You are on page 1of 11

Greyce Mara R.

de Medeiros

DOENAS EXANTEMTICAS
As doenas exantemticas comprometimento clnico em: exantema maculopapular morbiliforme : SARAMPO; RUBOLA; MONONUCLEOSE INFECCIOSA; ENTEROVIROSES; TOXOPLASMOSE; REAES A DROGAS escarlatiniforme: ESTREPTOCOCCIAS; ESTAFILOCOCCIAS; MONONUCLEOSE INFECCIOSA; REAES A DROGAS exantema vesicobolhoso VARICELA / HERPES ZOSTER; HERPES SIMPLES 1 e 2 ; ESTREPTOCOCCIAS; ESTAFILOCOCCIAS; REAES A DROGAS exantema petequial MENINGOCOCCEMIA; DENGUE; FEBRE MACULOSA; REAES DE HIPERSENSIBILIDADE (vasculites) podem ser classificadas pelo

Para o diagnstico diferencial das doenas exantemticas importante considerar: Epidemiologia; Perodo prodrmico; Caracterstica do exantema; Sinais caractersticos; Imunizao prvia (por doena ou vacina).

VARICELA
uma infeco viral primria, aguda, caracterizada por surgimento de exantema de aspecto MACULOPAPULAR, de DISTRIBUIO CENTRPETA, que, aps algumas horas, adquire aspecto VESICULAR, evoluindo rapidamente para PSTULAS e, posteriormente, formando CROSTAS em 3 a 4 dias. Pode ocorrer febre moderada e sintomas sistmicos. A principal caracterstica clnica o POLIMORFISMO DAS LESES CUTNEAS, que se apresentam nas diversas formas evolutivas, acompanhadas de PRURIDO. Em crianas, geralmente, doena benigna e autolimitada. O herpes zoster, geralmente, decorrente da reativao do vrus da varicela em latncia, ocorrendo em adultos e pacientes imunocomprometidos, como portadores de doenas crnicas, neoplasias, aids e outras.

Greyce Mara R. de Medeiros EPIDEMIOLOGIA: Faixa etria mais acometida 2-8anos, e mais rara em menores de 3 meses de idade. Maior prevalncia na primavera e no inverno. AG. ETIOLGICO: VERICELLAE) vrus DNA, o Varicella-zoster( HERPESVIRUS

PERODO DE INCUBAO: 14 a 21 dias. Perodo que compreende a viremia primria e secundria e vai desde a exposio do suscetvel ao vrus at o incio do exantema cutneo. Pode ser mais curto em pacientes imunodeprimidos e mais longo aps imunizao passiva. PERODO PRODRMICO: 1 a 3 dias. Manifestaes discretas- febre, cefalia, irritabilidade e mialgia. PERODO EXANTEMTICO: 8 a 10 dias. Carcteriza-se por erupo generalizada,de DISTRIBUIO CENTRPETA, onde mculas eritematosas ppulasvesculas pstulas crostas(as crostas no contm vrus viveis) podem estar presentes ao mesmo tempo. A evoluo de ppulas at crostas ocorre em at 8 a 48 hs. Sensao pruriginosa tb ocorre. EVOLUO RPIDA. POLIMORFISMO REGIONAL. LESES EM MUCOSA E COURO CABELUDO. PERODO DE CONTGIO: 1 a 2 dias antes do exantema at a ltima crosta. Enquanto houver vesculas, a infeco possvel. Alta contagiosidade. TRANSMISSO: contato direto (GOTCULAS); vias indiretas (mos e roupas). CARACTERSTICAS: IMUNIDADE PERMANETE, DISTRIBUIO CENTRPETA, EM SURTOS, POLIMORFISMO REGIONAL. LESES EM MUCOSA E COURO CABELUDO. LESES RESTRITAS PELE ou acometendo diversos rgos (esfago, fgado, pncreas, rins, ureteres, tero e supra-renais). NO DEIXA CICATRIZES RESIDUAIS. Crianas que tiveram varicela com menos de 1 ano de idade podem desenvolver herpes zoster, pois no houve memria. Varicela acima de 1ano,procurar causas de imunocomprometimento. COMPLICAES: INFECO BACTERIANA SECUNDRIA DE PELE (impetigo, absesso, celulite, erisipela causada por S. aureus, Streptococcus pyogenes, que podem levar a quadros sistmicos de sepse, com artrite, pneumonia,endocardite; encefalite ou meningite e glomerulonefrite); PNEUMONIA (febre, dispnia, cianose e hemoptise; surge na 1 semana da doena; uma ausculta pobre e quadro radiolgico com infiltrado nodular difuso em ambos campos pulmonares; mais freqente em adultos; SNC (ataxia cerebelar aguda ou encefalite); SISTEMA HEMATOPOITICO(prpura trombocitopenica, leucopenia, trombose disseminada); SNDROME DE REYE(encefalopatia heptica). TRATAMENTO: Varicela em crianas uma doena benigna, no sendo necessrio tratamento especfico. sintomtico na maioria dos casos.

