You are on page 1of 10

PDDE CAMPO GUIA DE ORIENTAES OPERACIONAIS PARA MELHORIA DAS CONDIES DE INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS COM CLASSES MULTISSERIADAS

Qual o objetivo?
Promover aes voltadas para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas pblicas das redes municipal e estadual que possuam alunos matriculados nas sries iniciais do Ensino Fundamental em classes multisseriadas localizadas no campo, conforme matrcula apresentada no CENSO ESCOLAR 2009. O PDDE Campo consiste no repasse financeiro por meio de transferncia de recursos, nas categorias econmicas de custeio e capital, para contratao de mo-de-obra e outras despesas necessrias manuteno, conservao e pequenos reparos em suas instalaes, bem como aquisio de mobilirio escolar e outras aes de apoio ao desenvolvimento das prticas pedaggicas no cotidiano escolar. Os recursos destinam-se, para contratao de mo-de-obra e outras despesas necessrias manuteno, conservao e pequenos reparos em suas instalaes, bem como para aquisio de mobilirio escolar e outras aes de apoio com vistas realizao de atividades educativas e pedaggicas coletivas requeridas pela oferta de turmas organizadas sob a forma de multisseriao.

H alguma condio para recebimento do recurso?


A condio para o recebimento do recurso que as escolas das redes distrital, estadual e municipal, com classes multisseriadas localizadas no campo, possuam at 50 alunos matriculados em sries iniciais do Ensino Fundamental (conforme dados do EDUCACENSO 2009), que possuam Unidade Executora (UEX), com cadastro atualizado no FNDE e funcione em edificao prpria da rede pblica. Assim, ficam excludas as escolas que funcionam em locais cedidos por instituies ou por particulares.

Por que realizar estas aes?


Porque grande parte das escolas com classes multisseriadas localizadas no campo funcionam em prdios muito pequenos e inadequados em termos de ventilao, iluminao, cobertura e piso. Frequentemente estes estabelecimentos de ensino encontram-se em ms condies de conservao, com goteiras, remendos e consertos realizados de forma improvisada. Esta situao causa risco aos estudantes e professores. A maioria das escolas com classes multisseriadas localizadas no campo possui apenas uma sala de aula, onde se realizam tanto as atividades pedaggicas quanto as demais atividades envolvendo os sujeitos da escola e da comunidade. Alm disso, comum que o mobilirio escolar carteiras, mesas, quadro de giz, armrios e estantes seja insuficiente para atendimento de alunos e professores ou em ms condies de conservao. importante lembrar que a utilizao de mobilirio inadequado pode oferecer riscos segurana e sade das crianas e dos professores. Por outro lado, as condies de precariedade representam desestmulo para toda a comunidade escolar.

Qual o valor por escola?


O valor destinado a cada escola de R$ 12.000,00 (doze mil reais).

Em que pode ser utilizado?


Os recursos devem ser utilizados 70% para despesas de custeio e 30% destinado despesas de capital. Dos 70% destinados ao custeio, at 50% podero ser utilizado para pagamento de servios de mo de obra (pedreiro, eletricista, marceneiro, etc.). Observao: A contratao de alguns servios poder gerar a necessidade de recolhimento de impostos e contribuies. Com relao aos percentuais de tributos, recomenda-se que as dvidas porventura existentes sejam esclarecidas junto ao rgo contbil/financeiro da respectiva unidade executora da escola (EEx, UEx ou EM) ou junto ao rgo ou entidade arrecadadora dos respectivos tributos.

Exemplos de utilizao dos recursos


Recursos de custeio 70% do total
1. Obras de reparo nas paredes internas e 2. Realizar instalao de rede externas (reboco, pintura, colocao de hidrulica roda-ps, correo de rachaduras e infiltraes, colocao de azulejos nas partes frias banheiro e cozinha etc.). 3. Obras de reparo no piso (correo de falhas, 4. Obras de reparo ou de rachaduras, buracos; nivelamento, colocao ampliao na rede hidrulica de revestimento etc.). (substituio de encanamento, correo de vazamento, rachaduras etc.). 5. Obras de reparo nas janelas (substituio de vidros quebrados, colocao de fechaduras, tramelas, etc). 6. Obras de reparo nos telhados (infiltraes, substituio de telhas quebradas, colocao de forro ou laje etc.).

7. Realizar instalao de rede eltrica (caixa de 8. Instalao de pias na cozinha luz, fiao, interruptores, etc.). e de loua nos sanitrios (pias e vasos) 9. Obras de reparo ou de ampliao nas instalaes eltricas (internalizao de fiao aparente, substituio de fios desencapados ou deteriorados, substituio de lmpadas etc.). 11. Reforma de mobilirio escolar (carteiras e mesas de alunos e professor, quadro, armrio, estante etc.). 10. Reforma de equipamentos de cozinha (fogo a gs, geladeira etc.).

