You are on page 1of 13

A arquitetura monumental de Salvador no incio do sculo XX: Uma resposta local a um processo internacional *

Suely de Oliveira Figueirdo Puppi **

PUPPI, Suely de Oliveira Figueirdo. A arquitetura monumental de Salvador no incio do sculo XX: Uma resposta local a um processo internacional. 19&20, Rio de Janeiro, v. IV, n.4, out. 2009. Disponvel em: <http://www.dezenovevinte.net/arte decorativa/ad_spuppi.htm>.

At o final do sculo XIX, o urbanismo colonial caracterizava visivelmente o centro de Salvador. Fundado sobre uma colina segundo um traado urbano regular, este centro passou logo a desenvolver-se a partir de uma configurao de ruas irregulares, consolidando-se desta maneira.

Entretanto no incio do sculo XX, Salvador, como as demais capitais brasileiras, participava do programa de construo da Repblica iniciado pelas reformas de Pereira Passos no Rio de Janeiro, ento Capital Federal. E assim, durante o primeiro governo de J. J. Seabra (1912-1916), obras urbanas foram empreendidas na cidade na tentativa de transformar completamente a sua rea central.

Acompanhando o esprito moderno empreendido no Rio de Janeiro, as elites soteropolitanas consideravam que era preciso modernizar o antigo e principal centro do Brasil colonial, mesmo que este processo no correspondesse a uma alterao total da realidade. Os baianos viam isto como um impulso de desenvolvimento que estabeleceria a entrada de Salvador no quadro de progresso nacional, integrados especialmente pelas cidades do Rio de Janeiro e So Paulo.

Assim, em 1912, alguns anos aps a modernizao do Rio de Janeiro (1903-1906), dois projetos principais foram concebidos para o centro de Salvador: o projeto Melhoramento de Partes da Cidade de Salvador, que prevendo drsticas alteraes do tecido urbano existente foi mantido no papel; e o projeto Melhoramentos da S, que preservando a antiga estrutura urbana e realizando basicamente apenas o alargamento das vias principais do centro e dos bairros nobres do sul, foi o principal respaldo das alteraes urbanas do perodo. Pode-se afirmar que tais obras no resultaram em profundas alteraes dos espaos da cidade. Apesar das parciais demolies, a estrutura urbana do centro soteropolitano teve o seu traado, suas praas e seus quarteires mantidos e nenhum espao urbano totalmente novo e diverso do existente foi criado. 1

Entretanto, foi precisamente nos limites deste permetro onde as obras de modernizao no alteraram radicalmente o tecido urbano, que os principais monumentos arquitetnicos, elementos formadores de uma nova imagem de Salvador, foram implantados. Estes edifcios foram um dos principais resultados deste processo de modernizao da cidade no incio do sculo XX; e se esta modernizao teve de certa maneira como modelo maior a ordenao monumental de Paris no perodo de Haussmann[1], os nossos edifcios monumentais, concebidos inclusive por profissionais italianos, so importantes experincias locais de um estilo arquitetnico internacional, sugerido pelos empreendimentos urbanos parisienses e pela propagao do ensino Beaux-Arts.

1. A produo de uma arquitetura internacional

Ao observar a arquitetura produzida nos diversos pases europeus, sobretudo durante a segunda metade do sculo XIX, devemos considerar que as produes locais eram resultado de uma interferncia das experincias internacionais, as quais tinham em Paris o seu centro principal, aliada certamente aos seus traos caractersticos particulares.

Deste fato, tratamos aqui da arquitetura monumental realizada em Salvador no incio do sculo XX tambm segundo o contexto de uma produo internacional. E sendo assim, abordamos esta arquitetura a partir dos seus traos dominantes, os quais tm origem na produo francesa: os princpios de composio do sistema Beaux-Arts, a doutrina racionalista de Viollet-le-Duc e o ecletismo, movimento resultante de um processo de colagens, efetuado a partir da composio de vrios e diversos elementos arquitetnicos[2].

