moradores e indiretamente 1200 moradores. Esse trabalho vem tendo impactos significativos no s porque vem permitindo um dilogo e uma maior aproximao entre poder pblico e comunidade, como tem permitido que os moradores desenvolvam um olhar sobre o bairro de forma mais coletiva, e transformem em aes de melhoria do ambiente local. 5. Alternativa para a problemtica da Proliferao do Mosquito da Dengue As aes realizadas pelo Projeto CEVAE tem contribudo significativamente para o combate do mosquito transmissor da Dengue, tanto no que se refere eliminao de focos de lixo em reas pblicas e quintais, como na mobilizao comunitria e aes educativas. Dentro deste conjunto de atividades, cabe o destaque para a difuso do uso da Tampa de Caixa Dgua Alternativa realizada pelo CEVAE Capito Eduardo e Beija Flor. O bairro capito Eduardo apresentou, no perodo de surto da doena em 97, um nmero alarmante de casos notificados: 589 numa populao de 6.000 habitantes. Diante disso, o Centro de Sade local props uma parceria com o CEVAE para a realizao de um diagnstico para identificar os focos de proliferao do mosquito e, a partir das informaes levantadas definir a melhor estratgia de ao. O resultado desse levantamento apontou para o fato de que os principais focos eram os quintais das pessoas notificadas pelo centro de sade, e que o principal fator de proliferao estava relacionado s caixas dgua destampadas. Diante disto, foi construdo um plano de ao integrado, que contou com o envolvimento da escola Municipal Ozanan Coelho e o Programa Curumim, que realizaram a sensibilizao da comunidade. Coube ao CEVAE a tarefa de buscar uma alternativa tecnolgica para a eliminao dos focos. Para tanto, buscamos a tecnologia da tampa de solo cimento, desenvolvida pelo Instituto Tib sediado no Rio de Janeiro. Aps a experimentao e adaptao desta tecnologia a nvel local, foi identificado que ela se mostrou bastante vivel, aliando a simplicidade de construo com um baixo custo, haja visto que com R$ 3,00 pode-se construir uma tampa para a caixa dgua de 250 litros, utilizando-se 10 Kg de areia, 5 kg de cimento, 2 sacos de rfia usados, gua e 4 rifas de madeira para a forma. A estratgia de difuso da tecnologia seguiu trs fases complementares: 1. Experimentao e adaptao tecnolgica; 2. Realizao de oficinas para capacitao de monitores; 3. Difuso atravs de repasse da tecnologia atravs da ao dos monitores.

O CEVAE realizou 6 oficinas para um pblico de 30 moradores, que a partir dessa capacitao, difundiram o uso da tampa de caixa alternativa para a comunidade.

6. Mutires de Limpeza Urbana O mutiro de limpeza ou ponto verde uma ao que tem por objetivo fornecer alternativas para o problema do acmulo de lixo em reas pblicas (ruas, esquinas, praas, passeios) e, tambm em reas particulares (os quintais), decorrente da impossibilidade de coleta adequada, pois a maioria da populao mora em becos, onde no possvel a entrada dos caminhes. A metodologia utilizada propicia a participao direta da populao na percepo do problema e busca de parceiros e recursos para a sua soluo. O processo desse trabalho pode ser esquematizado atravs dos seguintes passos: 1. Identificao da situao motivadora - demandas e iniciativas da comunidade; 2. Identificao dos pontos de acmulo de lixo, que sero trabalhados; 3. Diagnstico participativo temtico sobre aqueles pontos de lixo, buscando levantar informaes relevantes, tais como: sua origem, rea de abrangncia, populao atingida, problemas causados, composio do lixo, propostas de soluo, possveis parceiros; 4. Articulao de parceiras: moradores, SLU, Escolas, centro de sade, Creches, Distrito Sanitrio (Zoonoses), Grupos Culturais, Comerciante, entre outros; 5. Construo da proposta coletiva e planejamento da ao; 6. Campanha educativa de casa em casa; 7. Mutiro de limpeza do local; 8. Desratizao do entorno; 9. Plantio do jardim ou rvores; 10. Realizao de atividades educativas e culturais; 11. Monitoramento contnuo. O CEVAE Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril realiza essas atividades desde 96 e j organizou 9 mutires e pontos, beneficiando diretamente 800 pessoas. Essa ao j se consolidou como um ao concreta de melhoria

