You are on page 1of 15

Universidade Federal de Roraima Pr-Reitoria de Graduao Comisso Permanente de Vestibular Vestibular 2005

INSTRUES GERAIS

INGLS

O candidato receber do fiscal: Um Caderno de Questes contendo 80 (oitenta) questes objetivas e 3 (trs) temas para a Prova de Redao; Uma Folha de Respostas personalizada para a Prova Objetiva; Um Caderno de Redao personalizado para a Prova de Redao, composto de uma Folha de Rascunho e uma Folha de Redao. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique, no Caderno de Questes, se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Voc dispe de 5 (cinco) horas para fazer a Prova Objetiva e a Prova de Redao. Neste tempo est includa a marcao da Folha de Respostas e a transcrio da Prova de Redao da Folha de Rascunho para a Folha de Redao. Faa-as com tranqilidade, mas controle o seu tempo. O candidato s poder sair com o Caderno de Questes aps decorridas 4 (quatro) horas do inicio da prova. Os dois ltimos candidatos de cada sala s podero ser liberados juntos. Aps o trmino da prova entregue ao fiscal a Folha de Respostas devidamente assinada, o Caderno de Redao e o Caderno de Questes. Somente ser permitido ausentar-se do recinto, aps decorridas 2 (duas) horas do incio da prova. Se voc precisar de algum esclarecimento solicite a presena do Chefe de Local.

INSTRUES - PROVA OBJETIVA Verifique se os seus dados esto corretos na Folha de Respostas. Qualquer erro solicite ao fiscal para efetuar as correes na Ata de Prova. Leia atentamente cada questo e assinale na Folha de Respostas a alternativa que mais adequadamente a responde. A forma correta de assinalar a alternativa desejada na Folha de Respostas cobrir, fortemente, com caneta esferogrfica de tinta indelvel preta ou azul, o espao a ela correspondente conforme o exemplo a seguir:

A Folha de Respostas no pode ser dobrada, amassada, rasurada, manchada ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas. Formas de marcao diferentes da que foi determinada, implicaro a rejeio da Folha de Respostas pela leitora tica.

INSTRUES - PROVA DE REDAO Escolha apenas um dos trs temas apresentados no Caderno de Questes para a Prova de Redao. O Caderno de Redao contm uma Folha de Redao e uma Folha de Rascunho. Para efeito de correo e avaliao ser considerado SOMENTE o contedo desenvolvido na Folha de Redao. NO ser considerado o contedo da Folha de Rascunho. A Prova de Redao dever ser desenvolvida caneta esferogrfica de tinta indelvel preta ou azul. As folhas do Caderno de Redao NO podem ser dobradas, amassadas, manchadas, rasgadas ou conter qualquer forma de identificao do candidato. As folhas do Caderno de Redao devem permanecer grampeadas. Caso desgrampeiem, alerte o fiscal.

BOA SORTE
ATIVIDADE Divulgao do gabarito oficial Interposio de recursos contra o gabarito oficial Divulgao do resultado dos recursos contra o gabarito oficial DATA / PERODO 24/01/2005 25 e 26/01/2005 03/02/2005 LOCAL CPV/UFRR CPV/UFRR CPV/UFRR

Apoio Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ncleo de Computao Eletrnica

UFRR VESTIBULAR 2005

PROVA OBJETIVA

LNGUA PORTUGUESA
TEXTO 1 Captulo 1 Iracema Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaba; Verdes mares, que brilhais como lquida esmeralda aos raios do Sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros; Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa, para que o barco aventureiro manso resvale flor das guas. Onde vai a afouta jangada, que deixa rpida a costa cearense, aberta ao fresco terral a grande vela? Onde vai como branca alcone buscando o rochedo ptrio nas solides do oceano? Trs entes respiram sobre o frgil lenho que vai singrando veloce, mar em fora. Um jovem guerreiro cuja tez branca no cora o sangue americano; uma criana e um rafeiro que viram a luz no bero das florestas, e brincam irmos, filhos ambos da mesma terra selvagem. A lufada intermitente traz da praia um eco vibrante, que ressoa entre o marulho das vagas: - Iracema! TEXTO 2 Captulo 33 Iracema O cajueiro floresceu quatro vezes depois que Martim partiu das praias do Cear, levando no frgil barco o filho e o co fiel. A jandaia no quis deixar a terra onde repousava sua amiga e senhora. O primeiro cearense, ainda no bero, emigrava da terra da ptria. Havia ali a predestinao de uma raa? Poti levantava a taba de seus guerreiros na margem do rio e esperava o irmo que lhe prometera voltar. Todas as manhs subia ao morro das areias e volvia os olhos ao mar, para ver se branqueava ao longe a vela amiga. Afinal volta Martim de novo s terras, que foram de sua felicidade, e so agora de amarga saudade. Quando seu p sentiu o calor das brancas areias, em seu corao derramou-se um fogo, que o requeimou: era o fogo das recordaes que ardiam como a centelha sob as cinzas. S aplacou essa chama quando ele tocou a terra onde dormia sua esposa; porque nesse instante seu corao transudou, como o tronco do jata nos ardentes calores, e orvalhou sua tristeza de lgrimas abundantes.

1 - Os textos 1 e 2 correspondem ao primeiro e ao ltimo captulo do romance Iracema; a respeito desses dois textos pode-se dizer que: A) o texto 2 cronologicamente anterior ao primeiro; B) o texto 2 esclarece o motivo da partida referida no texto 1; C) o texto 1 identifica os personagens presentes no texto 2; D) o texto 1 antecipa dados de uma histria por ocorrer; E) os dois textos so posteriores aos fatos essenciais do enredo. 2 - O romance Iracema classificado como indianista; essa classificao se prende aos personagens indgenas, mas tambm envolve um meio natural que serve de habitat a esses personagens. O item do qual a aluso a esse cenrio est ausente : A) Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaba; B) Verdes mares, que brilhais como lquida esmeralda aos raios do Sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros; C) Onde vai como branca alcone buscando o rochedo ptrio nas solides do oceano?; D) Um jovem guerreiro cuja tez branca no cora o sangue americano; uma criana e um rafeiro que viram a luz no bero das florestas, e brincam irmos, filhos ambos da mesma terra selvagem; E) ...porque nesse instante seu corao transudou, como o tronco do jata nos ardentes calores, e orvalhou sua tristeza de lgrimas abundantes. 3 - Observando-se os trs primeiros pargrafos do texto 1, verifica-se a presena de um trao estilstico marcante do Romantismo, que o(a): A) grande nmero de adjetivos de carter subjetivo; B) preocupao com o emprego de palavras populares; C) destaque dado a construes sintticas brasileiras; D) presena de pontuao agramatical; E) nfase dada a reflexes do narrador. 4 - Nos trechos abaixo encontram-se exemplos de linguagem figurada; o item cuja identificao do exemplo desse tipo de linguagem est correto : A) ...que brilhais como lquida esmeralda aos raios do Sol nascente,... metfora; B) buscando o rochedo ptrio nas solides do oceano? hiprbole; C) e brincam irmos, filhos ambos da mesma terra selvagem. personificao; D) A jandaia no quis deixar a terra onde repousava sua amiga e senhora eufemismo; E) ...para ver se branqueava ao longe a vela amiga pleonasmo.

