You are on page 1of 10

Caro cliente, atendendo a sua solicitao de auxlio no processo de configurao da placa VoIP na central Impacta, segue um passo-a-passo para

ajudar a visualizao. Abra o software de programao. Clique na opo VOIP, depois opo configurao conforme as imagens:

Aparecer a seguinte imagem:

IP da porta WAN Endereo IP que ser destinado a placa VoIP, sendo um nmero livre na rede(rede interna). Mscara de rede WAN Se refere a quantidade de Ips possveis na rede sendo normalmente 255.255.255.0 (256 possibilidades, de 0 a 255) conforme o exemplo. Default gateway Nmero de IP interno da mquina que prov endereos para os outros computadores da rede (podendo ser um modem, roteador ou servidor). DNS VOIP primrio e secundrio O endereo DNS normalmente j adquirido dinamicamente pelo gateway podendo ser colocado o mesmo endereo conforme o exemplo.

Para visualizar algumas dessas opes v em um computador que esteja na mesma rede e que possua o sistema operacional Windows, v no Iniciar, executar (em alguns casos aparece Pesquisar programas e arquivos) ou uma outra forma de chegar a essa opo segurar o boto do windows (boto entre o Ctrl e o Alt do teclado) + a letra R. Abrir o executar (Run se o windows for ingls), digite cmd conforme a imagem:

Em seguida d Ok. abrir o prompt de comandos do DOS (tela preta), nesta tela digite ipconfig e pressione Enter, aparecero alguns dos itens comentados a ser configurados(Mscara de Sub-rede e Gateway). Conforme imagem:

Dando continuidade aos outros itens: IP para NAT Endereo IP fixo externo, fornecido pelo provedor de banda larga (consulte o provedor). OBS: Caso seja feita a interligao apenas em uma rede corporativa, no necessrio preencher o IP para NAT. Faixa RTP mnimo e mximo Estes itens esto relacionados a faixa de portas por onde o trfego de voz ir passar. OBS: As centrais que iro se comunicar devem estar com a mesma faixa de RTP para que o VoIP funcione. Numero de Canais VoIP Deve ser preenchido com a quantidade de canais disponveis para comunicao(de acordo com a placa VoIP adquirida).

Slot VoIP slot na placa base onde est conectada a placa VoIP. Colocar a numerao. Impacta 16: deve ser conectada na opcional 1 (slot 6) ou opcional 2 (slot 7). Impacta 68: conectada na opcional 1 (slot 13) ou opcional 2 (slot 14) ou opcional 3 (slot 15). Impacta 94/140/220: conectada em uma posio fixa da placa base de acessrios. Porta de Sinalizao SIP Porta por onde ocorre a troca de sinalizaes do VoIP. Por padro a porta utilizada a 5060. DTMF A configurao pode ser via RFC 2833 (via udio), IN_BAND (via sinalizao) ou SIPINFO (protocolo VoIP). Caso utilize uma operadora VoIP (placa com autenticao) consulte a mesma referente a forma de configurao. Se a conexo for ponto-a-ponto sugerimos RFC 2833, neste caso deve haver a mesma configurao nas duas pontas. Prximo passo a configurao dos ramais que utilizaro o VoIP e sua respectiva numerao. Para isso v no menu VoIP, opo ponto a ponto. Conforme s imagens:

Aparecer Numerao com as configuraes de Nmero interno e Nmero externo:

ATENO: No exemplo acima o nmero interno ficou com o mesmo nmero externo, no entanto ao interligar centrais o nmero externo NO pode ser repetido em outras centrais. Caso contrrio as mesmas no conseguiro se comunicar utilizando VoIP. Aps marcadas as opes do 1 ramal caso queriam seguir a sequncia clique em Adicionar, ao clicar em adicionar repetidas vezes sero adicionados os ramais na sequncia. Coloque todos os ramais que devero receber ligaes VoIP com os respectivos nmeros externos. Clique em Salvar e em seguida Fechar.

