You are on page 1of 3

REFORO VIRTUAL DE MATEMTICA PROF WILLIAM SANTOS http://www.reforcovirtualdematematica.com.

br/

CORREO IFBA 2012 Q11. Esta questo envolve operaes com fraes. Comearemos a resolver as operaes que esto envolvendo os denominadores. A todo momento necessrio que utilizemos o mmc.

Resposta: B Q12. Esta questo envolve um sistema de inequao do 1 grau. Resolvendo a primeira inequao encontramos x 10 na segunda encontramos x 2. Neste momento necessrio fazer uma interseo entre essas duas regies. Como a questo pede a quantidade de nmeros inteiros temos os nmeros 2,3,4,5,6,7,8,9 e 10 o que d um total de 9 nmeros inteiros.

Resposta: C Q13. O primeiro passo para resolver esta questo resolver o binmio que est ao quadrado, resultando um Trinmio Quadrado Perfeito. Aps a determinao do TQP feito o mmc para que o 1 seja includo na operao. Aps esse processo (ltima linha da resoluo) observe que o numerador tambm um trinmio quadrado perfeito que pode ser transformado em (x2 - y2)2 . Resolvendo a raiz quadrada utilizando as propriedades pertinentes encontramos a resposta.

Resposta: B REFORO VIRTUAL DE MATEMTICA - PROF WILLIAM SANTOS - http://www.reforcovirtualdematematica.com.br/

REFORO VIRTUAL DE MATEMTICA PROF WILLIAM SANTOS http://www.reforcovirtualdematematica.com.br/

Q14. Para determinar o ponto de mximo ou de mnimo de uma parbola, basta calcularmos o Yv (ipsilon do vrtice), segundo a frmula abaixo.

Resposta: C Q15. Como a questo informa que o comprimento o triplo da largura, sabemos que as dimenses do retngulo so expressas pelas medidas x e 3x. O enunciado informa que o permetro deste retngulo 40. Ento igualando estas informaes determinados a medida de x=5. Desta forma, o comprimento do retngulo mede 3.5 = 15 e a largura mede 5. Como a questo pede a rea, que determinada pela multiplicao das duas dimenses temos: 15 x 5 = 75

Resposta: E Q16. Esta questo envolve apenas substituies de valores numricos e operaes bsicas. Aps substituirmos as variveis pelos valores informados no enunciado encontramos:

Resposta: B Q17. Para calcular a comprimento de uma circunferncia, necessitamos do valor do raio. Sabemos tambm que a medida do raio a metade da medida do dimetro. Com a diagonal do quadrado podemos calcular a medida do lado do quadrado que a mesma do dimetro da circunferncia. Fazendo teorema de Pitgoras determinados x =10. Ento o dimetro da circunferncia 10 e o raio (metade) igual a 5. Calculando o comprimento da circunferncia, teremos:

Resposta: A REFORO VIRTUAL DE MATEMTICA - PROF WILLIAM SANTOS - http://www.reforcovirtualdematematica.com.br/

REFORO VIRTUAL DE MATEMTICA PROF WILLIAM SANTOS http://www.reforcovirtualdematematica.com.br/

Q18. Observando o grfico a partir da 2 coluna (no utilizaremos a 1 coluna pois ela se refere a 0 vezes e a questo s pede de 1 vez em diante). Somando a quantidade de visitas teremos

Resposta: D Q19. Essa questo envolve uma regra de trs composta. Aps a determinao das grandezas inversas e diretas e a inverso das grandezas inversas. Resolvendo a regra de trs, encontraremos:

Resposta: D Q20. Essa questo envolve uma propriedade importante da equao de segundo grau com relao a soma e multiplicao da suas razes. Sabemos que a soma das razes ( x' + x" = -b/a) e a multiplicao ( x' . x" = c/a). Desta forma podemos calcular os valores de b e c. Como a questo pede a multiplicao desses valores, encontramos:

Resposta: E Qualquer dvida sobre alguma questo. entre em contato. No esquea de deixa seu e-mail. Obrigado Prof William Santos

REFORO VIRTUAL DE MATEMTICA - PROF WILLIAM SANTOS - http://www.reforcovirtualdematematica.com.br/

You might also like