You are on page 1of 13

Partido Comunista Brasileiro www.pcb.org.

br
. N 240 29 .12.2011 para.

PerCeBer

Marxismo
No haver solues para a corrupo, o endividamento nacional, a insegurana, o caos urbano, a degradao dos servios pblicos e a destruio ambiental com um governo capitalista. preciso construir uma alternativa: o Poder Popular. Reunir os partidos anticapitalistas e as correntes politicamente mais progressistas dos partidos que ainda se iludem com o governo LulaDilma no ser uma tarefa das mais fceis. A mala de corrupo da burguesia, as iluses pequeno-burguesas dos governistas que anestesiam a luta popular em troca de cargos no poder e a despolitizao da massa oprimida pela luta diria e estafante pela sobrevivncia, jogam contra a conscincia de classe. Mas esses obstculos sero vencidos, com luta, estudo do marxismo e organizao classista.

2012, um ano de lutas

Construir o Poder Popular, misso obrigatria para para a Frente de Esquerda nas eleies municipais

PCB entrega Medalha Dinarco Reis em memria de Carlos Marighella

Em expressivo ato pblico ocorrido na Associao Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro, convocado por vrias entidades, o secretrio-geral do PCB, Ivan Pinheiro, prestou homenagem a dois grandes militantes comunistas: Dinarco Reis e Carlos Marighella. O evento se deu em comemorao do centenrio de Carlos Marighella e tinha como chamada uma frase emblemtica deste grande militante comunista: No tive tempo de ter medo. Em nome das entidades que compunham a mesa, presidida por consenso por Luiz Rodolfo Viveiros de Castro (Gaiola), usaram da palavra Mauricio Azedo (oresidente da ABI), Wadih Damous (presidente da OAB-RJ), Ceclia Coimbra (Tortura Nunca Mais), Amanda (Direo Nacional do MST) e ex-militantes da ALN. Os deputados estaduais Paulo Ramos e Geraldo Moreira anunciaram a concesso da Medalha Tiradentes a Marighella, por parte da Assembleia Legislativa do RJ.

Ivan Pinheiro explicou aos presentes que a Medalha Dinarco Reis concedida anualmente pelo PCB a camaradas que orgulham a histria do PCB, mesmo que tenham sado do Partido por divergncias, desde que mantendo a ideologia comunista e o respeito pelo Partido. Dinarco Reis, o Tenente Vermelho, foi dirigente do PCB durante dcadas; heri da Revolta Comunista de 1935 e voluntrio da Guerra Civil Espanhola e da Resistncia Francesa. O dirigente do PCB deixou claro tambm que no se tratava ali de o Partido querer se apropriar da memria de Marighella, que pertence aos revolucionrios e ao povo brasileiros, e tampouco de debater dissidncias do PCB aps o golpe militar, que eram mais sobre formas de luta do que de contedo estratgico. Uma delas, criada por Marighella, chamou-se Ao Libertadora Nacional. Como o PCB, a ALN defendia a ideia, que j vinha sendo criticada por Caio Prado Jr. e outros comunistas, de uma etapa nacional, democrtica e libertadora, antes da etapa socialista da revoluo brasileira.

Ao fim de seu discurso, Ivan Pinheiro convidou Dinarco Reis Filho, presidente da Fundao que leva o nome de seu pai, a entregar a Medalha Dinarco Reis a Carlinhos Marighella, filho de Carlos Marighella. Ele fez um emocionante pronunciamento, valorizando seu pai como o militante corajoso e abnegado, solidrio e cordial, que conjugou vrias formas de luta, sempre consequente com suas opinies. Como se tratava de um ato amplo e unitrio de homenagem a um dos grandes heris das lutas do povo brasileiro, todos esses oradores respeitaram as duas organizaes pelas quais passou Marighella (PCB e ALN). E principalmente a pluralidade das entidades e das inmeras personalidades presentes, unidas no ato pela questo democrtica e pela necessidade de apurar a verdade dos crimes da ditadura. Alm dos deputados estaduais citados, prestigiaram o evento os deputados federais Alexandro Molon e Chico Alencar. Todos ressaltaram o ser humano cordial e solidrio, que colocou sua vida inteira a servio da luta por uma sociedade justa e solidria, sem opressores. Este ambiente de emoo e unidade no foi comprometido por destoantes manifestaes de auto-afirmao revolucionria de natureza messinica. As lutas contra a ditadura do capital e pelo socialismo continuam vigentes e cada vez mais necessrias. O PCB homenageia Marighella como um dos grandes lutadores brasileiros, pensando no presente e no futuro das lutas revolucionrias. Se ainda estivesse entre ns, estaria frente dessas lutas e no olhando para o passado. Duas presenas emocionaram os participantes: Zilda Xavier Pereira, que atuou com Marighella no PCB e na ALN, me de dois jovens assassinados pela ditadura (Alex e Iuri), e Eliseu, um velho comunista ligado ao PCB (ex-vereador pelo Partido no RJ nos anos 40 e dirigente sindical), que resolveu comemorar no ato pblico o seu aniversrio de 100 anos de idade, cumprido naquele dia.