Continuando deve ser criada uma rota para o VoIP. Para isso v no menu em Roteamento em seguida a opo Configurao de rota depois clique em Novo. Conforme imagens:

Selecione uma Rota de 1 a 8. Escolha o Tipo de rota como dedicada e informe um cdigo de Acesso, depois clique em Salvar. Abaixo um exemplo:

Aps essa etapa necessria a criao de um feixe. Menu Roteamento, Configurao de feixe clique em Novo. Abaixo imagens:

Coloque o Nome do feixe e selecione o Tipo de juntor como Juntor IP, abaixo exemplo:

Faa a associao do Feixe atual VOIP com o Juntor conforme exemplo:

Depois Salvar e Fechar:

Em seguida sero adicionados os ramais da central remota. Para isso v no menu VOIP, em seguida opo Ponto a ponto, depois na opo Filiais. Abaixo as imagens:

Em seguida v em Novo:

Abrir uma janela de configurao, VOIP ponto a ponto filial Novo, abaixo um exemplo:

Localidade Cidade onde est instalada a central, ATA ou Telefone IP. IP Endereo IP fixo externo da central, ATA ou Telefone IP remoto; Rota Rota que est configurada para acesso ao VoIP, no exemplo a rota 1. Continuando com o plano de Numerao, abaixo um exemplo, onde criada a associao de um nmero interno a um nmero externo:

Nmero Interno Plano de numerao interna da central (das centrais interligadas), ATA ou Telefone IP. Nmero Externo Plano de numerao externo da central, se refere ao nmero que ser discado nas outras centrais para chamar ramais internos VoIP (ATA ou telefone IP). ATENO: Mais uma vez no exemplo acima o nmero interno ficou com o mesmo nmero externo, no entanto ao interligar centrais o nmero externo NO pode ser repetido em outras centrais. Caso contrrio as mesmas no conseguiro se comunicar utilizando VoIP. Feita tal associao clique em Salvar em seguida Fechar.

Dando continuidade, a prxima etapa permitir o acesso a rota para os ramais desejados. Para isso v no menu Portas, Ramais, selecione o ramal desejado (exemplo 200):

Aps esse passo na aba de programaes Geral, v em Feixes de sada aparecer a seguinte janela:

Na sequncia um exemplo de configurao do Feixe de Sada:

Clique em Salvar :

OBS: possvel copiar a configurao de um ramal que j foi alterada e aplicar tal configurao em outros ramais. Para isso clique na opo Copiar, aparecer a seguinte janela:

Habilite a opo De na parte superior esquerda da janela. Selecione os itens que devem ser copiados e na sequncia habilite a opo Para e selecione os ramais que devem receber a configurao, com os botes Shift + ou para selecionar uma faixa contnua e Ctrl + ou + o boto Espao para selecionar ramais fora de ordem ou Ctrl + a para selecionar todos os ramais. Aps definio dos ramais clique em Copia. V no menu Arquivo na opo Pabx: Enviar programaes:

Em seguida v na em Comunicao e habilite a opo Transferir programaes alteradas (pode j aparecer selecionada):

As programaes alteradas ficaro com uma tonalidade diferente, em seguida clique em Iniciar, aparecero algumas janelas de confirmao: Clique em Sim:

OBS: Caso fique sem udio nas ligaes ou no funcione corretamente, verifique se a h regras de NAT configuradas no modem, roteador ou servidor que permitam o funcionamento do servio, o direcionamento de portas.

OBS2: Em alguns modelos de modem, de roteadores so possveis configuraes de reserva de recursos, para que a taxa de transmisso seja aquela necessria para o bom funcionamento do servio. Tais configuraes so aconselhveis. Havendo instabilidade na qualidade do servio, verifique se h grandes oscilaes de banda no servio adquirido com provedor de internet. Havendo dvidas entre contato em com suporte tcnico no telefone (48) 2106-0006. Horrio de Atendimento Segunda a Sexta: das 8 s 20 h Sbado: das 8 s 18 h

You might also like