Greyce Mara R. de Medeiros ISOLAMENTO RESPIRATRIO. Para o prurido, uso de anti histamnicos VO. Pacientes em uso de corticosterides, deve-se reduzir a dose a nveis fisiolgicos. Deve-se tratar os imunocomprometidos, adolescentes > de 13 anos e adultos, neuronato infectado (<1 ms) e contactante infectado do caso ndice. O aciclovir pode ser usado.

SARAMPO
O sarampo uma doena AGUDA, de etiologia VIRAL, altamente CONTAGIOSA, caracterizada por FEBRE ALTA, TOSSE, CORIZA, CONJUNTIVITE e um EXANTEMA ESPECFICO (sinal de KOPLIK), seguido de erupo MACULOPAPULAR GENERALIZADA. Embora a maioria dos casos tenha evoluo favorvel, o sarampo no pode ser considerado uma doena benigna, dado seu potencial para complicar-se, especialmente em crianas desnutridas. As complicaes incluem PENUMONIA, OTITE MDIA, diarria, cegueira e encefalite. EPIDEMIOLOGIA: Doena de distribuio universal, endmica nos grandes conglomerados urbanos e epidemias a cada 2 ou 4 anos. Desde 1968 uma doena de NOTIFICAO OBRIGATRIA (de todo caso suspeito*) no Brasil e de investigao epidemiolgica obrigatria imediata. necessrio estar sob estrita vigilncia dada a possibilidade de importao dos casos. Faixa etria mais comumente afetada a pr-escolar e a escolar. *caso suspeito= todo aquele que apresente FEBRE, EXANTEMA, TOSSE e/ou CORIZA e/ou CONJUNTIVITE. ETIOLOGIA: vrus RNA, pertencente ao gnero Morbillivirus, famlia Paramyxoviridae. Vasculite generalizadana viremia. TRANSMISSO: a principal fonte de infeco o prprio doente, sendo a transmisso DIRETA, mediada por GOTCULAS na saliva (tosse,espirro) e secrees catarrais. A maior contagiosidade ocorre durante os perodos PRODRMICO e inicial EXANTEMTICO. Crianas menores de 5 anos so as mais atingidas. DIAGNSTICO: Clnico, laboratorial e epidemiolgico. D. LABORATORIAL:

a) Elisa (IgM e IgG), fixao do complemento, inibio de hemaglutinao ou imunofluorescncia indireta; IgG e IgM fase aguda, detectados no sangue desde os primeiros dias aps o incio do exantema. IgM elevados por 6 semanas. IgG detectveis aps anos. b) isolamento do vrus em cultura de clulas, a partir de secreo nasofarngea e urina, at o 7 dia do incio do exantema.

