You are on page 1of 15

JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS, UMA PROPOSTA NA EDUCAO FSICA ESCOLAR Srgio Jesus de Andrade Orientadora: Prof Renata Costa

de Toledo Russo ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO FSICA DE JUNDIA ESEF

RESUMO Este estudo de cunho bibliogrfico tm como objetivo fazer um resgate cultural dos jogos e brincadeiras tradicionais que esto se perdendo com o passar do tempo. Nos dias de hoje fato que as crianas tm menos espaos para brincar. Enquanto que em pocas passadas elas tinham as ruas, parques, bosques, hoje em dia estes espaos esto cada vez mais escassos, sem falar da falta de segurana e a concorrncia com os carros nas ruas, sem falar tambm da concorrncia com o vdeo game e o computador. O brincar faz parte da vida da criana, e uma fonte natural de conquistas, vivncias e novas experincias, no brincar que as crianas aprendem muitas coisas que a vida pode lhes ensinar, vivncias como: o respeito, entendimentos de regras, viver em grupos, dividir espao e material, entre outras experincias que o brincar pode oferecer as crianas.Para muitas crianas a escola o nico espao para brincar, o que torna a educao fsica escolar um pouco diferente do que se vivia em pocas anteriores. Nos dias de hoje o brincar est muito mais presente dentro das aulas, mas um brincar com objetivo e no puramente largar a criana no meio da quadra com um amontoado de brinquedos. O resgate de alguns jogos e brincadeiras tradicionais tais como: jogos de pegar, cantigas de roda, amarelinha, barra manteiga, me da rua, pedrinhas entre outras, esto presentes nas aulas. Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Educao Fsica Escolar

INTRODUO Nos dias de hoje fato que as crianas tm menos espaos para brincar, enquanto que em pocas passadas elas brincavam nas ruas, parques, bosques. Atualmente esses espaos esto cada vez mais escassos, sem falar na falta de segurana e o excesso de carros nas ruas como tambm da concorrncia desleal com o vdeo game e o computador. O brincar faz parte da vida da criana, uma fonte natural de conquistas, vivncias e novas experincias. no brincar que as crianas aprendem muitas coisas que a vida pode lhes ensinar, vivncias como: o respeito, entendimentos de regras, viver em grupos, dividir espao e material, entre outras experincias que o brincar pode oferecer as crianas. Nos dias de hoje para muitas crianas a escola o nico espao para brincar, o que torna a Educao Fsica Escolar um pouco diferente do que se vias em pocas anteriores. Hoje em dia o brincar est muito mais presente dentro das aulas, mas um brincar com objetivo e no puramente largar a criana no meio da quadra com um amontoado de brinquedos. O resgate de alguns jogos e brincadeiras tradicionais tais como: jogos de pegar, cantigas de roda, amarelinha, barra manteiga, me da rua, pedrinhas entre outras, esto presentes nas aulas.

DEFININDO CULTURA

Para comearmos a definir cultura vamos recorrer ao dicionrio da lngua portuguesa, no qual XIMENES (2000) definiu cultura como ao ou modo de cultivar. 2. Plantao. 3. Desenvolvimento intelectual. 4. Antrop. Conjunto de experincias e realizaes humanas (costumes, crenas, instituies, produes artsticas e intelectuais) que caracterizam uma sociedade. 5. Conjunto de conhecimentos adquiridos numa determinada rea de atividade. 6. Conjunto de atitudes e comportamentos que caracterizam certa mentalidade. => Cultura inflacionria.

Assim antropologicamente falando podemos definir cultura como: conjunto de experincias e realizaes humanas (costumes, crenas, instituies, produes artsticas e intelectuais), (XIMENES, 2000). A palavra cultura, em sua origem no latim, significa ao ou maneira de explorar certas produes naturais, cuidado com o campo e criao de animais. Sua origem, portanto, est associada ideia de trabalho produtivo. (NEIRA, 2008). Nesta ideia de Neira (2008), a cultura estava somente relacionada ao trabalho no campo. Podemos tambm definir cultura segundo os Parmetros Curriculares Nacionais PCNs (Brasil, 1998) como:
[..] um conjunto de cdigos simblicos reconhecveis pelo grupo. Neles o indivduo formado desde o momento de sua concepo; nesses mesmos cdigos, durante a sua infncia, aprende os conhecimentos e valores do grupo; por eles mais tarde introduzido nas obrigaes da vida adulta, da maneira como cada grupo social a concebe. (p. 27).

