You are on page 1of 10

INTERDISCIPLINARIDADE

Evelise Guerreiro Professora Darlene Angelita de P. dos Santos Centro Universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI Pedagogia (PED 9061/1) Prtica Educativa IV 18/12/2010 RESUMO A educao a partir do mtodo cartesiano ou cientfico ficou cada dia mais desfragmentada. Cada vez mais no mercado de trabalho, assim como, nas escolas os profissionais e os/as professores/as esto especializando-se, importando-se s com os seus assuntos, sem olhar para o mundo que globalizado a sua volta. Por isso a interdisciplinaridade veio como uma metodologia para unificar a construo do conhecimento, formando pessoas integrais, completas. O presente trabalho diz respeito ao estudo do conceito de interdisciplinaridade, definindo seus nveis de relao entre as disciplinas e as modalidades interdisciplinares, conforme alguns autores como Jean Piaget e Hilton Japiass sugerem. Ainda no existe uma definio nica para interdisciplinaridade, mas todas apontam para a unio dos assuntos trabalhados isolados em cada disciplina. Mostra tambm a aplicao de um projeto interdisciplinar em uma escola de ensino fundamental, onde seu maior objetivo seria oportunizar a relao entre teoria, esta adquirida nas cadeiras cursadas na graduao e a prtica em sala de aula. Os/as professores/as esto cada vez mais conscientes da necessidade de se trabalhar com a interdisciplinaridade para agregar qualidade educao e construir pessoas globalizadas, com condies de interagirem no mundo a sua volta de forma autnoma e consciente. Palavras-chave: Educao. Interdisciplinaridade. Planejamento

1 INTRODUO

A construo de conceitos na educao passa e sempre passar por mudanas. Este processo como a construo do ser humano, nos instiga a procura do melhor. Por isso a importncia de entendermos o que significa interdisciplinaridade, um dos maiores desafios educacionais deste sculo e como isso agrega qualidade na educao.

Enfatizar este estudo tem por objetivo a compreenso do conceito de interdisciplinaridade e seus diferentes nveis, como seria uma prtica interdisciplinar na educao e porque devemos aplic-la em nossa educao.

No

primeiro

captulo

encontramos

um

breve

relato

sobre

surgimento

da

interdisciplinaridade, no segundo captulo falaremos sobre o conceito de interdisciplinaridade, seus diferentes nveis de interao e suas modalidades. J no terceiro captulo comentamos sobre a postura de um/a professor/a interdisciplinar e no quarto captulo um exemplo de prtica

2 interdisciplinar. Por ltimo na concluso veremos o que os/as professores/as pensam sobre interdisciplinaridade.

2 O SURGIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE

Antes de falarmos sobre interdisciplinaridade, vamos conhecer um pouco sobre a fragmentao do saber.

A fragmentao do saber surge atravs do mtodo cartesiano criado pelo filsofo Ren Descartes, este mtodo segue quatro regras para identificar a realidade: a regra da evidncia, da anlise, da ordem e da enumerao. Mais tarde este mtodo ficou conhecido como mtodo cientfico. A partir deste mtodo tudo passa a ser fragmentado a natureza e toda a realidade social passaram a ser divididas em partes ou campos de conhecimento, surgindo as cincias ou as disciplinas como so conhecidas na escola. (SIEGEL, 2005, p. 15). Essa desfragmentao prejudica o conhecimento do todo, no estimula a inteligncia, a resoluo de problemas, causando limitaes no entendimento de conceitos e na interao com a realidade.

Conforme Ivani Fazenda (apud CARLOS, 2010), a interdisciplinaridade surgiu na Europa, primeiro na Frana e Itlia em meados da dcada de 60, num perodo marcado pelos movimentos estudantis, que dentre outras coisas, reivindicavam um ensino mais sintonizado com as grandes questes de ordem social, poltica e econmica da poca. (CARLOS, 2010, p. 1).

A interdisciplinaridade surgiu como uma metodologia comprometida com o final da fragmentao do saber, pois para os estudiosos uma disciplina ou rea do saber sozinha, no daria conta de resolver estas questes.

