You are on page 1of 20

TABELA PERIDICA medida que os elementos qumicos foram sendo descobertos, os qumicos comearam a se preocupar numa forma de orden-los,

, tendo como diretriz, a reunio daqueles que apresentavam propriedades em comum e a separao daqueles que se diferenciavam. Assim, foram propondo vrias formas de agrupar os elementos at chegar tabela atual. Na tabela atual, os elementos esto ordenados segundo a ordem crescente de seus nmeros atmicos em 18 colunas verticais (famlias) e 7 colunas horizontais (perodo) de modo que os elementos semelhantes (com configuraes eletrnicas semelhantes) fiquem reunidos nas famlias e os no semelhantes fiquem reunidos nos perodos. Os elementos cujo subnvel mais energtico s ou p, so denominados elementos representativos, e as famlias so designadas por IA, IIA, IIIA, IVA, VA, VIA, VIIA e 0. Os elementos das famlias IA a VIIA possuem no nvel de valncia o nmero de eltrons igual ao nmero da respectiva famlia. Assim, um elemento da famlia IIIA ter trs eltrons no nvel de valncia e um elemento da famlia VIIA ter 7 eltrons na camada de valncia. Os elementos da famlia zero, excetuando-se o Hlio (possui 2 eltrons no nvel de valncia), possuem 8 eltrons na camada de valncia, sendo elementos muito estveis, quase no formam compostos, por isso so chamados de gases inertes ou nobres. Os elementos cujo subnvel mais energtico d, so denominados elementos de transio externa ou simplesmente, elementos de transio. Os elementos cujo subnvel mais energtico f, so denominados elementos de transio interna. As famlias dos elementos de transio externa e transio interna so designadas por IB, IIB, IIB, IVB, VB, VIB, VIIB, VIIB. Na tabela o 1 elemento (H) tem n atmico 1, e o 2 elemento (He) tem n atmico 2, e assim sucessivamente. A tabela possui 7 perodos, sendo que o 1 apresenta somente 2 elementos, o 2 perodo 8 elementos, o 3 8 elementos, o 4 possui 18, o 5 possui 18, o 6 possui 32 e o 7 perodo est incompleto apresentando 21 elementos. Os elementos de um mesmo perodo tm todos o mesmo nmero de nveis eletrnicos (mesma quantidade de camadas), assim, sdio (2-8-1), magnsio (2-8-2), alumnio (2-8-3), silcio (2-8-4), fsforo (2-8-5), enxofre (2-8-6), cloro (2-8-7) e argnio (2-8-8) pertencem ao 3 perodo, possuem 3 nveis eletrnicos. Embora a IUPAC recomende a numerao das famlias de 1 a 18, por tradio ainda mantida a numerao 0 a VIII, com grupos A e B. Principais Famlias famlia 1 ou IA 2 ou IIA nome metais alcalinos metais alcalino-terrosos elementos Li-Na-K-Rb-Cs-Fr Be-Mg-Ca-Sr-Ba-Ra C-Si-Ge-Sn-Pb N-P-As-Sb-Bi O-S-Se-Te-Po F-Cl-Br-I-At He-Ne-Ar-Kr-Xe-Rn nvel(camada) de valncia 1 eltron (ns1) 2 eltrons (ns2) 4 eltrons (ns2np2) 5 eltrons (ns2np3) 6 eltrons (ns2np4) 7 eltrons (ns2np5) 8 eltrons (ns2np6)*

14 ou IVA famlia do carbono 15 ou VA famlia do nitrognio

16 ou VIA calcognios 17 ou VIIA halognios 18 ou 0 gases nobres

* exceto He [2 eltrons (1s2)] Quanto ao comportamento nas reaes qumicas os elementos esto divididos em quatro grandes grupos: metais, ametais ou nometais, semimetais ou metalides e gases nobres.

Propriedades dos elementos qumicos METAIS a) So slidos temperatura ambiente, exceto o mercrio (Hg), que lquido. b) So bons condutores de calor e eletricidade. c) Em geral, os metais apresentam brilho caracterstico (brilho metlico). d)So dcteis (podem ser transformados em fios) e maleveis (podem se transformados em lminas). O metal de maior ductilidade e maleabilidade o ouro, 1 g (menor que um gro de arroz) de ouro pode produzir um fio de aproximadamente 2Km de extenso e uma lmina de 0,5 m2. Essa caracterstica permite que ele seja usado em circuitos eltricos de computadores. Na medicina esttica, fios de ouro so usados com a finalidade de eliminar rugas. AMETAIS a) temperatura ambiente so slidos (C, P , S, Se e I), lquido (Br) ou gases (N, O, F, Cl) b) So maus condutores de calor e eletricidade (so isolantes trmicos e eltricos), exceto o carbono grafite, um bom condutor. c) No apresentam brilho metlico, exceto o iodo. d) No so dcteis e nem maleveis. SEMIMETAIS Apresentam propriedades intermedirias entre os metais e os ametais. O germnio (Ge) e o silcio (Si) so semicondutores, sendo utilizados na construo de componentes eletrnicos como diodos, transistores, microprocessadores, etc Atualmente, um microprocessador contm dezenas de milhares de transistores em sua construo e no ocupa mais do que 100 mm2. A partir de um cilindro de silcio com alto grau de pureza, pode-se obter lminas extremamente finas, utilizadas na produo de chips, usados em circuitos integrados. OBSERVAO - O hidrognio um elemento atpico, diferente de todos os outros da tabela. o menor dos tomos. Tem um comportamento nico e ser sempre estudado parte. Embora esteja localizado na famlia IA ele no um metal alcalino, temperatura ambiente gs. EXERCCIOS RESOLVIDOS 1 Em que famlia e perodo est localizado o flor (Z = 9) na Tabela Peridica? Ele um elemento representativo ou de transio? Responda e justifique, com base exclusivamente em sua configurao eletrnica.-Soluo
9

F 1s2 2s22p5 2s22p5 2 nvel de energia 2 perodo

camada de valncia

subnvel mais energtico p eltron mais energtico em subnvel p elemento representativo (famlias A) nmero de eltrons no nvel de valncia 2+5 = 7 famlia VIIA (halognios)

2 Em que perodo e famlia est localizado o titnio (Z=22) na Tabela Peridica? Ele um elemento representativo ou de transio? Responda e justifique com base exclusivamente em sua configurao eletrnica. Soluo -22Ti 1s2 2s22p6 3s23p6 4s2 3d2 camada de valncia 4s2 4 nvel de energia 4 perodo

subnvel mais energtico d eltron mais energtico em subnvel d elemento de transio (famlias B) para determinar o nmero da famlia basta somar o nmero de eltrons do nvel de valncia com o nmero de eltrons do subnvel mais energtico : 4s23d2 2 + 2 = 4 famlia IV B Observao no caso das famlias VIIIB as somas sero iguais a 8 9 10 ; IB 11 e IIB 12. PROPRIEDADES PERIDICAS Propriedades peridicas so aquelas cujos valores crescem e decrescem sucessivamente medida que o nmero atmico (Z) aumenta. Representando em um grfico cartesiano os valores da propriedade em funo do nmero atmico, obteremos uma curva do tipo da senide, com mximos e mnimos.

