You are on page 1of 4

Gastrite: o que previne, o que agrava, o que cura

Publicado06/01/2010 De Deli&Cia (Visitar o site) Ads by Google Curativo para lceras Curativo Utilizado no Tratamento e Cicatrizao de lceras www.membracel.com.br (3.98/5 - 126 votes)

?Acho que estou com gastrite?, dizem muitos ao sentirem algum tipo de incmodo no estmago. Mas quais os sintomas associados realmente doena e que fatores a desencadeiam? O Gastrocirurgio tem as respostas. ?A gastrite pode ser ocasionada por m alimentao, lcool, remdios a base de cido acetilsaliclico, antiinflamatrios, estresse ou o aumento do nmero de bactrias Helicobacter pylori, que vivem naturalmente no tecido que reveste o estmago?, informa o Dr. Vladimir Schraibman, especialista em cirurgia geral, gastrocirurgio e nico orientador de Cirurgias Robticas da rea de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein (Proctor Intuitive Robotic System). O mdico explica que estes componentes, isolados ou associados entre si, agridem a mucosa estomacal. ?Se os sintomas acabaram de aparecer, o quadro clnico pode ser classificado como sendo gastrite aguda?, explica o mdico. Se so constantes e persistentes, estamos diante de um diagnstico de ?gastrite crnica, que pode evoluir e se transformar numa lcera, se no for devidamente tratada?, adverte o mdico. Para entender o que , suas causas, tipos e tratamentos, leia abaixo entrevista com o Dr. Vladimir Schraibman, especialista em cirurgia geral, gastrocirurgia e nico orientador de Cirurgias Robticas da rea de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein. O Dr. Scraibman tambm mdico colaborador do Setor de Fgado, Pncreas e Vias Biliares do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de So Paulo.

Como o lcool pode desencadear gastrite? lcool irritante gstrico fortssimo e promove a diminuio da formao de prostaglandinas, substncias responsveis pela proteo de muco do estmago contra o cido. Caf, medicamentos base de cido acetilsaliclico e antiinflamatrios diminuem tambm diminuem a proteo, podendo levar a quadros de gastrite.

E o cigarro, tambm favorece a doena gstrica? O cigarro possui inmeras substncias irritantes gstricas que levam ao aumento da secreo gstrica por irritao local, principalmente, pela nicotina.

O que muda no ambiente estomacal para a bactria Helicobacter pylori ? que j existe no estmago - se manifestar e causar irritaes e at cncer?

Essa bactria est associada recidiva das gastrites na maior parte das vezes. Quando a bactria no eliminada, a probabilidade de adquirir nova infeco vai acima de 90%. Muitas vezes, a presena dessa bactria pode estar associada ao aparecimento do cncer gstrico, quando associada a quadro de gastrite crnica.

Muitos dizem que esto com ?gastrite nervosa?. Isso pode ser verdade? Qual seria a relao de causa-efeito? verdade, porque o estressse aumenta a liberao de cortisol e adrenalina que promovem o aumento da producao de cido pelo estomago, gerando gastrite de fundo emocional.

Anticidos ajudam a aliviar sintomas? Com certeza aliviam sintomas, mas deve-se ficar atento s reaes, porque alguns podem aumentar a chance de formao de clculos renais, entre outros problemas. Diante do diagnstico de gastrite, o melhor seguir o tratamento de acordo com orientaes mdicas, que inclui a diminuio da ingesto de lcool, refrigerantes, ch preto e caf, entre outros cuidados.

Dieta muito rica em gorduras, como frituras e carnes, contribuem para o aparecimento da gastrite ou agravam os sintomas? Sim, dieta rica em gordura contribui para o desenvolvimento da gastrite, visto que a gordura por si s pode gerar aumento da produo de cido, agravando uma gastrite j estabelecida.

Gastrite pode evoluir e se transformar em lcera? Em caso positivo, por qu? Com certeza, gastrite pode se transformar em lcera. A gastrite se constitui no processo inicial de inflamao, que quando no tratada pode gerar inflamao mais profunda que denominada lcera (quando aparecem feridas na parede do estmago).