Segundo o crtico Laffitte, o sculo XIX no era uma poca na qual a arquitetura europia realizava-se atravs da aplicao de princpios compatveis, mas atravs da fuso de princpios contraditrios[3]. Pode-se dizer assim que o ecletismo foi certamente o resultado das constantes contradies da poca, incluindo o classicismo Beaux-Arts e o racionalismo da doutrina de Viollet-le-Duc, correntes tericas contemporneas a ele.

Esta ambiguidade fez inclusive parte da histria da Escola de Belas Artes de Paris. O interesse pelo racionalismo, e portanto uma oposio ao academicismo imposto pela escola, nasceu no ambiente desta mesma instituio de ensino. As preocupaes racionalistas tiveram origem no grande interesse dos vencedores do Prix de Rome pela tcnica das construes romanas[4].

A importncia internacional da arquitetura parisiense deu-se basicamente por dois motivos. Por um lado a cole des Beaux-Arts ganhou prestgio mundial atravs da propagao do seu ensino de composio arquitetnica, e mesmo atravs das prprias discusses tericas existentes no seu meio acadmico[5], sobretudo na segunda metade do sculo XIX. Por outro lado, a Paris de Napoleo III ganhou igualmente reconhecimento e admirao mundial devido sua obra de saneamento e principalmente de embelezamento urbano.

O classicismo ecltico, como o denomina Claude Mighot[6], afirmou-se na segunda metade do sculo XIX como um estilo internacional e seus exemplos arquitetnicos tornaram-se um modelo por excelncia. A pera de Garnier uniu uma planta submetida composio BeauxArts, uma fachada que rompe com o princpio de unidade referencial - esta era tambm uma caracterstica da composio Beaux-Arts -, monumentalidade e certo racionalismo construtivo. Resultado das divergentes preocupaes da poca, a pera foi um dos maiores exemplos do momento, tornando-se modelo de inspirao para a construo de teatros em outros pases.

No caso do Brasil, por exemplo, temos o teatro municipal do Rio de Janeiro que projetado por Francisco de Oliveira Passos lembra, segundo Giovanna Rosso del Brenna, a pera de Garnier. No Rio de Janeiro do incio do sculo XX, as importantes construes teriam sido concebidas a partir de uma nfase tipolgica. Segundo Giovanna, a identificao imediata do edifcio como "o teatro", "o museu" era fundamental[7]. Sendo assim, o teatro municipal teria que se inspirar na pera de Garnier, exemplo maior dos teatros da poca. Assim, ao tratar da arquitetura de marcas europias na Salvador do incio do sculo XX, no poderamos ignorar a grande importncia da produo parisiense da segunda metade do sculo XIX.

2. Composio Beaux-Arts

Usando formas simples para determinar uma figura, o arquiteto Beaux-Arts construa um plano no qual o traado de eixos, a simetria e a construo de sucessivas perspectivas constituam os principais pontos da composio. Assim a forma antecedia as necessidades determinadas pelo programa, e o principal objetivo era elaborar um edifcio no qual plano e volume se correspondessem perfeitamente, formando um todo harmonioso de espaos desenvolvidos em torno de um eixo principal de equilbrio.

No incio do sculo XIX, a organizao das fachadas, respondendo s leis clssicas, era baseada na hierarquia das ordens. O espao central do edifcio, elemento dominante da planta, era geralmente valorizado no volume exterior, independentemente do seu grau de importncia para o programa do edifcio. 3

Porm, a multiplicao e diversidade dos programas logo alteraram algumas leis iniciais. A organizao planimtrica dos edifcios seguiu ainda as regras de um partido monumental, mas suas fachadas tiveram concepo desvinculada da idia de uma obedincia perfeita hierarquia das ordens.

A composio passou a basear-se na idia do point. Este, em planta, era o local de encontro do eixo de equilbrio, longitudinal, com o eixo secundrio, transversal. O point veio determinar o ponto principal de referncia da obra que era igualmente expresso na composio dos volumes exteriores, atravs de uma valorizao vertical. O espao no qual dava-se o encontro destes eixos era o compartimento representante da mais importante atividade do edifcio, ou seja, era o espao dominante e essencial da obra arquitetnica em questo.

