You are on page 1of 7

1 Como funciona o barramento PCI Express por Tracy V.

Wilson - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Introduo
Os slots de Interconexo de Componentes Perifricos (PCI, do ingls Peripheral Component Interconnect) esto to integrados ao computador que muitas pessoas nem notam a sua presena. H anos, o PCI tem sido um jeito verstil e funcional de conectar placas de som, vdeo e rede placame. Mas o PCI tem algumas limitaes. Enquanto processadores e placas de vdeo, som e rede ficaram mais rpidos e mais potentes, o PCI no evoluiu. Continua com largura fixa de 32 bits e suporta somente 5 dispositivos por vez. O barramento mais novo, de 64 bits (PCI-X), tem mais largura de banda, mas a largura maior intensifica alguns dos outros problemas do PCI. Um novo protocolo, chamado PCI Express (PCIe) elimina muitas destas deficincias, tem mais largura de banda e compatvel com os sistemas operacionais existentes. Neste artigo, falaremos das diferenas entre o PCIe e o PCI. Tambm veremos como o PCI Express deixa o computador mais rpido, melhora o desempenho grfico e substitui o slot AGP.

Conexo serial de alta velocidade


Quando a informtica surgiu, uma enorme quantidade de dados era transferida via conexes seriais. Os computadores separavam os dados em pacotes e ento moviam os pacotes, um de cada vez, de um lugar para outro. As conexes seriais eram confiveis, mas eram lentas, ento os fabricantes comearam a usar conexes paralelas para enviar mltiplos pacotes de dados simultaneamente. Acontece que as conexes paralelas tambm tm problemas conforme as velocidades aumentam: por exemplo, os fios podem causar interferncias eletromagnticas entre si e a a balana volta a favorecer as conexes seriais otimizadas. Melhorias no hardware e no processo de dividir, classificar e remontar pacotes levou a conexes seriais muito mais rpidas, como a USB 2.0 e a FireWire.

Ajustando o tamanho
Placas PCIe menores vo caber

2 O PCI Express uma conexo serial mais parecida com uma rede do em slots PCIe maiores. O que com um barramento. Ao invs de um barramento que gerencia computador simplesmente dados de mltiplas fontes, o PCIe tem um switch que controla vrias ignora as conexes extras. Por conexes seriais ponto-a-ponto. Veja Como funcionam os Switches exemplo, uma placa x4 pode ser inserida em um slot x16. de LAN (rede de comunicao local) para mais detalhes. Estas Mas uma placa x16 seria muito conexes saem do switch e vo direto aos dispositivos para onde os grande para um slot x4. dados precisam ir. Cada dispositivo tem sua prpria conexo dedicada, ento eles j no compartilham mais a largura de banda, como acontecia no barramento convencional. Quando o computador inicia o PCIe determina quais dispositivos esto conectados placa-me. Ele ento identifica as ligaes entre os dispositivos, criando um mapa de trfego e negociando a largura de banda para cada ligao. Esta identificao de dispositivos e conexes o mesmo protocolo que o PCI usa. Sendo assim, o PCIe no requer nenhuma mudana no software ou no sistema operacional.

3 Cada caminho ("lane") de uma conexo PCI Express contm dois pares de fios: um para envio e outro para recepo. Pacotes de dados movem-se pela "lane" na razo de um bit por ciclo. Uma conexo x1, a menor conexo PCIe, tem uma "lane" composta por quatro fios. Ela carrega um bit por ciclo em cada direo. Uma ligao x2 tem oito fios e transmite dois bits por vez, uma x4, quatro bits, e assim por diante. As outras configuraes so x12, x16 e x32.

O PCI Express est disponvel para PCs de mesa e laptops. Seu uso pode levar a uma reduo de custo na produo de placas-me, uma vez que suas conexes tm menos pinos que conexes PCI. Tambm pode suportar muitos dispositivos, inclusive placas Ethernet, USB 2 e placas de vdeo.

Dois x dois
O "x" em "x16" significa "por". As conexes PCIe so escalonveis por um, por dois, por quatro e assim por diante.

Mas como uma conexo serial pode ser mais rpida do que os 32 fios do PCI ou dos 64 fios do PCIx? Na prxima seo, veremos como o PCIe capaz de ter uma grande largura de banda em um formato serial.

PCI Express: velocidades de conexo


O barramento PCI de 32 bits tem velocidade mxima de 33 MHz, o que permite que um mximo de 133MB de dados passe pelo barramento por segundo. O barramento PCI-X de 64 bits tem duas vezes a largura de barramento do PCI. Diferentes especificaes de PCI-X possibilitam diferentes taxas de transferncia de dados, de 512MB a 1GB de dados por segundo.

