You are on page 1of 12

1. (2011 - Banco do Brasil Escriturrio) Na placa-me alguns componentes j vm instalados e outros sero conectados na sua placa de circuito.

. Um exemplo tpico de componente que j vem, nativamente, instalado na placa-me : a) processador. b) memria RAM. c) disco rgido. d) gravador de DVD. e) chipset.

Trata-se da memria a) principal. b) ROM. c) cache. d) RAM. e) EEPROM.

6. (2011 - TRE-RN - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) As instrues que uma CPU necessita para executar um programa so buscadas a) nas interfaces USB. 2. (2011 - TRE-TO - Analista Judicirio - rea Judiciria) b) no disco rgido. Processador, memria RAM e bateria so alguns dos c) na memria. principais componentes: d) no drive de DVD. a) do conector serial. e) no barramento de endereos. b) da sada paralela. c) da porta USB. 7. (2011 - TRE-TO - Tcnico Judicirio - rea d) do disco rgido. Administrativa) A busca antecipada de instrues uma e) da placa-me. tcnica utilizada nos processadores dos microcomputadores atuais, de forma a acelerar a execuo de um programa. As 3. (2011 - NOSSA CAIXA Advogado) Considere a lista instrues so pr-carregadas da memria abaixo, referente a alguns componentes especificados numa placa-me: a) principal para a memria virtual. b) principal para a memria cache. I. 3 Conectores USB. c) virtual para a memria principal. II. 2 Conectores SATA d) cache para a memria principal. III. 1 Conector CPU Fan e) cache para a memria virtual. IV. 1 Conector IDE V. 1 Conector 24-pin ATX Power 8. (2009 - PGE-RJ - Tcnico Assistente de Procuradoria) Caso Os conectores nos quais possvel a ligao de discos rgidos, exista uma nica porta USB no computador e haja a tambm conhecidos como HD, encontram-se, APENAS, nos necessidade e o desejo de que seja feita a conexo simultnea de dois ou mais dispositivos com esse tipo de conector, a itens soluo utilizar a) I, II e III. a) um adaptador USB para PS/2. b) I, II e IV. b) um hub USB. c) II, III e IV. c) uma porta serial com cabo USB. d) II, III e V. d) uma porta paralela com sada USB. e) III, IV e V. e) um modem USB. 4. (2010 - TCE-SP - Auxiliar da Fiscalizao Financeira) Um supervisor solicitou a um funcionrio que procedesse 9. (2009 - PGE-RJ - Tcnico Assistente de Procuradoria) Um adaptao de uma placa de rede e uma de som na placa-me programa pr-gravado na memria permanente, executado de seu microcomputador. Considerando que na placa-me por um computador, quando ligado, e responsvel pelo suporte bsico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a existem encaixes prprios para tal, o funcionrio carga do sistema operacional, denomina-se a) utilizou um slot livre. a) SLOT. b) utilizou dois slots livres. b) RAM. c) encaixou diretamente na placa-me, um plugue USB. c) BOOT. d) encaixou diretamente na placa-me, dois plugues USB. d) BIOS. e) encaixou diretamente na placa-me um plugue paralelo. e) EPROM. 5. (2011 - TRE-RN - Analista Judicirio Biblioteconomia) Nos computadores atuais existe um tipo de memria cuja 10. (2008 MPE) O BIOS, o CMOS e o SETUP de um correspondem, respectivamente, a funo atender as demandas de velocidade do processador. microcomputador

componentes de a) software, software e hardware. b) software, hardware e hardware. c) hardware, hardware e software. d) software, hardware e software. e) hardware, software e hardware.

15. (2011 - TRE-AP - Analista Judicirio) Em termos de componentes bsicos do computador, um elemento que, no final das contas, funciona como uma mesa de trabalho que a todo o momento tem seu contedo alterado e, at mesmo, descartado quando ela no est energizada: 11. (2010 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Comunicao a) Memria RAM. Social) Os cartes de memria, pendrives, memrias de b) Placa Me. cmeras e de smartphones, em geral, utilizam para c) Processador. armazenar dados uma memria do tipo d) HD. a) FLASH. e) Placa de Vdeo. b) RAM. c) ROM. 16. (2010 MPE/RS Agente Administrativo) Ao fazer uma d) SRAM. pesquisa envolvendo trs termos no Google, foi escolhida uma e) STICK. determinada opo em um dos sites constantes da lista apresentada. Ao abrir o site, tal opo faz com que os trs 12. (2010 - DNOCS Agente Administrativo) O dispositivo termos sejam apresentados em destaque com cores diferentes que, ligado ao modem, viabiliza a comunicao sem fio em ao longo dos textos da pgina aberta. Tal opo uma rede wireless a) "Com realce". a) o sistema de rede. b) "Filtrados". b) o servidor de arquivos. c) "Em cache". c) a porta paralela. d) "No domnio". d) a placa-me. e) "Similares". e) o roteador. 17. (2011 - TRF - 1 REGIO) World Wide Web (que em 13. (2010 - TRE-AL - Analista Judicirio - rea Judiciria) portugus significa rede de alcance mundial), tambm NO se trata de um dispositivo reconhecido pelo sistema conhecida como Web ou WWW operacional para compartilhar uma pasta contendo arquivos a) um mtodo para copiar e elaborar sites padronizados. que possam ser acessados a partir de outros computadores: b) a forma de encaminhar e-mails por uma rede sem fio, somente. a) Memria RAM. c) um sistema de arquivos utilizado unicamente nas intranets. b) Memria flash USB. d) um sistema de rede utilizado unicamente nas intranets. c) Disco rgido. e) um sistema de documentos em hipermdia que so interligados d) DVD-ROM. e executados na Internet. e) Disquete. 18. (2009 - TJ-SE - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) 14.(2011 - TRE-AP - Tcnico Judicirio) Documentos na forma de textos, imagens, sons e filmes digitais baseados em hipertextos, interligados por meio de hiperlinks, que utiliza hipermdia denominam-se a) browser. b) intranet. c) linguagem HTML. d) protocolo HTTP. e) sistema WWW. 19. (2011 - TRF - 1 REGIO) Um sistema de envio de notcias de um site para outro, tambm conhecido como Feeds, que ocorre de forma automtica. Para ter um site alimentado por outro, basta ter ...... do gerador de notcias para inserir chamadas das notcias no site receptor. Completa corretamente a lacuna: a) o e-mail

