You are on page 1of 5

RESUMO LABORATRIO JURDICO

Notrios e registradores - so profissionais do direito que exercem uma funo pblica delegada pelo Estado. Tais atividades so desempenhadas em carter privado, sem que os profissionais que as exeram integrem o corpo orgnico do Estado.

Importncia desempenham importante papel para a validade, eficcia, segurana e controle dos atos negociais.

So agentes pblicos, mas no so considerados funcionrios pblicos em sentido estrito. No entanto, para fins do direito penal, por outro lado, os tabelies e registradores so considerados funcionrios pblicos em sentido amplo.

Embora desempenhem atividade estatal, no so titulares de cargos pblicos efetivos. No so servidores pblicos, no estando submetidos aposentadoria compulsria imposta no dispositivo constitucional Art 40, 1, inciso II.

As atividades de notrios e registradores so de titularidade do Estado, mas a pessoa jurdica de direito pblico no pode exerc-la diretamente, deve deleg-la ao particular por fora do artigo 236 Constituio Federal. A delegao apenas pode ser concedida pessoa fsica e depende de prvio concurso pblico de provas e ttulos.

Em suma, os notrios e registradores exercem uma atividade jurdica e no uma atividade administrativa material (obras ou servios pblicos). A prestao dessas atividades tem natureza privada e remunerada pelos particulares e no pelos cofres pblicos: por isso no se aplica aos notrios e registradores o regime dos servidores pblicos. O exerccio desta atividade repassado pelo Estado ao particular por meio do instituto da delegao (e no da concesso ou permisso, que tm natureza contratual).

Os notrios e registradores so profissionais independentes, devendo obedincia apenas lei e aos regulamentos editados pelo poder judicirio (no so subordinados ao judicirio). So livres para contratar prepostos e exercer a gerncia administrativa e financeira dos servios que lhe foram delegados pelo Estado, cabendo-lhes estabelecer normas, condies e obrigaes, relativas atribuio de funes e de remunerao de seus prepostos, sem necessidade de homologao ou autorizao judicial.

O princpio da territorialidade se aplica integralmente aos registradores, mais especificamente aos registradores de imveis e aos registradores civis das pessoas naturais (art. 12 da lei 8935/94). Os atos dessa natureza s podem ser praticados perante o registrador da cidade onde as partes so domiciliadas, visto que a territorialidade tem por funo possibilitar a publicidade do registro.

O notrio no poder praticar atos de seu ofcio fora do Municpio para o qual recebeu delegao, as partes que devem se locomover ao seu servio notarial. O princpio da territorialidade no se aplica aos notrios.

O exerccio da atividade notarial e de registro incompatvel com a advocacia ou o de qualquer cargo, emprego ou funo pblica. Os agentes pblicos aposentados tem direito a continuar a receber sua aposentadoria de forma cumulativa com os emolumentos devidos pelo exerccio da funo delegada de notrio ou registrador.

Serventia unidades, criadas por lei, em que sero exercidas as funes pblicas dos notrios e registradores. Aps a criao, as atividades concernentes sero delegadas aos aprovados em concurso pblico de provas e ttulos. As serventias sobrevivem extino da delegao. A serventias s podem ser extintas por lei. No so acumulveis os servios notariais e de registro, exceto nos municpios que no comportam mais de um dos servios, em razo do volume de servios ou da receita.

O provimento das serventias se faz por concurso pblico de ingresso ou remoo: dois teros das vagas so providos por concurso de ingresso na atividade notarial e de registro e um tero, por concurso de remoo. Os concursos devem ser realizados no prazo de seis meses aps a vacncia da serventia.

Pr-requisitos: - Para o concurso de admisso: ser brasileiro (nato ou naturalizado), ser maior de dezoito anos, ser bacharel em direito ou que tenha sido preposto de notrios e registradores por mais de dez anos. - Para o concurso de remoo: os notrios e registradores j devem exercer a atividade por mais de dois anos (conta-se por ocasio da publicao do primeiro edital).

Observao: Conforme smula n 266, do STJ, o diploma para o exerccio do cargo ou a habilitao legal deve ser exigido na posse e no na inscrio para o concurso pblico. Da, tambm deve ser aceita a participao do concorrente que ainda no tenha obtido os dez anos como preposto (no caso do concurso para a investidura), ou dois anos de exerccio da funo (no caso de concurso de remoo), desde que tais exigncias sejam satisfeitas por ocasio da investidura na funo pblica.

Uma vez realizado o provimento, os notrios e registradores s perdero a delegao nas hipteses previstas em lei: sentena judicial transitada em julgado; deciso decorrente de processo administrativo, assegurada a ampla defesa; morte ou invalidez; renncia; aposentadoria facultativa; h entendimento que tais normas so meramente exemplificativas, no h qualquer previso constitucional ou na lei 8935/94 que restrinja a aplicao de penalidades aos notrios e registradores s hipteses previstas exclusivamente na referida lei.