12. Pagamento de mo de obra (servios de pedreiro, auxiliar de pedreiro, marceneiro, eletricista, bombeiro hidrulico etc.) em conformidade com as obras a serem realizadas.

13. Aquisio de Material escolar (cartolina, pincel 14. Aquisio de material de atmico, lpis de cera, lpis de cor, tinta guache, construo (areia, brita, cimento, papelo, cola, lpis, caneta hidrocor, papel [sulfite tijolos, telhas, tinta etc.).
branco, papel sulfite colorido, celofane, crepom]) para atividades pedaggicas coletivas desenvolvidas pela escola; utenslios (panelas, pratos, talheres).

Recursos de CAPITAL - Aquisies 30% do total dos Recursos


1. Aquisio de equipamentos para 2. Aquisio de mobilirio escolar cozinha: fogo a gs, botijo, (carteiras e mesas para alunos, em geladeira, prateleiras etc. conformidade com a idade e em observncia s normas ergonmicas), mesa e cadeira para professor, quadro, armrio, estante etc.
3. Aquisio de bomba eltrica para 4. Perfurao

poo artesiano ou cisterna

de poo artesiano ou cisterna no terreno da escola e colocao de bomba eltrica

Fica vedada a aquisio e utilizao e de materiais feitos a partir de amianto, tais como telhas e caixas dgua.

O que no pode ser adquirido com o dinheiro do PDDE para escolas localizadas no campo

No podem ser adquiridos: alimentos, acervo bibliogrfico e material didtico-pedaggico porque podem ser obtidos por meio de outras aes e programas educacionais.

Como planejar o uso dos recursos?


A utilizao dos recursos devem ser realizadas a partir da definio da comunidade escolar, quer dizer, professores e outros profissionais da escola, alunos, pais de alunos e moradores da comunidade a que a escola pertence devem decidir sobre as aes prioritrias a serem realizadas. Esta deciso deve constar em ata devidamente lavrada e assinada pelos presentes e as metas definidas vo formar o Plano de Ao. Esta ata constar da prestao de contas, assim como a ata informando que os servios planejados foram executados.

O que deve ser feito para se ter acesso aos recursos?


A Unidade Executora (UEx), das escolas pblicas estaduais, distritais e municipais, com os dados atualizados no sistema PDDEweb e, na impossibilidade desse procedimento, apresentado o formulrio Anexo I-A, preenchido e assinado s Secretarias Estaduais ou Distrital de Educao ou s Prefeituras s quais se vinculam, que se encarregaram de atualizar os dados cadastrais das UEx no sistema PDDEweb ou no aplicativo PDDEnet acessando o site www.fnde.gov.br. As Unidades Executoras caracterizam-se como uma sociedade civil com personalidade jurdica de direito privado e podem ser institudas por iniciativa da escola, da comunidade a que pertence a escola ou de ambos. Todas as informaes para se constituir uma Unidade Executora encontram-se no Manual de Orientao para Constituio de Unidade Executora no site do FNDE (www.fnde.gov.br) e na Secretaria Municipal de Educao.

Qual o papel da comunidade escolar?


Alem de definir quais as aes sero realizadas com os recursos disponveis (R$ 12 mil), a comunidade dever definir um plano de ao, que aparece detalhado no Anexo 1 deste documento. A comunidade tem, ainda, o importante papel de acompanhar a utilizao dos recursos para atestar se estas se encontram em conformidade com o plano de ao, bem como a qualidade do servio, tendo em vista a durabilidade da interveno e a segurana dos alunos e professores. Outras aes que cabe comunidade escolar realizar: - Verificar a qualidade do material adquirido para realizao das obras de reparo - Verificar a qualidade do equipamento adquirido (mobilirio escolar, utenslios de cozinha etc.); - Verificar se o servio est sendo feito no prazo estabelecido e em conformidade com o que foi estipulado

- Acompanhar a prestao de contas e atestar se o recurso foi gasto estritamente com as aes de melhoria da infraestrutura da escola localizada no campo para a qual se destinava; - Participar ativamente da gesto.

Prefeitura e Secretaria Municipal de Educao tm responsabilidades? Quais?


-

Auxiliar tecnicamente e financeiramente a comunidade escolar na constituio da Unidade Executora (nos termos do Manual de Orientaes para Constituio de Unidade Executora do FNDE) e na formao do Consrcio, quando for o caso; Apoiar na divulgao das normas relativas ao processo de adeso e aos critrios de repasse, execuo e prestao de contas dos recursos do PDDE, assegurando s escolas beneficirias e comunidade escolar a participao sistemtica e efetiva desde a seleo das necessidades educacionais prioritrias a serem satisfeitas at o acompanhamento do resultado do emprego dos recursos do programa; Disponibilizar um engenheiro ou, se no houver, um tcnico em edificaes para acompanhar a realizao das obras e dos servios, sobretudo em relao segurana das instalaes, qualidade do servio realizado e ao cumprimento dos prazos; Apoiar e propiciar as condies necessrias para a compra e entrega dos materiais e equipamentos nas escolas a que se destinam. Os recursos do PDDE/Escola do Campo no devem ser utilizados com transporte ou frete; Apoiar a UEx nos procedimentos de pesquisas de preos (que devem ser, em nmero mnimo de trs) aquisio de bens e contratao de servios, bem como participar da elaborao da prestao de contas.

