You are on page 1of 14

Historiografia Brasileira em Perspectiva Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial (1)

MELLO E SOUZA, Laura de. Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial. In: FREITAS, Marcos Czar, org. Historiografia brasileira em perspectiva. 6. ed. So Paulo:Contexto, 2010. p. 17-37. O presente trabalho da autora consiste em anlises de texto do livro no perodo colonial traando os caminhos culturais e sociais em diversos aspectos no universo indigenista, africano e portugus e brasileiro em suas inter-relaes na historiografia registrada e estudas de forma ampla e numa concepo nica de cultura colonial. Ensaios Formativos: A nfase nas Relaes Gerais Entre Histria e Cultura (19071936) Delimitao Do Objeto: Uma Histria Da Cultura (1945-1959) Entre A Histria Da Cultura E A Histria Das Mentalidades: Os Primeiros Momentos (1967-1986) Balano Dos Principais Temas Constantes Das Abordagens Mais Recentes Sobre A Histria Da Cultura No Perodo Colonial

Historiografia Brasileira em Perspectiva Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial (2)

MELLO E SOUZA, Laura de. Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial. In: FREITAS, Marcos Czar, org. Historiografia brasileira em perspectiva. 6. ed. So Paulo: Contexto, 2010. p. 17-37. Cabe ressaltar, contudo, que se trata, (...) ou fazendo como Boxer e Russell-Wood, que ela tangencie, muitas vezes com brilho, outros temas, destacados como primordiais. (p. 17) Penso em definies simples e abrangentes, como a de Carlo Ginzburg, para quem a cultura uma jaula flexvel, ou, mais ainda, na de Clifford Geertz, que v cultura como teia de significados. (p. 18) Sem ser obra a cultura brasileira, os Captulos de Histria Colonial (1907) de Capistrano de Abreu abrem perspectivas analticas (...) historiadores. (p. 18) (...) homens capazes para penetrar todos os sertes" durante anos a fio, no tendo outro sustento seno caas do mato, bichos, cobras, lagartos, frutas bravas e razes de vrios paus; ou ainda homens capazes de se sustentar com "um punhado de farinha e um pedao de cobra, quando o h. (...). (p. 18)

Historiografia Brasileira em Perspectiva Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial Ensaios Formativos: A nfase nas Relaes Gerais Entre Histria e (3) Cultura (1907-1936)

MELLO E SOUZA, Laura de. Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial. In: FREITAS, Marcos Czar, org. Historiografia brasileira em perspectiva. 6. ed. So Paulo: Contexto, 2010. p. 17-37. Sem ser obra a cultura brasileira, os Captulos de Histria Colonial (1907) de Capistrano de Abreu abrem perspectivas analticas (...) historiadores. (p. 18) (...) homens capazes para penetrar todos os sertes" durante anos a fio, no tendo outro sustento seno caas do mato, bichos, cobras, lagartos, frutas bravas e razes de vrios paus; ou ainda homens capazes de se sustentar com "um punhado de farinha e um pedao de cobra, quando o h. (...). (p. 18) Marcada mais por um antiufanismo construtivo do que pelo pessimismo que unanimemente se lhe atribuiu quando de sua publicao, 1928, Retrato do Brasil, obra do discpulo e mecenas de Capistrano, Paulo Prado. (p. 19) O objetivo ltimo a compreenso de um carter nacional como no contemporneo Macunama, de Mario de Andrade que, como se sabe dedicou esse livro a Paulo Prado. (p.19)

Historiografia Brasileira em Perspectiva Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial Ensaios Formativos: A nfase nas Relaes Gerais Entre Histria e (3.1) Cultura (1907-1936)