Greyce Mara R. de Medeiros D. CLNICO: perodo de incubao: 7 a 14 dias perodo prodrmico: durao de 3 - 5 dias. FEBRE de intensidade moderada a alta e sintomas catarrais-RINORRIA (coriza, lacrimejamento, diarria e tosse seca), CONJUNTIVITE e fotofobia. Os linfonodos esto pouco aumentados na regio cervical e, algumas vezes, os intra-abdominais do reaes dolorosas palpao do abdome. Nas ltimas 24 horas deste perodo surge, na altura dos prmolares, o sinal de Koplik pequenas manchas branca com halo eritematoso, consideradas sinal PATOGNOMNICO do sarampo. perodo exantemtico: 5-7 dias. Ocorre a acentuao de todos os sintomas anteriormente descritos, com prostrao importante do paciente e surgimento do exantema caracterstico: MACULOPAPULAR, de COR AVERMELHADA, com distribuio em sentido CFALOCAUDALl, que SURGE na regio RETRO-AURICULAR e FACE. Dois a trs dias depois ESTENDE-SE AOS TRONCOS E S EXTREMIDADES, persistindo por 5-6 dias; Aps atingir os membros, o exantema comea a regredire uma descamao fina aparece, tambm de maneira descendente (perodo descamativo), e as leses tomam uma cor mais escura e hiperpigmentada. DESCAMAO LEVE, NUNCA EM MOS E PS. perodo de contgio: de 4-6 DIAS ANTES(INCUBAO) DO EXANTEMA AT 5 DIAS APS. alta contagiosidade CARACTERSTICAS: MANCHAS DE KOPLIK E IMUNIDADE DURADOURA DIAGNSTICO DIFERENCIAL: deve ser feito ppalmente com rubola, escarlatina, exantema sbito (roseola infantum),eritema infeccioso, farmacodermias, dengue, enteroviroses, sfilis secundria, riquetsioses, D. de kawasaki e meningococemia, etc. Durante a evoluo da rubola os prdromos, qnd presentes, so menos acentuados. A febre de menor intensidade e o exantema tem durao menor. O achado de gnglios linfticos suboccipitais e retroauriculares ingurgitados e dolorosos muito sugestivo desta virose. Na escarlatina observa-se, juntamente com o incio do exantema, amigdalite aguda, com presena de exsudato purulento nas criptas, sugerindo infeco estreptoccica. Facilitam o diagnstico a lngua em framboesa, caracterizada por hipertrofia das papilas, palidez perioral e exantema de cor escarlate, que no deixa pele s entre uma leso e outra. A roseola infantum, causada pelo herpesvirus humano tipo 6, uma doena comum na infncia , que geralmente evolui em febre alta de incio agudo, irritabilidade, com durao de 3 a 4 dias, e o aparecimento de exantema maculopapular aps a queda da febre. Com freqncia tem evoluo benigna, embora o envolvimento do SNC tenha sido relatado em alguns casos. O eritema infeccioso (parvovirose humana) ocorre ppalmente em

Greyce Mara R. de Medeiros crianas de 5 a 14 anos de idade, sendo caracterizado por exantema maculopapular, algumas vezes com aparncia reticular, que pode recorrer aps exerccios ou exposio ao sol.Tb so descritas manifestaes catarrais, febre e, especialmente em adultos, comprometimento articular (artralgia e artrite). COMPLICAES: virais (pneumonia intersticial, encefalite, laringite obstrutiva-crupe do sarampo, miocardite, estomatite,leses oculares e diarria), bacterianas(pneumonias, gastrenterite e otite mdia) e de etiologia desconhecida. Geralmente pela manuteno ou retorno da febre no final do perodo exantemtico. TRATAMENTO: sintomtico, podendo ser utilizado antitrmicos, hidratao oral, terapia nutricional com incentivo ao aleitamento materno e higiene adequada dos olhos, pele e vias areas superiores. Atentar para a reposio hdrica e de sais minerais. A OMS recomenda o uso de uma dose elevada e nica de vit.A em populaes onde reconhecido a deficincia dessa vit. Tratar com ATB as complicaes bacterianas. PREVENO: VACINA de vrus vivos atenuados - esquema bsico: uma dose da vacina trplice viral (sarampo, rubola e caxumba) aos 12 meses de idade.Segunda dose: 4-6 anos de idade ou num intervalo de 4 meses aps a primeira. Contra-indicao: gestantes; imunossuprimidos; crianas que fizeram uso recente de gamaglobulina(menos de 3 meses) ou que apresentam quadro febril agudo.

RUBOLA
uma infeco viral aguda de crianas e adultos. A doena caracterizada clinicamente pela presena de EXANTEMA, FEBRE E LINFADENOPATIA e, eventualmente, pode ser confundida com formas mais atenuadas do sarampo. Em adultos, especialmente os do sexo feminino, tende a provocar artropatias (artralgias e artrites). A infeco apresenta, com relativa freqncia, evoluo subclnica. Mesmo quando no determina manifestaes clnicas na gestante, o vrus da rubola pode causar infeco fetal, trazendo como conseqncia malformaes congnitas. EPIDEMIOLOGIA: incidncia maior na primavera, em crianas de 5 a 14 anos de idade. PERODO DE INCUBAO: 14 a 21 dias PRDROMOS: geralmente no h. EXANTEMA: MACULAR DISCRETO (que se inicia na face, couro cabeludo e pescoo, espalhando-se para o tronco e membros, acompanhada por linfadenopatia generalizada, principalmente subocipital, ps-auricular e cervical posterior, geralmente precedendo o exantema, em 5 a 10 dias.

