You are on page 1of 5

IDENTIFICAO DA COR E DA TEXTURA DO SOLO EM UMA TOPOSSEQUNCIA NO MUNICPIO DE ALTAMIRA-PA

Onassis de Pablo S. Souza; Andria de F. Soares; Mrcia Regina. P. de Oliveira; Sarah Rosane M. Carvalho ; Sandra Andra S. da Silva.
Discentes do Curso de Engenharia Florestal da UFPA/ Campus Universitrio de Altamira, Av. Senador Jos Porfrio, 2515, So Sebastio, CEP: 68.372 040, Altamira, PA, e-mail: onassis.pablo@hotmail.com, andreia.f.soares@hotmail.com, marcia-palmeira@hotmail.com, sarah.rosane@hotmail.com Mestre em Cincia do Solo, Docente da Universidade Federal do Par UFPA/ALTAMIRA, Orientadora, e-mail: sandrasilva@ufpa.br

RESUMO Classe textural, cor e o desnvel do terreno foram determinados em 5 pontos, a cada 12,4 metros, na rea de campo experimental do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Par (IFPA) a 2 km do municpio de Altamira-PA com o objetivo de caracterizar a topossequncia de 62 m, tendo em foco a dinmica no meio fsico no qual a vegetao em geral est envolvida. Foi identificada a classe textural Franco Argilo Siltosa nas 40 tradagens feitas em todos os pontos e trs tipos de cores (10 Y/R, 7.5 YR e 5 YR) variando em relao ao valor e ao croma. Foi observado que a classe textural e a cor no apresentaram variao durante toda a topossequncia. PALAVRAS-CHAVE: classe textural, matiz, valor e croma, topografia. ABSTRACT Textural class, color and contour of the ground were set to 5 points, each 12.4 meters in the area of experimental field of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Par (IFPA) to 2 km from the town of Altamira-PA in order to characterize the topographic sequence of 62 m, with a focus on the dynamic physical environment in which the vegetation is usually involved. Texture class was identified in the silty clay loam 40 tradagens made on all points and three kinds of colors (10 Y / R, 7.5 YR and 5 YR) varying in relation to the value and chroma. It was observed that the color and texture class showed no variation throughout the toposequence. KEYWORDS: class of texture, color, value and chroma, topography.

INTRODUO

O estudo do solo e suas caractersticas, tais como textura e cor, so importantes para o planejamento da sua utilizao em recuperao de reas degradadas, plantios agrcolas, construes civis e outros fins. Segundo Bocquier (1973) para se obter uma viso global dos vrios componentes de uma paisagem e das atividades antrpicas ocorridas em determinada rea, o solo deve ser estudado atravs da topossequncia: Seqncia de diversos tipos de solos
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

distribudos de maneira regular e sistemtica na paisagem de acordo com a topografia sobre um mesmo material de origem. A cor tambm uma caracterstica essencial no estudo dos solos e serve como critrio diagnstico na classificao de solos. De acordo com Vieira (1988) a cor determinada por trs fatores importantes: matria orgnica, contedo de slica e compostos de ferro, onde cada cor representa um indicativo para o solo. Cores escuras evidenciam presena de matria orgnica. Cores vermelhas indicam a existncia de hematita caracterizando boa drenagem e aerao do solo. Cores claras so causadas por vrias substncias como quartzo de minerais claros diagnosticando a diminuio de materiais corantes. Cores acinzentadas indicam condies redutoras e de drenagem pobre, enquanto que as amarelas so causadas pela goethita caracterizando condies de boa drenagem (VIEIRA, 1988). A textura refere-se s propores dos vrios grupos de gros individuais que formam o solo, especificamente argila, silte e areia. Conforme Medeiros et. al. (2003) considerada a propriedade fsica do solo mais estvel sendo de grande valia na descrio, identificao e classificao pedolgica. Os solos de textura arenosa apresentam gros simples que no formam agregados, possuem poros grandes na massa com capacidade de troca catinica praticamente ausente e valores de reteno de gua em sua maioria inexistente. Os solos de textura siltosa possuem ligeira coeso quando seco, poros de tamanho intermedirio, capacidade de troca inica e reteno de gua baixa, enquanto que os de textura argilosa apresentam alta capacidade de troca catinica, poros muitos pequenos sendo considerados os melhores devido a sua mxima capacidade de reter gua. (PRADO, 1991) O objetivo deste estudo foi caracterizar a topossequncia da rea de floresta secundria do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Par (IFPA) no municpio de Altamira atravs da identificao da cor, classe textural do solo e a declividade do terreno.