No Brasil chegou ao final da dcada de 60, como uma metodologia que busca nas cincias um conhecimento global/holstico, relacionado com o mundo, teoria e prtica. Influenciando a elaborao da LDB 5.692/71, mais tarde na nova LDB 9.394/96 e consolidando-se nos PCNs.

Mesmo com essa caracterstica de reorganizar o saber de uma forma holstica, ainda vista com algumas reservas pelos professores, pois muitos no conseguem entender suas caractersticas,

3 acreditam que para atuarem interdisciplinarmente preciso vrios tipos de especializaes.

3 O QUE INTERDISCIPLINARIDADE

A interdisciplinaridade prope uma nova postura diante do saber, ela requer uma mudana de atitude na busca pelo conhecimento; na construo do conhecimento de forma global/completa, um ato de troca, reciprocidade e isto ocasionado pela interao entre as diferentes disciplinas ou reas do conhecimento propostas pelas escolas.

Pode ser conceituada como a reunio de dois ou mais componentes curriculares na construo do conhecimento, busca conciliar os conceitos referentes s diversas reas do saber, com o objetivo de produzir novos conhecimentos.

Bem como podemos citar diferentes autores para definir este termo:

[...] Jean Luc Marion (1978) define a interdisciplinaridade como a <<cooperao de vrias disciplinas no exame de um mesmo objecto [sic] >>. Por seu lado, para Piaget (1972), a interdisciplinaridade aparece como <<intercmbio mtuo e integrao recproca entre vrias disciplinas (... tendo) como resultado um enriquecimento recproco>>. Palmade (1979) vai mais longe, propondo que por interdisciplinaridade se entenda <<a integrao interna e conceptual que rompe a estrutura de cada disciplina para construir uma axiomtica nova e comum a todas elas, com o fim de dar uma viso unitria de um sector do saber>>. (POMBO, 2010 ?, grifo da autora).

No existe uma nica definio para interdisciplinaridade, todas as definies abordam a relao entre as diferentes disciplinas e a construo do conhecimento.

Para Freire (1999) ensinar no transmitir conhecimentos e sim criar oportunidades para a construo destes conhecimentos, por isso este ensinar no deve ser um ato estanque que se limita a uma quantidade de assuntos em determinada disciplina, assim:

A interdisciplinaridade est ligada diretamente forma como os diversos conhecimentos produzidos pela humanidade se relacionam entre si. No se entende o conhecimento como simples combinao de tarefas, disciplinas ou assuntos, mas como um conjunto de relaes que o professor estabelece entre os diferentes conhecimentos apresentados aos alunos, para que estes possam ampliar a compreenso dos fatos e fenmenos e das teorias. (SIEGEL, 2005, p.19).

Esse processo de interao entre as disciplinas pode ocorrer em nveis diferentes, do mais simples ao mais complexo.

4 3.1 INTERDISCIPLINARIDADE E SEUS DIFERENTES NVEIS E MODALIDADES

Como foi mencionado anteriormente a interdisciplinaridade pode ocorrer em diferentes nveis de relao entre as disciplinas. A classificao mais usual foi apresentada por Hilton Japiass, um dos primeiros a pesquisar sobre o assunto no Brasil. Para Japiass a interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integrao real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa (apud POLONI, ca. 2010, p.2) e os nveis de relao entre as disciplinas so:

Disciplina - conjunto especfico de conhecimentos com suas prprias caractersticas sobre o plano do ensino, da formao dos mecanismo [sic], dos mtodos, das matrias. Multidisciplina - justaposio de disciplinas diversas, desprovidas de relao aparente entre elas. Ex.: Msica + Matemtica + Histria. Pluridisciplina - justaposio de disciplinas mais ou menos vizinhas nos domnios do conhecimento. Ex.: domnio cientfico: Matemtica + Fsica. Interdisciplina - interao existente entre duas ou mais disciplinas. Essa interao pode ir da simples comunicao de idias integrao mtua dos conceitos diretores da epistemologia, da terminologia, da metodologia, dos procedimentos, dos dados e da organizao referentes aos ensinos e pesquisa. Um grupo interdisciplinar compe-se de pessoas que receberam sua formao em diferentes domnios do conhecimento (disciplinas) com seus mtodos, conceitos, dados e termos prprios. Transdisciplina - resultado de uma premissa comum a um conjunto de disciplinas (Ex.: Antropologia considerada como a cincia do homem e de suas obras.). (POLONI, ca 2010, p. 2).