UFRR VESTIBULAR 2005

PROVA OBJETIVA

5 - Em todos os itens abaixo, exceto em um, ocorre o caso do sujeito posposto em relao forma verbal em maisculas; assinale a EXCEO: A) ...onde CANTA a jandaia nas frondes da carnaba; B) SERENAI, verdes mares,...; C) Onde VAI a afouta jangada...; D) Um jovem guerreiro cuja tez branca no CORA o sangue americano; E) A jandaia no quis deixar a terra onde REPOUSAVA sua amiga e senhora.

7 - Nos vrios trechos descritivos desse segmento do texto, aquele que se destaca por basear-se em sentido DISTINTO dos demais : A) De muitas outras saam cantos ou sons de instrumentos...; B) ...os casaquinhos brancos avultavam por cima das saias de chita de cor; C) ...e as brasileiras haviam penteado o cabelo e pregado nos cachos negros um ramalhete de dois vintns; D) Viam-se homens de corpo nu...; E) ...aquelas tranavam no ombro xales de l vermelha, e estas de croch, de um amarelo desbotado. 8 - ; agora as portuguesas tinham na cabea um leno novo de ramagens vistosas e as brasileiras haviam penteado o cabelo e pregado nos cachos negros um ramalhete de dois vintns; aquelas tranavam no ombro xales de l vermelha, e estas de croch, de um amarelo desbotado; o mesmo valor dos demonstrativos aquelas e estas nesse segmento do texto reaparece em: A) Esta semana e aquela semana das frias ficaro para sempre na minha memria; B) Aquela blusa e esta bolsa custaram caro; C) Maria e Joana viajaram; esta, de nibus, aquela, de avio; D) Naquelas terras distantes e nestas nossas aldeias as coisas acontecem do mesmo modo; E) As roupas, estas ou aquelas, custam muito caro. 9 - Desprezaram-se os grandes chapus de palha...; o comentrio correto sobre a estruturao e composio desse segmento do texto : A) o sujeito indeterminado, com verbo na 3.p. do plural; B) a voz reflexiva, com o pronome se; C) o adjetivo grandes exerce a funo de predicativo; D) a frase est na voz passiva com verbo auxiliar; E) o verbo concorda com o sujeito posposto. 10 - O texto 3 , predominantemente, do modo descritivo de organizao discursiva, que s NO caracterizado por: A) emprego do pretrito imperfeito do indicativo; B) registro de fatos num mesmo momento; C) destaque de seres e suas caractersticas; D) apreenso de aes em evoluo cronolgica; E) predominncia de substantivos e adjetivos.

TEXTO 3 Captulo VI O Cortio Amanhecera um domingo alegre no cortio, um bom dia de abril. Muita luz e pouco calor. As tinas estavam abandonadas; os coradouros despidos. Tabuleiros e tabuleiros de roupa engomada saam das casinhas, carregados na maior parte pelos filhos das prprias lavadeiras que se mostravam agora quase todas de fato limpo; os casaquinhos brancos avultavam por cima das saias de chita de cor. Desprezaram-se os grandes chapus de palha e os aventais de aniagem; agora as portuguesas tinham na cabea um leno novo de ramagens vistosas e as brasileiras haviam penteado o cabelo e pregado nos cachos negros um ramalhete de dois vintns; aquelas tranavam no ombro xales de l vermelha, e estas de croch, de um amarelo desbotado. Viam-se homens de corpo nu, jogando a placa, com grande algazarra. Um grupo de italianos, assentados debaixo de uma rvore, conversava ruidosamente, fumando cachimbo. Mulheres ensaboavam os filhos pequenos debaixo da bica, muito zangadas, a darem-lhes murros, a praguejar, e as crianas berravam, de olhos fechados, esperneando. A casa da Machona estava num rebulio, porque a famlia ia sair a passeio; a velha gritava, gritava Nenm, gritava o Agostinho. De muitas outras saam cantos ou sons de instrumentos; ouviam-se harmnicas e ouviam-se guitarras, cuja discreta melodia era de vez em quando interrompida por um ronco forte de trombone. 6 - O Cortio um romance naturalista; a caracterstica naturalista abaixo que melhor se adapta ao fragmento do romance acima selecionado : A) a viso biolgica do ser humano; B) o determinismo do meio sobre o indivduo; C) a anlise de coletividades e no de indivduos; D) a negao de valores espirituais; E) a crtica da sociedade brasileira e de suas instituies.

UFRR VESTIBULAR 2005

PROVA OBJETIVA

REDAO
Voc deve selecionar UM dos temas abaixo e redigir um texto dissertativo, na folha de redao, com aproximadamente vinte linhas, em linguagem adequada, clara e correta. Por tratar-se de um texto argumentativo, lembre-se de selecionar argumentos de valor e apresent-los de forma convincente.

INGLS
LEIA O TEXTO I E RESPONDA S QUESTES 11 A 15: TEXTO I

TEMA 1 Nas recentes eleies para a presidncia dos Estados Unidos, um dos temas que mais discusses provocou foi o que abordava a possibilidade de se criarem leis que autorizassem o casamento de homossexuais, ou seja, o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O mesmo assunto j provocou discusses acaloradas entre ns, brasileiros, e alguns direitos j foram reconhecidos nesse campo. E voc, o que acha, deve-se ou no permitir esse tipo de casamento? Quais as razes para sua autorizao ou proibio?