b) um computador igual ao c) o endereo RSS d) o mesmo provedor internet e) a mesma linha de comunicao 20.(2011 - TRE-AP - Analista Judicirio)

c) Browser. d) Editar. e) Ferramentas. 25. (2010 - TRE-AM - Analista Judicirio - rea Administrativa) Ao digitar a letra de uma unidade e o nome de uma pasta (por exemplo, C:\Arquivos de programas) na barra de Endereos do Internet Explorer e pressionar ENTER, a) o contedo da pasta ser exibido em uma nova janela. b) o contedo da pasta ser exibido na mesma janela. c) nada acontecer porque o comando no reconhecido. d) uma mensagem de erro ser exibida. e) uma nova janela em branco ser aberta.

26. (2010 - TRE-AC - Analista Judicirio - rea Judiciria) A preveno contra sites que agem monitorando a navegao de 21. (2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - rea usurios na Internet realizada no Internet Explorer 8 por Administrativa) Duplicar Guia, Nova Janela e Nova Sesso meio do recurso esto disponveis no Internet Explorer 8 no menu a) Data Execution Prevention. a) Arquivo. b) Automatic Crash Recovery. b) Editar. c) Cross Site Scripting. c) Exibir. d) Filtro do SmartScreen. d) Formatar. e) Filtragem InPrivate. e) Ferramentas. 22. (2010 - TRE-AC - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Caso algum site no esteja preparado para o Internet Explorer 8, usar no menu Ferramentas o item a) Diagnosticar Problemas de Conexo. b) Modo de Exibio de Compatibilidade. c) Configuraes de Filtragem InPrivate . d) Navegao InPrivate. e) Gerenciar Complementos. 23. (2009 - TRE-PI - Tcnico Judicirio Transporte) Em uma situao na qual se tenha iniciado uma sesso pesquisa no Internet Explorer (verso 8), desejvel reproduzir a guia atual, a fim de no perder as informaes obtidas. Iniciando o trabalho em uma nova guia, deve proceder corretamente para obter o resultado desejado. Nesse caso o procedimento correto recomendado acionar o menu Arquivo e escolher: a) Duplicar pgina. b) Nova Guia. c) Nova Sesso. d) Salvar como. e) Duplicar Guia. 27. (2011 - TRF - 1 REGIO) Dispositivo de entrada e sada, modulador e demodulador, utilizado para transmisso de dados entre computadores atravs de uma linha de comunicao. Utilizado nas conexes internet. Trata-se de a) banda larga. b) modem. c) provedor de servios. d) placa de rede. e) cabo coaxial. 28. (2009 - TRE-AM - Tcnico Judicirio) A restaurao das configuraes padro do Internet Explorer NO exclui a) dados de formulrios. b) senhas armazenadas. c) cookies. d) histrico. e) favoritos.

29. (2010 - DNOCS Administrador) Uma determinao da diretoria de um rgo pblico obriga que a segurana de zonas internet, intranet local, sites confiveis e sites restritos seja configurada no nvel padro para todas elas. O local apropriado para configurar essa segurana de zona, no 24. (2010 - DPE-SP - Oficial de Defensoria Pblica) Nos Internet Explorer, na aba Segurana principais navegadores da Internet, as opes de a) da opo Configurar pgina do menu Formatar. configuraes para bloquear sites so encontradas, b) da opo Configurar pgina do menu Arquivo. normalmente, no menu c) das Opes da Internet do menu Editar. a) Janela. d) das Opes da Internet do menu Ferramentas. b) Arquivo.