ambiental para os bairros, principalmente no que se refere a diminuio de focos da Dengue. 7. Hortas orgnicas familiares - Conjunto Unio O trabalho engloba 30 famlias (aproximadamente 50 pessoas), que a partir de junho de 1998, vem plantando hortas sobre orientao do CEVAE. So famlias que durante 5 anos viveram em abrigos pblicos, em condies precrias tanto fsicas como psicolgicas e atualmente moram no assentamento projetado pela URBL chamado Conjunto Unio , localizado no bairro serra verde. Os principais objetivos deste trabalho esto relacionados com a melhoria da qualidade nutricional e da sade atravs da produo de alimentos e ervas medicinais em pequenos espaos, o fortalecimento das relaes de solidariedade entre os assentados e antigos residentes e a melhoria das relaes sociais entre os assentados, abrindo espao para reconstruo da identidade de grupo. A estratgia de mobilizao dos assentados se baseou em um diagnstico participativo temtico sobre hortas, com um grupo de 12 moradores, que possibilitou a realizao de um planejamento participativo, no qual foram priorizadas uma srie de oficinas, com o objetivo de resgate, troca e repasse de informaes e prticas de horticultura orgnica, abordando os seguintes temas: controle biolgico de pragas. Compostagem, adubao verde, medicina caseira, combate e preveno de formigas e canteiro alto. As oficinas tiveram um efeito multiplicador motivando que mais moradores fizessem hortas e se integrassem ao grupo. As hortas foram implantadas dentro do conjunto potencializando os espaos disponveis: antigos pontos de lixo, reas degradadas e pequenos recipientes domsticos (bacias, fundos de geladeira e caixotes). A escassez de terreno no tem sido fator de conflito, pois os prprios moradores do conjunto decidiram doar parte da produo aos que no podem plantar, alm de trocarem os produtos entre os que plantam. A comercializao s ocorre para moradores que residem fora do assentamento. Este um dos exemplos de como esta atividade tem favorecido o fortalecimento das relaes de vizinhana a partir de ajudas mtuas, cooperativismo (trabalhos coletivos) e solidariedade que existiam de forma precria no incio do assentamento e que vem crescendo gradativamente. Essa ao tem alcanado significativos resultados, tanto a nvel interno do conjunto, como na relao deste com o restante dos bairros. A seguir so destacadas os principais; A produo atual abastece portanto as 68 famlias, quase 500 moradores sendo que alguns j esto comercializados; A complementao da renda familiar tambm vem se tornando possvel atravs dessas aes;

Atualmente parte desses moradores tem assumido a horta coletiva do Posto de sade, reanimando-a j que a mesma estava em processo de desativao. A biodiversidade vem aumentando, tanto atravs das doaes de mudas e sementes pelo CEVAE, como as trocas realizados entre os assentados e moradores de diferentes regies ou familiares da rea rural. O impacto sobre o bairro tambm bastante visvel, pois a partir da ao no Conjunto Unio, os moradores dos prdios vem procurando o CEVAE para implantao de hortas e orientao tcnica. As crianas atendidas pelo CEVAE, atravs do Programa Ambiental Brinque e Plante, esto se envolvendo com as famlias de assentados e moradores de diferentes regies ou familiares da rea rural.

