You are on page 1of 2

Teste de Literatura Portuguesa dezembro 2011 GRUPO I

Do alvoroo que foi na cidade cuidando que matavom o Mestre, e como al foi Alvoro Paez e muitas gentes com ele. O Page do Mestre que estava aa porta, como lhe disserom que fosse pela vila segundo j era percebido, comeou d'ir rijamente a galope em cima do cavalo em que estava, dizendo altas vozes, bradando pela rua: Matom o Mestre! matom o Mestre nos Paos da Rainha! Acorree ao Mestre que matam! E assi chegou a casa d lvaro Pais que era dali grande espao. As gentes que esto ouviam, saam aa rua veer que cousa era; e comeando de falar uns com os outros, alvoraavom-se nas vontades, e comeavom de tomar armas cada um como melhor e mais asinha podia. lvaro Pais que estava prestes e armado com ua coifa na cabea segundo usana daquel tempo, cavalgou logo a pressa em cima dum cavalo que anos havia que nom cavalgara; e todos seus aliados com ele, bradando a quaesquer que achava dizendo: Acorramos ao Mestre, amigos, acorramos ao Mestre, ca filho deI-Rei dom Pedro. E assi bradavom el e o Page indo pela rua. Soarom as vozes do arroido pela cidade ouvindo todos bradar que matavom o Mestre; e assi como viuva que rei nom tiinha, e como se lhe este ficara em logo de marido, se moverom todos com mo armada, correndo a pressa pera u deziam que se esto fazia, por lhe darem vida e escusar morte. lvaro Pais nom quedava d'ir pera al, bradando a todos: Acorramos ao Mestre, amigos, acorramos ao Mestre que matam sem por qu! A gente comeou de se juntar a ele, e era tanta que era estranha cousa de veer. Nom cabiam pelas ruas principaes, e atrevessavom logares escusos, desejando cada um de seer o primeiro; e preguntando uns aos outros quem matava o Mestre, nom minguava quem responder que o matava o Conde Joam Fernandez, per mandado da Rainha.
Crnica de D. Joo I de Ferno Lopes (ed. Teresa Amado), Lisboa, Comunicao, 1992 (Texto com algumas alteraes, feitas de acordo com a grafia actual.) Notas al : ento. alvoraavom-se nas vontades : excitavam-se os nimos. arroido: rudo. asinha: depressa. coifa : parte da armadura que cobria a cabea. com mo armada: com armas na mo. em logo de: em lugar de. era dali grande espao : era longe dali.

escusar : evitar. escusos : escondidos ou pouco frequentados. minguava : faltava. nom quedava d'ir pera al : no parava de ir para l; continuava a dirigir-se para l. percebido : combinado. prestes : pronto; preparado. rijamente : energicamente; depressa.

1. As aces do Pajem e de lvaro Pais obedecem a um plano previamente traado. Justifique esta afirmao, com base na informao contida no texto. 2. Descreva trs das reaces das gentes aos apelos lanados pelo Pajem e por lvaro Pais. 3. Explique a relao de sentido que se estabelece entre o texto e a frase que lhe serve de ttulo. 4. Refira uma caracterstica da escrita de Ferno Lopes patente no texto, fundamentando a resposta com citaes relevantes.

GRUPO II 1. Que lugar nos ficaria para a fremosura e afeitamento das palavras, pois todo nosso cuidado em isto dispenso no abasta para ordenar a nua verdade? Porm, apegando-nos a ela firme, os claros feitos, dignos de grande lembrana, do mui famoso Rei Dom Joan, sendo Mestre, de que guisa matou o conde Joam Fernndez, e como o poboo de Lisboa o tomou primeiro por seu regedor e defensor, e depois outros algus do reino, e d'i em deante como reinou e em que tempo, breve e samente contados, poemos em praa na seguinte ordem. Crnica de D. Joo I, Primeira Parte, Prlogo 2. Comenta este excerto do Prlogo da Crnica de D. Joo I, mostrande se, no cronista, h, ou no, preocupao estilstica. Enquanto os outros historiadores da Idade Mdia se apresentam como testemunhas particulares dos acontecimentos, ou como porta-vozes de testemunhas, Ferno Lopes aparece como um magistrado profissional e legalmente qualificado lavrando o instrumento dos acontecimentos, com a conscincia plena da sua competncia profissional e o tom dogmtico tambm caracterstico da funo. Nesta posio se coloca logo no prefcio da Crnica de D. Joo l. Antnio Jos Saraiva luz das leituras feitas da obra de Ferno Lopes e da sua conceo da histria, comenta o excerto supracitado. (extenso entre cem a cento a cento e cinquenta palavras). GRUPO III Num texto bem estruturado, de cem a duzentas palavras, descreva as suas impresses de leitura de um excerto da Crnica de D. Pedro, destacando o episdio que considere mais impressivo.
A professora, Paula Cruz

GRUPO I .............................................................................................................................. 100 pontos 1. ............................................................................................................. 25 pontos Aspetos de contedo (15 pontos) Aspetos de organizao e correo lingustica (10 pontos) 2. ............................................................................................................. 25 pontos Aspetos de contedo (15 pontos) Aspetos de organizao e correo lingustica (10 pontos) 3. ............................................................................................................. 25 pontos Aspetos de contedo (15 pontos) Aspetos de organizao e correo lingustica (10 pontos) 4. ............................................................................................................. 25 pontos Aspetos de contedo (15 pontos) Aspetos de organizao e correo lingustica (10 pontos) GRUPO II .............................................................................................................................. 70 pontos 1. ............................................................................................................. 35 pontos Aspetos de contedo ff(13 pontos) Aspetos de organizao e correo lingustica 1(6 pontos) 2. ............................................................................................................. 35 pontos Aspetos de contedo (13 pontos) Aspetos de organizao e correo lingustica ff(8 pontos) GRUPO III ............................................................................................................................. 30 pontos Aspetos de contedo (18 pontos) Aspetos de organizao e correo lingustica 1(12 pontos) Total ................................................................................. 200 pontos

You might also like