You are on page 1of 73

www.ciainnovare.

com Instituto Innovare - Democracia e Educao

LICENCIAMENTO DE USO

Este documento propriedade intelectual da Empresa Instituto Innovare LTDA ME e distribudo sob os seguintes termos: 1. As apostilas publicadas pelo Instituto Innovare LTDA ME podem ser reproduzidas e distribudas no todo ou em parte, em qualquer meio fsico ou eletrnico, desde que os termos desta licena sejam obedecidos, e que esta licena ou referncia a ela seja exibida na reproduo. 2. Qualquer publicao na forma impressa deve obrigatoriamente citar, nas pginas externas, sua origem e atribuies de direito autoral (Instituto Innovare LTDA ME e seu(s) autor (es)). 3. Todas as tradues e trabalhos derivados ou agregados incorporando qualquer informao contida neste documento devem ser regidos por estas mesmas normas de distribuio e direitos autorais. Ou seja, no permitido produzir um trabalho derivado desta obra e impor restries sua distribuio. O Instituto Innovare LTDA ME deve obrigatoriamente ser notificado (contatos@ciainnovare.com) de tais trabalhos com vista ao aperfeioamento e incorporao de melhorias aos originais. Adicionalmente, devem ser observadas as seguintes restries: A verso modificada deve ser identificada como tal; O responsvel pelas modificaes deve ser identificado e as modificaes datadas; Reconhecimento da fonte original do documento; A localizao do documento original deve ser citada; Verses modificadas no contam com o endosso dos autores originais a menos que autorizao para tal seja fornecida por escrito. A licena de uso e redistribuio deste material oferecida sem nenhuma garantia de qualquer tipo, expressa ou implcita, quanto a sua adequao a qualquer finalidade. O Instituto Innovare LTDA ME no assume qualquer responsabilidade sobre o uso das informaes contidas neste material.

www.ciainnovare.com Instituto Innovare - Democracia e Educao

1. DADOS DE IDENTIFICAO Curso: Informtica Geral Tutor: Arivandre Arajo Guimares Tavares Carga horria: 80h, 160h, 220h, 280h ou 360h 2. OBJETIVO Proporcionar conhecimentos relativos rea de informtica como bsico. Apresentar aos nossos alunos algumas prticas e detalhes sobre a informtica. Identificar e expor textos relacionados aos conhecimentos mais atuais sobre informtica. Desenvolver e capacitar futuros profissionais em relao s prticas de tcnico de informtica e auxiliares de administrao que utilizam conhecimentos bsicos de informtica. 3. EMENTA Conceitos bsicos de informtica, histria da informtica, hardware, software, componentes do computador, internet, reas do software do computador, Nero, arquivos e pastas, sistema operacional, trabalhando com Word, trabalhando com Power Point. 4. CONTEDOS MDULO I Introduo; Histria da Informtica; Hardware; Software; Componentes do computador; Internet. MDULO II Arquivos e pastas; Sistema operacional; rea de trabalho; Nero. 5. METODOLOGIA Aulas Online; Apostilas; Textos complementares; e Prova objetiva e/ou dissertativa. MDULO III Arquivos e Pastas; Iniciando Word. MDULO IV Word 2; Power Point 1; Power Point 2.

www.ciainnovare.com Instituto Innovare - Democracia e Educao

LISTA DE ABREVIATURAS
No existem siglas sem suas especificaes dentro do texto.

www.ciainnovare.com Instituto Innovare - Democracia e Educao

MDULO I
1. Introduo Mdulo 01 - Introduo Informtica Bsica - Terminologias do Cotidiano. Objetivos: Nosso Curso trar uma srie de tpicos sobre noes bsicas de informtica, bem como uma srie de conceitos sobre o mundo tecnolgico. Nestes encontros sero abordados assuntos tais como: Computao, noes de redes de computadores, componentes bsicos dos computadores, funes dos componentes, noes de sistema operacional Windows, servios de Internet, Word e Excel. Voc aprender desde saber o que um computador at meios de transmisso de dados e redes de computadores. Esta aula de hoje sobre termos utilizados no computador e equipamento. Conhecimentos Bsicos de Computao

No h atividade hoje praticada que no considere a informtica como ferramenta de auxlio e eletiva de trabalho, sendo instrumento da evoluo nos mtodos de sua execuo das tarefas dirias das empresas e pessoas comuns. um assunto obrigatrio quando se fala em modernizao e eficincia. O mundo globalizado e a necessidade das pessoas e empresas terem resultados mais geis, precisos e seguros, tornam a informtica um alicerce para bom desenvolvimento dos negcios pessoais e empresarias, bem como contribui para evoluo do mundo. Sempre que nos referimos a computadores, temos em mente o que vamos usar para manipular os dados e atravs do que vamos execut-los para chegar ao objeto da idia. Em um computador podemos distinguir dois elementos bsicos de interao homem-mquina:

HARDWARE Que consiste na parte fsica do computador, a parte palpvel, aquela a qual podemos tocar e ver, o equipamento propriamente dito, incluindo os perifricos de entrada e sada, ou seja, o hardware tudo o que pode ser visto e tocado e, como toda mquina, no possui inteligncia e no funciona sozinha, necessita de um comando de lgica para entrar em operao, necessria assim a interveno humana para faz-lo funcionar.

www.ciainnovare.com Instituto Innovare - Democracia e Educao

SOFTWARE Consiste em cada conjunto de instrues necessrias para o funcionamento do computador. Comporta os programas que iro funcionar e informar ao hardware o que executar, de que forma e quando executa-las. Resumindo: Hardware = o equipamento parte fsica ou mquina ou corpo. Software = o programa, parte lgica como se fosse nossa alma, s que faz apenas o que foi configurado. COMPONENTES BSICOS DE UM COMPUTADOR Aprendemos que o hardware cada elemento fsico que constitui o equipamento. Genericamente falando, o computador formado por um conjunto de equipamentos que so caracterizados de acordo com sua funo no sistema de arquitetura de um computador. Por tanto, existem vrios tipos de componentes que formam juntos o universo do hardware de um computador. A figura a seguir demonstra um exemplo simples de um computador e seus equipamentos:

1 Gabinete contendo: Placa me (unidade de controle) Placa de vdeo Memrias (unidades de aritmtica e lgica) Disco Rgido ou HD 2 Monitor 3 Unidade de disco flexvel 4 Teclado 5 Mouse 6 Impressora
www.ciainnovare.com Instituto Innovare - Democracia e Educao
6

Noes Gerais sobre Internet Viso geral A internet uma grande rede de redes plugadas por meio de cabos, linhas discadas (telefnicas), tecnologia de micro-ondas, satlites de comunicaes e etc. Cada rede composta por um conjunto de computadores conectados entre si de modo que qualquer um deles possa usufruir dos recursos dos outros. A internet atualmente conecta bilhes de pessoas por todo o mundo, fazendo com que um verdadeiro mundo digital tem vida prpria e seja altamente veloz nas mudanas. Nesta rede h milhes de mquinas que trabalham fornecendo informaes, mquinas estas que esto conectadas formando um pool de computadores e so conhecidas como mquinas hospedeiras ou servidores. Hoje pessoas, fazem as mais diversas atividades pela internet, desde compra simples a compras de automveis, transaes bancrias envolvendo bilhes de dlares. Os bancos trabalham na Internet com uma intensidade grande, assim como outros setores da economia e da sociedade, tem na internet um ponto de apoio e expanso de conhecimento e comrcio.