e) das Opes da Internet do menu Formatar. 30. (2011 BB Escriturrio) Em relao Internet e Intranet, INCORRETO afirmar: a) Ambas empregam tecnologia padro de rede. b) H completa similaridade de contedo em ambos os ambientes. c) A Intranet tem como objetivo principal agilizar a implantao de processos, promover a integrao dos funcionrios e favorecer o compartilhamento de recursos. d) O acesso Internet aberto, enquanto na Intranet restrito ao seu pblico de interesse. e) Internet refere-se, em geral, ao contedo pblico da empresa, ao passo que a Intranet pode englobar compartilhamento de informaes de usurios internos empresa. 34. (2011 - TRF - 1 REGIO) Em um e-mail, prtica comum usar o campo Bcc ou Cco quando se deseja enderelo com o objetivo de a) revelar s pessoas que no ocupam cargos de confiana, quem recebeu o e-mail. b) diminuir o impacto na rede, no caso de textos maiores que cem caracteres. c) agilizar o encaminhamento no caso de textos menores que cem caracteres porque assim vai por uma linha especial. d) ocultar a lista de destinatrios. e) revelar a lista de destinatrios.

35. (2011 - TRE-TO - Analista Judicirio - rea Administrativa) Webmail um servio de mensagens 31. (2008 - MPE-RS - Agente Administrativo) Considere: eletrnicas na Internet que permite a leitura ou envio de I. Uma Intranet uma rede pblica e uma Extranet uma mensagens. Para acess-lo necessrio instalar no rede privada. computador II. O protocolo padro da Internet o TCP/IP. a) um programa cliente de correio eletrnico. III. Os softwares plug-ins acrescentam funcionalidades aos b) um programa cliente de correio eletrnico e um navegador. navegadores da Internet. c) um servidor de correio IMAP. Est correto o que se afirma em: d) um navegador, apenas. a) I, II e III. e) um servidor de correio POP3. b) I, apenas. c) I e III, apenas. 36. (2010 BAHIAGS) A Internet usa um modelo de rede, d) I e II, apenas. baseado em requisies e respostas, denominado e) II e III, apenas. a) word wide web. b) protocolo de comunicao. 32. (2010 - Banco do Brasil Escriturrio) Cookies utilizados c) provedor de acesso. pelos navegadores Web Internet Explorer/Mozilla Firefox) d) ponto-a-ponto. so e) cliente-servidor. a) listas com endereos de sites com contedos imprprios e inadequados para permitir o controle de navegao por parte dos 37. (2011 TRE TO Analista Judicirio rea pais de crianas e adolescentes. Administrativa) Na Internet, ela uma rede social que b) pequenas listas contendo os sites e endereos visitados permite comunicar com um grupo de amigos predefinido, anteriormente. aceitando os amigos e restringindo o acesso de estranhos aos c) arquivos temporrios como pginas, imagens, vdeos e outras seus dados: mdias baixados pelo usurio em sua navegao. a) Correio Eletrnico. d) pequenos arquivos de texto que os sites gravam no computador b) Twitter. do usurio e que so utilizados, geralmente, para guardar sua c) Blog. preferncias de navegao. d) Facebook. e) listas dos downloads efetuados pelo usurio para possibilitar a e) Weblog. retomada destes em caso de falha na conexo. 38. (2011 BB Escriturrio) No contexto da Internet, o 33. (2010 - SEFIN-RO - Auditor Fiscal de Tributos Estaduais) responsvel pela transferncia de hipertexto, que possibilita a No Internet Explorer, o Bloqueador de Pop-ups pode ser leitura das pginas da Internet pelos programas navegadores: habilitado ou desativado mediante acesso ao menu a) HTTP. a) Editar. b) POP. b) Favoritos. c) SMTP. c) Arquivo. d) TCP. d) Exibir. e) FTP. e) Ferramentas.

39. (2010 MPE/RS) Servio disponibilizado por alguns sites na internet, genrico, independente de hardware e do sistema operacional, que transfere arquivos por requisio do usurio, levando em considerao as restries de acesso e as propriedades dos mesmos. Trata-se do protocolo a) FTP. b) LINKEDIN. c) SEARCH. d) MAILTO. e) SCAM.

44. (2011 - TRT - 4 REGIO (RS) - Analista Judicirio) So itens de mesmo nome e funcionalidade do menu Ferramentas nos editores de textos do Microsoft Office e do BrOffice.org: a) Numerao de linhas; Galeria; AutoResumo. b) AutoResumo; Galeria; Proteger Documento. c) Numerao de linhas; AutoResumo; Ortografia e gramtica. d) Ortografia e gramtica; Idioma; Opes de autocorreo. e) Idioma; Notas de rodap; Modelos e suplementos. 45. (2011 - Banco do Brasil - Escriturrio) Nos processadores de texto Word e BrOffice.org Writer, so comandos com funes e nomes idnticos: a) Copiar, Controlar alteraes e Mapa do documento. b) Pesquisar arquivo, Salvar como e Visualizar pgina da Web. c) Ir para, Recortar e Diminuir recuo. d) Layout de impresso, Hyperlink e Copiar. e) Centralizar, Colar e Limites da tabela.