Raio Atmico O tamanho do tomo Medir o tamanho real de um tomo uma tarefa impossvel, uma vez que a eletrosfera no tem um limite ntido. O raio atmico definido como sendo a metade da distncia entre dois ncleos vizinhos de um mesmo tomo.

RA = d (raio aparente do tomo) 2 Numa mesma famlia o raio atmico aumenta medida que o nmero atmico aumenta, portanto de cima para baixo, pois o nmero de nveis de energia (camadas) aumenta com o aumento do nmero atmico.Num mesmo perodo o raio atmico diminui com o aumento do nmero atmico, portanto aumenta da direita para a esquerda, pois quanto maior a carga nuclear (Z) maior a fora de atrao ncleo-eletrosfera e menor o raio do tomo.

Eletronegatividade a medida da capacidade de um tomo atrair eltrons quando se encontra ligado a outro tomo de elemento qumico diferente. Linus Pauling procurou quantificar essa tendncia, estabelecendo uma escala de eletronegatividade. Escala de eletronegatividade de Linus Pauling

O flor (F) o elemento mais eletronegativo, isto , tem maior capacidade de atrair eltrons. Observando a tabela, verifica-se que os no-metais tm eletronegatividade elevada, enquanto os metais tm eletronegatividade baixa. Quanto maior o raio atmico, menor a atrao do ncleo pelos eltrons do nvel de valncia, portanto menor ser a eletronegatividade. Quanto menor o raio atmico, maior a atrao do ncleo pelos eltrons do nvel de valncia, portanto maior ser a eletronegatividade. A eletronegatividade aumenta conforme o raio atmico diminui.

Eletronegatividade decrescente dos no-metais: F > O > Cl > N > Br > I > S > C > P Eletropositividade a capacidade de um tomo doar eltrons, originando ctions. Quanto maior o raio atmico, menor a atrao do ncleo pelos eltrons do nvel de valncia, mais fcil o tomo perder eltrons, portanto maior ser a eletropositividade. Quanto menor o raio atmico, maior a atrao do ncleo pelos eltrons do nvel de valncia, mais difcil o tomo perder eltrons, portanto menor ser a eletropositividade. O frncio (Fr) o elemento mais eletropositivo. A eletropositividade aumenta conforme o raio atmico aumenta.

Volume atmico o volume ocupado por 1 mol (6,02x1023) de tomos de um elemento no estado slido. matematicamente: V = massa de 6,02x1023 tomos do elemento densidade do elemento no estado slido Exemplo: O volume atmico do alumnio (Al) 10 mL; isto significa 6,02x1023 tomos de alumnio ocupam o volume de 10 mL. O volume atmico depende do tamanho do tomo e do espaamento existente entre eles. Num mesmo perodo o volume atmico aumenta do centro para as extremidades, pois o espao entre os tomos relativamente grande.

Numa mesma famlia o volume atmico aumenta de cima para baixo, pois nesse sentido o tamanho do tomo aumenta.

Densidade a relao entre a massa (m) e o volume de um corpo. A densidade mede o grau de compactao da matria. Num mesmo perodo a densidade aumenta das extremidades para o centro. Numa mesma famlia a densidade aumenta de cima para baixo.

Os elementos situados na parte central e inferior so os mais densos (smio 22,6g/cm3, Irdio 22,5 g/cm3, Platina 21,4g/cm3).

AULA VI
LIGAES QUMICAS Quase tudo constitudo de tomos ligados entre si. Na natureza, raros so os tomos que no esto ligados a outros tomos. Porque os tomos se ligam? No incio do sculo XX, o americano Lewis e o alemo Kossel propuseram uma resposta para esta pergunta. Estes cientistas sugeriram, individualmente, que os tomos se ligam visando adquirir uma estabilidade semelhante dos gases nobres. Os gases nobres so os nicos que ocorrem livres na Natureza (tomos isolados), pois no se combinam naturalmente. Isso ocorre porque eles apresentam a ltima camada (nvel de valncia) completa, o que lhes confere grande estabilidade. Gases Nobres He Ne Ar Kr Xe Rn Configurao eletrnica 2 2 8 2 8 8 2 8 18 8 2 8 18 18 8 2 8 18 32 18 8

A partir da, surgiu a Teoria do Octeto, proposta por Kossel e Lewis. Um tomo adquire estabilidade quando sua configurao eletrnica se assemelha quela dos gases nobres, ou seja, 8 eltrons na camada de valncia, ou 2 eltrons quando possui apenas a camada K. Quando os tomos se ligam, apenas suas camadas de valncia interagem, portanto somente elas sero representadas. 1 Ligao inica ou eletrovalente Ocorre entre tomos que tem tendncia em ceder eltrons (metal) e tomos que tm tendncia em receber eltrons (no-metal). Portanto, na ligao inica h uma transferncia de eltrons do nvel de valncia de um tomo para o outro tomo, de cargas opostas que se atraem mutuamente. A atrao eletrosttica entre ctions e nions constitui a ligao inica.

surgindo assim, ons

Ex. 1 Combinao entre sdio e cloro cloreto de sdio


11

Na 2 8 1

17

Cl 2 8 7

O sdio (Na) necessita perder 1 eltron e o cloro ganhar 1 eltron para completar o octeto.
Formula eletrnica ou Estrutura de Lewis Frmula inica

Na+Cl

Frmula unitria

NaCl

Ambos (Na+ e Cl ) adquiriram configurao eletrnica de gs nobre (2 8 ). Ex. 2 Combinao entre sdio e oxignio xido de sdio
11

Na 2 8 1

O 2 6

O sdio (Na) necessita perder 1 eltron e o oxignio ganhar 2 eltrons para completar o octeto, portanto, so necessrios 2 tomos de sdio para cada tomo de oxignio.
ou estrutura de Lewis

Na2+O2

Na2O

frmula inica

frmula unitria

Ambos (Na+ e O2 ) adquiriram configurao eletrnica de gs nobre ( 2 8 ). Ex. 3 Combinao entre alumnio e enxofre sulfeto de alumnio
13

Al 2 3 8

16

S 2 8 6

O alumnio (Al) necessita perder 3 eltrons e o enxofre ganhar 2 eltrons, para adquirirem configurao eletrnica de gs nobre.

frmula inica

Al23+S32

frmula unitria

Al2S3

O on Al3+ apresenta configurao ( 2 8 ) e o on S2 ( 2 8 8 ), portanto, adquiriram configurao de gs nobre. Os elementos com 1, 2 e 3 eltrons no nvel de valncia (em geral so os metais) tm tendncia a perder esses eltrons, transformando-se em ctions. Os elementos com 5, 6 e 7 eltrons no nvel de valncia (em geral no-metais) tm tendncia a ganhar eltrons at completar 8 eltrons no nvel de valncia, transformando-se em nions. OBSERVAO: O hidrognio (Z = 1) e o ltio (Z = 3) se estabilizam com 2 eltrons no nvel de valncia, ou seja, ao adquirir configurao eletrnica do gs nobre hlio (He). Ex. 4 Combinao entre hidrognio e potssio hidreto de potssio

H 1

19

K 2 8 8 1

O hidrognio necessita ganhar 1 eltron e o potssio perder 1 eltron para adquirir configurao de gs nobre.
Frmula eletrnica ou Estrutura de Lewis

K+H

frmula inica

frmula unitria

KH

O on K+ apresenta configurao ( 2 8 8 ) e o on H (2), portanto, adquiriram configurao de gs nobre.

