You are on page 1of 8

Sylvio Motta Direito Constitucional

Questes FCC
PRINCPIOS FUNDAMENTAIS

1. (Auditor TCE/MG 2005) - Dentre os princpios fundamentais da Constituio brasileira previsto expressamente como fundamento da Repblica a (A) proporcionalidade. (B) imunidade recproca dos entes federados. (C) moralidade. (D) dignidade da pessoa humana. (E) defesa do consumidor.

2. (Procurador TCE/PI 2005) - O Titulo I da Constituio Federal trata dos princpios fundamentais, incluindo, dentre esses, a (A) prevalncia dos direitos Democrtico de Direito. humanos como fundamento do Estado

(B) garantia do desenvolvimento nacional como objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil. (C) democracia como principio de regncia das relaes internacionais da Repblica Federativa do Brasil. (D) soberania e a construo de uma sociedade livre, justa e solidria como objetivo do Estado Democrtico de Direito. (E) cidadania como principio de regncia das relaes internacionais da Repblica Federativa do Brasil.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

3. (Procurador PGE/SE 2005) - Consideradas "Poderia acontecer que algum cidado, nos negcios pblicos, violasse os direitos do povo e cometesse crimes que os magistrados estabelecidos no soubessem ou no quisessem castigar. Mas, em geral, o poder legislativo no pode julgar; e o pode menos ainda neste caso particular, onde ele representa a parte interessada, que o povo. Logo, ele s pode ser acusador. Mas diante de quem far a acusao? Ir rebaixar-se diante dos tribunais da lei, que lhe so inferiores e compostos, alis, de pessoas que, sendo do povo como ele, seriam levadas pela autoridade de to grande acusador? No: preciso, para conservar a dignidade do povo e a segurana do particular, que a parte legislativa do povo faa a acusao perante a parte legislativa dos nobres, que no tem os mesmos interesses, nem as mesmas paixes que ela." (MONTESQUIEU. O esprito das Leis. Livro XI, capo VI) O mecanismo acima descrito cuida de hiptese em que o Poder Legislativo (A) atipicamente exerce funo jurisdicional, em situao compatvel com o principio da separao de poderes. (B) tipicamente exerce funo legislativa, atravs da qual contm o exerccio do poder pelos rgos executivo e judicirio. (C) extrapola do exerccio de suas funes tpicas, em prtica incompatvel com o princpio da separao de poderes. (D) atipicamente exerce funo executiva, consistente na aplicao de lei ao caso concreto sob circunstncias especiais. (E) exerce poder soberano em relao ao rgo executivo, sujeita, porm, sua deciso aprovao do rgo judicirio.

4. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 3 Regio 2005) - O princpio da independncia e harmonia entre os Poderes figura entre os princpios constitucionais fundamentais, tendo merecido um tratamento segundo o qual (A) nenhum dos Poderes poder exercer funes tpicas dos demais. (B) a separao dos Poderes goza da garantia reforada de integrar o ncleo imutvel da Constituio. (C) quem for membro de um dos Poderes dever sempre renunciar ao respectivo cargo para ocupar cargo em outro Poder.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(D) no ser obrigatrio que nenhum Poder preste contas de seus atos a outro dos Poderes. (E) a nomeao de membros de um dos Poderes no poder depender da aprovao de outro Poder.

5. (Tcnico Judicirio rea Judiciria TRT 3 Regio 2005) - O Brasil, segundo dispe a Constituio, adota a forma de Estado (A) federal, descentralizada por regies e estados. (B) unitria centralizada. (C) unitria descentralizada. (D) confederada. (E) federal.

6. (Tcnico Judicirio rea Administrativa TRE AMAP 2006) - As relaes internacionais da Repblica Federativa do Brasil regem-se, alm de outros, pelos seguintes princpios: (A) interveno blica interna e repdio ao terrorismo. (B) defesa da paz e no concesso de asilo poltico. (C) autodeterminao dos povos e no interveno. (D) dependncia nacional e prevalncia dos direitos humanos. (E) soluo pacfica ou blica dos conflitos e supremacia dos direitos internacionais.

7. (AFRE PB 2006) Considera-se exemplo do mecanismo de freios e contrapesos, que caracteriza a diviso de funes entre os rgos do poder na Constituio brasileira de 1988, a (A) nomeao pelo Presidente da Repblica, aps aprovao pelo Senado Federal, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(B) possibilidade de adoo, pelo Presidente da Repblica, de medidas provisrias, com fora de lei. (C) possibilidade de Deputado Federal ou Senador ser investido em cargo de Ministro de Estado, sem perder o respectivo mandato. (D) autorizao, concedida pelo Congresso Nacional ao Presidente da Repblica para exercer atribuio legislativa limitada no objeto e no tempo. (E) impossibilidade de Deputado Federal ou Senador, desde a posse, ser titular de mais de um cargo ou mandato pblico eletivo.