A disciplina considerada a clula inicial da interao entre os assuntos a serem trabalhados na escola. Se for olhada de uma maneira isolada o pondo mais fraco e desestruturado da formao do saber, pois trabalha de forma fragmentada o conhecimento

J a multidisciplinaridade pode ser considerada como o primeiro estgio de interao entre os assuntos e ela ocorre numa ao simultnea entre diversas disciplinas usando um mesmo assunto. Mesmo fazendo esta integrao, ainda uma situao fragmentada, pois no se aproveita os pontos em comuns dos assuntos e sim atividades afins.

Na pluridisciplinaridade existe uma interao entre reas de conhecimentos afins, alguns estudiosos no diferem a multidisciplinaridade da pluridisciplinaridade.

A interdisciplinaridade o terceiro nvel de estgio de interao entre os assuntos das disciplinas e ocorre quando existe uma troca de saberes entre diversas disciplinas, aproveitando os pontos comuns destas disciplinas para formar novos conceitos de forma integral.

Segundo os PCN:

5
A interdisciplinaridade supe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigao, um plano de interveno. Nesse sentido, ela deve partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever, algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a ateno de mais de um olhar, talvez vrios (BRASIL, 2002, p. 88-89).

A transdisciplinaridade o estgio mais recente de interao entre as disciplinas, pode-se afirmar que o nvel mais completo, pois a coordenao total de todos os assuntos usados nas disciplinas escolares, a unificao de duas ou mais disciplinas usando os pontos em comuns e transformando em uma s linguagem.

Para Erich Jantsch os nveis da interdisciplinaridade so:

Multidisciplinaridade - Reflete o mais baixo nvel de coordenao. Seria a mera justaposio entre as diversas disciplinas, oferecidas de maneira simultnea, com a inteno de esclarecer alguns dos seus elementos comuns. Pluridisciplinaridade - a justaposio de disciplinas mais ou menos prximas, dentro de um mesmo setor de conhecimento. uma forma de cooperao que visa melhorar as relaes entre as disciplinas. Disciplinaridade cruzada Envolve uma abordagem baseada em postura de fora. A possibilidade de comunicao est desequilibrada, pois uma das disciplinas dominar sobre as outras. A matria considerada mais importante determinar o que as demais disciplinas devero assumir. Interdisciplinaridade - algo diferente, que rene estudos complementares de diversos especialistas em um contexto de estudo de mbito mais coletivo. Implica em uma vontade e compromisso de elaborar um contexto mais geral, no qual cada uma das disciplinas em contato so por sua vez modificadas e passam a depender claramente uma das outras. Transdisciplinaridade - Conceito que aceita a prioridade de uma transcendncia, de uma modalidade de relao entre as disciplinas que as supere. o nvel superior da interdisciplinaridade, da coordenao onde desaparecem os limites entre as diversas disciplinas e se constitui um sistema total que ultrapassa o plano das relaes e interaes entre as disciplinas. (apud JESUS, 2006).

Jean Piaget citado por Jesus (2006) prope uma classificao diferente de nveis de interao:

Multidisciplinaridade O nvel inferior de integrao. Ocorre quando para solucionar um problema, busca-se a informao e ajuda em vrias disciplinas, sem que tal interao contribua para modific-las ou enriquec-las. Interdisciplinaridade - Segundo nvel de associao entre disciplinas, em que a cooperao entre as vrias disciplinas provoca intercmbios reais, existe reciprocidade e enriquecimento mtuo. Transdisciplinaridade - a etapa superior da integrao. Trata-se da construo de um sistema total, sem fronteiras slidas entre as disciplinas.