40. (2010 - TRE-RS - Analista Judicirio) A web permite que cada documento na rede tenha um endereo nico, indicando os nomes do arquivo, diretrio e servidor, bem como o mtodo pelo qual ele deve ser requisitado. Esse endereo chamado de a) DNS. b) FTP. c) TCP/IP. 46. (2011 - NOSSA CAIXA Advogado) No Microsoft Word e d) URL. no BrOffice Writer, alinhar, centralizar e justificar so opes e) IMAP. de a) organizao de desenhos. 41. (2009 - PGE-RJ) Serve para localizar e identificar b) ajustamento de clulas em planilhas. conjuntos de computadores na Internet. Foi concebido com o c) formatao de texto. objetivo de facilitar a identificao dos endereos de d) ajustamento de slides para exibio. computadores, evitando a necessidade de memorizao de e) aumento e diminuio de recuo. uma sequncia grande de nmeros. Trata-se de a) uma pgina web. 47. (2010 - DNOCS - Agente Administrativo) Um funcionrio b) um provedor. utilizou uma funo automtica do editor de texto para c) um domnio. converter em letras maisculas uma sentena completa que d) um site. antes era de composio mista (maisculas e minsculas). O e) um endereo eletrnico. menu que habilita essa opo dentro da qual se pode acessar a funo Maisculas e minsculas 42- (2010 BAHIAGS) Para que as mensagens de e-mails a) Ferramentas. sejam baixadas no computador do usurio, para serem lidas b) Formatar. localmente, necessrio configurar o tipo de acesso ao c) Inserir. servidor d) Exibir. (A) FTP. e) Editar. (B) POP3. (C) IMAP. 48. (2010 - Banco do Brasil Escriturrio) Um digitador (D) SMTP. extremamente veloz tinha o vcio de digitar a palavra (E) HTTP. admnistrao em vez de administrao. Para resolver este problema, configurou um recurso de seu editor de textos 43. O tipo mais comum de conexo Internet, considerada (Word/Writer) para corrigir automaticamente, ao trmino da banda larga por meio de linha telefnica e normalmente digitao, a palavra digitada erradamente pela palavra oferecida com velocidade de at 8 Mbps, utiliza a tecnologia correta. Qual recurso foi utilizado? (A) ADSL. a) Formatar Palavras. (B) Dial Up. b) Digita Certo. (C) HFC Cable. c) Autocorreo. (D) ISDN. d) Formatar Estilo. (E) RDIS. e) Formatar Palavras Frequentemente Erradas.

49. (2010 - Banco do Brasil Escriturrio) Muitas vezes a aplicao do comando num editor de texto (Writer ou Word) pode gerar algumas substituies indesejadas. Um digitador pediu para substituir todas as ocorrncias de oito por sete. Alm da palavra oito, foram substitudas, de forma indesejada, as palavras biscoito (virou biscsete) e afoito (virou afsete). Este problema poderia ter sido evitado se o digitador, na caixa de dilogo do comando, tivesse marcado: a) Consultar dicionrio antes de substituir. b) Analisar a semntica da palavra substituda. c) Coincidir maiscula/minscula. d) Ignorar sufixos. e) Somente palavras inteiras. 50. (2011 - TRE-TO - Analista Judicirio - rea Judiciria) No Word, "Numerada", "Vrios nveis" e "Estilos de Lista" so abas que, no menu Formatar, so pertinentes opo a) Fonte. b) Estilos e marcao. c) Pargrafo. d) Marcadores e numerao. e) Plano de fundo.

e) uma nova clula ser adicionada direita, no final da tabela. 54. (2010 - BAHIAGS - Analista de Processos Organizacionais Contabilidade) O MS Word, na verso 2003, possui uma configurao de pgina pr-definida que pode ser alterada, na opo Configurar Pgina do menu Arquivo, apenas por meio das guias Papel, a) Layout e Recuos. b) Layout e Propriedades. c) Margens e Propriedades. d) Margens e Layout. e) Margens e Recuos.