Substncias que se formam atravs de ligaes inicas so denominadas substncias inicas, onde a proporo entre ctions e nions deve ser tal para que a neutralidade do sistema seja mantida, ou seja, o total de cargas positivas deve ser igual ao total de cargas negativas. Propriedades das substncias inicas: So slidos nas condies ambiente (25C e 1 atm). Apresentam elevados ponto de fuso e ponto de ebulio. Ex. : NaCl(s) PF = 801C, PE = 1413C. Conduzem corrente eltrica no estado lquido (fundidos) e quando dissolvidos em gua. 2 Ligao Covalente Esta ligao ocorre entre tomos com tendncia a receber eltrons. Neste caso no h transferncia de eltrons, mas sim compartilhamento de pares eletrnicos. Para formar um par compartilhado, cada tomo ligante contribui com um eltron. Portanto, a ligao covalente resulta do compartilhamento de pares eletrnicos entre dois tomos formando molculas. Em geral a ligao covalente ocorre entre tomos de ametais ou ametais e hidrognio. Substncias que se formam atravs de ligaes covalentes so denominadas substncias moleculares.

Ex. 1 Combinao entre tomos de cloro (famlia 7A) gs cloro


17

Cl 2 8 7

Cada tomo de cloro necessita ganhar 1 eltron para completar o octeto.

frmula eletrnica ou estrutura de Lewis

Cl Cl
frmula estrutural

frmula molecular

Cl2

Cada tomo de cloro compartilha um par de eltrons; cada tomo adquiriu configurao de gs nobre ( 2 8 8). Ex. 2 Combinao entre tomos de oxignio (famlia 6A) gs oxignio O 2 6 Cada tomo de oxignio necessita ganhar 2 eltrons para completar o octeto.

frmula eletrnica ou estrutura de Lewis

O=O
frmula estrutural

O2

frmula molecular

Os tomos de oxignio se ligam atravs de 2 ligaes covalentes, portanto tem-se uma ligao dupla. Ex. 3 Combinao entre tomos de nitrognio (famlia 5A) gs nitrognio
7

N 2 5 Cada tomo de nitrognio necessita ganhar 3 eltrons para completar o octeto.

frmula eletrnica ou estrutura de Lewis

NN
frmula estrutural

frmula molecular

N2

Os tomos de nitrognio se ligam atravs de 3 ligaes covalentes, portanto, tem-se uma ligao tripla.

Ex. 4 Combinao entre tomos de hidrognio e oxignio gua


1

2 6 H O H H2O

O tomo de H necessita ganhar 1 eltron e o tomo de O 2 eltrons, portanto, so necessrios 2 tomos de H para cada tomo de oxignio.
frmula eletrnica ou estrutura de Lewis frmula estrutural frmula molecular

RESUMO
Famlia N de compartilhamento Representaes

VII A VI A VA IV A H

1 2 3 4 1

X X ou X = | X ou X = ou X | | X ou = X ou = X = ou X | H

3- Ligao Covalente coordenada ou dativa Neste caso o par de eltrons compartilhado provm de um nico tomo e este j deve ter completado o octeto. De modo geral, a ligao dativa representada por uma seta orientada do tomo doador para o tomo receptor. DOADOR tomo com 8 eltrons na ltima camada e que possui pares de eltrons livres. RESUMO Famlia IVA VA VIA VIIA H RECEPTOR tomo que precisa receber dois eltrons,

N de covalentes comum 4 3 2 1 1

N mximo de dativas 0 1 2 3 0

Ex. 1 A molcula de SO2

frmula eletrnica ou estrutura de Lewis frmula estrutural

SO2
frmula molecular

Ex. 2 A molcula de SO3

frmula eletrnica ou estrutura de Lewis frmula estrutural

SO3
frmula molecular

Ex. 3 A molcula de CO
frmula eletrnica ou estrutura de Lewis frmula estrutural

CO
frmula molecular

Propriedades das substncias moleculares: Apresentam-se nos estados slido, lquido e gasoso nas condies ambiente (25C e 1 atm). Possuem baixos pontos de fuso e de ebulio. No conduzem a corrente eltrica em nenhum estado fsico. Podero conduzir em soluo aquosa se houver formao de ons. (Este assunto ser retomado no estudo dos cidos).