Se os povos da Europa no se levantarem, os bancos traro o fascismo de volta


Mikis Theodorakis*

mente com a democracia e todas as conquistas da civilizao europeia.

Theodorakis ficou mundialmente conhecido pelas primorosas trilhas sonoras dos filmes Zorba, O Grego, Srpico e Z

No momento em que a Grcia colocada sob a tutela da Troika, que o Estado reprime as manifestaes para tranquilizar os mercados e que a Europa prossegue nos salvamentos financeiros, o compositor Mikis Theodorakis apela aos gregos a combater e alerta os povos da Europa para que, ao ritmo a que as coisas vo, os bancos voltaro a implantar o fascismo no continente. Entrevistado durante um programa poltico popular na Grcia, Theodorakis advertiu que, se a Grcia se submeter s exigncias dos chamados parceiros europeus ser o nosso fim quer como povo quer como nao. Acusou o governo de ser apenas uma formiga diante desses parceiros, enquanto o povo o considera brutal e ofensivo. Se esta poltica continuar, no poderemos sobreviver a nica soluo levantarmo-nos e combater. Resistente desde a primeira hora contra a ocupao nazi e fascista, combatente republicano desde a guerra civil e torturado durante o regime dos coronis, Theodorakis tambm enviou uma carta aberta aos povos da Europa , publicada em numerosos jornais. Trechos: O nosso combate no apenas o da Grcia, mas aspira a uma Europa livre, independente e democrtica. No acreditem nos seus governos quando eles alegam que o seu dinheiro serve para ajudar a Grcia. () Os programas de salvao da Grcia apenas ajudam os bancos estrangeiros, precisamente aqueles que, por intermdio dos polticos e dos governos a seu soldo, impuseram o modelo poltico que conduziu atual crise. No h outra soluo seno substituir o atual modelo econmico europeu, concebido para gerar dvidas, e voltar a uma poltica de estmulo da procura e do desenvolvimento, a um protecionismo dotado de um controlo drstico das Finanas. Se os Estados no se impuserem aos mercados, estes acabaro por engoli-los, junta-

Povos da Europa, levantem-se! A democracia nasceu em Atenas, quando Slon anulou as dvidas dos pobres para com os ricos. No podemos autorizar hoje os bancos a destruir a democracia europeia, a extorquir as somas gigantescas que eles prprios geraram sob a forma de dvidas. No pedimos para apoiar a nossa luta por solidariedade, nem porque o nosso territrio foi o bero de Plato e de Aristteles, de Pricles e de Protgoras, dos conceitos de democracia, de liberdade e da Europa. Pedimos que o faam no seu prprio interesse. Se autorizarem hoje o sacrifcio das sociedades grega, irlandesa, portuguesa e espanhola no altar da dvida e dos bancos, em breve chegar a vossa vez. Vocs no podero prosperar no meio das runas das sociedades europeias. Quanto a ns, acordamos tarde, mas acordamos. Construamos juntos uma Europa nova, uma Europa democrtica, prspera, pacfica, digna da sua histria, das suas lutas e do seu esprito. Resistamos ao totalitarismo dos mercados que ameaa desmantelar a Europa transformando-a em Terceiro Mundo, que vira os povos europeus uns contra os outros, que destri o nosso continente, provocando o regresso do fascismo.