Vegetables offer oil alternative LONDON, England (CNN) As crude oil prices rise, the cost of driving a vehicle becomes an obvious worry and the search for alternative fuels becomes a more pressing matter. While the wait for hydrogen cells to develop and other technology to flourish continues, the humble vegetable is being used throughout the world as an environmentally friendly way to run cars. Brazil has experimented with vegetable-based fuels for cars since the previous oil-price peak in the 1970s, when the country switched its fuel supply to a cheaper homegrown product: Sugar cane ethanol. The renewable fuel boom lasted well into the 1980s at one point it accounted for 91 percent of cars produced in Brazil. Vegetable oil may not have cutting-edge savvy and technological glitz, but Nasamax, a top-level English racing team, says it is determined to show what highperformance credentials vegetable oil has.
(http://cnn.technology.printthis.clickability.com... em 29/10/2004) 15 5

TEMA 2 A Polcia Federal no pra de fazer operaes, com os mais diversos nomes, com o objetivo de prender pessoas, dos mais variados nveis sociais, em todos os estados do pas, envolvidas em casos de corrupo. A quantidade dessas operaes e das pessoas presas to alarmantemente grande que podemos passar a perguntarnos se a corrupo resultante da impunidade, da situao profissional, social ou poltica em que se encontra o corrupto, de uma deformidade de carter ou mesmo se ela faz parte da natureza humana. E voc, o que acha: por que uma pessoa se corrompe? possvel fazer algo para a reduo desse problema?

10

TEMA 3 11 - O Brasil aparece neste artigo como um pas que: Noticiou-se nos jornais que muitos dos candidatos eleitos para cargos pblicos no so alfabetizados ou se enquadram na categoria de analfabetos funcionais; outros candidatos eleitos esto envolvidos em processos de vrios tipos, muitos deles criminais; poderamos ento perguntar se nossa legislao eleitoral correta ou no ao permitir a candidatura, a possvel eleio e a posse dessas pessoas. E voc, o que acha? Deveria haver algum tipo de restrio imposta aos candidatos a cargos pblicos? Quais seriam elas, suas vantagens e desvantagens? A) acolhe bem turistas; B) toma iniciativas originais; C) no busca novidades; D) pouco desenvolvido; E) tem locais exticos. 12 - Um aspecto negativo apresentado em relao ao uso do etanol o fato de: A) depender de industrializao complexa; B) encarecer a manuteno do motor; C) agredir a natureza e ameaar a floresta; D) forar a subida de preos no mercado; E) parecer tecnologicamente pouco atraente.

UFRR VESTIBULAR 2005

PROVA OBJETIVA

13 - As em As crude oil prices rise (l. 1) tem o mesmo significado da palavra sublinhada em: A) She jots down ideas as they come along; B) She writes novels as well as he does; C) She organizes her day as she wants to; D) She cried as when she was a little child; E) She replied as if she knew the answer. 14 - A palavra pressing em becomes a more pressing matter (l. 4) tem um significado semelhante a: A) doubtful; B) obvious; C) controversial; D) urgent; E) sustainable. 15 - continues em While the wait... continues (ll. 5-6) pode ser substitudo por: A) goes out; B) goes on; C) goes along; D) goes into; E) goes for.

16 - O autor da carta: A) soluciona um mistrio; B) sugere uma pesquisa; C) apresenta uma crtica; D) atende a solicitaes; E) parabeniza os jornalistas.

17 - Quando o autor afirma I was heartened (l. 4), ele quer dizer que ficou: A) perplexo; B) desencorajado; C) apaixonado; D) irritado; E) animado.

18 - Em financial support (l. 10), a palavra sublinhada pode ser substituda por: A) misgivings; B) research; C) strategies; D) outcome; E) backing. 19 - A expresso sublinhada em People on the job dodge rebels bullets each day (l. 15) se refere a: A) angry parents; B) office workers; C) field conservationists; D) vindictive mobs; E) dangerous rebels. 20 - Ultimately em Ultimately, the dedication of fieldbased conservators makes the difference (II. 13-14) pode ser traduzido por: A) a princpio; B) ultimamente; C) em casos eventuais; D) em ltima instncia; E) a propsito.

LEIA O TEXTO II E RESPONDA S QUESTES 16 A 20: TEXTO II

Protecting the Big Cats


The effort to save the worlds big cats, such as lions, tigers, leopards and jaguars, is carried out in places other than offices in Washington and New York City [Aug. 23]. Although I was heartened to hear of the range of different strategies being pursued to protect these animals, I was also dismayed not to hear from field conservationists, those on the front lines of the battle. The contribution of U.S.-based conservationists in preserving biodiversity through their research, studies and financial support is well recognized. But conventions, policies, scientific papers and money alone do not constitute protection. Ultimately, the dedication of field-based conservators makes the difference between success and failure. People on the job dodge rebels bullets each day, or face the wrath of a mob led by angry parents who have just lost a son or a daughter to a big cat. The voices of those in the field should have been in your story. They are the true heroes.
DEVENDRA S. RANA Kathmandu, Nepal (Time, em 27/9/2004, p. 12)

10

15

UFRR VESTIBULAR 2005

PROVA OBJETIVA

MATEMTICA
21 - O gerente de uma loja resolveu dividir a quantia de R$ 1 200,00 entre trs funcionrios, proporcionalmente quantidade de peas vendidas naquele ms. Se Clara vendeu 25 peas, Paulo vendeu 39 e Joana vendeu 36 peas, a maior gratificao ser de: A) R$ 300,00 B) R$ 360,00 C) R$ 384,00 D) R$ 420,00 E) R$ 468,00 22 - Sabendo que 20 uma das solues da equao