Propriedades das substncias covalentes: As substncias covalentes, constitudas por macromolculas (estruturas imensas formadas por um nmero muito grande de tomos ligados covalentemente) so slidas nas condies ambiente e possuem elevados pontos de fuso e ebulio. Exemplos: diamante Cdiam ; Cn grafita C graf; Cn slica areia (SiO2)n, polietileno (C2H4)n corndon (Al2O3)n A maioria das substncias covalentes no conduz corrente eltrica em nenhum estado fsico, ou seja, comporta-se como isolante. Uma exceo importante a grafita, que conduz bem a corrente eltrica no estado slido. 4 Ligao Metlica A ligao metlica ocorre entre tomos de elementos muito eletropositivos, os metais. Os metais normalmente possuem de 1 a 3 eltrons na camada de valncia e apresentam tendncia a perder eltrons, portanto, a formar ctions. Na ligao ocorre liberao parcial dos eltrons mais externos (eltrons semilivres ou eltrons livres), com a conseqente formao de ctions. Os eltrons livres so dotados de movimento, mas no conseguem abandonar o cristal. Os ctions agrupam-se segundo um arranjo geomtrico definido, denominado estrutura cristalina ou clula unitria, e os eltrons livres envolvem a estrutura como uma nuvem eletrnica. Esse modelo conhecido como modelo do gs eletrnico ou modelo do mar de eltrons. Propriedades dos metais Alta condutividade trmica e eltrica. Os metais conduzem a corrente eltrica tanto no estado slido como no estado lquido (fundido). Essas propriedades se devem aos eltrons livres. O cobre um dos metais que melhor conduzem a corrente eltrica e o calor. So slidos nas condies ambiente; exceto o mercrio que lquido. A maioria dos metais apresenta alto ponto de fuso e de ebulio, por isso so utilizados em tachos, caldeiras e reatores industriais, onde ocorrem aquecimentos intensos. So muito maleveis (transformados em lminas). O alumnio, por exemplo, transformado em folhas usadas nas embalagens de alimentos e cigarros. So muito dcteis (transformados em fio). Os fios so usados na confeco de arames, de fios eltricos e de cabos. Em geral os metais so moles (facilmente riscados por outros materiais) exceto o crmio e o irdio que possuem dureza elevada. Apresentam alta tenacidade, suportando elevadas presses sem sofrer rupturas. So muito resistentes trao, isto , so resistentes s foras aplicadas ao se puxar ou alongar um fio ou uma barra metlica. Essa propriedade garante o uso dos metais em cabos de elevadores ou de veculos suspensos (como o telefrico de Campos de Jordo), na construo civil, etc. Ligas metlicas Liga metlica uma mistura de substncias cujo componente principal um metal. As ligas metlicas possuem certas propriedades que as substncias constituintes no apresentam individualmente e que sero teis para determinada aplicao. As ligas metlicas so obtidas submetendo-se as substncias constituintes a uma temperatura elevada, at a fuso completa, em seguida deixa-se a mistura esfriar e solidificar totalmente. Exemplos de ligas muito comuns no cotidiano: Ouro 18 quilates: mistura de Au (75%), Ag (12,5%) e Cu (12,5%). utilizado em joalheria, prtese e circuitos eletrnicos de alto desempenho. Ao: mistura de Fe (98,5%), C (0,5 a 1,7%) e traos de Si, S e P. utilizado como base na fabricao de diversas ligas. Ao inox: mistura de ao (74%), Cr (18%) e Ni (8%). empregado na fabricao de utenslios de cozinha, talheres, peas de carros, brocas,etc. Lato amarelo: mistura de Cu(67%) e Zn (33%). utilizado na fabricao de torneiras, tubos, instrumentos musicais, decoraes. Bronze: mistura de Cu (90%) e Sn (10%). utilizado na fabricao de engrenagens, moedas, esttuas, sinos.

AULA VII FUNES QUMICAS FORMULAO E NOMENCLATURA Funo Qumica representa um grupo de substncias com propriedades qumicas semelhantes, denominadas propriedades funcionais. As principais funes da qumica inorgnica so: cidos, bases, sais e xidos.

- cidos H+ o ction caracterstico dos cidos.


+ x-

Frmula Geral: H x A

onde Ax- o nion ( ex.: Cl-, (SO4)2-, (NO3)-,...)

cargas

= zero

Exs.: HCl, H2SO4, HNO3, H3PO4, H2S, HBr, ... NOMENCLATURA: cido + nome do nion com terminao trocada

Terminao do nion ato eto ito


Mosquito teimoso Te mato te pico Te meto no vidrico Exemplos:

Terminao do cido ico drico oso

HCl coloque as cargas: H+Cl , procure na tabela de ctions e nions o nome do nion Cl-, voc ir encontrar o nome cloreto, troque a terminao eto por drico para dar nome ao cido que ser: cido clordrico Proceda da mesma maneira para dar nome a qualquer cido. HNO3 cido ntrico HNO2 cido nitroso H2S cido sulfdrico Obs.: Os oxicidos (cidos que apresentam oxignio na molcula) do S e do P no seguem a regra vista acima.

Oxicidos S (H2SO4, H2SO3,...) P (H3PO4, H4P2O7,...)


H2SO4 cido sulfrico H2SO3 cido sulfuroso H3PO4 cido fosfrico H4P2O7 cido pirofosfrico H2HPO3 cido fosforoso

Terminao do nion ato ito ato ito

Terminao do cido rico uroso rico oroso

FORMULAO Exemplos: cido clordrico se cido o ction o H+, a seguir troque a terminao do nome do cido pela do nion, trocando a terminao drico por eto, o nome do nion cloreto, v tabela de ctions e nions e procure a frmula do nion cloreto. Voc encontrou Cl , agora s montar a frmula do cido que : H+Cl (verifique se a soma das cargas igual a zero : +1 + -1 = 0 ento s tirar as cargas e voc ter a frmula do cido HCl cido carbnico H+ CO32 ( a soma das cargas no zero +1 + -2 = -1, neste caso devemos fazer o balano das cargas para que a soma d zero , para que a soma d zero devemos ter 2 H+ e 1 CO32 , faa o seguinte: H+CO32 H+2 (CO32 )1 , agora temos +2 + -2 = 0 s tirar as cargas e o parnteses e voc ter a frmula do cido carbnico H2CO3 cido hipocloroso H+ (ClO ) HClO

BASES Frmula Geral: Bx+(OH)x

Bx+ o ction onde OH o nion caracterstico das bases

cargas

= zero

Exs.: NaOH, Ca(OH)2, Al(OH)3, NH4OH, ... Nomenclartura : Exemplos: NaOH coloque as cargas Na+OH , procure na tabela de ctions e nions o nome do ction Na +, voc encontrou sdio, agora s dar o nome base hidrxido de sdio. Ca(OH)2 Ca2+(OH)2 hidrxido de clcio Al(OH)3 Al3+(OH)3 hidrxido de alumnio Fe(OH)2 Fe2+(OH)2 hidrxido de ferro II ou hidrxido ferroso

hidrxido + de + nome do ction

Fe(OH)3 Fe3+(OH)3 hidrxido de ferro III ou hidrxido frrico Obs.: Quando forem usados os sufixos oso e ico, a preposio de suprida. Formulao: Exemplos: Hidrxido de potssio se hidrxido (base) o nion sempre o OH , ento procure na tabela a frmula do ction, voc encontrou K+, agora s montar a frmula da base K+( OH) verifique se a soma das cargas zero : +1 + -1 = 0 ento s tirar as cargas e voc tem a frmula da base KOH Hidrxido de brio Ba2+(OH) Ba2+1(OH)2 Ba(OH)2 Hidrxido de chumbo V Pb4+(OH) Pb4+1(OH) 4 Pb(OH)4 + Hidrxido de amnio (NH4) (OH) NH4OH SAIS Cx+ um ction diferente de H+ Frmula Geral: Cyx+ Axyonde Ay- um nion diferente de OH Exs.: NaCl, K2SO4, CaCO3, (NH4)2Cr2O7, ... Nomenclatura: nome do nion + de + nome do ction Exemplos: NaCl coloque as cargas que facilita a procura do nome do nion na tabela de ctions e nions Na+Cl cloreto de sdio K2SO4 K+2(SO4)2 sulfato de potssio (NH4)2Cr2O7 (NH4)+2 (cr2O7)2 dicromato de amnio FeCl2 Fe2+Cl 2 cloreto de ferro II ou cloreto ferroso FeCl3 Fe3+Cl 3 cloreto de ferro III ou cloreto frrico Formulao: Exemplos: Carbonato de clcio coloque as frmulas do ction e nion e faa o balano das cargas, sempre lembrando que a soma das cargas igual a zero Ca2+(CO3)2 +2 + -2 = 0, ento s tirar as cargas e o parnteses CaCO3 Cloreto de magnsio Mg2+Cl Mg2+1Cl 2 MgCl2 Sulfato de alumnio Fosfato de brio XIDOS Definio: xido todo composto binrio que contm oxignio e no qual ele o elemento mais eletronegativo. Exs: Cl2O5, N2O3, Na2O, CaO, ...... O nico elemento mais eletronegativo que o oxignio o flor, por isso o OF2 e o O2F2 no so xidos. Frmula Geral: Nomenclatura 1) Para elementos que formam apenas um xido: xido + de + nome do ction Na2O Na+2O2 xido de sdio Ag2O Ag+2O2 xido de prata CaO Ca2+O2 xido de clcio Al2O3 Al3+2 O2 3 xido de alumnio 2) Para elementos que formam dois xidos: xido + de + nome do ction + carga em algarismo romano Cu2O Cu+2O2 xido de cobre I ou xido cuproso CuO Cu2+O2 xido de cobre II ou xido de cprico 3) Para elementos que formam dois ou mais xidos: usa-se prefixos (mono, di,tri ...) para indicar o nmero de tomos de oxignio e do outro elemento. (mono)xido + de + (mono)nome do elemento di di tri tri Exemplos SO2 dixido de (mono)enxofre , o prefixo mono neste caso pode ser omitido