Alm desses nveis de interao temos ainda os diferentes tipos de Interdisciplina que podemos classificar em:

- Interdisciplina Heterognea: uma espcie de enciclopedismo, a soma dos assuntos de diversas disciplinas.

6 - Pseudo- interdisciplinaridade:
O nexo de unio estabelecido em torno de uma espcie de metadisciplina. Neste caso existe uma estrutura de unio, normalmente um modelo terico ou um marco conceitual, aplicado para trabalhar em disciplinas muito diferentes entre si. Dessa maneira, pertencem a esse tipo as diversas tentativas de utilizao de certos instrumentos conceituais e de anlise, considerados epistemologicamente neutros, para fins de associao das disciplinas, todas devendo recorrer aos mesmos instrumentos de anlise que seriam o denominador comum das pesquisas. Por exemplo, na Idade Mdia, a Teologia foi considerada a cincia global qual todos os outros saberes se subordinavam. (CARLOS, 2010, p.4).

- Interdisciplinaridade auxiliar:

Este tipo de associao consiste, essencialmente, no fato de uma disciplina tomar de emprstimo a uma outra seu mtodo ou seus procedimentos. Em alguns casos, este tipo de interdisciplinaridade no ultrapassa o domnio da ocasionalidade e das situaes provisrias. Em outros, mais durvel, na medida em que uma disciplina se v constantemente forada a empregar os mtodos de outra, o caso, por exemplo, da pedagogia que constantemente precisa recorrer psicologia. (CARLOS, 2010, p.5)

- Interdisciplinaridade composta:
Trata-se de reunir vrias especialidades para encontrar solues tcnicas tendo em vista resolver determinados problemas, apesar das contingncias histricas em constante mutao. Todavia, nem os domnios materiais nem tampouco os domnios de estudo dessas disciplinas, com seus nveis de integrao terica, entram numa real interao. O que se verifica apenas uma conjugao de disciplinas por aglomerao, cada uma dando sua contribuio, mas guardando a autonomia e a integridade de seus mtodos, de seus conceitos-chaves e de suas epistemologias. (CARLOS, 2010, p.5)

- Interdisciplinaridade complementar: ocorre quando se produz uma sobreposio de trabalho entre especialidades que coincidem um mesmo objeto de estudo (JESUS, 2006).

- Interdisciplinaridade unificadora: Esta a verdadeira forma de interdisciplinaridade, existe uma autntica integrao de duas disciplinas, resultado da construo de um marco terico comum, como de uma metodologia de pesquisa. (JESUS, 2006).

Para Marcel Boisot (apud JESUS, 2006) existem trs tipos de interdisciplinaridade:

Interdisciplinaridade linear - uma modalidade de intercmbio interdisciplinar na qual uma ou mais leis tomadas de uma disciplina so usadas para explicar fenmenos de outra, mediante alguma redefinio das variveis e parmetros, ela seria ajustada ao novo contexto disciplinar. Interdisciplinaridade estrutural Quando as intervenes entre duas ou mais disciplinas levam a criao de um corpo de leis novos que formam a estrutura bsica de uma disciplina original, que no pode ser reduzida coordenao formal de suas geradoras, surge uma nova disciplina. Interdisciplinaridade restritiva - O campo de aplicao de cada matria definido exclusivamente conforme um objeto concreto de pesquisa e um campo de aplicao especfico.

O importante nestas classificaes mostrar a interao entre as disciplinas e que elas

7 precisam estar amparadas umas nas outras para evitar a fragmentao do saber.

4 POSTURA INTERDISCIPLINAR

A interdisciplinaridade busca uma nova postura diante do conhecimento, uma nova atitude na busca pela construo do conhecimento, do ser integral.

Para ser um/a professor/a interdisciplinar no preciso ter vrias especializaes, pois esta deve respeitar os limites de cada disciplina e sim fazer uso do trabalho multidisciplinar da equipe pedaggica da escola.