Conceitos de Internet

1) Pgina da Web (ou simplesmente pgina): um documento legvel que est armazenado nos computadores da Web. Usa-se o termo Hipermdia para definir tais documentos (Hipermdia = Hipertexto + Multimdia). Muita gente confunde Pgina com Site. Aqui vai: Isto que voc est lendo neste momento no o site do Ponto dos Concursos, apenas uma das pginas do Ponto dos Concursos. 1.1) Hipertexto: Ambiente que propicia a existncia de Hyperlinks. Ou seja, diz-se que um hipertexto no apenas um texto legvel, passivo, mas um texto esperto , que faz alguma coisa. Ou seja, se um documento qualquer pode apresentar isso: Clique aqui (Isso um Hyperlink), ento esse texto um Hipertexto. 1.2) Multimdia: Muitos meios; muitas maneiras da informao chegar at o usurio. Texto, imagem, som, vdeo so componentes comuns em multimdia. Como as pginas da Web podem apresentar tais componentes, dizemos que elas so documentos multimdia. 2) Site (ou Website ou Stio): um local onde colocamos pginas. Site o nome dado ao espao (em algum computador) para armazenar os arquivos das pginas. O conceito de site est intimamente ligado ao conceito do servidor (computador) que mantm as pginas. Exemplo: o endereo www.pontodosconcursos.com.br o endereo deste site que voc est visitando neste momento. S como ltima comparao: se uma pgina da web pode ser comparada com a pgina de uma revista, ento o site a prpria revista. 2.1) Home Page: o nome dado primeira pgina do site. Todo site tem uma home page, que aquela que aparece quando se digita o endereo do site. Home Page como se fosse a capa da revista.

www.ciainnovare.com Instituto Innovare - Democracia e Educao

3) A Web (WWW World Wide Web): o conjunto de todos os sites da Internet. A Web , na mais fcil comparao, a biblioteca da Internet. Um conceito que muito se usa na ESAF : a Web o repositrio de informaes armazenadas na forma de pginas. Neste exato momento, voc est lendo uma pgina (esta), pertencente a um site (o Ponto dos Concursos), que, por sua vez, faz parte da Web (algo que, com certeza, voc ainda no viu toda!). 4) Servidor Web (Servidor de Pginas): um programa (devidamente instalado em um computador) que mantm as pginas disponveis para serem acessadas. Um servidor armazena pginas e as gerencia para que, quando algum solicit-las, ele esteja pronto para envi-las ao solicitante. O servidor o computador (+ programas especficos, lgico) onde o site existe... Muitos confundem at mesmo site com servidor. Quando voc digitou www.pontodosconcursos.com.br, esperou que essa pgina viria at voc como? Ela estava armazenada num servidor e foi entregue a voc por ele. Portanto, TODO O SITE www.pontodosconcursos.com.br est armazenado neste mesmo computador (o servidor). Lembre-se: se h servidores servindo, porque h clientes requisitando! 4.1) Cliente um programa que solicita recursos aos servidores. H clientes para correio, clientes para Web, clientes para bate-papo... Cliente o nome dado aos programas que ns usamos na Internet. Quando passamos um e-mail, por exemplo, se usamos o programa Outlook Express, ele um cliente de e-mail. Resumo do resumo: Servidores so programas que fornecem algo. Clientes so programas que solicitam esse algo! Ns usamos programas clientes! 5) Browser (Navegador): o programa que usamos para ver as pginas na Web ( um browser que voc est usando neste momento, para ler esse texto). O Internet Explorer o programa navegador mais usado na Internet. Em outras palavras, o Browser um Cliente Web. 6) URL (Localizador Uniforme de Recursos): simplesmente um endereo que localiza qualquer recurso (pginas, sites, computadores, arquivos em geral, etc) na Internet. Um URL tem o seguinte formato: protocolo://nome_do_host/diretrios/arquivo_desejado como em http://www.qualquercoisa.com.br/catalogo/produtos/folder3.pdf Onde: http o protocolo usado para realizar a transferncia. www.qualquercoisa.com.br o nome do Host (computador, servidor, site, como queira chamar), que , na verdade, o local onde se vai encontrar o arquivo desejado. Catlogo uma pasta (diretrio) dentro do computador em questo. Produtos uma pasta (diretrio) dentro do diretrio Catlogo. Folder3.pdf o nome do arquivo que se deseja obter. Como se pode ver, ele est dentro da pasta Produtos. Logo, todas as vezes que voc acessa um site, teve que digitar o endereo (URL) para localiz-lo! 7) HTML: a linguagem usada para criar pginas da Web. Essa pgina que voc est lendo no to
www.ciainnovare.com Instituto Innovare - Democracia e Educao
8

bonita quanto voc v... (acione o menu Exibir neste momento e clique em Cdigo Fonte). Voc vai ver esta pgina como seu verdadeiro eu , ou seja, em HTML. 8) Intranet: Uma espcie de site restrito aos funcionrios de uma empresa . Uma Intranet nada mais que um conjunto de pginas, sendo usadas normalmente como um quadro de avisos nas grandes corporaes. A definio da ESAF talvez seja mais erudita : Uma Intranet uma rede corporativa, de acesso restritro, modelada sobre a Web, que usa os mesmos programas e protocolos usados na Internet. Em outras palavras: uma Intranet um site ( ...modelada sobre a web... ) que apresenta pginas que informam sobre notcias relevantes empresa, e que pode ser acessada por um browser, como se acessa normalmente qualquer site ( ...usa os mesmos programas e protocolos... ). 9) VPN (Rede Privada Virtual): uma estrutura de rede montada fisicamente sobre uma rede pblica (ex. Internet), que trafega dados de forma segura (criptografados), normalmente ligando vrias filiais de uma empresa. Uma VPN como mil pessoas em um auditrio e o palestrante falar uma frase em holands no microfone... Ora: o som da voz dele foi ouvido por todos no recinto (meio de comunicao pblico), mas a mensagem s atingir aquele espectador que fala holands (ele entendeu, mas mais ningum)... Portanto, houve uma comunicao privada em um meio de comunicao pblico... Essa a idia da VPN. 10) Firewall: Um programa que monitora o trfego de dados que entram e saem da rede... Um firewall capaz de proibir ou permitir o trfego de dados nos dois sentidos, de acordo com certos critrios como: Origem da comunicao, Protocolo usado, porta usada. Uma rede estar protegida (ou quase) de ameaas externas de invaso por meio do uso de um firewall... Deus abenoe a todos ns!!!
2 Aula - Conhecendo meu equipamento caminhos iniciais para utilizao de Programas.

Esta aula de hoje sobre uso inicial da mquina, conhecendo as caractersticas do computador.

www.ciainnovare.com Instituto Innovare - Democracia e Educao

REA DE TRABALHO

CONES

Menu Iniciar

BARRA DE TAREFAS

REA DE NOTIFICAO

cones de Acesso rpido

OBS.: Tudo que estiver na rea de Trabalho, DOIS CLIQUE. Tudo que estiver na rea de Notificao, DOIS CLIQUE. Tudo que estiver na Barra de Tarefas UM CLIQUE
www.ciainnovare.com Instituto Innovare - Democracia e Educao
10

cones importantes:

Lixeira Local de armazenamento temporrio de objetos. Permite a recuperao de objetos excludos por engano.

Internet Explorer

Navegador da internet

Meus documentos Permite a organizao dos arquivos do usurio, inclusive com a criao de subpastas.

