You are on page 1of 31

O Papel do Pedagogo na Escola Pblica CADEP

O Papel do Pedagogo na Escola Pblica


1 A construo histrica do Curso de Pedagogia 2 Contexto atual do Curso de Pedagogia 3 O trabalho do Pedagogo
prtica pedaggica prtica poltica prtica organizacional

4 A organizao do trabalho pedaggico no cotidiano da escola pblica


construo do Projeto Poltico Pedaggico implementao do trabalho pedaggico no coletivo de profissionais da escola formao continuada do coletivo de profissional da escola relaes entre a escola e a comunidade avaliao do trabalho pedaggico

1. A construo histrica do Curso de Pedagogia

Criado em 1931 3 regulamentaes: 1939 1961 1969 Quarta regulamentao em tramitao desde 1996

1 Regulamentao (1939 a 1961)

Legislao (inicial)

Reforma Francisco Campos, de 11/04/1931. Decreto-Lei 1.190/39. Organizao da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Regime autoritrio, Ditadura militar. Transio de um modelo agrrio-exportador para parcialmente urbano-industrial. Expanso da indstria nacional. Sistema educacional em crise no sentido quantitativo e qualitativo. Alfabetizao. Com a urbanizao o analfabetismo tornou-se problema poltico-econmico.

Contexto poltico/ econmico Contexto educacional Demandas scio-educacionais

1 Regulamentao (1939 a 1961)

Caractersticas do Curso de Pedagogia Concepo Curricular

Segue o Padro Nacional institudo na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Estrutura 3+1: com 3 anos o Bacharel em Pedagogia, tcnico em educao, e com 4, licenciado, professor para Escolas Normais. Concepo humanista tradicional. Influncia dos pioneiros da Escola Nova, de liberais conservadores a socialistas. Apesar de sua preocupao com a reconstruo social, a maior contribuio refere-se a novos mtodos e tcnicas. Instvel, mal definido. Compete com os demais professores. Atividades pedaggicas e administrativas do Estado. Magistrio em Escolas Normais.

Trabalho

2 Regulamentao (1961 a 1969)

Legislao (inicial)

Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, n 4.024/61. Parecer 251/62, do CFE, fixa o currculo mnimo e a descrio do Curso de Pedagogia. Democracia, liberdade poltica. Modelo econmico nacional-desenvolvimentista. Transformao da indstria nacional, com acesso de capital e indstrias estrangeiros. Crise na organizao do sistema educacional. Convnios com EUA de concepo tecnicista. Alfabetizao, qualificao para o trabalho, organizao e ampliao da rede escolar.

Contexto poltico/ econmico Contexto educacional Demandas scio-educacionais

2 Regulamentao (1961 a 1969)

Caractersticas do Curso de Pedagogia Concepo Curricular

Possibilidade de flexibilizao e pequena descentralizao. Currculo mnimo. Permanece o esquema 3+1. Inclui de maneira vaga a formao do especialista. Estgio supervisionado facultativo. Mantm a concepo humanista tradicional. Apresenta nas finalidades da Educao uma concepo humanista moderna(das escolas particulares). Perfil conservador. Restrito e mal definido. Magistrio em Escolas Normais, tcnico e Orientador Educacional.

Trabalho

3 Regulamentao (1969 a ...)

Legislao (inicial)

Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, n 5.540/68. Parecer 252/69, do CFE, fixa o currculo mnimo e a durao do Curso de Pedagogia. Regime autoritrio, ditadura militar. Permanece o modelo econmico nacional desenvolvimentista com acesso de capital estrangeiro e convnio com EUA na educao. Crise no sistema educacional: falta de vagas, questionamento sobre a poltica educacional. Presso popular por expanso do ensino. Movimentos estudantis intensos. Alfabetizao de adultos.

Contexto poltico/ econmico Contexto educacional Demandas scio-educacionais

3 Regulamentao (1969 a ...)

Caractersticas do Curso de Pedagogia Concepo Curricular

Sistema de ensino fragmentado. Formao do Professor para Magistrio de 2 Grau e Especialista em Orientao Educacional, Superviso, Inspeo e Administrao Escolar. Estgio supervisionado obrigatrio. Proposta tecnicista. Na teoria, presena de concepes crticas. Na implementao persiste a concepo humanista tradicional, com prticas tecnicistas na organizao escolar. Expanso do mercado para Orientadores e Supervisores e para o Magistrio nas Sries Iniciais do 1 Grau como espao alternativo.

