You are on page 1of 2

O que se espera da Hiperpotncia mundial? -Territrio: A questo territorial j foi muito discutida como ponto estratgico para hiperpotecia.

Ter uma grande extenso sempre foi de grande importncia para as potencia. A exemplo de Roma, Macedonia, Inglaterra e EUA. Percebe-se a partir dos exemplos citados que nem sempre o pas/imprio tinha um territrio grande quando comeou a ser tornar potencia, porm, graas a expanses e colonizao eles puderam se consagrar como uma grande potencia mundial. O motivo para querer um vasto territrio simples. Alm dos recursos naturais como matriaprima, h tambm a questo populacional, onde um grande contingente sinnimo de um grande exrcito, ou um grande mercado consumidor/ massa produtora ( de acordo com o caso). Alm desses dois pontos, h um terceiro que o estratgico. Maior seu territrio, maior so suas fronteiras com outros pases alm de melhor a acesso (a oceanos, por exemplo). Entretanto, preciso ressaltar que territrio grande no exatamente sinnimo de territrio bom. Existem problemas graves relacionados a essa expanso. Entraves geogrficos (montanhas), Conflitos tinicos e necessidade de proteo as fronteiras so exemplos.

Quais so os limites de expanso para se tornar a prxima Super Potncia? - Territrio: *Deserto de Gobi: o avano do deserto ocorre em todas as direes ameaando campos, osis, reservas naturais e as cavernas listadas como Patrimnio Cultural Mundial pela UNESCO. Na Repblica Popular da China, onde ocorreu

uma destruio, em grande escala das forestas,


*Recursos Naturais: A China um dos pases com as mais ricas reservas minerais. Destaca-se a extrao de tungstnio, estanho, cobre, chumbo, zinco e ferro. O petrleo importante produto de exportao chinesa e as reservas de urnio favorecem a implantao de usinas nucleares. Mas o carvo a principal fonte de energia, uma vez que a reserva de carvo da China fica em primeiro lugar do mundo. O potencial hidreltrico tambm merece destaque, sendo explorado agora com a Hidreltrica Trs Gargantas. Entretanto, pode-se dizer que essa abundncia de recursos naturais uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo em que a utilizao do carvo como fonte energtica permitiu avanos econmicos e desenvolvimento para a regio da Monglia interior, houve um massacre da cultura mongol, alm do vasto problema da poluio do ar.

Apesar de todo potencial energtico, a maior parte da energia produzida por termoeltricas que utilizam o carvo mineral. Com a hidroeltrica trs gargantas, essa quantidade se reduzir.

Entretanto, a hidreltrica tambm causa impactos enormes na questo scio-ambiental chinesa. O que esto fazendo para melhorar esses entraves?

*Grande Muralha Verde: O governo iniciou nos ltimos anos programas de reflorestamento em todo o norte do pas com a plantao de florestas artificiais. Sendo um dever de cada cidado plantar ao menos trs mudas destas espcies exticas ao ano. O governo chins alega que desta forma possvel absorver o dobro da quantidade de dixido de carbono do que com a utilizao de espcies nativas. A inteno desses programas de combater as mudanas climticas e o avano do deserto de Gobi. Crtica: em alguns locais a Grande Muralha Verde acelerou a degradao ecolgica e que o muro no lida com as razes do problema de desertificao na regio, o desenvolvimento insustentvel e a super-populao.( Social) A introduo de exticas tem efeitos sobre a biodiversidade do local, alm do funcionamento dos ecossistemas que afetaro de uma forma ou de outra os recursos naturais. (Ambiental/ Econmico)

P. S.(climtico-ambiental): Esta reduo da desertificao no representa, no entanto, mais que uma vitria parcial na proteo de meio ambiente da China, onde a chuva cida e a contaminao de gua so problemas graves. Segundo a Administrao Estatal de Proteo Ambiental (Sepa, em ingls), os sete principais rios e 25 dos 27 maiores lagos da China esto contaminados, enquanto a chuva cida afeta mais da metade das cidades Quais so as aspiraes chinesas ?
Influencia Sudeste Asitic oe a sia Central, alm da frica (importante para o

suprimento de recurso naturais e energticos para o crescimento chins) Consolidao do poder sobre regies de separatismo, como o Tibete e o Xinjiang e aspiraes de maior alcance, como a reincorporao de Taiwan. Montagem de uma estrutura de acesso martimo que reduza sua dependncia / Construo de uma fora martima capaz, seno de neutralizar, ao menos de oferecer alguma resistncia vasta supremacia norte-americana no Pacfico.

You might also like