cargas

= zero

Al3+(SO4)2 Al3+2(SO4)2 3 Al2(SO4)3


Ba2+(PO4)3 Ba2+3(PO4)3 2 Ba3(PO4)2

Ez+2 O2 z

onde O2- o nion caracterstico dos xidos

cargas

= zero

SO3 trixido de enxofre N2O4 tetrxido de nitrognio Cl2O5 pentxido de cloro CO2 dixido de carbono CO monxido de carbono Perxidos So xidos inicos que apresentam o nion (O2)2- combinado com metais alcalinos e alcalinos terrosos. O nico perxido molecular o perxido de hidrognio (H2O2). Na2O2 (Na+)2(O2) 2 perxido de sdio BaO2 (Ba2+)(O2) 2 perxido de sdio + 2 H2O2 (H )2(O2) perxido de hidrognio

DISSOCIAO E IONIZAO Observe os sistemas abaixo:

Verificamos que a lmpada acende apenas com a soluo que contm sal. Essa soluo chamada soluo inica ou soluo eletroltica conduz corrente eltrica. As substncias que conduzem corrente eltrica em soluo aquosa so chamadas eletrlitos.As solues que no conduz corrente eltrica so denominadas solues moleculares ou solues no-eletrolticas e as substncias, no-eletrlitos. Por que a soluo aquosa de NaCl conduz corrente eltrica?

Quando o NaCl (sal de cozinha), uma substncia inica, adicionado gua ocorre a separao dos ons, j existentes no retculo cristalino do sal. Esse processo denominado dissociao inica ou dissociao eletroltica. Representao da dissociao inica do NaCl
gua

NaCl(s) > Na+(aq) + Cl-(aq) ou simplesmente: NaCl > Na+ + Cl-

A presena de ons livres na soluo explica a condutividade eltrica da soluo aquosa de NaCl. Por que a soluo aquosa de acar no conduz corrente eltrica? Porque no h ons livres na soluo. Quando adicionamos acar gua ocorre apenas a separao das molculas. Esse processo denominado dissociao molecular ou dissociao no-eletroltica. H casos em que uma substncia molecular dissolve-se na gua produzindo uma soluo eletroltica. Neste caso ocorre reao e h formao de ons, esse processo denominado ionizao. Representao da ionizao do gs clordrico (HCl)
gua

HCl(g) > H+(aq) + ou simplesmente:

Cl-(aq)

HCl > H+ + Cl-

Dissociao molecular separao de molculas. (Processo fsico) Dissociao inica separao de ons. (Processo fsico) Ionizao formao de ons. (Processo qumico) Conceitos cido-base de Arrhenius Em 1884, Arrhenius desenvolveu um conceito para definir cidos e bases, vlido para solues aquosas. CIDO toda substncia que sofre ionizao em soluo aquosa, produzindo como on positivo o ction H+. Exemplos: HCl > H+ + ClH2SO4 > 2H+ + SO42H3PO4 > 3H+ + PO43No incio do sculo XX, descobriu-se que o ction H+ isolado no existe. Assim que se forma ele liga-se imediatamente a uma molcula de gua e forma o on estvel, H3O+, denominado hidrnio ou hidroxnio. A ionizao de um cido pode ser representada de duas maneiras: HCl(g) + H2O(l) > H3O+(aq) + Cl-(aq) ou
gua

HCl(g) > H+(aq) + Cl-(aq)

Por comodidade vamos usar a representao simplificada: Classificao dos cidos

HCl > H+ + Cl-

Os cidos podem ser classificados de acordo com vrios critrios. Quanto presena de oxignio na molcula Oxicidos: possuem oxignio na molcula. Exemplos: H2SO4, HNO3, HClO4, H3PO4. Hidrcidos: no possuem oxignio na molcula. Exemplos: HCl, HBr, H2S, HCN. Quanto ao nmero de tomos de H ionizveis H ionizveis so os tomos de H que reage com a gua e d origem ao ction hidrnio, H3O+. Nmero de H ionizveis 1 2 3 4 Classificao do cido monocido dicido tricido tetrcido Exemplos HNO3, HH2PO2, HCl H2SO4, H2S, H2HPO3 H3PO4, H3BO3 H4P2O7, H4[Fe(CN)6]

Em geral, o nmero de H que aparecem na frmula corresponde ao nmero de H ionizveis. Exceto: H2HPO3 cido fosforoso ( apresenta 3 H na frmula, mas s 2H so ionizveis) HH2PO2 - cido hipofosforoso (apresenta 3H na frmula, mas s 1H ionizvel) CH3COOH - cido actico (apresenta 4H na frmula, mas s 1H ionizvel) Nos oxicidos os H ionizveis esto ligados a tomos de oxignio. Nos policidos (2 ou mais H ionizveis) a ionizao acontece em etapas, ocorrendo em cada uma delas a ionizao de apenas 1 H ionizvel. Exemplo: Ionizao do H3PO4 (tricido)

Quanto fora A fora de um cido representa a capacidade de ionizao desse cido. A fora de um cido medida pelo seu grau de ionizao (a) a = nmero de molculas ionizadas nmero de molculas inicial Valores de a : 0<a<1 ou 0 < a < 100%

O grau de ionizao indica a porcentagem de molculas que ionizam. Exemplo: Para o HCl temos a = 92%. Isso significa que, de cada 100 molculas, 92 sofrem ionizao.Quanto maior o a maior % de molculas ionizadas mais forte o cido a > 50% cido Forte Exemplos: HCl (92%)