Meu computador

Exibe as unidades presentes no computador.

www.ciainnovare.com Instituto Innovare - Democracia e Educao

11

MDULO II
MEU COMPUTADOR

LIXEIRA

CRIAR NOVA PASTA EM MEUS DOCUMENTOS

NOVO

PASTA

Teclas de Atalho
Ctrl + A - Abrir arquivo Ctrl + T Selecionar tudo Ctrl + D Fonte Ctrl + K Inserir Hiperlink Ctrl + C Copiar Ctrl + F4 Fecher doc. Ctrl + E Centralizar Pargrafo Ctrl + P Imprimir Ctrl + O Novo documento Ctrl + B Salvar Ctrl + L Localizar Ctrl + V Colar Ctrl + W Fechar doc. Shift + F7 Dicionrio de Sinnimo
12

www.ciainnovare.com Instituto Innovare - Democracia e Educao

TECLADO

Para t er m ais inform aes sobre os recursos do program a Microsoft Word, acione a Aj u da do WORD (menu Aj u da / Aj u da do M icr osoft Office W or d) ou t ecle [ F1] no t eclado do seu computador, estando na janela aberta principal do programa Word.

www.ciainnovare.com Instituto Innovare - Democracia e Educao

13

A t e cla N u m Lock t e m qu e e st a r a ce sa p/ que possa ut iliza r a s t e cla s que esto no lado direito do teclado.
Num Lock (luz verde) Caps Lock

- Tab (margem)

- Caps Lock (letra maiscula) Uma luz verde se ascende Quando est clicada

Boto shift

Essa tecla pode assumir dois estados: ativado e desativado. Um LED existente no teclado se acende ou apaga de acordo com o estado dessa tecla. Acontece que essa tecla no exerce nenhuma funo sobre o teclado; programas podem ler o estado dessa tecla de modo a ativar ou desativar algum recurso do programa. Atualmente quase nenhum programa l o estado dessa tecla, portanto ela no tem funo alguma. Antigamente, na poca de ouro do DOS a maioria dos programas usava essa tecla para alterar a , funo das teclas de setas de teclado, de forma a alterar a forma como era feita a "rolagem" de telas dentro do programa. Como nessa poca poucos computadores tinham mouse, os programas usavam essa tecla para saber se as setas iriam mover o cursor (scroll lock desativado) ou ento "rolar" o documento de trabalho (scroll lock ativado), por exemplo. Mas como dissemos, o uso dessa tecla depende do programa, assim a funo dessa tecla no era universal, dependia do programa.

www.ciainnovare.com Instituto Innovare - Democracia e Educao

14

www.ciainnovare.com Instituto Innovare - Democracia e Educao

15

NERO Selecionar o que deseja

Direcionar o mouse para o aplicativo desejado (no exemplo abaixo, est mostrando Favorit os ) .

Clicar em Criar CD de Dados

Abrir uma janela (ilustrao abaixo). Clicar em Adicionar

17

Em seguida abrir out ra j anela Selecionar ficheiros ou past as . Clicar na set a Localizao e m arcar o que deseja.

Escolher selecionando.

as

fot os

desej adas

Aps selecionar as fot os, clicar em Adicionar.

Quando acabar de adicionar, clicar em Terminado.

18

Clicar em Seguinte

Clicar em Gravar

19

Quando acabar de gravar, aparecer est a j anela. Caso no desej e fazer m ais gravaes, clique em Sair.

20

Aula 04 - Pastas, subpastas e arquivos significados e utilidades.

ARQUIVOS E PASTAS A ORGANIZAO LGICA DOS DISCOS Todo e qualquer software ou informao gravada em nosso computador ser guardada em uma unidade de disco, que vimos anteriormente (HD, disquete, CD, Zip, etc..). Essas informaes s podem ser gravadas de uma forma: elas so transformadas em arquivos. No se preocupe: Arquivo apenas a nomenclatura que usamos para definir Informao Gravada. Quando digitamos um texto ou quando desenhamos uma figura no computador, o programa (software) responsvel pela operao nos d o direito de gravar a informao com a qual estamos trabalhando e, aps a gravao, ela transformada em um arquivo e colocada em algum lugar em nossos discos. Essa a operao que chamamos de salvar um arquivo. Est bem! OK! At aqui, nenhum problema, no ? Mas, em que lugar exatamente esse arquivo gravado nos discos? No momento da gravao, ou seja, aps solicitarmos o comando salvar, o computador nos pede duas informaes para prosseguir com o salvamento: O nome do arquivo e a pasta (diretrio) onde ele ser salvo. Pasta o nome que damos a certas gavetas no disco. Pastas so estruturas que dividem o disco em vrias partes de tamanhos variados, como cmodos em uma casa. Uma pasta pode conter arquivos e outras pastas. As pastas so comumente chamadas de Diretrios, nome que possuam antes. Lembre-se bem: Pastas so gavetas , arquivos so documentos . Portanto, nunca vai haver um arquivo que tem uma pasta dentro. As pastas guardam os arquivos e no o contrrio! Os arquivos e as pastas devem ter um nome. O nome dado no momento da criao. A Regra para nomenclatura de arquivos e pastas varia para cada S istema Operacional. No Windows, que vamos estudar neste material, os nomes podem conter at 256 caracteres (letras, nmeros, espao em branco, smbolos), com exceo destes / \ | > < * ? : que so reservados pelo Windows. Os arquivos so gravados nas unidades de disco, e ficam l at que sejam apagados. Quando solicitamos trabalhar com um arquivo anteriormente gravado (esse processo chama-se abrir o arquivo), o arquivo permanece no disco e uma cpia de suas informaes jogada na memria RAM para que possamos edit-lo. Ao abrir um arquivo, pode-se alter-lo indiscriminadamente, mas as alteraes s tero efeito definitivo se o salvarmos novamente. Quando salvamos um arquivo pela segunda vez em diante, ele no nos solicitar mais um nome e um local, isso s acontece na primeira gravao. SISTEMA OPERACIONAL Todo com put ador pr ecisa, alm das part es fsicas, de program as que faam essa part e fsica funcionarcorret am ent e. Exist em vrios program as para vrias funes, com o digit ar t ext os, desenhar, calcular, fazer m apa ast ral, e m uit as out ras... Par a poder ut ilizar os progr am as que t m funo definida ( com o os cit ados acim a) , necessrio que o computador tenha um programa chamado Sistema Operacional. O SO (abreviao que vamos usar a partir de agora para subst it uir Sist em a Oper acional) o prim eiro program a a acordar no com put ador quando est e ligado, ou sej a, quando ligam os o com put ador, o SO aut om at icam ent e iniciado, fazendo com que o usurio possa dar seus comandos ao computador.

21

Entre as atribuies do SO, esto: o reconhecimento dos comandos do usurio, o controle do processam ent o do com put ador, o gerenciam ent o da m em ria, et c. Resum indo, quem controla todos os processos do computador o sistema operacional, sem ele o computador no funcionaria. Existem diversos tipos e verses de Sistemas Operacionais no mundo, entre eles podemos cit ar, para conhecimento: Windows, Linux, Unix, Netware, W in dow s N T e 2000, OS 2 , MacOS, entre outros. O Sistema oper acional que vam os est udar, por ser o m ais difundido ent re os com put ador es pessoais e por ser cobrado nos concursos o Windows (Millenium Edition ou 2000). O SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS O sist em a oper acional Windows um program a fabricado par a Com put ador es PC ( o form at o de com put adores m ais com um ) pela Microsoft , um a em presa am ericana, com andada por Bill Gat es ( aquele hom em bem pobr ezinho...) . Segue abaixo um a cronologia dos sist em as operacionais fabricados pela Microsoft (mais cobrados em Concursos):

O Windows possui algumas caractersticas que devemos levar em conta para o concurso, pois quase certo que se toque neste assunto: O Windows Grfico: Significa que ele baseado em imagens, e no em textos, os comandos no so dados pelo t eclado, decor ando- se palavr as chaves e linguagens de com ando, com o era feito na poca do DOS, ut ilizam os o m ouse par a clicar nos locais que desej am os. O W in dow s m u lt it a r e fa pr e e m pt iva : Ser Mult it arefa significa que ele possui a capacidade de execut ar vrias t arefas ao m esm o t em po, graas a um a ut ilizao int eligent e dos recursos do Microprocessador. Por exemplo, possvel m andar um docum ent o im prim ir enquant o se alt er a um out ro, o que no er a possvel no MS - DOS. A caract erst ica preemptiva significa que as operaes no acont ecem exatamente ao mesmo tempo, mas cada progr am a requisit a seu direit o de execut ar um a t ar efa, cabendo ao Windows decidir se aut oriza ou no. Ou sej a, o windows gerencia o t em po de ut ilizao do processador, dividindo- o, inteligentemente, entre os programas. O W in dow s 3 2 bit s: Significa que o Windows se com unica com os barram ent os e a placa m e enviando e recebendo 32 bit s de dados por vez. O DOS ( ant ecessor do Windows) er a um Sistema Operacional de 16 bits. 22