MELLO E SOUZA, Laura de. Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial. In: FREITAS, Marcos Czar, org. Historiografia brasileira em perspectiva. 6. ed. So Paulo: Contexto, 2010. p. 17-37. Assim, se so datadas (...) O portugus transplantado s pensava na ptria dalm-mar: o Brasil era um degredo ou um purgatrio. (p. 19); Retrato do Brasil, edio crtica de Carlos Augusto Calil. Companhia das Letras, 1997. (p. 145). Vida e morte do bandeirante (1929), de Jos de Alcntara Machado de Oliveira como Retrato do Brasil, trabalho que se beneficiou diretamente da publicao de fontes documentais at ento inditas. (p. 19) Se para Paulo Prado contou muito a leitura da Visitaes do Santo Oficio que seu amigo Capistrano ajudara a organizar para Alcntara Machado foi fundamental a leitura dos Inventrios e Testamentos que, sob a iniciativa de Washington Lus vieram luz em 1920. (p. 19) Na rudeza dos hbitos (...) Pedro Tacques de Almeida Pais Leme e Frei Gaspar da Madre de Deus. Num dos mais belos captulos, Em face da morte, (...) (p. 19, 20). na baixela e nas alfaias de cama e mesa que a gente aposentada faz timbre em ostentar a sua opulncia (p. 20); Vida e morte bandeirante 1930. (...) no pensar A samaritana do Serto, capitulo de Caminhos e fronteiras de Sergio Buarque de Holanda, quando Alcntara Machado ilustra sua idia de hbitos se pautam pelas necessidades cotidianas e brinda o leitor com esta passagem A mngua de gua para beber se, dessedenta (o bandeirante) com o sangue dos animais, o suco dos frutos, a seiva das folhas e das razes. (p. 20)

Historiografia Brasileira em Perspectiva Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial Ensaios Formativos: A nfase nas Relaes Gerais Entre Histria e (3.2) Cultura (1907-1936)

MELLO E SOUZA, Laura de. Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial. In: FREITAS, Marcos Czar, org. Historiografia brasileira em perspectiva. 6. ed. So Paulo:Contexto, 2010. p. 17-37. Mas o marco inaugural nas analises da cultura brasileira seria Casa Grande & Senzala, estampada em 1933. (p.20) (...) Pedro Paranhos segundo confessa em Tempo morto e outros tempos inegvel a inovao documental e temtica trazida por sua primeira obra e mantida nas que se seguem de perto: Sobrados e mucambos (1936) e Nordeste (1937). (p. 20) Ao contrario da monocultura a mestiagem mostrou se benfica no Brasil, e em Casa Grande & Senzala viu-se pela primeira vez, abordada como fato social, como dado sociolgico em que a transmisso cultural o momento da cultura conta mais que a transmisso gentica. (p. 21) A percepo da mestiagem como um valor positivo permitiria a Freire exaltar a superioridade dos portugueses como colonizadores: muito mais tolerantes, prticos e flexveis que os demais povos, empreenderiam a colonizao sob a gide da mobilidade, da miscibilidade e da aclimatabilidade. (p. 21) Mas a percepo positiva da mestiagem, aliada a valorizao da cultura, permitiria igualmente a Freire destacar a originalidade de prticas, crenas e costumes cotidianos tributrios do entrecruzamento dos trs grupos que constituram o povo brasileiro: portugus, africanos, indgenas aqui, no mais as trs raas irredutveis de Capistrano. Segundo sua percepo as culturas indgenas e negras jamais teriam se enquistado no Brasil, nem contra elas se teriam desenvolvido dios; ao contrario, viram se responsveis pela dinamizao da cultura dominante, da mesma forma que a miscigenao suavizara as relaes inter raciais. (p.21)

Historiografia Brasileira em Perspectiva Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial Ensaios Formativos: A nfase nas Relaes Gerais Entre Histria e (3.3) Cultura (1907-1936)

MELLO E SOUZA, Laura de. Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial. In: FREITAS, Marcos Czar, org. Historiografia brasileira em perspectiva. 6. ed. So Paulo:Contexto, 2010. p. 17-37. Entretanto, a abordagem de Freire valoriza sobretudo (...) se lhe imputou como trao negativo dizia respeito antes escravido como trao negativo dizia respeito antes escravido: Parece s vezes influencia da raa o que pura e simples do escravo: do sistema social da escravido. Da capacidade imensa desse sistema para rebaixar moralmente senhores e escravos. (p. 21) (...) plenitude na vida adulta: a exagerada tendncia para o sadismo caracterstica do brasileiro, nascido e criado em casa grande principalmente em engenho. (p. 22) So Gonalo do Amarante Casamenteiro das velhas Por que no casais as moas Que mal vos fizeram elas? (p. 23) Dai-me noivo, So Joo, dai-me noivo, dai-me noivo, que ainda me quero casar. (p. 23) Razes do Brasil (1936), Sergio Buarque de Holanda, marca, na verdade, o inicio de uma historia cultural madura e rigorosa do ponto de vista terico e metodolgico. (p. 23) (...) Antonio Candido mostrou tal filiao, acrescentando, as suas influencias, a nova historia social dos franceses. (p. 23)

