You are on page 1of 10

A FUNO SOCIAL DA FAMLIA

Eduardo Bruno Santana Teixeira Dirce Bordinhon Lemes Geraldo Augusto Alves Rosa Michelle Crita Silva Nathlia Leo Santos Oliveira Wanessa Maria de Lima Neres1 Resumo: O direito tem se levado por uma tendncia de prestigiar a famlia como organismo social, como instituio, e como ncleo fundamental da sociedade. Tal tema importante por trata-se da clula primria da sociedade. O objetivo deste trabalho entender qual a funo social da famlia moderna. Para tanto foram traados os seguintes objetivos especficos: definir famlia, conceituar famlia, analisar sua origem e importncia histrica e identificar a importncia de sua funo social. Consiste este trabalho de uma pesquisa bibliogrfica. A famlia atual tem levado em considerao os vnculos afetivos, em detrimento dos sanguneos. Tem-se grande dificuldade de se definir famlia, que pode ser sintetizada como o conjunto de pessoas que descendem de tronco ancestral comum. Faz-se necessrio ter uma viso pluralista da famlia, abrigando os mais diversos arranjos familiares, devendo-se buscar a identificao do elemento que permita enlaar no conceito de entidade familiar todos os relacionamentos que tm origem em um elo de afetividade, independente de sua conformao. A Constituio Federal de 1988 alargou o conceito de famlia, passando a integr-lo as relaes monoparentais e homoafetivas, o que afastou da ideia de famlia o pressuposto de casamento. Sempre se atribuiu famlia, ao longo da histria, funes variadas, de acordo com a evoluo que sofreu, a saber, religiosa. Sintetizando-se como organizao que servir de matriz para o indivduo adulto. Conclui-se que a famlia tem como funo social preparar o indivduo, para a vida em comum cumprindo seu papel como cidado, contribuindo para evoluo da sociedade. Palavras chave: Famlia. Funo social da famlia. Direito de famlia.

INTRODUO

A famlia sofreu, nas ltimas dcadas, profundas mudanas de funo, natureza, composio e, conseqentemente, de concepo, sobretudo aps o advento do Estado social. Merecendo cada vez mais ateno do legislador ptrio no sentido de disciplinar suas relaes. Atualmente a famlia parte de princpios bsicos, de contedo mutante: a liberdade, a igualdade, a solidariedade e a afetividade. A famlia patriarcal sofreu mudanas dando origem a um novo tipo familiar baseado nas relaes de afeto. O objetivo deste trabalho entender qual a funo social da famlia moderna. Para tanto foram traados os seguintes objetivos especficos: definir famlia, conceituar famlia,
Artigo desenvolvido pelos acadmicos do 6 perodo do curso de Direito do ILES ULBRA Itumbiara GO.
1

analisar sua origem e importncia histrica e identificar a importncia de sua funo social. Consiste este trabalho de uma pesquisa bibliogrfica. complicado realizar uma conceituao do que vem a ser famlia, pois a evoluo social aliada Constituio Federal de 1988 criou novas conformaes familiares admitindo a unio estvel, as famlias monoparentais e mais recentemente as famlias homoafetivas. Atualmente identifica-se famlia pela presena de um vnculo afetivo, afastando a idia de famlia da necessidade do casamento. Existindo diferentes correntes doutrinrias para definir o que vem a ser famlia e ainda a colocao de cada tipo familiar dentro do ordenamento jurdico, por exemplo, h aqueles que entendem a relao homoafetiva como um tipo familiar baseado no afeto e no proibido no ordenamento jurdico brasileiro podendo assim gerar os mesmos efeitos jurdicos da famlia. H, no entanto, aqueles que reconhecem essa relao como um contrato jurdico. No ordenamento jurdico brasileiro a Constituio Federal alargou o conceito de famlia, passando a integr-lo as relaes monoparentais: de um pai com os seus filhos. Sempre se atribuiu famlia, ao longo da histria, funes variadas, de acordo com a evoluo que sofreu, a saber, religiosa, poltica, econmica e procracional, sendo a principal delas a funo de unidade da sociedade a clula-me. Entendendo-se atualmente que a famlia no tem apenas uma funo financeira de sustentao do indivduo, mas de sustentao criao, formao de carter e preparao para a vida social. Por fim, conclui-se que a famlia constitui a base da sociedade contempornea, funcionando como unidade em que todo indivduo deve estar inserido para formao de seu carter e construo do seu eu social.