H2SO4 (61%) 5% < a < 50% cido Moderado (ou Semiforte) Exemplos: H3PO4 (27%) HF (8%) a < 5% cido Fraco Exemplos: H2CO3 (0,18%) HCN (0,008%) Alm do grau de ionizao, h algumas regras prticas para prever a fora de um cido. Hidrcidos Fortes: HCl, HBr, HI Moderado: HF Fracos: os demais (ex.: H2S, HCN, H4[Fe(CN)6],... Oxicidos (HxEOy) fazendo a subtrao y - x = z, onde y = nmero de tomos de Oxignio e x = nmero de tomos de H ionizveis, teremos: cido Forte se z 2 Exemplos: HClO4 (4 -1 = 3) HNO3 (3 -1= 2)

cido moderado se z = 1 Exemplos: H3PO4 (4 - 3 = 1) HNO2 (2 - 1 = 1) cido Fraco se z = 0 Exemplos: H3BO3 (3 - 3 = 0) HClO ( 1 1 = 0) Exceo: H2CO3 possui a = 0,18%; logo trata-se de um cido fraco, ao contrrio do previsto pela regra (3 - 2 = 1), cido moderado. Quanto volatilidade cidos Fixos: possuem elevado ponto de ebulio (acima de 100%) e em condies ambientes passam muito lentamente para a fase de vapor. Exemplos: H3BO3 (185C), H3PO4 (213C), H2SO4 (340C) cidos Volteis: possuem baixo ponto de ebulio (abaixo de 100C) e em condies ambientes passam facilmente para a fase de vapor. Exemplos: HNO3 (86C), H2S (-59,6C), HCl (-85C) BASE toda substncia que sofre dissociao inica em soluo aquosa, liberando como on negativo o nion OH-. Exemplos: NaOH > Na+ + OHCa(OH)2 > Ca2+ + 2OH-

Al(OH)3 > Al3+ + 3OHNH4OH (hidrxido de amnio) a nica base inorgnica proveniente de uma reao de ionizao. O NH4OH s existe em soluo aquosa, comercialmente, essa soluo conhecida como amonaco. NH3(g) + H2O(l) > NH4+(aq) Classificao das bases Quanto ao nmero de ons OHNmero de ons OH1 2 3 Quanto solubilidade em gua Muito Solveis: bases de metais alcalinos (LiOH, NaOH, KOH, RbOH) e o hidrxido de amnio (NH4OH) que instvel e se decompe liberando gs amnia e gua. Parcialmente solveis: bases dos metais alcalino-terrosos (Ba(OH)2, Ca(OH)2 e Sr(OH)2). Praticamente insolveis: todas as demais bases (Ex.: Al(OH)3, Fe(OH)2, Zn(OH)2, AgOH,...) Quanto fora Fortes: as bases de metais alcalinos e as de metais alcalino-terrosos. Fracas: as demais bases e o NH4OH (hidrxido de amnio). Indicadores cido-base So substncias que mudam de cor em contato com meio cido ou bsico. Os indicadores mais comuns utilizados no laboratrio encontram-se na tabela abaixo: Indicador Tornassol azul Tornassol vermelho Fenolftalena Alaranjado de metila cido vermelho vermelho incolor vermelho Base azul azul vermelho amarelo classificao monobase dibase tribase Exemplos NaOH, CuOH Mg(OH)2, Zn(OH)2 Ni(OH)3, Al(OH)3 + OH-(aq)

Sal toda substncia inica com ction proveniente de uma base e nion proveniente de um cido. Um sal formado na reao entre um cido e uma base, que se neutralizam mutuamente. Neutralizao total: ocorre quando as quantidades de ons H+ e OH- forem iguais na soluo. Forma-se um sal normal. Exemplo 1:

Escrevendo as espcies como elas se apresentam na soluo, temos:

Eliminamos da equao os ons que no sofrem transformao e chegamos equao que caracteriza a neutralizao:

H+ Exemplo 2: Exemplo 3: H2SO4 3 H2S + +

+ OH- > H2O 2 NaOH > Na2SO4 2Al(OH)3 > Al2S3 + + 2 H2O 6H2O

Neutralizao Parcial do cido: ocorre quando se neutraliza uma parte dos hidrognios ionizveis da molcula do cido. Forma-se um hidrogenossal. Exemplo 1: H2SO4 + NaOH > NaHSO4 + H2O

(mono)-hidrogenosulfato de sdio Exemplo 2: H3PO4 + Ca(OH)2 > CaHPO4 + 2H2O

(mono)-hidrogenofosfato de clcio Exemplo 3: H3PO4 + KOH > KH2PO4 + H2O

di-hidrogenofosfato de potssio Neutralizao Parcial da base: ocorre quando se neutraliza parte dos ons OH- da base. Forma-se um hidroxissal. Exemplo 1: HBr + Mg(OH)2 > Mg(OH)Br + H2O

hidroxibrometo de magnsio Exemplo 2: HCl + Al(OH)3 > Al(OH)2Cl + H2O

di-hidroxicloreto de alumnio Exemplo 3: 2HCl + Al(OH)3 > Al(OH)Cl2 + 2H2O

hidroxicloreto de alumnio AULA IX REAES QUMICAS As reaes qumicas (fenmenos qumicos) so representadas graficamente pelas equaes qumicas.
fasca eltrica

2H2 + O2 1 membro Reagentes

2H2O 2 membro Produtos

Onde temos: a) Frmulas (H2, O2, H2O) que indicam quais so as substncias participantes da reao qumica. b) Coeficientes (2,1, 2) que indicam a proporo das substncias que participam da reao qumica. O objetivo dos coeficientes igualar o nmero de tomos de cada elemento, no primeiro e no segundo membros da equao. Balanceamento das equaes qumicas Mtodo das tentativas Balancear ou acertar os coeficientes de uma equao qumica igualar o nmero de tomos de cada elemento no 1 e no 2 membros da equao. Regras Prticas 1. Raciocinar com o elemento que aparece apenas uma vez no 1 e 2 membros da equao. 2. Preferir o elemento que possui ndices maiores. 3. Transportar seus ndices de um membro para outro, usando-os como coeficientes. 4. Prosseguir com os outros elementos at o final do balanceamento. Exemplos: 01. 4 Al + 3 O2 2 Al2O3 Al e O aparecem uma nica vez no 1 e 2 membros da equao, porm o O apresenta os maiores ndices (2 e 3), portanto vamos utiliz-lo. O ndice 3 do O do 2 membro ser coeficiente do O do 1 membro e o ndice 2 do O do 1 membro ser coeficiente do O do 2 membro. Agora vamos acertar a quantidade de Al do 1 membro, uma vez que a quantidade de Al do 2 membro j est definida (2 x 2 = 4), ento o coeficiente do Al do 1 membro deve ser 4. 02. 3CaO + 1P2O5 1Ca3(PO4)2