55. (2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo) Sobre cabealhos e rodaps aplicados no MS Word, considere: I. Em um documento com sees possvel inserir, alterar e remover diferentes cabealhos e rodaps para cada seo. II. Em um documento possvel inserir um cabealho ou rodap para pginas mpares e um cabealho ou rodap diferente para pginas pares. III. Os cabealhos e rodaps podem ser removidos da primeira pgina de um documento. Est correto o que se afirma em 51. (2010 - MPE-RS - Secretrio de Diligncias) Para a) I, apenas. modificar o local (pasta) padro onde o Word guarda os b) I, II e III. modelos de documentos (.dot) deve-se acessar a aba c) I e III, apenas. "Arquivos contida em d) II e III, apenas. a) "Ferramentas" do menu "Opes". e) III, apenas. b) "Opes" do menu "Formatar". c) "Opes" do menu "Ferramentas". 56. (2008 - MPE-RS - Secretrio de Diligncias) Para exibir d) "Configurar pgina". simultaneamente duas partes no contnuas de um mesmo e) "Formatar arquivos". documento Word, em uma nica janela, pode-se utilizar a opo 52. (2010 - MPE-RS - Secretrio de Diligncias) No Word, a) Estrutura de tpicos no menu Exibir. "Layout de Leitura" e "Painel de tarefas" so opes b) Dividir do menu Exibir. constantes do menu c) Quebra no menu Exibir. a) "Formatar". d) Dividir do menu Janela. b) "Arquivo". e) Quebra no menu Janela. c) "Editar". d) "Exibir". 57. (2008 - MPE-RS) No Word XP caso seja solicitada a e) "Inserir". totalizao simples de uma coluna contendo valores em uma tabela 53. (2010 - TRE-AC - Tcnico Judicirio - rea a) deve-se necessariamente fazer o processo no Excel e depois Administrativa) Estando o cursor posicionado na ltima copiar o resultado no Word. clula da ltima linha de uma tabela, dentro de um b) possvel faz-lo mediante o uso da opo Frmula no menu documento MS Word 2003, ao pressionar a tecla TAB Tabela. a) o cursor ser posicionado na primeira clula da primeira linha c) a forma mais fcil de faz-lo usar a opo Total do menu da tabela. Editar. b) o cursor ser posicionado no incio da primeira linha, do d) existem duas formas de faz-lo pelo menu Tabela: opo Total documento, aps a tabela e fora dela. ou opo Somar. c) uma nova linha de tabela ser adicionada no final da tabela. e) existe s uma forma de faz-lo pelo menu Tabela que a opo d) uma nova coluna ser adicionada direita da tabela. Total.

58. (2008 - MPE-RS - Agente Administrativo) Estando o cursor em qualquer posio dentro do texto de um documento Word, a funo da tecla especial Home moviment-lo para o incio a) da tela. b) da linha. c) da pgina. d) do pargrafo. e) do documento.

c) Crtl + U e Crtl + B d) Crtl + U e Crtl + N e) Crtl + _ e Crtl + -

63. (2010 - TRE-AC - Analista Judicirio - rea Judiciria) Para alternar entre o modo de insero e o modo de sobrescrever textos em um documento no BrOffice.org Writer a) pressione a tecla Insert ou a tecla Scroll. b) pressione a tecla Insert, apenas. c) pressione a tecla Scroll, apenas. d) pressione a tecla Insert ou clique na rea INSER/SOBRE da 59. (2011 - TRT - 14 Regio (RO e AC) - Analista Judicirio - barra de Status. Execuo de Mandados) No Microsoft Word 2003 a utilizao e) clique na rea INSER/SOBRE da barra de Status. dos assistentes configurada a partir do menu Ajuda e, em casos especficos um assistente pode ser encontrado em outro 64. (2010 - MPE-RN - Agente Administrativo) A barra de menu da barra de menus. No BrOffice.org 3.1 Writer, os frmulas permite criar e inserir clculos em um documento assistentes esto disponveis no item Assistentes do menu de texto do BrOffice.org Writer 3.1. A barra Frmula pode a) Arquivo. ser ativada b) Editar. a) selecionando-a apenas pelo menu Exibir. c) Exibir. b) selecionando-a apenas pelo menu Inserir. d) Formatar. c) pressionando-se a tecla F2. e) Ferramentas. d) pressionando-se a tecla F3. e) pressionando-se a tecla F5. 60. (2011 - TRE-RN - Analista Judicirio) No BrOffice.org 3.2 Writer, a execuo da funo do cone Galeria pode ser 65. (2010 - TCM-CE - Analista de Controle Externo ativada, tambm, no menu Inspeo de Obras Pblicas) A contagem dos caracteres a) Ferramentas digitados (incluindo-se os espaos entre estes) em um b) Inserir. documento elaborado no Writer possibilitada por uma das c) Formatar. opes do menu d) Arquivo. a) Arquivo. e) Editar. b) Ferramentas. c) Editar. 61. (2011 - TRE-RN - Tcnico Judicirio - rea d) Formatar. Administrativa) No BrOffice.org 3.2 Writer, o menu Arquivo e) Exibir. conta com a opo de exportar diretamente para um formato especificamente identificado. Tal opo identificada por 66. (2009 - PGE-RJ) Dentre trs opes do BrOffice.org Exportar como Writer 3.1, uma tabela pode ser inserida em um documento a) DOC... por meio da opo b) XLS... a) Tabela do menu Inserir ou Inserir do menu Tabela. c) WRI... b) Inserir do menu Tabela, Tabela do menu Inserir ou Colunas do d) SWF... menu Formatar. e) PDF... c) Inserir do menu Tabela, apenas. d) Inserir do menu Tabela ou Colunas do menu Formatar, apenas. 62. (2011 - TRE-TO - Tcnico Judicirio - rea e) Tabela do menu Inserir ou Colunas do menu Formatar, apenas. Administrativa) No processador de texto do Microsoft Office o texto selecionado pode ser sublinhado utilizando 67. (2009 - MPE-SE) Na configurao de formato do papel de simultaneamente as teclas Crtl + S e negritado utilizando um documento do BrOffice.org Writer, os parmetros simultaneamente as teclas Crtl + N. No processador de texto Formato, Paisagem e Retrato podem indicar, do BrOffice o mesmo efeito conseguido utilizando, respectivamente, respectivamente, as teclas a) tamanho carta, orientao vertical e orientao horizontal. a) Crtl + S e Crtl + N b) layout de pgina, tamanho vertical e tamanho horizontal. b) Crtl + S e Crtl + B c) orientao vertical, tamanho carta e tamanho A4.