FAMLIA CONCEITO

A nova tendncia de prestigiar a famlia como organismo social, como instituio, e como ncleo fundamental da sociedade desborda do direito legislado e alcana os doutrinadores, tendo mesmo inspirado toda uma corrente que sustenta hoje a sua personalidade jurdica. Foi Savatier quem sustentou basicamente a idia de ser a famlia sujeito de direitos, com autonomia em relao aos seus membros, e consequentemente acharse investida da condio de pessoa moral (DINIZ, 2005). Vnculos afetivos no so uma prerrogativa da espcie humana. O acasalamento sempre existiu entre os seres vivos, seja em decorrncia do instinto de perpetuao da espcie,

seja pela verdadeira averso que todas as pessoas tm solido. Tanto assim, que se considera natural a idia de que a felicidade s pode ser encontrada a dois, como se existisse um setor da felicidade ao qual o sujeito sozinho no tem acesso. No importa a posio que o indivduo ocupa na famlia, ou qual a espcie de grupamento familiar a que ele pertence, o que importa pertencer ao seu mago, estar naquele idealizado lugar onde possvel integrar sentimentos, esperanas, valores e se sentir, por isso, a caminho da realizao de seu projeto de felicidade (DIAS, 2005). Difcil encontrar uma definio de famlia de forma a dimensionar o que, no contexto social dos dias de hoje, se insere nesse conceito. mais ou menos intuitivo identificar famlia com a noo de casamento, ou seja, um conjunto de pessoas ligadas a um casal, unido pelo vnculo do matrimnio. Tambm vem mente a imagem da famlia patriarcal, sendo o pai a figura central, na companhia da esposa, e rodeados de filhos, genros, noras e netos (DIAS). Desta forma, como preceitua lvaro Villaa Azevedo (1999) h aqueles que afirmam a fundamentao da famlia no sistema poligmico (um homem e vrias mulheres), aparecendo outros que, por sua vez, indicam a constituio da famlia baseada na monogamia (um homem e uma mulher). Outrossim, lembra o autor, que h outra teoria que nega peremptoriamente a existncia da famlia nos primrdios da humanidade, aventando a tese da promiscuidade entre os homens e mulheres, mas:
Analisando essas teorias, existe muito mais razo para se pensar tenho sido o homem, nos primevos, polgamo polgino, convivendo, assim, um homem com vrias mulheres e prole, sob organizao familiar em forma de patriarcado poligmico, para depois ser monogmico [...] parece-nos clara a idia que o homem mais forte, apossando-se de suas mulheres e prole, formou o primeiro grupo familiar patriarcal poligmico, tendo poderes ilimitados sobre os membros da famlia. Aps essa posio inicial, com o crescente reconhecimento dos direitos da mulher, predominou a organizao familiar sob forma monogmica. E, depois, de agntica e patrilinear a cogntica (AZEVEDO, 1999).

No tocante ao termo famlia, Pereira dispe:


Ao conceituar a famlia, destaque-se a diversificao. Em sentido genrico e biolgico, considera-se famlia o conjunto de pessoas que descendem de tronco ancestral comum. Ainda neste plano geral, acrescenta-se o cnjuge, aditam-se os filhos do cnjuge (enteados), os cnjuges dos filhos (genros e noras), os cnjuges dos irmos e os irmos do cnjuge (cunhados). Na largueza desta noo, os civilistas enxergam mais a figura da romana Gens ou da grega Genos do que da famlia propriamente dita (2005).

Etimologicamente importante saber que tal palavra:


[...] origina-se, remotamente, do radical dha, que significa pr, estabelecer, da lngua ariana, que se transformou, na passagem ao osco, em fam [...] Assim, a palavra dhaman, que, em snscrito, significa casa, com a transformao do dh em f, fez nascer, entre os dialetos do Lcio, como o caso do osco, o vocbulo faama, donde surgiu famel (o servo), famelia [...] Da palavra famel derivou famulus, com a criao

intermediria de famul, forma primitiva ou arcaica de famulus, donde derivou, provavelmente, famulia [...] Tudo mostra, pelo visto, que esse radical dha tenha dado origem s palavras: domus (casa), no latim, e domos (casa), no grego, radical esse que significa unir, construir (AZEVEDO, 1999).