QUADRO DEMONSTRATIVO DO PROJETO 96 / 98


TEMA Agricultura Urbana ATIVIDADES PBLICO ENVOLVIDO PARCEIROS ENVOLVIDOS Viso Mundial URBEL SUDECAP PRINCIPAIS RESULTADOS

Experimentao participativa de melhoria de 535 pessoas quintais Experimentao participativa revegetao de reas degradadas de

Atuao em 107 quintais Desenvolvimento e adaptao de tecnologias agroecolgicas Desenvolvimento metodolgico de trabalho educativo com as famlias

Educao Ambiental

Parceria com creches, escolas, Curumim e 2233 pessoas CIAME Realizao de cursos de orgnica e educao ambiental Realizao de oficinas horticultura

Escolas Municipais Creches Comunitrias CIAME Centro Integrado de Assistncia Criana e ao Adolescente Programa Curumim SLU Escolas Municipais Centro de Sade Distrito Sanitrio Creches URBEL

Desenvolvimento metodolgico de educao ambiental com crianas e adolescentes Realizao de 15 cursos de educao ambiental utilizando o tema da horticultura orgnica Realizao de 75 visitas orientadas s reas do CEVAE com objetivo de sensibilizao para questes ambientais Realizao de 52 oficinas de educao ambiental

Campanhas Educativas

Campanhas de limpeza urbana Campanhas de arborizao urbana Comemorao do dia do meio ambiente e da rvore

6848 pessoas

Desenvolvimento metodolgico de mobilizao comunitria Eliminao de 16 pontos de acmulo de lixo Plantio de 06 pontos verdes Plantio de 6240 mudas de rvores

Alimentao e Sade

Resgate do conhecimento popular sobre 871 pessoas plantas medicinais Realizao de cursos e oficinas sobre alimentao e plantas medicinais

Viso Mundial Grupos comunitrios de medicina alternativa

Realizao de 56 oficinas de alimentao e medicina caseira Desenvolvimento metodolgico de cursos voltados para a comunidade Capacitao tcnico-cientfica na produo de remdios fitoterpicos Implantao de farmcias vivas

Organizao Comunitria

Realizao de Diagnstico Participativo 9767 pessoas Scio-Ambiental Realizao de Planejamento Participativo Assessoria a Grupos Comunitrios

Grupos comunitrios formais e informais

Realizao de 12 seminrios de planejamento das atividades do CEVAE Realizao de 04 Diagnsticos Scio-Ambientais dos bairros atendidos pelo Projeto Capacitao de lideranas comunitrias em metodologias participativas

Participao em 508 reunies junto aos grupos comunitrios, considerando os contatos realizados durante as etapas de sensibilizao, diagnstico participativo, mobilizao para execuo da atividades do Projeto e a ao de assessoria metodolgicas e organizativa

CEVAE Centro de Vivncia agroecolgica CEVAE CAPITO EDUARDO Rua das Macabas, s/n Bairro Capito Eduardo Belo Horizonte - MG CEP 31980-450 CEVAE MORRO DAS PEDRAS Rua Belfort Roxo, 215 Bairro Nova Granada (prximo ao Conj. Piteiras) Tel.: (031) 277-6873 Belo Horizonte - MG CEP 31460-230 CEVAE SERRA VERDE Rua Sebastio Gomes Pereira, 140 Bairro Serra Verde (prximo ao Centro de Sade) Tel.: (031) 277-5556 Belo Horizonte - MG CEP 31610-999 CEVAE TAQUARIL Av. So Vicente, s/n Bairro Taquaril (prximo ao Abrigo da URBEL) Belo Horizonte - MG CEP 30295-170 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Av. Afonso Pena, 4000 - 6 andar Bairro Mangabeiras Belo Horizonte - MG Tel.: (031) 277-5191 e 277-5192 Fax: (031) 277-5252 CEP 30130-009 E-mail: ddama@pbh.gov.br Contato: REDE DE INTERCMBIO DE TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS Rua Salinas, 1479 Bairro Santa Tereza Belo Horizonte - MG TeleFax.: (031) 481-9080 CEP 31015-190 E-mail: rede-mg@inet.com.br

SUDECAP (Superintendncia de Desenvolvimento da Capital) URBEL (Campanha Urbanizadora de Belo Horizonte) SLU (Superintendncia de Limpeza Urbana)

Parcerias Prefeitura de Belo Horizonte Rede Agricultura Alternativa Grupos Comunitrios Locais

Apoio MISEREOR UNICEF UNDP IBAMA/FNMA

You might also like