d) orientao horizontal, tamanho A4 e tamanho carta. e) tamanho A4, orientao horizontal e orientao vertical. 68. (2011 - TRE-TO - Analista Judicirio Administrativa) A figura uma caixa de dilogo tpica

a) tanto do Microsoft Word quanto do BrOffice.org Writer. b) do menu Ferramentas no BrOffice.org Writer. c) do menu Ferramentas no Microsoft Word. d) do menu Formatar no BrOffice.org Writer. e) do menu Formatar no Microsoft Word.

B) Inserir uma quebra automtica de texto antes do pargrafo. C) Inserir uma quebra de coluna antes do pargrafo. D) Formatar o pargrafo com a opo controle de linhas rea rfs/vivas. E) Ativar o recurso hifenizao. 72. Para digitar textos no Word, uma maneira rpida de alternar entre os modos Inserir e Sobrescrever clicar duas vezes na Barra de status sobre a rea (A) EST. (B) INS. (C) ALT. (D) SE. (E) SOB.

73. (2008 - TRT-2R - Analista Judicirio - rea Judiciria) Quando o modo de substituio do editor BrOffice.org Writer estiver ativado, o cursor de texto ter o formato de a) um bloco fixo. b) uma linha horizontal fixa. 69. No Broffice.org Writer 3.2, c) uma linha vertical intermitente. I. possvel salvar documentos com a extenso .doc inclusive d) uma linha horizontal intermitente. permitindo o uso de senha. e) um bloco intermitente. II. possvel abrir arquivos com a extenso .docx. III. possvel exportar diretamente como PDF a partir da barra de 74. O asterisco exibido na Barra de Status de um ferramentas formatao. documento do Writer indica: IV. possvel modificar a orientao do texto no papel a partir do a) que o documento est protegido e possvel somente a leitura. menu formatar. b) as alteraes do documento ainda no foram salvas. correto o que consta em c) o documento est protegido por senha. (A) II e IV, apenas. d) o documento contm macros que foram desativadas. (B) I, II, III e IV. e) o recurso alteraes controladas est habilitado. (C) I e III, apenas. (D) I, II e III, apenas. 75. (2011 TRE/ Amap) (E) I, II e IV, apenas. 70. O BrOffice.org Writer um processador de texto similar ao Microsoft Office Word, porm com algumas funcionalidades exclusivas, como, por exemplo: (A) Hyperlink, no menu Inserir. (B) Barra de Ferramentas no menu Exibir. (C) Exportar e Exportar como PDF, no menu Arquivo. (D) Marcadores e numeraes, no menu Formatar. (E) Colunas, no menu Formatar. 71. Imagine um texto qualquer sendo escrito no BrOffice.org Writer 3.2. Este texto est formatado em duas colunas e ele contm um ltimo pargrafo de 6 linhas que aparece 76. (2011 BB) quebrado, ou seja, com 3 linhas no final da coluna da esquerda e as outras 3 linhas no topo da coluna da direita. Dentre as opes listadas a seguir, a maneira CORRETA de manter todas as 6 linhas em uma mesma coluna (na coluna direita da pgina), sem alterar a disposio do texto anterior a este pargrafo, : A) Inserir uma quebra de seo contnua antes do pargrafo.

77. (2011 BB)

funcionrio digitou os nmeros 2 e 4 respectivamente, nas clulas A1 e A2. Depois selecionou a clula A2 e arrastou-a pela ala de preenchimento at a clula A5. Aps essa operao, o resultado apresentado nas clulas A3, A4 e A5, foi, respectivamente, a) 2, 2 e 2. b) 2, 2 e 4. c) 2, 4 e 6. d) 4, 4 e 4. e) 4, 4 e 6. 82. (2010 - Banco do Brasil Escriturrio) No Excel ou Calc, em planilhas grandes e com muitas frmulas pode ser interessante desligar o clculo automtico das frmulas. Tendo desligado o clculo automtico, podemos recalcular todas as frmulas de uma planilha manualmente teclando a) ALT + F8. b) F9. c) CTRL + F5. d) F6. e) CTRL + F7.