A cultura tudo aquilo que criamos, vivenciamos, modificamos e adaptamos conforme nossas necessidades como explica (DAOLIO , 1995). O homem um ser influencivel, e como a cultura de um povo pode influenciar outro, com o passar das geraes os homens vo mudando, aperfeioando e aprimorando, com tudo isso algumas coisas vo ficando para trs, como por exemplo, as rodas familiares de conversas, as brincadeiras na rua, as festividades que antigamente ocorriam nas casas, ruas e igrejas. Nos dias de hoje os eventos festivos acontecem de forma isolada, sem o engajamento de muitas famlias, fazendo que certas tradies se percam no tempo. Segundo NEIRA (2008, p.33),
em 1871, Edward B. Tylor, etnlogo ingls, utilizou o termo cultura (em ingls, culture) como sntese de kultur e civilization, abrangendo em uma s palavra todas as realizaes produzidas pelo homem ao longo da sua histria. Essa definio caracterizada cultura como algo adquirido, refutando a ideia inata, dependente biologicamente.

Acompanhando o raciocnio do autor, podemos afirmar que todas as produes humanas ao longo dos tempos so formas de cultura.

Os jogos, brinquedos e brincadeiras, so elementos da cultura de um povo, e no podem perder suas caractersticas com o passar dos tempos. A cada gerao temos que levar estas caractersticas aos mais novos, estes jogos, brinquedos e brincadeiras possuem um repertrio riqussimo, podendo ser inseridos nas aulas de Educao Fsica Escolar podendo facilitar em muito nossas aulas.

A IMPORTNCIA DO RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAO FSICA ESCOLAR.

Por toda sua infncia o brincar uma coisa muito presente na vida das crianas. Em pocas passadas as brincadeiras tinham como principal local a rua ou espaos abertos, sem o grande fluxo de carros e com segurana. Nos dias de hoje as brincadeiras montonas, e/ou pouco gasto de energia vem ganhando espao na vida das crianas. Os computadores, os vdeos games, a televiso se tornaram grandes aliados dos pais e crianas quando a questo brincar. Por parte dos pais por serem sempre dentro de casa, sob a superviso dos mesmos, e por parte dos filhos, que tendo em vista no poderem sair na rua para brincar se refugiam nas telas dos mesmos. Segundo Betti (1998) apud Costa (2006), os adolescentes brasileiros despedem em mdia quatro horas por dia vendo televiso. Os jogos e brincadeiras folclricas foram perdendo espao com o passar dos tempos, ora pela falta de espao, ora pela falta de segurana como afirma FARIA JUNIOR (1996):
[...] jogos populares infantis, parlendas e brinquedos cantados foram sendo perdidos (ou transformados) nos ltimos cinquenta anos, possivelmente como consequncia dos processos de urbanizao e de industrializao. (p.59)

O brincar algo presente para todos, principalmente para as crianas. Para algumas to srio quanto o trabalho dos seus pais, pois na brincadeira pode ser livre para criar e vencer seus prprios limites. Para alguns o espao escolar o nico momento em que esta criana pode brincar sem estar o tempo todo voltada para um equipamento eletrnico. Sentar no cho, rolar, correr, gritar, extravasar, so algumas das sensaes que os alunos sentem durante uma aula. Uma brincadeira, por exemplo, de pegar, onde o aluno precisa correr para fugir do pegador, pode liberar muitas sensaes diferentes em cada aluno da sala de aula. Enquanto um aluno que se movimenta pouco pode estar com a adrenalina a mil, outro aluno que tem um repertrio motor mais vasto est tranquilo e calmo esperando o pegador se aproximar mais para depois sair correndo. O brincar algo nato da criana, em todos os momentos nos quais no est realizando algo que algum adulto pediu, ela est brincando, seja com um brinquedo ou com alguma coisa que ela encontrou no cho. Segundo Borba (2006), estudos da Psicologia baseados em uma viso histrica e social dos processos de desenvolvimento infantil apontam que o brincar um importante processo psicolgico, fonte de desenvolvimento e aprendizagem, sendo assim por que no trazer o brincar para a Educao Fsica Escolar?
Pipa, esconde-esconde, pique, passaraio, bolinha de gude, bate mos, amarelinha, queimada, cincomarias, corda, pique-bandeira, polcia e ladro, elstico, casinha, castelos de areia, me e filha, princesas, superheris...Brincadeiras que nos remetem nossa prpria infncia e tambm nos levam a refletir sobre as crianas contempornea: de que as crianas brincam hoje? Como e com quem brincam? (BORBA, 2006, p.33).