Historiografia Brasileira em Perspectiva Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial Delimitao Do Objeto: Uma Histria Da Cultura (1945-1959) (4)

MELLO E SOUZA, Laura de. Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial. In: FREITAS, Marcos Czar, org. Historiografia brasileira em perspectiva. 6. ed. So Paulo:Contexto, 2010. p. 17-37. Um exemplo significativo A cultura brasileira, Fernando de Azevedo (1943). (p. 24) Muito mais rica e complexa a posio de Sergio Buarque de Holanda. Mones (1945) e Caminhos e fronteiras (1957) marcam sua consolidao como historiador da cultura, voltado para o estudo minucioso das tcnicas e prticas da vida cotidiana. (p. 24) (...) nada to difcil (...) como uma anlise histrica tendente a discriminar (...) entre os elementos importados e os que procederam diretamente do gentio. Traos comuns prepararam, sem dvida, e anteciparam, a sntese desses diversos elementos (...) so dignos de interesse, (...) dando-lhes novos significados e novo encadeamento lgico, mais em harmonia com seus sentimentos e seus patres de conduta tradicional. (p. 26) Defendido como tese em 1958 e publicado em 1959, Viso do paraso, sem nenhuma dvida, o atestado de maioridade dos estudos de histria da cultura no Brasil, e, neste gnero, no foi at hoje suplantado. (p. 26) (...) olhos que enxergam, as mos que tateiam, ho de mostrar-lhes constantemente a primeira e a ltima palavra do saber. (p. 26) (...) seus secretos significados e seu hierglifo misterioso. Aferrado, embora, s coisas visveis e concretas no lhe importava tanto o v-las com os olhos ou apalp-las com as mos, queria, assim, ver e sentir atravs dos olhos e das mos. (p. 27)

Historiografia Brasileira em Perspectiva Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial Delimitao Do Objeto: Uma Histria Da Cultura (1945-1959) (4.1)

MELLO E SOUZA, Laura de. Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial. In: FREITAS, Marcos Czar, org. Historiografia brasileira em perspectiva. 6. ed. So Paulo:Contexto, 2010. p. 17-37. (...) os grandes mitos da conquista ibrica foram, com uma nica exceo, de lavra castelhana (...). (p. 27) (...) aproxima-se antes do verisimo naturalstico [...] constante de fragmentos e falho, por assim dizer, de perspectiva. (p. 27) Apesar de se situar numa rea mais propriamente literria, formao da literatura brasileira, de Antonio Candido, publicada quase ao mesmo tempo que a obra magna de Sergio (1959), viria a ter algum impacto sobre as analises histrica. (p. 28) (...)Tal perspectiva seria retomada dos ensaios que compe Literatura e sociedade (1965), onde o que diz respeito diretamente histria da cultura na Amrica portuguesa apenas Letras e idias no perodo colonial. (p. 29)

10

Historiografia Brasileira em Perspectiva Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial Entre a Histria Da Cultura E A Historia Das Mentalidades: Os (5) Primeiros Momentos (1967-1986)

MELLO E SOUZA, Laura de. Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial. In: FREITAS, Marcos Czar, org. Historiografia brasileira em perspectiva. 6. ed. So Paulo:Contexto, 2010. p. 17-37. Alis, como diria Maria Beatriz Nizza da Silva j no final da dcada de 70, a histria da cultura era vtima de um sem nmero de preconceitos fosse por utilizar fontes amplamente manuseadas e conhecida de todos, fosse pelo seu carter menos preciso e cientifico conforme ento diziam os adeptos da historia serial e quantitativa. (p. 29, 30) (...) Refiro me a Resduos Seiscentistas em Minas textos do sculo do ouro e as projees do mundo barroco, de Afonso vila, bastante influenciado pela teoria esttica do barroco Wlfflin, Weisbach, Hatzfeld. (p. 30) (...) um estilo mais de civilizao [...] o qual, favorecido pelas condies geogrficas da regio, acabou cristalizando se no seu insulamento e marcando fundamente a trajetria mental do povo das montanhas. (p. 30)