25 - Os ndios da aldeia Raposa Serra do Sol fizeram colares de contas coloridas para vender. Num perodo de 8 dias, fizeram 192 colares, sendo que em cada dia fizeram 4 colares a mais que no dia anterior. O nmero de colares fabricados no ltimo dia foi: A) 24 B) 30 C) 36 D) 38 E) 46 26 - Em um supermercado o preo de um quilo de feijo e mais um quilo de arroz R$ 3,40. Joaquim comprou 10 quilos de feijo e 20 quilos de arroz e pagou R$ 48,00. O valor do quilo do feijo nesse supermercado : A) R$ 1,40 B) R$ 1,46 C) R$ 1,70 D) R$ 2,00 E) R$ 2,40 27 - Cada um dos municpios de Alto Alegre, Bonfim, Cant, Iracema, Rorainpolis e Uiramut vai enviar um representante para participar de uma reunio em Braslia. Devero ficar hospedados em um hotel em quartos de duas pessoas. O nmero de maneiras possvel de organizar as duplas : A) 3 B) 12 C) 15 D) 30 E) 36 28 - Uma barraca de acampamento tem a forma de uma pirmide com 1 m de altura, cuja base um quadrado com 2 m de lado. A quantidade de lona usada nas faces laterais da barraca , em metros quadrados: A) 8 B) 12 C) 2 D) 4 2 E) 4 + 4 29 - O tabuleiro do jogo Quem anda mais tem o formato de um plano cartesiano. A pea de Joo estava no ponto A(2,2) e foi para o ponto B (4,3). A pea de Maria estava no ponto C(-1,4) e foi para o ponto D (0, 7). As distncias percorridas pelas peas de Joo e Maria foram, respectivamente: A) 3 e 10 B) 3 e 10 C) 5 e 8 D) E) 5e 8 5 e 10

x 2 + bx + 380 = 0 , o valor de b :
A) -39 B) -19 C) 19 D) 39 E) 40 23 - Considere duas funes reais f (x) e g (x) tais que
f ( x) = 2 x 1 e ( f o g ) ( x) = 2 x + 1 . Ento:

A) g ( x) = x + 1 B) g ( x) = x 1 C) g ( x) = 2 x D) g ( x) = 4 x + 1 E) g ( x) = 4 x 2 1 24 - Os grficos das funes f (x) = cos x e g(x) = sen x se interceptam em dois pontos, para x no intervalo [0, 2] . As abscissas desses pontos so: A)

3 4

3 B) e 2 2

C)

5 4

7 e 4 4 E) e 2

D)

UFRR VESTIBULAR 2005

PROVA OBJETIVA

30 - Abaixo est um esboo do grfico da funo

p( x) = x 4 + x 3 5 x 2 + x 6 .

32 - Um msculo estriado esqueltico, mantido em cultura com todas as condies adequadas, foi submetido a diversas sries de exerccios, durante vrios dias consecutivos; em seguida, foi mantido em repouso por mais alguns dias. Durante esses perodos, foram quantificadas as mitocndrias das clulas formadoras desse msculo. Os resultados obtidos esto representados no grfico abaixo:

O nmero de razes reais de p (x) : A) 1 B) 2 C) 3 D) 4 E) impossvel de ser determinado.

A partir da observao do grfico, pode-se afirmar que: A) o nmero de mitocndrias por clula aumenta durante o exerccio porque elas produzem glicose que gera energia para as contraes; B) quando o msculo est em repouso, perde todas as mitocndrias, uma vez que elas no tm mais utilidade; C) se fosse sempre mantida a mesma carga de exerccios, o nmero de mitocndrias por clula aumentaria indefinidamente; D) o nmero de mitocndrias aumenta nas clulas porque elas so fagocitadas do meio de cultura; E) se fosse tambm medido o consumo de oxignio dessas clulas, o grfico seria semelhante ao obtido para o nmero de mitocndrias.

BIOLOGIA
31 - Um pesquisador colocou clulas de raiz de cebola, hemcias humanas e alguns paramcios, separadamente, em trs tubos de ensaio numerados e contendo gua destilada. Tubo I - clulas de raiz de cebola. Tubo II - hemcias humanas. Tubo III paramcios (protozorios de gua doce). Algum tempo depois, o volume dos trs tipos de clulas foi observado ao microscpio. Em relao aos fenmenos osmticos, pode-se afirmar que ocorreu: Tubo I plasmlise turgncia nada aconteceu plasmoptise turgncia Tubo II hemlise hemlise turgncia plasmlise plasmlise Tubo III turgncia nada aconteceu plasmlise turgncia nada aconteceu

33 - O esquema a seguir representa a propagao unidirecional do impulso nervoso que ocorre entre dois neurnios.

A) B) C) D) E)

Durante esse processo, correto afirmar que na sinapse acontece: A) o fenmeno da bomba de sdio e potssio entre as clulas; B) o contato direto do axnio de uma clula com os dendritos de outra clula; C) a liberao de mediadores qumicos ou de neurormnios; D) a troca de cargas eltricas ao nvel das sinapses; E) o envolvimento da bainha de mielina, que atua como um isolante eltrico.

UFRR VESTIBULAR 2005

PROVA OBJETIVA

34 - As aranhas so insetos tipicamente terrestres, com o corpo dividido em cefalotrax e abdome e apresentam quatro pares de patas. Os sexos geralmente so separados e a fecundao interna. Muitas so carnvoras e predadoras, que colaboram com o ser humano ao ingerirem vrios insetos que constituem praga na alimentao. Esse texto sobre as aranhas apresenta ERRO ao: A) descrever seu hbito alimentar; B) referir-se ao tipo de fecundao; C) referir-se sua classe taxonmica. D) descrever a diviso do seu corpo; E) referir-se ao nmero de patas. 35 - A respeito dos vegetais A, B, C, e D mostrados nas figuras a seguir, assinale a alternativa correta:

C) o uso exagerado de herbicidas por parte dos agricultores em plantas modificadas para aumentar a tolerncia a esses produtos; D) o combate a deficincias nutricionais por meio de plantas mais ricas em protenas e vitaminas; E) a produo de alimentos ficaria sob controle de multinacionais do setor agrcola, atravs do fornecimento de sementes geneticamente modificadas. 38 - A hemofilia uma caracterstica gentica condicionada por um gene recessivo localizado no cromossomo X. A anlise do heredograma abaixo mostra que a probabilidade de o homem no 3 e de a mulher no 4 serem portadores do gene para a hemofilia , respectivamente, de:

A) todas as ilustraes mostram a fase gametoftica dessas plantas; B) somente C e D produzem frutos; C) somente B, C e D produzem sementes; D) em D no h formao de frutos; E) B, C e D apresentam vasos condutores de seiva. 36 - O consumo de lcool, um dos grandes problemas sociais, mata 25 vezes mais do que o de drogas ilegais e envolve consumidores cada vez mais jovens. A sede excessiva, caracterstica da ressaca ps-alcolica, ocorre porque a ingesto de lcool produz no organismo: A) estmulo da secreo de vasopressina, reduzindo a excreo de gua na urina; B) estmulo da secreo de ADH, reduzindo a reabsoro de gua; C) inibio da secreo de vasopressina, aumentando a reabsoro de gua; D) inibio da secreo de ADH, aumentando a quantidade de gua na urina; E) inibio da secreo de aldosterona, aumentando a reabsoro de sais minerais. 37- O cultivo de plantas transgnicas vem provocando um acirrado debate entre os defensores e os crticos dessa nova biotecnologia. Entre os argumentos citados a seguir, o nico que pode ser apresentado como defesa desse cultivo : A) a uniformidade gentica causada pelo cultivo de apenas um tipo de planta, por exemplo, a soja transgnica; B) o surgimento de bactrias resistentes a antibiticos, j que, em alguns casos, inserido no DNA da planta um gene de resistncia a antibiticos usado como marcador;

A) 0 e 50%; B) 25% e 75%; C) 50% e 50%; D) 75% e 25%; E) 75% e 0. 39 - Mundo perde a cada 13 minutos uma espcie Estudo do Fundo Mundial para a Natureza diz que populao mundial gasta mais recursos do que o planeta oferece.
(jornal O GLOBO, 22/10/2004)

As espcies mais vulnerveis ao processo de extino causado por atividades humanas so aquelas que: A) apresentam apenas reproduo sexuada; B) so predadas por outras espcies; C) apresentam nichos variados; D) apresentam uma alta especificidade alimentar; E) so capazes de se dispersar com facilidade. 40 - O primeiro antibitico conhecido - a penicilina - foi descoberto em 1928. Desde ento inmeros outros antibiticos foram isolados de seres vivos ou sintetizados em laboratrio e so produzidos em larga escala para o combate s infeces bacterianas. Cada um destes interfere em uma via do metabolismo das bactrias. Os antibiticos, porm, so inteis no combate s infeces virais. O fato de os antibiticos no terem efeito contra os vrus pode ser explicado porque: A) a cpsula viral protica impermevel aos antibiticos; B) os vrus no apresentam vias metablicas prprias; C) o material gentico dos vrus destri os antibiticos; D) os vrus formam esporos resistentes aos antibiticos; E) as mitocndrias virais so insensveis aos antibiticos.

UFRR VESTIBULAR 2005

PROVA OBJETIVA

GEOGRAFIA
41 - Em alguns pases desenvolvidos, como o Reino Unido, a urbanizao j cessou, passando a haver apenas um crescimento urbano limitado. Isso se deve, principalmente: A) ao xodo rural; B) aos ndices de mortalidade; C) ao crescimento natural da populao; D) aos baixos ndices de fertilidade; E) excessiva emigrao. 42 - Procurando acompanhar a tendncia mundial dos anos 1990 de criar mercados supranacionais em que so reduzidas ou eliminadas as taxas alfandegrias, foi criado, em 1991, o Mercosul. Alm do Brasil, os outros trs pases membros, criadores do Mercado Comum do Sul, so: A) Venezuela, Chile e Bolvia; B) Paraguai, Colmbia e Peru; C) Argentina, Equador e Panam; D) Uruguai, Venezuela e Chile; E) Paraguai, Argentina e Uruguai. 43 - A economia do estado de Roraima se baseia na agricultura, na pecuria e no extrativismo. Entre os produtos resultantes do extrativismo, destacam-se: A) castanha e bauxita; B) peixe e ferro; C) carvo e cobre; D) madeira e cassiterita; E) prata e calcrio. 44 - As fontes de energia que originam a eletricidade e movimentam mquinas, eletrodomsticos, etc so fundamentais para o desenvolvimento de um pas. No Brasil as principais fontes de energia so: A) elica e carvo; B) hidrulica e petrleo; C) lcool e lenha; D) atmica e gs natural; E) bagao de cana e marinha. 45 - A economia da Amaznia ainda hoje em dia est muito baseada nas atividades primrias. O extrativismo vegetal, ou coleta florestal, teve um papel importante na economia dessa regio. Entre os anos de 1870 e 1910, um produto foi responsvel pela fase urea de prosperidade da Amaznia. Trata-se de: A) borracha; B) castanha; C) madeira; D) aa; E) buriti.

46 - Roraima apresenta um relevo diversificado. No entanto, a maior parte do seu territrio compe-se de: A) terrenos cristalinos pertencentes ao Escudo das Guianas; B) rochas sedimentares da Formao Barreiras; C) rochas pr-cambrianas do Escudo Brasileiro; D) terrenos metamrficos da Plancie Amaznica; E) superfcies erodidas do Planalto Central. 47 - O Pantanal Matogrossense apresenta uma elevada biodiversidade, que vem sendo comprometida em razo do uso da terra no Cerrado, que no leva em conta os limites e riscos ambientais. Devido ao manejo agrcola inadequado das lavouras, tem ocorrido um intenso processo de degradao dos rios do Pantanal. Esse processo denomina-se: A) tectonismo; B) intemperismo; C) assoreamento; D) eroso; E) lixiviao. 48 - No Brasil, um elemento essencial na forma de desenvolvimento capitalista o volume excessivamente grande do exrcito de reserva de mo-de-obra, que resulta em: A) altos ndices de analfabetismo; B) baixos salrios; C) baixos ndices de escolaridade; D) baixas taxas de mortalidade; E) altos ndices de natalidade. 49 - A agricultura amaznica possui na juta, na pimentado-reino e na malva trs importantes produtos comerciais. A juta e a malva so produtos utilizados na indstria: A) alimentar; B) farmacutica; C) de bebidas; D) de cigarros; E) txtil. 50 - O transporte brasileiro baseado fundamentalmente nas rodovias. Isso acarreta um gasto excessivo de energia, especialmente de: A) lcool; B) biodiesel; C) carvo; D) petrleo; E) gs.

