You are on page 1of 4

Edificando a Casa Sobre a Rocha

Portanto, todo aquele que ouve minha palavra e as pratica, ser semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. A chuva desceu, os rios trasbordaram, os ventos sopraram e deram contra aquela casa; contudo, ela no caiu, porque estava edificada sobre a rocha. Mt 7:24-25 Essas palavras de Jesus ao povo podem explicar o tamanho da deciso que seguir a Cristo, como sbio escolher o caminho do Senhor, da f em Jesus Cristo. Mas eu tambm a vejo como uma famlia, uma casa, que tem como alicerce, como rocha, o Senhor. Ou seja, uma famlia que quer crescer sendo vitoriosa, unida, cheia de amor e compreenso, aquela cuja escolha seguir os mandamentos de Cristo.

I -TPICO: DOIS ASPECTOS IMPORTANTES SOBRE A FAMILIA: 1.1 - A familia a primeira agncia socializadora. Ela marca toda a histria de um indivduo nas reas biolgico, psicolgica, sociolgica e espiritual. O casamento foi feito para ser vivido at a morte, e isso no apenas uma viso romntica da coisa, o que Deus deixou aos homens para manter uma vida familiar saudvel, principalmente se o casal j tiver filhos. Construir a famlia sobre os alicerces da Palavra de Deus prepar-la para resistir aos ventos da perverso de valores espirituais desta sociedade humanista e secular. Quem ouve a Palavra e a pratica semelhante ao homem prudente que edificou sua casa na Rocha. Porm, muitos casais no agentam as presses e dificuldades, no entregam seus problemas aos ps de Cristo e vem seu casamento indo por gua abaixo por discusses, incompreenso, raiva e a saturao do relacionamento. Essas pessoas so as insensatas as quais Jesus se refere, so pessoas que tm como alicerce seus desejos, impulsos e o mundo que as cerca. a casa edificada sobre a areia. 1.2 - O pai e a me so figuras fundamentais na criao dos filhos . O relacionamento ruim entre os cnjuges gera filhos problemticos. Podem existir problemas grandes, pequenos e at sem valor; contudo, qualquer que seja a famlia que se firma em Cristo, que permite a entrada de Cristo na casa, jamais ser destruda, jamais ser separada ou dividida. Nenhuma famlia perfeita, com certeza todas possuem algo que precisa ser melhorado, mas no existe nada melhor como confiar em Jesus para que isso seja restaurado e modificado. Se voc quer saber como construir uma famlia com as caractersticas de uma famlia crist, vitoriosa, exemplo para todos, leia as escrituras, confie em Deus e esteja disposto a dar o melhor. Com certeza digo que os planos de Deus jamais sero frustrados.

A conduta dos filhos depende do que os pais ensinam a eles. Se os pais ensinarem a Palavra de Deus, impuserem limites e amarem os seus filhos, a casa certamente estar sendo edificada na rocha eterna, que Cristo. J foi falado que a famlia a clula mater da sociedade, os pais so responsveis por ela, pois transferem para os filhos toda uma herana biolgica, psicolgica, cultural e espiritual. E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sbio para a salvao, pela f que h em Cristo Jesus. Toda a Escritura divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justia 2Tim 3:15-16 Tem gente que no procura guiar seus filhos nos ensinamentos bblicos; e no falo apenas de quem ainda no aceitou Cristo como Salvador; falo tambm de irmos, crentes, que no usam a vontade de Deus na vida afetiva, nas tribulaes e aos prprios filhos. No disciplinam suas crianas com a palavra de Deus. E o resultado disso ver o filho jogado ao mundo, ver o filho indo pra bebedeiras, prostituio, drogas Longe do caminho do Senhor. So filhos que dizem serem crentes, mas s difamam o verdadeiro evangelho. Paulo diz em 1Timteo 5:8 Mas, se algum no tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua famlia, negou a f, e pior do que o infiel

Que tipo de famlia estamos construindo?


II TPICO: ALGUNS TIPOS DE FILHOS GERADOS PELA SOCIEDADE: 2.1 Filhos rebeldes: Os filhos tornam-se rebeldes porque no tiveram punio nem limites em casa. Absalo foi um tipo de filho rebelde que se levantou contra a casa de seu pai Davi (II Sm:18.31/32). 2.2 Sem temor de Deus: Se a Palavra de Deus no for ensinada em casa, os filhos certamente se desviaro dos caminhos do Senhor. Os filhos do sacerdote Eli, Hofini e Finias, profanavam o templo e desprezavam a oferta do Senhor (I Sm.2:17). Tudo porque no foram devidamente ensinados a reverenciar as coisas sagradas. 2.3 Insensveis: So os filhos que no recebem o carinho, o amor e a amizade dos pais. Jac amava mais a seu filho Jos (Gn.37.3), e isto causou inveja aos irmos deste, a ponto de venderem-no a uma caravana de mercadores (Gn.37.27/28). III TPICO: DICAS PARA QUEM DESEJA CONSTRUIR UMA FAMLIA BEM ESTRUTURADA. 3.1 Construir um bom relacionamento em famlia. Os pais sbios costumam dialogar com os filhos e aproveitam os momentos em que esto juntos. 3.2 Possuir f contagiante. "Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora, havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalm), e trs vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graas, diante do seu Deus, como tambm antes costumava fazer." Daniel 6.10

