You are on page 1of 14

PROINFANTIL Programa de Formao Inicial para Professores em Exerccio na Educao Infantil

A Importncia de Haver Regras e Limites na Educao Infantil

Infncia, Cultura e Cidadania em Instituio de Educao Infantil do Municpio do Rio de Janeiro

Como Estabelecer Regras e Limites em Crianas de 1 a 4 anos na Educao Infantil?

Fundamentos da Educao

Maria Jos de Aguiar Vallado Tutora Marlene Machado de S

Sarah Kubitschek - AGF 10

Rio de Janeiro/RJ

Junho 2011 INTRODUO Este projeto tem por tema A Importncia de Haver Regras e Limites na Educao Infantil. Caracteriza-se como um trabalho de pesquisa que integra a formao e a prtica na Educao Infantil, resultado de um estudo desenvolvido durante a realizao do curso Proinfantil. Foi originado em 2010, em consonncia com a proposta pedaggica do Espao de Desenvolvimento Infantil, localizado em Bangu, no Municpio do Rio de Janeiro, que atende s crianas, desde o Berrio ao Maternal. Este projeto tem como objetivo pesquisar sobre como estabelecer regras e limites em crianas de 1 a 4 anos de idade na Educao Infantil, mostrando a importncia do comportamento adequado. Este trabalho baseou-se em uma pesquisa virtual, incluindo uma entrevista com a psicloga Ana Lcia Castello e tambm uma pesquisa bibliogrfica, tomando como base, Yves de La Taille, especialista em Psicologia Moral (a cincia que investiga os processos mentais que levam algum a obedecer ou no a regras e valores), ele defende que a escola ajude a formar pessoas capazes de resolver conflitos coletivamente, pautados pelo respeito a princpios discutidos pela comunidade. Segundo La Taille, ajudar e estimular a criana a transpor limites, a prtica essencial a seu caminhar para a idade adulta, para saciar seus desejos de excelncia e tambm para faz-la viver a moralidade como busca de dignidade de autorrespeito. A metodologia escolhida neste projeto foi a observao e os registros dirios alm dos registros fotogrficos. O presente trabalho procurar mostrar atividades relacionadas ao cotidiano das crianas num ambiente ldico, promovendo a socializao no mbito da educao comportamental. De forma livre e organizada as crianas podero interagir estimulando o seu desenvolvimento em grupo.

DESCRIO E ANLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS A criana precisa ter regras, ela no pode ter tudo que quer, ou fazer tudo o que quer, o limite comea com as regras nas atividades de vida diria, hora para acordar, escovar os dentes, tomar caf, almoar, ir para a escola, e essas regras precisam ser cumpridas, negociadas para atender as necessidades da criana.

Durante a leitura de alguns livros, pude aprofundar minha pesquisa neste projeto que vem sendo concretizado por meio de atividades ldicas. Os trabalhos realizados reforam a prtica para uma melhor convivncia de todos, dentro e fora da escola. Estou analisando como estabelecer regras e limites em crianas com faixa etria de um a quatro anos no meu ambiente profissional. As turmas do Berrio e do maternal so compostas por 25 crianas que ainda possuem dificuldades em obedecer regras e respeitar limites. Atravs de algumas atividades realizadas com estas crianas foram feitas observaes com itens necessrios para uma boa anlise diria. A realizao das atividades at aqui foi muito importante para possibilitar a compreenso do meu projeto, permitindo entender o meu problema durante as prticas realizadas.

Rotina escolar Rodinha de conversa Durante alguns dias de rotina em sala de aula com uma turma de vinte e cinco crianas e com faixa etria de um ano e seis meses, pude perceber que algumas delas no obedeciam s regras e limites estabelecidos pela instituio onde eu trabalho. Pela manh em sala de aula, dando inicio a uma rotina diria, foi realizada uma atividade com o tema rotina escolar, onde foi observado que as crianas precisavam manter-se juntas em rodinha em um momento calmo. A aula foi iniciada com msicas e movimentos, houve uma conversa informal sobre vrios temas como, observao do tempo, conversa sobre a famlia, comentrios sobre o calendrio, descrevendo sobre o dia, chamadinha e um dilogo, com comentrios sobre comportamento, a conversa foi sobre o respeito com os amiguinhos e a forma de carinho que devemos ter uns com os outros, seja com um abrao ou um beijo, e que no podemos desrespeitar as pessoas, mas se acontecer algo assim, devemos sempre pedir desculpas. Nesta atividade foram feitas observaes que contriburam para uma reflexo e elaborao deste projeto. Todas as crianas participaram da atividade de forma satisfatria e com muita ateno.