O W in dow s Plu g n Pla y: Est e t erm o em ingls significa Con e ct e e Use , e designa um a filosofia criada h alguns anos por vrias em presas da rea de inform t ica ( t ant o hardw ar e com o soft war e) . Ela visa criar equipam ent os e program as que sej am t o fceis de inst alar quanto qualquer eletrodomstico. Abaixo segue um a cpia da t ela inicial do Windows, aproveit o para dest acar os com ponent es mais comuns deste ambiente, que chamamos de rea de trabalho ou desktop:

1 ) Bot o I n icia r : Part e m ais im port ant e do Windows, at r avs dele conseguim os iniciar qualquer aplicao present e no nosso com put ador, com o os program as par a t ext o, clculos, desenhos, internet, etc. 2 ) Ba r r a de t a r e fa s: a barra cinza ( norm alm ent e) onde o Bot o I niciar fica localizado, ela perm it e fcil acesso aos program as que est iverem em execuo no nosso com put ador, criando para cada um, um boto. Note no exemplo dois bot es, um para a j anela do m e u Com pu t a dor e out ro para o docum ent o Concurso Polcia Federal. 3 ) con e s: So pequenas im agens que se localizam no deskt op, represent am sem pr e algo em seu com put ador. Os cones so a alm a da t eoria do Window s, t odos os arquivos e past as, bem com o unidades de disco ou qualquer coisa em nosso m icro ganham um cone, est a e a razo pela qual o Windows GRFICO. 23

4 ) r e a de n ot ifica o: Pequena r ea localizada na Barra de Tarefas, na par t e opost a ao Bot o I niciar, ela guarda o r elgio ( fcil acesso par a visualizao e alt erao do horrio) e t am bm guarda os cones de cert as aplicaes que est o sendo execut adas em segundo plano ( ou sej a, sem a int erveno do usurio e sem at rapalhar o m esm o) com o o ANTI VI RUS, por exem plo. A m aioria dos program as que so execut ados quando o Windows inicia, ficam com seu cone aqui. 5 ) Ja n e la : Janelas so reas r et angular es que se abrem m ost rando cert os cont edos, no caso ant erior, a j anela que est abert a a do M e u Com pu t a dor , ns abrim os um a j anela quando executamos (com dois cliques) um cone. Na verdade, cones e j anelas so a m esm a coisa, apenas r epr esent am um obj et o, sej a ele um a pasta, um ar quivo ou um a unidade de disco. cone a repr esent ao m nim a, apenas m ost ra que o obj et o exist e, Janela a m xim a, m ost ra t am bm o cont edo do obj et o em quest o. Apresentamos abaixo os componentes da janela:

1 ) Ba r r a de t t u lo: a barra horizont al que apresent a o nom e da j anela. Para m over a j anela, clicamos aqui e arrastamo- la. Um duplo clique nesta barra maximiza ou restaura uma janela. 2 ) con e de Con t r ole : Apresent a as funes m ais com uns da j anela em form a de m enu, bast a clicar aqui. Ateno: um duplo clique neste cone, significa fechar a janela. 3 ) Bot e s de Com a n do: o conj unt o de bot es form ados, norm alm ent e, por Minim izar ( o sinal de menos), Maximizar (o cone do quadrado) e Fechar (o X), h tambm o boto restaurar, que substitui o Maximizar quando a janela j se encontra maximizada. 4 ) Bor da s da Ja n e la : Rodeiam a j anela com plet am ent e, se passarm os o m ouse por est e com ponent e, o pont eiro se t ransform ar em um a set a dupla ( ) na direo do movimento, para dimensionarmos a janela. 5 ) Ba r r a de St a t u s: r ea da part e inferior da j anela que apresent a inform aes referent es ao est ado at ual da j anela, com o quant idade de obj et os present es, o t am anho, em byt es, de um arquivo selecionado, entre outras coisas... 24

A grande m aioria das j anelas ( inclusive os aplicat ivos com o Word e Excel) apresent a est es com ponent es, o que per m it e - nos no cita- los nas prxim as vezes em que apar ecerem nest a apost ila. Quando clicam os no bot o iniciar, o m enu de m esm o nom e ( M EN U I N I CI AR) aparece, e suas opes se tornam disponveis. Podem os verificar a exist ncia de opes com set inhas pr et as e opes sem as m esm as: As que possuem set inha so subdivididas, e no necessit am que se clique nelas, apenas que se coloque o m ouse para que se abram . J as opes sem setinha, so executadas ao clique no m ouse. Abaixo est o pequenas descries das opes cont idas no m enu iniciar: Programas: Rene os cones dos at alhos par a t odos os program as inst alados no seu com put ador, Os cones podem est ar diret am ent e dent ro da opo PROGRAMAS, ou dent ro de um dos grupos que o subdividem ( exem plo: Acessrios, que cont m out r as opes) . Documentos: Ser apresent ada um a list agem dos lt im os 15 docum ent os que foram t r abalhados no com put ador. Os cones exist ent es aqui no so os cones dos verdadeiros documentos, mas sim, atalhos para eles. Configuraes: Apresent a opes r eferent es aos aj ust es do com put ador, dent ro dest a opo que encontramos o Painel de Controle, que a grande central de controle do Windows. Localizar: Perdeu um ar quivo que no sabe onde salvou? Quer encont r- lo ou encont rar um com put ador na rede? Est a opo nos d t odos os subsdios par a encont rar qualquer inform ao em nosso micro (mas se ela existir, lgico). Executar: Quer execut ar um progr am a que no possua um cone definido ou um at alho no m enu Program as? Solicit e a opo Execut ar e digit e aqui o nom e par a encont rar o arquivo que desej a execut ar. Por exem plo, querem os execut ar um arquivo cham ado SETUP.EXE que est localizado na unidade D: ( CD- ROM) , devem os digit ar D: \ SETUP.EXE e o Windows o execut ar... Para instalar novos programas na mquina, normalmente utilizamos este procedimento. Desligar: Par a se desligar o com put ador com o Windows no se deve m et er o dedo no bot o da fora, no. Deve- se solicit ar ao Sist em a Operacional que est ej a preparado para desligar, vindo nest a opo e confirm ando o procedim ent o. Som ent e aps a confirm ao do Sist em a Oper acional, com a m ensagem : SEU COM PUTAD OR J POD E SER D ESLI GAD O COM SEGURANA que podemos prosseguir com o desligamento do mesmo da energia

25

APLICATIVOS QUE ACOMPANHAM O WINDOWS O Sist em a operacional Window s t raz consigo um a srie de aplicat ivos int eressant es, que valem a pena ser est udados, principalm ent e por serem m uit o exigidos em concursos. O prim eiro progr am a a ser est udado o Windows Explorer, responsvel pelo ger enciam ent o do cont edo dos discos, bem como de suas pastas e arquivos. W in dow s Ex plor e r o progr am a que acom panha o window s e t em por funo ger enciar os obj et os gravados nas unidades de disco, ou sej a, t odo e qualquer arquivo que est ej a gr avado em seu com put ador e t oda past a que exist a nele pode ser vist a pelo Windows Explorer. Dot ado de uma interface fcil e intuitiva, pode- se aprender a us- lo muito facilmente, segue abaixo uma fot o do Windows Explorer.