Greyce Mara R. de Medeiros Adolescentes e adultos podem apresentar poliartralgia, poliartrite, conjuntivite, coriza e tosse), SEM CONFLUNCIA, SEM DESCAMAO PERODO DE CONTGIO: 7 dias antes a 7 dias depois do exantema. Pouco contagiosa. CARACTERSTICAS: Consequncias danosas para o feto. Linfadenopatia cervical posterior e retroauricular. Petquias no palato. Imunidade duradoura. DIAGNSTICO LABORATORIAL: O diagnstico sorolgico pode ser realizado atravs da deteco de anticorpos IgM especficos para rubola, at o 28o dia do incio do exantema. A sua presena indica infeco recente. A deteco de anticorpos IgG ocorre, geralmente, aps o desaparecimento do exantema, alcanando pico mximo entre 10 e 20 dias, permanecendo detectveis por toda a vida.

EXANTEMA SBITO OU ROSEOLA INFANTUM


Doena infectocontagiosa que causa febre, de evoluo benigna e afeta crianas (6 meses a 3 anos). ETIOLOGIA: alguns vrus da espcie herpes vrus humano sendo mais freqente o do tipo 6 PERODO DE INCUBAO: 10 a 14 dias PRDROMOS: 3-4 dias; Manifesta-se com febre alta e irritabilidade. EXANTEMA: 1-3 dias ou horas; MACULAR e fugaz, com incio no tronco e sem descamao PERODO DE CONTGIO: desconhecido e h baixa contagiosidade. Mas pode ser transmitido pelo contato com crianas infectadas. CARACTERSTICAS: a erupo surge quando a febre cai, em crise. Pode ser recorrente.

ERITEMA INFECCIOSO SNDROME DA BOFETADA

Tambm conhecido como quinta doena, uma doena infecciosa geralmente incua da infncia causada pelo parvovrus B19. FAIXA ETRIA: 5 12 anos PERODO DE INCUBAO: 6 14 dias PRDROMOS: geralmente ausentes EXANTEMA: 7 21 dias. MACULAR recorrente, sem descamao

Greyce Mara R. de Medeiros PERODO DE CONTGIO: desconhecido. Pode ocorrer intradomiciliar ou na escola. TRANSMISSO: contato direto DIAGNSTICO: O diagnstico por deteco de anticorpos especificos contra o vrus, por imunofluorescncia. CARACTERSTICAS: exantema facial em forma de borboleta CRIANA ESBOFETADA e palidez perioral (SINAL FILATOV)

ESCARLATINA
Doena infecciosa causada pelo estreptococo beta hemoltico do grupo A (Streptococcus pyogenes), que atinge principalmente as crianas, em sua maioria meninos, no sendo, no entanto uma doena perigosa atualmente, pois a bactria sensvel penicilina, entre outros antibiticos. A escarlatina quase sempre uma complicao da amigdalite/faringite estreptoccica, aparecendo cerca de 2 dias aps o incio dos sintomas desta. FAIXA ETRIA: 3-12 anos PERODO DE INCUBAO: 2- 4 dias PRDROMOS: 12hs a 2 dias. FEBRE, FARINGITE, TOSSE E VMITOS EXANTEMA: ERITEMATOSO E PUNTIFORME. GENERALIZADO. Com incio nas zonas de flexo. Descamao tardia de mos e ps. PERODO DE CONTGIO: 1-2 dias aps o incio do exantema. CARACTERSTICAS: palidez perioral (Filatov), leses mais intensas em pregas cutneas (Pastia) e lngua em framboesa (hipertrofia das papilas linguais). (A lngua inicialmente amarela devido inflamao, mas depois descama e torna-se vermelho-viva, com aparncia de um morango.Em alguns casos a lngua fica com bolhas pequenas) A aplicao do manguito do esfingmomanmetro no brao do paciente, mantendo-se a presso entre a mxima e a mnima durante 5 minutos, leva ao aparecimento de numerosas petquias na face anterior do antebrao (sinal de RumpelLeede) TRANSMISSO: atravs da saliva, por via nasal, tosse, espirros e respirao ou ainda atravs do contacto com vesturio e objetos contaminados

