You are on page 1of 10

Unified Modeling Language(UML)

- Aspectos Gerais -

Unified Modeling Languageu(UML)


?

A UML (Unified Modeling Language) definida como uma linguagem para especificao, construo e visualizao dos componentes que integram um software orientado a objetos. Ela funde os conceitos de Booch, Rumbaugh e Jacobson, se preocupando em ser uma linguagem padro para modelagem de sistema OO. A proposta da UML vem unificar os diversos mtodos de especificao de software O.O. e apoiada por grandes empresas (HP, MCI, Microsoft, Oracle, etc...), que anseiam por uma especificao unificada voltada para projeto e construo de software.

Unified Modeling Languageu(UML)

Fundamentos da UML
A UML dentro seu contexto formado por cinco tipos de vises, nove tipos de diagramas contendo vrios modelos de elementos que so utilizados na especificao de um sistema tanto na sua forma esttica e como dinmica.

Fundamentos da UML
Vises Representam diferentes aspectos do sistema que est sendo modelado. A viso no um grfico, mas uma abstrao consistindo em uma srie de diagramas. Cada viso mostra aspectos particulares do sistema em nveis de abstraes diferentes
?

Fundamentos da UML
?

Modelos de Elementos

So os elementos que compem os diagrams como as classes, objetos, mensagens, relacionamentos entre classes incluindo associaes, dependncias e heranas

Fundamentos da UML
?

Diagramas:

A UML apresenta um conjunto de diagramas que combinados para representar as vises de um sistema.

Diagramas Utilizados pela UML


Herdado do OOSE-Object Oriented Software Engineering de Ivar Jacobson, tem por finalidade mapear as interaes entre atores e seus casos de uso do sistema. Estas interaes so chamadas de Associaes de Comunicao

Diagramas Utilizados pela UML


Representa as classes e suas relaes. Cada classe identificada por um nome, possuindo propriedades (atributos) e comportamentos (mtodos)

Diagramas Utilizados pela UML


Representa os objetos num determinado momento. graficamente semelhante ao diagrama de classes.

Diagramas Utilizados pela UML


o mesmo diagrama de interao de Jacobson, tem por finalidade mostrar as interaes, atravs de mensagens entre objetos, em sequncia no tempo. Possui na vertical a representao do tempo e na horizontal os objetos e atores

Diagramas Utilizados pela UML


Representa as interaes, atravs de mensagens, entre os objetos sem a especificao de tempos. composto de duas partes: O Contexto (os objetos e suas associaes) e as Interaes (troca de mensagens entre os objetos)

Diagramas Utilizados pela UML


Representa os estados de objetos e interaes, em funo de estmulos recebidos num determinado perodo de tempo.

Diagramas Utilizados pela UML


Baseado no diagrama de mdulos de Booch, representa as classes sob o ponto de vista de componentes de software, diferenciando-os entre controle, interface e classes de apoio.

Diagramas Utilizados pela UML


Baseado no diagrama de processo de Booch, mostra a distribuio dos processadores e respectivos componentes de software neles localizados.

Vises
?

Um sistema composto por aspectos:


funcional (que sua estrutura esttica e suas interaes dinmicas) no funcional (requisitos de tempo, confiabilidade, desenvolvimento, etc.) aspectos organizacionais (organizao do trabalho, mapeamento dos mdulos de cdigo, etc.).

Um sistema descrito em um certo nmero de vises, cada uma representando uma projeo da descrio completa e mostrando aspectos particulares do sistema.

Vises
?

Cada viso descrita por um nmero de diagramas que contm informaes que do nfase aos aspectos particulares do sistema. Existe em alguns casos uma certa sobreposio entre os diagramas o que significa que um deste pode fazer parte de mais de uma viso. Os diagramas que compem as vises contm os modelos de elementos do sistema.

Vises
?

As vises que compem um sistema so:


Viso use-case: Descreve a funcionalidade do sistema desempenhada pelos atores externos do sistema (usurios). A viso use-case a base do desenvolvimento das outras vises do sistema. Viso Lgica: Descreve e especifica a estrutura esttica do sistema (classes, objetos, e relacionamentos) e as colaboraes dinmicas quando os objetos enviarem mensagens uns para os outros para realizarem as funes do sistema. A estrutura esttica descrita pelos diagramas de classes e objetos. A modelagem dinmico descrita pelos diagramas de estado, sequncia, colaborao e atividade.

Vises
?

As vises que compem um sistema so:


Viso de Componentes: Descreve a implementao dos mdulos de software e suas dependncias.

Elementos de um diagrama
?

Caractersiticas Gerais
todo elemento possui uma definio formal e um significado do que ele representa. Todo elemento apresenta uma forma grfica que empregada nos diagramas. Um modelo de elemento pode ser usado em em diversos tipos de diagramas de acordo com semntica proposta no diagrama. So exemplos de modelos de elementos : as classes, objetos, estados, pacotes e componentes. Os relacionamentos tambm so modelos de elementos, e so usados para conectar outros modelos de elementos entre si.

10

You might also like