UFRR VESTIBULAR 2005

PROVA OBJETIVA

HISTRIA
51 - O sistema feudal formou-se de maneira lenta. Suas origens estruturais encontram-se nas sociedades romana e germnica, cuja fuso e transformao se processaram ao longo da Alta Idade Mdia. Foi ento que se deu a passagem do escravismo ao feudalismo, entre os sculos IV e X.
(Aquino, Rubim Santos de et alli. Histria das sociedades: das comunidades primitivas s sociedades medievais. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1980)

53 - Ns, habitantes da parquia de Longey-en-Dunois abaixo-assinados, tendo-nos reunido em virtude das ordens do Rei, na sexta-feira, dia 6 do presente ms de maio de 1789, resolvemos o que se segue: Pedimos que todos os privilgios sejam abolidos. Declaramos que se algum merece ter privilgios e gozar de isenes, so estes, sem contradio, os habitantes do campo, pois so os mais teis ao Estado, porque o seu trabalho o fazem viver... Desejamos que os que forem deputados aos Estados Gerais sejam recrutados na classe do Terceiro Estado, e no nas classes do Clero e da Nobreza....
(Mattoso, Ktia de Queirs. Textos e documentos para o estudo da histria contempornea 1789-1963. So Paulo: Edusp/Hucitec, 1977)

Assinale a nica alternativa que caracteriza corretamente o sistema feudal: A) Regime marcado pela concentrao de amplos poderes nas mos de um monarca, cuja autoridade se sustentava na pluralidade religiosa; B) Sociedade escravista, composta de duas classes essenciais: de um lado, os grandes proprietrios de terras e de escravos; de outro os escravos; C) Produo econmica destinada subsistncia, procurando-se a auto-suficincia, ou seja, adaptandose a produo ao consumo (ou inversamente); D) Utilizao constante de mquinas e maior diviso tcnica do trabalho com o conseqente aumento da produo e da produtividade; E) As massas trabalhadoras controlam os meios de produo e o poder poltico e econmico com a imposio da ditadura do proletariado.

O texto acima reflete a insatisfao de setores da sociedade francesa com: A) o voto censitrio que exclua politicamente as camadas populares; B) a concentrao do poder poltico nas mos da burguesia; C) os privilgios da aristocracia; D) o Terror jacobino; E) as medidas napolenicas que prejudicavam os camponeses.

52 - A Reforma religiosa (...) propagou-se rapidamente por toda a Europa e mobilizou toda a sociedade, provocando desde rebelies camponesas at guerras prolongadas entre Estados, passando por massacres e perseguies.
(Koshiba, Luiz. Histria: origens, estruturas e processos. So Paulo: Atual, 2000)

54 - Assinale a alternativa que melhor caracteriza a regio que hoje corresponde ao estado de Roraima na poca colonial: A) comeou a ser intensamente ocupada ainda no sculo XVI em virtude da descoberta de metais preciosos; B) as disputas entre os Macuxis e os Yanomami, pelo controle da navegao no Rio Branco, provocaram a dizimao do primeiro grupo; C) a extrao de borracha atraiu um grande contingente de trabalhadores, sobretudo japoneses, procura do Sonho do Eldorado verde; D) portugueses e holandeses organizaram as primeiras fazendas de cultivo de cacau e milho no vale do Rio Branco ainda no sculo XVI; E) no sculo XVIII, a presena portuguesa se fez sentir, de forma efetiva, pela criao das fazendas reais para criao de gado atravs da proliferao de aldeamentos missionrios.

A Reforma deu origem a vrias correntes religiosas no sculo XVI, tais como o: A) anglicanismo, que marcou a mudana teolgica mais radical do protestantismo em relao ao catolicismo; B) calvinismo que, com sua tica do trabalho e da legitimao do lucro, atendeu aos anseios da classe burguesa; C) anabatismo, seguido majoritariamente pela nobreza, interessada em defender o monoplio da propriedade territorial; D) pentecostalismo, sustentculo dos monarcas absolutistas na luta para se livrar da influncia exercida pelo papa; E) luteranismo, apoiado numa estrutura hierrquica religiosa que proibia a livre interpretao da Bblia pelos fiis.

10

UFRR VESTIBULAR 2005

PROVA OBJETIVA

55 -

C) o Estado Novo promoveu a interiorizao da economia, ocupando o cerrado central, em oposio poltica essencialmente litornea da Repblica Velha; D) durante o Estado Novo constatou-se uma forte interveno do Estado na economia, contrapondo-se ao modelo liberal, em que predominavam os interesses dos cafeicultores da Repblica Velha; E) grandes contingentes de mo-de-obra foram deslocados pelo Estado, nos dois perodos, para atender demanda de mo-de-obra nas reas de fronteira, no norte e no sul, onde crescia o extrativismo vegetal.
(Faria, O Mequetrefe, 1978)

57 Da associao entre unidade de poder e unidade de Nao, assim como da associao entre o poder forte e a centralizao, os Saquarema fazem derivar a concluso sobre a inaplicabilidade, no Brasil, da frmula O rei reina mas no governa.
(Mattos, Ilmar R. O Tempo Saquarema. So Paulo: Hucitec, 1990)

A famlia Saquarema exerceu importante papel na vida poltica do Segundo Reinado (1840/1889). Sobre as caractersticas desse perodo, correto afirmar que: A) o modelo parlamentarista brasileiro foi implantado nos mesmos moldes do parlamentarismo ingls para atender aos interesses da burguesia mercantil; B) a liberalizao partidria contribuiu para o fortalecimento do Legislativo, onde dominavam os interesses dos fazendeiros do Oeste paulistano; C) o crescimento da burguesia industrial no cenrio econmico nacional aumentou sua ingerncia na Corte e provocou o fim do bipartidarismo; D) a reforma eleitoral gerou a consolidao dos partidos polticos, que passaram a disputar ideologicamente, e no mais por vs promessas, os seus eleitores; E) a fragilidade dos partidos polticos, dominados pelos proprietrios rurais e sem grandes diferenas nas respectivas plataformas, possibilitou a manipulao dos mesmos pelo imperador.

(Charge da revista russa Krokodil, de 1952, satirizando o declnio do poder e prestgio britnicos no mundo. Reproduzida em Histria do Sculo XX, volume 5)

A charge acima caracteriza o esgotamento da Inglaterra aps a Segunda Guerra Mundial. Esse enfraquecimento contribuiu para: A) o rompimento da aliana com os EUA; B) o avano do processo de descolonizao na sia e na frica; C) a substituio da Inglaterra pela Alemanha como potncia hegemnica na Europa; D) o surgimento de um nacionalismo de extrema-direita a favor da aliana com o bloco socialista; E) a sada da Inglaterra do Conselho de Segurana da ONU.