Assim, o abandono da hierarquia das ordens do sistema Beaux-Arts e a expresso da dominante nas fachadas deram lugar a uma nova concepo arquitetnica, cujo princpio central de organizao era o caractre dos edifcios. Nesta nova concepo, estilo e programa correspondiam-se e cada edifcio parecia assim ter um lugar bem definido na estrutura urbana e social. Segundo Franois Loyer, este processo arquitetnico, ou simplesmente o ecletismo do qual j falamos, correspondia definio da sociedade francesa do sculo XIX. Cheia de contrastes, ela evidenciava todas as suas diferenas de status atravs do tipo de roupa, cores etc. A arquitetura passou a seguir a mesma lei[8].

Os princpios definidos acima, independentes das alteraes sofridas no tempo, faziam parte da concepo de uma obra Beaux-Arts, constituindo um corpo de idias bastante diferente, por exemplo, dos elementos da doutrina racionalista de Viollet-le-Duc. A organizao espacial de um edifcio, segundo Viollet-le-Duc, dava-se exatamente de modo contrrio: seu princpio fundamental em planta era a justaposio das superfcies, que tinham suas formas definidas em funo das exigncias do programa e da construo. A assimetria, o jogo de volumes, a multiplicao de pontos referenciais, respondendo s exigncias construtivas e de certa maneira funcionais do plano, eram as bases de sua realizao.

Porm, a partir do progresso tcnico e cientfico, do avano industrial contnuo, do surgimento de novos materiais e da determinao da nova organizao dos edifcios em base do caractre, esta e outras dicotomias desfizeram-se.

Unido a isto, deu-se o triunfo do detalhe. Triunfo que, herdado do racionalismo gtico, transformou o ornamento em um elemento independente, "contradizendo a unidade geral do edifcio, to importante para a composio Beaux-Arts: cada motivo uma adio de objetos, 4

cuja sntese artificial j que ela dada apenas pelas grandes linhas do traado". A idia de ecletismo como produto de uma colagem tem assim suas principais bases histricas. Nota-se claramente, sempre segundo Loyer, que o mesmo era resultado de uma escolha consciente, na qual a unidade artificial tinha seus prprios objetivos, no se tratando assim de um mero pastiche.

A pera de Garnier um dos representantes mais importantes desta nova fase. Segundo Franois Loyer, os pontos referenciais da pera multiplicam-se e sua composio d-se a partir do destaque de determinados "centros de interesse". Sendo assim, s diferenas estilsticas existentes entre os diversos programas, ou seja, determinao do caractre, une-se a valorizao do detalhe, do ornamento.

Neste momento, a idia de composio de Albert Ferran[9] parece ultrapassada. A ordenao de um edifcio no poderia ser mais definida a partir de um nico ponto referencial, ou seja a partir do point, local onde os principais eixos de uma composio Beaux-Arts encontravam-se no espao essencial do edifcio. Igualmente, a valorizao deste point na fachada no proporcionava mais sua imediata identificao.

Neste percurso, sendo desfeita a especificao compositiva, deu-se o domnio da independncia entre a composio dos planos e dos volumes. O sistema Beaux-Arts perdeu ento totalmente sua lgica e pertinncia.

Em 1900, a dicotomia entre o clssico e o pitoresco, existente tambm nos espaos da cidade o primeiro integrante do centro, da arquitetura oficial, e o segundo das habitaes suburbanas -, foi tambm substituda pela arte monumental urbana, na qual composies Beaux-Arts e pitorescas passam a conviver lado a lado[10].

3. A questo monumental

Segundo Loyer, o edifcio burgus parisiense adquiriu caractersticas fsicas de um monumento arquitetnico, no momento em que ganhou grandes propores, elementos decorativos e nobres materiais. Sendo construdo em toda cidade, ele criou uma imagem uniforme de Paris que parecia monumentalisar-se. Isto, segundo o autor, perturbou a dicotomia que normalmente se estabelece nas cidades entre o que monumental e o que vernacular[11]. Afinal, a arquitetura de um monumento destaca-se do contexto da arquitetura ordinria, no se confundindo com as edificaes do ambiente no qual se encontra.

