You are on page 1of 4

ABREVIAES

AFF: Accelerated Free Fall. AI: Aluno em Instruo. CG: Centro de Gravidade. FXC: Marca de Disparador Automtico de Pra-quedas. JM: Jumpmaster .(instrutores). PS: Ponto de Sada (da aeronave). QL: Queda Livre. QLO: Queda Livre Orientada. TR: Trabalho Relativo (em queda-livre). TRV: Trabalho Relativo de Velames. VR: Vento Relativo.

TERMOS
BIRUTA: Indicador de direo e intensidade do Vento. MONTANTE: Suporte de sustentao da asa do avio. ESTRIBO: Suporte de auxilio para subir/descer do avio. BANANINHA: Dispositivo desconector do pra-quedas principal. VENTO DE NARIZ: Andar contra o vento (recebendo o vento na face). VENTO DE CAUDA: Andar a favor do vento (recebendo o vento nas costas). BATOQUES: Alas geralmente amarelas/vermelhas que esto presas nas linhas direcionais. LINHAS DIRECIONAIS: Linhas especificadas (individuais) que esto ligadas nas laterais traseiras do velame, tem por finalidade comandar o giro do pra-quedas. RETA FINAL / PS: O avio passa na altura do salto por cima do ponto de pouso recebendo vento de nariz; PS - ponto de sada do avio.

EURUS Clube de Pra-quedismo - Piracicaba SP - BRASIL

www.eurus.com.br 5

EQUIPAMENTO
A partir de agora voc comea a conhecer o VECTOR STUDENT, o mais moderno, confortvel e seguro equipamento para salto de alunos da atualidade. Este equipamento rene todos os dispositivos necessrios realizao de um bom salto, como o FXC (disparador automtico), Stevens System, Velames (principal e reserva) quadrados e dorsais, sistema de rdio para auxlio navegao, proporcionando assim mais conforto que qualquer outro no mercado, o que voc est esperando! Vamos a ele!!!

3 argola s Stevens System

T irante de peito T irantes e ajustes Ajuste de tira nte de peito Desc onec tor Punho de ac ionam ento do reserva FXC Disparad or Automtico Ajuste da ba rrigueira Barrigueira Mosqueto T irante de perna Argola do m osqueto

Cabo d o FXC (Dispa rador Autom tic o)

Ab a de prote o do pino do reserva Argola guia do S tevens Pino e S tatic Line do reserva Container do reserva

Cabo d e a o terminal do punho do reserva

Ab a de prote o do pino princ ipal

Container do principal Cabo flexvel do c om and o do princ ipal

EURUS Clube de Pra-quedismo - Piracicaba SP - BRASIL

www.eurus.com.br 6

VELAMES (PRINCIPAL e RESERVA)


Entende-se como VELAME a parte de tecido e linhas do equipamento no VECTOR STUDENT, tanto o principal como o reserva so quadrados, o principal com 9 clulas e medindo em torno de 288 ps quadrados, e o reserva com 7 clulas e em torno de 249 ps quadrados, ambos considerados velames grandes, porm o principal possui a caracterstica de no estolar, ou seja, mesmo com o freio aplicado, ele ainda se mantm voando, o que j no acontece com o reserva que a perde totalmente a sustentao, tornando uma manobra a baixa altura perigosa. O velame possui ainda o SLIDER (sistema de freio de abertura), LINK CONNECTORS (argola de metal com rosca que une os tirantes s linhas), ESTABILIZADORES (tecido extra colocado nas extremidades direita e esquerda com finalidade de manter o vo estvel sem deslizamentos laterais), CROSS PORTERS (furos nas paredes internas, ou comunicao entre as clulas, facilitando assim a pressurizao). O velame tenta demonstrar ao mximo possvel o perfil de uma asa de avio, com o ar entrando pela frente de suas clulas e no saindo, cria-se quase uma superfcie rgida, sendo assim, seguindo os princpios de qualquer asa adquirindo velocidade, ganhando sustentao, ficando portanto com duas velocidades: a horizontal e a vertical.

Estabilizadores Grupo dianteiro de linhas S lider

Grupo traseiro de linhas

EURUS Clube de Pra-quedismo - Piracicaba SP - BRASIL

www.eurus.com.br 7

Sistema de Liberao 3 Argolas Este sistema tem pr finalidade principal conectar ou liberar o velame do equipamento de forma rpida e segura, e sem dvida o melhor e mais seguro j fabricado, pois trata-se de um sistema simples, porm muito eficiente. O funcionamento consiste em 3 argolas, a maior fixada no equipamento e as outras simetricamente menores fixadas nos tirantes do velame principal , passando uma atravs d outra dividindo proporcionalmente as foras existentes, a menor fixada em sua parte superior atravs de uma linha (loop) que transpe os tirantes e presa pelo cabo flexvel do desconector, ou seja, no momento em que o cabo no prende mais esta linha (loop) , a argola menor liberada passando pr dentro da do meio e esta pela maior, deixando os tirantes livres do equipamento. Atualmente todos os equipamentos de pra-quedismo utilizam-se do sistema 3 argolas, e para checa-las, basta ver se elas esto livres movimentos e se o loop est bem fixado pelo cabo desconector .

Disparador Automtico - FXC Trata-se de um equipamento de segurana. Funciona por variao de presso, ou seja caso a presso varie rpido demais na altura programada ele dispara, acionando o Reserva. Sua operao simples: Antes de cada salto colocado na posio JUMP (cor vermelha) a chave seletora, verificando a indicao no painel e proceder regulagem para a altura desejada atravs da chave de ajuste de altura, e o disparador automtico estar ativado (procedimento executado pelo Instrutor).

Stevens System Stevens System ou Static line do reserva mais um sistema de segurana acoplado ao VECTOR STUDENT. Trata-se de uma fita ligada em uma de suas extremidades ao tirante frontal direito do pra-quedas principal, e a outra ao pino do reserva, sendo assim, no momento em que se efetua a liberao do velame Principal atravs do desconector (bananinha), esta fita extrai e assegura a abertura do Reserva.

EURUS Clube de Pra-quedismo - Piracicaba SP - BRASIL

www.eurus.com.br 8

You might also like