83. (2010 - Banco do Brasil) No Excel ou Calc, uma planilha apresenta os seguintes dados: A1 = 2, B1 = 3, C1 = 4 . A clula D1 tem a seguinte frmula: =SE (B1*A1 - 5 > 0;C1 - B1*A1; (C1 - A1)^A1 + B1*C1 + A1) 78. Uma mensagem enviada de X para Y criptografada e O valor da clula D1 : decriptografada, respectivamente, pelas chaves a) positivo, mpar e menor que 10. A) Pblica de Y (que X conhece) e privada de Y b) positivo, mpar e maior que 10. B) Pblica de Y (que X conhece) e privada de X c) negativo. C) Privada de X (que Y conhece) e privada de Y d) positivo, par e menor que 10. D) Privada de X (que Y conhece) e pblica de X e) positivo, par e maior que 10. E) Privada de Y (que X conhece) e pblica de X 84. (2010 - MPE-RS) Em uma planilha Excel foram colocados 79. A certificao digital funciona com base em um os seguintes dados nas clulas A1 at A4, respectivamente e documento eletrnico e em um recurso, que so denominados, nessa ordem: respectivamente, de jos+1 (A) certificado de dado digital seguro e rastreamento digital. catavento (B) certificado digital e assinatura digital. catavento+3 (C) segurana digital e informao digital. jos (D) segurana digital e dado digital. Selecionando-se essas quatro clulas e arrastando-as pela ala (E) certificado de segurana e informao digital. de preenchimento (na borda da clula A4) at a clula A8, o 80. (2011 BB) Ativado quando o disco rgido ligado e o resultado em A5 e A7 ser, respectivamente, sistema operacional carregado; um dos primeiros tipos de a) jos+3 e catavento+4. vrus conhecido e que infecta a partio de inicializao do b) jos+1 e catavento+3. c) jos+1 e catavento. sistema operacional. Trata-se de d) jos+2 e catavento+4. (A) vrus de macro. e) jos e catavento+3. (B) spam. (C) Vrus de boot. (D) cavalo de Troia. (E) Verme. 85. (2010 - TRE-AC - Analista Judicirio - rea Judiciria) Em uma frmula no MS Excel 2003, as referncias =A1, =A$1 e =$A$1 correspondem, respectivamente, s referncias do 81. (2010 - TCE-SP) Em uma planilha eletrnica Excel, um tipo

a) relativa, absoluta e mista. b) relativa, mista e absoluta. c) absoluta, relativa e mista. d) absoluta, mista e relativa. e) mista, relativa e absoluta.

pediu a um funcionrio que, ao concluir a planilha com dados de contas contbeis, este aplicasse um filtro na coluna que continha o nome das contas, a fim de possibilitar a exibio apenas dos dados de contas escolhidas. Para tanto, o funcionrio escolheu corretamente a opo Filtrar do menu a) Editar. 86. (2010 - AL-SP) Selecionando-se as linhas 3 e 4 de uma b) Ferramentas. planilha MS Excel existente e clicando-se na opo Linhas do c) Exibir. menu Inserir, ocorrer a insero de d) Dados. a) uma linha em branco, na posio de linha 3, sobrepondo a linha e) Formatar. 3 existente. b) uma linha em branco, na posio de linha 5, sobrepondo a linha 89. (2010 DNOCS) Considere a planilha: 5 existente. c) uma linha em branco, na posio de linha 5, deslocando as linhas existentes em uma linha para baixo. d) duas linhas em branco, nas posies de linha 3 e 4, sobrepondo as linhas 3 e 4 existentes. e) duas linhas em branco, nas posies de linha 3 e 4, deslocando Ao arrastar a clula B2 para B3 pela ala de preenchimento, as linhas existentes em duas linhas para baixo. B3 apresentar o resultado: a) 6. 87. b) 10. c) 12. d) 14. e) 16. 90. (2008 - MPE-RS - Agente Administrativo) Dada a frmula =(A1+B1+C1+D1)/4 contida na clula E1 de uma planilha Excel, para manter o mesmo resultado final a frmula poder ser substituda pela funo a) =MDIA(A1:D1) b) =MDIA(A1;D1) c) =MDIA(A1+B1+C1+D1) d) =SOMA(A1;D1)/4 e) =SOMA(A1+B1+C1+D1) 91. (2011 - TRE-RN - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) No BrOffice.org 3.2 Calc, a frmula =SOMA(A1:C2;B3) calcular a soma dos valores das clulas 88. (2010 - DPE-SP) Em relao planilha eletrnica Excel, a) A1, B1, C1, A2, B2, C2 e B3. considere os valores e clulas abaixo. b) A1, B1, C1, A2, B2, C2, ignorando B3. clula A1 = 40 c) A1, B1, C1, A2, B2, C2 e dividindo-a por B3. clula C5 = 30 d) A1, B1, C1, A2, B2, C2 e multiplicando-a por B3. clula E6 = 4030 e) A1, B1, C1, A2, B2, C2 e exibir uma informao de erro. A funo/frmula utilizada na clula E6 que resultou no valor 4030 foi 92. (2011 - TRE-TO - Analista Judicirio - rea Judiciria) a) soma("A1"+"C5"). As clulas A1 at A3 de uma planilha BrOffice (Calc) contm, b) =unir(A1+C5). respectivamente, os nmeros: 2, 22 e 222. A clula A4 contm c) =concatenar(A1;C5). a frmula =A1*A2+A3 (resultado = 266) que arrastada pela d) =unir("A1"+"C5"). ala de preenchimento para a clula A5 registrar, nesta e) =soma(A1:C5). ltima, o resultado (calculado) a) 510 89. (2010 DNOCS) O chefe do departamento financeiro b) 5150