56 - Ao compararmos a poltica econmica do Estado Novo (1937/45) com a poltica dominante na Repblica Velha (1889/1930), observamos que: A) os dois perodos apresentaram grande expanso da agro-manufatura aucareira e da lavoura cafeeira, com o objetivo de atender ao crescente mercado asitico; B) na Repblica Velha verificou-se, apesar da crise dos anos 20, o grande desenvolvimento da indstria de base, enquanto o Estado Novo priorizou a lavoura, em detrimento do investimento industrial;

11

UFRR VESTIBULAR 2005

PROVA OBJETIVA

58 - Ah, o comcio irritou muito (...) se Goulart tivesse tido um pouco mais de juzo, teria terminado o mandato.
(Gal. Adyr Fiza)

60 - A eleio de Fernando Collor de Mello, para presidente da repblica, em 1989, deu incio a um novo modelo que teve continuidade com Fernando Henrique Cardoso. Assinale a alternativa que melhor caracteriza esse perodo: A) Emergncia do populismo, que envolve dois segmentos: de um lado, os lderes populares que manipulam os trabalhadores e, de outro, a massa trabalhadora que se deixa levar passivamente por esses lderes. B) Caracterstico tambm o uso das Foras Armadas locais para auxlio aos governos ameaados. Sua ao faz-se paralela s foras oficiais Fora Pblica e Exrcito. C) O Estado passou a intervir maciamente na economia por meio de grandes investimentos pblicos construo de estradas, escolas e de hospitais - garantindo a absoro de muitos desempregados e uma melhor distribuio de renda gerando assim o aumento do mercado consumidor. D) O processo atual de globalizao a que assistimos desarticula a ao sincrnica dessas foras, que garantiram no passado o dinamismo dos sistemas econmicos nacionais. Quanto mais as empresas se globalizam, quanto mais escapam da ao reguladora do Estado. E) A restrio entrada de capitais estrangeiros consolidou a burguesia nacional, que passou a investir grande soma de capitais em indstrias de bens de capital, e que defendia a necessidade de um Estado forte para garantir uma poltica de subsdios e para conter a presso da classe trabalhadora.

Para mim o fato preponderante foi o fomento indisciplina nas Foras Armadas. Aquele discurso foi a gota dgua.
(Gal. Ivan de Souza Mendes)

Os depoimentos acima, publicados no jornal O Globo, em 27/03/2004, fazem referncia a fatores que contriburam para o Golpe Militar de 1964, isto : A) o anncio das reformas de base em 13/03/64 na Central e o apoio do Presidente da Repblica rebelio dos marinheiros no Rio de Janeiro; B) a alta do custo de vida aps a crise internacional do petrleo decorrente do conflito rabe israelense e a ecloso do movimento militar em Aragaras; C) o discurso do Ministro de Relaes Exteriores favorvel URSS na guerra da Coria e o conseqente atrito com a Escola Superior de Guerra, que havia se posicionado a favor dos EUA; D) a concesso do direito de voto aos analfabetos e a crtica ao Manifesto dos Coronis contra o envolvimento do Brasil na Questo dos Msseis; E) a implantao do Programa de Integrao Social (PIS) garantindo a participao dos trabalhadores nos lucros da empresa, e a anistia aos que tinham participado do levante tenentista no sul.

59 - O novo secretrio-geral do PC sovitico, Mikhail Gorbatchev, de 54 anos, assumiu o poder em meio a rumores de que est em marcha o mais profundo processo de reformas econmicas e polticas j ensaiado no pas desde o governo de Krushev.
(Brener, Jayme. Jornal do Sculo XX. So Paulo: Moderna, 1998)

Uma das mudanas propostas por Gorbatchev, a partir de 1985, ao assumir o poder na URSS, foi: A) o apoio guerrilha, que lutava contra a influncia chinesa no Afeganisto; B) o endurecimento na poltica externa sovitica em relao aos EUA; C) a Glasnost, que visava liberalizao na imprensa, na cultura e na poltica; D) a intensificao da corrida armamentista, com o objetivo de recuperar a hegemonia militar; E) a Perestroika, um conjunto de medidas para tornar os Planos Qinqenais mais eficientes.

12

UFRR VESTIBULAR 2005

PROVA OBJETIVA

QUMICA
Massa Molar H=1 Cl = 35,5 O = 16 Na = 23

65 - Uma amostra de 200 g de NaOH, com 80% de pureza, reage com excesso de HCl, de acordo com a equao:

NaOH + HCl NaCl + H2O


A massa de gua formada, em gramas, igual a: A) 20 B) 47 C) 58 D) 72 E) 90 66 - Admitindo-se que a densidade da gua igual a 1,0 g/mL, pode-se dizer que em 1 L de uma soluo 5 ppm de NaCl existem: A) 0,005 g de NaCl; B) 0,05 g de NaCl; C) 0,5 g de NaCl; D) 5,0 g de NaCl; E) 50,0 g de NaCl. 67 - A reao 2N2O5 4NO2 + O2 de primeira ordem. Se a concentrao de N2O5 for duplicada, ento: A) quadruplica a velocidade da reao; B) a velocidade da reao permanece constante; C) duplica a velocidade da reao; D) reduz a velocidade da reao metade; E) reduz a velocidade da reao de quatro vezes. 68 - Num laboratrio de qumica foram preparadas quatro solues aquosas de hidrxido de potssio. Todas com o volume de 100 mL e com concentraes diferentes conforme o esquema abaixo:

61 - Um nucldeo M de nmero atmico Z e nmero de massa A bombardeado por um feixe de partculas alfas produzindo um nucldeo Q e um prton p, de acordo com a reao nuclear:
ZM A

+ Q+p

O nucldeo Q radioativo e decai emitindo uma partcula beta e produzindo um novo nucldeo estvel R. O nmero de eltrons e o nmero de nutrons num tomo do on R-2 valem, respectivamente: A) (Z 2) e (A + Z); B) Z e (A Z + 3); C) (Z + 4) e (A Z + 1); D) (Z + 2) e (A Z 2); E) (Z + 1) e (A Z 4). 62 - As molculas a seguir:

HCl, CH2O, CH4, NH3


apresentam, respectivamente, as seguintes geometrias moleculares: A) linear, angular, tetradrica, piramidal; B) linear, trigonal plana, tetradrica, piramidal; C) linear, trigonal plana, tetradrica, angular; D) linear, trigonal plana, angular, piramidal; E) linear, piramidal, tetradrica, trigonal plana. 63 - Assinale a alternativa que mostra uma reao de xido-reduo: A) CaCO3 CaO + CO2 B) 2H2 + O2 2H2O C) SO2 + MgO MgSO3 D) CuCO3 CuO + CO2 E) 2AgNO3 + 2NaOH Ag2O + 2NaNO3 + H2O 64 - Um mol de um gs ideal sofre uma transformao isotrmica em que o volume duplica. A presso final alcanada pelo gs igual: A) metade da presso inicial; B) presso inicial; C) ao dobro da presso inicial; D) a um quarto da presso inicial; E) ao qudruplo da presso inicial.