Greyce Mara R. de Medeiros TRATAMENTO: administrao de antibiticos, constituindo a penicilina, ainda hoje, o frmaco de primeira linha, dada a ausncia de resistncia documentada. Nas formas graves (hipertxicas e spticas) podem instalar-se vrios tipos de complicaes: comprometimento intenso do estado geral, insuficincia cardaca, renal e/ou respiratria, ictercia, CID e choque.

ENTEROVIROSES
A sndrome exantemtica mais conhecida causada pelos enterovrus, geralmente associada aos enterovrus 71 e coksackie A16, a doena de mos-ps e boca. As crianas, na faixa etria de 1 a 5 anos, so o ppal grupo de risco. QUADRO TPICO: aparecimento de mltiplas leses maculares avermelhadas e discretas, medindo cerca de 4mm de dimetro. Estas leses esto localizadas ppalmente na palma das mos, sola dos ps, e ndegas. O exantema similar quele presente na herpangina. Na realidade, os mesmos sorotipos de enterovrus podem causar tanto herpangina qnt doena de mos-ps e boca. A ppal diferena q na ltima h uma tendncia das leses ocorrerem na cavidade oral anterior. A sndrome pode ser completa ou incompleta com manifestao das mos, ps ou boca somente ou uma combinao destas. Qnd presentes , as leses nas ndegas praticamente confirmam o diagnstico. Rashes tb so comuns manifestaes por infeces por enterovrus. Ag. ETIOLGICO: so vrus RNA incluindo 23 grupos de Coxsackievrus A (tipos A1-A24,exceto A23); 6 grupos de Coxsackie B (tipos B1-B6); 28 Echovrus (tipos 1-33, exceto tipos 8, 10, 22, 23 e 28) e 5 Enterovrus (tipos 68, 71 e 73). SAZONALIDADE: em regies de clima temperado, so mais comuns no vero e incio da primavera; padres de sazonalidade so raros nos trpicos. EPIDEMIOLOGIA: a disseminao se d por via fecal-oral, de me para RN na hora do parto e por meio de objetos contaminados. A taxa de infeco maior em crianas pequenas, de baixo nvel socioeconmico, regies tropicais e de higiene deficiente. FAIXA ETRIA: menores de 2 anos. PERODO DE INCUBAO: de 4 a 7 dias. PRDROMOS: geralmente ausentes; s vezes febre e faringite MANIFESTAES CLNICAS: os enterovrus so responsveis por um grande nmero de doenas em lactentes e crianas: manifestaes respiratrias (herpangina, pneumonia,etc); manifestaes cutneas: exantema geralmente no caracterstico, podendo ser maculopapular, vesicular, petequial, morbiliforme, urticariforme, escarlatiniforme,

Greyce Mara R. de Medeiros rubeoliforme e pustular (Echovrus 9: exantema petequial; Coxsackie A16 e Enterovrus 71: sndrome mo-p-boca); manifestaes neurolgicas; manifestaes GI; manifestaes oculares; manifestaes cardacas: miopericardite (Coxsackie B1 a B15). PERODO DE CONTGIO: varivel DIAGNSTICO: isolamento de partcula viral (extrado de garganta, fezes e swab retal; LCR e sangue); IFI; PCR; FC; ensaio imunoenzimtico. TRATAMENTO: medidas de suporte em pacientes sintomticos, exceto imunodeprimidos, que podem receber gamaglobulina. PRECAUES: precaues de contato. CARACTERSTICAS: isolamento de vrus em fezes, sangue, faringe e liquor. SNDROME MO-P-BOCA