No lado esquerdo, v- se um painel, com t odas as past as do com put ador , organizado na form a de r vore , com a hierarquia bem definida, v- se, por exem plo, que a past a arquivos de progr am as est dent ro da Unidade C: ( cone do disco, com o nom e Joo) . No painel direit o ( o m aior) v- se o cont edo da past a que est iver selecionada, no caso, a past a Meus Documentos. Para acessar o Windows Explorer, acione Iniciar / Programas / Windows Explorer. Copia n do u m Ar qu ivo: Para copiar um arquivo, selecione- o no painel do cont edo e arrast e - o para a past a de dest ino com a t ecla CTRL pressionada. Voc ver que o m ouse ser subst it udo por um a set a com um sinal de + ( adio) durant e o arrast o. Depois do processo, haver duas cpias do arquivo, uma na pasta de origem e outra na pasta de destino. 26

M ove n do u m Ar qu ivo: De m aneira anloga ant erior, clique e arr ast e o arquivo desej ado, m as pressione a t ecla SHI FT, o arquivo deixar o local de origem e ficar no local de dest ino. Nas duas m aneir as apresent adas acim a par a copiar ou m over arquivos, necessrio o pr essionam ent o das t eclas cit adas, corret o? No! ( voc pode arrast ar o arquivo desej ado sem pressionar nenhuma tecla). Mas... (preste ateno a isso) ARRASTAR UM ARQUIVO ENTRE UNIDADES DIFERENTES: Significa Copiar o arquivo ARRASTAR UM ARQUIVO ENTRE PASTAS DA MESMA UNIDADE: Significa Mover o arquivo Ainda podem os ut ilizar, par a m over e copiar arquivos e past as, t rs com andos present es no Windows Explorer:

OBS: Esses t rs com andos funcionam em conj unt o, ou sej a, o com ando COPI AR no ir, efet ivam ent e, realizar nada se voc no acionar o com ando COLAR. Da m esm a form a, s se execut a o com ando de MOVER um arquivo se voc acionar RECORTAR e depois, na past a cert a, acionar o comando COLAR. Ou sej a, para que voc m em orize bem , e no caia em arm adilhas das provas, a seqncia a seguinte: 1) Selecione o objeto que se deseja mover ou copiar; 2) Acione o comando Recortar ou o comando Copiar (dependendo do seu objetivo); 3) Selecione o local de destino (ou seja, o diretrio para onde o objeto 4) Finalmente, acione o comando Colar. Ex clu in do u m Arqu ivo: Tam bm exist e um uma pasta. Sigla passo a passo de com o excluir um arquivo ou ou cpia vai);

corret am ent e para no escorregar nas quest es m ais fingidas . So apenas 3 passos:

27

1) Selecione o objeto desejado (ou, no caso, indesejado, no ?); 2) Acione o comando para a excluso (existem 4 maneiras de acion- lo): a. Acionar Arquivo / Excluir; b. Clicar no boto Excluir (mostrado ao lado); c. Pressionar a tecla DELETE, no teclado; d. Clicar com o boto direito e acionar Excluir, no menu que se apresenta.

3) Confirme a excluso (o Windows perguntar se voc realmente tem certeza). Caso o ar quivo excludo est ej a num a unidade de Disco Rgido, o arquivo na verdade no ser apagado, ele ser m ovido para um a past a especial cham ada LI XEI RA. A lixeira um a past a que guarda os arquivos que t ent am os apagar dos nossos discos rgidos. Esses ar quivos ficam na lixeira at que ns os apaguem os de l. Um a vez dent ro da lixeira, o arquivo pode ser recuperado para sua past a de origem , ou pode ser apagado definit ivam ent e ( no t endo mais volta). Se o arquivo est iver dent ro de um a unidade rem ovvel ( disquet e, por exem plo) , o arquivo no tem direito de ir para a lixeira, portanto, se apagado, no tem mais volta, definitivo. Re n om e a n do u m Ar qu ivo: Par a m udar o nom e de um arquivo ou de um a past a, siga os passos: 1) Selecione o objeto desejado (como se fosse necessrio dizer); 2) Acione o comando que permitir a insero do novo nome (existem 4 maneiras) a. Acionar Arquivo / Renomear; b. Clicar no nome do objeto (apenas no nome, no no cone em si); c. Pressionar F2 no teclado; d. Acionar a opo Renomear no menu resultante do boto direito do mouse. 3) Digite o novo nome do objeto; 4) Confirm e a operao ( ou pr essionando ENTER, ou clicando com o m ouse em qualquer local da janela); Cr ia n do u m a pa st a : para criar um a past a com o Windows Explorer, selecione o local onde a pasta ser criada, depois selecione, no menu ARQUIVO, a opo NOVO / PASTA.
RETIRANDO INFORMAES DO WINDOWS EXPLORER (ASSUNTO IMPORTANTE)

28

29

30

- depois que o documento tiver nome no ser preciso nomear de novo, basta clicar no desenho de um disquete que se encontra acima do texto) (este disquete salva o documento) .

31

Aps abrir a janela de propriedades Marcar o que deseja Por exemplo: - QUALIDADE DE IMPRESSO

32

FastDraft Normal Otimizada

econmica ou rascunho,

(est mais claro)

as cores so mais fortes

(gasta mais tinta)

Tamanho do papel, clicar na seta ao lado p/ abrir as opes.

33

Caso queira imprimir somente ALGUMAS PGINAS do documento, clicar em PGINAS, e digitar as pginas que deseja imprimir.

IMPORTANTE - NO ESQUECER DE SEPARAR COM PONTO- E- VRGULA OS NMEROS COMO CONSTA NO EXEMPLO.

34

MDULO III
Word Tabelas e Planilhas Objetivos: Esta aula vamos conhecer um pouco mais sobre Word Tabelas e Planilhas. TRABALHANDO NO WORD Dois clique no cone Defina o estilo de letra, tamanho, cor e etc. Dar um clique em form at ar e um clique em Font e Abrir um a j anela FONTE Defina: fonte / estilo da fonte / tamanho / cor da fonte Ok Clicar em seguida para alinhar

Quando digitar o texto no esquecer de fazer margem usando a tecla t ab ou Estas teclas esto no teclado Caso queira o t t ulo do t ext o em negrit o N , it lico I ou sublinhado S , marcar com um clique. Em caso de palavra ou frase, ir com o cursor at o inicio da palavra e dar um clique no mouse segurar e at onde desejar. No esquecer de sempre salvar o documento. Ir a arquivo e salvar. Formatao de tabelas O que m elhor, ler dados em um a t abela form at ada ou sem form at o ( apenas com dados)? Se bem feita, a formatao facilita muito a leitura de uma tabela. E o melhor que o Word apresenta um recurso para voc formatar sua tabela automaticamente! Veja! Observe as duas tabelas abaixo: uma s com dados e a outra formatada. A formatao da tabela da direita simples, mas eficiente. E foi o Word que formatou tudo sozinho. Vamos ver como!

Para fazer a tabela simples (esquerda) ficar como a tabela formatada (direita) foi utilizado um simples recurso do Word, o AutoFormatao de tabela... Vamos ver como usar este recurso?

35

1) Monte a tabela e digite todos os dados.

2) Selecione a tabela.

3) Clique no menu Tabela, AutoFormatao de tabela...

4) Escolha um modelo adequado na caixa Formatos.

36

5) Voc pode alterar os formatos existentes desmarcando as opes pr- marcadas pelo Word (bordas, fontes, cores, etc).

6) Clique em OK e sua tabela ser automaticamente formatada.

Trabalhando com texto em colunas no Word Muitas vezes voc precisa digitar um texto em colunas quase sempre d muito trabalho digitar texto em colunas. O Word possui um recurso que formata automaticamente sua pgina com quantas colunas voc quiser. Este recurso muito til e ajuda bastante quando usado adequadamente. Vamos ver a seguir dois exemplos de texto em colunas, com todos os passos necessrios para a formatao destas colunas. Em tempo: muitas pessoas preferem utilizar uma tabela sem bordas para criar uma iluso de colunas. Tudo bem, no d para dizer que este mtodo est errado. Na hora do aperto, todos os mtodos so vlidos. Entretanto, quando utilizamos os recursos adequados do programa, nosso trabalho se torna muito mais fcil. Colunas do tipo jornal As colunas do tipo jornal so ideais para texto corrido. O Word se encarrega automaticamente das mudanas de coluna quando o texto digitado chega ao fim de uma coluna.

37

1. Abra um arquivo novo e clique no boto Colunas

Aparece um quadro abaixo deste boto, para que voc defina o nmero de colunas desejadas. 2. Clique na primeira coluna e arraste at a terceira, para especificar trs colunas (conforme nosso exemplo).

Embora parea que nada aconteceu, sua pgina agora est dividida em trs partes iguais. Verifique na rgua no alto da tela a diviso em trs colunas.

3. Digite um texto qualquer, com tamanho suficiente para chegar ao fim da primeira coluna e ocupar parte da segunda coluna.