KOH 1,0 M I

KOH 0,2 M II

KOH 0,5 M III

KOH 0,4 M IV

Foram adicionadas a cada soluo acima 40 mL de uma soluo aquosa de cido clordrico 1,0 M. Aps a adio do cido, o pH das solues resultantes foi medido. A ordem crescente dos valores do pH nas solues resultantes : A) I, II, III e IV; B) I, III, II e IV; C) II, IV, III e I; D) III, II, IV e I; E) IV, II, I e III.

13

UFRR VESTIBULAR 2005

PROVA OBJETIVA

69 - A estrutura da testosterona est representada abaixo:


CH3 CH3 OH

FSICA
71 - O ar oferece resistncia aos corpos que nele se deslocam. Verifica-se experimentalmente que a intensidade da fora de resistncia, R , oferecida pelo

O As funes orgnicas presentes nessa estrutura so:

ar a um corpo que se desloca com velocidade v, dada por:


R = KSv 2

A) lcool e aldedo; B) aldedo e cetona; C) aldedo e fenol; D) fenol e ter; E) lcool e cetona. 70 - A ozonlise de alcenos uma reao qumica em que o alceno oxidado pela ao do oznio (O3). Os nomes oficiais dos compostos formados pela ozonlise do alceno com a estrutura

onde K uma constante e S a rea aparente do corpo (projeo do corpo sobre um plano perpendicular direo do movimento). No Sistema Internacional de unidades, SI, a unidade da constante K : A) kg/m3 B) N.s C) kg.m/s D) N.m2/s E) m/kg.s

so: A) cido butanico e cido metanico; B) 2-butanol e etanol; C) butanona e metanol; D) butanona e metanal; E) 2-butanol e metanal. 72 - Analise as afirmativas a seguir, a respeito dos diversos tipos de movimento: I - No movimento acelerado, a acelerao e a velocidade tm o mesmo sinal. II - No movimento acelerado, a velocidade instantnea aumenta em valor absoluto no decorrer do tempo. III - No movimento retardado, a acelerao e a velocidade tm sinais contrrios. IV - No movimento retardado, a velocidade instantnea diminui em valor absoluto no decorrer do tempo. As afirmativas verdadeiras so somente: A) I e II; B) II e IV; C) I, III e IV; D) II, III e IV; E) I, II, III e IV. 73 - As rodas de um automvel, com 60 cm de dimetro, executam 2000/ rpm. A velocidade escalar desse automvel, em km/h, vale: A) 12 B) 24 C) 48 D) 72 E) 90

14

UFRR VESTIBULAR 2005

PROVA OBJETIVA

74 - Devido ao de uma fora horizontal de 10 N, um corpo de massa igual a 10 kg tem um movimento retilneo uniforme sobre um plano horizontal.O coeficiente de atrito dinmico entre o corpo e o plano vale: A) 0,1 B) 0,2 C) 0,3 D) 0,4 E) 0,5 75 - Um corpo atirado verticalmente para cima com uma velocidade de 10 m/s. Desprezando o atrito do ar e admitindo que g = 10 m/s2, pode-se dizer que a altura mxima atingida pelo corpo, em metros, vale: A) 2 B) 5 C) 7 D) 10 E) 12 76 - Numa coliso perfeitamente elstica entre dois corpos rgidos, pode-se afirmar que: A) os dois corpos ficam em repouso aps a coliso; B) a quantidade de movimento do sistema constitudo pelos dois corpos aumenta aps a coliso, pois calor absorvido pelo sistema; C) a quantidade de movimento do sistema constitudo pelos dois corpos a mesma antes e aps a coliso; D) a quantidade de movimento do sistema constitudo pelos dois corpos diminui aps a coliso, pois calor liberado pelo sistema; E) a velocidade relativa de aproximao antes da coliso maior que a velocidade relativa de afastamento aps a coliso. 77 - Trs tubos de ensaio contendo ar em diferentes presses so imersos num mesmo recipiente contendo gua, conforme a figura abaixo:

78 - A teoria ondulatria da luz surgiu quando houve a necessidade de explicar os fenmenos: A) reflexo e refrao; B) ngulo limite de refrao; C) reversibilidade dos raios luminosos; D) efeitos fotoeltrico e Compton; E) interferncia e difrao. 79 - Uma partcula de massa igual a 10 g com carga eltrica de 10 C se desloca numa regio de campo eltrico uniforme de 40 V/m, conforme a figura abaixo:

+ + + + + + + A 30 cm 10 cm B _ _ _ _ _ _- _ - - - - - O trabalho eltrico, em joule, para o deslocamento da partcula da posio A para a posio B, vale: A) 10 B) 20 C) 30 D) 40 E) 50 80 - Numa residncia so utilizados, eventualmente, diversos aparelhos eltricos cujas potncias esto indicadas no quadro abaixo: Dispositivo Bomba dgua Geladeira 20 lmpadas Televiso Chuveiro Ferro de passar Potncia (W) 950 350 60 (cada) 150 3000 1100

PA

PB

PC
A residncia alimentada com uma diferena de potencial de 220 V e est instalado um fusvel de 25 A. O fusvel se queimar se forem utilizados simultaneamente: A) bomba dgua, 20 lmpadas de 60 W, televiso e ferro de passar; B) bomba dgua, geladeira, chuveiro e ferro de passar; C) geladeira, 20 lmpadas de 60 W, televiso e chuveiro; D) bomba dgua, 20 lmpadas de 60 W, chuveiro e ferro de passar; E) 20 lmpadas de 60 W, televiso, chuveiro e ferro de passar.

A relao entre as presses do ar, PA, PB e PC, nos trs tubos : A) PA > PB > PC B) PC > PB > PA C) PA = PB = PC D) PA = PB > PC E) PA > PB = PC

15

You might also like