You are on page 1of 6

GERMINAO DE SEMENTES E MORFOLOGIA DE PLNTULAS DE Azadirachta indica A. Juss.

(Meliaceae): UMA ESPCIE EXTICA COM POTENCIAL NA REGIO DE ALTAMIRA, PAR1


Elen de Matos Maia; Amanda dos Santos Alves; Camila da Silva Farias ; Victor Cabreira Lima; Yuri Arlindo da Silva Leandro Discente do curso de Engenharia Florestal 2009 - UFPA/ALTAMIRA; Bolsista IPAM; e-mail.:
elendematos@hotmail.com Discente do curso de Engenharia Florestal 2009 - UFPA/ALTAMIRA; Bolsista CNPQ. Discente do Curso de Engenharia Florestal 2009 - UFPA/ALTAMIRA.

RESUMO O Azadirachta indica A. Juss uma essncia florestal de crescimento rpido, originria da sia e utilizada como inseticida natural. O objetivo desse estudo foi avaliar a porcentagem de germinao em substrato de areia e serragem e descrever as caractersticas morfolgicas das plntulas. Foram coletadas 100 sementes na rea urbana do municpio de Altamira-Par e distribudas em uma bandeja plstica com o substrato. Analisou-se o tipo de germinao, caractersticas morfolgicas das plntulas, contou-se o nmero de folhas, mediram-se os efilos e metfilos. Foram medidos tambm os tamanhos dos frutos e sementes atravs do paqumetro, 86% das sementes germinaram, sendo que o maior ndice de germinao deu-se no 7 dia aps o plantio. A germinao do tipo Epgea e a plntula do tipo fnero-epgeo-reserva. PALAVRAS-CHAVE: Substrato, Nim indiano, Taxonomia, Identificao ABSTRACT: The Azadirachta indica A. Juss is a essence forest of fast growing, native to Asia and used as natural insecticide. The aim of this study was to evaluate the percentage of germination on sand and sawdust and describe the morphological characteristics of seedlings. 100 seeds were collected in the urban area of Altamira-Pa and distributed in a plastic tray with the substrate. We analyzed the type of germination, morphology was counted and the number of leaves, was measured eophylls and metaphylls. Was measured the size of the fruits and seeds through the caliper rule, 86% of seeds germinated, and the highest germination rate occurred at 7 days after sowing. Germination is epigeal and the seedling is of type phanero-epigeal-reservation. KEY-WORDS: Substrate, Nim Indian, Taxonomy, Indentification

Agradecimentos ao doutorando em cincias agrrias da Universidade Federal Rural da Amaznia Alisson Rodrigo Souza Reis.

INTRODUO

O nim indiano (Azadirachta indica A. Juss) uma planta de hbito arbreo pertencente famlia Meliaceae, sendo utilizado como inseticida natural a mais de 2000 anos. muito resistente, de crescimento rpido e sua altura varia de dez a quinze metros (SCHUMUTTERER, 1990). Quando adulto possui madeira avermelhada dura e muito resistente usada na construo civil e mobiliria em geral. Todas as partes da planta de nim possuem a substncia azadiractina, que afeta mais de 200 espcies de insetos e caros (CHAMPAGNE et al., 1992). O tipo de substrato influencia os resultados do teste de germinao, j que fatores como aerao, estrutura, capacidade de reteno de gua, grau de infestao de patgenos, entre outros, podem variar de acordo com o tipo de material utilizado. A escolha do substrato deve ser feita de acordo com o tamanho e formato da semente, a sua exigncia com relao umidade e luz, a facilidade que ele oferece durante a instalao, a realizao das contagens e a avaliao das plntulas (BRASIL, 1992). Segundo Hong e Ellis (1998) as sementes de A. indica, sob condies normais, tem baixa longevidade, exibindo um comportamento intermedirio no armazenamento, sendo tolerantes a dessecao e sensveis a baixas temperaturas. Conhecer as condies que proporcionam a germinao rpida e uniforme das sementes extremamente til para fins de semeadura e para reduzir os cuidados por parte dos viveiristas, uma vez que as mudas se desenvolvero mais rapidamente, promovendo um povoamento mais uniforme no campo, onde estaro expostas s condies adversas do ambiente (PACHECO et al., 2006). O objetivo desse estudo foi analisar as etapas e o tipo de germinao do nim indiano em um substrato de 50% areia e 50% serragem grossa e, descrever as caractersticas morfolgicas das plntulas germinadas.

MATERIAL E MTODOS

As sementes foram coletadas na rea urbana do municpio de Altamira-Par, em um total de 100 sementes. Para descrio dos caracteres morfolgicos utilizou-se literatura especializada, e para a germinao seguiu-se s recomendaes da Regras para Anlise de Sementes (RAS).