O planejamento conjunto e integrado da equipe escolar deve favorecer uma nova postura diante do conhecimento, buscar o verdadeiro questionamento, saber como e o que perguntar; reconhecendo a importncia deste ato como j referia Freire (1999) em seus ensinamentos. Este ato importante para o/a professor/a e para os/as alunos/as, ele busca o verdadeiro saber que j existe nos/as alunos/as e com isso permite desenvolver novos saberes, competncias e habilidades.

Alm deste trabalho em equipe, deste questionamento, a ousadia, o no ter medo de pesquisar, de trocar e de dialogar, faz parte da postura do/a professor/a interdisciplinar. Esta postura deve favorecer o exerccio do pensar: o que eu penso, o que o outro pensa e ns dois respeitamos este pensar. Para Ivani Fazenda (apud CASEMIRO, 2010 ?) o que ser um professor interdisciplinar: tentar formar algum a partir de tudo o que voc j estudou em sua vida e esta metodologia serve para dar visibilidade e movimento ao talento escondido que existe em cada um de ns.

5 PROJETO INTERDISCIPLINAR

Este trabalho teve o seu incio em sala de aula na graduao, onde foi proposto a construo de um projeto interdisciplinar para ser realizada uma prtica em uma escola estadual com alunos/as do 2 ano do ensino fundamental, seu objetivo inicial era de fazer a ligao entre teoria (este assunto, interdisciplinaridade, foi trabalhado em uma cadeira da graduao) e a prtica (aplicar e entender o que foi estudado). O trabalho foi realizado em grupo, onde nos encontros foram tratados

8 vrios assuntos: sugestes de trabalhos interdisciplinares; qual o embasamento legal para este trabalho; quem aplicaria, onde e quando.

O grupo decidiu trabalhar com a literatura infantil fazendo uma relao com a semana da conscincia negra, foi usado o texto Menina bonita do lao de fita. Este texto muito apropriado para este trabalho, pois oferece uma gama de assuntos nas diversas reas do conhecimento sem a necessidade de limitar as disciplinas, alm de trabalhar a parte emocional do/a aluno/a.

O texto narrado de forma que os/as alunos/as no visualizem os personagens, promovendo imaginao, o dilogo, a reflexo e a troca de conceitos entre os/as alunos/as. Para no final fazer um desenho da personagem principal, respeitando as caractersticas narradas na histria, mesmo o texto sendo bem fiel na caracterizao da menina negra com cabelos encaracolados, muitos/as alunos/as fizeram o desenho de uma menina de pele clara com cabelos loiros.

Ao trmino da atividade foram mostradas as gravuras do livro e recontada histria, os/as alunos/as que desenharam a menina clara ficaram surpresos ao verem que ela era negra. Nesse momento possvel observar como para os/as alunos/as fica difcil aceitar a beleza na pessoa negra.

A partir desta constatao se chega ao objetivo principal deste projeto interdisciplinar: trabalhar as diferenas que existem. Com a ajuda da histria foi possvel trabalhar fatos histricos, a conscincia negra, as famlias.

O planejamento deste projeto props vrias abordagens em diferentes disciplinas e habilidades:

-Relacionar texto e contexto.


-Argumentar critica e reflexivamente sobre questes da diversidade do nosso cotidiano. -Refletir sobre os elementos sociais em nosso ambiente reconhecendo as diferentes estruturas familiares e as diversidades que a mesmo apresenta. -Perceber-se agente atuante da sociedade, e participativo dos problemas sociais que se apresentam. -Estabelecer relaes entre os textos e imagens de forma a perceber o dilogo entre eles. -Utilizar o uso de recursos grficos dos textos promovendo as diversas formas de leitura. -Apreciar imagens ampliando o repertrio visual e conscincia corporal. -Apreciar imagens estabelecendo relaes comparativas das diversas caractersticas fsicas existentes, demonstrando a valorizao das mesmas. -Buscar informaes visuais relacionando-as com o cotidiano estabelecendo relaes de tempo, passado, presente e futuro a partir das geraes de sua famlia. -Abordar a leitura, contextualizando e percebendo os diversos tipos de criao artstica. -Usar, de forma criativa, os espaos destinados s produes reflexivas de pensamento e atitudes. -Participar como agente das propostas escolares. -Identificar os papis sociais de cada indivduo dentro da sociedade escolar. -Refletir sobre a aprendizagem criativa, diferente e efetiva dos contedos propostos. -Incentivar o gosto pela leitura de histrias narradas.