Agora, o que identifica a famlia no nem a celebrao do casamento nem a diferena de sexo do par ou o envolvimento de carter sexual. O elemento distintivo da famlia, que a coloca sob o manto da juridicidade, a presena de um vnculo afetivo a unir as pessoas com identidade de projetos de vida e propsitos comuns, gerando comprometimento mtuo. Cada vez mais, a ideia de famlia se afasta da estrutura do casamento. A famlia de hoje j no se condiciona aos paradigmas originrios, quais sejam, casamento, sexo e procriao. O movimento de mulheres, a disseminao dos mtodos contraceptivos e os resultados da evoluo da engenharia gentica fizeram com que esse trplice pressuposto deixasse de servir para balizar o conceito de famlia. Caiu o mito da virgindade e agora sexo at pelas mulheres - se pratica fora e antes do casamento. A concepo no mais decorre exclusivamente do contato sexual, e o casamento deixou de ser o nico reduto da conjugalidade. As relaes extramatrimoniais j dispem de reconhecimento constitucional e no se pode deixar de albergar, no mbito do direito das famlias, as relaes homoafetivas, apesar de posturas discriminatrias e preconceituosas que, por puro conservadorismo, insistem em no lhes emprestar visibilidade (DIAS, 2006). Faz-se necessrio ter uma viso pluralista da famlia, abrigando os mais diversos arranjos familiares, devendo-se buscar a identificao do elemento que permita enlaar no conceito de entidade familiar todos os relacionamentos que tm origem em um elo de afetividade, independente de sua conformao. O desafio dos dias de hoje achar o toque identificador das estruturas interpessoais que permita nomin-las como famlia (DIAS, 2005). O vocbulo famlia apresenta trs acepes: a) restrita; b) ampla; c) amplssima. Em sentido amplssimo a famlia envolve o conjunto de pessoas ligadas pelo vnculo de consanguinidade, que descendem do mesmo tronco ancestral. Aqui, tambm, o cnjuge, enteados, genros, noras e os cunhados (VIANA, 2001).
Fundada em bases aparentemente to frgeis, a famlia atual passou a ter a proteo do Estado, constituindo essa proteo um direito subjetivo pblico, oponvel ao prprio Estado e sociedade. A proteo do Estado famlia , hoje, princpio universalmente aceito e adotado nas Constituies da maioria dos pases, independentemente do sistema poltico ou ideolgico. A Declarao Universal dos Direitos do Homem, votada pela ONU em 10 de dezembro de 1948, assegura s pessoas humanas o direito de fundar uma famlia, estabelecendo o art. 16.3: A famlia o ncleo natural e fundamental da sociedade e tem direito proteo da sociedade e do Estado. Desse dispositivo defluem concluses evidentes: a) famlia no s aquela constituda pelo casamento, tendo direito todas as demais entidades familiares socialmente constitudas; 1 b) a famlia no clula do Estado (domnio da

poltica), mas da sociedade civil, no podendo o Estado trat-la como parte sua; a famlia concebida como espao de realizao da dignidade das pessoas humanas (LBO, 2004).

Evidencia-se, pela anlise efetuada, ainda que resumida, que a orientao imprimida pela Constituio Federal encontra-se no territrio das conquistas mais significativas a respeito do tema, em consonncia com o pensamento que se estratifica no plano internacional (VIANA, 2001). A dignidade da pessoa humana merece destaque, e a busca de uma viso mais social da vida marcante. O individualismo perde terreno (VIANA, 2001).