Trabalho

4 Regulamentao (...)

Legislao (inicial) Contexto poltico/ econmico Contexto educacional Demandas scio-educacionais

Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, n 9.394/96. Processo em tramitao. Democracia, liberdade poltica. Estado neo-liberal, globalizao da economia, acesso a capital estrangeiro. Presso de agentes econmicos/financeiros internacionais. Crise no sistema educacional: questo da qualidade do ensino, avaliao, expanso. Reduo de investimentos na educao. Qualificao profissional, alfabetizao, atendimento a grupos minoritrios, presso por ensino pblico, gratuito e de qualidade. Educao continuada.

4 Regulamentao (...)

Caractersticas do Curso de Pedagogia Concepo Curricular Trabalho

Permanece em vigor parte da 3 Regulamentao, enquanto tramita a aprovao das Diretrizes Curriculares.

A ser definida pela Cmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educao. Docncia e Gesto em Educao Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamenta. Habilitaes Tcnicas. Educao no-formal, na rea scioeducacional, em empresas; educao especial, psicopedagogia, educao de adultos.

2. Contexto atual do Curso de Pedagogia

Determinantes da Lei n 9394/96 Movimento de educadores Proposta de Diretrizes Curriculares

2. Contexto atual do Curso de Pedagogia

Determinantes da Lei n 9394/96

Criao dos ISEs e do Curso Normal Superior Artigo 64 refere-se formao do especialista: A formao de profissionais da educao para a administrao, planejamento, inspeo, superviso e orientao educacional para a educao bsica ser feita em cursos de graduao em pedagogia ou em nvel de psgraduao, a critrio da instituio de ensino, garantida, nesta formao, a base comum nacional.

2. Contexto atual do Curso de Pedagogia

Proposta de Diretrizes Curriculares - 2005

Art. 2 O curso de pedagogia destina-se precipuamente formao de docentes para a educao bsica, habilitado para: a- Licenciatura em Pedagogia Magistrio da Educao Infantil; b- Licenciatura em Pedagogia Magistrio dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pargrafo nico O projeto pedaggico de cada instituio poder prever qualquer uma das habilitaes ou ambas, na forma de estudos concomitantes ou subseqentes.

2. Contexto atual do Curso de Pedagogia

Art 3 - O Curso de Pedagogia visa formao de licenciados que sejam capazes de: - planejar, promover, conduzir, acompanhar e avaliar processos educativos de crianas, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e/ou na Educao Infantil, bem como em contextos educativos no-escolares; - avaliar, criar e utilizar textos, materiais e procedimentos de ensino que contemplem a diversidade de seus alunos, fazendo com que eles se sintam includos no ambiente escolar, como individualidades e como pertencentes a diferentes grupos sociais;

2. Contexto atual do Curso de Pedagogia

Art 3 - O Curso de Pedagogia ...

(cont.)

- conhecer e avaliar teorias da educao geradas no contexto brasileiro e da Amrica Latina, estabelecendo dilogo com pensamentos oriundos de outros contextos, a fim de elaborar propostas educacionais consistentes e inovadoras; - investigar processos educativos que ocorrem em distintas situaes institucionais escolares, assistenciais, comunitrias, empresariais ou outras;

2. Contexto atual do Curso de Pedagogia

Art 3 - O Curso de Pedagogia ...

(cont.)

- com a finalidade de planejar, executar, coordenar a execuo e avaliar projetos de formao escolar ou de educao continuada; de participar de iniciativas de apoio vida digna de idosos, doentes, pessoas com necessidades educativas especiais, ou de crianas, jovens e adultos privados de ambiente de famlia e moradores de rua.

3. O trabalho do pedagogo

Princpios: gesto democrtica e participativa Referncias: tica profissional; Autonomia da escola; Atitude investigativa; Formao continuada; Escola como ambiente educativo.

3. O trabalho do pedagogo

Prtica Pedaggica

nfase na dimenso humana social da aprendizagem humana formao continuada como processo permanente ateno questo cultural organizao da escola como ambiente educativo

3. O trabalho do pedagogo

Prtica Poltica

interface com o entorno externo econmico, poltico e cultural ateno comunidade e sociedade participao externa nas decises internas interface famlia-escola, escolacomunidade, educadores e cidadania

3. O trabalho do pedagogo

Prtica Organizacional

uso de formas ativas e autogestionrias descentralizao do poder gesto escolar mais horizontal, participativa e democrtica estabelecimento de parcerias e trabalho cooperativo

4. A organiz. do trabalho pedaggico no cotidiano da escola pblica

4.1. Construo do projeto poltico-pedaggico 4.2. Implementao do trabalho pedaggico no coletivo da escola
4.2.1. Organizao do espao e tempo escolar 4.2.2. Organizao da prtica pedaggica

4.3. Formao continuada do coletivo de profissionais da escola. 4.4. Relaes entre a escola e a comunidade 4.5. Avaliao do trabalho pedaggico

4. A organiz. do trabalho pedaggico no cotidiano da escola pblica

4.1. Construo do projeto polticopedaggico


Coordenar a elaborao coletiva do projeto poltico-pedaggico. Criar condies para a participao dos profissionais da escola e comunidade na construo do projeto poltico-pedaggico.