Russos vo luta contra as fraudes eleitorais e exigem democracia

As fraudes nas eleies legislativas na Rssia, armadas para tentar construir uma grande vitria ao partido governista, comandando pelo primeiro-ministro Vladimir Putin, esbarraram na firme resistncia da populao. Os russos saram s ruas mesmo em meio a temperaturas baixssimas, entre 6 e 20 graus negativos, para exigir a anulao das eleies manipuladas. Personalidades como o ex-presidente Mikhail Gorbatchov e os lderes comunistas, muito respeitados pelo povo, propem uma profunda reforma eleitoral, para superar a democradura das regras eleitorais em vigor. A inteno de Putin era tornar irreversvel sua reconduo Presidncia, nas eleies inicialmente previstas para maro do ano que vem. Agora, a oposio, cuja principal fora o Partido Comunista, exige alm de novas eleies a renncia do primeiro-ministro e o adiamento das eleies presidenciais para uma

.. data posterior reforma eleitoral. Em todo o mundo, os trabalhadores e os setores mais conscientes da classe mdia se rebelam contra a crise capitalista e protestam contra a corrupo, o corte de direitos, o endividamento dos estados e a explorao irracional dos recursos naturais. Em Moscou, capital russa, a prefeitura distribuiu ch quente aos manifestantes, bem diferente dos protestos anteriores, severamente reprimidos pela polcia, como nos protestos anticapitalistas em outros pases, como nos EUA e na Inglaterra. Sinal claro de que a situao na Rssia comea a mudar foi a presena de ex-ministros de Putin apoiando as manifestaes e concordando que a democracia foi prejudicada por uma legislao restritiva. Pesquisas de opinio pblica indicam que 75% da populao sente saudades da antiga Unio Sovitica (URSS). O sentido mais comum da palavra refere-se revolta diante de uma injustia ou afronta, sentimento contrrio ao ato que se caracteriza como desumano, cruel, injuriante, ultrajante. Tambm associado ao ato de raiva e exasperao, irritao intensa.

A Comuna de Paris, a Revoluo Russa e a indignao

Mauro Luis Iasi*


isso de querer ser exatamente aquilo que a gente ainda vai nos levar alm (Paulo Leminski)

Outubro veio e passou nos deixando em novembro de mais um ano no sistema capitalista. Neste ano lembramos os 140 anos da Comuna de Paris e muitas atividades pipocaram por todo o Brasil e pelo mundo saudando a ousadia operria que assaltou os cus em 1871. Recentemente, em 2007, comemoramos os 90 anos da revoluo russa. Enquanto isso, jovens e trabalhadores tomam as ruas em vrias partes do mundo e se declaram indignados.

mento societrio de carter socialista, o que de fato no , outros procuram se acalmar, como Locke, acreditando que no passa de uma manifestao difusa de descontentamento. O movimento que se autodenominou como Occupy Wall Street (Ocupem Wall Strett) e que se alastrou por mais de 25 cidades norte-americanas desde setembro deste ano tem sido identificado como um bom exemplo desta indignao que parece tomar conta de algumas pessoas antes to pacatas e acomodadas nas benesses do chamado primeiro mundo. Tentando acalmar a ordem, o senhor Richard Locke (no sabemos se carrega alm da coincidncia do nome algum parentesco com o famoso John Locke, mas certamente algumas de suas idias) afirma que tais manifestaes no podem ser identificadas com nenhuma inteno extremista contra o sistema vigente, completando: apenas uma manifestao difusa em torno da profunda infelicidade diante das condies econmicas dos Estados Unidos. O chefe da cadeira de Cincia Poltica do MIT (Massachusetts Institute of Technology) acredita que aqueles que esto ocupando as ruas e praas buscam apenas um sistema econmico menos ganancioso e corrupto. Estamos diante de dois fenmenos que nos chamam a ateno: primeiro a tendncia de alguns analistas em atribuir sua intencionalidade aos fenmenos que estudam; segundo o persistente equvoco na compreenso das aes de massa e sua relao com a intencionalidade dos processos histricos. Enquanto alguns se animam mais do que devem com as manifestaes acreditando que ali j emerge um questionaQuando os trabalhadores de Paris, em 1871, tomaram a cidade, no o fizeram para iniciar a transio socialista ou inventar a nova forma do Estado que nos levaria ao comunismo, da mesma forma as mulheres e os operrios russos que marcharam na greve geral de fevereiro de 1917 foram certamente movidos por uma grande insatisfao com as condies econmicas e, principalmente, com os efeitos da Guerra. Se o senhor Richard Locke estivesse por l com seus incrveis cabedais cientficos do MIT diagnosticaria que no traziam a inteno definida de uma ao extremista contra o sistema vigente e almejavam apenas um sistema menos ganancioso e corrupto, ou mais precisamente, um sistema que no os deixasse to infelizes. Os trabalhadores russos, anos antes da epopeia revolucionria, em janeiro de 1905, marcharam ao Palcio do Czar em So Petersburgo para entregar um abaixo assinado Nicolau II no qual diziam: Estamos numa situao miservel, somos oprimidos, sobrecarregados com excesso de trabalho, insultados, no nos reconhecem como seres humanos, somos tratados como escravos. Para ns, chegou aquele momento terrvel em que a morte melhor do que a continuidade do sofrimento insuportvel. Mesmo diante de tal situao eram certamente poucos aqueles que tinham a clareza que na base de seus sofrimentos se encontrava uma forma histri-