A FAMLIA NO ORDENAMENTO JURDICO BRASILEIRO

As constituies brasileiras reproduzem as fases histricas que o pas viveu, em relao famlia, no trnsito do Estado liberal para o Estado social. As Constituies de 1824 e 1891 so marcadamente liberais e individualistas, no tutelando as relaes familiares. Na Constituio de 1891 h um nico dispositivo (art. 72, 4), com o seguinte enunciado: A Repblica s reconhece o casamento civil, cuja celebrao ser gratuita. Compreende-se a exclusividade do casamento civil, pois os republicanos desejavam concretizar a poltica de secularizao da vida privada, mantida sob controle da igreja oficial e do direito cannico durante a Colnia e o Imprio (LBO, 2004). Com o advento da Constituio Federal de 1988, sobreveio radical mudana nas normas que disciplinavam as relaes de famlia, alterando-se o papel atribudo s entidades familiares e o conceito de unidade familiar, ampliando-se este ltimo para abranger, alm do matrimnio, a unio estvel e a famlia monoparental (AMIN, 2002). A Constituio Federal soube captar as significativas transformaes ocorridas na sociedade brasileira. O caudal de novos valores refletiu-se expressivamente no trfico social. O Direito, plasmado na norma, foi ficando distante da nova realidade social. Situaes prnormativas desafiavam a disciplina legal. Exigiam tegumento jurdico. o que se dava com a unio estvel, por exemplo, que reclamou dos tribunais soluo que atendesse ao novo quadro, desafogando uma rea de turbulncia. Doutrina e jurisprudncia erigiram suportes conceituais; buscaram na noo de sociedade de fato o alicerce para definir esse tipo de relao, solucionando os reflexos de ordem patrimonial que se estabeleciam com o fim do relacionamento. Evidenciamos esses pontos anteriormente (VIANA, 2001).

A Constituio Federal de 1988 alargou o conceito de famlia, passando a integrlo as relaes monoparentais: de um pai com os seus filhos. Esse redimensionamento, calcado na realidade que se imps, acabou afastando da ideia de famlia o pressuposto de casamento. Para sua configurao, deixou de ser exigida a necessidade de existncia de um par, o que, consequentemente, subtrai de sua finalidade a proliferao (DIAS, 2006). A Constituio Federal limita-se a dizer que se reconhece como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. No faz qualquer distino, o que inibe o intrprete. Nesse conceito est inserida qualquer situao em que um adulto seja responsvel por um ou vrios menores. Isso permite concluir que ela pode ser estabelecida desde sua origem, ou decorre do fim de uma famlia constituda pelo casamento. Nesse diapaso possvel que ela se estabelea porque a me teve um filho, mas a paternidade no foi apurada, ou porque houve adoo, ou resultar da separao judicial ou do divrcio. Nessa linha temos a famlia monoparental formada pelo pai e o filho, ou pela me e o filho, sendo que nos exemplos h o vnculo biolgico, ou decorre de adoo por mulher ou homem solteiro. Nada impede que o vnculo biolgico que une os membros dessa famlia, no decorra de congresso sexual, mas resulte de procriao artificial. A me solteira submete-se inseminao artificial, no sabendo quem seja o doador (VIANA, 2001).

A FUNO SOCIAL DA FAMLIA

A ideia de funo social como instrumento procede da prpria etimologia do termo funo. Em latim, a palavra functio derivava do verbo fungor (functus sem, fungi), cujo significado remete a cumprir algo, desempenhar um dever ou tarefa, ou seja, cumprir uma finalidade, funcionalizar (ALMEIDA, 2007).
Importante destacar, ainda, que a funo social, seja classificada como for, opera como instrumento para que o jurista interprete e aplique o Direito segundo valores ticos e sociais, dada a funo social que o prprio Direito (representado pelo juiz, advogado, etc.) deve desempenhar, ao acompanhar as transformaes ocorridas no seio da sociedade, ainda mais quando se vislumbra que a funo social comando determinado pela Constituio Federal. A funo social da famlia constitui, assim, via de mo dupla: volta-se para o prprio Estado, destinatrio da norma constitucional, bem como tambm o so os pais ou responsveis pelas crianas e filhos no mbito da famlia (ALMEIDA, 2007).

Sempre se atribuiu famlia, ao longo da histria, funes variadas, de acordo com a evoluo que sofreu, a saber, religiosa, poltica, econmica e procracional (LBO, 2004).

