You are on page 1of 4

O Sistema Mtrico Decimal

Em 1789, o Governo Republicano Francs pediu Academia de Cincia da Frana que criasse um sistema de medidas baseado numa "constante natural", ou seja, no arbitrria. Assim foi criado o Sistema Mtrico Decimal, constitudo inicialmente de trs unidades bsicas: o metro, que deu nome ao sistema, o litro e o quilograma. (posteriormente, esse sistema seria substitudo pelo Sistema Internacional de Unidades - SI)
METRO

Dentro do Sistema Mtrico Decimal, a unidade de medir a grandeza comprimento foi denominada metro e definida como "a dcima milionsima parte da quarta parte do meridiano terrestre" (dividiu-se o comprimento do meridiano por 4.000.000). Para materializar o metro, construiu-se uma barra de platina de seco retangular, com 25,3mm de espessura e com 1m de comprimento de lado a lado. Essa medida materializada, datada de 1799, conhecida como o "metro do arquivo" no mais utilizada como padro internacional desde a nova definio do metro feita em 1983 pela 17 Conferncia Geral de Pesos e Medidas.
LITRO

A unidade de medir a grandeza volume, no Sistema Mtrico Decimal, foi chamada de litro e definida como "o volume de um decmetro cbico". O litro permanece como uma das unidades em uso com o SI, entretanto recomenda-se a utilizao da nova unidade de volume definida como o metro cbico.
QUILOGRAMA

Definido para medir a grandeza massa, o quilograma passou a ser a "massa de um decmetro cbico de gua na temperatura de maior massa especfica, ou seja, a 4,44C". Para materializ-lo foi construdo um cilindro de platina iridiada, com dimetro e altura iguais a 39 milmetros. Muitos pases adotaram o sistema mtrico, inclusive o Brasil, aderindo Conveno do Metro. Entretanto, apesar das qualidades inegveis do Sistema Mtrico Decimal - simplicidade, coerncia e harmonia - no foi possvel torn-lo universal. Alm disso, o desenvolvimento cientfico e tecnolgico passou a exigir medies cada vez mais precisas e diversificadas. Em 1960, o Sistema Mtrico Decimal foi substitudo pelo Sistema Internacional de Unidades - SI mais complexo e sofisticado que o anterior.
O Sistema Internacional de Unidades SI

O Sistema Internacional de Unidades - SI foi sancionado em 1960 pela Conferncia Geral de Pesos e Medidas e constitui a expresso moderna e atualizada do antigo Sistema Mtrico Decimal, ampliado de modo a abranger os diversos tipos de grandezas fsicas, compreendendo no somente as medies que ordinariamente interessam ao comrcio e indstria (domnio da metrologia legal), mas estendendo-se completamente a tudo o que diz respeito cincia da medio. O Brasil adotou o Sistema Internacional de Unidades - SI em 1962. A Resoluo n 12 de 1988 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial - CONMETRO, ratificou a adoo do SI no Pas e tornou seu uso obrigatrio em todo o territrio nacional. Unidades Geomtricas e Mecnicas
Do "Quadro Geral de Unidades", aprovado pela Resoluo do CONMETRO n 12/88. grandeza: COMPRIMENTO nome: metro smbolo: m definio: Metro o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vcuo, durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 de segundo. (Unidade de Base ratificada pela 17 CGPM - 1983.)

grandeza: REA nome: metro quadrado smbolo: m definio: rea de um quadrado cujo lado tem 1 metro de comprimento. grandeza: VOLUME nome: metro cbico smbolo: m definio: Volume de um cubo cuja aresta tem 1 metro de comprimento. grandeza: MASSA nome: quilograma smbolo: kg definio: Massa do prottipo internacional do quilograma. (Unidade de Base ratificada pela 3 CGPM -1901.) grandeza: MASSA ESPECFICA nome: quilograma por metro cbico smbolo: kg/m definio: Massa especfica de um corpo homogneo, em que um volume igual a 1 metro cbico contm massa igual a 1 quilograma. grandeza: FORA nome: newton smbolo: N definio: Fora que comunica massa de 1 quilograma a acelerao de 1 metro por segundo, por segundo. grandeza: TEMPO nome: segundo smbolo: s definio: Durao de 9 192 631 770 perodos da radiao correspondente transio entre os dois nveis hiperfinos do estado fundamental do tomo de csio 133. (Unidade de Base ratificada pela 13 CGPM 1967.) grandeza: VELOCIDADE nome: metro por segundo smbolo: m/s definio: Velocidade de um mvel que, em movimento uniforme percorre a distncia de 1 metro em 1 segundo. grandeza: ACELERAO nome: metro por segundo, por segundo smbolo: m/s definio: Acelerao de um mvel em movimento retilneo uniformemente variado, cuja velocidade varia de 1 metro por segundo em 1 segundo. grandeza: NGULO PLANO nome: radiano smbolo: rad definio: ngulo central que subtende um arco de crculo de comprimento igual ao do respectivo raio. grandeza: NGULO SLIDO nome: esterradiano