Buscando ento uma revalorizao da sua condio de elemento urbano extraordinrio, os monumentos arquitetnicos da Paris do sculo XIX tiveram suas caractersticas alteradas. Tambm segundo Loyer, estes edifcios passaram ento a ser definidos por dimenses ainda mais imponentes que aquelas do immeuble burgus, por um enriquecimento emblemtico e por uma complexidade volumtrica, sobretudo no coroamento. Esta complexidade foi totalmente oposta aos volumes unitrios dos edifcios burgueses.

Tratando-se da situao propriamente urbana, os monumentos arquitetnicos passaram a constituir elementos geralmente isolados, que, integrantes da estrutura das grandes avenidas, mostraram-se como construes essenciais na organizao do espao urbano, pontos de atrao visual importantes, determinando diversas perspectivas urbanas [Figura 1]. Assim, eles foram elementos fundamentais para a compreenso das transformaes urbanas de Paris do sculo XIX.

4. O edifcio monumental no centro de Salvador: uma resposta local

A produo de italianos no contexto de alteraes urbanas de Salvador no incio deste sculo particularmente voltada para a construo de importantes e luxuosos palacetes na cidade, como tambm para a construo ou reforma de edifcios de uso pblico de carter monumental. Deste fato, a questo do monumento arquitetnico, edifcio que se destaca no ambiente devido s suas propores e formas excepcionais e que possui um contedo simblico forte[12], torna-se aqui elemento fundamental para o nosso estudo.

Na realidade, construir monumentos arquitetnicos foi uma das questes das mais importantes para os dirigentes da poca[13]. Eles tentavam construir a histria do presente em base do exemplo da Terceira Repblica Francesa, para a qual os monumentos tiveram, como ressaltamos, um papel fundamental na organizao de Paris e evidentemente na sua histria.

Em Salvador, acompanhando uma prtica realizada nos grandes centros republicanos brasileiros, edifcios de propores monumentais foram construdos pelo governo e pelos grupos sociais em ascenso no incio deste sculo. Muitos destes eram equipamentos de uso pblico, cujos programas praticamente inexistiam at ento em Salvador.

O palcio Rio Branco [Figura 2 e Figura 3], a Associao dos Empregados do Comrcio [Figura 4], o Instituto Histrico e Geogrfico [Figura 5] e o Palcio da Aclamao [Figura 6 e Figura 7] 6

so importantes exemplares destes edifcios. Monumentos da arquitetura ecltica, so muitas vezes vistos como produtos de importao, cuja marca da influncia europia reside apenas nas fachadas.

Esta produo arquitetnica parece ser julgada assim, a partir de uma rpida observao apenas dos seus elementos decorativos exteriores. Porm, a partir de uma anlise minuciosa destes edifcios segundo a estrutura urbana na qual foram implantados, nota-se que os mesmos foram marcados por elementos da produo europia do sculo XIX, no apenas nas suas fachadas, mas tambm nas suas plantas[14]. Percebe-se que estes elementos adaptaramse situao urbana e histrica local, refletindo assim de maneira incompleta as caractersticas mais gerais da arquitetura europia.

Como j afirmamos, apesar das alteraes urbanas do incio do sculo, o urbanismo colonial caracterizou o centro de Salvador. Entretanto, preciso tambm analisar os resultados de um edifcio monumental construdo nesta poca a partir de uma nova situao urbana. O caso especfico do palcio da Aclamao, edifcio de propriedade pblica com funo residencial, construdo na rea mais ao sul da cidade, exemplar. Edificado nos limites do antigo Passeio Pblico, o Palcio da Aclamao possui duas fachadas: uma que se volta para a avenida Sete de Setembro [Figura 6] e outra para o jardim do Passeio Pblico[15] [Figura 7] . A existncia de um terreno em condio urbana diferenciada no proporcionou ao edifcio uma implantao extraordinria.

Todos estes monumentos apresentam entre si elementos comuns que indicam assim a caracterizao fragmentada do estilo arquitetnico internacional em Salvador. Independentemente da teoria de composio seguida, suas plantas apresentam um vestbulo central e suas fachadas, tripartidas, possuem um coroamento tambm central que tenta sugerir determinada verticalidade ao conjunto. Pois seus volumes com tmidos recuos e avanos apresentam uma forma compacta de predominncia horizontal.