Dispositivos PCI compartilham um barramento comum, mas cada dispositivo PCI Express tem sua prpria conexo dedicada ao switch

Cada "lane" do PCI Express, no entanto, suporta 200MB de trfego em cada direo por segundo. Um conector PCIe x16 consegue transportar incrveis 6.4GB de dados por segundo em cada direo. Com tais velocidades, uma conexo x1 pode facilmente gerenciar uma conexo Ethernet gigabit, e mais aplicativos de udio e armazenamento. Uma conexo x16 consegue facilmente gerenciar adaptadores de vdeo poderosos. Como isto possvel? Alguns avanos simples contriburam para este grande salto na velocidade de conexo serial:
y y y

priorizao de dados, que permite que o sistema transfira primeiro os dados mais importantes e ajuda a evitar gargalos transferncias de dados em tempo real melhorias nos materiais usados na fabricao das conexes

5
y y

melhor handshake e deteco de erros melhores mtodos para quebrar os dados em pacotes e mont-los de volta. Alm disso, como cada dispositivo tem sua prpria conexo ponto-a-ponto dedicada com o switch, sinais de mltiplas fontes no precisam mais utilizar o mesmo barramento

Barramento mais lento


Interferncia e degradao de sinal so comuns em conexes paralelas. Materiais de qualidade inferior e sinal cruzado vindo de fios prximos resultam em rudo, que deixa a conexo mais lenta. A largura de banda adicional do barramento PCI-X significa que ele pode carregar mais dados, o que pode gerar ainda mais rudo. O protocolo PCI tambm no prioriza dados, ento dados mais importantes podem ficar presos em gargalos. O uso do slot Accelerated Graphics Port (AGP, Porta de Acelerao Grfica) para placas de vdeo diminui bastante o trfego, mas no o suficiente para acompanhar processadores mais rpidos e dispositivos de entrada/sada.

PCI Express e recursos grficos avanados


Chegamos concluso de que o PCIe elimina a necessidade de uma conexo AGP. Um slot PCIe x16 consegue suportar muito mais dados por segundo do que as atuais conexes AGP. Alm disso, um slot PCIe x16 fornece 75 watts de energia para a placa de vdeo, mais do que os 25 watts/42 watts da conexo AGP 8x. Mas o PCIe ainda tem um potencial muito mais impressionante guardado para o futuro da tecnologia grfica.

Placa de vdeo PCI Express

Placa de vdeo AGP 8x

Com o hardware certo, uma placa-me com duas conexes PCIe x16 suporta dois adaptadores de vdeo ao mesmo tempo. Muitos fabricantes esto desenvolvendo e lanando sistemas para aproveitar esta caracterstica:
y

NVIDIA Scalable Link Interface (SLI - Interface de Ligao Escalonvel) - com uma placa-me certificada para SLI, duas placas de vdeo SLI e um conector SLI, um usurio pode usar duas placas de vdeo no mesmo sistema. As placas trabalham juntas e dividem a tela pela metade. Cada placa controla metade da tela, e o conector garante a sincronia entre elas.

Foto: cortesia da NVIDIA

Placa de interface de ligao NVIDIA SLI

7
y

ATI CrossFire - duas placas de vdeo ATI Radeon, uma delas com um chip "composite engine", so conectadas em uma placa-me compatvel. A tecnologia da ATI centrada na qualidade da imagem e no requer duas placas de vdeo idnticas, apesar de sistemas de altaperformance precisarem de placas idnticas. O CrossFire divide o trabalho de desenhar a imagem na tela optando por uma entre as seguintes maneiras: o dividir a tela ao meio e atribuir uma metade para cada placa (processo chamado de "cortar com a tesoura", do ingls "scissoring") o dividir a tela em blocos (como um tabuleiro de damas) e atribuir os quadrados "brancos" para uma placa desenhar e os "pretos" para a outra o deixar cada placa desenhar um quadro completo por vez Alienware Vdeo Array - duas placas de vdeo no convencionais so juntadas a um Vdeo Merger Hub e a um software proprietrio. Este mtodo ir utilizar sistemas de resfriamento e energia especializados para administrar o calor e energia extra das placas de vdeo. A tecnologia da Alienware suporta at quatro placas de vdeo.

Foto: cortesia da NVIDIA

Duas placas de vdeo funcionando em paralelo

O futuro do PCI Express


Como o PCI, o PCI-X e o PCI Express so compatveis, os trs vo coexistir por tempo indeterminado. At agora, as placas de vdeo so as que fizeram a transio mais rpida para o formato PCIe. Adaptadores de rede e som, assim como outros perifricos, tm evoludo lentamente. Mas como o PCIe compatvel com os sistemas operacionais atuais e apresenta velocidades mais altas, provvel que ele eventualmente venha a substituir o PCI como padro para computadores. Aos poucos, as placas PCI vo se tornar obsoletas. Para mais informaes sobre PCI Express e tpicos relacionados, confira os links na prxima pgina.

You might also like