MONONUCLEOSE INFECCIOSA (DOENA DO BEIJO ou


ANGINA MONOCTICA)

uma doena linfoproliferativa sistmica, viral aguda causada pelo vrus Epstein-Barr(VEB)(herpes vrus humano 4, HVH4), que se caracteriza por FEBRE PROLONGADA + LINFADENOPATIA adenomegalia + FARINGOAMIGDALITE EXSUDATIVA (TRADE), cefalia, mialgia, fadiga, odinofagia, esplenomegalia, e rash mculo-papular. Intensa LINFOCITOSE COM LINFCITOS ATPICOS. EPIDEMIOLOGIA: acomete crianas(acima de 2 anos) e adolescentes. uma doena cosmopolita. No Brasil, revela maior prevalncia em crianas do que em adultos, porm a suscetibilidade geral. Seu reconhecimento necessrio pela forte associao com neoplasias. TRANSMISSO: Inter-humano, pelo contato ntimo de secrees orais (saliva). rara a transmisso atravs de transfuso sangnea ou contato sexual. PRDROMOS: abdominal. 1-2 semanas. Mal-estar, fadiga, cefalia e dor

EXANTEMA: 2-7 dias. O rush cutneo ocorre em cerca de 3 a 8%, em geral MACULOPAPULAR difuso, eritematoso, com textura de lixa fina, podendo ainda ser urticariforme, escarlatiniforme, morbiliforme, hemorrgico ou petequial. O uso de ampicilina leva a exantema em 70 a 100% dos casos. PERODO DE INCUBAO: varia de 30 a 50 dias.

Greyce Mara R. de Medeiros PERODO DE TRANSMISSIBILIDADE: pode durar 1 ano ou mais. Baixa contagiosidade DIAGNSTICO: Clnico, associado ao leucograma, que revela leucocitose com elevada linfocitose atpica. Para confirmao laboratorial, pode-se usar: testes rpidos para a deteco de anticorpos heterfilos e/ou de anticorpos especficos para o vrus Epstein-Barr. CARACTERSTICAS: TRADE (faringite exsudativa + adenomegalia + febre prolongada)e LINFOCITOSE ATPICA COMPLICAES: Anemia hemoltica, trombocitopenia, granulocitopenia,meningite, encefalite, sndrome de Guillain-Barr, rutura esplnica, infeco crnica pelo VEB, etc. TRATAMENTO: Sintomtico - O uso de corticoterapia pode ser til no caso de complicao com obstruo de vias areas por hipertrofia tonsilar, na trombocitopenia grave e na anemia hemoltica. PREVENO: No se faz necessrio o isolamento do paciente na fase aguda; vacinas ainda esto em desenvolvimento; evitar contato com saliva de pessoas portadoras do VEB, durante o perodo de transmissibilidade. PRECAUES PADRO em hospitalizados.

DOENA DE KAWASAKI
uma vasculite que pode provocar aneurismas, principalmente das artrias coronrias. uma enfermidade que envolve a boca, a pele e ndulos linfticos e afeta, tipicamente, crianas abaixo de 5 anos de idade. Sua causa ainda desconhecida, mas se seus sintomas forem reconhecidos logo, as crianas com esta doena podem se recuperar completamente em poucos dias. Se no tratada, pode levar a srias complicaes que podem envolver o corao. FAIXA ETRIA: 6 meses a 5 anos PRDROMOS: febre alta, prolongada; exantema; edema palmo-plantar; conjuntivite, linfadenopatia, artrite, alteraes cardiovasculares, trombocitose; VHS,MUCO E PROTENA C ELEVADOS EXANTEMA: Polimorfo generalizado morbiliforme, maculopapular ou escarlatiniforme. Irritaes na pele se situam-se principalmente o tronco, virilhas e ndegas PERODO DE CONTGIO: No uma doena contagiosa.

Greyce Mara R. de Medeiros CARACTERSTICAS: Diagnstico clnico (possvel comprometimento coronariano aneurismas); alteraes multissistmicas; Leucocitose com desvio a esquerda, eosinofilia e plaquetose. TRATAMENTO: Durante quase 5 dias os mdicos administram altas doses de imunoglobulina via endovenosa e aspirina pela via oral. Cessando a febre, so prescritas doses baixas de aspirina, durante vrios meses para evitar aparecimento de cogulos e proteger contra risco de leso coronariana. Os aneurismas do corao so tratados com anticoagulantes e aspirina. J aneurismas de menor monta, utiliza-se somente aspirina. Para evitar a sndrome de Reye, em casos de gripe e varicela, podem ser usados, no lugar da aspirina dipiridamol.

You might also like