Os edifcios monumentais soteropolitanos, concentrados geralmente nos limites do antigo centro, foram edificados em terrenos de pequenas dimenses de caractersticas coloniais, cujos permetros terminaram condicionando a forma compacta do edifcio. No caso do Instituto Histrico e Geogrfico, construdo em um terreno de permetro irregular, o lote inclusive condicionou de certa maneira a volumetria do edifcio. E quanto ao palcio da Aclamao, notamos que sua determinao formal segue tambm as caractersticas dos monumentos coloniais, embora tenha sido construdo nos limites de um grande jardim, o Passeio Pblico.

As dimenses dos terrenos dos edifcios monumentais seguiram neste momento os parmetros definidos no perodo colonial, seja por uma imposio da cidade existente, seja pela continuidade de uma prtica tradicional. E repetindo tambm esta prtica, eles geralmente ocuparam toda a superfcie dos terrenos de caractersticas coloniais, ou seja, testada longa e laterais pouco profundas, o que geralmente proporcionou-lhes uma volumetria de predominncia horizontal.

No que se refere ento situao destes edifcios no contexto da cidade, notamos que, quando situados nas avenidas, eles foram implantados na testada do terreno, como as construes ordinrias. Desta maneira, eles constituram com estas uma espcie de bloco construtivo que acompanhou a irregularidade do traado urbano. E nas praas, no caso mais especfico da praa do Palcio, no topo da colina, eles foram implantados na margem do espao vazio como os monumentos coloniais.

Sendo assim, a posio do edifcio na rua colaborou com a sua inscrio em ngulos de vista oblquos determinados pela trama de vias estreitas de traado irregular; e sobre a praa, s margens da escarpa, no caso da praa do Palcio, explorou-se as qualidades do local, como a sua altura e os aspectos naturais e pitorescos do stio.

Percebemos assim que a preocupao com a cenografia urbana, como apontam Ana Fernandes e Marco Aurlio Gomes observando a implantao do teatro So Joo no incio do sculo XIX[16], tambm fez parte das principais realizaes monumentais do incio do sculo XX. Ligadas a uma valorizao das caractersticas naturais do stio, a poltica urbana que dirigiu a implantao de monumentos no incio deste sculo situou-os consciente ou inconscientemente em pontos estratgicos e altos da topografia acidentada da cidade, ou mesmo em pontos estratgicos de uma trama de ruas de traado irregular. A surpresa e o xtase seriam os guias desta experincia urbana.

Na realidade, explorou-se a topografia acidentada da cidade, como tambm as particularidades do urbanismo colonial, como a irregularidade do traado das ruas e suas pequenas larguras e o tipo de praa fechada para a determinao do monumental. Assim, se observarmos que o centro colonial teve seus principais monumentos localizados em pontos estratgicos e altos de sua topografia acidentada, o mesmo aconteceu no incio do sculo XX, quando tambm se deu preferncia a este tipo de implantao.

5. Concluso

Concluimos assim que as caractersticas urbanas preservadas e valorizadas no momento em questo no favoreceram a produo de plenos monumentos com base nos sistemas de composio parisiense. Quando a arquitetura burguesa parisiense atingiu uma condio monumental, os verdadeiros monumentos tomaram maiores propores, ocupando grandes reas compatveis com a trama de largas avenidas da cidade de Haussmann. Houve assim uma verdadeira cumplicidade entre a arquitetura e as caractersticas urbanas de Paris e os edifcios monumentais integraram certamente condies favorveis para obteno de perfeitas composies, sobretudo as empreendidas pelo sistema Beaux-Arts. Alm do mais, estes edifcios foram situados no encontro de largas avenidas, no centro de espaos abertos e assim passaram a integrar grandes perspectivas urbanas.

Os monumentos de Salvador, ao contrrio, foram situados em pontos estratgicos de uma topografia acidentada e em uma trama de ruas estreitas de traado irregular, caractersticas s quais conjugou-se a nfase da verticalidade, atravs da utilizao de elementos arquitetnicos.