H algum tempo se afirmava, nas antigas aulas de Educao Moral e Cvica, que a famlia a clula mater da sociedade. Apesar de as aulas serem herana do perodo militar ditatorial, a frase ainda serve como luva no atual contexto, at porque o art. 226, caput, da Constituio Federal de 1988 dispe que a famlia a base da sociedade, tendo especial proteo do Estado (TARTUCE, 2006). A funo social da famlia, derivando, portanto, dos princpios fundamentais da Repblica, acima de tudo o da dignidade da pessoa humana, um parmetro que eleva alguns direitos elencados entre os arts. 226 a 230 categoria de fundamentais, principalmente quando envolvem direitos das crianas e dos adolescentes [...] (GAMA; GUERRA, 2007). As funes religiosa e poltica praticamente no deixaram traos na famlia atual, mantendo apenas interesse histrico, na medida em que a rgida estrutura hierrquica era substituda pela coordenao e pela comunho de interesses e de vida (LBO, 2004). Passamos por uma transio na funo social da famlia que englobava diversas funes, como a educacional, assistencial, e etc., sendo a finalidade dessa instituio apenas a de sobrevivncia gentica. A Instituio Familiar j no possui essa funo diversificada, concentrando atualmente apenas as funes biolgica e afetiva (SILVA, 2007). Assim, as relaes familiares devem ser analisadas dentro do contexto social e diante das diferenas regionais de cada localidade. Sem dvida, a socialidade tambm deve ser aplicada aos institutos do Direito de Famlia, assim como ocorre com outros ramos do Direito Civil (TARTUCE, 2006). Tendo em vista esses princpios, a famlia contempornea j no pode ser concebida como um fim em si mesma, como ocorria antes do advento da Constituio de 1988, que a concebia como um instituto em prol da prpria famlia [...] porque o legislador entendia que aquele modelo fechado [famlia patriarcal, nuclear] era o nico correto

(ALVES, 2007). Deve, isso sim, funcionar a modo de um instrumento, desempenhando a funo de locus de afetividade e da tutela da realizao da personalidade das pessoas que as integram (LBO, 2002). Afinal, as entidades familiares no servem apenas assistncia para fins patrimoniais, mas, e principalmente, para dar efetividade funo social da famlia, qual seja, operar como unidade, inicial, ideal e primordial na formao do corpo social. No tocante mtua assistncia afetiva da unio homoafetiva, j absolutamente certa a presena do elemento volitivo e psquico idntico quele da unio heterossexual. Ento o questionamento

no incide sobre o porqu de conferir unio homoafetiva status familiar, mas sobre porque de no conferi-lo. A funo social da famlia ento de organizar o que servir de matriz para o indivduo adulto (DUARTE, 1995). Acompanha esta mudana do modelo familiar, uma mudana significativa na relao dada entre o pblico e o privado. A famlia, agora privatizada, valorizando a intimidade, remodela sua morada, culminando em diviso da mesma em espao para visitas (salas e varandas) e o espao familiar (quartos, cozinha). A ttulo de exemplo, a socialidade pode servir para fundamentar o parentesco civil decorrente da paternidade socioafetiva. Pode servir tambm para afastar a discusso desnecessria da culpa em alguns processos de separao. Pode servir, ainda, para a admisso de outros motivos para a separao-sano em algumas situaes prticas. Isso tudo porque a sociedade muda, a famlia se altera e o Direito deve acompanhar essas transformaes (TARTUCE, 2006). A necessidade de manter a estabilidade da famlia, que cumpre a sua funo social, faz com que se atribua um papel secundrio verdade biolgica (dias). A funo procracional, fortemente influenciada pela tradio religiosa, tambm foi desmentida pelo grande nmero de casais sem filhos, por livre escolha, ou em razo da primazia da vida profissional, ou em razo de infertilidade, ou pela nova unio da mulher madura. O direito contempla essas unies familiares, para as quais a procriao no essencial. O favorecimento constitucional da adoo fortalece a natureza socioafetiva da famlia, para a qual a procriao no imprescindvel. Nessa direo, encaminha-se a crescente aceitao da natureza familiar das unies homossexuais. A jurisprudncia, por diversas vezes, reconhece a necessidade de interpretao dos institutos privados de acordo com o contexto social (TARTUCE, 2006). Em suma, no reconhecer funo social famlia e interpretao do ramo jurdico que a estuda como no reconhecer funo social prpria sociedade (TARTUCE, 2006).

CONCLUSO

Do exposto, conclui-se que a famlia constitui a base da sociedade contempornea, funcionando como unidade em que todo indivduo deve estar inserido para formao de seu carter e construo do seu eu social.

Deve se considerar que a famlia moderna rege-se pelo princpio da afetividade, e desta nova conformao surge este novo princpio, da funo social. Tais princpios surgem de uma mudana na sociedade uma evoluo onde se passa a privilegiar as relaes sentimentais e afetivas, considerando com menor importncia as relaes consangneas. O sentimento passa a ser considerado algo mais importante nas relaes humanas, por se tornar ponto chave do incio de qualquer relao familiar, razo pela qual passa-se a admitir novas formas de formao familiar como a famlia monoparental e a homoafetiva. Disto, destaca-se que a principal funo social da famlia o acolhimento do indivduo formando-o como cidado capaz de representar seu papel na sociedade como filho, irmo, trabalhador, estudante, entre outros. A famlia adquire importncia na vida do indivduo a partir de seu nascimento em virtude de seu dever de guarda, criao e educao da criana. Posteriormente tem-se uma fase de desenvolvimento, onde se prepara para a vida em sociedade estabelecendo relaes de afetividade e trabalho. Conclui-se, portanto que a famlia tem sim uma funo dentro da sociedade e esta a de formar cidados conscientes e aptos para a convivncia social, independente de que mbito esteja inserido, se profissional, se na escola, se entre amigos.