11

Historiografia Brasileira em Perspectiva Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial Entre a Histria Da Cultura E A Historia Das Mentalidades: Os (5.1) Primeiros Momentos (1967-1986)

MELLO E SOUZA, Laura de. Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial. In: FREITAS, Marcos Czar, org. Historiografia brasileira em perspectiva. 6. ed. So Paulo:Contexto, 2010. p. 17-37. Entre os esquemas de significados culturais capazes de explicar o sentido totalizador da civilizao mineira do sculo XVIII, o do primado do visual representar, se no o mais vlido, pelo menos aquele que conduz mais objetivamente a compreenso da homogeneidade caracterizadora de suas abrangentes razes barroca. O modo de ver, a sensibilidade visual, a coerncia tica, tal como se formaram e desenvolveram ao longo do ciclo do ouro, eram projees de um mundo concebido ainda margem do ideal de beleza seiscentista, mundo residual que desapareceria enfim com a economia que o condicionara. (p. 31) O cristo novo baiano no sobressai pela sua religiosidade em nenhum momento de nosso estudo. As praticas judaicas, que vagamente lembravam e algumas vezes praticavam, faziam parte menos de uma necessidade interior de carter religioso do que de um conjunto de atividades, que respondiam a uma necessidade de adeso, participao e identificao. Suas respostas agressivas eram defesas que se expressavam no esprito de inconformismo religioso, representando uma fora de oposio na qual se reflete toda uma maneira de pensar e sentir o mundo. (p. 31) por sua independncia religiosa, por suas idias herticas, por seu esprito critico, mas nunca por sua religiosidade. (p. 31)

12

Historiografia Brasileira em Perspectiva Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial Entre a Histria Da Cultura E A Historia Das Mentalidades: Os (5.2) Primeiros Momentos (1967-1986)

MELLO E SOUZA, Laura de. Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial. In: FREITAS, Marcos Czar, org. Historiografia brasileira em perspectiva. 6. ed. So Paulo:Contexto, 2010. p. 17-37. (...) proporcionando a sertanista e a soldados da terra os meios de se espalharem pelo interior e de resistirem a estrangeiros. (p. 32) (...) o historiador ter abandonado um conceito restrito de cultura por um conceito amplo, como aquele que domina as obras dos antroplogos. (p. 33)

13

Historiografia Brasileira em Perspectiva Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial Balano Dos Principais Temas Constantes Das Abordagens Mais (6) recentes Sobre A Histria Da Cultura No Perodo Colonial

MELLO E SOUZA, Laura de. Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial. In: FREITAS, Marcos Czar, org. Historiografia brasileira em perspectiva. 6. ed. So Paulo:Contexto, 2010. p. 17-37. Ideologia e escravido, de Ronaldo Vainfas, (...) a sociedade escravista foi percebida, pensada ou recriada pelos letrados coloniais entre os sculos XVI e XVIII (...). (p. 34) (...) os trabalhos recentes vm apresentando crescente rigor terico e metodolgico, e sensvel a aproximao com um conceito de cultura mais abrangente, tal como o formulado por Clifford Geertz e que serviu de baliza inicial a esta reflexo. (...) (p. 38)

14

Historiografia Brasileira em Perspectiva Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial REFERNCIAS MELLO E SOUZA, Laura de. Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial. In: FREITAS, Marcos Cezar, org. Historiografia brasileira em perspectiva. 6. ed. So Paulo:Contexto, 2010. p. 17-37. NBR 10520; http://www.webartigos.com/artigos/um-039-olhar-historiografico-039-sobre-o-039-nosso039-periodo-colonial/11604/. Acessado em 10 de dezembro de 2011. (7)

You might also like