ca de organizao social que precisava ser superada e, um nmero infinitamente menor daqueles que j lutavam com a intencionalidade de ir alm da forma histrica que se preparava para substituir as runas da autocracia czarista. Reagiam fome, misria, a indignidade. Quem lhes explicou claramente do que se tratava foi a guarda czarista que atirou nos mais de cem mil manifestantes e depois sufocou a rebelio operria de 1905 a golpes dos sabres cossacos. Na Paris operria tratava-se, como sabemos de defender a nao contra os invasores prussianos, depois defender a cidade contra os traidores de Versalhes e inicialmente conquistar, finalmente, apenas o direito de eleger seu prprio governo sem as mediaes do voto censitrio, do veto participao das mulheres e estrangeiros, ou seja, de todas as limitaes que buscam garantir que os pobres e trabalhadores no participem da democracia. Quando Thiers massacrou os rebeldes e afirmou que a ordem, a justia, a civilizao alcanaram finalmente a vitria, possvel que muitos comeassem a duvidar do que exatamente seria a civilizao e o tipo de justia que a embasava. Por isso a frase do senhor Locke, segundo a qual no se trata de um questionamento do sistema vigente, mas s de uma profunda infelicidade diante das condies econmicas dos Estados Unidos, expressa, como muitas das grandes constataes da chamada cincia poltica, um juzo perfeitamente correto que no nos serve de nada. A verdadeira questo estaria na busca da compreenso do porque e contra o que se expressa a indignao dos manifestantes.

Quando o senhor Locke l os cartazes dos manifestantes afirmando que somos 99% da populao que no toleramos mais a ganncia e a corrupo dos 1% restantes, v apenas uma vaga intencionalidade por um regime menos corrupto e ganancioso. Ele percebe bem esta dimenso e procura se manter neste nvel da aparncia. Os participantes e o prprio cientista poltico partilham de um elemento do senso comum que afirma que o problema do capitalismo no a acumulao privada da riqueza socialmente produzida, mas o exagero ganancioso da acumulao, ou seja, se os capitalistas tivessem o bom senso de acumular menos e com isso garantir uma boa qualidade de vida, todos sairiam ganhando. O desenrolar dos fatos pode contribuir decisivamente para superar em parte o senso comum dos participantes, embora seja um pouco mais pessimista quanto s possibilidades do cientista poltico do MIT. Quando os manifestantes se aglomeram nas praas e atacam os banqueiros e financistas, a polcia prontamente vem para desaloj-los e as prises comeam (s em outubro foram mais de 700 presos). Ficamos sabendo por um artigo de Amy Goodman no Democracy Now que J.P. Morgam e o Chase Mahatan Bank doaram U$ 4,6 milhes de dlares Fundao da Polcia da Cidade de New York, ao mesmo tempo em que os banqueiros receberam cerca de 1 trilho de dlares para aliviar seus problemas com a crise.