Devido ao grande desenvolvimento das cidades, os espaos esto ficando cada vez mais limitados, as crianas esto sendo obrigadas a brincar em pequenos espaos, e em muitos casos, s sobrando as aulas de Educao Fsica nas escolas, ficando para ns Professores de Educao Fsica a responsabilidade
5

de propagar para os alunos, os brinquedos e brincadeiras que os seus pais e avs brincavam na sua infncia. Segundo Cascudo (1984) e Kishimoto (1999; 2003), os jogos tradicionais infantis fazem parte da cultura popular, expressam a produo espiritual de um povo em uma determinada poca histrica, so transmitidos pela oralidade e sempre esto em transformao, incorporando as criaes annimas de gerao em gerao. Ligados ao folclore, possuem as caractersticas de anonimato, tradicionalidade, transmisso oral, conservao e mudana. As brincadeiras tradicionais possuem, enquanto manifestaes da cultura popular, a funo de perpetuar a cultura infantil e desenvolver a convivncia social. Os jogos e brincadeiras tradicionais como podemos observar em Kishimoto (1992) apud Calegari e Prodocimo (2006), que antigamente eram passados de gerao para gerao, hoje se perdem por diversos motivos, um dos quais podemos citar, a pouca convivncia familiar, devido aos muitos compromissos assumidos pelas famlias no dia-a-dia. Os pais trabalham fora o dia todo, as crianas por sua vez, ao invs de brincar, esto indo cada vez mais cedo para cursinhos e escolinhas, perdendo o pouco tempo disponvel para brincar. Nos dias de hoje o que est faltando para que nossas crianas brinquem? A meu ver, um dos fatores o fato das crianas no saberem do que brincar, como podero elas brincar de algo que no lhes foi ensinado? Como uma criana pode brincar de me da rua em frente a sua casa se ela nunca nem ouviu falar desta brincadeira? Estes questionamentos podem resolver alguns dos problemas que s vezes ocorrem nas aulas de Educao Fsica, ns Professores de Educao Fsica podemos fazer este resgate cultural de brinquedos, jogos e brincadeiras e levar ao conhecimento de nossos alunos durante nossas aulas, possibilitando que eles adquiram este conhecimento, no somente apresentar os brinquedos, jogos e brincadeira, mas tambm trazer ao conhecimento do aluno toda sua histria, e trajetria pelo mundo.
6

[...] lamentvel o fato de que estas brincadeiras tradicionais no se tenham sido incorporadas ao contedo pedaggico das aulas de Educao Fsica. Pois, aprender a trabalhar com essas brincadeiras poderia garantir um bom desenvolvimento das habilidades motoras sem precisar impor as crianas uma linguagem corporal que lhes estranha. (FREIRE, 2003, apud SANTOS, 2009, p. 211).

O brincar algo inato criana, os jogos e brincadeiras tradicionais trazem um repertrio motor riqussimo para as crianas, quando temos a possibilidade de incorporar estes jogos e brincadeiras tradicionais nas aulas, damos a possibilidade das crianas vivenciarem um pouco mais da cultura do nosso povo, ganhando em conhecimento e aprendizagem motora. Velasco (1996), afirma que na antiguidade as crianas brincavam e participavam das festividades, lazer e jogos dos adultos, mas ao mesmo tempo tinham tambm um espao reservado para que elas realizassem suas prprias atividades. O que inclua nestas atividades o que hoje chamamos de brincadeiras populares, pois naquela poca a brincadeira era considerada um elemento cultural, do riso e do folclore. Ao observarmos uma criana que brinca, percebemos uma coisa curiosa: seu estado de esprito coincide com sua concentrao no objeto da brincadeira, jamais esttico e possui um sentido de atrao que contagia. (JUNIOR, 1999). Como podemos observar os jogos e brincadeiras folclricas so de extrema importncia no desenvolvimento motor da criana, mas at que ponto podemos afirmar que uma brincadeira de rua pode ser importante no desenvolvimento motor e social da criana? Cavallari e Zacharias (1997) afirmam que difcil estabelecer que uma determinada atividade uma brincadeira, um pequeno jogo ou um grande jogo. Para podermos definir, temos que ver como esta atividade ser desenvolvida no caso estudado e assim chegar a uma concluso. O prprio professor pode utilizar uma mesma atividade em forma de brincadeira, pequeno jogo ou grande jogo, adaptando-se ao publico a ser atingido. Para transformar uma brincadeira em jogo