Ca e P aparecem uma nica vez no 1 e 2 membros da equao, porm o Ca apresenta os maiores ndices (1 e 3), portanto vamos utiliz-lo. O ndice 3 do Ca do 2 membro ser coeficiente do Ca do 1 membro e o ndice 1 do Ca do 1 membro ser coeficiente do Ca do 2 membro. Agora vamos acertar a quantidade de P do 1 membro, uma vez que a quantidade de P do 2 membro j est definida (1 x 2 = 2), como no 1 membro a quantidade tambm 2 colocamos ndice 1 (1 x 2 = 2), em seguida contamos as quantidades de O do 1 membro [ 3 + (1x 5) = 8] e do 2 membro (2 x 4 x 1 = 8) que devem ser iguais. 03. 2 Al(OH)3 + 3 H2SO4 1 Al2(SO4)3 + 6 H2O Al e S aparecem uma nica vez no 1 e 2 membros da equao, porm o S apresenta os maiores ndices (1 e 3), portanto vamos utiliz-lo. O ndice 3 do S do 2 membro ser coeficiente do S do 1 membro e o ndice 1 do S do 1 membro ser coeficiente do S do 2 membro. Agora vamos acertar a quantidade de Al do 1 membro, uma vez que a quantidade de Al do 2 membro j est definida (1 x 2 = 2), ento o coeficiente do Al do 1 membro deve ser 2. Agora contamos as quantidades de H do 1 membro que j est definida [(2 x 3) + (3 x 2) = 12] e acertamos a quantidade de H do 2 membro, Como j temos 2 H no 2 membro devemos usar coeficiente 6, pois 2 x 6 = 12. Por fim contamos as quantidades de O do 1 membro [(2 x 3) + (3 x 4) = 18] e do 2 membro [ (1x 4 x 3) + (6 x 1) = 18], que devem ser iguais. 04. 2CH4 + 4 O2 2CO2 + 4 H2O C e H aparecem uma nica vez no 1 e 2 membros da equao, porm o H apresenta os maiores ndices (4 e 2), portanto vamos utiliz-lo. O ndice 2 do H do 2 membro ser coeficiente do H do 1 membro e o ndice 4 do H do 1 membro ser coeficiente do H do 2 membro. Agora vamos acertar a quantidade de C do 2 membro, uma vez que a quantidade de C do 1 membro j est definida (2 x 1 = 2), ento o coeficiente do C do 2 membro ser 2, em seguida contamos as quantidades de O do 2 membro [ (2x 2) + 4 = 8] e acertamos o coeficiente do O do 1 membro que ser 4, pois 4 x 2 = 8. Os coeficientes devem ser os menores inteiros possveis, ento neste caso devemos fazer uma simplificao uma vez que os coeficientes so todos divisveis por 2. Logo, o balanceamento correto : 1CH4 + 2 O2 1CO2 + 2H2O 05. 1Al + 3 HCl 1 AlCl3 + 3/2 H2 Al, H e Cl aparecem uma nica vez no 1 e 2 membros da equao, porm o Cl apresenta os maiores ndices (1 e 3), portanto vamos utiliz-lo. O ndice 3 do Cl do 2 membro ser coeficiente do Cl do 1 membro e o ndice 1 do Cl do 1 membro ser coeficiente do Cl do 2 membro. Agora vamos acertar a quantidade de Al do 1 membro, uma vez que a quantidade de Al do 2 membro j est definida (1 x 1 = 1), ento o coeficiente do Al do 1 membro ser 1 em seguida vamos acertar a quantidade de H do 2 membro, j que a quantidade de H do 1 membro est definida (3 x 1 = 3), logo o coeficiente do H do 2 membro ser 3/2 , pois 3/2 x 2 = 3. Como os coeficientes devem ser os menores inteiros possveis devemos multiplicar todos os coeficientes por 2, que desta forma sumiremos com a frao e teremos nmeros inteiros. Logo, o balanceamento correto : 2 Al + 6HCl 2 AlCl3 + 3 H2 TIPOS DE REAES As reaes qumicas podem ser classificadas em quatro tipos fundamentais. I Reaes de sntese ou de combinao So as reaes nas quais duas ou mais substncias simples formam uma substncia composta (sntese total) ou duas ou mais substncias compostas menos complexas formam uma substncia composta mais complexa (sntese parcial). Genericamente: A + B + . . . X

Exemplos: a. 2Mg + O2 2MgO (sntese total) b. N2 + 3H2 2NH3 (sntese total) c. CaO + H2O Ca(OH)2 (sntese parcial) d. 2CO + O2 2CO2 (sntese parcial) II Reaes de decomposio ou anlise So as reaes nas quais uma substncia composta se decompe em substncias simples, ou uma substncia composta mais complexa se decompe em substncias compostas menos complexas, atravs de agentes fsicos. Se a decomposio provocada pele eletricidade fala-se em eletrlise, se provocada pela luz fala-se em fotlise e se provocada pelo calor fala-se em pirlise.
agentes fsicos

Genericamente: Exemplos:

X A

...

eletricidade

a. b. c.

2H2O(meio sulfrico) 2H2


luz

O2

(eletrlise)

2H2O2

2H2O
calor

O2 +

(fotlise) N2 + 4H2O (pirlise)

(NH4)2Cr2O7 Cr2O3

III Reaes de simples troca ou deslocamento ou substituio So as reaes nas quais uma substncia simples desloca outra substncia simples de seu composto. Genericamente: Exemplos: a. b. Mg Cl2 + + A A + + BC AC ou BC BA + + H2 Br2 + + B C

2HCl MgCl2 2KBr 2KCl

IV Reaes de dupla troca ou permutao So as reaes nas quais duas ou mais substncias compostas formam outras duas substncias compostas. Genericamente: Exemplos: a. b. c. Na2SO4 2AgNO3 K2S + + + AB + CD CB + + 2NaCl + 2KNO3 AD