Alm disto, houve o estabelecimento de um constante dilogo entre a arquitetura e a cidade. Pois enquanto os planos destes edifcios eram concebidos a partir de certos elementos e conceitos do sistema Beaux-Arts ou a partir da doutrina racionalista de Viollet-le-Duc, a concepo de fachadas desarticulada da composio dos planos demonstra um forte compromisso com os espaos da cidade e sua hierarquia. Atravs da composio arquitetnica, estas fachadas foram muitas vezes dispostas em uma relao espacial com importantes reas urbanas da histria colonial. Este fato parece sugerir a transmisso de uma mensagem poltica, econmica ou social: a relao do momento republicano com o glorioso passado colonial, quando Salvador era o maior centro do pas.

Ao contrrio da Frana, do Rio de Janeiro e de So Paulo, Salvador no investiu muitos recursos e esforos em uma produo industrial. No incio do sculo XX, sua principal base produtiva ainda ancorava-se nas atividades do seu porto, como no perodo colonial, enquanto os grandes centros mundiais industrializavam-se.

Apesar dos fatores que denotam o aumento de riquezas individuais, o gasto e o desenvolvimento de uma vida material com base em produtos suntuosos importados, o estado da Bahia como um todo no mostrava n poca sinais de progresso com base na nova ordem nacional e internacional, ou seja, a industrializao.

Movida pela idealizao de uma sociedade nos moldes europeus, o processo de modernizao de Salvador carregou porm sobre si toda a herana colonial. Esta posio no deixava de ser fruto de uma suposta e ilusria necessidade de preenchimento de um vazio: a condio de 9

centro principal do Brasil colonial. Esta necessidade parece ter obtido espao, em primeiro plano, para que Salvador se mantivesse, sobretudo pelas mos de sua elite, mais uma vez fiel sua realidade do passado.

Sendo assim, torna-se claro que a criao de edifcios monumentais marcados pela arquitetura europia do sculo XIX no centro de Salvador resultou especialmente da vontade, desvinculada da sua realidade, de modificar a imagem da cidade colonial, vontade baseada na idia de progresso que estava em vigor no Brasil entre o final do sculo XIX e o incio do sculo XX. Isto mostra de certa forma a autonomia arquitetnica.

Quanto poltica urbana colocada em prtica na implantao destes monumentos arquitetnicos, conclumos que ela a confirmao de uma tradio, continuidade de certos hbitos espaciais estabelecidos no passado. Embora estes monumentos apresentem diferenas, eles foram construdos nos limites do terreno, seguindo o traado das ruas, usufruindo da configurao urbana para reafirmar a sua condio de monumento. Desta maneira, como os monumentos coloniais, eles foram implantados segundo uma perfeita harmonia com as caractersticas do stio. Por outro lado, esta poltica est includa no contexto da arte urbana que, por volta de 1900 na Europa, ultrapassava a oposio entre o que era clssico e pitoresco em relao arquitetura e aos espaos urbanos.

Referncias Bibliogrficas

ARANTES, Otlia. O lugar da arquitetura depois dos modernos. So Paulo: Edusp-Nobel, 1993

BAHIA, Centro de Estudos da Arquitetura na. Evoluo Fsica de Salvador. Salvador, Universidade Federal da Bahia, 1980 (sculos XIX e XX, texto datilografado).

EPRON, Jean-Pierre (dir.) Architecture. Une Anthologie. Lige: Mardaga, s/d.

FABRIS, Annatereza (org.) Ecletismo na Arquitetura Brasileira. So Paulo: Nobel-Edusp, 1987.

FERNANDES, Ana e GOMES, Marco Aurlio A. F. Idealizaes Urbanas e a Construo da Salvador Moderna: 1850-1920. Espao & Debates. 1991, no 34, pp. 92-103.

10

FERRAN, Albert. Philosophie de la composition architecturale. Paris: Vicent-Fral et Cie, 1955.

LOYER, Franois. Ornement et Caractre. In: Le sicle de lclectisme. Lille 1830-1930. Paris/Bruxelas: AAM, 1979.