ou vice-versa, basta utilizar as regras de acordo com as caractersticas da atividade. Uma brincadeira de rua, um jogo popular, pode facilmente ser inserido nas aulas de Educao Fsica, basta o Professor dar o enfoque adequado na atividade. Uma brincadeira de me da rua, por exemplo, pode ser inserida nas aulas de correr, tendo em vista a complexidade da atividade, uma vez que os alunos so obrigados a estarem sempre atentos ao pegador, para poderem desviar e no serem pegos, podemos ainda trabalhar diversas capacidades fsicas nesta mesma aula. O brincar algo que acompanha a criana por toda sua vida, de acordo com LOPES (2001, p. 35), o jogo e o exerccio, a preparao para a vida adulta. A criana aprende brincando, e o exerccio que a faz desenvolver suas potencialidades. No podemos deixar de lado o fato das crianas viverem em casas e apartamentos, sendo assim tambm no podemos desvincular a rua da escola. Antigamente os grandes talentos eram descobertos em peneires realizados nas vrzeas, nas poucas quadras poliesportivas que existiam, e nos dias de hoje eles so descobertos nas escolinhas de esporte. O que antes se aprendia na rua, hoje se aprende nas escolinhas, este fato refora ainda mais o papel do Professor de Educao Fsica escolar, evidenciar em suas aulas vivncias que possibilitem o desenvolvimento motor, levando ao aluno conhecimento e vivncias motoras. No devemos traar uma linha de separao entre a rua e a escola, os poucos jogos e brincadeiras que hoje se aprende nas ruas podem servir em muito para as nossas aulas. Os jogos e brincadeiras populares citados por Kishimoto apud Moreira (2008), por serem passados de gerao em gerao, trazem toda uma bagagem cultural, muito rico em questes de respeito e de convivncia, os quais uma criana no consegue jogando a frente de um computador ou vdeo-game. Possibilitar as vivncias corporais coloca a criana defronte aos seus medos e aumenta sua capacidade de resoluo de problemas, preparando-as para o futuro. A responsabilidade da escolha da atividade apropriada do Professor de
8

Educao Fsica escolar, que deve propor situaes onde a criana possa correr, pular, rolar, girar, explorar as suas habilidades e desenvolver mais algumas. Segundo HUIZINGA (1980, p. 33)
o jogo uma atividade ou ocupao voluntria, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espao, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatrias, dotado de um fim em sim mesmo, acompanhado de um sentimento de tenso e de alegria e de uma conscincia de ser diferente da vida quotidiana.

Todo jogo tem sua regra prpria, com elas a criana consegue desenvolver habilidades para entender as regras do dia-a-dia, uma criana que brinca e compreende as regras de um jogo ou brincadeira, se torna um adulto entendedor das regras da vida. Os jogos como contedos escolares podem ser considerados como um dos que apresentam maiores facilidades de aplicao por diferentes razes, entre elas:
No so desconhecidos da criana, uma vez que a maioria j participou de diferentes jogos e brincadeiras; No exigem espao ou material sofisticado (embora possam existir jogos com tais exigncias); Podem variar em complexidade de regras, ou seja, desde pequeno pode-se jogar com poucas regras ou chegar a jogos com regras de altssimo nvel de complexidade; Podem ser praticados em qualquer faixa etria;

So divertidos e prazerosos para os seus participantes (a menos que sejam levados a extremos de competio); Aprende-se o jogo pelo mtodo global, diferentemente do esporte, que geralmente aprendido/ensinado por partes. Ao contrrio, em um grande jogo, aprendemos jogando, no se explica e se treina as partes para depois se jogar; a graa de se aprender o jogo est em justamente jog-lo. No se aprende a arremessar para depois se aprender a jogar queimada, o arremesso aprendido durante o jogo. Se o arremesso deve ser mais forte, mais forte, mais fraco, em determinada direo, para cima ou para baixo, o contexto do jogo que vai determinar. Os jogos coletivos foram criados desta maneira, as pessoas aprendiam jogando, somente mais tarde, com a tcnica e a cincia que passou a ensinar com decomposio de partes. (DARIDO e RANGEL, 2005, p.158; 159).

