You are on page 1of 26

A ACSTICA E A COMUNICAO AUDIOVISUAL

Acusma: do Gr. kousma, -atos, rumor, alucinao auditiva pela qual se ouvem sons de vozes, etc. Acusmatizao

Denomina aquilo que ouvido sem que que a fonte geradora seja vista. Pitgoras procedeu desta maneira com que seus alunos, escondendo-se atrs de uma cortina, fazendo com que seus alunos prestassem mais ateno em seus discursos, ao invs de dirigirem sua ateno aos seus gestos ou sua forma fsica.

A ACSTICA E A COMUNICAO AUDIOVISUAL

O desenvolvimento de sistemas de gravao e a radiodifuso de sons, para que um som fosse acusmtico, o objeto fsico que o produzia podia estar estar escondido da viso do ouvinte, mas nunca longe dele. S era possvel ouvir aquilo suficientemente perto do receptor.

A ACSTICA E A COMUNICAO AUDIOVISUAL

Thomas Edson com a inveno do gramofone(1877) e Reginald Fessende (1900) com a 1 transmisso de voz humana pelo rdio, fez com que este fenmeno acusmtico adquirisse uma dimenso radicalmente nova:

O objeto original que produz som j no era mais precisava estar escondido da viso do ouvinte, mas desaparece realmente, no precisando estar no mesmo espao e tempo do ouvinte.

A ACSTICA E A COMUNICAO AUDIOVISUAL


A Acusmatizao isola os objetos sonoros e os transforma em portadores de conceitos. Pode ainda nos conectar com um novo sentido sem ter relao com sua origem direta, mas sim com sua forma sonora e com sua situao no contexto audiovisual.

A acusmatizao na comunicao de massa

A possibilidade que a tecnologia proporciona de separar o som da fonte sonora original disposio do narrador, em qualquer outro tempo e lugar no espao, abriu uma longa srie de novas possibilidades:

Cinema sonoro, indstria fonogrfica, o som domstico, a televiso (tele-udio-viso), a msica ambiente, reconstrues cenogrficoaudiovisuais dos museus modernos, sonorizao eletrnica em danceterias, auditrios, teatros...

A acusmatizao na comunicao de massa

Todas essas formas de comunicao coletiva esto apoiadas de um modo absolutamente desvinculadas entre o fsico que atuou como o primeiro gerador de som, que passou a ser gravado, filtrado, reorganizado, transportado, vendido, comprado, amplificado por mais de mil vezes, como algo completamente independente de sua produo inicial.

A acusmatizao na comunicao de massa

Essa possibilidade permite aos narradores audiovisuais estabelecer novas associaes virtuais entre sons e imagens que no existem no universo referencial. Esse novo modo de trabalhar vinculado ao tratamento tecnolgico da acusmatizao abriu um universo expressivo revolucionrio na comunicao audiovisual.

A acusmatizao na comunicao de massa

Opes Narrativas desencadeadas pela possibilidade de acusmatizar o som:

Dublagem: permitiu a construo de novos personagens, com a recomposio do par voz imagem, possibilitando a mistura dos traos fsicos e de expresso gestual de uma ator com a capacidade de expresso oral e sonora de outro.

Exemplo: o ator Clint Eastwood tem a voz aguda e o seu dublado em espanhol, o ator Constantino Romero, possui a voz densa e grave.

A acusmatizao na comunicao de massa


Essa independncia fsica que a tecnologia do udio confere ao som tornou-se tambm independncia semitica. Atualmente, por exemplo: escutar o som de uma melodia de violino tocado ao vivo na Alemanha atravs de um equipamentos fsico, expressa a idia de que perto de ns, algum est utilizando um aparelho de som.

A acusmatizao na comunicao de massa

A Ambientao Musical Permitiu a associao, no cinema, televiso e no teatro, de melodias e ritmos instrumentais a situaes em que, do ponto de vista realista, seria absurdo se fossem executados ali. Exemplo: A sequencia de um filme onde uma cavaleiro anda no deserto em um camelo com uma orquestra entoando uma msica pica intensa. Esta relao entre a imagem e a msica nos leva a interpretar que o personagem realizar um grande ato herico.

A acusmatizao na comunicao de massa

Esse tipo de no-realista da msica empregado para narrar os estados emocionais dos personagens, para criar um efeito de previsibilidade, para dar a sensao de tenso em determinado momento da histria.

Efeitos Sonoros Associando-se sons pr-gravados em diferentes lugares a situaes visuais filmadas em cenrios televisivos ou cinematogrficos, possibilitou conferir sensao de realismo s imagens resultantes. Exemplo: sequencia ambientada em um pntano enevoados ou em densas florestas tropicais, nos anos 50 e 60, normalmente filmados em cenrios e depois sonorizadas com sons e rudos de animais naturais. desse tipo de regio geogrfica.

A acusmatizao na comunicao de massa

A possibilidade de se trabalhar vontade com uma nova recomposio entre som e imagem, ampliaram-se extraordinariamente as possibilidades expressivas do universo audiovisual.