Brincadeiras Jogos de montar pedaggico. A atividade foi realizada em sala de aula com blocos de encaixe coloridos. Durante esta atividade as crianas puderam montar os blocos, alguns perceberam as cores e tambm conseguiram encaixar muito bem, enquanto outros ainda se encontraram em processo de aprendizagem. Em um dos momentos um aluno pegou alguns blocos do amiguinho, o que provocou um desrespeito, observei ento que havia um pouco de individualidade com algumas crianas. Nesta situao, foi possvel mostrar para elas a importncia de compartilhar, emprestando o brinquedo ao amigo e que possvel brincar juntos, pude tambm esclarecer o que pode e o que no pode ser feito na hora da brincadeira. Foi muito prazeroso a realizao desta atividade, pois pude contribuir para o fator emocional mostrando como fator principal o valor da amizade e do respeito.

D-me um abrao: Nesta atividade os alunos ficaram distantes um do outro. Ao sinal especificado: Trs palminhas foram dadas e todos correram e encontraram um amigo para abraar. Esta atividade teve um resultado muito agradvel, pois houve participao de todas as crianas, demonstrando muito carinho pelos amiguinhos.

Logo aps a atividade percebi que os abraos foram espontneos, me motivando para a continuao do trabalho realizado. No parquinho e no ptio: No parquinho e no ptio, as crianas do Berrio 2, brincam de piscina de bolinha, velotrl, jogam bola, e ficam livres para poder interagir uns com os outros, com conversas e outras brincadeiras criativas. Neste ambiente seguro, elas recebem noes de autorrespeito e regrinhas bsicas para no ultrapassar os limites de uma boa socializao. s vezes preciso repetir as regrinhas de comportamento para as crianas, como: no empurrar, no beliscar, no morder, pedir licena, pedir desculpas, entre outros. Este espao muito importante para as crianas, pois elas ficam muito satisfeitas e felizes. Em algumas situaes, acontece algo inesperado, e preciso ento o momento da conversa, em certos casos preciso tambm chamar o responsvel para uma melhor investigao sobre o que est acontecendo com a criana, neste momento que a participao da famlia importante para resolvermos o problema, atravs do comportamento adequado.

J no maternal 2, o dilogo sobre as regrinhas um pouco diferente. As crianas tm entre 3 e 4 anos e no costumam obedecer com frequncia, tornando o trabalho um pouco exaustivo. preciso ento, combinar com eles o que pode e o que no pode ser feito, para que as crianas possam realizar todas as atividades com tranquilidade. No parquinho preciso estabelecer regras bem claras, definidas e estveis para que as crianas sintam autoconfiana. As negociaes so favorveis.

Msica e arte Teatro A turminha do Berrio 2 conheceu, durante uma apresentao de teatro no dia das crianas, dois amiguinhos: Pimpo e Zumzum, dois palhacinhos muito espertos e engraados. Juntos, eles ensinaram a nossas crianas como importante abraar o amiguinho dando carinho e recebendo tambm. Houve muita curiosidade de todos durante a apresentao, despertando muito interesse em participar daquele momento to importante na vida deles. Houve ento, a necessidade de manter as crianas sentadas, devido a empolgao do momento as

crianas no queriam obedecer, foi ento que pedi com carinho para que elas continuassem sentadas, tendo que repetir vrias vezes, para ento prosseguir com a histria contada.

Durante a forma (trenzinho): As regras e os limites tambm so importantes durante o caminho para o almoo, ou para o ptio. No berrio 2, eles ainda no tem habilidades, porm, aos poucos as crianas vo aprendendo que formar, tambm pode ser divertido, com msicas importantes que estabelecem educadamente suas limitaes. Normalmente ns educadores cantamos algumas msicas como: Piu, piu, piu, coloca a mo no meu ombro. Piu, piu, piu, no deixa o trem descarrilar. Eu sou a mquina e vocs so os vages, e os passageiros moram em nossos coraes. Piu, piu, no precisa empurrar, pois eu sou pequenininho e s ando devagar.

O bom menino no faz xixi na cama O bom menino no faz mal criao O bom menino vai sempre a escola O bom menino aprende a lio.

Liberando as energias Ao brincar de faz de conta meninos e meninas desenvolveram o relacionamento interpessoal, promovendo atitudes de cuidado e carinho com o outro, necessidades que so comuns a todos, independentemente do sexo. As crianas brincaram com roupinhas, fantasias. Atravs da dramatizao as crianas puderam expressar seus sentimentos utilizando o movimento de busca, de encontros e desencontros.

Construindo Valores Meio ambiente Ao participar de uma atividade coletiva de observao do mundo da natureza, as crianas do Berrio 2 se sentiram vontade para plantar algumas plantas importantes que contribuem para a preservao da vida. Elas fizeram um passeio ao ptio para observar a vida animal e puderam observar formigas, minhocas e alguns insetos. Quando um grupo de crianas faz um jardim, tambm constri as regras de convivncia na escola.