c) 6074 d) 10736 e) 63936 93. (2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio) No BrOffice.org 3.1 Calc a propagao pela ala de preenchimento da clula A1 at a A10, considerando que A1 contm o texto SegundaFeira, far com que A10 seja igual a a) Segunda-Feira. b) Tera-Feira. c) Quarta-Feira. d) Quinta-Feira. e) Sbado. 94. (2010 - MPE-RN - Agente Administrativo) Aps selecionar as clulas do BrOffice.org Calc 3.0 com os respectivos contedos, A1=1 e A2=2, e arrast-las quatro clulas para baixo, pela ala de preenchimento, com a tecla CTRL pressionada simultaneamente, as clulas A3, A4, A5 e A6 ficaro, respectivamente, com os contedos a) 1, 1, 1 e 1. b) 1, 2, 1 e 2. c) 1, 2, 3 e 4. d) 2, 2, 2 e 2. e) 3, 4, 5 e 6. 95. (2009 - TJ-SE - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Dadas as clulas de uma planilha eletrnica BrOffice.org Calc, com seus respectivos valores: A1=7, A2=vazia, A3=14, A4=vazia e A5=9, o valor apresentado pela frmula =MDIA(A1:A5) na clula A6 ser a) zero. b) 6. c) 8. d) 10. e) 12 96. (2009 - MPE-SE - Analista do Ministrio Pblico) Dadas as clulas de uma planilha do BrOffice.org Calc, com os contedos correspondentes: A1=1, B1=2, C1=3, D1=4 e E1=5, a funo =SOMA(A1:D1!B1:E1) apresentar como resultado o valor a) 15. b) 14. c) 10. d) 9. e) 6. 98. (2011 - TRE-RN - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) No Windows XP, uma das funes do Windows Explorer organizar arquivos e pastas atravs de operaes disponveis em menus e botes. Uma operao NO disponvel no Explorer : a) copiar. b) salvar. c) recortar. d) renomear. e) colar. 99. (2011 - TRE-TO - Analista Judicirio) Em relao restaurao de um estado anterior do Windows XP, correto afirmar: a) a restaurao somente tem efeito se realizada em tempo de inicializao do Windows. b) dependendo do problema, a restaurao pode ser realizada em tempo de inicializao do sistema operacional ou de dentro da prpria seo ativa do Windows. c) a restaurao somente tem efeito se realizada na prpria seo ativa do Windows. d) quando a restaurao realizada em tempo de inicializao do sistema operacional, o CD de instalao sempre ser requisitado. e) em qualquer situao de restaurao, o sistema operacional requisitar o CD de instalao. 100. (2010 - TRE-AC - Analista Judicirio - rea Judiciria) Ao abrir um menu de um aplicativo do Windows XP, a presena de trs pontos (...) no final de um item do menu indica que a) existem mais itens do menu. b) existe um atalho de teclado. c) se trata de um recurso ativo. d) abrir uma caixa de dilogo. e) abrir um submenu. 101. (2010 - AL-SP) No Windows XP, se um arquivo for arrastado pelo mouse, pressionando-se simultaneamente a tecla ALT, ser

a) criado na pasta de destino um atalho para o arquivo, se as (D) Restaurao do sistema. pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se (E) hibernao estiverem em unidades diferentes. b) criado na pasta de destino um atalho para o arquivo, se as pastas de origem e destino estiverem apenas em unidades diferentes. c) copiado o arquivo na pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. d) copiado o arquivo na pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem apenas em unidades diferentes. e) movido o arquivo para a pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. 102. (FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado Direito) NO se trata de um componente da Barra de tarefas exibida na rea de trabalho do MS Windows XP: a) Boto Iniciar. b) rea de notificao. c) rea de botes de tarefa. d) Barra de status das tarefas. e) Barra de inicializao rpida. 103. Componente central do sistema operacional da maioria dos computadores. Serve de ponte entre aplicativos e o processamento real de dados feito no mbito do hardware.Essa a definio de: (A) Sistema. (B) Software. (C) Kernel. (D) Microprocessador. (E) Boot. 104. O Windows XP um sistema operacional de (A) 32 e 64 bits. (B) 64 e 96 bits. (C) 0 e 32 bits. (D) 64 e 128 bits. (E) 128 e 256 bits. 105. Em um aplicativo processado no ambiente operacional do Microsoft Windows XP, um dos requisitos especificados diz respeito ao armazenamento do contedo da memria de um microcomputador no disco rgido que, em seguida, ser desligado, permitindo, entretanto, o retorno ao estado anterior. Para atender esse requisito, cuja funcionalidade se insere entre as Propriedades de Opes de energia, deve-se usar a opo de Ativar (A) Esquemas de energia. (B) backup. (C) No-break.

You might also like