BIBLIOGRAFIA ALMEIDA, Lara Oleques de. A funo social da famlia e a tica do afeto: transformaes jurdicas no Direito de Famlia. Trabalho de concluso de Curso (Graduao em Direito) Centro Universitrio Eurpides de Marlia - Fundao de Ensino Eurpides Soares da Rocha. Marlia, SP: 2007. ALVES, Leonardo Barreto Moreira. O reconhecimento legal do conceito moderno de famlia: o artigo 5, II, pargrafo nico, da Lei n 11.340/2006 (Lei Maria da Penha). Revista Brasileira de Direito de Famlia. Sntese/IBDFAM, Porto Alegre, n. 39, dez./jan. 2007. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. So Paulo: Saraiva, 2000. DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famlias. 3. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. Direito de Famlia. 17.ed. So Paulo: Saraiva, 2002. DUARTE, Luis Fernando Dias. Horizontes do indivduo e da tica no crepsculo da famlia. In RIBEIRO, Ivete & RIBEIRO, Ana Clara. (Orgs.). Famlias em processos contemporneos: inovaes culturais na sociedade brasileira. So Paulo: Loyola, 1995.

GAMA, Guilherme Calmon Nogueira da; ANDRIOTTI, Caroline Dias. Breves notas histricas da funo social no Direito Civil. In: GAMA, Guilherme Calmon Nogueira da (Coord.). Funo social no Direito Civil. So Paulo: Atlas, 2007. ______; GUERRA, Leandro dos Santos. Funo social da famlia. In: GAMA, Guilherme Calmon Nogueira da (Coord.). Funo social no Direito Civil. So Paulo: Atlas, 2007. GOMES, Orlando. Direito de Famlia. 11 ed., revista e atualizada, Rio de Janeiro: Forense, 1999. PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Princpios fundamentais orientadores do direito de famlia. Belo Horizonte: Del Rey, 2006. LBO, Paulo Luiz Netto. Do poder familiar. In: DIAS, Maria Berenice; PEREIRA, Rodrigo da Cunha (Coord.). Direito de Famlia e o Novo Cdigo Civil. 3. ed. Belo Horizonte: Del Rey/IBDFAM, 2004. PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de Direito Civil. Rio de Janeiro: Forense, 1990. RIBEIRO, Simone Cls Cesar. As inovaes constitucionais no Direito de Famlia . Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 58, ago. 2002. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=3192>. Acesso em: 29 mar. 2007. RODRIGUES, Renata de Lima. As tendncias do Direito Civil brasileiro na psmodernidade. Jus Navigandi, Teresina, ano 9, n. 655, 23 abr. 2005. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6617>. Acesso em: 29 mar. 2007. RODRIGUES, Silvio. Direito Civil: Direito de Famlia. 27.ed. atual. por Francisco Jos Cahali, com anotaes sobre o Novo Cdigo Civil (Lei 10.406, de 10-1-2002). So Paulo: Saraiva, 2002. SILVA, Mara Santos Antunes da. O novo Direito de Famlia e a paternidade socioafetiva. 2007. Disponvel em: http://www.direitonet.com.br/artigos/x/37/48/3748/. Acesso em: 05 de novembro de 2008. TARTUCE, Flvio. Novos princpios do Direito de Famlia brasileiro . Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 1069, 5 jun. 2006. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8468>. Acesso em: 05 nov. 2008. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil - Direito de Famlia. 7. ed. So Paulo: Atlas, 2007. VIANA, Marco Aurlio S.- Curso de direito Civil, Vol. 2, Del Rey, Belo Horizonte, 2001. WALD, Arnoldo. O novo direito de famlia: Curso de Direito Civil Brasileiro. 12 ed., revista, atualizada e ampliada, So Paulo: RT, 1999.

You might also like