s vezes a realidade assume contornos didticos. Mesmo para um povo submetido ao mais aprimorado e eficiente controle ideolgico, certas coisas comeam a ficar claras. Antes, entretanto, vejamos porque aquelas pessoas estavam profundamente infelizes. Existiria hoje no pas mais rico do mundo cerca de 43,6 milhes de pobres, algo em torno de 14,3% da populao, cerca de 50 milhes de pessoas no tem acesso a nenhum tipo de seguro de sade, 16 milhes de pessoas passam fome e 49 milhes s no passam fome porque tem precrios vales de alimentao. O desemprego oficialmente est rondando os 10% (entre os negros os nmeros oficiais so de 16% de desempregados) da populao, dizem que as cifras reais chegam aos 17% e a crise afetou uma questo bsica que a moradia. Para tentar sair do desespero os trabalhadores norteamericanos esto trabalhando 100 horas a mais do que h 20 anos (as mulheres 200 horas a mais). Tudo isso em um mundo onde se profetizou o fim do trabalho! Ao mesmo tempo, entre 1979 e 2006, 1% da populao mais rica passou de 10% da concentrao da riqueza produzida para 23% (mesmo ndice que estava presente em 1929). Esta concentrao indica que 90% do total da riqueza produzida nos 25 anos de euforia foi parar na mo de menos de 10% da populao mais rica e concentrou-se em 1% dela. Marx e Engels, na obra A Ideologia Alem, diziam o seguinte: Quanto mais as formas normais das relaes sociais e, com ela, as condies de exis-

tncia da classe dominante acusam a sua contradio com as foras produtivas avanadas, quanto mais ntido se torna o fosso cavado no seio da prpria classe dominante, fosso que separa esta classe da classe dominada, mais natural se torna, nestas circunstncias, que a conscincia que correspondia originalmente a esta forma de relaes sociais se torne inautntica; dito por outras palavras, essa conscincia deixa de ser uma conscincia correspondente, e as representaes anteriores, que so tradicionais deste sistema de relaes, aquelas em que os interesses pessoais reais, etc eram apresentados como interesse geral, degradam-se progressivamente em meras frmulas idealizantes, em iluso consciente, em hipocrisia deliberada (Marx e Engels, em outra traduo, 2007:282). natural que em uma situao como essa os norte americanos que pensavam yes we can, passem a pensar: we cannot accept this! de se esperar que as palavras em torno das quais se estruturava uma viso de mundo sob a qual se ocultava os interesses de classe da burguesia monopolista se tornem inautnticas e assumam feitio de pura hipocrisia deliberada. Quando Roma estava para cair, os brbaros se amontoavam em seus portes, no para invadi-la militarmente, h muito estavam militarmente derrotados, mas para tentar passar seus muros buscando sobreviver como escravos. No final do feudalismo, o poder dos senhores que um dia se legitimar pelo dever de proteger os servos atrs dos muros de seus castelos, assumia cada vez mais a forma do direito de massacr-los.

Norbert Elias

O paradoxo que se esconde nas formas aparentes do senso comum liberal que esta doutrina poltica se funda na crena do protagonismo do indivduo ao mesmo tempo que est convicta de que os indivduos se inserem em um todo que caminha por seus prprios desgnios, ou seja, o mercado. Dessa maneira cada um busca seu interesse egosta, mas magicamente desta soma de egosmos resulta o chamado bem comum. A soluo liberal do paradoxo est na noo de grandes homens, personalidades excepcionais que vem alm dos homens comuns e dirige a histria para a intencionalidade desejada. Norbert Elias trata desta maneira a questo: Pelo menos impossvel constatarmos que qualquer pessoa dos sculos XII ou mesmo XVI tenha conscientemente planejado o desenvolvimento da sociedade industrial dos nossos dias. Que tipo de formao essa, esta sociedade que compomos em conjunto, que no foi pretendida ou planejada por nenhum de ns, nem to pouco por todos ns juntos? Ela s existe porque

existe um grande nmero de pessoas, s continua a funcionar porque muitas pessoas, isoladamente, querem e fazem certas coisas, e, no entanto, sua estrutura e suas grandes transformaes histricas independem, claramente, das intenes de qualquer pessoa em particular (Elias, 1994: 13). Em outra passagem o mesmo autor diria: de planos emergindo, mas no planejada / movida por propsitos, mas sem finalidade (idem: 59). Elias, apesar de captar bem um momento do real contra as pretenses ideolgicas mais grosseiras do pensamento liberal, tem uma certa dificuldade em encontrar uma finalidade histrica alm daquela atribuda aos indivduos e a substitui pela idia de processo. Ns, os marxistas, estamos convictos que por trs desta aparente catico choque de vontades individuais encontra-se um complexo de aes e determinaes recprocas que constitui uma totalidade que muito mais que a soma das partes. Poucos naquelas praas, ou mesmo ningum, deseja o fim do capitalismo, mas ao se colocarem em luta movidos por uma materialidade que transforma em p os vus ideolgicos que encobriam os interesses da grande burguesia monopolista, ao se chocarem na prtica com estes interesses se produz uma fuso que os leva