Veja que o Word mudou automaticamente para a segunda coluna, sem que voc precisasse se preocupar com isso. Vamos criar agora um problema. Sua segunda coluna uma exceo, e voc no quer que o 38

texto continue at o fim da pgina. Voc j precisa mudar para a terceira coluna imediatamente. 4. Pressione Enter para deixar o cursor em uma linha vazia (sem texto) e escolha os comandos Inserir, Quebra. Aparece o quadro Quebra, com as opes de quebras do Word. 5. Clique em Quebra de coluna e depois em OK.

Observe que seu cursor pulou para a prxima coluna. Agora voc pode continuar digitando o texto normalmente. Quando chegar o fim da pgina, o Word muda automaticamente para a prxima pgina e comea tudo de novo. Ao criar colunas, o Word determinou a largura de cada uma delas, bem como o espaamento entre elas. Para isso, ele levou em conta o tamanho do papel, as margens esquerda e direita, e dividiu a rea de texto em trs partes iguais. Se voc quiser, possvel mudar estas definies. 6. Escolha os comandos Formatar, Colunas. Aparece o quadro de dilogos Colunas. 7. Mude os valores de largura e espaamento para as colunas desejadas.

39

Observe que qualquer m udana em um a coluna redefine aut om at icam ent e as m edidas das out r as o Word sem pre procura m ant er const ant e o t am anho t ot al das t r s colunas. Voc t am bm pode alt erar a largur a das colunas e espaam ent o at ravs da rgua. Pela rgua, a mudana em uma coluna no afeta as outras.

Colunas paralelas Veja o exemplo das colunas ao lado elas so chamadas de paralelas. Sua grande diferena em relao s colunas do tipo jornal a vinculao entre as colunas que esto no mesmo alinhamento horizontal qualquer linha inserida na coluna da direita empurra as colunas inferiores para baixo.

Vamos ver como criar uma pgina como esta acima. 1. Em um arquivo novo, digite um ttulo para o texto e centralize- o. 2. Pressione a tecla Enter duas vezes para colocar o cursor no incio do primeiro pargrafo de texto. 3. Marque este pargrafo (ainda vazio) inteiro. IMPORTANTE: Para que o recurso de colunas paralelas funcione, voc precisa marcar o pargrafo por inteiro, antes de clicar no boto Colunas.

Para marcar um pargrafo inteiro, leve o mouse para fora do pargrafo ( esquerda), at visualizar uma seta. Clique o mouse neste formato de seta. Veja que o cursor agora parece um pequeno quadrado preto.
40

4. Clique no boto

Colunas e indique que voc quer duas colunas.

IMPORTANTE: Se voc no tivesse marcado o pargrafo inteiro, toda a pgina (inclusive o ttulo) seria colocada em duas colunas. 5. Digite o texto desejado, correspondente primeira coluna. Voc precisa agora mudar para a segunda coluna. 6. Pressione Enter para colocar o cursor em uma linha vazia e escolha os comandos Inserir, Quebra. 7. No quadro de dilogos Quebra que aparece, escolha a opo Quebra de Coluna e clique em OK. DICA: Este mesmo passo pode ser executado pressionando- se ao mesmo tempo as teclas Ctrl+Shift+Enter. 8. Digite o texto correspondente segunda coluna. Seu texto deve estar agora como este abaixo. Para ficar igual ao de nosso exemplo, falta colocar uma linha separando as duas colunas.

9. Escolha os comandos Formatar, Colunas. Aparece o quadro Colunas.

41

10. Assinale a opo Linha entre colunas.

Vamos agora criar a segunda seqncia de colunas. Veja, entretanto, que entre a primeira seqncia (2 colunas) e a segunda seqncia (3 colunas), existe uma linha em branco. Podemos encarar esta linha em branco como mais uma seqncia de colunas s que com apenas uma coluna. 11. Pressione Enter para deixar o cursor em uma linha vazia e marque o pargrafo inteiro (cuidado, no se esquea deste detalhe). 12. Clique no boto Colunas e selecione apenas uma coluna. Voc j criou uma linha em branco entre a seqncia de 2 colunas e a prxima seqncia, a de 3 colunas. 13. Pressione Enter mais uma vez para deixar o cursor em uma linha vazia e clique novamente no boto Colunas. Selecione 3 colunas. 14. Digite o texto correspondente primeira coluna. 15. Para mudar para a segunda coluna, pressione Enter para colocar o cursor em uma linha vazia e escolha os comandos Inserir, Quebra. 16. Escolha Quebra de Coluna e clique em OK. Veja que a linha dividindo as colunas apareceu automaticamente. O Word se lembra que voc estava usando esta linha divisria. Voc pode agora digitar o texto desta coluna.

17. Repita os passos necessrios para a insero da terceira coluna. Seu texto deve estar como este abaixo, com todas as colunas com mesma largura. Veja que em nosso exemplo a 42

seqncia de 3 colunas tem colunas colunas com larguras diferentes a coluna do meio mais larga que as outras.

18. Coloque o cursor em qualquer lugar da seqncia de 3 colunas. 19. Leve o mouse at a rgua e arraste os cones de largura das colunas. Se voc no se lembra mais como funcionam estes cones, consulte novamente o item 7, e reveja a explicao.

Inserir Tabela

O O Microsoft Word oferece diversas maneiras de criar uma tabela ( t abela: um a ou m ais Word oferece m aneiras de um a linhas de clulas norm alm ent e usadas para exibir nm eros e out ros it ens para linhas de norm referncia e anlise rpida. Os itens de uma tabela so organizados em linhas e referncia e anlise it ens de um a t abela so em e colunas.). A m elhor m aneira depende de com o voc gost a de t rabalhar e do m aior ou colunas.). menor grau de complexidade da tabela.
1. Clique onde voc deseja criar uma tabela. 2. Clique em I n se r ir t a be la Clique em rir na barr a de ferram ent as ( barr a de ferr am ent as: um a barra bar ra barra fer ram barra ferram com bot es e opes que podem ser usadas para executar comandos. Para exibir uma com botes e que podem para par a execut ar com andos. Par a um a barr a barra de ferr am ent as, clique em barra de ferramentas, clique em Personalizar no m enu Ferramentas e, em seguida, clique na guia Barras de Ferramentas.) Padro. Ferramentas.) . 3. Arraste para selecionar o nmero de linhas e colunas desejado.

Voc pode seguir um destes procedimentos: Usar o comando Inserir tabela Use este procedimento para escolher as dimenses e o formato da tabela antes de ela ser inserida em um documento. 1. 2. 3. 4. Clique onde voc deseja criar uma tabela. No menu Tabela, aponte para Inserir e clique em Tabela , Tabela. Em Tamanho da tabela, selecione o nmero de colunas e linhas. tabela, Em Comportamento de AutoAjuste, escolha opes para ajustar o tamanho da AutoAjuste, tabela. 5. Para usar um formato de tabela interno, clique em AutoFormatao AutoFormatao. Selecione as opes desejadas. Desenhar uma tabela mais complexa

Voc pode desenhar uma tabela complexa por exemplo, uma tabela que contenha emplo, clulas (clula: uma caixa formada pela interseo de uma linha e coluna em uma planilha ou tabela na qual voc insere informaes.) de diferentes alturas ou um nmero varivel de colunas por linha.
1. Clique no local em que voc deseja criar a tabela. 2. No menu Tabela, clique em Desenhar tabela. , tabela

A barra de ferramentas Tabelas e bordas aparece e o ponteiro se transforma em um lpis.


3. Para definir os limites externos da tabela, desenhe um retngulo. Em seguida, desenhe as linhas e colunas dentro do retngulo.

4. Para apagar uma linha ou bloco de linhas, clique em Borracha na barra de ferramentas Tabelas e bordas e, em seguida, clique na linha que voc deseja apagar. linha 5. Ao terminar de criar a tabela, clique em uma clula e comece a digitar ou inserir um elemento grfico. elemento grfico.