Os jogos e brincadeiras tradicionais elevam o conhecimento intelectual das crianas, conhecer a histria de um jogo, saber de onde veio, e os lugares onde se joga. Sabemos que os jogos e brincadeiras modificam de regio para regio, conforme afirmam Darido e Rangel (2005) as brincadeiras costumam variar conforme a regio, mas mantm sua essncia e sua forma; essas diferenas deveriam ser ensinadas aos alunos conforme elas aparecem e de acordo com o nvel de interesse dos mesmos. Muitos dos jogos e brincadeiras que ainda conhecemos nos dias de hoje podemos encontrar no quadro que veremos logo abaixo chamado Brincadeiras infantis. Esse quadro foi pintado pelo artista holands, Pieter Bruegel, por volta do ano de 1560.

Brincadeiras infantis, BRUEGEL, 1560, 118 cm x 161 cm. http://www.educandario.com.br/Revista/220909/peqbruegel.jpg

Observando esta pintura conseguimos elencar 84 brincadeiras com as quais as crianas brincavam por volta de 1560. Podemos tambm observar o estilo do bairro, ruas amplas de terra batida, muito espao para que as crianas brinquem a vontade, aspectos que nos dias de hoje so quase impossveis de se encontrar.

10

As brincadeiras costumam variar conforme a regio, mas mantm sua essncia, sua forma e sua poesia. O aspecto que mais se altera a letra das canes e o prprio nome dos jogos. Alis, no Brasil, h uma riqueza muito grande de jogos e brincadeiras, uma vez que os herdamos dos portugueses, ndios e negros numa quantidade incrvel. (DARIDO e RANGEL, 2005, p.158).

DARIDO E RANGEL (2005) dizem que: a Educao Fsica, ao considerar o jogo contedo, colabora para que o mesmo continue a ser transmitido de gerao, alicerando esse patrimnio cultural to importante para a humanidade. (p. 158) Contudo no podemos desvincular estes contedos das aulas de Educao Fsica Escolar, nossos alunos merecem ter contato com todas estas vivncias, sejam elas motoras ou intelectuais. As aulas de Educao Fsica Escolar so um rico momento de trocas de cultura, nelas acontece o que podemos chamar de pluralidade cultural, pois nossos alunos so oriundos de diversas regies, assim como seus pais, com isso trazem uma bagagem cultural imensa. Como proposta de trabalho a ser desenvolvida na aula de Educao Fsica, vamos analisar o que segundo Neira & Nunes (2008), pode ajudar em muito nossas expectativas junto aos nossos alunos. Segundo NEIRA & NUNES (2008, p. 252)
socializar e ampliar o repertrio de brincadeiras, rodas cantadas e lengalengas pertencentes cultura corporal. Conhecer suas variaes regionais, procedimentais e nominais. Adapt-las para as condies do grupo (nmero de alunos, espao fsico, tempo de aula). Adotar uma postura participativa e no preconceituosa em relao s diferenas fsicas, sexuais e raciais.

Seguindo a proposta de Neira (2008) de montar um projeto para se trabalhar com os jogos e brincadeiras populares podemos ter a dimenso da grandeza das propostas e possibilidades para se conseguir desenvolver o trabalho com jogos e brincadeiras. Pensando neste texto resolvemos elaborar com os alunos uma pesquisa, onde eles perguntariam a seus pais e avs, com quais brincadeiras eles
11

brincavam na infncia, em outro momento em sala de aula levantamos quais as brincadeiras que os alunos brincam nos dias de hoje, para depois colocar no quadro as brincadeiras dos pais, para nossa surpresa as brincadeiras antigas so pouco brincadas nos dias de hoje. Elas esto perdendo espao para as brincadeiras individuais, onde o brincar isolado, sozinho. Passando esta etapa de levantamento das brincadeiras que os pais e avs de meus alunos brincavam, elaboramos um projeto de resgate folclrico de jogos e brincadeiras, onde colocamos algumas das brincadeiras citadas pelos pais e avs. Elencamos todas as brincadeiras citadas, no quadro e cada sala foi escolhendo quais brincadeiras eles queriam aprender, no ms de Agosto de 2009, demos inicio ao projeto, o qual foi enriquecedor e muito proveitoso para os alunos. Os jogos e brincadeiras tradicionais serviram como facilitador para as aulas de Educao Fsica Escolar, pois alm dos alunos terem o contato com os jogos nas aulas, ao chegar a casa, podiam contar com o apoio de seus pais, que tambm conheciam os jogos e brincadeiras e podiam contribuir com mais informaes, as quais sempre enriqueciam as prximas aulas.