_____. Le sicle de lindustrie. Paris: Skira, 1983.

_____. Paris XIXe sicle. Limmeuble et la rue. Paris: Hazan, 1987.

MIGNOT, Claude. L'Architeture au XIXe sicle. Paris: Editions du Moniteur/ Office du Livre,1983.

PINHEIRO, Heloisa Petti. Europa, Frana e Bahia: difuso e adaptao de modelos urbanos (Paris, Rio e Salvador). Salvador, EDUFBA, 2002.

PUPPI, Suely de O. F. A Arquitetura dos Italianos em Salvador, 1912-1924. Monumentos de traos europeus e modernizao urbana no incio do sculo XX. So Paulo:1998. Dissertao apresentada ao Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Fauusp.

* Este artigo foi elaborado em base da dissertao de mestrado A Arquitetura dos Italianos em Salvador, 1912-1924. Monumentos de traos europeus e modernizao urbana no incio do sculo XX, defendida pela autora na Fauusp em 1998.

** Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela Fauusp, professora de Teoria e Histria da Arquitetura no Centro Universitrio Filadlfia-Unifil em Londrina-Pr.

[1] Ver Heloisa Petti Pinheiro, Europa, Frana e Bahia: difuso e adaptao de modelos urbanos (Paris, Rio e Salvador). Salvador, EDUFBA, 2002.

[2] Fraois Loyer. Paris XIXe sicle. LImmeuble et la rue. Paris, Hazan,1987, p.128

11

[3] Citado por Franois Loyer, Le sicle de l'industrie. Paris, Skira, 1983, p. 178.

[4] Idem, p. 112

[5] Jean-Pierre Epron (dir.). Architecture. Une Anthologie. Lige, Mardaga, s/d, p. 171. Segundo o autor, a cole des Beaux-Arts passou apenas a ter grande importncia a partir do momento em que houve um confronto das diversas idias dos seus professores, institucionalisando-se assim o debate arquitetural e autorisando o ecletismo.

[6] Claude Mighot. L'architecture au XIXe sicle. Paris,Hazan, 1987, p. 156.

[7] Giovanna Rosso del Brenna. Ecletismo no Rio de Janeiro (sc. XIX-XX). In: Annatereza Fabris (org.). Eletismo na Arquitetura Brasileira. So Paulo, Nobel-Edusp, 1987, p, 57.

[8] Ver Franois Loyer. Ornement e caractre. In: Le sicle de leclectisme. Lille 1838-1930. Paris/Bruxelas, AAM, 1979, pp.65-104.

[9] Ver Albert Ferran. Philosophie de la composition architecturale, Paris, Editions Vincent Fral, 1955

[10] Franois Loyer. Le Sicle de LIndustrie. Paris, Skira, 1983, p. 231.

[11] Fraois Loyer. Paris XIXe sicle. LImmeuble et la rue, Paris, Hazan, 1987, p.293.

[12] Cf. Otlia Arantes, Os dois lados da Arquitetura ps-Beaubourg" in: O lugar da arquitetura depois dos modernos, So Paulo, Edusp-Nobel, 1993, p. 179.

[13] Evidenciamos nos discursos de J. J. Seabra e nos jornais da poca, a preocupao de modernizar, civilizar a cidade atravs da construo de palcios, alm das largas avenidas.

12

[14] Na dissertao de mestrado A arquitetura dos italianos em Salvador, 1912-1924. Monumentos de traos europeus e modernizao urbana no incio do sculo XX, defendida pela autora deste artigo na Faculdade de Arquitetura da Universidade de So Paulo em 1998, existe um captulo que trata especificamente dos traos da arquitetura Beaux-Art nos edifcios monumentais soteropolitanos.

[15] O Passeio Pblico de Salvador foi construdo no incio do sculo XIX. Mas durante a criao da avenida Sete de Setembro sua rea foi alterada, uma vez que esta avenida teve trecho construdo nos limites internos deste jardim.

[16] Para maiores detalhes, ver Ana Fernandes e Marco Aurlio A. F. Gomes, Idealizaes Urbanas e a Construo da Salvador moderna: 1850-1920. Espaos e Debates, 1991, n.34, p.99-10

13

You might also like