You are on page 1of 7

MATRIA: Direito Constitucional PROFESSOR: Luciana Russo AULA E DATA: 02 20.03.

2010

PODER CONSTITUINTE

O titular o povo.

Caractersticas:

considerado um poder inicial, ilimitado, incondicionado, de fato. o poder de estabelecer uma nova ordem jurdica. As normas compatveis vo ser recepcionadas, as incompatveis no sero recepcionadas.

PODER CONSTITUINTE DERIVADO/constitudo/estabelecido

um poder secundrio, limitado, condicionado.

As normas da constituio originria no podem ter questionada a sua constitucionalidade, mas uma emenda pode ser questionada quanto sua constitucionalidade.

Espcies: - poder constituinte derivado reformador (art. 60, CF) - poder de fazer as emendas constitucionais. - poder constituinte derivado revisor ou revisional (art. 3, ADCT) congresso, aps 5 anos, em sesso unicameral, e por maioria absoluta fazer uma reviso da constituio. Isso foi feito e houve 6 emendas de reviso. - poder constituinte derivado decorrente (art. 25, CF e art. 11, ADCT) - o poder que os estados tm de fazer suas constituies.

Obs - poder revisor:

MATRIA: Direito Constitucional PROFESSOR: Luciana Russo AULA E DATA: 02 20.03.2010 Na sesso conjunta, as duas casas se renem e na hora de votar, votam em separado (por casa). Na sesso unicameral, as duas casas se renem e na hora de votar, votam em conjunto.

Entre a emenda constituio nmero 4 e a emenda nmero 5, tivemos as 6 emendas de reviso.

Nota: Em 88, a CF foi feita com 3 partes: o prembulo, o corpo da CF, os ADCT. O prembulo no tem fora normativa. Serve, no entanto, como fonte de interpretao da constituio.

O ADCT norma constitucional, tem status de norma constitucional. Foi colocado parte porque tm destinao prpria, so normas transitrias que vo se aplicar e se esgotar. Ex. art. 2, ADCT.

PODER CONSTITUINTE DIFUSO (mutao constitucional)

uma modificao da constituio no formal, porque no feita emenda ou reviso do texto, mas que ocorre por uma nova interpretao.

O texto continua o mesmo, mas a maneira que vai ser interpretado levar a uma conseqncia diferente.

Todo texto se refere a um determinado sentido, um determinado contedo.

Quando interpreto, olho para o texto e olho para a realidade para fixar o sentido que ser dado quela norma. 2

MATRIA: Direito Constitucional PROFESSOR: Luciana Russo AULA E DATA: 02 20.03.2010 Se a realidade mudar, apesar do texto permanecer o mesmo, haver uma mudana de sentido, uma nova interpretao do texto constitucional. Houve mutao constitucional, mas no houve emenda, no houve modificao do texto de lei, apenas de sua interpretao. Ex1 - STF, competncia para julgar HC contra turma recursal - do TJ. Ex2 - art. 52 - Gilmar Mendes diz que deve suspender para dar publicidade ao que foi decidido.

EMENDAS CONSTITUIO

Nossa constituio rgida. Assim as emendas devem ser feitas observando certos limites (art. 60, CF).

Limites (art. 60, CF) Expressos Formais - iniciativa - quorum - promulgao - no reapresentao na mesma sesso legislativa Circunstanciais (no se faz EC) - estado de defesa - estado de stio - interveno federal (U-E/DF) Materiais - Clusulas ptreas. Modo de elaborao das EC Art. 60 implcitos Titularidade do poder constituinte o povo

MATRIA: Direito Constitucional PROFESSOR: Luciana Russo AULA E DATA: 02 20.03.2010 Os limites formais referem-se ao processo legislativo de elaborao das emendas.

Iniciativa para proposta de EC: - presidente da repblica; - mnimo de 1/3 dos membros da cmara; - mnimo 1/3 do senado; - mais de das assemblias legislativas, cada uma deliberando por maioria relativa.

Quorum de aprovao da EC: - 3/5 dos membros, em 2 turnos, em cada casa.