CONSIDERAES FINAIS Aps realizarmos esta reviso bibliogrfica podemos perceber o quo importante para os nossos alunos o resgate dos jogos e brincadeiras tradicionais, pois alm de terem um vasto e rico repertrio motor, uma fonte inesgotvel de cultura, possibilitando inmeras possibilidades de aprendizagem motora e cultural. Podemos perceber que nossos alunos esto a cada dia perdendo os espaos para que possam se movimentar e colocar seus corpos em ao. Percebemos que os jogos de vdeo-game, computador e a televiso so grandes aliados de pais e crianas quando pensamos no brincar, mas estes vm tirando as possibilidades de aprendizagem motora de nossos alunos.

12

As aulas de Educao Fsica Escolar podem se tornar muito mais atrativas e possibilitar inmeras combinaes de jogos e brincadeiras, para que a aprendizagem motora e cultural de nossos seja significativa, podemos traar um elo de aprendizagem, escola-famila-escola, ou famlia-escola-famila, que facilita as nossas vidas de Professores de Educao Fsica Escolar, e melhora em muito os aspectos motores de nossos alunos, tendo em vista que os pais tambm conhecem algumas das atividades que vamos trabalhar durante nossas aulas, podendo contribuir com sugestes e trazendo novas formas de brincar.

13

REFERNCIAS

BORBA, A M, O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: Ensino Fundamental de nove anos. Orientaes para a incluso da criana de seis anos de idade, 2006. Braslia: FNDE, estao Grfica, 2006. BRASIL. Ministrio de Educao e do desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais. Braslia: MEC/SEF, 1990. CALEGARI R. L. e PRODCIMO E. Jogos populares na escola: uma proposta de aula prtica In Motriz, Rio Claro, v.12 n.2 p.133-141, mai./ago. 2006. CASCUDO, C. Literatura oral no Brasil. 3 Ed. So Paulo: Itatiaia, 1984. CAVALLARI, V. R. e ZACHARIAS, V. Trabalhando com recreao. So Paulo: cone, 1994. COSTA, A. Q., Mdias e jogos do virtual para uma experincia corporal educativa. In Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 27, n. 2, p. 165-178, jan. 2006 DALIO, J. Da Cultura do Corpo. ed. Papirus, Campinas, 1995. DARIDO, S. D. e RANGEL, I. C. A. Educao Fsica na escola: implicaes para a prtica pedaggica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. FARIA JUNIOR, A.G. A reinsero de jogos populares nos programas escolares. In Motrivivncia. Florianpolis, n 9, p. 44-65, 1996. http://www.educandario.com.br/Revista/220909/peqbruegel.jpg 19/03/2010). HUIZINGA, J. Homo Luddens: o jogo como elemento da cultura. So Paulo, Perspectiva, 1980. JUNIOR, W. C. A brincadeira de corpo e alma numa escola sem fim: reflexes sobre o belo e o ldico no ato de aprender. In Motriz. Rio Claro Volume 1, Nmero 1, 15 -24, junho/1999.
14

(acessado

em

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e educao. So Paulo: Cortez, 1999. ___________. O jogo e a educao infantil. So Paulo: Pioneira, 2003. LOPES, M. G. Jogos na Educao: criar, fazer, jogar. 4 ed. So Paulo, Cortez, 2001. MOREIRA, A. J., RAMOS, Z. R. P e CARDOSO, C. S. Jogos e brincadeira populares na educao infantil e ciclo inicial do ensino fundamental: uma experincia com alunos do curso de licenciatura em Educao Fsica da UNIRB, Salvador, BA. in http//www.efdeportes.com/Revista Digital- Buenos Aires- ao 13 n 127- Diciembre de 2008. NEIRA, M G & NUNES, M L F. Pedagogia da cultura corporal: critica e alternativas. Ed. Phorte. So Paulo, 2008 SANTOS, E. P, MATOS, F. A., ALMEIDA, V. C.; O resgate das brincadeiras tradicionais para o ambiente escolar. Movimento & Percepo, Esprito Santo do Pinhal, SP, v. 10, n. 14, Jan/jun. 2009- ISSN 1679-8678. VELASCO, C. G. Brincar, o despertar psicomotor. Ed. Sprint, Rio de Janeiro, 1996. XIMENES, S. Minidicionrio Ediouro da Lngua portuguesa, Ediouro, SP, 2000.

15

You might also like