MATERIAL E MTODOS

A rea em estudo est localizada no IFPA a 2 km do municpio de Altamira sob as coordenadas 03 11 20 S e 52 10 48 W. O trabalho foi realizado no perodo de maro a junho de 2010. O local apresenta uma parcela antropizada com pasto de 375 m e outra de 836 m de cobertura vegetal secundria apresentando um desnvel total de 12,81 metros, se estendendo at a margem de um lago. Foram realizadas quarenta tradagens em uma

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

topossequncia de 62 metros, em cinco pontos de coleta determinados a cada 12,4 metros entre os pontos. As amostras de solo foram coletadas nas profundidades de 0-10 cm, 10-20 cm, 20-30 cm, 30-40 cm, 40-50 cm, 50-60 cm e 70-80 cm com a utilizao do trado holands. Para a identificao da textura foi utilizada a metodologia proposta por Nortcliff citada por Rowell (1994), conforme descrito em Vieira (1988), a saber: a manipulao das amostras de solos foi feita entre o indicador e o polegar, com o solo na capacidade de campo ou ligeiramente superior a ela, de modo a se ter idia da predominncia das fraes grosseiras ou finas nele existentes em maior proporo. A cor foi identificada com as amostras de solo secas destorroadas, conforme metodologia proposta por Munsell (1954), sendo considerados matiz (pigmento do solo), valor (tonalidade ou brilho) e croma (intensidade ou pureza da cor em relao ao cinza) propostos pela escala. Utilizando a tcnica com a mangueira de nvel foi calculado o desnvel do terreno na rea total e em relao a cada ponto (P1, P2, P3, P4 e P5). Como referncia inicial foi considerado um ponto zero a qual os desnveis parciais foram somados em dez e dez metros na topossequncia.

RESULTADOS E DISCUSSO De acordo com o Guia para indicao da textura ao tato, proposto por Nortcliff citado por Rowell (1994), a classe textural das quarenta tradagens ao decorrer de toda a topossequncia foi do tipo Franco Argilo Siltosa (F.Ag.S), caracterizando-se por ser moderadamente sedosa e escorregadia, com aderncia ao polegar e ao indicador sendo levemente modelvel. Segundo Ferreira (1993) a classe textural Franco Argilo Siltosa contm de 27% a 40% de argila e menos de 20 % de areia. Caractersticas estas que segundo Scaramuzza (2004) conferem ao solo condies marcantes tais como: reteno de gua, capacidade de troca catinica, resistncia a eroso e fixao do fsforo. No entanto para uma afirmao exata da classe textural, se faz necessrio realizar anlise laboratorial. Para tal, segundo Scaramuzza (2004), se indica o mtodo da pipeta. O qual possibilita saber exatamente os teores de argila e silte existente no solo analisado. Com os resultados de laboratrio a classe textural tambm pode ser agrupada, conforme descrito por Prado (1991), em textura mdia, se o solo apresentar composies granulomtricas com menos de 35 % de argila e mais de 15 % de areia. Segundo Medeiros (2003), esse resultado indicaria que o solo tem boa drenagem, boa capacidade de reteno de
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