9
-Desenvolver habilidade de escrever frases a partir de gravuras respeitando a estrutura da mesma, letra maiscula e pontuao. -Interpretar fatos da histria a partir de perguntas sugeridas. -Tratar a questo das diferenas, valorizando a diversidade a partir da raa negra. -Criar textos expressando seus sentimentos e opinies. -Identificar dgrafos e encontros consonantais nos diferentes tipos de textos atravs do recorte e colagem. -Perceber a fotografia como forma de expresso visual, observando cores e representao real. -Desenvolver a oralidade e esquema corporal a partir das atividades teatrais. -Construir relaes matemticas sistematizando, com clareza as atividades de adio, subtrao, numeral sucessor, antecessor e representao de grficos.

6 CONCLUSO

Em relao ao conceito de interdisciplinaridade os/as professores/as ainda encontram dificuldades para entenderem este conceito, pensando que h necessidade de abandonar as disciplinas, quando na verdade o importante a comunicao entre elas e o trabalho multidisciplinar da equipe escolar, sem darem-se conta de que no momento em que esto trabalhando de forma interdisciplinar todos saem ganhando, pois alunos/as e professores/as se ajudam mutuamente e onde um no sabe o outro sabe. Nesse processo o importante que todos so responsveis pelo seu aprendizado.

Para os/as professores/as existe a real necessidade de mudana em relao postura da construo da aprendizagem, encarar atitudes como a reflexo, a crtica, o questionamento, a pesquisa s torna a educao mais qualificada e esta proposta nos permite este caminho que podemos afirmar caminho sem volta, pois se voltarmos vamos estar desqualificando a educao. Nossos/as alunos/as esperam mais e nos cobram uma educao melhor e atravs da construo de uma aprendizagem integral podemos oferecer esta oportunidade para eles/as.

Trabalhar com a interdisciplinaridade ajuda a construir uma escola integrada, participativa, a construir pessoas melhores, autnomas, com capacidade de mudarem seu entorno, a serem pessoas realmente globalizadas.

Aps a aplicao deste projeto em uma escola de ensino fundamental, conseguimos notar importncia de trabalhar interdisciplinarmente para construir o conhecimento de forma integral, completa, abarcando todas as nuances do aprendizado. Este trabalho oportunizou um momento de grande aprendizado, mostrando que possvel levar a teoria para o espao escolar e com ela aprender. Bem como, mostrou tambm como importante ouvir o que os/as alunos/as tem a dizer, para com essas palavras nortear o trabalho em sala de aula.

10 REFERNCIAS BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Parmetros Curriculares Nacionais: Ensino Mdio. Braslia: Ministrio da Educao, 2002.

CARLOS, Jairo Gonalves. Interdisciplinaridade: o que isso. http://vsites.unb.br/ppgec/dissertacoes/proposicoes/proposicao_jairocarlos.pdf. 07/12/2010.

Disponvel Acesso

em: em:

CASEMIRO, Vitor. INTERDISCIPLINARIDADE DE A a Z. Disponvel http://www.educacional.com.br/reportagens/educar2001/texto04.asp. Acesso em 12/12/2010.

em:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1999.

JESUS, Leandro Martins de. INTERDISCIPLINARIDADE. http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/294810. Acesso em 07/12/2010.

Disponvel

em:

POLONI, Delacir A. Ramos. INTEGRAO E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA AO PEDAGGICA. Disponvel em: http://www.cefetsp.br/edu/eso/delacirinter.html. Acesso em 28/09/2010.

POMBO, Olga. A INTERDISCIPLINARIDADE: reflexo e experincia. Disponvel em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/mathesis/interdisciplinaridade.pdf. Acesso em 07/12/2010.

SIEGEL, Norberto. Fundamentos da Educao: Temas Transversais e tica. Indaial: Ed GRUPO UNIASSELVI, 2005.

You might also like