O notrio ou registrador no responde por obrigao do antigo delegatrio ou da pessoa interinamente designada para responder pela unidade vaga, seja no que se refere s obrigaes civis, fiscais e as penais.

No h transferncia de direitos ou qualquer vnculo entre o antigo e o novo titular da serventia: os livros e programas com os dados referentes aos atos notariais e de registro pertencem ao Estado, so bens pblicos, de forma que no h aquisio de acervo do antigo titular. O novo delegado, recebe do Estado o acervo pblico correspondente delegao, at mesmo para que no haja interrupo do servio pblico.

O novo titular no recebe a serventia do antigo responsvel e sim do Estado.

O marco inicial para a responsabilidade do novo titular da delegao, que obteve outorga correspondente aps a aprovao em concurso pblico, a sua investidura.

No h que se falar em sucesso, pois, esta simplesmente acaba com a independncia do notrio e do registrador, prevista na lei 8935/94. No pode ele se responsabilizar por passivo trabalhista do antigo titular ou da pessoa interinamente designada pelo estado, a ttulo precrio, para responder pelos servios.

Os emolumentos so os dispndios ou despesas referentes aos atos realizados pelos notrios e pelos registradores no desempenho de suas atividades profissionais, devidamente previstos em lei.

A Fazenda Pblica goza do diferimento dos emolumentos, que devem ser pagos no final, pelo vencido, nos termos dos artigos 26 do CPC e 39 da lei 6830/80.

Espcies e atribuies de registros pblicos e notariais: Existem dois tipos de servios notariais e trs de registros pblicos previstos em Lei, sendo eles: - Tabelionato de Notas: servio notarial competente para autenticar documentos; reconhecer firmas; formalizar juridicamente a vontade das partes, por meio de escrituras e procuraes pblicas; lavar testamentos pblicos a aprovar os cerrados; - Tabelionato de Protesto de Ttulos: servio notarial competente para protocolar documentos de dvida, para prova do descumprimento das obrigaes; intimar devedores para aceitar dvida, pag-la ou devolv-la; receber ttulos protocolizados; lavrar protesto; averbar cancelamento de protesto; - Registro Civil de Pessoas Naturais: ofcio de registro responsvel, por exemplo, pelo registro de nascimento, casamento e bito, dentre outras atribuies fixadas na Lei; - Registro de Imveis: ofcio competente para o registro de atos relacionados a direitos reais sobre bens imveis, alm de outras atribuies impostas na Lei; - Registro de Ttulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurdica: o registro de Ttulos e Documentos possui uma ampla atribuio, e ir garantir a conservao do documento, comprovao de sua data, e oponibilidade contra terceiros (quando tratar-se de obrigaes convencionais); por sua vez, o registro civil de pessoa jurdica obrigatrio para que associaes, fundaes, entidades religiosas e sociedades de natureza simples adquiram personalidade jurdica. - Elabore o Estatuto de uma Associao, evidenciando suas clusulas obrigatrias: - Elabore o Estatuto de uma Fundao, evidenciando suas clusulas obrigatrias: - Elabore uma representao ao Ministrio Pblico. - Questionrio: - Com base no artigo 236 da CF/88, Lei n 6015/73 e Lei n 8935/94, responda quais so as espcies de registros pblicos e notariais. - Indique, resumidamente, as atribuies de cada um dos servios notariais e de registros mencionados na resposta anterior. - Explique qual a relao da profisso Notrios e Registradores com o Poder Judicirio. - H distino entre Notrios e Registradores? Quias so as suas espcies? - Cite alguns atos realizados por estes profissionais. - Como se ingressa nesta carreira?

- Qual a controvrsia julgada pelo STF envolvendo esta categoria profissional, e qual foi a deciso? - H distines entre advogado scio e advogado associado? Explique e fundamente. O contrato social da Sociedade de Advogados deve mencionar quem so os advogados associados? Explique e fundamente. - Suponha que um scio, atuando em um determinado processo, tenha perdido o prazo para a interposio de recurso, e o cliente ingresse com ao de indenizao para reparao dos danos sofridos. Quem poder ser responsabilizado (a sociedade, todos os scios ou apenas aquele que cometeu o equvoco)? - Imagine que algumas integrantes do seu grupo queiram constituir uma Sociedade de Advogados. Metade dos ingressantes sero scios, a outra metade associados. Redija o Contrato Social, com a liberdade de criar quaisquer clusulas que julgar convenientes, desde que no ofendam as normas sobre a questo. - Quais os procedimentos para se iniciar as atividades de uma associao ou de uma fundao? E a partir de quando adquire-se a personalidade jurdica?

You might also like