gua e ndice mdio de erodibilidade, portanto, no necessita de cuidados especiais, adequando-se a todos os mtodos de uso do solo. Medeiros (2003) tambm ressalta que solos com teores de argila superiores a 35 % compreendem a classe textural do tipo argilosa caracterizando baixa permeabilidade e alta capacidade de reteno de gua indicando que esse solo apresenta restries de uso e manejo. Inclusive de irrigar estes por asperso uma vez que sua infiltrao bsica baixa. Com relao ao solo da Topossequncia (Figura 1), foram definidos os desnveis em relao a cada ponto: 0,86 m (P1), 2,05 m (P2), 3,90 m (P3), 7,60 m (P4) e 12,81 m (P5). Na rea de menor declive encontram-se o Ponto 1 e o Ponto 2 que apresentam como vegetao predominante pastagem devido a ao antrpica na rea. Do Ponto 3 ao Ponto 5, a vegetao apresenta-se de maneira mais densa com presena de espcies arbreas de mdio porte e cips. O desnvel aumenta gradativamente at atingir o ltimo ponto localizado a margem do lago, o que permite ao solo receber a carga de gua da chuva e encaminh-la corretamente ao seu curso receptor de gua sem provocar eroso, conforme citado por Gianluppi et al. (2009).

Figura 1 Desnvel em relao aos pontos (1, 2, 3, 4, 5) ao decorrer da topossequncia.

As cores encontradas, segundo o Sistema Munsell de cores para solos (LEMOS e SANTOS, 2002) nos 5 pontos analisados foram 10 Y/R , 7.5 YR e 5 YR (amarelo-vermelho) variando em relao ao valor e ao croma. Em relao aos 5 pontos estudados 54 % das cores foram classificadas em 10 YR 6/4, 17% em 10 YR 6/3, 15 % em 7.5 YR 6/3, 5% em 7.5 YR 6/2, e em 3%, cada, as cores 7.5 YR 5/3, 5 YR 7/3 e 10 YR 5/4 . No solo estudado a cor vermelha-amarelo foi predominante, e de acordo com Vieira (1988), o mesmo possu boas condies de drenagem, aerao e fertilidade.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

CONCLUSES

O resultado da classe textural revela o domnio da textura Franco Argilo Siltosa em toda a topossequncia. As cores dos solos foram todas vermelho-amarelo variando somente em relao ao valor e ao croma. As reas de menor declive (Ponto 1 e Ponto 2) apresentaram como vegetao predominante pastagem, enquanto que nas reas de maior declive ( Ponto 3 ao Ponto 5) a vegetao encontrada foi mais densa com presena de espcies arbreas de mdio porte e cips.

LITERATURA CITADA

BOCQUIER, G. Gnese e evoluo de dois solos tropicais da toposseqncia. Paris, ORSTOM, 1973. 350p. (Memrias ORSTOM, 62) FERREIRA, M.M. Fsica do solo. Lavras : ESAL/UFLA-FAEPE, 1993. 71p. GIANLUPPI, V.; MARSARO, A. L. J.; ZILLI, J. E.; NECHET, K. L.; BARBOSA, G. F.; MATTIONI, J. A. M. Sistema de Produo. Embrapa Roraima. 1 Edio verso eletrnica: Setembro de 2009. Disponvel em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Soja/CultivodeSojanoCerradodeR oraima/solo.htm. Acesso em: 15 de setembro de 2010. MEDEIROS, J. C.; CARVALHO, M. C. S.; FERREIRA, G. B. Solos. Revista Embrapa Algodo verso eletrnica: Janeiro de 2003. Disponvel em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Algodao/AlgodaoIrrigado_2ed/sol os.html. Acesso em: 10 de junho de 2010. NORTCLIFF, S. Solos no campo. Captulo 1. In: Cincia do Solo: Rowell:, DL Mtodos e Aplicaes. (Ed). Longman Group. Pp no Reino Unido: 1-15, 1994. PRADO, H. Manejo do Solo: descries pedolgicas e suas implicaes. - Com nfase em Solos Tropicais. Editora Nobel, 1991; SCARAMUZZA, J. F. Textura do solo. Universidade Federal do Mato Grosso. Departamento de Solos e Engenharia Rural Relatrio de aula prtica da disciplina de Solos I 2004. Disponvel em: http://solos.ufmt.br/docs/solos1/textsolo.pdf. Acesso em 10 de junho de 2010. LEMOS, R.C & SANTOS, R.D. Manual de descrio e coleta de solo no campo. 4 ed. Viosa: SBCS. 83p, 2002. VIEIRA, L.S. Manual da Cincia do Solo - Com nfase em Solos Tropicais. 2 Edio revista e ampliada. Editora Agronmica Ceres Ltda, S. Paulo 2 ed., 1988.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

You might also like