Entrevista Uma das perguntas feitas por uma pessoa na rua durante a entrevista com a psicloga Ana Lcia Castello no programa Jovem Pan Online foi: - Qual a idade para podermos comear a estabelecer limites? Ela respondeu: Desde pequena, quando a criana comea a atender os comandos. preciso dizer sim, no, pode, no pode. O ideal desviar a ateno, a criana ir obedecendo, a criana ir perceber que ser cumprido o que foi falado, se existe um objeto que a criana quer pegar e ela no pode, quando ela tenta pegar novamente, a gente desvia a ateno da criana para outro foco e numa idade mais adulta preciso priv-la de algumas coisas para ela entender que um comportamento errado pode gerar uma consequncia. Ela disse tambm, que a criana que cresce com os limites bem colocados, sem estarem expandidos, consequentemente ela ser com certeza uma pessoa com mais limites. At dois ou trs anos, a noo do proibido no lhe faz ainda muito sentido, ser preciso repetir-lhe muitas vezes o que ela pode ou no pode fazer, explicandolhe em poucas palavras a razo dessa proibio. Somente depois dos trs ou quatro anos a criana passa a compreender, cada vez melhor, as ordens dadas, comeando a entender as noes de bem e de mal. E, a princpio, ela procurar obedecer aos pais somente para satisfaz-los. Basicamente, os limites em sala de aula so trabalhados atravs da formao dos hbitos dirios, daquilo que podem ou no fazer, assim como das tarefas da rotina da criana: usar banheiro, lanchar, jogar. Em todas as atividades so usadas regrinhas que vo orientando a criana como se comportar frente s tarefas.

A arte de educar Conversar com a criana para ela perceber a figura da autoridade sem autoritarismo; No ser repetitivo, no julgar; Ser objetivo no comando, falar pausadamente; Colocar os objetivos de comando de uma maneira clara para a criana, sem regredir ao papel de criana; Dando privao criana ela aprende. Quando a criana faz algo errado, ela precisa entender que isso tem uma consequncia, deixando ela privada de alguma situao. A privao deve existir, por exemplo, a perda de algo que ela gostaria de fazer ou de ter, como um brinquedo que ela goste muito.

AVANOS E DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO Como avano, este projeto colaborou para a compreenso de todos: criana, educador e pais. A linha de pensamento educacional e do trabalho pedaggico foi fundamental para a essncia da autonomia das crianas, para que elas se tornem aptas a tomar decises por si mesmas. Neste sentido, a criana poder compreender que existem regras, que tudo tem um momento certo e que h horas para brincar, para dormir, para estudar, para almoar, etc. Segundo Lopes (2005), a criana, ao brincar, estabelece regras de comportamentos que so compartilhados o que chamamos de cultura ldica, pelo qual ela tem a capacidade de reordenar os elementos retirados da realidade. Durante as atividades pude auxiliar as crianas, facilitando aprendizagens e habilidades que j foram adquiridas no meio familiar, oportunizando para que elas interajam em diferentes circunstncias e consequentemente, as integrem nos ambientes de suas relaes sociais incluindo tambm noes de regras e limites necessrios para uma convivncia saudvel. Em virtude do estabelecimento de limites no ambiente escolar foi possvel perceber que as crianas passaram a responder melhor s atividades educativas, a medida que iam sendo organizadas por ns educadores e com o auxlio dos pais que se fazem cada vez mais presentes na escola. A minha principal dificuldade foi quando alguns pais afirmaram que os filhos no precisam de limites, que eles aprendem, a partir das prprias experincias, o certo e errado sozinhos dentro do prprio processo de aprendizagem que ocorre no seu desenvolvimento. Em virtude das dificuldades dos pais em estabelecer os limites e no sabendo lidar com a rebeldia do filho usam formas mais severas de controle do comportamento inadequado. O uso do dilogo um recurso presente nas narrativas das mes e educadores, assim como a necessidade de tolerncia. Mes e educadores demonstram muitas dvidas, culpas e inseguranas que repercutem no desenvolvimento dos limites das crianas. Alguns educadores atribuem a responsabilidade da falta de limites s famlias. J as mes no percebem a escola como uma aliada na educao das crianas.

PRXIMOS PASSOS Pretendo, nos prximos meses, continuar a Pesquisa Bibliogrfica sobre Regras e Limites na Educao Infantil a fim de enriquecer mais a discusso dos estudos e realizar a aplicao de outras atividades ldicas na unidade escolar. Buscarei, tambm, consultar novas fontes de pesquisa, para anlise dos dados coletados. Farei um levantamento de livros e DVDs que contenham histrias com informativos sobre boas condutas e informativos sobre regrinhas dirias de comportamento, no qual, poderei continuar os registros dirios que contribuiro, com muita importncia, na descrio de minhas atividades para o projeto de estudo e suas respectivas anlises. Finalmente, desenvolverei a concluso, a partir do resultado das investigaes acerca do problema inicial com dados coletados e analisados e tambm realizarei a auto-avaliao, imprescindvel para o trmino do relatrio.

You might also like