Recomendaes importantes
-

Os servios de melhoria e reforma podem ser realizadas por meio de mutiro. Esta uma forma de baratear o custo final e, assim, permitir que o recurso seja utilizado para outras aes ou aquisies, sempre em proveito da escola;

- Valorizar, nas aes adotadas, o conhecimento local e as caractersticas culturais das edificaes locais; - Na contratao de servios (de pedreiros, ajudantes e auxiliares de servio, marceneiros, eletricista etc), dar preferncia a profissionais da prpria comunidade escolar, desde que comprovada a competncia e o comprometimento com a melhoria da escola; - Levar em considerao as exigncias climticas de frio e umidade, ciclo das chuvas, etc;
-

Utilizar materiais em conformidade com as caractersticas locais e, de preferncia, que possam ser adquiridos no comrcio local. Isso porque, alm da possibilidade de negociar um preo melhor, uma vez que se destinam melhoria da escola, os recursos permanecem na localidade e ajudam a dinamizar a economia da comunidade;

- Buscar a utilizao de materiais em conformidade com orientaes ambientais; utilizar materiais de maior durabilidade e que no sofram processos de aquecimento excessivo nos meses quentes e mais resistentes a baixas temperaturas durante o inverno (sobretudo telhas, tijolos, pisos etc.); - Fica vedada a aquisio e utilizao e de materiais feitos a partir de amianto, tais como telhas e caixas dgua; - As compras devero ser, preferencialmente, realizadas no Municpio, ou mesmo na prpria comunidade, respeitada a otimizao do recurso (busca do menor preo sem prejuzo qualidade do produto ou bem a ser adquirido), a partir de 3 oramentos;
-

importante realizar o registro fotogrfico das obras e reparos realizados, bem como da instalao dos equipamentos adquiridos. Desta forma, ser possvel atestar a melhoria na qualidade do ambiente escolar propiciada pelas aes, bem como registrar que os
7

recursos foram gastos de forma adequada. Solicita-se que a escola seja fotografada antes e ao final das aes do PDDE CAMPO. As fotos podem integrar o relatrio final de prestao de contas.

H um prazo para execuo das obras e aquisio dos bens?


As aes previstas no Plano de Ao devero ser executadas at 31 de dezembro de 2010, ano da efetivao do respectivo crdito, tendo em vista a prestao de contas. Caso a escola no conclua as obras, dever enviar Prefeitura Municipal (se escola da rede municipal) e Secretaria de Estado da Educao (se escola da rede estadual) a solicitao de reprogramao do saldo.

ANEXO 1 Modelo de Plano de Ao Descrio da ao

Objetivo

Tempo necessrio para execuo

Oramento Obras Especificao do material necessrio Quantidade Valor Valor total unitrio

Oramento Aquisio de mobilirio e equipamentos Item Quantidade Valor Valor total unitrio

Anexo II Modelo de ata de reunio da comunidade para definio do plano de ao


9

Ata da assemblia geral de definio do plano de ao para realizao de servios de reparo na Escola _____________ de acordo com a Resoluo n. 3, de 1 de abril de 2010, que dispe sobre os processos de adeso e habilitao e as formas de execuo e prestao de contas referentes ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Aos _______dias do ms de __________ de __________ reuniu-se a comunidade escolar, formada por professores, funcionrios, alunos maiores, pais de alunos e residentes na comunidade a que pertence a Escola ____________ para deliberarem sobre as aes a serem realizadas com os recursos do PDDE CAMPO. A reunio foi presidida pelo Sr.(a)________, que designou o Sr.(a)____________ para servir de Secretrio(a) desta reunio. Iniciados os trabalhos, foram esclarecidos aos participantes os principais pontos sobre o Programa, tais como o valor dos recursos (R$ 12 mil), o objetivo, como pode ser gasto o dinheiro. Em seguida, foram discutidas as aes prioritrias a serem custeadas com os recursos, sendo cada participante ouvido em suas sugestes e argumentos. Aps os debates, os participantes da reunio decidiram por: (listar os servios a serem feitos e/ou os equipamentos a serem adquiridos). Foi esclarecido aos participantes que o prazo para a realizao das aes 31 de dezembro de 2010, ano do recebimento dos recursos e que devem ser indicados representantes da comunidade dentre os presentes reunio para acompanhar as obras e a aquisio e entrega dos equipamentos, de modo a verificar o cumprimento das aes. Nada mais havendo a tratar, encerrouse a reunio s _____horas. Eu,____________________Secretrio(a) da reunio, subscrevo-me. Assinatura do(a) Secretrio(a). Assinatura de todos os presentes reunio.

10

You might also like