Promulgao: - mesas da cmara e do senado. (no pode ser promulgada pela mesa do congresso - art. 57, 5, CF)

Sesso legislativa - art. 57, caput - a reunio anual, que vai de 02/02 a 17/07 e de 01/08 a 22/12.

Obs: No tem sano ou veto do presidente na elaborao de emenda. poder constituinte. Quem exerce esse poder o congresso nacional. A sano ou veto s ocorre na fase legislativa de elaborao das leis.

Quando a proposta de emenda rejeitada ou tida por prejudicada no pode ser apresentada na mesma sesso legislativa. Se for rejeitada em dezembro, pode ser apresentada no outro ano em fevereiro, porque ser outra sesso legislativa.

Limites circunstanciais Interveno federal - interveno da unio nos estados e/ou no DF.

MATRIA: Direito Constitucional PROFESSOR: Luciana Russo AULA E DATA: 02 20.03.2010 Se houver guerra, mas no for decretado o estado de stio, pode fazer emenda, porque o rol taxativo.

CLUSULAS PTREAS

A CF no probe que se faa emenda sobre as matrias tratadas nas clusulas ptreas. Mantendo a estrutura, no h problema em mudar o texto.

Primeira clusula ptrea: Forma federativa de estado - preservao da autonomia dos entes da federao. Segunda clusula ptrea: separao dos poderes - independncia e harmonia entre esses poderes - sistema de freios e contrapesos. Ex. rgo de controle externo do judicirio - no existe. art. 92, I - o CNJ rgo do judicirio, tanto assim que os atos do CNJ so julgados pelo STF, art. 102, I, e, CF

Terceira clusula ptrea - direitos e garantias individuais - art. 5, art. 16 e art. 150, CF.

O artigo 29, IV, CF - alterado pela EC58/2009 - problema: o artigo 3, I determinou que isso fosse aplicado s eleies de 2008, mas isso esbarra na clusula ptrea do artigo 16, que diz que no pode ser aplicada por um ano, quanto mais para o ano anterior foi suspensa eficcia por cautelar em ADIN proposta posteriormente no STF, qual foi dado efeito ex tunc.

Quarta e ltima clusula ptrea: voto direto, secreto, universal e peridico.

Obs: sistema eleitoral no clusula ptrea, mas norma constitucional, ento pode ser mudado, mas tem que ser por emenda constitucional. A lei no pode mudar a constituio.

MATRIA: Direito Constitucional PROFESSOR: Luciana Russo AULA E DATA: 02 20.03.2010

Hoje temos vrios sistemas eleitorais Proporcional - vereadores e deputados Majoritrio simples - senador e prefeitos de municpios com at 200 mil eleitores. Majoritrio absoluto - presidente, governadores e prefeitos com mais de 200 mil eleitores.

LIMITES IMPLCITOS ELABORAO DAS EMENDAS

Poder constituinte - o povo o titular do poder constituinte O artigo 60 no pode ser modificado.

TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS

Art. 5, 3 - os tratados internacionais de direitos humanos que forem aprovados por 3/5 dos membros, em dois turnos em cada casa, so equivalentes EC. (EC - 45/2005).

O STF decidiu que os tratados internacionais sobre direitos humanos, incorporados ao ordenamento, so norma supralegal. A pirmide normativa ficaria assim: - CF - tratados incorporados antes da EC 45 - normas supralegais - normas infraconstitucionais

Conveno americana de direitos humanos (pacto de San Jose da Costa Rica) s permite a priso do devedor de alimentos, porque, apesar do art. 5

MATRIA: Direito Constitucional PROFESSOR: Luciana Russo AULA E DATA: 02 20.03.2010 falar em depositrio infiel, a lei ordinria que diz quem depositrio e entre a conveno e a lei, prevalece conveno, logo est revogada a lei. O STF editou a Smula vinculante 25 - considerada ilegal a priso do depositrio infiel, qualquer que seja ele.

O ministro Celso de Mello entende que esses tratados tm status constitucional, mas a posio do STF de que tm status de supralegalidade.

You might also like