Gastrite afeta mais a quem: homens e mulheres? Crianas, adolescentes, adultos ou idosos? Gastrite mais comum em adultos, em indivduos sedentrios e em pessoas que no possuem hbitos de vida saudveis.

Quais os principais sintomas e como se faz o diagnstico da gastrite? Os principais sintomas esto relacionados dor na parte alta do abdome, inchao abdominal, digesto difcil e sensao de queimao ou aperto no abdome. O

diagnstico pode ser feito pela histria clnica, exame fsico do mdico e com confirmao, muitas vezes, pela endoscopia digestiva alta. Quais os tratamentos mais modernos para controlar a doena? Os tratamentos mais modernos incluem medicamentos de ltima gerao que inibem a produo de cido gstrico e alteraes de estilo de vida e dieta. O que e como surge importante entender que o estmago funciona como uma espcie de ?bolsa?. Ele recebe todo alimento e bebida que se ingere, no qual realizada uma das etapas do processo digestivo (fracionamento dos alimentos e liberao lenta desse material para o intestino). Gastrite corresponde inflamao da mucosa que reveste as paredes do estmago, ocasionada por diferentes fatores, que impedem o rgo de realizar plenamente suas funes. Tratamentos O principal tratamento no consiste em remdios ou comprimidos. Sempre melhor procurar a causa. Mudar o estilo de vida e sua alimentao. Eis alguns conselhos gerais: 1 ? Ter horas certas para comer: O estmago acostuma-se aos horrios, e melhor no alterar esses horrios. Aconselhamos refeies moderadas e com intervalo mnimo de cinco horas entre elas. 2 ? Andar aps comer: muitos costumam deitar aps as refeies. Isso pode aumentar o peso e a absoro de calorias, mas alm de tudo no bom para a digesto. Caminhar sem pressa e respirar profundamente so prticas benficas ao estmago. noite, tambm no se deve comer muito, pois o estmago precisa usufruir do repouso noturno. 3 ? No tomar lquidos s refeies: Pelo menos 30 minutos antes e duas horas aps a s refeies, no se deveria ingerir lquidos. Tomar muito lquido s refeies impede a boa mastigao e dilui os sucos digestivos. Tambm no bom usar muito caldo, sucos, sopas e mingaus. As trs melhoras receitas para o estmago so: mastigar, mastigar, mastigar. 4 ? No misturar muitos alimentos:

Evite comer muitas variedades de alimento em cada refeio. Varie de dia para dia ou de refeio para refeio. Trs ou quatro variedades em cada refeio e no mais que isso. Sua digesto se tornar mais leve. 5 ? Use alimentos naturais: Os alimentos mais indicados para a digesto so: frutas no cidas, verduras cozidas, batatas, gros e po torrado. As azeitonas so particularmente indicadas para gastrticos. Medicamentos naturais Ch de espinheira santa: Um a trs copos por dia, duas horas aps refeies. Esse ch tem bom efeito no alvio dos sintomas da gastrite e at mesmo de lceras. Carvo vegetal: O carvo ativado um remdio indicado para qualquer inflamao do aparelho digestivo. Melhor utilizar carvo em p (1 colher de ch, 3 vezes ao dia). O carvo em comprimidos tambm indicado (1 a 4 comprimidos ao dia). O carvo pode produzir priso de ventre. Procure usar algum ch laxativo (ch de Sene, se for o caso). Chs digestivos: outros chs que podem ser usados para a gastrite so de gosto amargo: carqueja, losna, camomila, boldo nacional e boldo do Chile, estomalina, dente-de-leo, etc. Compressa aquecedora: Dormir noite com uma compressa atoalhada mida no abdmen costuma auxiliar no tratamento de gastrite. melhor aplicar a compressa umedecida em gua fria e bem torcida, diretamente no abdmen e cobrir aps com um pano ou flanela seca. sempre aconselhvel a avaliao do mdico no caso de os sintomas no desaparecerem e / ou houver dvidas quanto ao diagnostico. Eventualmente podero ser utilizados certos tipos de anticidos, segundo orientao mdica, durante alguns dias. Fonte: Vida Integral

You might also like