You are on page 1of 6

PORTUGUS OBJETIVO 1. Desenvolver percepo visual, auditiva, coordenao viso-motora. 2. Desenvolver Orientao temporal (comeo, meio e fim). 3.

. Desenvolver Orientao espacial. CONTEDO

Coordenao viso-motora: 1. Desenho livre. 2. Labirinto. 3. Pintura. 4. Recorte e colagem. 5. Traado de linhas com movimentos livres e dirigidos.

Percepo visual: 1. Cor. 2. Forma. 3. Tamanho 4. Detalhes. 5. Complementao de figuras. 6. Letras (a, e, i, o, u).

Orientao temporal: comeo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e ltimo.

Orientao espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrs, alto, baixo, perto e longe. METODOGIA Folhas que promovam o interesse da criana. Pode-se tambm trabalhar as vogais com msicas. Trabalhar as noes do contedo no dia-a-dia da criana, explicando-a sempre que ocorrer dvidas. Pode-se trabalhar tambm com jogos, brincadeira, histrias e msicas. AVALIAO Avaliao ser contnua, atravs da observao diria da criana no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliao uma ficha de observaes que ser entregue aos pais todo Bimestre. MATEMTICA

OBJETIVO Estimular o raciocnio lgico, estabelecendo relaes entre os conceitos: todo,

parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc. Desenvolver o conceito numrico atravs da expresso verbal e grfica. Desenvolver a noo de diferente medidas em relao aos objetos e ao tempo. CONTEDO

Estruturas lgicas: 1. Discriminao (semelhanas e diferenas). 2. Comparao. 3. Identificao. 4. Conjuntos. 5. Correspondncia. 6. Cores. Tamanho e formas (crculo, tringulo, quadrado, retngulo). Nmero de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).

Medidas: 1. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino). 2. Distncia entre os objetos (longe, perto). 3. Velocidade (rpido, lento, devagar, depressa). 4. Massa (leve, pesado). 5. Temperatura (quente, frio). 6. Som (alto, baixo). 7. Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanh).

METODOLOGIA Atravs do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminao. Atravs do uso de material concreto onde a criana consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentao dos nmeros em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e msicas. Atravs de material concreto que permita a visualizao de diferente medidas, utilizando tambm jogos e brincadeiras. Em relao ao tempo interessante o uso de calendrio mostrando o dia, ms, ano e tempo meteorolgico, e o aniversrio das crianas da sala. AVALIAO

Avaliao ser contnua, atravs da observao diria da criana no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliao uma ficha de observaes que ser entregue aos pais todo Bimestre. ESTUDOS SOCIAIS OBJETIVO 1. Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua famlia, reconhecendo sua importncia e valor que possui em casa. 2. Desenvolver socializao. 3. Identificar os meios de transportes que circulam em nosso pas, relacionandoos com o trnsito. 4. Identificar os meios de comunicao existentes em nosso pas. 5. Identificar diferentes profisses, bem como sua importncia para economia familiar e do pas. 6. Estimular o reconhecimento da histria Brasileira.

CONTEDO Eu/Famlia/Casa. Escola Meios de Transporte/Trnsito. Meios de Comunicao. Profisses.

Datas Comemorativas:

1. Carnaval. 2. Pscoa. 3. Dia Nacional do Livro Infantil. 5. Dia do Trabalho 6. Dia das Mes. 7. So Joo. 8. Dia dos Pais. 11. Independncia. 12. Dia da rvore. 13. Primavera. 14. Semana do Trnsito. 15. Dia das Crianas. 16. Proclamao da Repblica. 17. Natal e outros.

METODOLOGIA: Atravs de figuras, desenhos, gestos, msicas, histrias e explicaes sobre o significado de cada item, e produes de lembrancinhas que traduzam a data em questo. AVALIAO Avaliao ser contnua, atravs da observao diria da criana no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliao uma ficha de observaes que ser entregue aos pais todo Bimestre. CINCIAS OBJETIVO Estimulao dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificao e nomeao das partes do corpo. Incentivar a importncia ecolgica, atravs da jardinagem e horticultura. Apresentar a diferena entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noo de tempo. Identificar a importncia da gua para os seres vivos mostrando a diferenciao entre seres vivos e no vivos. Nomear e reconhecer diferentes animais.

CONTEDO . O corpo humano (os sentidos, hbitos de higiene, e partes do corpo). . A natureza (dia/noite/tempo, gua, campo, cidade, praia, seres vivos e no

vivos, plantas e animais).

METODOLOGIA Exerccios e atividades que desenvolvam a viso, audio, tato, olfato e

gustao. Incentivar tambm o lavar as mos, escovar os dentes sempre que necessrio, atravs de msicas e histrias, que despertem o interesse da criana. Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicao sobre a natureza para o professor.

AVALIAO

\Avaliao ser contnua, atravs da observao diria da criana no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliao uma ficha de observaes que ser entregue aos pais todo Bimestre. ARTES OBJETIVO Incentivar e desenvolver o hbito de desenho, estimulando assim a fantasia da criana. Estimulao de confeco de brinquedos atravs da sucata. Estimular a coordenao da criana e a criatividade com o uso da argila e massinha.

CONTEDO Artes: desenho livre e pintura. Sucata Argila e massinha.

METODOLOGIA Utilizao de lpis, pincis, cola . Com muito incentivo, estimulando a criana atravs de elogios. Material de sucata e criatividade do professor. Apresentao de argila e massinha. AVALIAO Avaliao ser contnua, atravs da observao diria da criana no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliao uma ficha de observaes que ser entregue aos pais todo Bimestre. OBJETIVOS SCIO-EMOCIONAIS Habitua-lo a usar os clichs sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licena, etc. Permitir que a criana seja autonoma. Deixa-la explorar ao mximo os objetos e brinquedos. Levar a criana a brincar com os outros do grupo. Mant-la ocupada. Levar a criana a participar das atividades de grupo.
Minha interveno

Vrias palavras tipo puzzle divididas silabicamente as crianas tem de encontrar palavras Bater palmas para chamar o grupo Depois do acolhimento, as crianas cantam a msica do Bom Dia e fazem a marcao de presenas, desta feita em tabela de dupla entrada. Posteriormente, a Educadora conversa com as crianas acerca do que iro fazer e segue-se a actividade orientada.

todos os dias haver um chefe que se senta no seu trono (uma almofada), ao lado da Educadora. Este tem uma srie de funes: verificar se o material fica todo arrumado, se a sala se encontra limpa, distribuir material pelos colegas, entre outras coisas. Na minha opinio, uma boa estratgia para levar a criana a criar sentido de responsabilidade e a assumir funes no seu dia-a-dia. Outra das coisas que me chamou a ateno foi o facto de enquanto as crianas desenham, a Educadora coloca msica clssica. Pelo que pude perceber, esta estratgia faz com que as crianas permaneam em silncio e concentradas no que esto a fazer.

You might also like