smbolo: sr definio: ngulo slido que tendo vrtice no centro de uma esfera, subtende na superfcie uma rea igual ao quadrado do raio da esfera. grandeza: VELOCIDADE ANGULAR nome: radiano por segundo smbolo: rad/s definio: Velocidade angular de um mvel que, em movimento de rotao uniforme, descreve um radiano em 1 segundo. grandeza: ACELERAO ANGULAR nome: radiano por segundo, por segundo smbolo: rad/s definio: Acelerao angular de um mvel em movimento de rotao uniformemente variado, cuja velocidade angular varia de 1 radiano por segundo em 1 segundo. grandeza: PRESSO nome: pascal smbolo: Pa definio: Presso exercida por uma fora de 1 newton, uniformemente distribuda sobre uma superfcie plana de 1m de rea, perpendicular direo da fora. (Pascal tambm unidade de tenso mecnica.). grandeza: QUANTIDADE DE MATRIA nome: mol smbolo: mol definio: Quantidade de matria de um sistema que contm tantas entidades elementares quantos so os tomos contidos em 0,012 quilograma de carbono 12. (Unidade de Base ratificada pela 14 CGPM -1971. Quando se utiliza o mol, as entidades elementares devem ser especificadas, podendo ser tomos, molculas, ons, eltrons ou outras partculas, bem como agrupamentos especificados de tais partculas.) grandeza: FREQUNCIA nome: hertz smbolo: Hz definio: Freqncia de um fenmeno peridico cujo perodo de 1 segundo. grandeza: VAZO nome: metro cbico por segundo smbolo: m/s definio: Vazo de um fludo que, em regime permanente atravs de uma superfcie determinada, escoa o volume de 1 metro cbico do fludo em 1 segundo.

grandeza: FLUXO DE MASSA nome: quilograma por segundo smbolo: kg/s definio: Fluxo de massa de um material que, em regime permanente atravs de uma superfcie determinada, escoa a massa de 1 quilograma do material em 1 segundo. (Esta grandeza designada pelo nome do material cujo escoamento est sendo considerado - por exemplo, fluxo de vapor.)

grandeza: MOMENTO DE UMA FORA, TORQUE nome: newton-metro smbolo: N.m definio: Momento de uma fora de 1 newton, em relao a um ponto distante 1 metro de sua linha de ao. grandeza: MOMENTO DE INRCIA nome: quilograma-metro quadrado smbolo: kg.m definio: Momento de inrcia, em relao a um eixo de um ponto material de massa igual a 1 quilograma, distante 1 metro do eixo. grandeza: MOMENTO LINEAR nome: quilograma-metro por segundo smbolo: kg.m/s definio: Momento linear de um corpo de massa igual a 1 quilograma que se desloca com velocidade de 1 metro por segundo. (Esta grandeza tambm chamada quantidade de movimento linear.) grandeza: MOMENTO ANGULAR nome: quilograma-metro quadrado por segundo smbolo: kg.m/s definio: Momento angular em relao a um eixo, de um corpo que gira em torno desse eixo com velocidade angular uniforme de 1 radiano por segundo, e cujo momento de inrcia, em relao ao mesmo eixo, de um quilograma-metro quadrado. (Esta grandeza tambm chamada quantidade de movimento angular.) grandeza: VISCOSIDADE DINMICA nome: pascal-segundo smbolo: Pa.s definio: Viscosidade dinmica de um fludo que se escoa de forma tal que sua velocidade varia de 1 metro por segundo, por metro de afastamento na direo perpendicular ao plano do deslizamento, quando a tenso tangencial ao longo desse plano constante e igual a 1 pascal. grandeza: TRABALHO, EMERGIA, QUANTIDADE DE CALOR nome: joule smbolo: J definio: Trabalho realizado por uma fora constante de 1 newton que desloca seu ponto de aplicao de 1 metro na sua direo. grandeza: POTNCIA, QUANTIDADE DE ENERGIA nome: watt smbolo: W definio: Potncia desenvolvida quando se realiza, de maneira contnua e uniforme, o trabalho de 1 joule em 1 segundo. grandeza: DENSIDADE DE FLUXO DE ENERGIA nome: watt por metro quadrado smbolo: W/m definio: Densidade de um fluxo de energia uniforme de 1 watt, atravs de uma superfcie plana de um metro quadrado de rea, perpendicular direo de propagao da energia.

You might also like