You are on page 1of 7

CDIGO INTERNACIONAL DE SINAIS

Cdigo Internacional de Sinais1 (CIS) - Nome que recebe o conjunto de sinais visuais, sonoros, elctricos e homgrafos (pronncia em rdio), utilizados para facilitar a comunicao entre estaes mveis ou fixas, navais, terrestres, areas, civis ou militares. Estes sinais so codificados em acordos internacionais, no mbito da ONU e referendados pelos pases membros em sua legislao. So utilizados por foras armadas, alianas militares, como a OTAN, marinha mercante, controle de trfego areo, como a ICOM, embarcaes de pesca e desportivas, radioamadores, simples conversas ao telefone entre muito outros. Tem origem na comunicao entre embarcaes, que utilizavam de bandeiras coloridas presas aos mastros. Com o avano da tecnologia e o aparecimento da comunicao via rdio surgiu tambm a necessidade de melhorar o entendimento e a padronizao das mensagens, criando-se assim o Cdigo Fontico Internacional. Alem do significado prprio de cada letra, o uso de uma ou mais letras em situaes especificas tem um significado, como um barco de pesca com uma bandeira G indica que arrasta rede de pesca, as letras QAP, em fonia, significam que o operador est espera/na escuta, entre muitas situaes possveis. Cdigo Internacional de Sinais

Alfa Bravo Charlie Delta Echo Foxtrot Golf Hotel

Tenho um mergulhador na gua. Mantenha-se afastado e navegue a baixa velocidade. Estou a carregar ou descarregar, ou a transportar carga perigosa. Sim (resposta afirmativa ou "O significado do grupo anterior deve ser interpretado na forma afirmativa"). Mantenha-se afastado de mim; estou a manobrar com dificuldade. Estou a guinar para estibordo Estou com avaria; comunique comigo. Preciso de um piloto. (Em locais de pesca e por navios de faina pesqueira a curta distncia uns dos outros, significa - Estou a meter dentro as minhas redes). Tenho piloto a bordo.

India

Estou a guinar para bombordo. Mantenha-se bem afastado de mim. Tenho fogo a bordo e transporto Julliet carga perigosa ou estou a derramar carga perigosa. Kilo Desejo comunicar consigo. Lima Pare o seu navio imediatamente. Mike O meu navio est parado e sem seguimento. No (resposta negativa ou "O significado do grupo anterior deve ser November interpretado na forma negativa"). Oscar Homem ao mar. Num porto: Todas as pessoas devem regressar a bordo porque o Papa navio vai largar. No mar: As minhas redes esto presas num obstculo. Quebec O estado sanitrio do meu navio bom e peo livre prtica. Romeo Sem significado. Sierra Estou operando com propulso r. Tango Mantenha-se afastado; ns estamos a pescar de arrasto em parelha. Uniform Voc est a dirigir-se para um perigo. Victor Preciso de assistncia. Whiskey Preciso de assistncia mdica. X-Ray Suspenda as suas manobras e preste ateno aos meus sinais. Yankee Estou a arrastar o meu ferro (garrar). Preciso de um rebocador. (Em locais de pesca e por navios de faina Zulu pesqueira a curta distncia uns dos outros, significa -Estou a lanar as minhas redes").
Segundo o Cdigo Internacional de Sinais, Parte IV, Anexo E, as bandeiras tem dimenses (em metros) regulamentares, das quais se destacam as seguintes:

Tamanho 1 2

Comprimento Altura (a) (b) 2,44 1,98 1,68 1,37

3 Bandeiras rectangulares Tamanho 1 2 3

0,91

0,76

Comprimento (a) 5,11 3,89 2,59

Altura (b) 1,52 1,14 0,76

Topo (c) 0,46 0,30 0,20

Tamanho 1 2

Comprimento Altura (a) (b) 3,05 2,44 2,29 1,83

1,52

1,22

Bandeiras substitutas Cdigo Internacional de Sinais


O Cdigo Internacional de Sinais compreende um conjunto de 26 bandeiras diferentes (nas cores e nos desenhos) representativas das letras do alfabeto, 10 galhardetes numricos, trs substitutas (repetidores) e um galhardete indicativo do C.I.S., reconhecimento e decimal. Utilizam-se para as comunicaes visuais entre navios ou em terra firme. As comunicaes tornam-se possveis, a despeito das comunicaes lingusticas, visto existir um cdigo de uma, duas e trs letras que significam palavras, frases ou aces de igual correspondncia em qualquer lngua. Cada nacionalidade tem o cdigo da sua lngua.

A Alfa Mergulhador; mantenha-se afastado F Foxtrot Avariado (Desactivado) K Kilo Desejo comunicar P

B Bravo Carga Perigosa G Golf Precisa-se piloto L Lima Pare o seu navio Q

C Charlie Sim (Afirmativo) H Hotel Piloto a bordo M Mike Estou parado R

D Delta Manobrando com dificuldade I India Alterando a rota para Bombordo N November No (Negativo) S

E Echo Alterando a rota para Estibordo J Juliett Incndio a bordo; mantenha-se afastado O Oscar Homem ao mar T

Papa Embarcar; prestes a zarpar U Uniform Vai em zona perigosa Z Zulu Precisa-se de um rebocador 4 Kartefour 9

Quebec Livre prtica requerida V Victor Precisa-se assistncia 0 Nadazero 5 Pantafive 1

Romeo Sem significado W Whiskey Precisa-se assistncia mdica 1 Unaone 6 Soxisix 2

Sierra Fazendo marcha a r X X-ray Suspenda as suas manobras 2 Bissotwo 7 Setteseven 3

Tango Mantenha-se afastado de mim Y Yankee Arrastando a ncora (garrar) 3 Terrathree 8 Oktoeight , Reconhecimento / Fim de mensagem / Decimal

Novenine

Primeira Substituta Repita 1 bandeira

Segunda Substituta Repita 2 bandeira

Terceira Substituta Repita 3 bandeira

Sinais de letra simples

a) Estou a carregar, descarregar, ou a transportar cargas perigosas. d) A minha embarcao est parada e no h maneira de prosseguir.

b) Estou a alterar a rota (guinar) para estibordo. e) Est a aproximar-se de uma zona perigosa ou vai sobre um perigo.

c) Tenho um piloto a bordo. f) Suspenda imediatamente as suas intenes e observe os meus sinais.

Sinais de letra dupla

g) Vou a caminho.

h) Estou em exerccios. Mantenha-se afastado de mim.

i) Estou encarregado de coordenar a busca.

j) Bombordo est minado.

Sinais de letra tripla

k) Boa viagem.

l) Indique a rota para onde est a alterar.

Exemplos com galhardetes numricos

m) Estou a executar experincias de manobras.

n) Dever prosseguir com a mxima prudncia; submarino hostil avistado.

You might also like