alm de suas vontades individuais ou mesmo coletivas que os moveram at aquele momento e se tornam, na prtica, parte de uma ao que assume contornos anticapitalistas, no por seus desejos e intenes originais, mas pela natureza das foras contra as quais se chocam e os interesses materiais contra os quais se defrontam. No que tudo isso vai dar? Ainda no sabemos, mas que o mundo est ficando muito mais interessante do que o senhor Richard Lock imagina, temos certeza. Como diz uma msica do Z Pinto (compositor de vrias das msicas cantadas pelo pessoal do MST), se no houver amanh, brindaremos o ontem, ento viva a Comuna de Paris, viva a Revoluo Russa. Estamos convencidos de que haver um amanh, nico problema que talvez seja muito ruim, mas a as pessoas vo ficar profundamente infelizes e quem sabe saiam s ruas e formem algo alm da mera indignao. Sugestes de leitura: Elias, N. A sociedade dos indivduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. Marx, K. e Engels, F. A ideologia alem. So Paulo: Boitempo, 2007. ________ *Mauro Luis Iasi Membro do Comit Central do PCB

A usina de enganao da Globo est com medo do povo cubano ou do povo brasileiro partir para a luta?

Mriam Gontijo* Se h 50 anos, a legendria Cuba vive sob o regime socialista, ou comunista, porque s agora o Jornal Nacional dedica uma semana para tratar do assunto? Em 40 anos de Rede Globo (e do Jornal Nacional), poderamos contar os raros minutos destinados cobertura sobre a ilha socialista, que em 1961, sob uma campanha nacional envolvendo universitrios voluntrios, erradicou o analfabetismo da sua histria, como tambm a prostituio e o trabalho infantil, o trabalho escravo, entre outras conquistas que lhe do lastro para ser bem avaliada na questo Direitos Humanos pela ONU ( s conferir). Notcias dignas de divulgao so muitas : A ilha socialista j produz vacina (entre tantas outras) teraputica para trata-

mento do cncer de pulmo; a cada ano vem melhorando sua posio no ranking dos pases no que diz respeito ao ndice de Desenvolvimento Humano; foi pioneira em vrias reas, inclusive, a primeira mulher aviadora foi cubana; a 33 verso do Festival de Cinema Latino-Americano de Havana, que acontece anualmente em Cuba, premiou o ator Rodrigo Santoro, no domingo (11 de dezembro)como melhor ator por sua atuao em Heleno, do diretor Jos Henrique Fonseca sobre a vida de Heleno de Freitas, famoso jogador brasileiro. Tambm estranho que o Jornal Nacional insista em no reconhecer as eleies cubanas, realizadas e constitucionalmente garantidas, de cinco em cinco anos. Nestas eleies, so escolhidos os deputados da Assemblia Nacional Popular, cuja representatividade indiscutvel, uma vez que o processo eleitoral comea pela escolha de um representante por bairro, municipalidade, provncia, numa verdadeira democracia participativa. Qual cidade brasileira pode se orgulhar de ter representado em sua Cmara de Vereadores, cada bairro que compem o municpio? E mais: que as eleies so financiadas por recursos pblicos e que um deputado ganha o salrio de sua categoria e no

o salrio que ele acha que deve ganhar... Recentemente, a apresentadora Ana Maria Braga recebeu em seu programa o representante do consulado americano para ensinar uma receita de Peru. Fica aqui a sugesto para a Ana Maria Braga, que tambm foi vtima de um cncer e tem a noo do que isto significa: que convide o cnsul ou embaixador de Cuba no Brasil, para falar dos avanos cientficos no campo da oncologia neste pas e quanta gente poderia ser ajudada, pelo premiado sistema de sade em Cuba... Um pas que h 50 anos erradicou a praga do analfabetismo e por constituio define que cada cubano tem o dever e o direito de no ser um analfabeto cientfico, e que recentemente realizou um congresso do seu partido comunista para discutir com toda a populao as mudanas necessrias, nunca deveria ser alcunhado de ditatorial! Se tempo no poder sinnimo de ditadura, e no de reconhecimento e fidelidade, por que a Rede Globo ostenta com orgulho os seus 40 anos de concesso pblica nas mos da famlia de Roberto Marinho? ______________________ *Mriam Gontijo Diretora de Comunicao da Associao Jos Mart de Minas Gerais

Cidade, emprego, ambiente, juventude: por um programa revolucionrio

Nenhum direito a menos, s direitos a mais


Ajude um desempregado: reduza a jornada de trabalho para 40 horas

Lembre-se: em Cascavel, ns somos a Revoluo!