3.3 Impor limites aos filhos. Dizer, por exemplo, a hora de desligar a televiso e sempre aconselhar e ensinar os filhos a manterem uma vida casta, distante da promiscuidade. Encorajar os filhos a fazer o que certo. No removas os limites antigos que fizeram teus pais. (Pr 22:28) 3.4 Envolver a famlia no estudo da Palavra de Deus. Ler a Bblia e orar juntos. Instrui o menino no caminho que deve andar, e at quando envelhecer no se desviar dele. (Pr 22:6) CONCLUSO Investir na famlia investir na base de sustentao da vida em seus mais variados aspectos e trabalhar para que se cumpra o que Paulo disse Cr no Senhor Jesus e sers salvo tu e a tua casa. A casa do cristo deve ser uma capela onde Deus adorado, uma escola onde se aprende a viver segundo a palavra de Deus e um refgio para as presses e tenses da vida. Famlias perfeitas no, famlias felizes sim. Busquemos a felicidade, harmonia, paz e o amor de todos dentro da sua casa. Edificar a nossa casa sobre a rocha , portanto, estar firme nos princpios da Palavra de Deus que nos guiam a uma vida de paz e firmeza em Jesus que a nossa Rocha. As areias, que so as circunstncias, as emoes e sentimentos instveis, vo sempre existir at a volta de Cristo, mas vamos permanecer firmes, edificando a nossa casa sobre a Rocha. INTERCESSO: Senhor Jesus preciso edificar minha casa sobre a rocha, que s Tu; eu quero, Oh! Deus, que todo relacionamento e pensamento contrrio a Sua vontade sobre a famlia, venha cair por terra, para que os nossos filhos no venham ser criados cheios de problemas; Esprito Santo, venha nos proteger, para que no nos contaminemos nos manjares deste mundo, que eu venha fazer a diferena nesta sociedade, me ajude, segura na minha mo. Amm. Querido Pai: h milhares de pessoas neste momento, elevando uma orao sincera. Ouve o clamor silencioso desses coraes e responde segundo a Tua misericrdia. Tu conheces a necessidade ntima de cada um, responde, em nome de Jesus, Amm.

A rocha Jesus Cristo. O Senhor minha rocha, meu lugar forte e meu libertador; meu Deus, e minha fortaleza em quem me refugio; meu escudo, a fora de minha salvao, e meu alto refgio." Salmo 18:1-2 Pois quem Deus, seno o Senhor? E quem rocha, seno o nosso Deus? 2 Samuel 22:32; Ele a Rocha; suas obras so perfeitas, porque todos os seus caminhos so justos; Deus fiel e sem iniqidade; justo e reto Ele. Dt 32:4 Porque quem Deus seno o Senhor? E quem rochedo seno o nosso Deus? Salmos 18:31 Mas o SENHOR a minha defesa; e o meu Deus a rocha do meu refgio. Salmos 94:22 Em Deus est a minha salvao e a minha glria; a rocha da minha fortaleza, e o meu refgio esto em Deus. Salmos 62:7 S tu a minha habitao forte, qual possa recorrer continuamente. Deste um mandamento que me salva, pois tu s a minha rocha e a minha fortaleza. Salmos 71:3 No vos assombreis, nem temais; porventura desde ento no vo-lo fiz ouvir, e no vo-lo anunciei? Porque vs sois as minhas testemunhas. Porventura h outro Deus fora de mim? No, no h outra Rocha que eu conhea. Isaas 44:8 Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS uma rocha eterna Jesus no uma rocha qualquer, ele a rocha eterna. Isaas 26 :4 Eis que estou porta, e bato; se algum ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ap 3:20 Esta casa no pode ser construda segundo os padres do mundo. Para a sua edificao imprescindvel que tenhamos a sabedoria e a inteligncia que vm do alto: Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligncia ela se firma (Pv 24.3). Aquele que se sentir incapacitado para tal misso, deve pedir ao Pai a verdadeira sabedoria: E, se algum de vs tem falta de sabedoria, pea-a a Deus, que a todos d liberalmente e no o lana em rosto; e ser-lhe- dada (Tg 1.5). A sabedoria que precisamos ter para a construo da nossa casa no a que os homens tm acesso. No nos podemos utilizar das descobertas de Plato, Scrates, Comte e de tantos outros sbios deste mundo: Essa no a sabedoria que vem do alto, mas terrena, animal e diablica (Tg 3.15). Voltemos agora ao conselho de Paulo: (Efsios 6:10) - No demais, irmos meus, fortaleceivos no Senhor e na fora do seu poder por isso que S. Paulo escreve em Efsios 6:10. Ele diz: ... sede fortalecidos no Senhor e na fora do seu poder... porque a nossa luta no contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as foras espirituais do mal, nas regies celestes."

You might also like