4. A organiz. do trabalho pedaggico no cotidiano da escola pblica


4.2. Implementao do trabalho pedaggico no coletivo da escola 4.2.1. Organizao do espao e tempo escolar

Organizar turmas, calendrio letivo, distribuio das aulas e disciplinas, horrio semanal de aulas, disciplinas e recreio. Planejar e organizar espaos e tempos da escola para projetos de recuperao de estudos. Organizar a hora atividade do professor para estudo, planejamento e reflexo do processo de ensino e aprendizagem. Planejar e organizar atividades culturais.

4. A organiz. do trabalho pedaggico no cotidiano da escola pblica


4.2.2. Organizao da prtica pedaggica

Implementar a proposta curricular da escola de acordo com as polticas educacionais da SEED/PR e com as Diretrizes Curriculares Nacionais do CNE. Elaborar projetos de interveno na realidade da escola para a melhoria do processo educativo. Planejar o ensino e acompanhamento do trabalho pedaggico desenvolvido pelos professores. Assessorar o professor no planejamento, quanto a seleo de contedos e transposio didtica em consonncia com os objetivos expressos no P.P.P.

4. A organiz. do trabalho pedaggico no cotidiano da escola pblica


4.2.2. Organizao da prtica pedaggica (cont.)

Assessorar o professor na identificao e planejamento para o atendimento s dificuldades de aprendizagem. Planejar em conjunto com o coletivo da escola a interveno aos problemas levantados em conselho de classe. Levantar e informar ao coletivo de profissionais da escola e comunidade os dados do aproveitamento escolar.

4. A organiz. do trabalho pedaggico no cotidiano da escola pblica


4.2.2. Organizao da prtica pedaggica (cont.)

Coordenar emprstimo e aquisio de materiais e equipamentos de uso didticopedaggicos. Incentivar e assessorar o professor na seleo de recursos didticos para o ensino e aprendizagem dos contedos escolares. Participar da organizao e atualizao do acervo de livros e peridicos da biblioteca da escola Desenvolver processos de gesto colegiada entre os profissionais da equipe pedaggica.

4. A organiz. do trabalho pedaggico no cotidiano da escola pblica


4.3. Formao continuada do coletivo de profissionais da escola

Elaborar o projeto de formao continuada dos profissionais da escola para o aprimoramento terico-metodolgico, na forma de trocas de experincias, estudos sistemticos e oficinas. Desenvolver processo contnuo pessoal e profissional de fundamentao terica. Pesquisar e fornecer subsdios tericometodolgicos para o estudo e atender necessidades do trabalho pedaggico. Organizar reunies de estudo para a reflexo e aprofundamento de temas relativos ao trabalho pedaggico da escola.

4. A organiz. do trabalho pedaggico no cotidiano da escola pblica


4.4. Relaes entre a escola e a comunidade

Desenvolver projetos de interao escolacomunidade ampliando espao de participao da comunidade nas decises pedaggicas da escola. Participar do conselho escolar subsidiando terica e metodologicamente as reflexes e decises sobre o trabalho pedaggico escolar. Incentivar e propiciar a participao dos alunos nos diversos momentos e rgos colegiados da escola.

4. A organiz. do trabalho pedaggico no cotidiano da escola pblica


4.4. Relaes entre a escola e a comunidade (cont.)

Elaborar estratgias para a superao de todas as formas de discriminao, preconceito e excluso social e de compromisso tico e poltico com todas as categorias e classes sociais. Fazer cumprir os preceitos constitucionais, a legislao educacional em vigor e o Estatuto da criana e do adolescente, como fundamentos da prtica educativa.

4. A organiz. do trabalho pedaggico no cotidiano da escola pblica


4.5. Avaliao do trabalho pedaggico

Organizar e coordenar conselhos de classe de forma a garantir um processo coletivo de reflexo-ao sobre o trabalho pedaggico. Avaliar o trabalho pedaggico pelos profissionais da escola e comunidade. Acompanhar e assessorar o professor na seleo de procedimentos de avaliao do rendimento da aprendizagem adequando-os aos objetivos educacionais previstos no P.P.P.

You might also like