Este espao est sempre aberto para artigos e manifestaes da comunidade


Na Internet, acompanhe o blog do PCB de Cascavel:
http://pcbcascavel.wordpress.com

Veja tambm o blog da Juventude Comunista de Cascavel:


http://ujccascavel.blogspot.com

Twitter: PCB do Paran:


http://twitter.com/pcbparana

Juventude Comunista de Cascavel:


http://twitter.com/#!/j_comunista

A seguir, um dos captulos da cartilha de Marxismo e uma pgina colecionvel de O Capital em quadrinhos

Curso Bsico de Marxismo Uma crena ou um mtodo de anlise? 2


Horrorizai-vos porque queremos abolir a propriedade privada. Mas em vossa sociedade a propriedade privada est abolida para nove dcimos de seus membros. E precisamente porque no existe para estes nove dcimos que ela existe para vs Marx e Engels
Com Karl Marx, o Socialismo adquire uma condio cientfica

O Comunismo, como proposta, pode ser resumido assim: um sistema coerente de pontos de vista cientficos sobre as leis gerais que regem o desenvolvimento da natureza e da sociedade, sobre o triunfo da transformao socialista e as vias para a edificao do Socialismo e do Comunismo. preciso prestar ateno para o fato de que a proposta comunista cientfica. No algo fechado, impositivo, dogmtico: um mtodo para avaliao dos fatos da realidade e para tomar as melhores decises polticas. O Comunismo no uma crena, mas vida prtica, real. Baseia-se na anlise da realidade. A est a sua fora. Mas como nem s de teoria se vive, Vladimir Lnin desenvolveu as ideias de Marx e Engels e liderou a primeira Revoluo Socialista da humanidade, na Rssia, em 1917. Lnin: pondo em prtica as lies do Marxismo O povo russo, explorado pelo Czar, latifundirios e capitalistas urbanos, libertou-se e saiu da misria.

Ainda no conseguiu chegar ao Socialismo, que dever ser um fenmeno mundial e no vai acontecer em apenas um pas isolado. Mas a experincia mostrou pela primeira vez que a classe operria (simbolizada pelo malho do trabalho) e a classe camponesa (simbolizada pela foice da colheita) pode tomar seu destino nas mos. As classes produtoras, porm, no podem ficar isoladas: elas precisam se aliar aos setores mdios da populao (militares, profissionais liberais, educadores, jornalistas, escritores, artistas, pequenos e mdios empresrios progressistas etc).
Os capitalistas chamam 'liberdade' a dos ricos de enriquecer e a dos operrios para morrer de fome. Os capitalistas chamam liberdade de imprensa a compra dela pelos ricos, servindo-se da riqueza para fabricar e falsificar a opinio pblica - Lnin

Quem foi Lnin?


Vladimir Ilitch Lnin ou Lnine; nascido Vladimir Ilyitch Ulianov (1870 1924) foi um revolucionrio e chefe de Estado russo, responsvel em grande parte pela execuo da Revoluo Russa de 1917. Lder do Partido Comunista e primeiro presidente do Conselho dos Comissrios do Povo da Unio Sovitica, influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo o mundo, e suas contribuies resultaram na criao de uma corrente terica denominada leninismo. Diversos pensadores e estudiosos escreveram sobre a sua importncia para a histria recente, entre eles o historiador Eric Hobsbawm, para quem Lnin foi o personagem mais influente do sculo XX. Quem se interessar pelos detalhes da teoria marxista-leninista poder consultar livros sobre assuntos mais complexos, como Representaes Filosficas do Mundo (encadeamento universal dos fenmenos etc), que constituem a concepo cientfica do mundo, a base para o compreender o Comunismo e o Marxismo. A seguir: o ser social trabalha para sobreviver

LiesdeComunismo nmero34

AcadanovaediodoPerCeBervocrecebermaisumapginadeOCapitalemquadrinhos

You might also like