O substrato utilizado foi uma mistura de 50% areia e 50% serragem grossa. As sementes foram pesadas na balana analtica do laboratrio de solos da Universidade Federal do Par da faculdade de Engenharia Agronmica, medidas com paqumetro e distribudas em uma bandeja plstica, e mantidas em condies de temperatura e umidade ambiente. O experimento teve inicio no dia 18 de maro de 2010, a bandeja foi irrigada uma vez ao dia durante todo o perodo do experimento. Observaram-se as etapas e o tipo da germinao. Contou-se o total de sementes que germinavam em cada dia a partir do primeiro at o ltimo dia em que se deu a germinao. Foram analisadas e descritas as caractersticas morfolgicas das plntulas, contando os nmeros de folhas, medindo os efilos e metfilos. O comprimento, a largura e a espessura dos frutos, sementes, efilos e mesfilos foram medidos utilizando-se um paqumetro de preciso de 0,1 mm, sendo o comprimento medido da base at o pice e a largura e espessura medidas na linha mediana dos frutos, sementes, efilos e mesfilos. Os dados das caractersticas quantitativas foram submetidos anlise descritiva, obtendo-se as respectivas mdias e coeficientes de variao.

RESULTADOS E DISCUSSO

Das sementes 100 plantadas apresentaram mdia 13, 12 mm de comprimento, 7 mm de espessura (tabela 1), onde 1 Kg possui em torno de 3479 sementes e o peso de 50 sementes 14,37g e, 86% de germinao. Esta teve incio ao 6 dia aps o plantio e a ltima semente germinou no 16 dia. E o maior ndice de germinao encontrou-se no 7dia aps o plantio como mostrado na figura 1.

Figura1: Nmero de sementes germinadas em cada dia a partir do 6 dia.

Observou-se que o tipo de germinao epgea e a plntula do tipo fnero-epgeoreserva. No 6dia de plantio verificou-se o rompimento do endocarpo e a raiz primria comeou a ser emitida, em seguida no 8 dia h o aparecimento do hipoctilo, coleto e a total emisso da raiz primria. No 9 e 10 dia visualizou-se o crescimento significativo do hipoctilo, do 11 ao 14 dia abriram-se os cotildones e emitiram-se os efilos com um par de folhas compostas e as razes secundrias. Isso ocorreu quando os cotildones comeam a secar no 18 dia e, com a abertura deles as plntulas apresentaram razes tercirias que ficaram presentes at o aparecimento do protfilo, a partir do momento em que eles comeam a crescer as razes tercirias caram ficando somente as razes primrias e secundrias. Segundo as Regras para Anlise de Sementes (BRASIL, 1992) uma planta normal deve ter todas as suas estruturas essenciais presentes, desenvolvidas e saudveis. Quando este padro no ocorre as plntulas so classificadas como anormais, resultantes de tratamento a que as sementes foram submetidas, de formao congnita, ou da idade da semente. Aps 45 dias as planta apresentaram mdia de 2 folhas compostas. Os efilos so opostos, trifoliolares, com margem serriada, o pice e base agudos, enquanto que os metfilos possuem cinco fololos sendo que os fololos do pice so imparipenados. Os cotildones so
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

caducos do tipo fnero-epgeo-reserva. O fruto possui comprimento mdio de 16,91mm e espessura mdia de 11,83mm (tabela 1). O epictilo verde, cilndrico, glabo. O hipoctilo verde-amarelado, cilndrico, glabo. O colo cilndrico de colorao bege. A raiz principal pivotante, marrom e sinuosa. Nesta fase as plntulas tambm apresentaram mdia de 2,3 folhas, pois os metfilos geralmente ainda estavam ausentes. Os dois efilos juntos possuam em mdia 8.34 fololos, sendo que a maioria apresentou 5 fololos em cada efilos e os cotildones da maioria das plntulas j estavam ausentes.

Tabela 1: Mdia e Desvio Padro do comprimento e espessura dos frutos e sementes do Nim. Altamira/PA, 2010.
Comprimento Mdia* Desvio Padro 16,91 1,43 13,12 1,03 Espessura Mdia* Desvio Padro 11,83 1 7 0,67

Fruto Semente *Mdia aritmtica simples

O Hipoctilo e o epictilo apresentam cor verde clara. O coleto tem cor amarelada e as razes so mais esbranquiadas. As folhas so verdes escuras. E os cotildones so verdes amarelados.

CONCLUSO

A germinao do nim indiano do tipo epgea e as Plntulas so do tipo fneroepgeo-reserva (FER). O tipo de germinao e a descrio morfolgica dos caracteres vegetativos das plntulas auxiliam na identificao e indicam revelam a maturidade da mudas para o plantio.

LITERATURA CITADA BRASIL. Ministrio da Agricultura e Reforma Agrria. Regras para anlise de sementes. Braslia: SNAD/DNDV/CLAV, 1992. 365p. CHAMPAGNE, D.E.; KOUL, O.; ISMAN, M.B.; SCUDER, G.G.E.; TOWERS, G.H.N. Biological activity of limonoids from Rutales. Phytochemistry, London, v.31, n.2, p.377394, 1992. HONG, T.D.; ELLIS, R.H. Contrasting seeds storage behaviour among different species of Meliaceae. Seed Science and Technology, Zrich, v.26, n.1, p.77-95, 1998.
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

PACHECO, M.V.; MATOS, V.P.; FERREIRA, R.L.C.; FELICIANO, L.P.; PINTO, K.M.S. Efeito de temperaturas e substratos na germinao de sementes de Myracrodruon urundeuva Fr. All. (Anacardiaceae). Revista rvore, Viosa, v.30, n.3, p.359-367, 2006. SCHUMUTTERER, H. Properties and potential of natural pesticides from the nim tree, Azadirachta indica. Annual Review of Entomology, Palo Alto, v. 35, p. 271-297, 1990.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

You might also like