BaCl2 BaSO4

K2Cr2O7 Ag2CrO4 2KCl + H2 S

2HCl

OCORRNCIA DE REAES REAES DE SIMPLES TROCA, ou DESLOCAMENTO, ou DE SUBSTITUIO A A + + BC ou BC BA + C (A ametal) Para sabermos se este tipo de reao ocorre, ou no, precisamos verificar a reatividade qumica dos metais, ou ento dos ametais. A No caso de metais a reatividade (tendncia em reagir) ser maior quanto maior for a eletropositividade, isto , os metais reativos so os que apresentam maior tendncia em sofrer oxidao, atuando como redutor. A reao ocorrer se o metal A for mais reativo que o metal B, a ponto de desloc-lo da substncia composta BC. A reatividade decrescente (ou nobreza crescente) dos metais : Cs, Rb, K, Na, Ba, Li, Sr, Ca, Mg, Al, Mn, Zn, Cr, Fe, Co, Ni, Sn, Pb, H, Sb, Bi, Cu, Hg, Ag, Pd, Pt, Au Exemplos: 1) Zn + CuSO4 ZnSO4 + Cu (O Zn mais reativo que o Cu logo, o Cu deslocado do Cu SO4) 2) Cu + 2AgNO3 Cu(NO3)2 + 2Ag (O Cu mais reativo que a Ag logo, a Ag deslocada do Ag NO3) 3) Mg + HCl MgCl2 + H2 (O Mg mais reativo que o H logo, o H2 deslocado do HCl) 4) Ca(NO3)2 + Hg n.h.r. (O Hg menos reativo que o Ca, portanto NO deslocar o Ca do Ca(NO3)2) ATENO: Um metal que est a direita nunca deslocar um metal que est a sua esquerda na fila de reatividade. OBSERVAO: Sendo os metais monoatmicos, em reaes qumicas eles so representados apenas pelo smbolo (Ex.: Al, Mg, Cu, Fe,...). Por outro lado, o hidrognio forma molcula biatmica (H2). No caso das reaes em que o metal mais reativo que o H h liberao de H2. Se o metal apresentar mais de uma valncia, como por exemplo, o Fe, formar-se- o sal de menor valncia, pois o hidrognio formado redutor. B No caso de ametais a reatividade ser maior quanto maior for a eletronegatividade, isto , os ametais mais reativos so os que apresentam maior tendncia em receber eltrons, ou, em outras palavras, maior tendncia em sofrer reduo, atuando como oxidante. A reao ocorrer se o ametal A for mais reativo que o ametal C, a ponto de desloc-lo da substncia composta BC. A reatividade decrescente dos ametais : F , O , N , Cl , Br , I , S , C , P Exemplos: 1) Na2S + Br2 2 NaBr + S 2) Cl2 3) 2KI + 2KBr 2KCl + Br2 + Cl2 2KCl + I2 NaCl + N2 n.h.r. (O Br mais reativo que o S logo, deslocar o S do Na2S) (O Cl mais reativo que o Br logo, deslocar o Br do KBr) (O Cl mais reativo que o I logo, deslocar o I do KI) ( O N menos reativo que o Cl logo, NO deslocar Cl do NaCl) AC + B (A metal)

2)

ATENO: Um no-metal que est a esquerda na fila de reatividade mais reativo (mais eletronegativo) e deslocar os que esto sua direita. OBSERVAO: Em geral os ametais formam molculas biatmicas (O2, N2, F2, Cl2, Br2, 2). No caso do enxofre (S8), fsforo (P4), carbono (Cn) a representao costuma ser feita apenas pelos smbolos (S, P e C), para facilidade de balanceamento. REAES DE DUPLA TROCA ou PERMUTAO Para que esse tipo de reao ocorra necessrio que seja satisfeita uma das trs condies abaixo: 1) Um dos produtos formados deve ser mais insolvel do que os reagentes (formao de um precipitado). 2) Um dos produtos deve ser um eletrlito (cido ou base) mais fraco que os reagentes. 3) Um dos produtos deve ser mais voltil do que os reagentes. Tabela de solubilidade (segundo o livro do Brady) ON REGRA Sais de metais alcalinos, sais de NH4+, NO3-, CH3COOSolveis EXCEES Sob o ponto de vista prtico no h.

Cl- , Br- , ISO42OHxidos metlicos Demais nions

Solveis Solveis Insolvel Insolveis Insolveis ( em geral )

Ag+ , Pb2+ , Hg22+ Pb2+ , Ba2+ , Sr2+ , Ca2+( pouco ) 1 A , Ba2+ , Sr2+ , Ca2+( pouco ) e NH4+ 1 A , Ca2+ , Sr2+ , Ba2+ NH4+ e 1 A (em geral)

Fora de Eletrlitos fortes 1 A e 2 A fracas as demais cidos oxigenados (oxicidos) quantidade de Oxignio quantidade de H ionizveis Exceo: H2CO3 (fraco) cidos no oxigenados (hidrcidos) fortes: HCl, HBr, H moderado : HF fracos: restante (ex.: H2S, HCN, ...) Volatilidade Volteis (baixo P.E.): HCl, HBr, H , HNO3, H2S, HCN, CH3COOH (principais) No-volteis ou fixos (alto P.E.): H2SO4, H3PO4, H2C2O4 (principais) Importante: quando a dupla troca ocorre em soluo aquosa, no caso de sais precisamos verificar a solubilidade, no caso de cidos precisamos verificar a fora e no caso de bases precisamos verificar a fora e a solubilidade. Exemplos: 1) Na2SO4 + BaCl2 2 NaCl + BaSO4 (Houve a formao de um precipitado, BaSO4)
( solvel ) ( solvel ) ( solvel ) ( insolvel )

Bases

2 ( forte ) = 1 ( moderado ou semi-forte = 0 ( fraco )

2) K2S
( solvel ) ( solvel )

+ 2HCl 2KCl + H2S


( forte ) ( solvel ) ( fraco ) ( forte / solvel )

(Houve a formao de um cido(H2S) mais fraco que o cido reagente (HCl) NH OH (Houve a formao de uma base NH4OH) mais fraca que a base NaOH) reagente) (Houve a formao de um cido H3PO4) mais fraco que o cido reagente (HNO3)

3) NH4Cl +
( insolvel )

NaOH NaCl
( solvel ) ( solvel )

4 ( fraca / solvel )

4) Ag3PO4 + 3HNO3 3AgNO3 + H3PO4


( forte ) ( semi-forte )

5) Ca( NO3)2 + KCl KNO3 +


( solvel ) ( solvel ) ( solvel )

CaCl2

(n.h.r.) (No obedeceu nenhuma das trs condies necessrias para que a reao ocorra)

( solvel )

Alguns cidos e bases so instveis em soluo aquosa. Os principais so: H2CO3 H2O + CO2 smbolo de instabilidade H2SO3 H2O + SO2 H2S2O3 H2O + SO2 + S Hg(OH)2 H2O + HgO 2AgOH H2O + Ag2O NH4OH H2O + NH3 Cu(OH)2 H2O + CuO Ex.: Na2CO3 + 2HCl 2NaCl + H2CO3
( solvel ) ( forte ) ( solvel ) ( fraco ) _______________________________________________________________ ( + )

H2CO3

H2O + CO2

Na2CO3 + 2HCl 2NaCl + H2O + CO2 Quando a nica condio que possibilita a reao de dupla troca a formao de um eletrlito mais voltil, para que a reao se realize necessrio que o sal seja slido e que o cido no voltil seja concentrado. Ex.: NaCl( aq ) + H2SO4( dil ) Na2SO4 + HCl( dil ) (n.h.r.)
( solvel ) ( forte ) ( solvel ) ( forte )

2 NaCl( s ) + H2SO4( conc ) Na2SO4( s ) + 2 HCl( g ) , haver reao


( fixo ) ( voltil )

You might also like