A Tecnologia e a experincia de Produo

Todo narrador ou aspirante a narrador ou sonoplasta, j se deparou com a necessidade de saber com que sistemas, instrumentos, aparelhos, tcnicas e truques possvel produzir este ou aquele som.

A Tecnologia e a experincia de Produo

A acstica

A engenharia de alta-fidelidade (hi-fi) consiste em garantir que, depois de qualquer manipulao eletrnica, gravao, transmisso, masterizao, etc., o udio conserve exatamente suas caractersticas e espectro sonoro original.

Isto , o som deve continuar o mesmo antes e depois do tratamento.

A ncia forma de saber se isto ocorre utilizar a acstica como disciplina de apoio.

A Tecnologia e a experincia de Produo


Sem saber como os aparelhos eletrnicos agem sobre o som, a eletrnica no tem nenhum sentido Esse saber s possvel com base na anlise acstica de udio antes e depois de seu tratamento tecnolgico

A mesma interpretao musical soa de forma diferente no teatro ou em seu equipamento de alta-fidelidade, que no tem o mesmo som na sala de cinema e na televiso de sua casa.

A Tecnologia e a experincia de Produo

Neste exemplo no entra a questo de valor, para avaliar em qual dos lugares o som melhor, pois podemos constatar essa diferena claramente perceptvel. Isto que dizer que, aparelhos de som, por mais garantias que ofeream e por mais sofisticados que sejam, sempre alteram o som, e somente a acstica nos permite saber de que modo. Provavelmente, a Dublagem o exemplo mais claro a esse respeito.

A Tecnologia e a experincia de Produo

Atualmente a Dublagem feita em pequenos estdios, acusticamente bem isolados com materiais absorventes, evitando que reflexos revelem o tamanho da cabine, evitando tambm que rudos possam vazar para dentro desta cabine e serem captados pelo microfone. No entanto, notamos que em diferentes situaes os personagens aparecem em cavernas, grandes sales, criptas, catedrais...

A Tecnologia e a experincia de Produo


Essas cabines no possuem essas caractersticas. Esse espao altera o som das vozes ou instrumentos que so emitidos em seu interior, acrescentando ressonncias e ecos. A nica forma de tornar a qualidade do som captado coerente com o espao sonoro em relao a imagem, a sua manipulao eletrnica.

A Tecnologia e a experincia de Produo

A psicoacstica Psicoacstica pode ser definida como o estudo fisiolgico da audio. O propsito da pesquisa psicoacstica entender como se d este processo auditivo, ou melhor, como os sons chegam ao ouvido e so processados pelo ouvido e pelo crebro de modo a dar ao ouvinte informaes teis sobre o mundo sua volta.

A Tecnologia e a experincia de Produo

psicoacstica no cabe investigar como os sons produzem um determinado estado emocional ou resposta cognitiva, isto tarefa para a psicologia. O fato de a psicoacstica trabalhar com a medio das respostas auditivas do ser humano em um meio ambiente determinado sob certas condies o motivo principal que faz com que a psicoacsica seja considerada um brao da psicologia.

A Tecnologia e a experincia de Produo

Algumas reas importantes da pesquisa psicoacstica so:


Como conseguimos ouvir separadamente sons que ocorrem simultaneamente? Como conseguimos localizar sons no espao? Como conseguimos determinar o Tom de um som?

A Tecnologia e a experincia de Produo

Pesquisadores neste sentido so chamadas propriamente de "psicoacsticos", e no devem ser confundidos com os "psico acsticos", estes sim se preocupam em como um determinado som (ou sons) afetam o comportamento e o estado psicolgico dos ouvintes.

Algumas reas importantes da pesquisa psicoacstica so: Como conseguimos ouvir separadamente sons que ocorrem simultaneamente? Como conseguimos localizar sons no espao? Como conseguimos determinar o Tom de um som? Pesquisadores neste sentido so chamadas propriamente de "psicoacsticos", e no devem ser confundidos com os "psico acsticos", estes sim se preocupam em como um determinado som (ou sons) afetam o comportamento e o estado psicolgico dos ouvintes.

Qual a importncia da PSICOACSTICA? Talvez muitos leitores tenham se desapontado com a descoberta de que a psicoacstica no seja o estudo sobre o controle da mente atravs do som, embora ela tenha muita coisa de importante a oferecer sociedade. Determinar as habilidades e limitaes da audio humana, de um valor incalculvel na ajuda de como usar os sons no nosso meio ambiente. Qualquer ambiente onde o som seja produzido com o fim de ser ouvido por um pblico, deve considerar o processo de como esse som chega esse pblico.

Tambm na pesquisa e construo de aparelhos auditivos a ajuda da psicoacstica fundamental. Amplificao do som: se amplificam os sons que so importantes para a pessoa, como solucionar o problema de que esses sons vem junto com vrios outros que podem ser classificados como "rudos" ou "sons interferentes",e so, ou seriam, tambm amplificados?

Por que a PSICOACSTICA interessante? O ser humano uma criatura naturalmente muito curiosa. Ns gostamos de saber porque as coisas so do jeito que so. Os sons so importantes para ns em tantas reas, de modo que ns sentimos um grande interesse em saber: Porque ns percebemos os sons da maneira que que o fazemos

You might also like