Observao Mantenha a tecla CTRL pressionada para aplicar uma quebra automtica de texto enquanto voc desenha a tabela. Criar uma tabela dentro de outra tabela Crie tabelas aninhadas (tabela aninhada: uma tabela inserida em uma clula de tabela. Se voc estiver usando uma tabela para definir o layout de uma pgina e desejar usar outra tabela para organizar as informaes, poder inserir uma tabela aninhada.) para elaborar pginas da Web. Imagine uma pgina da Web como uma grande tabela que contm outras tabelas a insero de textos e elementos grficos em diferentes clulas de tabela o ajuda a compor o layout de partes distintas de sua pgina.
1. No menu Tabela , clique em Desenhar tabela. tabela

A barra de ferramentas Tabelas e bordas aparece e o ponteiro se transforma em um lpis.


2. Posicione o lpis na clula em que deseja a tabela aninhada (ou uma tabela dentro de outra). 3. Desenhe a nova tabela. Para definir os limites da tabela, desenhe um retngulo. Depois, desenhe as linhas e colunas dentro do retngulo.

4. Quando terminar de criar a tabela aninhada, clique em uma clula e comece a digitar ou insira um elemento grfico.

Observao Se existir uma tabela, voc poder copi- la e col- la em outra tabela.
Caso queira copiar uma reportagem para o WORD

1- Ir na reportagem

2- ir em EDITAR, CLICAR EM SELECIONAR TUDO

45

3- IR NOVAMENTE EM EDITAR E CLICAR EM COPIAR

4- ABRIR O WORD, CLICAR EM EDITAR E COLAR

OBS.: Caso queira copiar somente uma parte da reportagem, seleciona ( marcar) o que deseja. - Ir com o mouse no inicio do pargrafo, segurar

46

Para aumentar a leitura no documento do WORD

1- Ir em Exibir e clicar em Zoom

2- Abrir um a j anela Zoom 3- Marcar o % (percentual) desejado, e ok

47

MDULO IV
Apresentaes com estilo I Parte e PowerPoint Apresentaes com estilo II parte Objetivos: Esta aula vamos conhecer um pouco mais sobre PowerPoint, suas utilizaes e aplicaes. Como realizar apresentaes coerentes.

INTRODUCAO
Programa utilizado para criao e apresentaes de Slides. Para inici-lo basta clicar no boto Iniciar da barra de tarefas do Windows, apontar para Todos os Programas, selecionar Microsoft Office e clicar em Microsoft Office PowerPoint 2007. Trabalhando PowerPoint

48

ELEMENTOS DA TELA DO POWERPOINT 1 Botao do Microsoft Office - Ele substitui o menu Arquivo (verses anteriores) e est localizado no canto superior esquerdo do programa. Ao clicar no Boto do Microsoft Office , sero exibidos comandos bsicos: Novo, Abrir, Salvar, Salvar Como, Imprimir, Preparar, Enviar, Publicar e Fechar.

2 Barra de Ferramentas de Acesso Rpido.

Localiza-se no canto superior esquerdo ao lado do Boto do Microsoft Office (local padro), personalizvel e contm um conjunto de comandos independentes da guia exibida no momento. possvel adicionar botes que representam comandos barra e mover a barra de um dos dois locais possveis..

3 Barra de Titulo
Exibe o nome do programa ( Microsoft PowerPoint) e, tambm exibe o nome do documento ativo.

4 Botoes de Comando da Janela


Acionando esses botes, possvel minimizar, maximizar e restaurar a janela do programa PowerPoint.

5 Faixa de Opcoes
A Faixa de Opes usada para localizar rapidamente os comandos necessrios para executar uma tarefa. Os comandos so organizados em grupos lgicos, reunidos em guias. Cada guia est relacionada a um tipo de atividade como gravao ou disposio de uma pgina. Para diminuir a desorganizao, algumas guias so exibidas 49

somente quando necessrio. Por exemplo, a guia Ferramentas de Imagem somente exibida quando uma imagem selecionada.

1) Guias 2) Os grupos em cada guia dividem a tarefa em subtarefas. 3) Os botes de comando em cada grupo executam um comando ou exibem um menu de comandos.

6 Painel de Anotaes
Nele possvel digitar as anotaes que se deseja incluir em um slide.

7 Barra de Status
Exibe vrias informaes teis na confeco dos slides, entre elas: o nmero de slides; tema e idioma.

8 Nivel de Zoom
Clicar para ajustar o nvel de zoom.

CRIAR APRESENTACOES
Criar uma apresentao no Microsoft PowerPoint 2007 engloba: iniciar com um design bsico; adicionar novos slides e contedo; escolher layouts; modificar o design do slide, se desejar, alterando o esquema de cores ou aplicando diferentes modelos de estrutura e criar efeitos, como transies de slides animados. Para iniciar uma nova apresentao basta clicar no Boto do Microsoft Office, e

50

em seguida clicar em Novo . Ento escolher um modelo para a apresentao (Em Branco, Modelos Instalados, Meus modelos, Novo com base em documento existente ou Modelos do Microsoft Office Online). Depois de escolhido o modelo clicar em Criar.

SELECIONAR SLIDE
Para selecionar um slide, basta clicar na guia Slide no painel esquerda.

51

LAYOUT

Para alterar o Layout do slide selecionado, basta clicar na Guia Incio e depois no boto Layout, escolha o layout desejado clicando sobre ele.

INSERIR TEXTO
Antes de inserir o primeiro texto necessrio conhecer a aplicao de algumas teclas:

52

Para fazer a acentuao, deve-se digitar a tecla de acento e depois a letra a ser acentuada. Quando a tecla correspondente ao acento for pressionada, no sair nada na tela; s depois que for digitada a letra que ela aparecer acentuada.

Para inserir um texto no slide clicar com o boto esquerdo do mouse no retngulo (Clique para adicionar um ttulo), aps clicar o ponto de insero (cursor ser exibido).

53

Ento basta comear a digitar.

FORMATAR TEXTO Para alterar um texto, necessrio primeiro selecion-lo. Para selecionar um texto ou palavra, basta clicar com o boto esquerdo sobre o ponto em que se deseja iniciar a seleo e manter o boto pressionado, arrastar o mouse at o ponto desejado e soltar o boto esquerdo.

54

Com o texto selecionado basta clicar nos botes para fazer as alteraes desejadas:

1 Fonte Altera o tipo de fonte

55

2 Tamanho da fonte- Altera o tamanho da fonte

3 Negrito - Aplica negrito ao texto selecionado. Tambm pode ser acionado atravs do comando Ctrl+N.

56

4 Itlico Aplica Itlico ao texto selecionado. Tambm pode ser acionado atravs do comando Ctrl+I.

5 Sublinhado - Sublinha o texto selecionado. Tambm pode ser acionado atravs do comando Ctrl+S.

57

6 Tachado - Desenha uma linha no meio do texto selecionado.

7 Sombra de Texto-Adiciona uma sombra atrs do texto selecionado para destac-lo no slide.

58

8 Espaamento entre Caracteres - Ajusta o espaamento entre caracteres.

9 Maisculas e Minsculas - Altera todo o texto selecionado para MAISCULAS, minsculas, ou outros usos comuns de maisculas/minsculas.

59

10 Cor da Fonte - Altera a cor da fonte.

11 Alinhar Texto a Esquerda - Alinha o texto esquerda. Tambm pode ser acionado atravs do comando Ctrl+Q.

60

12 Centralizar - Centraliza o texto. Tambm pode ser acionado atravs do comando Ctrl+E.

13 Alinhar Texto a Direita - Alinha o texto direita. Tambm pode ser acionado atravs do comando Ctrl+G.

61

14 Justificar - Alinha o texto s margens esquerda e direita, adicionando espao extra entre as palavras conforme o necessrio, promovendo uma aparncia organizada nas laterais esquerda e direita da pgina.

15 Colunas - Divide o texto em duas ou mais colunas.

INSERIR SIMBOLOS ESPECIAIS Alm dos caracteres que aparecem no teclado, possvel inserir no slide vrios caracteres e smbolos especiais. 1. Posicionar o cursor no local que se deseja inserir o smbolo.

