You are on page 1of 3

O Avivamento do Pas de Gales Nancy Leigh DeMoss

Parte I A Confisso Que Acendeu a Chama

De acordo com alguns estudiosos, o avivamento no Pas de Gales, um minsculo principado da Gr-Bretanha, que ocorreu de 1904 a 1905, foi um dos maiores avivamentos na histria, dado o curto tempo de durao e o impacto que causou, no s nas regies circunvizinhas, mas atravs do mundo inteiro. Sem dvida alguma, foi um dos grandes acontecimentos que viriam a marcar significativamente o incio do sculo XX. Nesta srie de artigos, o foco principal ser como Deus usou instrumentos comuns para trazer acontecimentos extraordinrios.

O Pas de Gales um principado do Reino Unido, menor ainda que o estado brasileiro do Sergipe. No incio do sculo XX, tinha uma populao de pouco mais de um milho de pessoas. A maioria trabalhava nas minas de carvo ou em metalrgicas. Era uma regio cheia de igrejas e capelas. Quase todos freqentavam uma igreja regularmente. Havia grandes pregadores que viajavam, anunciando o evangelho. Numa poca em que no havia rdio nem televiso, os cultos eram um acontecimento importante na sociedade. Admiravam-se as boas pregaes que atraam grandes audincias. Entretanto, algo estava faltando nessas pregaes. A mensagem havia-se perdido no meio da preocupao com sua forma de transmisso. O culto era bem preparado, as pregaes eram aperfeioadas, como uma obra de arte, e havia entoao de hinos no final. Porm, algo estava errado. Faltava um elemento importante a paixo pela mensagem. Aos poucos, algumas pessoas comearam a notar isso. Uma dessas pessoas era um homem chamado Dean Howell. Em 1903, ele escreveu um artigo conclamando o povo gals a buscar Deus por algo novo. A maior necessidade da nao galesa hoje, ele escreveu, avivamento espiritual; no apenas transformao social, mas avivamento espiritual, algo que alcance as profundezas do corao. Se fosse a ltima coisa que eu pudesse dizer a esta nao, ele concluiu, eu gostaria de dizer que precisamos de avivamento. Trs semanas depois, Dean Howell morreu. De repente, as pessoas comearam a clamar por Deus. Era algo realmente notvel. Muitas pessoas estavam orando por avivamento, reconhecendo que o estado espiritual em que estavam no era o que deveria ser.

Enfrentando o Senhorio de Jesus Um outro lder que sentiu a carga de buscar o avivamento era Joseph Jenkins. Em uma pequena vila de Cardinganshire chamada New Quay, esse pastor estava profundamente preocupado com a falta de uno na sua prpria pregao, o que o compeliu a buscar intensamente uma vida mais profunda em Cristo. Ele sentiu cada vez mais o fardo por causa da indiferena entre os cristos ao seu redor e a apatia dos jovens na sua prpria igreja. Exortou-os seriamente a obedecer ao Esprito. Na passagem de ano, de 1903 para 1904, ele organizou uma conferncia sobre a vida espiritual, em que testemunhou como o Esprito Santo havia inflamado sua vida como que atravs de uma chama de fogo. Depois de um culto de domingo noite, em fevereiro de 1904, uma adolescente chamada Florrie Evans veio pedir conselho ao pastor. Ela estava profundamente incomodada, com falta de paz interior. O pastor lhe fez uma pergunta sbia: Como voc est em relao ao senhorio de Jesus Cristo? No estou muito bem, ela respondeu. Tenho medo de que, se eu me entregar totalmente, ele me pea algo muito difcil. Naquela noite, porm, ela enfrentou seus temores e entregou sua vida inteiramente a Jesus como Senhor. Que coisa maravilhosa poder resolver essa questo to cedo na vida ela tinha apenas uns dezesseis anos e no ter de esperar at a fase adulta, com tantas complicaes a mais! O Que Jesus Significa Para Voc? Uma semana depois, Joseph Jenkins estava numa reunio com os jovens da sua igreja. Era um domingo de manh. Os jovens, embora no muito dinmicos, eram moralmente decentes e bem-comportados. O que Jesus significa para vocs?, Jenkins perguntou. Houve um longo e pesado silncio. Finalmente, um garoto se manifestou: Jesus a Luz do Mundo, ele disse. No, respondeu Jenkins, no isso que quero. Quero saber o que Jesus significa para vocs. Outro silncio pesado. Foi a que Florrie Evans se ps de p. Eu no sei exatamente o que posso dizer esta manh, ela disse com voz trmula e hesitante, mas eu amo o Senhor Jesus com todo meu corao. Ele morreu por mim. Palavras simples, sem nada de muito especial. Muitos de ns poderamos ficar em p e dizer as mesmas palavras, com sinceridade, e nada aconteceria. Mas no foi apenas o que ela disse, mas como o disse.

Deus estava preparando combustvel espiritual h algum tempo, atravs de vrias vidas. S estava faltando a fasca, que chegou com essa confisso feita por uma adolescente tmida que tivera uma experincia genuna com Deus uma semana antes e que agora estava obedecendo a um toque interior do Esprito Santo. Algo foi iniciado ali mesmo, naquela reunio. Houve um silncio diferente, um senso da presena de Deus. Os jovens sentiram o impacto do toque do Esprito Santo, sentiram que suas vidas no estavam em ordem diante de Deus. Houve a profundidade do verdadeiro arrependimento e, depois, a alegria de conhecer o perdo dos pecados. medida que a bno em New Quay foi divulgada em outros lugares, as portas comearam a se abrir. Levado pelo seu pastor, este grupo de jovens, a maioria entre dezesseis e dezoito anos de idade, conduziu reunies por todo o sul do pas. Oravam pelas pregaes e cantavam no final. Convenes e conferncias brotaram em todo o Pas de Gales, enfatizando a santidade de corao e a vida no Esprito.

Transformando F Mental em Experincia Viva Nos outros artigos desta srie, queremos descrever um pouco mais como essa fasca se transformou em exploso. Mas importante observar como Deus iniciou aquele mover, o ambiente em que nasceu. Muitos sabiam a respeito de Deus, eram religiosos, freqentavam os cultos, mas no conheciam a Deus. Isso lhe parece familiar? Estamos vivendo dias em que milhares dizem que crem em Deus, no entanto lhes falta a realidade prtica de andar no dia-a-dia com Jesus, de ter um relacionamento vivo com Deus. No avivamento do Pas de Gales, uma das coisas que mais aconteceu foi o toque de Deus em pessoas que j criam nele, mas que s tinham uma f mental, cultural. E uma das palavras chaves do avivamento era segurana, certeza. As pessoas descobriam que Deus as amava, que havia feito algo permanente em suas vidas. Algo de que podiam ter certeza. Deus transforma! Ele ama no somente o mundo, mas ama a mim! claro que ele ama o mundo, mas ele tambm me ama e me transforma. E posso saber que ele me ama. a passagem da religio realidade espiritual. possvel ouvir pregaes fantsticas, pregaes profundas e bem elaboradas, pregaes que cativam e conquistam os ouvidos, como havia naquela poca e no ter o corao tocado. Por outro lado, no necessrio nem estar numa reunio especial para entregar sua vida totalmente ao controle de Jesus. Florrie Evans, que era uma adolescente comum, fez essa entrega e foi usada como uma pequena fasca para detonar uma grande exploso no seu pas e no mundo. Anos mais tarde, foi como missionria para o interior da ndia.

Extrado do site www.reviveourhearts.com, do ministrio de Nancy Leigh DeMoss. www.revistaimpacto.com.br/arauto

You might also like