8. (AFRE PB 2006) A Constituio vigente prev expressamente que a Repblica Federativa do Brasil rege-se, nas suas relaes internacionais, pelos princpios de (A) desenvolvimento nacional, prevalncia dos direitos humanos e defesa da paz. (B) cooperao entre os povos para o progresso e no concesso de asilo poltico. (C) soluo jurisdicional dos conflitos, repdio ao terrorismo e ao racismo. (D) independncia nacional, autodeterminao dos povos e no interveno. (E) igualdade entre os Estados, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

9. (Defensor Pblico SP 2006) - Em relao dignidade da pessoa humana, prevista pela Constituio Federal de 1988 como fundamento da Repblica Federativa do Brasil, possvel afirmar: (A) um direito pblico subjetivo expresso numa norma-regra. (B) Por ser fundamento e princpio constitucional estruturante densificada ao longo do texto constitucional. (C) Por ser uma norma programtica a sua efetivao depender de polticas pblicas que venham a ser adotadas pelos governantes. (D) suficiente para sua realizao o respeito aos direitos individuais clssicos: direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(E) Exprime um conceito extremamente vago que comporta ampla discricionariedade judicial, devendo, portanto, ser evitado em demandas judiciais.

10. (Defensor Pblico SP 2006) - O reconhecimento de iguais direitos aos homossexuais e a igual valorao jurdica das relaes afetivas e erticas entre pessoas do mesmo sexo (A) dependem de modificao constitucional atravs de manifestao do Poder Constituinte Derivado, uma vez que o inciso IV do artigo 3o no previu a discriminao por orientao sexual. (B) ferem o princpio democrtico e a regra da maioria, j que o Direito, ao determinar ou escolher uma moral, deve privilegiar a moral da maioria. (C) decorrem do sistema constitucional de direitos e garantias fundamentais, que probe quaisquer formas de discriminao e garante a dignidade da pessoa humana. (D) esto sujeitos evoluo social e cultural da sociedade em que vivemos, uma vez que para o homem comum as prticas homossexuais so antinaturais e contrariam as convices religiosas compartilhadas. (E) necessitam de legislao infraconstitucional para efetivao, pois as normas constitucionais incidentes so de eficcia limitada.

11. (Defensor Pblico SP 2006) - Quanto ao federalismo correto afirmar: (A) Consiste na diviso de poder entre governo central e governos regionais na qual cada ente federativo, definido geograficamente, mantm sua soberania. (B) uma forma de Estado frequente: h mais de duas vezes estados federais que unitrios. (C) No permite diferentes formas de governo entre as unidades regionais ou locais componentes da federao e as unidades centrais. (D) costumeiro em pases relativamente extensos ou aqueles de menor diversidade social e cultural.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(E) A autonomia federativa assenta-se na existncia de rgos governamentais prprios e com competncias exclusivas.

12. (Procurador do Municpio de Jaboato dos Guararapes 2006) A imunidade tributria recproca tem como fundamento o princpio (A) federativo. (B) republicano. (C) democrtico. (D) da igualdade entre os contribuintes. (E) da soberania dos entes polticos internos.

13. (TRT4 - Analista Judicirio rea Judiciria 2006) NO constitui princpio fundamental do Brasil (A) a soberania. (B) a cidadania. (C) a vedao ao asilo poltico. (D) a dignidade da pessoa humana. (E) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

14. (TRT4 - Tcnico Judicirio rea Administrativa 2006) Em matria de Princpios Constitucionais Fundamentais considere: I. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituio. II. O Brasil rege-se nas relaes internacionais, dentre outros, pelos princpios da interveno e negativa de asilo poltico. III. O Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latinoamericana de naes.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

IV. Constitui, dentre outros, objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil, erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais. correto APENAS o que consta em (A) I e II. (B) I, II e III. (C) I, III e IV. (D) II, III e IV. (E) II e IV.

15. (TRT24 - Tcnico Judicirio rea Administrativa 2006) Nos termos da Constituio Federal de 1988, constitui um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil (A) construir uma sociedade igualitria. (B) garantir o desenvolvimento econmico. (C) reduzir as desigualdades sociais e regionais. (D) promover a defesa da paz. (E) garantir a dignidade da pessoa humana.

16. (TRT24 - Tcnico Judicirio rea Administrativa 2006) Um dos princpios expressos na Constituio Federal de 1988 que regem as relaes internacionais da Repblica Federativa do Brasil : (A) Zelar pela soberania. (B) Erradicao da pobreza. (C) Garantir o desenvolvimento internacional. (D) Prevalncia dos direitos humanos. (E) Pluralismo poltico.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

17 . (Procurador de Santos Dez/2005) - Considere as afirmativas abaixo. I. A Repblica Federativa do Brasil definida pela Constituio Federal como um Estado Democrtico de Direito. II. O poder emana do povo, que o exerce exclusivamente por meio de representantes eleitos. III. Um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil a obteno do permanente pluralismo poltico. IV. A dignidade da pessoa humana um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II (B) I e IV. (C) I e III. (D) II e III. (E) III e IV.

18 . (Procurador MP TC AM/2006) - Na letra expressa do texto constitucional brasileiro em vigor, a dignidade da pessoa humana constitui a) direito fundamental individual. b) valor supremo da democracia. c) princpio que rege as relaes internacionais e internas do Estado brasileiro. d) objetivo fundamental da Republica Federativa do Brasil. e) fundamento do Estado Democrtico de Direito.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

You might also like