62

2. Acionar a guia Inserir.

3. Clicar no boto Smbolo.

4. Selecionar o smbolo.

63

5. Clicar em Inserir e em seguida Fechar.

Deus abenoe a todos ns!!!

64

PowerPoint Apresentaes com estilo II parte. Objetivos: Esta aula vamos conhecer um pouco mais sobre PowerPoint, suas utilizaes e aplicaes. Como realizar apresentaes coerentes.

INTRODUCAO
Continuao - Microsoft Office PowerPoint 2007. MARCADORES E NUMERCAO

Com a guia Incio acionada, clicar no boto tipo de marcador clicar na seta.

, para criar pargrafos com marcadores. Para escolher o

65

Com a guia Incio acionada, clicar no boto diferentes formatos de numerao clicar na seta.

, para iniciar uma lista numerada. Para escolher

INSERIR NOVO SLIDE

Para inserir um novo slide acionar a guia Incio e clicar no boto

. Depois clicar no layout desejado.

66

EXCLUIR SLIDE Para excluir um slide basta selecion-lo e depois clicar no boto , localizado na guia Incio.

LIMPAR FORMATACAO Para limpar toda a formatao de um texto basta selecion-lo e clicar no boto , localizado na guia Incio.

SALVAR ARQUIVO Aps criar uma apresentao, necessrio efetuar a gravao do arquivo, essa operao chamada de Salvar . Se o arquivo no for salvo, corre-se o risco de perd-lo por uma eventual falta de energia, ou por outro motivo que cause a sada brusca do programa.

Para salvar o arquivo, acionar o Boto do Microsoft Office

e clicar em Salvar, ou clicar no boto

67

ABRIR ARQUIVO

Para colocar um arquivo na tela do PowerPoint, deve-se acionar o Boto do Microsoft Office , e clicar em Abrir. Na caixa de dilogo do comando Abrir, existem vrios botes que auxiliam na localizao do arquivo desejado. Depois de encontrar o arquivo clicar em Abrir.

CABECALHO E RODAPE

Para editar o cabealho ou rodap do slide, basta clicar no boto sero exibidas na parte superior ou inferior de cada pgina impressa. INSERIR TABELA

, na guia Inserir. As informaes

Para inserir ou traar uma tabela, basta clicar no boto

, localizado na guia Inserir. 68

ALTERAR A ORDEM DOS SLIDES Para alterar a ordem dos slides: Selecionar a guia Slides (no painel esquerda),

Clicar com o boto esquerdo do mouse sobre o slide,

69

Mant-lo pressionado e arrast-lo at a posio desejada.

ALTERAR PLANO DE FUNDO Para alterar o plano de fundo de um slide, basta clicar com o boto direito do mouse sobre ele, e em seguida clicar em Formatar Plano de Fundo.

70

Depois escolher entre as opes clicar Aplicar a tudo para aplicar a mudana a todos os slides, se for alterar apenas o slide atual clicar em fechar.

ANIMAR TEXTOS E OBJETOS Para animar um texto ou objeto, selecionar o texto ou objeto, clicar na guia Animaes, e depois em Animaes Personalizadas, abrir um painel direita, clicar em Adicionar efeito. Nele se encontram vrias opes de animao de entrada, nfase, sada e trajetrias de animao.

71

INSERIR BOTAO DE ACAO Um boto de ao consiste em um boto j existente que pode ser inserido na apresentao e para o qual pode definir hiperlinks. Os botes de ao contm formas, como setas para direita e para esquerda e smbolos de fcil compreenso referentes s aes de ir para o prximo, anterior, primeiro e ltimo slide, alm de executarem filmes ou sons. Eles so mais comumente usados para apresentaes autoexecutveis por exemplo, apresentaes que so exibidas vrias vezes em uma Cabine ou quiosque (um computador e monitor, geralmente localizados em uma rea freqentada por muitas pessoas, que pode incluir tela sensvel ao toque, som ou vdeo. Os quiosques podem ser configurados para executar apresentaes do PowerPoint de forma automtica, contnua ou ambas). 1. Na guia Inserir, no grupo Ilustraes, clicar na seta abaixo de Formas e, em seguida, clique no boto Mais 2. Em Botes de Ao, clicar no boto que se deseja adicionar. 3. Clicar sobre um local do slide e arrastar para desenhar a forma para o boto. 4. Na caixa Configurar Ao, seguir um destes procedimentos: Para escolher o comportamento do boto de ao quando voc clicar nele, clicar na guia Selecionar com o Mouse. Para escolher o comportamento do boto de ao quando voc mover o ponteiro sobre ele, clicar na guia Selecionar sem o Mouse. 5. Para escolher o que acontece quando voc clica ou move o ponteiro sobre o boto de ao, siga um destes procedimentos: Se voc no quiser que nada acontea clicar em Nenhuma. Para criar um hiperlink, clicar em Hiperlink para e selecionar o destino para o hiperlink. Para executar um programa, clicar em Executar programa e, em seguida, clicar em Procurar e localizar o programa que voc deseja executar. Para executar uma macro (uma ao ou um conjunto de aes que voc pode usar para automatizar tarefas. As macros so gravadas na linguagem de programao Visual Basic for Applications), clicar em Executar macro e selecionar a macro que voc deseja executar. As configuraes de Executar macro estaro disponveis somente se a sua apresentao contiver uma macro. Se voc deseja que a forma escolhida como um boto de ao execute uma ao, clicar em Ao do objeto e selecionar a ao que voc deseja que ele execute. As configuraes de Ao do objeto estaro disponveis somente se a sua apresentao contiver um objeto OLE (uma tecnologia de integrao de programa que pode ser usada para compartilhamento de informaes entre programas. Todos os programas do Office oferecem suporte para OLE; por isso, voc pode compartilhar informaes por meio de objetos vinculados e incorporados). 72

Para tocar um som, marcar a caixa de seleo Tocar som e selecionar o som desejado. CRIAR APRESENTACAO PERSONALIZADA Existem dois tipos de apresentaes personalizadas: bsica e com hiperlinks. Uma apresentao personalizada bsica uma apresentao separada ou uma apresentao que inclui alguns slides originais. Uma apresentao personalizada com hiperlinks uma forma rpida de navegar para uma ou mais apresentaes separadas. 1 Apresentao Personalizada Bsica Utilizar uma apresentao personalizada bsica para fornecer apresentaes separadas para diferentes grupos da sua organizao. Por exemplo, se sua apresentao contm um total de cinco slides, possvel criar uma apresentao personalizada chamada "Site 1" que inclui apenas os slides 1, 3 e 5. possvel criar uma segunda apresentao personalizada chamada "Site 2" que inclui os slides 1, 2, 4 e 5. Quando voc criar uma apresentao personalizada a partir de outra apresentao, possvel execut-la, na ntegra, em sua seqncia original.

1. Na guia Apresentaes de Slides, no grupo Iniciar Apresentao de Slides, clicar na seta ao lado de Apresentao de Slides Personalizada e, em seguida, clicar em Apresentaes Personalizadas. 2. Na caixa de dilogo Apresentaes Personalizadas, clicar em Novo. 3. Em Slides na apresentao, clicar nos slides que voc deseja incluir na apresentao personalizada e, em seguida, clicar em Adicionar. Para selecionar diversos slides seqenciais, clicar no primeiro slide e, em seguida, manter pressionada a tecla SHIFT enquanto clica no ltimo slide que deseja selecionar. Para selecionar diversos slides no seqenciais, manter pressionada a tecla CTRL enquanto clica em cada slide que queira selecionar. 4. Para alterar a ordem em que os slides so exibidos, em Slides na apresentao personalizada, clicar em um slide e, em seguida, clicar em uma das setas para mover o slide para cima ou para baixo na lista. 5. Digitar um nome na caixa Nome da apresentao de slides e clicar em OK. Para criar apresentaes personalizadas adicionais com quaisquer slides da sua apresentao, repetir as etapas de 1 a 5. Deus abenoe a todos ns!!! 73

You might also like